Home Page UFPel Universidade Federal de Pelotas
XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Ciências Humanas - Resumos

A COMPLEXIDADE DO TRABALHO DOCENTE EM DIFERENTES FASES DO CICLO DE VIDA PROFISSIONAL

Autor(es): SPAT, Mare Zoé Machado
Apresentador: Mare Zoé Machado Spat
Orientador: Márcia Ondina Vieira Ferreira
Instituição/Departamento: UFPEL/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


A CONSTITUIÇÃO DO BRASIL E OS DIREITOS HUMANOS

Autor(es): KERSTEN, Ignácio Mendez.
Apresentador: Ignácio Mendez Kersten
Orientador: João Moreno Pomar
Instituição/Departamento: FURG/DCJ
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL REGIONAL

Autor(es): MARTINS, José Joaquim Maia; MACIEL, Luísa Lacerda
Apresentador: José Joaquim Maia Martins
Orientador: Fabio Veragara Cerqueira
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de História e Antropologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PROFESSOR EM PAULO FREIRE

Autor(es): SILVA, Suélen Campos da
Apresentador: Suélen Campos da Silva
Orientador: Álvaro Moreira Hypolito; Gomercindo Ghiggi
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/UFPel/Departamento de Ensino
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


A EDUCAÇÃO DAS MENINAS EM PELOTAS: INICIATVAS DA EDUCAÇÃO PRIVADA NA VIRADA DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX

Autor(es): Maciel, Patricia Daniela
Apresentador: Patricia Daniela Maciel
Orientador: Eliane Teresinha Peres
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - FaE/Departamento de Ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


A EDUCAÇÃO PELOTENSE VISLUMBRADA POR MEIO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS (1875-1910).

Autor(es): NEVES, Helena de Araujo ; AMARAL, Giana Lange do.
Apresentador: Helena de Araujo Neves
Orientador: Giana Lange do Amaral
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Pós-Graduação, Faculdade de Educação-FaE
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo, em fase inicial, que utiliza a propaganda como fonte de pesquisa para investigar a História da Educação no município de Pelotas. A intenção deste estudo é investigar e analisar as concepções do processo de educação, em que a propaganda – institucional – torna-se uma ferramenta para a divulgação de métodos pedagógicos, de disciplina e de saberes escolares. Por meio das análises das propagandas das Instituições de Ensino, pretende-se observar como elas retratam o ensino no período proposto, pesquisando, em um primeiro momento, questões como: Qual o provável intuito da utilização da publicidade para a divulgação de uma proposta pedagógica?; O que as escolas anunciavam?; Qual a ênfase dada aos saberes escolares e à disciplina? Com base nessas questões, e por meio de modelos teóricos, até o momento – a partir de um primeiro contato com as fontes – foi possível perceber que os anúncios impressos eram um meio de divulgação no qual as Instituições de Ensino apresentavam à comunidade pelotense os serviços que ofereciam, assim como a sua visão com relação à educação. Observa-se também que os seus discursos estavam ligados à sua origem; aos seus princípios, e à sua percepção sobre o mercado e sobre o serviço que estava oferecendo: a educação. Desta análise incipiente, foi possível observar que em Pelotas a propaganda além de ter sido utilizada por essas Instituições como uma prática de mercado, também divulgava e implantava questões relativas à educação, além de se tornar um recurso de divulgação e consolidação de suas identidades tornando-se, assim, uma fonte privilegiada para investigar aspectos relativos à História da Educação em Pelotas.


A EDUCAÇÃO, O TRABALHO E A GLOBALIZAÇÃO

Autor(es): DUARTE, Bárbara R. G. Vaz
Apresentador: Bárbara Regina Gonçalves Vaz Duarte
Orientador: Jarbas Santos Vieira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Fundamentos da Educação.
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Neste trabalho, se fará uma análise, considerando o trabalho como categoria central na vida do homem, tendo por objetivo levantar questionamentos e criar um raciocínio crítico sobre as conseqüências da globalização nessa tríade formada pela educação, pelo trabalho e pelos indivíduos. Os componentes não organizados da formação, como as qualificações tácitas ou sociais e a subjetividade do trabalhador, assumem extrema relevância. A ameaça de desemprego em um mercado de trabalho desregulamentado e instável confere à empresa o poder de negociação e/ou imposição em relação às formas e condições de trabalho à margem da mediação sindical, favorecendo a cooptação dos trabalhadores e a quebra de sua resistência. A partir daí a intensificação do trabalho e o crescimento do trabalho imaterial.Com isso, os indivíduos empreendedores e talentosos necessitam desenvolver a sua capacidade de independência, de auto-realização e de segurança para tomar decisões e resolver problemas. Precisam aprimorar a sua habilidade de criar e de visualizar o que parece estar ausente. É importante para o profissional possuir autonomia para obter e tratar informações. Mas será que as instituições e os educadores estão preparados para dar este suporte, em função de tantas mudanças? O fenômeno da globalização tem colocado desafios que testam a capacidade do profissional em se manter em condição de vender seu conhecimento, uma vez que este novo padrão exige qualidade, flexibilidade e maior produtividade. Finalizando, relembramos FREIRE (1992): ...o trabalhador, deste novo tempo, é inovador, criativo, multiespecialista, sabe fazer uso da informação, compartilha com a sua equipe os louros da vitória e discute os motivos das derrotas; e, acima de tudo, sabe que, no mundo globalizado, o seu bem de capital é o intelecto. Globalizar sem conscientização é como não saber onde se está e nem para onde se quer ir.


A ESCRITA CRIATIVA E APRODUÇÃO TEXTUAL EM SALA DE AULA - EM BUSCA DO PRAZER DE ESCREVER

Autor(es): AZEVEDO, Cristiane dos Santos.
Apresentador: Cristiane dos Santos Azevedo
Orientador: Profª Drª Ana Ruth Miranda
Instituição/Departamento: UFPEL/DEPARTAMENTO DE ENSINO
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


A GESTÃO DO LIXO NO ESPAÇO RURAL: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA GARIBALDI - COLÔNIA MACIEL - PELOTAS

Autor(es): FINATTO, Roberto Antônio; SALAMONI, Giancarla; CUNHA, Ana Paula de Araújo; COSTA, Adão José Vital da; PANIS, Marcelo; ALEXIS, Anderson Andrade; BARCELLOS, Daurea da Costa
Apresentador: Roberto Antônio Finatto
Orientador: Giancarla Salamoni
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Geografia e Economia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


A IDENTIDADE SEXUAL EM QUESTÃO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Autor(es): BRAGA, Andrea Vieira
Apresentador: Andrea Vieira Braga
Orientador: Profº Drº Jarbas Santos Vieira
Instituição/Departamento: Uinversidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


A IDENTIDADE SEXUAL EM QUESTÃO NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS

Autor(es): BRAGA, Andrea Vieira
Apresentador: Andrea Vieira Braga
Orientador: Profº Dº Jarbas Santos Vieira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação- UFPEL
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O trabalho discute a definição dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino fundamental problematizando sua concepção e elaboração e ampliando a discussão sobre as dinâmicas do poder que através de suas articulações com a instituição escolar, moldam as identidades sexuais. A partir da análise do discurso dos Temas Transversais, parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) – Bloco Orientação Sexual, utilizando-se das formulações de Michel Foucault como suporte para os estudos da criança e a infância, problematizo a manifestação nesses discursos de uma vontade de poder sobre as crianças produzindo assim um tipo de subjetividade infantil. O trabalho caracteriza os PCN e os Temas Transversais através de um breve histórico para, a seguir, analisar os discursos proferidos pelo documento curricular. Nessa dimensão, procura problematizar o discurso do bloco Orientação Sexual, argumentando que a representação heteronormatizada das identidades sexuais e a pedagogia de prevenção da sexualidade infantil são produtos da articulação das relações de poder-saber, que se transfigura na indicação do estabelecimento de um modelo de currículo nacional, o qual deixa de questionar o respeito às diferenças e a produção de identidades dos indivíduos.


A INCLUSÃO PELO TRABALHO ATRAVÉS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Autor(es): BEIERSDORFF, Marciana Maria Beduhn
Apresentador: MARCIANA MARIA BEDUHN BEIERSDORFF
Orientador: MÁRCIA ALVES DA SILVA
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O objetivo do trabalho de pesquisa é analisar um grupo de trabalhadores cooperados e a sua relação com os princípios de economia solidária. Primeiramente foi necessário construir as origens do trabalho através de minhas experiências com o assunto, em seguida se fez necessária a construção das idéias de economia e educação a partir do sistema capitalista vigente e economia e educação a partir das idéias de economia solidária. Para finalmente estudar as entrevistas realizadas com 10 cooperados de um empreendimento (Coopernova) que foi acompanhado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Como referenciais teóricos foram utilizados dentre outros: Paulo Freire e Paul Singer. A cooperativa analisada tem pôr finalidade primordial a defesa econômico-social de seus associados, organizando o trabalho e tratando de seus interesses junto à terceiros, sem qualquer objetivo de lucro, na área de prestação de serviços em geral, na indústria, comércio e outros. Atualmente essa iniciativa é composta por 99 sócios fixos. A idéia é tentar responder: Qual a escolaridade do cooperado? Quais os cursos que já realizou? Porque entrou na cooperativa? Qual a atividade que exerce? Qual a relação com a coordenação? Qual a diferença entre uma empresa e a atividade informal? Qual a diferença entre a empresa e a cooperativa? O que mudou na tua vida depois que entrou na cooperativa? Como é tua relação com o grupo atual em comparação com a empresa? Que tipo de formação teve dentro da cooperativa? O que entende por economia solidária? Se tivesse que voltar para o emprego formal você voltaria? Descobriu-se a partir dos questionamentos que os cooperados possuem pouca escolaridade, não tem um entendimento amplo sobre o que seja uma cooperativa e são tratados pelos dirigentes como funcionários de uma empresa tradicional. E finalmente demonstram o desejo de retornar ao trabalho assalariado para voltarem a ter direitos trabalhistas.


A INFLUÊCIA DA TV NOS ADOLESCENTES

Autor(es): SILVA, Danieli de Godoy da; ROSA, Bianca dos Santos da; PORTO, Tania Maria Esperon
Apresentador: Danieli de Godoy da Silva
Orientador: Tania Maria Esperon Porto
Instituição/Departamento: Faculdade de Educação - UFPel/Dpartamento de Ensino
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


A INFLUÊNCIA DA EXPLICITAÇÃO DAS REGRAS MORFOLÓGICO-CONTEXTUAIS NO DESEMPENHO ORTOGRÁFICO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): DUARTE, Taiçara Farias Canêz
Apresentador: Taiçara Farias Canêz Duarte
Orientador: Prof. Dra. Ana Ruth Miranda
Instituição/Departamento: UFPEL - Faculdade de Educação/Departamento de Ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O desempenho ortográfico de alunos é uma questão que preocupa educadores e leva-os à reflexão sobre os erros ortográficos e sobre os processos de ensino-aprendizagem da norma ortográfica. Considerando que vivemos em uma sociedade onde a escrita é bastante valorizada, é função da escola levar o aluno a escrever de acordo com a norma. É a partir dessa preocupação e desse ponto de vista que surgiu a pesquisa, que constitui-se na avaliação do uso da estratégia metacognitiva como instrumento para o ensino da norma ortográfica. Com base em produções de alunos de turmas de 8ª série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Pelotas, é feito um levantamento dos tipos de erros encontrados e um estudo sobre os possíveis motivos que levam a esses erros. Após essa etapa, ocorre a intervenção, junto aos alunos, através de atividades de reflexão voltadas para a norma ortográfica. Por questões didáticas, num primeiro instante, as intervenções focalizaram apenas as regularidades morfológico-gramaticais e contextuais – referentes a sufixos, prefixos e flexões verbais. Essas atividades têm o intuito de incitar o aluno a explicitar seus conhecimentos a respeito da norma ortográfica, fazendo com que ele perceba que há regras para a escrita correta das palavras e que há estratégias, das quais ele, aluno, pode lançar mão para saber a forma correta de escrita, sem ter que decorar a forma de cada palavra da língua. Com essa metodologia, além de aprender a regra, o aluno reflete sobre a forma como a aprende, desenvolvendo a metacognição. Como resultado, tem-se verificado que a explicitação das regras morfológico-gramaticais e contextuais e o desenvolvimento da metacognição são instrumentos valiosos no processo de ensino-aprendizagem da norma ortográfica, fazendo com que o aluno melhore seu desempenho ortográfico.


A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLÍTICA DO FAVOR

Autor(es): ORSATO, Andréia;
Apresentador: Andréia Orsato
Orientador: Maria Amélia Soares Dias da Costa
Instituição/Departamento: ISP - UFPel/Departamento de Sociologia e Política - DESP
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho é parte do projeto de monografia que pretende fazer uma análise a cerca da representação política na Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas. Discutiremos aqui a relação entre a função formal dos membros do Legislativo e o processo de reeleição. A fim de atingir nossos objetivos, foram realizadas entrevistas com quatorze dos quinze vereadores (tivemos uma recusa), além de observação participante junto às sessões da Câmara Municipal e o levantamento da produção legislativa, para os reeleitos, referente ao ano de 2004 até 30 de junho de 2005 e para os novos legisladores, no período que compreende os seis primeiros meses de mandato. Sendo as funções Legislativas, de acordo com o Regimento Interno da Câmara, representativa, legislativa e de fiscalização, a análise dos dados coletados nos permite observar que a atuação dos vereadores está muito mais voltada para a primeira função, a qual segundo o regimento, compreende: indicação, pedido de providência, proposições e comissões, do que para as demais. No entanto, a função mais exercida pela grande maioria dos vereadores não é definida como tal por eles mas, como complemento de sua atuação e fator fundamental para uma reeleição. Segundo os entrevistados, é necessário cuidar também do lado político e não apenas institucional, ou seja, prestar serviços à população ou fazer encaminhamentos, mantendo assim, um contato direto com os eleitores. Não atender e encaminhar os pedidos individuais pode custar a não-reeleição frente um mercado político cada vez mais competitivo, seja pela maior possibilidade de escolha que permite aos eleitores, seja pela redução do número de cadeiras disponíveis. Dessa forma, tomando por base o modelo teórico construído por Abranches, podemos dizer que em Pelotas as funções clientelistas e de legitimação do sistema político preponderam no Legislativo Municipal e mais que isso, tem sua possibilidade de atuação garantida formalmente.


A INSTRUCÇÃO PUBLICA E O GOVERNO SIMÕES LOPES (1924-1928)

Autor(es): OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de; TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro.
Apresentador: Maria Augusta Martiarena de Oliveira
Orientador: Elomar Antonio Callegaro Tambara
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


A ORGANIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA LOCALIDADE DE HARMONIA – SÃO LOURENÇO DO SUL: UM ESTUDO SOCIOECONÔMICO

Autor(es): FERREIRA, Jean Samarone Almeida; SCHWARTZ, Losane Hartwig; MIURA, Adalberto Koiti
Apresentador: Jean Samarone Almeida Ferreira
Orientador: Giancarla Salamoni
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Instituto de Ciências Humanas
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo elaborar um estudo socioeconômico sobre a agricultura familiar presente na localidade de Harmonia, município de São Lourenço do Sul. Adicionalmente pretende-se gerar um mapeamento atualizado das propriedades rurais localizadas na área pesquisada, constituindo um banco de dados georeferenciados a ser disponibilizado para futuras consultas. Para o levantamento de dados e informações necessárias à análise proposta optou-se por um tipo de amostra não probabilística denominada “snowball sampling”, na qual os entrevistados devem indicar outros possíveis entrevistados para a amostra. No caso desta pesquisa cada entrevistado indica três famílias com as quais tenha algum tipo de relação. Destas escolhe-se a que geograficamente estiver mais longe de quem a indicou para a realização de nova entrevista e indicações. A cada primeira entrevista de uma cadeia considera-se o nível zero, e a cadeia é encerrada quando constatadas redundâncias de informações, caracterizando um ponto de saturação teórico. À medida que novos perfis são identificados podem surgir novas cadeias. O roteiro das entrevistas está organizado segundo a divisão de subsistemas internos da agricultura (social, funcional e produção), permitindo o estabelecimento de relações entre os elementos da organização do espaço na área estudada. Está sendo feita a revisão teórica sobre agricultura familiar, processo de imigração e colonização alemã no Estado do Rio Grande do Sul e no município de São Lourenço do Sul. Paralelamente, estão sendo realizadas as entrevistas, etapa mais demorada do trabalho em função de fatores como distância, disponibilidade de tempo, acesso às famílias, domínio do dialeto pomerano, custos financeiros, etc. O levantamento cartográfico está sendo feito por meio de deslocamentos de carro (estradas), á pé (limites da localidade, e sedes das propriedades), utilizando-se de instrumentos como GPS, para identificação das informações geográficas e levantamento iconográfico.


A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS NA HIERARQUIA DOS SABERES CURRICULARES

Autor(es): GUIMARÃES, Márcia Rejane Vieira.
Apresentador: Márcia Rejane Vieira Guimarães
Orientador: Márcia Ondina Vieira Ferreira
Instituição/Departamento: FAE/UFPEL/Departamento de Ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


A PRESENÇA FEMININA NA FACULDADE DE DIREITO DE PELOTAS

Autor(es): COSTA, Valesca Brasil
Apresentador: Valesca Brasil Costa
Orientador: Elomar tambara
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


A PROBLEMATIZAÇÃO DO SUJEITO FOUCAULTIANO

Autor(es): PALIOSA, Kelin.
Apresentador: Kelin Paliosa
Orientador: Cesar Tadeu Fontoura
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Filosofia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


A RECEPÇÃO DE IMIGRANTES NO BRASIL DO SÉC. XIX:

Autor(es): BONTEMPO, Carla Gabriela Cavini; GILL, Lorena Almeida; LONER, Beatriz Ana
Apresentador: Carla Gabriela Cavini Bontempo
Orientador: Beatriz Ana Loner
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Núcleo de Documentação Histórica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


A RECEPÇÃO DE IMIGRANTES NO BRASIL DO SÉC. XIX:

Autor(es): BONTEMPO, Carla Gabriela Cavini
Apresentador: Carla Gabriela Cavini Bontempo
Orientador: Beatriz Ana Loner
Instituição/Departamento: UFPEL/Núcleo de Documentação Histórica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente resumo apresenta dados preliminares de pesquisa realizada no programa de pós-graduação em História do Brasil da UFPel sobre a recepção de imigrantes em diversos pontos do Brasil durante o século XIX. Os locais abordados na pesquisa são a Hospedaria de Ilha das Flores, situada onde é hoje o município de São Gonçalo no RJ; a Hospedaria de Imigrantes de São Paulo; e os municípios gaúchos de Rio Grande e Pelotas. Na Ilha das Flores a Hospedaria iniciou as atividades em 1883, e após reformas passou a contar com boas acomodações, sendo considerada um modelo na recepção de imigrantes. Na Província de São Paulo, a Hospedaria de Imigrantes da capital estava inicialmente situada no bairro do Bom Retiro, mas pelas péssimas condições de alojamento foi substituída por uma nova hospedaria em 1885, no bairro do Brás; na cidade portuária de Santos foram utilizados de improviso um convento e um teatro até meados de 1890, mas a medida tomada pelo governo foi remanejar os imigrantes para a capital, por trem. No município gaúcho de Pelotas o abrigo aos recém-chegados geralmente dependia da caridade pública ou, como não havia Agência de Imigração, da Câmara Municipal, que se ocupava das tratativas de acomodação e alimentação destes, geralmente em hotéis da cidade ou estruturas improvisadas, como o armazém da Mesa de Rendas Provinciais. Em Rio Grande até meados de 1891 os imigrantes ali desembarcados também ficavam a esmo como os chegados na cidade vizinha, esperando por auxílio de particulares, quando a Agência de Imigração alugou um barracão que já era cedido por seu dono para este fim, situado no porto da cidade que, mesmo passando por algumas adequações, ainda apresentava condições precárias. O que se pode concluir pela pesquisa feita até agora é que o governo não estava preparado para acolher os imigrantes de modo eficiente, e mediante a desaprovação da opinião pública, encontrou métodos paliativos para amenizar os resultados de seu descaso com esses indivíduos.


A RELAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO E A REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL

Autor(es): GIGANTE, Marisa Petrucci
Apresentador: Marisa Petrucci Gigante
Orientador: Márcia Alves da Silva
Instituição/Departamento: UFPEL - Faculdade de Educação/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente resumo faz parte de um projeto de pesquisa que estou realizando no Curso de Especialização em Educação, da Faculdade de Educação da UFPel. Está atualmente em fase de conclusão, cujo tema é educação e trabalho como forma de reabilitação psicossocial. Através da história de vida de algumas pessoas que apresentaram na sua vida um distúrbio psiquiátrico, com internações em hospitais psiquiátricos e/ou atendimentos em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pretendi verificar o que representou as experiências de escola e trabalho para esses indivíduos e o que representam as atividades de educação e de trabalho desenvolvidas dentro dos CAPS. A questão de pesquisa é: como educação e trabalho que podem ter sido causadores de sofrimento psíquico, se tornam reabilitadoras? O trabalho e a escola na sociedade capitalista desconsidera o sujeito, sua subjetividade, seus desejos, seu corpo, portanto, é causador de sofrimento psíquico. Já o trabalho e a educação utilizados como possibilidade de reabilitação são entendidos enquanto valorização, expressão e (re)construção da subjetividade do indivíduo. Os objetivos são estudar o que representou o trabalho e a escola na vida destes indivíduos e o que representa hoje estas atividades enquanto forma de reabilitação. Foram realizadas entrevistas a partir da metodologia denominada história de vida, com 5 usuários de saúde mental, que estão integrados nos CAPS de Pelotas. Como critério de definição da amostra foram selecionados usuários de saúde mental que já estiveram envolvidos nos atendimentos de oficinas terapêuticas e de geração de renda dos CAPS e estão em processo de alta. Além disso, são participantes da Oficina de Geração de Trabalho e Renda. Até o momento os resultados apresentados são de que o trabalho, a família e a escola foram causadores de sofrimento psíquico e que atualmente o trabalho artesanal como forma de reabilitação e reinserção social estão conseguindo ressignificar essas histórias de vida adoecedoras.


A REPRESENTAÇÃO FEMININA SOB TRÊS ENFOQUES: AS IMAGENS, O CONTEXTO DA REVISTA E O OLHAR DE QUEM AS GUARDA

Autor(es): HERZOG, Vivian1; MICHELON, Francisca Ferreira2, Letícia Mazzucchi3,
Apresentador: Vivian HERZOG
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


A VISÃO DA INFÂNCIA VISTA A PARTIR DA PRÓPRIA CRIANÇA

Autor(es): FISCHER, Cristina Pereira; MEDEIROS, Rita de Cássia Tavares
Apresentador: Cristina Pereira Fischer
Orientador: Rita de Cássia Tavares Medeiros
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


AGRICULTURA FAMILIAR E PLURIATIVIDADE: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIDADE NO EXERCÍCIO DE ATIVIDADES NÃO-AGRÍCOLAS

Autor(es): WAGNER, Lucas Oberti ; BECKER, Cláudio ; SANES, Fernanda San Martins ; WESZ, Jonas ; CALDAS, Nádia Velleda ; SILVA, Fernanda Novo da ; WESZ Jr, Valdemar João ; SACCO DOS ANJOS, Flávio
Apresentador: Lucas Oberti Wagner
Orientador: Flávio Sacco dos Anjos
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DCSA
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Historicamente a educação no meio rural tem sido um tema de grande complexidade, tanto em seu sentido estrito quanto no lato sensu. Programas curriculares mal concebidos e material didático em contradição com o universo das pessoas residentes no campo, que insistem numa visão excessivamente urbana da realidade, erguem-se como obstáculos na busca por gerar um ambiente social que estimule as pessoas a permanecer no meio rural. A extensão rural pauta suas ações no marco do chamado “viés urbano”, estabelecendo uma atuação centrada em práticas contraditórias com o saber local e os conhecimentos acumulados pelas famílias rurais. O estudo se insere no contexto de uma pesquisa mais ampla conduzida pela UFPel e UFRGS/CNPq, no qual foram investigadas 238 unidades familiares de produção, distribuídas em quatro grandes regiões da geografia gaúcha, a qual examinou a agricultura familiar e as dinâmicas territoriais de desenvolvimento. Estudou-se o papel das atividades não-agrícolas na reprodução social das famílias, investigando-se a natureza destas atividades e de como a escolaridade pode ou não ter relação com o seu desempenho. Comprovamos que as pessoas que trabalham exclusivamente na agricultura tendem a um menor nível de escolaridade se comparadas com aquelas que conciliam o exercício de atividades agrícolas e não-agrícolas. Perguntados sobre como deveria ser o ensino ministrado aos seus filhos, 64% responderam que deveria ser uma educação mista e 18,4% uma educação voltada exclusivamente para o trabalho na agricultura. Apenas 7% dos exclusivamente agrícolas e 14,7% dos pluriativos afirmaram sua preferência por um ensino profissionalizante. Estes dados evidenciam ser este um tema fundamental em prol da construção de uma educação compatível com a realidade objetiva do campo.


AGRICULTURA FAMILIAR E SEGURANÇA ALIMENTAR:

Autor(es): SILVA, Fernanda Novo da ; BECKER, Cláudio ; SANES, Fernanda San Martins ; WAGNER, Lucas Oberti ; WESZ, Jonas ; WESZ Jr, Valdemar João ; CALDAS, Nádia Velleda ; SACCO DOS ANJOS, Flávio
Apresentador: Fernanda Novo da Silva
Orientador: Flávio Sacco dos Anjos
Instituição/Departamento: UFPel/DCSA
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O artigo focaliza o tema do autoconsumo na perspectiva da agricultura familiar, à luz de recente pesquisa intitulada Desenvolvimento Territorial Rural e Segurança Alimentar (UFRGS-UFPel) que vem sendo desenvolvida no Rio Grande do Sul, sob os auspícios do CNPq. Envolveu um total de 238 estabelecimentos familiares pesquisados, distribuídos em quatro microrregiões da geografia gaúcha. A atenção está posta na análise sobre as diferenças existentes entre as explorações do ponto de vista das práticas de autoconsumo por força das transformações estruturais desencadeadas a partir da revolução verde e dos efeitos a ela vinculados. Explora, igualmente, o peso da matriz cultural como chave explicativa para entender os contrastes verificados entre os estabelecimentos situados em diferentes microrregiões. A primeira secção aborda a relevância do autoconsumo enquanto objeto de reflexão acadêmica e de política pública, enquanto a segunda desvela o marco teórico/metodológico da pesquisa. A terceira secção situa as características essenciais de cada uma das zonas estudadas em termos dos aspectos histórico-culturais mais proeminentes. A quarta secção analisa os dados relativos a cada uma das zonas estudadas, revelando a respectiva importância do autoconsumo na composição da renda familiar, bem como as causas que permitem entender tais diferenças. A quinta e última secção reúne as conclusões principais do trabalho. Destaca-se a Serra Gaúcha, representada pelo município de Veranópolis, como a localidade onde o autoconsumo adquire uma importância absoluta e relativa considerável em relação às demais áreas de estudo.


AGRICULTURA FAMILIAR E TECNOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE OS ABASTECEDORES DE PULVERIZADORES DE SANTA TERESINHA – SÃO PEDRO DO BUTIÁ – RS

Autor(es): FUNK, Fabiana; SALAMONI, Giancarla.
Apresentador: Fabiana Funk
Orientador: Giancarla Salamoni
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Geografia e Economia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES: ESTUDO DE CASO SOBRE A REGIÃO DAS MISSÕES

Autor(es): SANES, Fernanda San Martins ; CALDAS, Nádia Velleda ; WAGNER, Lucas Oberti ; BECKER, Cláudio ; SILVA, Fernanda Novo da ; WESZ Jr, Valdemar João ; WESZ, Jonas ; SACCO DOS ANJOS, Flávio
Apresentador: Fernanda San Martin Sanes
Orientador: Flávio Sacco dos Anjos
Instituição/Departamento: UFPel/DCSA
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Os acontecimentos que cercaram o último ano agrícola no estado do Rio Grande do Sul, marcaram de forma absolutamente devastadora a economia das distintas regiões gaúchas, particularmente naquelas em que a agropecuária representa o esteio das atividades econômicas. Trata-se de uma situação que se repete ao longo das últimas décadas, particularmente na região das Missões e Alto Uruguai onde é forte o protagonismo das chamadas commodities agrícolas. À irregularidade no regime pluviométrico, soma-se a instabilidade dos mercados, haja vista o progressivo declínio dos preços praticados nos mercados internacionais. O presente trabalho expõe a filosofia de atuação que orienta nosso projeto e alguns resultados preliminares que foram até aqui atingidos desde que houve a aprovação do projeto por parte do CNPq e a implementação de sete (07) bolsas de iniciação científica. O Departamento de Ciências Sociais Agrárias e as ONGs que atuam na região estabeleceram uma agenda de atividades, as quais, em última instância, visam consolidar alternativas de renda com base na agroindustrialização de produtos derivados da cana-de-açúcar. Trata-se de uma cultura tradicional na região, assim como os subprodutos dela decorrentes (melado, aguardente, mandolate, açúcar mascavo), os quais são produzidos no interior de estabelecimentos familiares de forma absolutamente artesanal. Paralelamente buscar-se-á articular os produtores em torno a uma proposta de certificação dos produtos com vistas a ampliar o leque de oportunidades de integração aos mercados. Essa idéia apóia-se nos princípios da democracia e da participação dos atores sociais envolvidos. Na fase preliminar dessa pesquisa foram aplicados 52 questionários estruturados para conhecer a situação objetiva em que funcionam as agroindústrias do ponto de vista técnico, econômico e sanitário. Este trabalho apresentará os resultados preliminares dessa pesquisa.


ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E METACOGNIÇÃO: AVALIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Autor(es): PROTÁSIO, Michelle Reinaldo; DAMIANI, Magda Floriana
Apresentador: Michelle Reinaldo Protásio
Orientador: Magda Floriana Damiani
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo descrever e analisar a proposta pedagógica que desenvolvi com meus alunos, pertencentes à primeira etapa do segundo ciclo da E.M.E.F. Cidade do Rio Grande. O principal objetivo do trabalho consistiu em construir uma prática fundada na participação das crianças que as levassem a pensar e as tornassem conscientes de seus aprendizados; para tanto, foram organizadas tarefas com finalidades metacognitvas. Percebi que as crianças pouco sabiam sobre seus saberes e processos. A visão distorcida de si mesmas, construída ao longo de dois ou três anos de repetência, as fazia desiludidas com a escola e, especialmente, com os processos de leitura e escrita. Devido a isso, planejei propostas pedagógicas que visavam o desenvolvimento e sistematização de estratégias metacognitivas. Por metacognição entende-se a consciência, pelo sujeito, de seus saberes e processos, bem como, a capacidade de auto-regulação e monitoramento na execução de tarefas (FLAVELL,1976). Uma das atividades realizadas em sala de aula foi a “circulando palavras”, que consiste numa estratégia de leitura que visa aproximar os alunos do texto, para que se tornem conscientes do conhecimento acerca da leitura que já possuem, visando a construção de uma postura mais confiante diante do aprendizado. Devido à utilização sistemática desta metodologia os objetivos mencionados foram atingidos. Os alunos, além de melhorarem seus desempenhos em atividades de leitura, também construíram uma postura estratégica diante das mesmas, pensando sobre os conhecimentos que possuem e seus processos de aprendizado. A avaliação da experiência ocorreu através de análise documental (diário de campo da professora e material dos alunos). Os dados sugerem que a metacognição é uma ferramenta valiosa no processo de alfabetização de crianças com histórico de fracasso escolar.


ALFABETIZAR E LETRAR: PERCEPÇÕES SOBRE SABERES E PRÁTICAS DE ACADÊMICAS FORMANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFSM

Autor(es): LEMOS, Helen Denise Daneres; ANTUNES, Helenise Sangoi
Apresentador: Helen Denise Daneres Lemos
Orientador: Helenise Sangoi Antunes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Santa Maria/Metodologia do Ensino
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


ALGUNS ASPECTOS DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA EM PELOTAS: A MEDIAÇÃO PARTIDÁRIA

Autor(es): ORSATO, Andréia;
Apresentador: Andréia Orsato
Orientador: Maria Amélia Soares Dias da Costa
Instituição/Departamento: UFPel/DESP
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLIA FRANCO BASTOS E O ÁLBUM DAS MENINAS

Autor(es): SILVA, Luciana Lemes ; TAMBARA, Elomar
Apresentador: Luciana Lemes da Silva
Orientador: Elomar Tambara
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - FaE/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A pesquisa na área de história da educação é muito importante para que se possa entender melhor, e buscar, através de diferentes recursos, a origem de alguns fatos que nos parecem estranhos nos dias atuais. Nesta investigação iremos trabalhar com o sujeito, e suas individualidades, pois de acordo com Isabel Alarcão ao escrever o prefácio do livro Identidade e vida de Educadores Rio-grandenses: Narrativas na primeira pessoa (... e em muitas outras), “(...) estas nos permitem estabelecer relações temporais e perspectivar a humanidade num presente, com o passado e com o futuro”. A presente pesquisa tem como objetivo central, analisar as contribuições deixadas para a pedagogia e para a educação brasileira, pela educadora Anália Franco Bastos, que viveu no final do século XIX e início do século XX. O objeto deste estudo está inserido no Projeto: Repertório de manuais escolares na escola elementar no Brasil, no século XIX, que vem sendo desenvolvido junto ao Centro de Estudos e Investigações em História da Educação, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/FaE). O recurso metodológico utilizado na investigação é análise de materiais bibliográficos, como impressos da época, periódicos escritos pela educadora, biografia da mesma, bem como livros específicos sobre o tema e sites especializados no assunto. Tendo como foco central à análise da revista “Álbum das Meninas”, de sua autoria, fundada em 30 de abril de 1898. Os dados coletados até o presente momento, nos autorizam a indicar a grande contribuição de Anália Franco para a História da Educação, isto pode ser percebido pelo grande número de escolas por ela fundadas, a elaboração de várias obras didáticas, como por exemplo, “O novo manual educativo”, bem como a publicação de inúmeros periódicos como o “Álbum das meninas”, no qual Anália deixa bastante evidente, a grande influência dos princípios pedagógicos, do consagrado pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), em sua metodologia.


APLICAÇÃO DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR ÀS RELAÇÕES DE CONSUMO DE NATUREZA BANCÁRIA.

Autor(es): FISCHBORN, Alessandra Marta
Apresentador: Alessandra Marta Fischborn
Orientador: Fernando Costa de Azevedo
Instituição/Departamento: UFPel - Faculdade de Direito/Terceiro
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


APRENDI, MESMO NÃO ESTANDO NA ESCOLA: MULHERES QUE CONSTROEM DIÁLOGOS POSSÍVEIS.

Autor(es): CUNHA, Aline Lemos da.
Apresentador: Aline Lemos da Cunha
Orientador: Gomercindo Ghiggi
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


APROXIMAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – TEMA TRANSVERSAL SUGERIDO NOS PCNS – E OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): FONTANA, Cleder; NOAL, Rosa Elena; PITANO; Sandro de Castro.
Apresentador: Cleder Fontana
Orientador: Rosa Elena Noal e Sandro de Castro Pitano
Instituição/Departamento: UFPel/Dep. de Geografia e Economia e Faculdade de Educaç
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


ARQUEOLOGIA EXPERIMENTAL: INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE ARTEFATOS CERAMICOS

Autor(es): BELLETI, Jaqueline da Silva; AÑAÑA, Daniel da Silva; RAMOS, Rafaela Nunes; ZORZI, Mariciana; ULGUIM, Priscilla Ferreira; DE BEM, Emmanuel; MACIEL, Luísa Lacerda; VIANA, Jorge
Apresentador: Jaqueline da Silva Belleti
Orientador: Fábio Vergara Cerqueira
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de História e Antropologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NAS DIFERENTES REDES DE ENSINO DO RS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autor(es): PINTO, Roberta da Silva; PEREIRA, Flávio Medeiros
Apresentador: Roberta da Silva Pinto
Orientador: Flávio Medeiros Pereira
Instituição/Departamento: ESEF/UFPEL/Ginástica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


AS CRIANÇAS SÃO A ALMA DA VILA: ESTUDO SOBRE A GRAVIDEZ NA JUVENTUDE DE HOMENS E MULHERES DE CLASSES POPULARES, PELOTAS/RS

Autor(es): PEREIRA, Fabíola Mattos
Apresentador: Fabíola Mattos Pereira
Orientador: Flávia Maria Silva Rieth
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de História e Antropologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


AS EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA EM PORTO ALEGRE E MONTEVIDEU

Autor(es): PEREIRA, André Luis; WITT, Mariosan; GUGLIANO, Alfredo Alejandro
Apresentador: André Luis Pereira
Orientador: Alfredo Alejandro Gugliano
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Instituto de Sociologia e Política
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


AS IDÉIAS PRÉVIAS DOS ESTUDANTES SOBRE ORIGEM DA VIDA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A PRÁTICA DOCENTE

Autor(es): TIMM,Graciele; TRAVERSI, Gabriela Soares; GIL, Robledo Lima
Apresentador: Graciele Timm
Orientador: Robledo Lima Gil
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


AS REPRESENTAÇÕES DO MEDIEVO NO HEAVY METAL

Autor(es): GONZALES,Luciano Lemos; FERREIRA, Maria Leticia
Apresentador: Luciano Lemos Gonzales
Orientador: Maria Leticia Mazzucchi Ferreira
Instituição/Departamento: Ufpel/História e Antropologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O trabalho que apresento está sendo desenvolvido como pesquisa para monografia de conclusão de curso em História. Trata-se de um estudo sobre as representações e apropriações de elementos da cultural medieval pelo genêro musical Heavy metal. O Heavy Metal derivado do rock, é caracterizado pela predominância sonora de guitarras sob o efeito de pedais de distorção, com ritmos rápidos, amplificados e freqüentemente virtuosos.O Heavy Metal surgiu em contraposição ao movimento hippie dos anos 60, a era do Paz e Amor. Suas origens residem nas bandas de hard rock que entre 1967 e 1974 pegaram o blues e o rock e criaram um híbrido com som pesado centrado nas guitarras e na bateria. O estudo que se pretende está centrado sobretudo em bandas européias, que trazem como elementos centrais na sua composição musical, a temática medieval sobretudo aquela referente à aspectos da cultura nórdica e abordam o lado româmntico da Idade Média (castelos, dragões, espadas mágicas), o estereótipo da Idade Média como Idade das Trevas, que se acentuou com o advento do gothic metal. O trabalho tem por referencial teorias do campo da História Cultural do qual fazem parte Roger Chartier, Mikhail Bakhtin e Erving Gorffman pela teoria da Performance.


ATIVIDADES COLABORATIVAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONSTRUÇÃO DE UMA AULA DIFERENTE

Autor(es): CARVALHO, Marília Chaves; DAMIANI, Magda Floriana
Apresentador: Marília Chaves Carvalho
Orientador: Magda Floriana Damiani
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/FaE/UFPel
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ATIVIDADES DE METACOGNIÇÃO E AQUISIÇÃO DA ORTOGRAFIA

Autor(es): MONTEIRO, Carolina Reis.
Apresentador: Carolina Reis Monteiro
Orientador: Ana Ruth Miranda
Instituição/Departamento: Faculdade de Educação/Departamento de Ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre o uso da metacognição no processo de aquisição da ortografia de dois alunos de uma segunda série do Ensino Fundamental. A metacognição diz respeito ao ato de conhecer e, segundo Barth (1987), é uma atividade pedagógica que visa levar à reflexão sobre o processo cognitivo e pode levar o aluno a tomar consciência do seu pensamento. Este estudo tem como objetivos: a descrição dos erros ortográficos produzidos por duas crianças ao longo de seis meses; a discussão sobre a intervenção pedagógica proposta que tem como base o uso de estratégias que possibilitem aos alunos o exercício do pensamento e de análises sobre o objeto estudado; a avaliação do progresso dos alunos durante e após a intervenção realizada; a contribuição para com a discussão relativa à prática pedagógica centrada no aspecto cognitivo do aluno. As atividades de metacognição realizadas e a análise do material tiveram como foco os erros relacionados às correspondências regulares contextuais e às correspondências irregulares da norma ortográfica. Esse tipo de erro é considerado construtivo e importante para o processo de aquisição, pois indica as hipóteses que a criança tem a respeito de como se estrutura o conhecimento ortográfico. Os resultados até agora encontrados têm mostrado a influência positiva das atividades metacognitivas na ampliação do conhecimento ortográfico das crianças estudadas, o que se manifesta tanto nas produções textuais espontâneas como nas explicitações verbais das crianças em relação aos erros e às normas ortográficas. Este estudo vem confirmando a idéia segundo a qual quanto maior o nível de abstração e explicitação de regras ortográficas, melhor o rendimento ortográfico do aluno e, quanto maior o conhecimento do professor sobre o funcionamento e organização da estrutura da língua e sobre os processos mentais da criança ao aprender, mais eficazes tornam-se suas intervenções e práticas pedagógicas.


BANCO DA TERRA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

Autor(es): HOLZ, Vanessa Priebe; BUCHWEITZ, Carlos Roberto Bönemann; SACCO DOS ANJOS, Flávio; CALDAS, Nádia Velleda
Apresentador: Vanessa Priebe Holz
Orientador: Flávio Sacco dos Anjos
Instituição/Departamento: UFPel/DCSA
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


BENEFÍCIOS DO TRABALHO COLABORATIVO DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR DE ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA (FAE/ UFPEL)

Autor(es): OLIVEIRA, Juliana Mendes ; DAMIANI, Magda ; FUJITA, Terezinha; CASTRO, Angela; REIS, Elisângela; PORCIÚNCULA, Fabiane; WILLE, Raquel.
Apresentador: Juliana Mendes Oliveira
Orientador: Magda Floriana Damiani
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


BIBLIOTECA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DE PELOTAS: ESPAÇO DE PROMOÇÃO DA LEITURAOU DEPÓSITO DE LIVROS DIDÁTICOS – O CASO DA BIBLIOTECA DA SME (1999-2003)

Autor(es): GONÇALVES, Renata Braz; PERES, Eliane
Apresentador: Renata Braz Gonçalves
Orientador: Eliane Peres
Instituição/Departamento: UFPEL/FAE
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar as ações realizadas em relação à Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas no período compreendido entre os anos de 1999 e 2003. A metodologia adotada para pesquisa é a análise documental de projetos e relatórios emitidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e documentos emitidos por algumas escolas da rede pública municipal de ensino. Como resultados, constatou-se que a Biblioteca da SME foi ativada e desativada algumas vezes, passando, inclusive a ter denominação de Central de Livros Didáticos, ocasionando extravio de livros e atraso no desenvolvimento do incentivo à leitura na rede pública municipal. O que parece ter refletido também no posicionamento das bibliotecas das escolas da rede municipal, que também apresentam em grande parte, ações voltadas apenas para o livro didático. Em 2003 a Biblioteca da SME aparece como uma organização supostamente preparada para atender a rede municipal de ensino e também a comunidade em geral, oferecendo serviços como referência, empréstimo domiciliar e orientação à pesquisa; e como produtos um acervo organizado de livros, periódico e fitas VHS nas áreas de Ciências Humanas, Sociais, Exatas e Literaturas, computadores com acesso à internet, sala de vídeo, e espaço para leitura infantil. Ao analisar os documentos percebeu-se que mais do que uma política de Estado, a promoção da leitura se configura em uma política de Governo, fato que parece ocasionar muitos retrocessos e poucos avanços na promoção de uma educação de qualidade na rede pública municipal de ensino de Pelotas.


CINEMA NA SALA DE AULA : LEITURAS E PRODUÇÃOTEXTUAL

Autor(es): Silvana Teixeira Tillmann
Apresentador: Silvana Teixeira Tillmann
Orientador: Profª Drª Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: UFPel / FaE/Ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O cinema na sala de aula é o tema deste trabalho cujo objetivo é analisar as produções de leitura e escrita elaboradas pelos alunos no decorrer do ano letivo, quando provocados pelo cinema. Neste estudo, será descrito o trabalho desenvolvido em sala de aula utilizando o cinema como recurso para produção de leitura e escrita. Essa experiência piloto foi realizada em uma escola pública de ensino médio noturno. Os alunos têm idades entre 18 a 47 anos. O filme utilizado ao final do 2º trimestre (já estavam acostumados com a proposta do professor orientador) foi “Carandiru” do cineasta Hector Babenco. Após os alunos terem assistido ao filme, foi feito um debate inicial na sala de aula. As impressões dos alunos foram ouvidas e registrou-se a síntese do debate oral, no quadro negro, em tópicos, para que eles percebessem as análises feitas, sendo assim valorizado o interesse da turma e sua capacidade de observação e leitura. Logo, distribuiu-se para o grupo de alunos o poema “Navio Negreiro” de Castro Alves e fez-se a leitura silenciosa e oral. Concluídos esses dois momentos – filme e poesia – foi proposto ao grupo que elaborasse um texto apontando o que há da obra fílmica “Carandiru” na obra literária “Navio Negreiro” e vice-versa.Observa-se que no decorrer do ano letivo, através dessas aulas–cinema, estimula-se os alunos para outros olhares. Assim, a turma vai organizando sua oralidade e escrita, melhorando os aspectos formais da escrita (ortografia,pontuação,concordância) e os do conteúdo (coerência e clareza de idéias). O aluno sai da escrita eco(reproduzir, repetir,copiar); passa a produzir vozes semelhantes (paráfrases), onde inicia a inserir analogias e vai exercitando seu pensar-escrita até dar-se conta de abrir as suas portas para ler os textos tanto fílmicos, como literários e começa a escrever com propriedade, com vozes diferentes e divergentes, iniciando dessa forma seu processo de criação na escrita, tornando-se sujeito e não mais objeto do discurso do Outro.


COELHO DE SOUZA E A NACIONALIZAÇÃO DO ENSINO NO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): BACH, Suelen de Lima; TAMBARA, Elomar
Apresentador: Suelen de Lima Bach
Orientador: Elomar Tambara
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - FaE/Fundamentos do Ensino
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Atualmente percebemos, na área de História da Educação, incrementar o interesse em investigar as histórias de vida de pessoas que, de alguma forma, influenciaram os rumos da educação nos contextos em que se inseriram, tendo como objetivo refletir acerca das existências individuais e dar visibilidade aos sujeitos, seus pensamentos, ideais, valores e realizações. A respeito disto, fazemos uso das palavras de Isabel Alarcão (2004) ao escrever o prefácio do livro Identidade e Vida de Educadores Rio-grandenses: narrativas na primeira pessoa (... e em muitas outras) “A narração das histórias de vida permite remexer no passado, reordená-lo, contextualizá-lo no tempo, no espaço e no contexto de cada indivíduo, entretecê-lo na teia da história – a história de uma pessoa – e compreendê-la na sua natureza multifacetada”. Este trabalho tem como principal objetivo analisar a atuação de José Conceição Pereira Coelho de Souza, como Secretário de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul no período do Estado Novo, na medida em que este se manteve como secretário durante todo o período (1937-1945). Tendo como foco, a análise dos mecanismos político-burocráticos que consolidaram o processo de nacionalização do ensino no Rio Grande do Sul. O objeto de estudo vincula-se ao Projeto História da Educação: Processos Escolares e Profissão Docente no Rio Grande do Sul, desenvolvido no Centro de Estudos e Investigações em História da Educação. O recurso metodológico utilizado é o bibliográfico, fundamentalmente as leis e decretos (legislação) promulgados no período. Também, livros e artigos de autoria de J. P. Coelho de Souza, principalmente a obra de título Denúncia: O Nazismo nas Escolas do Rio Grande do Sul (1941). Os dados coletados até o momento indicam que o processo de nacionalização do ensino no Rio Grande do Sul ocorreu pela ação enérgica de Coelho de Souza. Percebe-se que ele teve interesse extraordinário na consecução desse objetivo, indo pessoalmente inspecionar aulas e colégios com a finalidade de verificar se seus ditames legais estavam sendo cumpridos.


COMPORTAMENTO AGRESSIVO NA ESCOLA: UMA QUESTÃO A SER ANALISADA.

Autor(es): CASTRO, Angela Sant'Ana; LEAL, Berenice
Apresentador: Angela Sant'Ana Castro
Orientador: Magda Damiani
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Fundamentos
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Este trabalho visou a investigar as idéias que professoras, de séries iniciais do Ensino Fundamental, de escola pública (Pelotas), têm sobre o comportamento agressivo dos alunos e suas causas. A pesquisa visava também a investigar se havia esse tipo de comportamento entre seus alunos e de que forma elas lidam com eles. Comportamento agressivo, aqui, será entendido como aquele cujo objetivo é causar dano à pessoa, animal ou objeto a quem é dirigido. Há grande controvérsia acerca da origem desse comportamento. Alguns autores vêem-no como inato, outros como gerado por circunstâncias sócio-culturais e, ainda outros, como resultante de fatores genéticos e ambientais. O trabalho foi baseado em uma pesquisa qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras que aceitaram participar do trabalho (de um total de oito). Os dados foram submetidos a um procedimento de análise temática e os resultados apontam que as professoras percebem dois tipos de agressão: física e verbal. Duas delas relataram que não possuem problemas de agressividade em suas turmas, uma disse que tem poucos e uma mencionou que têm vários. Quanto à opinião acerca das causas do comportamento agressivo, nenhuma mencionou a natureza inata do mesmo. As professoras salientaram, principalmente, a exclusão escolar, os problemas familiares e as brincadeiras e jogos competitivos, como causas do comportamento agressivo. É interessante notar que a escola foi vista como fator provocador ou inibidor desse comportamento por três docentes, embora elas pensem que essa instituição possa incidir, também, positivamente no comportamento infantil. As professoras apontaram, principalmente, a necessidade do diálogo com os alunos (com carinho), enfatizando a importância de entender as causas desse comportamento, para lidar com ele. Mencionaram também, como relevantes, a conversa com os pais do aluno agressivo e a ajuda do setor de orientação da escola.


COMPORTAMENTO ELEITORAL DA ZONA RURAL DE SÃO LOURENÇO DO SUL NAS ELEIÇÕES PARA PREFEITO DE 1996, 2000 E 2004

Autor(es): WAGNER, Laíne Jeske; BARRETO, Alvaro Augusto de Borba
Apresentador: Laíne Jeske Wagner
Orientador: Álvaro Augusto de Borba Barreto
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Sociologia e Política
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


COMUNICAÇÕES MEDIADAS POR COMPUTADOR: UMA ANÁLISE DA SOCIABILIDADE NUMA COMUNIDADE VIRTUAL

Autor(es): SCHWARTZ, Losane Hartwig; FERREIRA, Jean Samarone Almeida
Apresentador: Losane Hartwig Schwartz
Orientador: Francisco Eduardo Beckenkamp Vargas
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Instituto de Sociologia e Política
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
As relações virtuais vêm substituindo progressivamente as relações pessoais convencionais criando um novo tipo de sociabilidade, possibilitando a formação de comunidades de usuários. O presente estudo investigou essa nova forma de sociabilidade, não mais face a face, tomando por objeto os membros de uma Comunidade Virtual (CV). Uma CV compreende um grupo de pessoas que se utilizam de alguma tecnologia através da internet para compartilhar conhecimento, interesses e realizar tarefas de forma colaborativa. A CV estudada conta com aproximadamente 80 membros ativos de diversas regiões do estado. Foi criada com o propósito de discutir política de forma livre, divulgar informações e facilitar o planejamento de eventos. A forma de acesso é do tipo moderado e restrito, ou seja, para participar do grupo precisa-se de autorização do administrador e apenas membros enviam e recebem as mensagens. O estudo consistiu na leitura e análise das comunicações trocadas entre os membros da CV durante o ano de 2004, num total de 461 mensagens que foram agrupadas em categorias e cujo conteúdo foi classificado em temas que surgiram durante a análise. Através de entrevista com o fundador, foram obtidas informações referentes à trajetória da CV, suas características de funcionamento, regras e normas internas, buscando identificar se há uma hierarquia entre os membros e como estes adquirem respeitabilidade. Os resultados dessa pesquisa apontam que a CV estudada faz um uso extremamente produtivo dessa tecnologia, sendo um significativo espaço onde os membros trocam idéias, discutem, compartilham experiências, trocam informações, e cooperam entre si e onde estão também estabelecidos laços de amizade (demonstrados através de cartões virtuais, saudações, agradecimentos, etc.), confirmando que essa nova tecnologia virtual não é uma negação da sociabilidade nem da realidade, mas sim pode dinamizar as relações sociais, proporcionando uma interação que dificilmente ocorreria em tempo real.


CONHECENDO A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DAS ALFABETIZADORAS DOS ANOS INICIAIS DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS

Autor(es): DUTRA, Jorge da Cunha; DIAS, Cleuza Maria Sobral; TEIXEIRA, Janice de Freitas
Apresentador: JORGE DA CUNHA DUTRA
Orientador: CLEUZA MARIA SOBRAL DIAS
Instituição/Departamento: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE/DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DO COMPORTAMENT
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O presente trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Cultura, Saberes e Práticas no Cotidiano das Classes de Alfabetização ” e têm como objetivo conhecer o perfil profissional das alfabetizadoras atuantes na rede pública municipal. Os dados que iremos abranger nesta apresentação consta do grau de formação de 21 professoras de 9 escolas do município do Rio Grande/RS; a carga horária de trabalho semanal; e o exercício de outra atividade tanto profissional como na própria escola. Mostraremos, também, como os conhecimentos sobre alfabetização foram adquiridos por elas; quais as temáticas gostariam de estudar em atividades de formação continuada; quais as dificuldades encontram-se mais presentes nas classes de alfabetização e quais elementos interferem no processo de aprendizagem dos educandos. Com este trabalho, buscamos propor novas formas de se desenvolver atividades voltadas à alfabetização de forma que auxiliem as professoras no anseio de suas dúvidas por meio de atividades extensionista de educação continuada que serão desenvolvidas pelo próprio grupo de pesquisa.


CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA DE ATIVIDADES FÍSICAS ORIENTADAS

Autor(es): JAEKEL, F.O e NUNES, V.G.S.
Apresentador: FRANCINE OLIVEIRA JAEKEL
Orientador: VOLMAR GERALDO DA SILVA NUNES
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/Desporto
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Objetivo da pesquisa foi verificar a capacidade do programa de Atividade Física Orientada à Comunidade (PAFOC) de proporcionar a construção da cidadania através das redes sociais. A amostra foi composta de 30 pessoas de ambos os sexos, da faixa etária de 40 a 70 anos. A metodologia empregada foi exercícios aeróbicos e resistidos, 5 sessões semanais de 60 minutos cada uma, associado a um Programa de Construção da Cidadania. Utilizou-se um Questionário para avaliar a capacidade do PAFOC de proporcionar a construção da cidadania através das redes sociais. Analisando os resultados, teve-se que 79,3% eram do sexo feminino, 56,2% possuíam o ensino fundamental incompleto, 62,1% realizavam o PAFOC por problemas de saúde, 100% atingiram os seus objetivos com o PAFOC, 65,5% acreditavam que o PAFOC auxilia na melhoria da qualidade de vida, 65% disseram que os colegas eram do círculo de amizade, 96,6% mencionaram que o círculo de amizade aumentou, 82,8% falaram que recebiam pouca ajuda dos colegas nas tarefas diárias e 55,2% relataram que a relação entre os colegas foi muito boa. Acredita-se que o PAFOC propiciou uma melhoria na qualidade de vida dos participantes, bem como, ajudou-os a ampliar as suas relações com pessoas da mesma faixa etária.


CÓPO DE LEITE: AS BORDAS E OS LIMITES ENTRE O TEXTO ESCRITO E A IMAGEM VISUAL

Autor(es): OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena de; TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro
Apresentador: Maria Augusta Martiarena de Oliveira
Orientador: Elomar Antonio Callegaro Tambara
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:
Entre 1924 e 1928, Augusto Simões Lopes foi prefeito da cidade de Pelotas, pelo Partido Republicano Rio-Grandense. Nos seus Relatórios, as fotografias, notadamente as que se referiam à Educação, foram utilizadas com mais freqüência do que nos Relatórios de outros governantes. Uma delas destaca-se no sentido de representar uma forma de assistência criada durante esse período: a distribuição do copo de leite. Este se constituía em uma instituição de assistência aos alunos com deficiência orgânica notória, que desta forma recebiam o alimento necessário para a sua precária nutrição. Para trabalhar com imagens optou-se por uma aproximação com os teóricos da Nova História, especialmente Jacques Le Goff. Além disso, utilizou-se outros autores que trabalharam com fotografias como fonte de pesquisa, tais como Kossoy, Borges e Mirian Leite. Buscou-se formar, portanto, uma base para a realização da análise da referida fotografia. Além disso, é interessante contextualizar a fotografia da distribuição do copo de leite no momento em que foi criada. No Brasil, a década de 1920 foi marcada por muitas discussões sobre educação, a qual chegou a ser considerada um problema vital para o país. No âmbito regional, houve, no Partido Republicano Rio-Grandense, uma difusão do positivismo comtiano, que recebeu, porém, uma leitura particular que foi chamada de castilhismo. De acordo com Corsetti (2000), a ação do governo gaúcho revelou a utilização da educação como instrumento da política de modernização do Estado, tendo sido marcada por características que resumem a importante intervenção dos dirigentes positivistas em relação ao setor. Pretende-se analisar as bordas e os limites entre o texto escrito (legenda) e a imagem visual (fotografia da distribuição do copo de leite), percebendo a forma como essa fotografia foi apresentada no Relatório Intendencial e na imprensa, demonstrando as intencionalidades de Augusto Simões Lopes na utilização desta imagem como forma de propaganda do seu govern


CORRELAÇÕES EDUCACIONAIS ENTRE ALEXANDRE DE GUSMÃO E JOHN LOCKE

Autor(es): PALIOSA, Kelin.
Apresentador: Kelin Paliosa
Orientador: Avelino da Rosa Oliveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente objetiva esmiuçar a obra : Arte de crear bem os Filhos na idade de Puericia, do padre, português, Alexandre de Gusmão e tentar, dentro do possível, relacionar com a produção de John Locke sobre a educação, especialmente a obra Some Thoughts concerning Education, a partir da análise bibliográfica da tradução que está sendo realizada por Avelino da Rosa Oliveira nos Cadernos de Educação do capítulo 13 em diante. É sabido que a obra de Gusmão foi escrita 8 anos antes da obra “Alguns pensamentos sobre a educação” de Locke, porém tornasse visível e, até mesmo intrigante o consenso nas abordagens dos escritores de como criar os meninos. Ambos falam sobre a educação em geral e instrução, dando destaque à questão da classe social e gênero. O ápice do projeto reflete-se na seguinte problemática: Afinal, o filósofo Locke usou das idéias de Alexandre de Gusmão sem fazer referência ao mesmo ou na época havia um consenso de como criar os meninos? Assim, o presente atua como um micro projeto dentro do macro que está sendo desenvolvido pelos professores Avelino da Rosa Oliveira e Gomercindo Ghiggi, intitulado “ A obra educacional de John Locke: correlações no interior da filosofia lockiana e com outros projetos educacionais do início da modernidade”. Enfim, pretende-se achar nas obras supracitadas, de Alexandre de Gusmão e John Locke, aspectos semelhantes que leve a tese fundamental para desta forma justificar as semelhanças existentes na criação de meninos, tanto na obra supracitada de Gusmão quanto na de Locke.


CURURU: ATOR POLÍTICO OU POLÍTICO ATOR?

Autor(es): KOSBY,Marília Flôor; MADEIRA, Júlio César
Apresentador: JÚLIO CÉSAR MADEIRA
Orientador: Vera Lúcia dos Santos Schwarz
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Sociologia e Política
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Analisando o pleito eleitoral, do ano de 2004, diversos pontos foram levantados, muitos fatos marcantes e questões inerentes às próprias eleições. Tendo em vista uma eleição com um número expressivo de candidatos a vereadores – 230 ao todo - alguns deles obtiveram grande êxito no processo. Dentre eles, destacamos, José Sizenando ( PP ), com a obtenção da maior votação para a câmara de vereadores da cidade de Pelotas, atingindo a marca de 8462 votos e o caso que será melhor esmiuçado neste trabalho o do também vereador eleito Cláudio Insaurriaga ( PFL ), mas conhecido pelo apelido de Cururu, o qual obteve 4643 votos para se eleger. Visivelmente diferenciado, estética e retoricamente, em relação aos outros candidatos, Cururu não poderia ser negligenciado das análises políticas realizadas por especialistas, no município de Pelotas. Com isso, no intuito de aprofundar a análise, lança-se mão do estudo bibliográfico referente às teorias do comportamento eleitoral. No caso da eleição de Cururu, podemos identificar aspectos de comportamento eleitoral analisados tanto pela teoria psicológica quanto pela teoria sociológica Na ausência de dados mais concretos e melhor detalhados que explanem os grupos sociais específicos, os quais representem o eleitorado do referido candidato, torna-se, nessa ocasião, inviável a análise psicológica da decisão do voto, visto que o enunciado básico dessa teoria afirma que indivíduos semelhantes no ponto de vista social e de atitudes tendem a ter comportamentos semelhantes, votarem na mesma direção, independentemente dos contextos históricos – o comportamento político dos indivíduos são frutos do ambiente social onde ocorre a formação das atitudes, num processo chamado socialização política. Além disso, a unidade de análise dessa teoria é o indivíduo, o que acarreta em conclusões pouco abrangentes. Para tanto, teriam de ser feitas entrevistas mais minuciosas com os indivíduos inseridos no universo onde o candidato obteve maior votação.


DEMISSÃO (TURNOVER) NOS HOSPITAIS E HOTÉIS DE PELOTAS - RS

Autor(es): BANDEIRA, Letícia de Magalhães; ANTUNES, Ana Paula; COUTINHO, Laura Amaral; LESSA, Eloísa Elena Rodrigues; PACHECO, Marcelo Marcatto; PINTO, Rodrigo Serpa
Apresentador: Letícia de Magalhães Bandeira
Orientador: Rodrigo Serpa Pinto
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Administração e Turismo
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


DESENVOLVIMENTO E GERAÇÃO DE EMPREGO NO DISCURSO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL EM RIO GRANDE-RS: FUNDAMENTOS PARA UMA CRÍTICA DA IDEOLOGIA

Autor(es): QUADROS, Milena Silvester
Apresentador: Milena Silvester Quadros
Orientador: Francisco Eduardo Beckenkamp Vargas
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Instituto de sociologia e política
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


DIÁLOGO TEÓRICO EM UM GRUPO COLABORATIVO: BENEFÍCIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autor(es): PORCIÚNCULA, Fabiane; DAMIANI, Magda
Apresentador: Fabiane Andrades da Porciúncula
Orientador: Magda Floriana Damiani
Instituição/Departamento: UFPEL/FAE
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


DISCIPLINAMENTO DO SER: MESCLANDO UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA COM ANÁLISES ACERCA DE PRÁTICAS DE REGULAÇÃO COMPORTAMENTAL INSTITUCIONAIS PELOTENSES

Autor(es): ANJOS, Priscila G., GHIGGI, G.
Apresentador: Priscila Garcia dos Anjos
Orientador: Gomercindo Ghiggi
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


DOCÊNCIA LEIGA: HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS

Autor(es): MANKE, Lisiane Sias
Apresentador: Lisiane Sias Manke
Orientador: Eliane Teresinha Peres
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPREENDENDO SUAS IDENTIDADES

Autor(es): XAVIER, Roberta dos Santos
Apresentador: Roberta dos Santos Xavier
Orientador: Marcia Ondina Vieira Ferreira
Instituição/Departamento: Faculdade de Educação/UFPel/Departamento de Ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A GESTÃO DO LIXO NO ESPAÇO RURAL - EAGLER

Autor(es): FINATTO, Roberto Antônio; SALAMONI, Giancarla; CUNHA, Ana Paula de Araújo; COSTA, Adão José Vital da; PANIS, Marcelo; ALEXIS, Anderson Andrade; BARCELLOS, Daurea da Costa
Apresentador: Roberto Antônio Finatto
Orientador: Giancarla Salamoni
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Geografia e Economia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Este projeto é uma proposta de trabalho interdisciplinar que tem por finalidade desenvolver atividades de pesquisa e extensão, visando por meio da coleta de dados, elaborar um diagnóstico da problemática atual referente às questões de destinação do lixo no espaço rural, com o intuito de desenvolver posteriormente atividades de extensão, que promovam a conscientização da comunidade local. O projeto tem por objetivos melhorar as relações entre sociedade e ambiente, de modo integrado e sustentável; promover, por meio de ensino formal e informal, a conscientização sobre a questão do lixo no espaço rural; difundir a idéia sustentável de que o lixo é fonte de renda e economia da natureza; organizar campanhas comunitárias de redução, reciclagem e reutilização de lixo; e permitir que as pessoas se tornem cidadãos informados e produtivos do mundo moderno. Desse modo, a educação ambiental apresenta-se como o despertar de uma nova consciência solidária, um desejo de cooperar para uma melhor qualidade ambiental do planeta, que se materializa a partir das relações locais. A fim de viabilizar o desenvolvimento das atividades propostas, procedeu-se a seguinte sistematização: inicialmente, foi escolhida a comunidade da Colônia Maciel – Distrito de Rincão da Cruz – Pelotas – RS, como lócus para a construção do conhecimento e das estratégias de ação acerca de um problema específico – o lixo em áreas rurais. Para tanto, a participação da escola municipal Giuseppe Garibaldi permitiu que se elaborasse um diagnóstico dos problemas associados à questão do lixo, tanto para as pesquisas dos impactos ambientais quanto os relacionados à saúde humana. Como etapa seguinte, as informações teórico-metodológicas coletadas nos resultados da pesquisa foram organizadas no formato de banners, os quais compõem a proposta do projeto itinerante a ser implementado junto às escolas localizadas na zona rural.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: O CASO DO PROJETO “PATRULHA AMBIENTAL” DA ESCOLA MUNICIPAL ENSINO FUNDAMENTAL DR. BRUM AZEREDO – PELOTAS – RS

Autor(es): SILVA, Maria Angélica; PITANA, Sandro; NOAL, Rosa Elena
Apresentador: Maria Angélica Arocha da Silva
Orientador: Sandro Pitana
Instituição/Departamento: UFPEL/faculdade de educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBIENTE URBANO: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): LUZZARDI, Luciana do Espírito Santo; CONCEIÇÃO, Daniela; LUZZARDI, Roberta do Espírito Santo; MILECH, Adriana Teixeira.
Apresentador: Luciana do Espírito Santo Luzzardi
Orientador: Tânia Beatriz Gamboa Araújo Morselli
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Solos
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Atualmente os habitantes das cidades estão enfrentando grandes transtornos causados pela degradação ambiental. Muitas vezes essa degradação é provocada pela omissão dos órgãos públicos, contudo em outras tantas vezes são pela falta de tomada de consciência da população e não somente pela falta de informações. Com intuito de minimizar os impactos ambientais causados diretamente e indiretamente pela comunidade do bairro Fragata, desenvolveu-se um projeto de educação ambiental, no ano de 2004, que atendesse os alunos do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal do bairro. O objetivo almejado pelo projeto era o de levar os alunos a compreenderem e a terem consciência das conseqüências de seus atos para com o meio ambiente e à sociedade; educá-los e orientá-los a exigir de forma consciente dos órgãos públicos, ações preventivas e corretivas que minimizassem os impactos ambientais; e, principalmente, que esses alunos se tornassem agentes multiplicadores em defesa do meio ambiente. Para desenvolver o projeto primeiramente realizou-se uma avaliação diagnóstica para saber o quanto de informações os alunos tinham a respeito sobre degradação ambiental e quais os problemas ambientais que ocorriam nos bairros. Os educandos listaram informações muitas vezes distantes de suas realidades, como a derrubada da floresta Amazônica; o efeito estufa; entre outros. Foi realizada uma saída a campo, onde os alunos puderam observar os impactos ambientais provocados pelos cidadãos de forma direta e não direta. Outro resultado importante do projeto foi o reconhecimento e a valorização por parte dos alunos, ao trabalho realizado pelos catadores. Constatou-se que além de conseguirem sobreviver com o dinheiro ganho com a comercialização dos materiais recicláveis coletados, os mesmos ajudam a diminuir a quantidade de lixo a ser destinada no aterro sanitário aumentando assim, seu tempo de vida útil.


EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: DEMAGOGIA NEOLIBERAL

Autor(es): PINTO, Roberta da Silva Pinto
Apresentador: Roberta da Silva Pinto
Orientador: não
Instituição/Departamento: não/não
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A emergência das transformações nos meios de produção, comunicação e relações de mercado têm dirigido a constituição do formato dos sistemas capitalistas a um nível global, em que as políticas econômicas e sociais são fomentadas a fim de permanecer como mecanismos de validação e manutenção da lógica mercantilista. Nas políticas educacionais o discurso neoliberal tem ocupado uma posição de destaque nos espaços oficiais e também nos espaços de formação de opinião pública. A partir desta constatação, este estudo tem por objetivo trazer uma reflexão sobre as propostas apresentadas à educação na perspectiva neoliberal e suas implicações nas relações sociais e trabalhistas, bem como as implementações, que encaminham a incorporação deste sistema. É um estudo bibliográfico que constituiu-se de uma revisão do que vem sendo escrito e politizado acerca do conceito neoliberal, globalização, trabalho e educação. Para isso alguns autores embasaram este estudo como: Offe (1991), Santos (2002), Silva (1994), Hard & Negri (2004), Focault (1984), Cunha (1995) entre outros.


ENCANTAMENTO NEGRO:A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA POR INTERMÉDIO DA DANÇA, NA ONG ODARA

Autor(es): AVILA, Carla Silva de
Apresentador: Carla Silva de Ávila
Orientador: Flávia Maria da Silva Rieth
Instituição/Departamento: UFPel/História e Antropologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Resquícios da escravidão na história do Brasil, deixaram um legado de inferioridade e discriminação da etnia negra, dificultando a inserção no mercado de trabalho, ao convívio social e sua auto-definição como negros. Assim, este trabalho tem como objetivo observar o processo de construção da Identidade Negra no centro de Ação Social e Educacional Odara, verificando a trajetória social dos integrantes e as relações existentes no grupo. O Odara existe há 5(cinco) anos e se utiliza da dança como a forma de trabalhar a temática das relações raciais. A realização desta pesquisa deu-se pela observação participante nos ensaios e oficinas, percebendo o grupo como espaço de formação que trabalha a problemática do negro através de uma analogia entre a expressão corporal, o sentimento e a realidade social: “foi no Odara que comecei a ter contato com minha negritude”. Esta relação se dá pelo envolvimento com a família, através de laços afetivos, onde participam desde pais, mães, irmãos, tios, amigos que constituem a família Odara, segundo a mãe de um odaresco:“Eu entendo o Odara como uma família, ajuda a crescer moralmente, não só no grupo mas na vida... temos um laço de amizade.”.O diferencial do Odara esta em efetuar essas relações entre negro.dança e sociedade: ”A dança-afro tem uma visão política mais pé no chão, coloca-se todos os sentimentos na dança e nas coreografias” Não obstante, o Odara transforma os estereótipos negativos socialmente construídos em belo,.por intermédio da linguagem da dança. Trata a construção da identidade negra não só pelas características fenótipas de raça mas como um posicionamento político.


ENSINO A DISTANCIA

Autor(es): VELEDA, Gabriele Granada; CORREA, Roberta de Lima; DANDOLINI, Gertrudes Aparecida
Apresentador: Gabriele Granada Veleda
Orientador: Gertrudes Aparecida Dandolini
Instituição/Departamento: UFPEL/DME
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O Ensino a Distância é uma modalidade de ensino que tem como principal característica o distanciamento físico e temporal entre o professor e o aluno. Até o surgimento e a popularização do rádio e da televisão, os cursos por correspondência eram os mais utilizados, tendo início no século XV com a invenção da imprensa. Essa descoberta possibilitou a reprodução de textos e caracterizou o primeiro método de ensino a distância, que teve início na Europa. Pelo rádio foi possível transmitir informações em áudio reproduzindo a parte sonora de uma aula; com a televisão foi possível juntar ao som a imagem, ajudando o aluno a se sentir num ambiente de sala de aula. Mas a tecnologia que proporciona a maior integração professor-aluno, é o conjunto computador e telecomunicações, pois essa junção disponibiliza as informações para qualquer lugar do mundo, podendo ser acessadas a qualquer hora e local. Essa facilidade virtual ampliou o espaço do ensino a distância, que se da através de sites e correspondências eletrônicas, muitas vezes quase que instantâneas, em tempo real. Percebe-se o tempo em que este ensino vem evoluindo de acordo com as tecnologias de cada época. Pensando em atualidade, com grande importância, temos a internet, que começa a vigorar por volta de 1983, fazendo uma ligação rápida entre aluno-professor, ou seja, agiliza a comunicação, faz com que o aluno estimule-se e troque informações em um tempo menor do que, por exemplo, um material que lhe é enviado via correio. As pessoas procuram um curso à distância devido a grande vantagem oferecida, que é a flexibilidade de hora e local de estudo. A importância do professor é a mesma existente num curso presencial, o educador não é responsável por transmitir conhecimento, mas sim orientar o educando para que ele sozinho possa (re)construí-lo. Portanto, o ensino a distância não é um ensino no qual irá substituir o ensino presencial e sim um outro método de ensino que vem se adaptando as exigências de nossa sociedade.


ENTRE ESPAÇO PRIVADO DE DOMÍNIO PÚBLICO E PROPRIEDADE PÚBLICA PRIVATIZADA: EVOLUÇÕES DO CONCEITO DE ESPAÇO NA HISTÓRIA DO MERCADO CENTRAL DE PELOTAS (RS)

Autor(es): BRUNO, Guilherme Rodrigues
Apresentador: Guilherme Rodrigues Bruno
Orientador: Profª. Drª. Arqta. Urbta. Ester Judite Bendjouya G
Instituição/Departamento: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAUrb/UFPel/Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho visa estruturar um modelo de análise histórica a partir dos elementos multidisciplinares propostos pela corrente historiográfica denominada Nova História Cultural, tendo como objeto de estudos a micro-história de um artefato arquitetônico ícone de Pelotas – o Mercado Central da cidade – tomando-o enquanto arquétipo das relações de poder político, econômico e cultural que influenciaram a evolução urbana local, do século XIX aos dias atuais. O objetivo geral é aplicar à história do prédio e seu entorno uma metodologia que incremente a análise dos aspectos simbólicos do processo de evolução urbana, explorando os respectivos recursos tecnológicos disponíveis para tal. O produto final será um conjunto de cinco modelos computacionais parametrizáveis, referentes às datas nas quais o prédio passou por intervenções arquitetônicas significativas – 1846 (projeto original), 1911 (acréscimo dos torreões e estruturas metálicas), 1948 (proposta de criação do Centro Administrativo sobre a estrutura existente), 1969 (incêndio e reconstrução do prédio) e 1994 (última reforma) – que prestarão apoio à pesquisa histórica, ilustrando e demonstrando os argumentos através da experimentação interativa dos ambientes em estudo; e uma correspondente série de análises dos aspectos simbólicos e topoceptivos identificados na evolução das características arquitetônicos e sociológicos do prédio ao longo do tempo. Com esta metodologia pretende-se avaliar a evolução dos diferentes níveis de apropriação, domínio e controle do espaço, e sua relação com o contexto sócio-político e econômico em cada época. Na conclusão, o trabalho oferecerá uma base de dados com a qual o pesquisador poderá verificar, em um exemplo local, a confirmação da tese do arquiteto Marcelo PUPPI, onde o autor propõe a pesquisa da nova história cultural do século XIX como caminho para a redescoberta da dimensão imaginária da arquitetura, em contraponto à banalidade estética mercadológica, dos dias atuais.


ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS: O PAPEL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NA ECONOMIA DOS MUNICÍPIOS DO EXTREMO SUL GAÚCHO

Autor(es): BECKER, Cláudio; CALDAS, Nádia Velleda; SILVA, Fernanda Novo da; WAGNER, Lucas Oberti; WESZ, Jonas; SANES, Fernanda San Martins; WESZ JR, Valdemar João, SACCO DOS ANJOS, Flávio
Apresentador: Cláudio Becker
Orientador: Flávio Sacco dos Anjos
Instituição/Departamento: UFPel/DCSA
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


ESTADO E SEGURANÇA ALIMENTAR: A EXPERIÊNCIA RECENTE DOS CONSADS NO SUL DO BRASIL

Autor(es): CALDAS, Nádia Velleda ; WAGNER, Lucas Oberti ; BECKER, Cláudio ; SANES, Fernanda San Martins ; WESZ, Jonas ; WESZ Jr, Valdemar João ; SILVA, Fernanda Novo da ; SACCO DOS ANJOS, Flávio
Apresentador: Nádia Velleda Caldas
Orientador: Flávio Sacco dos Anjos
Instituição/Departamento: UFPel/DCSA
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Trata-se de um trabalho que aborda a experiência recente dos Consórcios de Desenvolvimento Local e Segurança Alimentar (CONSADs) implantados na Região Sul do Brasil, à luz de pesquisa desenvolvida sob os auspícios de convênio firmado entre a FAO ONU e o governo brasileiro, representado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS). A pesquisa compreendeu a montagem de uma metodologia de referência destinada a identificar, caracterizar e classificar, em ordem de prioridade para o Programa Fome Zero, projetos intermunicipais de desenvolvimento (PIDs) no contexto dos CONSADs investigados dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O estudo converge no entendimento de que o CONSAD consiste em uma nova institucionalidade capaz de induzir a proposição de instrumentos para combater a fome e a insegurança alimentar. Entrementes, com base nos dados da pesquisa, há importantes obstáculos a suplantar, entre os quais, o próprio desenho institucional e o recorte geográfico do CONSAD, assim como o viés agrarista dos projetos de desenvolvimento, o excessivo protagonismo dos poderes públicos e as incompreensões em torno ao conceito de segurança alimentar por parte dos atores sociais envolvidos. Tais considerações formam parte das conclusões principais de uma pesquisa que envolveu a realização de 267 entrevistas, distribuídas num total de 61 municipalidades, as quais tiveram como interlocutores um conjunto extremamente diversificado de atores sociais da esfera pública e privada, que direta ou indiretamente acham-se vinculados aos CONSADs da Região Sul do Brasil.


ESTATUTO DE DEFESA DO TORCEDOR: UM DIÁLOGO COM O FUTEBOL PELOTENSE

Autor(es): KNUTH, Alan Goularte; JAHNECKA, Luciano; TAVARES, Ricardo Prestes
Apresentador: Alan Goularte Knuth
Orientador: Luiz Carlos Rigo
Instituição/Departamento: UFPel/Ginástica e Saúde
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ETNIA NEGRA E CARNAVAL

Autor(es): SANTOS; Marcele Victória dos; PAULA, Débora Clasen de;TAVARES, Viviani dos Santos; MARCELLO, Juliana; OLIVEIRA,Fernanda; MEGGIATO, Caroline; GILL, Lorena; LONER, Beatriz.
Apresentador: Marcele Victória dos Santos
Orientador: Beatriz Ana Loner
Instituição/Departamento: EFPel/História e Antropologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O desenvolvimento da indústria charqueadora no século XIX, trouxe a cidade de Pelotas um grande número de trabalhadores escravizados. Com a abolição da escravatura, a comunidade negra buscou a integração social, porém, a sociedade pelotense mostrava-se preconceituosa e discriminadora, com relação a esta etnia. Assim, nas primeiras décadas do século XX parte da comunidade negra pelotense empenhou-se na constituição de ambientes de sociabilidade e recreação. Nos anos 20 e 30 do século XX, começaram a ter predominância dois tipos de associações: as carnavalescas e aquelas de futebol. Os clubes carnavalescos negros da cidade foram em número de cinco e sobre eles incide a pesquisa "Clubes Carnavalescos Negros", projeto financiado pelo CNPq e coordenado pela professora Beatriz Ana Loner. Os clubes carnavalescos negros criados nesse período aglutinavam famílias negras servindo para socialização dos novos integrantes. A organização dos clubes, o cotidiano, perfil de sócios, atividades e a participação no carnaval foram buscadas através de entrevistas com antigos sócios, utilizando métodos de história oral, pesquisa em documentos dos clubes e nos jornais "Opinião Pública", "Folha do Povo", e Alvorada"; este ultimo fundamental por ter sido fundado por um grupo negro e dirigir-se à camadas mais populares. O objetivo do projeto é recuperar, através de pesquisa em atas, jornais e depoimentos, um pouco da história destes clubes, especialmente em termos de suas atividades, festas e promoções, bem como as relações internas, com a comunidade negra da região.


EXPERIMENTAÇÕES CORPORAIS/CULTURAIS NA UNIVERSIDADE: REPENSANDO A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autor(es): Santos, Leontine Lima; Theil, Larissa Zanetti; Martins, Marcela Amaral; Moreira, Marceli Coelho; Pires, Micheli Ott; Lemons, Nídia Caldas; Aguiar, Patrícia da Costa.
Apresentador: Leontine Lima dos Santos
Orientador: Eliane Ribeiro Pardo
Instituição/Departamento: ESEF/UFPel/Ginastica e Saude
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Experimentar ou fazer arte não é algo simples, é uma questão de envolvimento, de sentimento. E sentir a arte está de fato nas entranhas de cada um que está disposto a sentir, a experimentar, que emerge da semelhança com cores, texturas, relevos, esculturas, caricaturas, toques e expressões. Tal sentimento se mostra mais claro, quando se percebe dentro de si o gosto pelo inusitado. Neste contexto - que se tem à arte como fio condutor -, é que surge a proposta do Grupo Experimental, com raízes na dança contemporânea, no sapateado e em performances teatrais, a partir de idéias e pensamentos que dizem respeito a nossa realidade em um contexto social e cultural de nossa cidade e da vida acadêmica. Também é caracterizado pela diversidade de experiências corporais de seus componentes - artísticas ou atléticas - tornando-se assim um grupo heterogêneo que toma como base a técnica da Mímeses Corpórea, utilizada pelo grupo teatral do LUME da UNICAMP. O Grupo Experimental vem se constituindo em uma das frentes do Projeto CHIBARRO Mix Cultural, financiado pelo Cultura Viva - Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - do Ministério da Cultura, um projeto de caráter amplo que tem por objetivo fomentar, sociabilizar, publicizar práticas cultuais excluídas das grandes mídias. Obtivemos formação a partir de oficinas, conferências, debates, entre outros, oferecidos pela frente "Formação/Capacitação" presente tanto no Projeto CHIBARRO Mix Cultural quanto no Programa Círculos Culturais de Lazer, Saúde e Educação, financiado pelo PROEXT 2003 e 2004 da SESU/MEC. Esses projetos objetivam oferecer a seus participantes uma formação voltada à intervenção sociocultural fazendo uso de recursos oriundos da linguagem corporal em sua diversidade manifestada na música, na dança, no teatro, nos esportes, etc. A partir do momento que aceitamos o convite a experimentar as linguagens corporais diversas, passamos a refletir sobre nosso papel no mundo, seja como indivíduos, seja como futuros educadores do corpo, explorando a expressão e a criação para a mediação entre gesto e pensamento, a fim de extrapolar nossa formação formalizada, conceitual e científica, levando-nos a rupturas na maneira de pensarmos nossa formação universitária.


FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autor(es): SILVA, Lisiane Costa da Silva
Apresentador: Lisiane Costa da Silva
Orientador: Cátia Fernades Carvalho
Instituição/Departamento: UFPel/
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Atualmente diferente do objetivo de melhor qualidade de vida que se tinha no Período Higienista, hoje a Educação Física Escolar tem forte relação com os desportos sendo seus conteúdos normatizados e padronizados, em que o jogo é realizado por meio de suas regras e espaços apropriados esta influência surge através da relação principalmente da mídia, onde as aulas de Educação Física passaram a ser uma reprodução do esporte rendimento que se intensifica com Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, etc. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais diz que é fundamental que se faça uma clara distinção entre os objetivos da Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta profissionais, embora sejam uma fonte de informações não podem transformar-se em meta a ser almejada pela escola, como se fossem fins de si mesmos. Assim Educação Física Escolar que deveria ser um espaço experiências de movimento, capacitando o aluno a integra-se socialmente, desenvolver seus domínios cognitivos, capacidade psicomotora, tendo seus objetivos descaracterizados. O que se espera é as ações pedagógicas sejam coerentes com o pensamento pedagógico, de alguma não se pretende eliminar o desporto das escolas, mas não se pode concordar treinamento desportivo como parte integrante de um currículo escolar semestral, esses debates devem ser altamente esclarecidos e mais próximos da realidade de cada professor da rede, mas a formação de professores é uma preocupação já relatada neste artigo, o que prejudica o conceito da Educação Física perante a sociedade, onde muitos dizem que a “atuação desses profissionais é a mais simples o possível e que qualquer um pode fazer largar uma bola no pátio para os alunos e sair do local para conversar”, para mudar esse pré-conceito nós futuros profissionais da área devemos lutar para melhorias do curso de Educação Física.


GEOPROCESSAMENTO E AS CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO

Autor(es): FERREIRA, Jean Samarone Almeida
Apresentador: Jean Samarone Almeida Ferreira
Orientador: Sidney Gonçalves Vieira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Instituto de Ciências Humanas
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


GESTANTES DE ALTO RISCO E FATORES PSICOLÓGICOS

Autor(es): ORES, Liliane da Costa; MORAES, Inácia Gomes da Silva; SILVA, Ricardo Azevedo da; SOUZA, Luciano Dias de Mattos; CURRA, Aline Rezende; DIAS, Michelle de Souza;
Apresentador: Liliane da Costa Ores
Orientador: Inácia Gomes da Silva Moraes
Instituição/Departamento: UCPel/Escola de Psicologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


HENRIQUE CARLOS DE MORAIS (1898 – 1986): UMA BIOGRAFIA CRÍTICA.

Autor(es): REZENDE, Maiquel 1*; FERREIRA, Letícia Mazucchi2 , PEZAT, Paulo Ricardo
Apresentador: MAIQUEL REZENDE
Orientador: MARIA LETICIA MAZZUCCHI FERREIRA
Instituição/Departamento: UFPEL/História e Antropologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


IDENTIFICANDO E VALIDANDO PARÂMETROS PARA AVALIAR UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROJETO PRO-MESON

Autor(es): PIRES, Janice de Freitas
Apresentador: Janice de Freitas Pires
Orientador: Adriane Borda Almeida da Silva
Instituição/Departamento: IFM - UFPEL/DTGC
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O projeto Pro-Meson constitui-se uma experiência de educação à distância (EAD) promovida no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino Superior, do Curso de Especialização em Gráfica Digital, da UFPEL. Como contribuição ao Projeto, buscou-se identificar parâmetros capazes de sistematizar a avaliação desta experiência. Partiu-se do trabalho de Jonassen, 1986, relativo à “aprendizagem significativa”, considerando-se uma abordagem suficientemente ampla para a análise de situações didáticas desenvolvidas também de maneira não-presencial. Esta abordagem atribui à aprendizagem dos sujeitos o ato de reconhecer e resolver problemas, de compreender novos fenômenos e de definir e regular seu próprio processo de aprendizagem. O referido autor identifica tipos de atitudes que pressupõem a caracterização de um momento de “aprendizagem significativa”: ativa, construtiva, reflexiva, complexa, contextual, coloquial, interativa, de motivação e de regulação. Baseando-se no significado que Jonassen atribui a cada uma destas atitudes, passou-se a tratá-las como indicadores de sucesso das situações didáticas promovidas em EAD. A análise foi realizada sobre os registros das interações entre tutoras e alunas, ocorridas de maneira assíncrona e textual, a partir da ferramenta “fórum de discussão”, da plataforma TELEDUC, disponível na UFPEL, e também a partir do uso de ferramentas do ambiente. A autora desta análise participou do experimento, tanto como aluna da disciplina em sua modalidade presencial, como assumindo o papel de tutora na modalidade à distância, fazendo parte da equipe do trabalho de transposição das situações didáticas de uma modalidade para outra. Os fóruns foram delimitados por temas de estudo, de acordo com a organização da disciplina na modalidade presencial. Observando-se as interações, procurou-se detectar a incidência ou não das atitudes referidas. Já nesse estágio, percebe-se a pertinência destes parâmetros de avaliação adotados, pois se encontram manifestações textuais que podem ser relacionadas a expressões de atitudes, tais quais as caracterizadas por Jonassen. Atualmente ampliam-se as avaliações, buscando sistematizar o estudo e propor uma metodologia de avaliação, contribuindo positivamente ao projeto Pro_Meson.


IMAGINÁRIO DAS MÃES-MULHERES QUE SE CORPORIFICAM NA DANÇA DA PROFESSORA NEGRA

Autor(es): SILVEIRA, Raquel Moreira; PERES, Lúcia Maria Vaz
Apresentador: Raquel Moreira Silveira
Orientador: Lúcia Maria Vaz Peres
Instituição/Departamento: Faculdade de Educação/Fundamentos
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


IMAGINÁRIO E CULTURA: NO DESIGN, O "OUTRO LADO DA FORMA"?

Autor(es): MARTINS, Irapuã Pacheco; PERES, Lúcia Maria Vaz
Apresentador: Irapuã Pacheco Martins
Orientador: Lúcia Maria Vaz Peres
Instituição/Departamento: FAE/UFPEL/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


IMPRESSOS ESTUDANTIS: CONTRIBUIÇÕES AOS ESTUDOS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE PELOTAS

Autor(es): SILVA, Daiani Santos da; AMARAL, Giana Lange do
Apresentador: Daiani Santos da Silva
Orientador: Giana Lange do Amaral
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Fundamentos
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


INCLUSÃO DIGITAL ATRAVÉS DO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO

Autor(es): DUARTE, Tereza Cristina Barbosa ; LUCAS, Ana Lúcia Pinho
Apresentador: Tereza Cristina Barbosa Duarte
Orientador: Felipe Etchegaray Heidrich
Instituição/Departamento: Ufpel/Desenho Tecnico e Grafica Computacional
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente estudo descreve uma proposta que está em desenvolvimento e visa uma maior integração dos alunos do ensino médio com recursos de interação via rede digital. Esta interação, partiu da construção de um site específico para a disciplina de Artes Visuais. Este site tem como objetivo criar um espaço colaborativo, onde são demonstrados os trabalhos dos estudantes e é disponibilizado o material de apoio da disciplina. Este espaço também conta com uma ferramenta denominada fórum, que é o principal instrumento de interação entre os participantes. A fase inicial do estudo contou com uma investigação sobre a realidade dos alunos, seus interesses e sua relação com a tecnologia. Para a construção do site, houve coleta de dados relativos ao tema “Perspectiva Cônica”, os quais foram utilizados como material teórico disponibilizado no mesmo. É importante salientar que as referências selecionadas foram trabalhadas previamente em sala de aula, como subsídio para a realização dos exercícios, que posteriormente, fariam parte do site. Em um segundo momento, com o site já em fase de conclusão e disponibilizado na Internet, partiu-se para a realização do experimento com os alunos. Foram então realizadas atividades relativas à utilização do fórum; onde foram agendadas tarefas de pesquisa na internet, sobre o conteúdo abordado no site. Neste momento, todos passaram a comunicar-se e compartilhar opiniões dentro do fórum. Na seqüência do estudo, foi realizada a prática de utilização de correio eletrônico, para questões individuais, caracterizando assim, o atendimento personalizado ao aluno por parte da professora, oportunizando o acesso a mais este recurso. A intenção na realização deste estudo, que ainda está sendo desenvolvido com os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Pelotense, é favorecer a inclusão digital de estudantes de escola pública do turno noturno, através do estudo de artes. Palavras-chave: interatividade, educação, arte.


INFÂNCIA, MUSICALIDADE NA CONSTITUIÇÃO DE UM MENINO NEGRO

Autor(es): Miguel Delmar Rita Dias
Apresentador: Miguel Delmar Rita Dias
Orientador: Prof. Dr. Márcio Xavier Bonorino Figueiredo
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Ensino - FaE
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este artigo investiga como se constitui a infância, do musico Pelotense Nelson Prestes. A pesquisa se utilizou de uma metodologia de cunho qualitativo - história oral, através de entrevistas, leituras de reportagens de jornais de diferentes épocas e por fim, estabelecemos relações com questões referentes ao negro na educação. Percebeu-se ao longo da pesquisa que o contexto da casa do entrevistado, a cultural musical familiar, a presnça dos amigos, a participação nos carnavais de rua, ter integrado grupos musicais e a participação em festivais de musica popular, tendo como, exemplo, o Festival de musica Samba Jovem ocorrido no final da decáda de 1960. O compositor relatou que o processo de aprendizagem musical se deu através de interações com outros musicos que participavam de um espaço de cumplicidade comum a todos de forma a promover conhecimentos do interesse de todos os integrantes daquela comunidade. Havia um processo de educação informal onde o conhecimento musical era transmitido através da oralidade de uma geração para outra. A casa de Nelson era um espaço de cumplicidades e a musica por sua vez era mediadora de manifestações culturais diversas onde se encontravam diversos grupos musicais, etnicos de diferentes classes sociais. Podemos dizer que Nelson Prestes é resultante de um processo da musicalidade que foi se constituindo desde a sua infância através da cumplicidade de muitos atores.


INFORMÁTICA E ENSINO DE PROJETO: AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UCPEL

Autor(es): ROCHA, Eduardo
Apresentador: Eduardo Rocha
Orientador: Maria Manuela Alves Garcia
Instituição/Departamento: UFPEL/Didática
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


INFORMÁTICA E TERCEIRA IDADE: UMA NOVA PERSPECTIVA

Autor(es): SCHWARTZ, Losane Hartwig; FERREIRA, Jean Samarone Almeida
Apresentador: Losane Hartwig Schwartz
Orientador: Luiz Antônio Moro Palazzo
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Infomática
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


INVESTIGAÇÃO DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UMA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À TEORIA DA RELATIVIDADE.

Autor(es): FIRPO, Mári Ândrea Feldman; AYALA FILHO, Álvaro Leonardi
Apresentador: Mári Ândrea Feldman Firpo
Orientador: Álvaro Leonardi Ayala Filho
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Física
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Neste trabalho exploratório, investigamos os obstáculos epistemológicos ao aprendizado em uma disciplina de introdução à Teoria da Relatividade Restrita (TRR) de Einstein. A partir de um universo de vinte questões respondidas por 13 alunos da disciplina “Introdução a Relatividade” do sétimo semestre do curso de licenciatura em Física da UFPel, fizemos uma análise das respostas dadas a quatro questões, referentes aos conteúdos de dilatação do tempo, contração das distâncias e relatividade da simultaneidade. Como referencial teórico, tomamos a noção de Perfil Conceitual. Nesta perspectiva, procuramos explicitar os conceitos utilizados em cada resposta e verificar se estes pertenciam à zona conceitual referente à Mecânica Newtoniana ou à TRR. Os resultados, ainda que preliminares, indicam a dificuldade dos alunos em diferenciar a descrição dos fenômenos físicos a partir de distintos referencias e de articular o Princípio da Relatividade. Neste sentido, essa investigação aponta para a necessidade de desenvolver estratégias de ensino que promovam a diferenciação dos conceitos Newtonianos e Relativísticos e a compreensão do Princípio da Relatividade.


JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS-ASPECTOS SOCIAIS E JURÍDICOS DA LEI 9.099/95

Autor(es): PEREIRA, André Luiz Bermudez; GRASSI, Carolina Hernandes; LAMAISON, Michele do Carmo; PIRES, Wagner Pereira; ROSSINI, Lauren Webber; SILVA, Sabrina Oliveira da.
Apresentador: André Luiz Bermudez Pereira
Orientador: Inezita Silveira da Costa
Instituição/Departamento: Faculdade de Direito UFPEL/Segundo departamento
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


LIVRO DIDÁTICO X LIVRO DE LITERATURA: PROMOÇÃO DA LEITURA NAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PELOTAS/RS 1987-2003

Autor(es): GONÇALVES, Renata Braz; PERES, Eliane
Apresentador: Renata Braz Gonçalves
Orientador: Eliane Peres
Instituição/Departamento: UFPEL/FAE
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho é resultado parcial da pesquisa que está sendo realizada no Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Pelotas, e tem por objetivo apresentar as ações relacionadas à leitura desenvolvidas na rede pública municipal de ensino de Pelotas, no final do século XX. A metodologia adotada para pesquisa é a análise documental de projetos e relatórios emitidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e documentos emitidos por algumas escolas da rede pública municipal de ensino. Como fontes para essa pesquisa foram utilizados as atas de reuniões, os projetos e relatórios das escolas e os relatórios anuais da SME, os quais foram localizados em arquivos inativos desta Secretaria, totalizando 95 documentos (80 produzidos pelas escolas e 15 produzidos pela SME). Como resultados, pode-se perceber que, apesar de não ter existido uma política sistematizada de incentivo à leitura por parte da SME, existiram ações isoladas que demonstraram interesse em promover a leitura, apesar das dificuldades enfrentadas pelas bibliotecas das escolas. Percebeu-se também, que nos relatórios das bibliotecas escolares existiu uma ênfase maior em promover atividades relacionadas ao livro didático do que a atividades de promoção da leitura literária. Ficando evidente a falta de formação específica dos professores para atuarem com a promoção da leitura e em bibliotecas escolares. A análise desses resultados proporcionou constatar que é urgente a necessidade de discutir com mais profundidade, no âmbito da rede pública municipal de educação de Pelotas, o papel da leitura e da biblioteca no contexto escolar.


LOCKE E A EDUCAÇÃO: CORRELAÇÕES COM A TEORIA DO CONHECIMENTO, DA POLÍTICA E DA TOLERÂNCIA

Autor(es): CANIELLES, Ariela dos Santos
Apresentador: Ariela dos Santos Canielles
Orientador: Avelino da Rosa Oliveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O trabalho pretende apresentar a pesquisa “A Obra Educacional de John Locke: correlações no interior da filosofia lockiana e com outros projetos educacionais do inicio da modernidade”, desenvolvida no Grupo de Pesquisas “Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS)” da Universidade Federal de Pelotas. O principal objetivo é localizar e analisar correspondências teóricas entre posições defendidas na obra educacional de Locke (Some Thoughts concerning Education) e as convicções do autor na área do conhecimento humano, da política e da convivência religiosa, contidas em suas obras: “Carta acerca da tolerância; Segundo tratado sobre o governo; Ensaio acerca do entendimento humano”. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho é a pesquisa bibliográfica, partindo de uma análise detalhada da obra educacional e, a partir desta, identificando as posições do autor e relacionando-as com as tomadas nas demais obras. Serão utilizados textos de comentadores como bibliografia de apoio. A investigação será constantemente discutida de forma coletiva no FEPráxiS. Para que possamos entender os posicionamentos do autor, já foi desenvolvido o estudo da vida e da obra de Locke, a caracterização do período histórico em que viveu e, atualmente, estamos realizando a análise da obra educacional. Devido a pesquisa se encontrar em fase inicial, não obtivemos resultados comparativos com as demais obras filosóficas, no entanto já temos como resultados parciais, observações sobre alguns posicionamentos do autor acerca da aquisição do conhecimento, da formação e atuação dos indivíduos na sociedade e seu pensamento liberal.


LOTEAMENTO BELO HORIZONTE: TRABALHO INFORMAL E MORADIA PRECÁRIA

Autor(es): SEVERO, Ricardo Gonçalves
Apresentador: Ricardo Gonçalves Severo
Orientador: Paulo Pereira Cava
Instituição/Departamento: Instituto de Sociologia e Política - UFPEL/Departamento de Sociologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


LOTEAMENTO BELO HORIZONTE: TRABALHO INFORMAL E MORADIA PRECÁRIA

Autor(es): Severo, Ricardo Gonçalves
Apresentador: Ricardo Gonçalves Severo
Orientador: Paulo Pereira Cava
Instituição/Departamento: Instituto de Sociologia e Política - UFPEL/Departamento de Sociologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a situação objetiva das famílias residentes no Loteamento Belo Horizonte, mais especificamente suas condições de moradia, onde foi observada a auto-construção como forma dominante de solução do problema residencial. Segundo a perspectiva teórica deste trabalho, isto é um indicativo de super-exploração da força-de-trabalho através do dispêndio extra de tempo de trabalho não remunerado, necessário à satisfação de uma necessidade básica. O Loteamento Belo Horizonte localiza-se em área privada, no prosseguimento da Avenida Bento Gonçalves, ao lado do condomínio residencial Village Center, no início do Bairro Navegantes, contando com aproximadamente 90 residências, que em sua grande maioria é feita de materiais improvisados ou inadequados para a construção de moradias. A hipótese deste trabalho é de que esta forma de ocupação dentro do espaço urbano é possibilitada pela falta de condições objetivas para a aquisição de melhores formas de moradia, e é causada pelos baixos rendimentos das famílias, conseqüência direta das formas de trabalho realizadas pelos moradores deste loteamento. Eles se inserem no mercado de trabalho através do trabalho informal e precário, como catadores, charreteiros, biscateiros, por exemplo, e que não encontram dentro de um mercado de trabalho cada vez mais reduzido, melhores remunerações. Assim, alguns fatores como a exploração do trabalho ao qual estão submetidos, mais a falta ou precariedade de serviços públicos que deveriam ser dispostos pelo Estado, o que denomina-se espoliação urbana, significando a carência de serviços de consumo coletivos, mais o restrito acesso a bens imóveis, necessários à reprodução da classe trabalhadora, acabam por tornar a condição de vida destes trabalhadores cada vez mais miserável.


MARKETING PARA TERCEIRA IDADE: UMA TENDÊNCIA MILIONÁRIA

Autor(es): NEVES, Márcia Patrícia; MATTOS, Matheus Mattos; SANTOS, Elaine Garcia; BONAT, Valéria Krolow
Apresentador: Márcia Patrícia Silva das Neves
Orientador: Elaine Garcia dos Santos
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Administração e Turismo
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


MEMÓRIA DAS TELECOMUNICAÇÕES EM PELOTAS ATRAVÉS DOS RELATOS ORAIS

Autor(es): SPALLONE, Luiz Leonardo Langlois1*; FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi2
Apresentador: Luiz Leonardo Langlois Spallone
Orientador: MARIA LETICIA MAZZUCCHI FERREIRA
Instituição/Departamento: UFPEL/História e Antropologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


MEMÓRIAS DA CIDADE: PELOTAS ATRAVÉS DA VOZ DE SEUS MORADORES.

Autor(es): VARGAS, Mariluci C.; SEGUNDO, Mário Augusto C. S.; LONER, Beatriz Ana; GILL, Lorena A.
Apresentador: Mariluci Cardoso de Vargas
Orientador: Lorena Almeida Gill
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de História e Antropologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


MEMÓRIAS DA CIDADE: PELOTAS ATRAVÉS DA VOZ DE SEUS MORADORES.

Autor(es): VARGAS, Mariluci C.; SEGUNDO, Mário Augusto C. S.; LONER, Beatriz Ana; GILL, Lorena A.
Apresentador: Mariluci Cardoso de Vargas
Orientador: Lorena Almeida Gill
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de História e Antropologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
O projeto “Memórias da Cidade: Pelotas através da voz de seus moradores” parte do pressuposto de que o século XX, recém encerrado, foi uma época de profundas transformações. As pessoas que o viveram presenciaram grandes mudanças, ao longo de suas vidas, de sorte que, em uma retrospectiva, várias delas poderiam dizer que nunca imaginariam em sua juventude, tudo o que lhes sucederia posteriormente. Esses momentos de aceleração das transformações no cotidiano são poucos na história do mundo e deve-se preservar testemunhos a seu respeito. A pesquisa busca exatamente captar as experiências de homens e mulheres que viveram neste tempo, em uma cidade interiorana, mas importante do Brasil, visando apreender seu olhar, suas reações, sua participação frente a todas essas mudanças. Assim, esse trabalho, muito mais do que apenas coletar depoimentos, pretende dar corpo a idéia de montagem de um centro especializado em Memória, que possa alavancar novas pesquisas, reunir acervos do Núcleo de Documentação Histórica (NDH / UFPel) e de outros órgãos, treinando estudantes na prática e na construção da História, através dos novos meios proporcionados pelo uso da informática. Para a execução da pesquisa estamos utilizando a História Oral de Vida, que tem como marca ser muito mais subjetiva. Nas entrevistas, as perguntas levam em conta uma espécie de periodização de vida, como a infância, a adolescência, o trabalho, a maturidade e assim por diante. Esse tipo de depoimento tem um caráter bastante subjetivo, uma vez que diz respeito diretamente às vivências individuais. Para cada um dos depoimentos está sendo preparado um roteiro personalizado de perguntas, baseado em um conhecimento prévio do depoente. As entrevistas são realizadas no local em que o depoente se sente mais confortável, havendo na maioria das vezes mais de um encontro.


METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS DE PRODUTOS PARA EXPORTAÇÃO: ANÁLISE DE EMBALAGENS UTILIZADAS ATUALMENTE PELAS INDÚSTRIAS DE PESCADOS, SEDIADAS NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE, QUANTO A SUA ADEQUAÇÃO AO MERCADO ALVO E PROPOSTA DE NOVA EMBALAGEM.

Autor(es): COSTA, Cristiane Simões Netto
Apresentador: Cristiane Simões Netto Costa
Orientador: Andreia Bordini de Brito
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Letras e Artes
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A pesquisa visa propor uma metodologia para o desenvolvimento de embalagens de produtos para exportação a partir da análise das embalagens utilizadas atualmente pelas indústrias de pescados, sediadas no município do Rio Grande, e quanto a sua adequação ao mercado alvo. O presente estudo proporcionará o desenvolvimento de material de apoio ao trabalho de designers gráficos sobre produção de embalagens de produtos para exportação, além de propor meios para melhor adequação das mesmas ao mercado de destino, como possibilidade de aumento da competitividade do produto brasileiro no mercado internacional e conseqüente conversão em melhores resultados para as industrias locais e para o município do Rio Grande. Por isso, serão consideradas questões como: A indústria exporta seus produtos em embalagens de consumo ou de transporte? Qual a configuração atual das embalagens dos produtos em análise? Como é feita a adequação ao mercado externo? Como são apresentadas as especificações técnicas? Como são consideradas as questões sociais, culturais e mercadológicas do local de destino? Para identificar e propor soluções para os problemas de adequação da embalagem ao mercado externo, passaremos pelas definições relativas ao assunto, como: conceito, tipos e funções das embalagens, o mercado nacional de embalagens, exportação, normas e os métodos de desenvolvimento disponíveis. As metodologias para o desenvolvimento de embalagens propostas por Mestriner (2002) briefing, estudo de campo, estratégia de design , design gráfico, design de embalagem e desenho e de Bergmiller (1976) fase analítica, fase de planejamento e fase executiva, nortearão a elaboração da proposta de metodologia específica para desenvolvimento de embalagens para exportação. De posse dessas informações, pretende-se realizar o redesign da embalagem de pescados, a fim de que torne-se efetivamente ferramenta de marketing, no sentido de estabelecer uma comunicação clara e objetiva com o consumidor, no mercado de destino.


MULHERES: CONSUMIDORAS EM POTENCIAL

Autor(es): NEVES, Márcia Patrícia Silva; MATTOS, Matheus Poglia; BONAT, Valéria Krolow; SANTOS, Elaine Garcia
Apresentador: Márcia Patrícia Silva das Neves
Orientador: Valéria Krolow Bonat
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Administração e Turismo
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Atualmente uma das maiores preocupações que aflige as empresas em geral é a necessidade de manter os clientes satisfeitos e até mesmo encantados. Devido a isto os setores de marketing destas organizações estão preocupados em estabelecer seu público alvo, e estudá-lo a ponto de saber tudo o que este deseja. É nesse contexto que se ressalta como extremamente relevante à satisfação do maior mercado consumidor: as mulheres. Segundo Martha Barletta (2003) estas são responsáveis por 83% de todas as compras efetuadas mundialmente. Isto se deve ao aumento da renda feminina ocorrida nos últimos anos, ao perfil mais consumista das mulheres, e ainda ao fato destas comprarem produtos e serviços para toda família. Para expor o pretendido utilizaram-se como materiais e métodos, pesquisa bibliográfica, consulta à internet juntamente com pesquisa de campo, feita através de entrevista com as gerentes das quatro maiores lojas de Pelotas no que diz respeito a número de artigos comercializáveis para este público. Objetivou-se com este trabalho demonstrar a necessidade de se criar estratégias de marketing exclusivas para este público consumidor altamente lucrativo. Após o estudo, concluímos que este segmento de mercado é sem dúvida alguma extraordinário, pois o potencial de compra do público feminino é realmente um excelente atributo a ser explorado por avançadas estratégias de marketing.


MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL - MECOM

Autor(es): PANIS, Marcelo, MENDES, Caterine Henrique; VICTORIA, Daniel Peter; CERQUEIRA, Fábio Vergara
Apresentador: Marcelo Panis
Orientador: Fábio Vergara Cerqueira
Instituição/Departamento: Instituto de Ciências Humanas/Departamento de História e Antropologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


MUSEU ETNOGRÁFICO DA COLÔNIA MACIEL: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Autor(es): PANIS, Marcelo, MENDES, Caterine Henrique; VICTORIA, Daniel Peter; CERQUEIRA, Fábio Vergara
Apresentador: Marcelo Panis
Orientador: Fábio Vergara Cerqueira
Instituição/Departamento: Instituto de Ciências Humanas/Departamento de História e Antropologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O Projeto Museu Etnográfico da Colônia Maciel – MECOM, tem por objetivos preservar a memória histórica da comunidade italiana pelotense; colaborar com o desenvolvimento sócio-econômico, turismo rural, ecológico e cultural; desenvolver projetos integrados de preservação da cultura material e do patrimônio ambiental (paisagens e memória); e pensar as relações entre a sociedade humana e o ambiente, de modo integrado e sustentável. A escolha da Colônia Maciel, como lócus de desenvolvimento da pesquisa e implantação do museu, baseou-se em dois critérios: primeiramente, porque foi identificada como a mais representativa da presença italiana no município, depois porque apesar de ter sido implantada oficialmente pelo governo imperial em 1885, jamais foi reconhecida como tal pela historiografia, causando, assim, um descontentamento para a comunidade italiana que deseja o reconhecimento histórico da Colônia Maciel como a 5ª Colônia Italiana do RS. O projeto é uma proposta de trabalho interdisciplinar que se propõe desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à temática patrimonial e ambiental junto à comunidade em questão, integrada a um conceito mais amplo de territorialidade que inclui a preservação tanto do patrimônio cultural material e imaterial (memória), quanto do patrimônio natural (paisagem). Assim sendo, é necessário que se identifique junto à colônia atributos paisagísticos, que estejam relacionados à memória dos imigrantes italianos e à paisagem natural, onde ambos somados, memória e paisagem, constituem um arranjo geográfico que ao mesmo tempo é histórico e atual. Para este tarefa conta-se com atividades de pesquisa bibliográfica, história oral, pesquisa documental, organização e ampliação de acervo documental, identificação de cultura material, produção de acervo fotográfico e, ainda, objetos de uso pessoal, de trabalho, assim como outros materiais que resgatem o cotidiano e o gênero de vida dos primeiros imigrantes e seus descendentes.


MÚSICA , IDENTIDADE E ALTERIDADE: SOBRE FORMAÇÃO DE MÚSICOS POPULARES DA CIDADE DE RIO GRANDE

Autor(es): ALBERNAZ, Pablo de Castro; RIETH, Flávia
Apresentador: Pablo de Castro Albernaz
Orientador: Flávia Rieth
Instituição/Departamento: UFPEL/ICH
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


NARRATIVAS DO CORPO ESTUDANTIL: A MEMÓRIA E O ENSINO DA HISTÓRIA

Autor(es): PARDO, Eliane Ribeiro , RIGO, Luiz Carlos, MOREIRA, Marcéli Coelho, THEIL, Larissa Zanetti, SANTOS, Leontine Lima dos, MARTINS, Marcela Amaral, LEMONS, Nídia Caldas
Apresentador: Marcéli Coelho Moreira
Orientador: Eliane Ribeiro Pardo
Instituição/Departamento: Escola Superior de Educação Física/Ginástica e Saúde
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


NIETZSCHE E A CRISE DE VALORES

Autor(es): DIAS, Aritana B; araldi, cLADEMIR Luís
Apresentador: Aritana Becker Dias
Orientador: Clademir Luís Araldi
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas UFPel/Filosofia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


O ABSENTEÍSMO NAS ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES E HOTELEIRAS DA CIDADE DE PELOTAS - RS

Autor(es): BANDEIRA, Letícia de Magalhães; ANTUNES, Ana Paula; COUTINHO, Laura Amaral; LESSA, Eloísa Elena Rodrigues; PACHECO, Marcelo Marcatto; PINTO, Rodrigo Serpa
Apresentador: Letícia de Magalhães Bandeira
Orientador: Rodrigo Serpa Pinto
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Administração e Turismo
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o absenteísmo (ou ausentismo), expressão utilizada para designar as faltas ou ausências dos empregados ao trabalho, quer sejam por motivos pessoais ou por algum motivo interveniente, podendo ser classificado em voluntário ou involuntário. A coleta de dados deu-se através da aplicação de questionário junto aos responsáveis pelo setor de Recursos Humanos das organizações analisadas. As organizações hospitalares foram: Santa Casa de Misericórdia, Sociedade de Beneficência Portuguesa, Hospital Escola – FAU, Hospital Universitário São Francisco de Paula, Hospital Espírita de Pelotas e Hospital Miguel Piltcher. As organizações hoteleiras pesquisadas foram aquelas cadastradas no Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pelotas: Hotel do Léo, Hotel Plaza Ipiranga, Palace Hotel, Curi Palace Hotel, Hotel Aleppo, Hotel Jacques Georges, Tourist Executive Hotel, Hotel Manta e Hotel Curi. A análise dos dados coletados deu-se através da tabulação das respostas, mediante análise estatística e quantitativa. Constatou-se que, nem sempre as causas do absenteísmo são de responsabilidade do empregado, mas também das próprias organizações, principalmente no que diz respeito ao empobrecimento das atividades, à falta de motivação e às condições desagradáveis de trabalho. Observou-se que, do total do absenteísmo dos hospitais, 34% referem-se à doença pessoal; 32% à doença familiar; 20% a problemas de transporte e 14% à falta de estímulo para o trabalho. Nos hotéis, observou-se que, do total do absenteísmo, 52% referem-se à doença pessoal, 31% à doença familiar; 12% a problemas de transporte e 5% à falta de estímulo para o trabalho. Pode-se considerar o absenteísmo por falta de estímulo ao trabalho preocupante, principalmente nos hospitais, pois esse índice é de responsabilidade das organizações, cabendo a estas oferecer um ambiente de trabalho que propicie uma maior motivação e integração entre os seus colaboradores.


O CONTRATO DE TRABALHO E SUA FUNÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE NOVA LIBERALIZAÇÃO

Autor(es): Teixeira, Henrique Stefanello
Apresentador: Henrique Stefanello Teixeira
Orientador: Renato Oswaldo Fleischmann
Instituição/Departamento: UFPEL - Faculdade de Direito/2º Departamento
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


O DESGASTE DO SOLO NO RIO GRANDE DO SUL E A LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

Autor(es): DIAS, Carolina Carlos; SOUZA, Fabríne Anjos de
Apresentador: Carolina Carlos Dias
Orientador: Carlos André Birnfeld
Instituição/Departamento: Faculdade de Direito - UFPel/Terceiro Departamento
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo fazer o levantamento das leis ambientais vigentes no Estado do Rio Grande do Sul, bem como abordar a fiscalização, os crimes e infrações administrativas ambientais e normas sobre educação ambiental relacionadas com o combate ao desgaste do solo. Tal pesquisa faz-se necessária, devido ao significativo aumento dos casos de desertificação e arenização dos solos férteis do Planeta, especificamente relacionado ao sudoeste gaúcho, em que parte da região foi tomada por montanhas de areia e profundas crateras, para as quais a ação antrópica em muito contribuiu. Nessa perspectiva, torna-se imprescindível que haja uma conscientização social sobre as formas jurídicas de proteção do solo para que, deste modo, as normas existentes sejam efetivamente aplicadas. Neste sentido, esta compilação e correlatos estudos revelam-se profundamente necessários. No âmbito constitucional verificamos a proteção ambiental assegurada pelos artigos 5º, LXXIII; 23, VI; 24, VI e VIII; 200, VIII e 225, §§ 1º a 6º. No que se refere ao domínio federal, abordamos as Leis nº 6.938/81; 7.735/89; 7.797/89; 9.605/98 e 9.795/99 e ainda o Decreto nº 3.179/99. Na esfera estadual alicerçamo-nos no Código Estadual do Meio Ambiente, na Lei nº 10330/94 e na Resolução CONSEMA nº 06/99. Em nível internacional, examinamos a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), da qual o Brasil é signatário, completando assim as bases para a compilação e a sistematização necessária.


O DITONGO [ EJ ] E OS DADOS DA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Autor(es): ADAMOLI, Marco Antônio; MIRANDA, Ana Ruth Moresco
Apresentador: Marco Antônio Adamoli
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Ensino da Faculdade de Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


O EFEITO DA LEITURA E DA ESCRITA CRIATIVA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM HISTÓRICO DE REPROVAÇÃO ESCOLAR

Autor(es): CAMARGO, Jaqueline Guimarães
Apresentador: Jaqueline Guimarães Camargo
Orientador: Prof. Dr. Ana Ruth Miranda
Instituição/Departamento: Faculdade de Educação - UFPel/Depatamento de Ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Vivemos em uma sociedade grafocêntrica em que a linguagem escrita é um dos principais instrumentos para que se possa ‘apreender o mundo’ e ter acesso ao conhecimento que nele é produzido. A dificuldade para a produção escrita, demonstrada pelos alunos da turma na qual sou professora, e a resistência dos alunos em se permitirem fazer uso desse instrumento tão importante, são motivos de inquietação. A vivência do cotidiano escolar e as leituras e discussões realizadas no ambiente acadêmico me fazem acreditar que há a possibilidade de transformação, mesmo que pequena, dessa realidade. A vontade de despertar nos alunos o desejo e o prazer de ler e escrever e de envolvê-los no processo de ensino-aprendizagem é o que motiva este estudo. Os sujeitos dessa pesquisa-intervenção são alunos de segunda série do ensino fundamental de uma escola pública localizada na periferia de Pelotas e têm idades que variam entre 9 e 15 anos. Importante salientar que todos eles apresentam histórico de reprovação escolar e poucas oportunidades de contato com a língua escrita fora do ambiente escolar e, além disso, convivem com muitas situações de agressividade e demonstram baixa auto-estima. O trabalho desenvolvido tem base no prazer da leitura e na escrita criativa. Os resultados estão sendo descritos e avaliados com o intuito de se verificar o efeito dessa proposta nas produções dos alunos. Há fortes indícios de que o investimento em um trabalho sistemático de intervenção e avaliação que estimule a escrita e a leitura pode trazer resultados significativos. Este trabalho está fundamentado por autores como Franchi (1986), Ferreiro e Teberosky (1999), Kato (2002), entre outros.


O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: IDENTIFICANDO CONTEÚDOS CURRICULARES TRABALHADOS NA ATUALIDADE

Autor(es): AIRES, Darlan da Rosa; NOAL, Rosa Elena
Apresentador: Darlan da Rosa Aires
Orientador: Rosa Elena Noal
Instituição/Departamento: UFPEL/DEGECOM - Departamento de geografia e economia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A aproximação da universidade com a Educação Básica constitui elemento fundamental para o desenvolvimento qualificado das relações de ensino –aprendizagem, através da articulação de todos os níveis educacionais. Entendendo que o curso de Graduação – Licenciatura Plena em Geografia é o responsável pela formação “daquele que ensina”, investigar o cumprimento desta prerrogativa constitui uma necessidade coerente com o compromisso e o papel do ensino superior. O presente projeto proporciona uma aproximação mais efetiva entre o que está sendo ensinado na Universidade, ou seja, a preparação do futuro professor com o que dele é esperado pelo mercado de trabalho. E uma das exigências básicas diz respeito ao domínio do conteúdo pelo professor, bem como a forma de desenvolve-lo. Freire (1996, p. 107) afirma que “como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha. Não posso ensinar o que não sei “. O seu desenvolvimento representa a aglutinação de importantes variáveis, pois além de oportunizar ao bolsista de iniciação científica a aproximação com o processo de pesquisa, permite identificar os saberes práticos contidos no seu futuro ambiente de trabalho, ou seja, a escola. Este trabalho tem por objetivo analisar os programas de Geografia propostos para a Educação Básica (Ensino Fundamental – séries finais e Ensino Médio) contemplados pelos livros didáticos e PCNs, com o objetivo de especificar quais são os conteúdos abordados atualmente neste nível de ensino. Para se alcançar tal objetivo o trabalho desenvolve-se em duas etapas: a primeira etapa consiste na análise dos programas de Geografia contidos nos livros didáticos e propostos pelos PCNs e na segunda etapa pretende-se especificar quais são os conteúdos de Geografia abordados série a série no Ensino Fundamental – séries finais e Ensino Médio. Sendo que os procedimentos metodológicos consistem, basicamente, em investigação bibliográfica e análise documental.


O ENSINO MÚTUO NO RIO GRANDE DO SUL IMPERIAL: INFUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DE ANTÔNIO CORUJA

Autor(es): ALMEIDA, Bianca Camacho de; TAMBARA, Elomar
Apresentador: Bianca Camacho de Almeida
Orientador: Elomar Tambara
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - FaE/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do professor Antônio Álvares Pereira Coruja na educação imperial no Rio Grande do Sul. Este estudo está vinculado ao projeto História da Educação: Processos Escolares e Profissão Docente no Rio Grande do Sul (séculos XIX e XX) que vêm se desenvolvendo junto ao Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE) da Universidade Federal de Pelotas. O educador Antônio Coruja se destacou pelas variadas obras didáticas que elaborou, tendo trazido para a capital gaúcha um novo método de ensino que estava sendo adotado na corte brasileira, denominado como “Método Lancaster” ou também “Ensino Mútuo”. Este método destinado a suprir a escassez de professores foi estudado primeiramente na corte do Rio de Janeiro pelo professor Coruja e posteriormente aplicado no Rio Grande do Sul. Como metodologia irá se privilegiar as análises documental e bibliográfica. Documental, a partir de documentos, artigos de jornais da cidade de Pelotas, bem como, o jornal ”Compilador de Porto Alegre” (1831) e “Jornais da Corte”. Bibliográficos, a partir das leituras que se pretende fazer sobre as obras de Antônio Coruja. Os dados coletados até o momento indicam que Antônio Coruja teve uma contribuição significativa na constituição da escolarização no Rio Grande do Sul no período imperial que se manteve por várias décadas. Suas obras, pelo variado número, podem representar os objetivos do autor na ampla divulgação e circulação das idéias relativas ao método Lancaster. Segundo Barbosa Lessa, “por mais de meio século as gerações de jovens brasileiros se ampararam” nos livros produzidos pelo professor Antônio Coruja, tal fato faz crer na importância de se pesquisar esse célebre educador que divulgou no Rio Grande do Sul um novo modelo de ensino.


O FILOSOFAR CRIATIVO DAS CRIANÇAS

Autor(es): SILVA, Neimar Marcos; SILVA, Ursula Rosa da; ROCHA, Jucenir Garcia; COSTA, Maria Luiza André.
Apresentador: Neimar Marcos da Silva
Orientador: Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: UFPEL/DAC
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


O LUGAR DO PEDAGÓGICO NA HIERARQUIA DOS SABERES DA UNIVERSIDADE.

Autor(es): CORRÊA, Kalina Rocha
Apresentador: Kalina Kelly Elias Brandão Rocha Corrêa
Orientador: Maria Manuela Alves Garcia
Instituição/Departamento: UFPel - Faculdade de Educação/Departamento de Ensino
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O lugar dos saberes pedagógicos na formação docente tem sido uma questão problemática quando se pensa a questão do currículo na formação dos professores. O presente estudo é parte de uma pesquisa que investiga os modos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, (Parecer do CNE/CP 009/2001 de 08/05/2001, Resolução CNE/CP 1 de 18/02/2002 e CNE/CP 2 de 19/02/2002), foram negociadas nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, a fim de compreender o impacto que os textos das políticas curriculares oficiais têm em contextos locais e particulares. Para alcançar esse objetivos foram realizadas 9 entrevistas semi-estruturadas com coordenadores dos cursos de licenciatura e membros da Comissão de Graduação do COCEPE, e analisados documentos que regulamentaram as mudanças curriculares das licenciaturas na UFPel. Na análise dos dados coletados pudemos observar o lugar reservado ao conhecimento pedagógico no imaginário acadêmico e nos currículos das licenciaturas estudadas, problema este objeto do estudo que estamos desenvolvendo no contexto dessa pesquisa. Considerando a análise até aqui feita e os estudos desenvolvidos no campo do currículo e da formação docente, temos como hipótese que apesar dos muitos labores empenhados pela pesquisa e discursos oficiais no almejo de uma valorização do trabalho docente, vemos nas próprias instituições formadoras uma postura contraditória a esses discursos. No lugar que deveria ser a nascente de uma nova forma de ser e ver o trabalho docente encontramos posturas de desqualificação dos conhecimentos pedagógicos, reforçando o desprestígio dessa profissão e dos conhecimentos envolvidos na formação da identidade social e profissional docente.


O PERCURSO URBANO DO ARROIO PELOTAS: A EVOLUÇÃO DE SEUS MEANDROS

Autor(es): CALDEIRA, Luana da Costa
Apresentador: Luana da Costa Caldeira
Orientador: Rosa Elena Noal
Instituição/Departamento: UFPel/DEGECON
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo analisar a evolução natural dos meandros localizados no trecho urbano do Arroio Pelotas. Identificando os desequilíbrios causados pela ocupação urbana de suas margens. Obtiveram-se maiores dados através de pesquisa teórica, para melhor compreender os fatos, e revisão bibliográfica, onde se podem perceber novos fatores relacionados ao desequilíbrio ambiental gerado pela ocupação urbana nas margens do Arroio Pelotas. Através de pesquisa documental junto à Secretaria de desenvolvimento Urbano e a Agencia de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, obteve-se a planta baixa da cidade e fotos aéreas do Arroio Pelotas, com isso pode ser observada a evolução dos meandros deste arroio, localizados na área urbana, nos últimos 50 anos. Para confirmação destes fatos foi realizado trabalho de campo onde pode ser observada a realidade das residências que costeiam às margens deste Arroio. Esta é hoje uma área nobre da cidade, que abriga, basicamente, apenas residências de luxo. O Arroio Pelotas possui um canal meandrantico, ou seja, possui curvas sinuosas e semelhantes entre si. Estas curvas tendem a tornarem-se cada vez mais acentuadas até chegar ao ponto do colo meandro ser cortado, e o rio passa a ser mais reto. Podendo o meandro abandonado vir a formar um pântano ou lago. Este processo se dá porque nos rios com este tipo de canal, há um trabalho contínuo de deposição de sedimentos na margem convexa do meandro, o que faz aumentar o dique semicircular. Em contrapartida a margem côncava está sendo escavada, visto que está é a margem onde a água atinge maior velocidade, o que faz com que o canal do rio se expanda nesta direção. A ocupação urbana de parte das margens do Arroio Pelotas, compromete a evolução natural de seus meandros. Pode-se observar através de fotos aéreas que residências localizadas na nas margens côncavas deste arroio estão sendo atingidas por este processo. As águas do Arroio Pelotas estão avançando nesta direção.


O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DOS ABASTECEDORES COMUNITÁRIOS DE PULVERIZADORES EM SANTA TERESINHA – SÃO PEDRO DO BUTIÁ/RS

Autor(es): FUNK, Fabiana; SALAMONI, Giancarla.
Apresentador: Fabiana Funk
Orientador: Giancarla Salamoni
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Geografia e Economia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A agricultura familiar é predominante na comunidade de Santa Teresinha, São Pedro do Butiá/RS. Neste município do noroeste do estado, a agricultura acompanhou o desenvolvimento tecnológico, prova evidente disto é o uso dos abastecedores comunitários de pulverizadores, que foram instalados pela Prefeitura Municipal. Estes abastecedores foram a forma encontrada pelo município para evitar a poluição das reservas naturais de água, como riachos, rios, sangas e açudes. O objetivo deste trabalho foi descrever como funcionam os abastecedores comunitários, sendo estes considerados projeto pioneiro em todo Rio Grande do Sul, assim como, identificar os impactos causados ao meio ambiente antes da instalação deste tipo de tecnologia agrícola e como este projeto auxiliou na educação ambiental dos pequenos agricultores, para que eles atentem para a necessidade de adotarem novas perspectivas quanto as práticas agrícolas, ou seja, atender os princípios da sustentabilidade a fim de desenvolver uma agricultura socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente equilibrada (SACHS,1996). Foi realizada pesquisa bibliográfica acerca da agricultura familiar, sustentabilidade, impactos causados pelos agrotóxicos ao meio ambiente e sobre educação ambiental. Logo após, foi elaborado um roteiro de entrevistas aplicado diretamente com os produtores familiares da área de estudo, a fim de obter um levantamento das informações primárias com vistas a representar a realidade a ser pesquisada. Para determinarmos o estrato da pesquisa, utilizamos a metodologia de determinação da amostra proposta por Gerardi e Silva (1981), a qual indicou que fossem entrevistados 45 produtores rurais. A representação dos dados coletados foi feita por meio de gráficos, confecção de mapas, com a localização do município e da comunidade e ainda, dados obtidos junto a órgãos públicos e, por fim, foi elaborada a análise dos dados e informações, baseados nos princípios propostos por Diniz (1987). A conclusão desta pesquisa teve grande importância na medida que, por meio de seus resultados, contribuiu para a análise teórica a respeito do tema, assim como, sugeriu estratégias de ação para o planejamento e desenvolvimento regional, e a promoção da agricultura sustentável na área pesquisada.


O PROJETO TRIBUNOS DA CIDADANIA E A PROMOÇÃO, DEFESA E GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Autor(es): KROLOW, Adriane Al-Alam
Apresentador: Adriane Al-Alam Krolow
Orientador: Maria das Graças Pinto de Britto
Instituição/Departamento: UFPEL - Faculdade de Direito/Terceiro departamento - Direito Público
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Atualmente, em um país tão marcado pela desigualdade social, revela-se fundamental que a universidade, mormente a pública, assuma a responsabilidade social que lhe cabe como Instituição de Ensino Superior, que se revela pela necessidade de figurar como um vetor para a criação de um país justo e igualitário. Os acadêmicos devem ter a consciência desta responsabilidade e contribuir para seu cumprimento. Este estudo objetivou analisar em que medida o projeto de extensão “Tribunos da Cidadania” da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, foi atuante com vistas à promoção, defesa e garantia dos Direitos Humanos e Cidadania, nas comunidades público-alvo de suas ações. Para atingir tal escopo, foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos do Tribunos da Cidadania, constituídos em maior parte pelos seus projetos e relatórios finais. Constatou-se que o Projeto desempenhou suas atividades estruturado em dois eixos principais, subdivididos nas respectivas linhas de atuação: 1) Capacitação em Direitos Humanos e Cidadania: EDHUCA - Escola de Direitos Humanos e Cidadania; PFAMC - Programa de Formação de Agentes Multiplicadores de Cidadania; PLPs - Promotoras Legais Populares; 2) Acesso à Tutela Jurídica do Estado: NEEP - Núcleo de Estudos sobre Posse e Propriedade; DDH - Disque Direitos Humanos; Balcões da Cidadania; AJD - Assessoria Jurídica Descentralizada. O Tribunos da Cidadania foi implementado durante sete etapas (1998-2004), nos municípios de Pelotas, Canguçu, Capão do Leão e Morro Redondo e envolveu professores e acadêmicos dos cursos de Direito, Medicina, Enfermagem e Obstetrícia, Arquitetura e Urbanismo, Informática, Pedagogia, e Psicologia. Durante as primeiras cinco fases manteve convênio com a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos do Ministério da Justiça, e contou com o apoio institucional da UNESCO. Concluiu-se que o Projeto, como atividade de extensão universitária, honrou seu compromisso com os interesses coletivos, implementando a defesa, a garantia e a promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania. Procedeu durante a execução de suas ações, à socialização do conhecimento e à troca de saberes, buscando a elevação do nível sócio-econômico-cultural das comunidades envolvidas e a construção de um país democrático, desenvolvido, justo, solidário e com qualidade de vida para todos.


O PROJETO TRIBUNOS DA CIDADANIA PELA VISÃO DOS ACADÊMICOS DA FACULDADE DE DIREITO DA UFPEL

Autor(es): KROLOW, Adriane Al-Alam
Apresentador: Adriane Al-Alam Krolow
Orientador: Maria das Graças Pinto de Britto
Instituição/Departamento: UFPEL - Faculdade de Direito/Terceiro Departamento - Direito Público
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


O SÍNODO DO MISSOURI NO CONTEXTO POMERANO- A IDENTIDADE TEOLÓGICO- PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE IGREJAS E ESCOLAS

Autor(es): WEIDUSCHADT, Patrícia
Apresentador: Patrícia Weiduschadt
Orientador: Elomar Tambara
Instituição/Departamento: UFPEL/FAE
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


OBRA E VIDA DE VICTOR RUSSOMANO: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autor(es): NEY, Luanda Alvariza Gomes
Apresentador: Luanda Alvariza Gomes Ney
Orientador: Elomar Antonio Callegaro Tambara
Instituição/Departamento: Faculdade de Educação/ UFPel/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Esta comunicação tem por objetivo apresentar a pesquisa Obra e Vida de Victor Russomano: contribuições para a História da Educação que se constitui como sub-projeto de uma pesquisa maior - Histórias da Educação: Processos Escolares e Profissão Docente no RS, desenvolvida junto ao CEHIE - Centro de Estudos e Investigação em História da Educação (FaE/UFPel) e tem como finalidade investigar as contribuições do constituinte pelotense Dr. Victor Russomano para a pedagogia, principalmente no Rio Grande do Sul.A metodologia utilizada é a análise documental, juntamente com a pesquisa bibliográfica. As fontes privilegiadas até o presente momento são o Jornal pelotense Diário Popular, juntamente com algumas obras do autor que já foram encontradas, focando os estudos principalmente em duas obras: A Escravidão Social da Mulher, editada em Lisboa e História Natural do Educando, editado no Rio de Janeiro, ambos em 1914. Além dessas, figuram como fontes para essa investigação atas e discursos da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e documentos do acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Os primeiros dados obtidos foram, inicialmente, dados biográficos, obras do próprio autor e notícias em jornais e outros documentos. Esses dados possibilitam o mapeamento do seu trabalho como homem público, de forma que se possa conhecer sua carreira política, contextualizando sua importante passagem na Assembléia Legislativa gaúcha e na Câmara dos Deputados, nas quais eram tomadas importantes decisões acerca da educação. Pretende-se ainda, entrar em contato com pessoas que de alguma forma possam contribuir com esta pesquisa, como membros da família e personagens do universo da política, realizando entrevistas que ampliem o conhecimento sobre o Dr. Victor Russomano e seu legado para a educação.


OLGA ACAUAN GAYER - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autor(es): MENDIONDO, Taísa Garcez; TAMBARA, Elomar
Apresentador: Taísa Garcez Mendiondo
Orientador: Elomar Tambara
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - FaE/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Na área de História da Educação é cada vez mais importante trabalharmos com os sujeitos, analisando suas identidades, percebe-se então, que as “histórias de vida” como objeto de pesquisa vêm se tornando uma prática bastante comum, pois, como nos indica Nóvoa, “só uma história de vida põe em evidência o modo como cada pessoa mobiliza seus conhecimentos, os seus valores, as suas energias, para ir dando forma à sua identidade no diálogo com seus contextos”.(Nóvoa, 1995, p. 113). Baseados nesta idéia, na presente pesquisa iremos abordar a “história de vida” de Olga Acauan Gayer, uma educadora gaúcha formada pela Escola Complementar em 1913, que superou barreiras sociais e culturais, construindo sua história e deixando importantes marcas na educação do Estado. Trataremos com mais especificidade o aspecto que retrata a professora como historiadora da educação e professora de Teoria e Prática Pedagógica na Escola Complementar de Porto Alegre. Este estudo vincula-se ao Projeto Repertório de Manuais Escolares na Escola Complementar no Brasil, no século XIX, que vêm sendo desenvolvido junto ao Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/FaE). Nosso objetivo através desta investigação é enfatizar sua importância como educadora e mostrar suas contribuições para a educação de um modo geral, particularmente no que se refere à Teoria e Prática Pedagógica. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa terá como principal recurso o uso de materiais e referenciais bibliográficos, com ênfase nos planos de aula utilizados pela professora na Escola Normal. Pretendemos então, através desta, ressaltar a importância de se estudar as individualidades dos sujeitos, como também demonstrar as contribuições e marcas deixadas na educação e na história, por esta educadora.


OS ADOLESCENTES E AS SUAS RELAÇÕES COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Autor(es): Rosa, Bianca dos Santos da; Silva, Danieli de Godoy da;Porto, Tania Maria Esperon
Apresentador: Bianca dos Santos da Rosa
Orientador: Tania Maria Esperon Porto
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/FaE/Ensino
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS INDÚSTRIAS DE VESTUÁRIO EM PELOTAS

Autor(es): MAYER, Édina Mariza Pegoraro de castro
Apresentador: Édina Mariza Pegoraro de Castro Mayer
Orientador: Kátia Baptista Gomes
Instituição/Departamento: UFPEL- Faculdade de Ciências Domésticas/Administração e Turismo
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


OS DIREITOS TRABALHISTAS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE NEOLIBERALISMO

Autor(es): OTTO, Patricia Reichow
Apresentador: Patricia Reichow Otto
Orientador: Márcia Alves
Instituição/Departamento: Faculdade de Educação/UFPEL/departamento de fundamentos da educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


OS NÚMEROS DO SETOR FINANCEIRO COMO FERRAMENTA PARA UMA BOA GESTÃO

Autor(es): VICTÓRIA,Lia.
Apresentador: Lia Beatriz Gomes Victória
Orientador: Maria Lasssalete Dutra Pires
Instituição/Departamento: Faculdade de Ciências Domésticas/Departamento de Administração e Turismo
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


PLURIATIVIDADE E REPRODUÇÃO SOCIAL NO MEIO RURAL DE PORTO XAVIER

Autor(es): WESZ, Jonas ; WESZ JR, Valdemar João ; SANES, Fernanda San Martins ; WAGNER, Lucas Oberti ; SILVA, Fernanda Novo da ; BECKER, Cláudio ;; CALDAS, Nádia Velleda ; SACCO DOS ANJOS, Flávio
Apresentador: Jonas Wesz
Orientador: Flávio Sacco dos Anjos
Instituição/Departamento: UFPel/DCSA
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Porto Xavier, município fronteiriço do noroeste gaúcho, assistiu, a partir da década de 1990, ao surgimento e expansão de empresas que atuam na importação e exportação de produtos agrícolas. Figuram em destaque as que atuam na importação da cebola argentina, a qual sofre localmente um processo de beneficiamento (classificação e embalagem), sendo posteriormente distribuída em distintos lugares do nosso país. Este fenômeno ganha expressão regional, não apenas em face do crescimento no número de empresas e no volume da produção, mas, sobretudo, pelo número de pessoas envolvidas durante os meses de março a julho (período correspondente à safra argentina), que atualmente alcança um universo de 842 indivíduos, em sua maioria formado por agricultores familiares da região. Entre estes e as ceboleiras se estabelece um tipo de relação de produção que expressa a unificação do mercado de trabalho urbano e rural, ao mesmo tempo em que representa uma forma bastante peculiar de pluriatividade praticada por produtores que vendem sua força de trabalho por razões que nessa pesquisa buscamos desvendar. De um lado, tem-se o interesse do capital comercial em ampliar seus mercados e baratear seus custos de agregação de valor aos produtos, enquanto que de outro, há uma agricultura familiar que enfrenta uma crise de expectativas diante da escassez de alternativas de ingresso econômico exclusivamente no âmbito da agricultura. Conciliar atividades agrícolas e não-agrícolas apresenta-se como estratégia que não compromete a identidade e centralidade desses atores, mas como instrumento capaz de viabilizar a reprodução social de um grande número de famílias rurais.


PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: DESCOBRINDO O GÉRMEN DA INOVAÇÃO

Autor(es): ZANCHET, Beatriz Atrib; LEAL, Eduarda
Apresentador: Eduarda Ávila Leal
Orientador: Profa Dra Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet
Instituição/Departamento: UFPel/Faculdade de Educação/Ensino
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
As reflexões aqui apresentadas fazem parte dos achados iniciais da pesquisa PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: possibilidade de inovação na perspectiva da emancipação. O conceito de inovação é construído tomando como base os estudos de Boaventura Santos (1987, 2000), de Maria Isabel Cunha (1998, 2000) e de Elisa Lucarelli (2002, 2004) e estará orientando a análise dos relatos das práticas pedagógicas dos professores. Elegemos como interlocutores iniciais e como ponto de partida para a definição dos professores que estão sendo entrevistados, os expectadores das aulas: alunos do ensino médio das escolas de Pelotas, mapeadas de acordo com o tipo de vinculação à rede de ensino (pública ou privada) e a localização na cidade (urbana e rural). Foram aplicados, aproximadamente, 300 questionários para alunos do ensino médio em cinco (5) escolas que constituem essa amostra. As respostas dos alunos permitiram-nos reconhecer seus valores, seus sonhos e suas expectativas em relação a esse nível da escolarização bem como ajudou-nos a identificar quais são os professores protagonistas de aulas “diferentes”, na concepção dos estudantes. Foi possível perceber, através das explicações dos alunos, que algumas práticas citadas parecem conter o germén da inovação, pois elas apresentam uma ruptura com o estilo didático habitual. Nesse sentido, a pesquisa requer um olhar mais afinado para o cenário da sala de aula onde acontecem essas práticas e exige reflexões sobre os relatos das experiências vivenciadas pelos docentes. A expectativa é, então, estudar essas práticas numa dimensão etnográfica, que recupere subjetividades e circunstâncias que possibilitam o trabalho do professor na sua cotidianeidade.


PRÁTICAS DE LEITURA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA E REPERCUSÕES NA PRÁTICA PEDAGOGICA DE UMA PROFESSORA CONSIDERADA LEITORA.

Autor(es): VIEIRA, Elisângela; DAMIANI, Magda; PORCIÚNCULA, Fabiane; OLIVEIRA, Juliana.
Apresentador: Eliângela Reis Vieira
Orientador: Magda Floriana Damiani
Instituição/Departamento: UFPEL-FaE/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de leitura de alunas de uma turma do Programa Especial de Formação de Professores em Serviço da Região Sul (UFPel), que visa a qualificar professoras da rede pública, oferecendo-lhes formação superior. Partimos da hipótese de que as pessoas não lêem por não ter atribuído um sentido para leitura e escrita, que são ferramentas essenciais para entender o mundo que nos cerca (FREIRE, 1982). Concordamos com Soares (1998) que não basta apenas saber ler e escrever, mas, se deve exercer essas práticas na sociedade, para dar sentido às mesmas. Para formar leitores, o papel do professor é essencial (KRAMER, 1999), eles próprios devem ser leitores, que façam isso com gosto e prazer, pois só assim poderão formar leitores. A pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo qualitativo, realizado em duas etapas. A primeira abrangeu 62 alunas de uma turma do Programa, na qual foi aplicado um questionário com perguntas fechadas, investigando suas práticas de leitura. A segunda constitui-se em uma entrevista semi-estruturada para conhecer os efeitos da leitura sobre a prática de uma professora considerada leitora. Os dados coletados indicam que a maioria das alunas não lê com freqüência e, quando o faz, lê jornal e/ou livros didáticos, isto é, realiza leituras do tipo utilitárias”, para a preparação de aulas e/ou informação. As alunas relataram não ler com freqüência obras literárias ou obras técnico-científicas. A professora entrevistada considera-se, efetivamente, uma leitora, relatando que lê por prazer, para informar-se e para ter subsídios que embasem seu trabalho pedagógico. Ela acredita que o fato de ser leitora influi positivamente seu trabalho com os alunos, incentivando neles o gosto pela leitura. Os resultados desta investigação indicam que, embora a leitura seja uma prática essencial para o trabalho docente, ela não é realizada na intensidade e amplitude desejáveis para a formação de futuros leitores.


PRÁTICAS INOVADORAS NA UNIVERSIDADE

Autor(es): AZEVEDO, Michele Aline; CUNHA, Maria Isabel: RODRIGUES, Heloiza
Apresentador: Michele Aline de Azevedo
Orientador: Maria Isabel da Cunha
Instituição/Departamento: UNISINOS/PPG
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


PREVALÊNCIA DE ANEMIA EM RELAÇÃO AO TEMPO DE AMAMENTAÇÃO NOS PRÉ-ESCOLARES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PELOTAS-RS

Autor(es): MENEZES,Marciane; COUTO, Shanda de Freitas; KRÜGER, Graciela Harras; OZÓRIO, Angélica, GIGANTE; Denise Petrucci
Apresentador: Marciane Menezes
Orientador: Denise Petrucci Gigante
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Nutrição
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A anemia é um problema de saúde pública atingindo tanto países desenvolvidos como em desenvolvimento. No Brasil é o principal problema nutricional em crianças menores de cinco anos. Entre os fatores relacionados com as prevalências de anemia, a duração do aleitamento materno tem sido considerada como um dos principais determinantes. Este estudo pretende descrever a prevalência de anemia nas crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Pelotas identificando grupos em que a anemia é mais freqüente em relação a idade das crianças, ao tempo em que elas receberam leite materno bem como em relação a escolaridade materna. Foi realizado um estudo transversal em toda população de crianças de 1 a 7 anos incompletos matriculadas nas 24 EMEIs de Pelotas, que serviam alimentação, no ano 2004. A dosagem de hemoglobina sérica foi feita através do fotômetro portátil da marca Hemocue e foram consideradas como anêmicas as crianças com hemoglobina sérica inferior a 11g/dL. Também foi realizada coleta das medidas antropométricas e um questionário foi aplicado às mães. Dos 1464 pré-escolares foram coletadas dosagem de hemoglobina em 1278, sendo que a prevalência de anemia foi de 49,2%. Em crianças menores de 36 meses a prevalência de anemia chegou a atingir 71,4% (p<0,001). Não se encontrou associação significativa entre aleitamento materno e a prevalência de anemia (p=0,8). A prevalência de anemia foi maior em filhos de mães que estudaram até 4 anos (52,5%) em comparação com as que estudaram por mais tempo (p=0,03). Nas crianças com déficit nutricional encontrou-se 68,2% com anemia enquanto que essa prevalência foi de 37,6% nas crianças com sobrepeso.


PROFESSORAS-ALFABETIZADORAS: TRAÇANDO UM PERFIL

Autor(es): TEIXEIRA, Janice de Freitas; DIAS, Cleuza Maria Sobral; DUTRA, Jorge da Cunha
Apresentador: JANICE DE FREITAS TEIXEIRA
Orientador: CLEUZA MARIA SOBRAL DIAS
Instituição/Departamento: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE/DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DO COMPORTAMENT
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


PROJETO DE MAPEAMENTO DA ILHA DA FEITORIA: ESCAVAÇÃO DO CERRITO DA FIGUEIRA

Autor(es): AÑAÑA, Daniel da Silva; BELLETTI, Jaqueline da Silva; LOUREIRO; André; MARTINS; Joaquim; ROSA, Estefânia; RAMOS, Rafaela Nunes; ULGUIM, Priscilla Ferreira; VIANA, Jorge; ZORZI, Mariciana
Apresentador: Daniel da Silva Añaña
Orientador: Dr. Fábio Vergara Cerqueira
Instituição/Departamento: UFPEL/Depatamento de História e Antropologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


PROJETO DE MAPEAMENTO E APROVEITAMENTO DO PATRIMÔNIO NATURAL E ARQUEOLÓGICO DA ILHA DA FEITORIA

Autor(es): ULGUIM, Priscilla Ferreira; ALVES, Aluísio; AÑAÑA, Daniel; BELLETI, Jaqueline; CUNHA, Welcsoner; LOUREIRO, André; MILHEIRA, Rafael; NOBRE, Chimene; RAMOS, Rafaela; SILVEIRA, Graciela; ROSA, Estefânia da; VIANA, Jorge; ZORZI, Mariciana
Apresentador: Priscilla Ferreira Ulguim
Orientador: Dr. Fábio Vergara Cerqueira
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de História e Antropologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


PROJETO DE SALVAMENTO ARQUEOLÓGICO DA ÁREA URBANA DE PELOTAS

Autor(es): ROSA, Estefânia Jaékel da; SILVEIRA, Graciela Fonseca da
Apresentador: Estefânia Jaékel da Rosa
Orientador: Dr. Fábio Vergara Cerqueira
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de História e Antropologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


PROPAGANDA: UM INSTRUMENTO A SERVIÇO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PELOTENSES (1875-1910)

Autor(es): NEVES, Helena de Araujo ; AMARAL, Giana Lange do.
Apresentador: Helena de Araujo Neves
Orientador: Giana Lange do Amaral
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Pós-Graduação, Faculdade de Educação-FaE
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


PRO_MESON: UM PROCESSO COLABORATIVO DE ESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR NA MODALIDADE À DISTÂNCIA

Autor(es): SILVA, Josiele Santos; COSTA, Elisa; COSTA, Estela; FELIX, Luisa Rodrigues; LIMA, Denise Aristimunha de; PIRES, Janice de Freitas; RÉGIS, Tânia Cristina
Apresentador: Josiele Santos da Silva
Orientador: Adriane Borda Almeida da Silva
Instituição/Departamento: IFM - UFPEL/DTGC
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho se refere à experimentação de situações de ensino/aprendizagem em Educação a Distância (EAD). Esta modalidade vem sendo estabelecida no âmbito do Curso de Especialização em Gráfica Digital, UFPEL. Neste curso as tecnologias informáticas fazem parte dos processos de construção do conhecimento, por serem ferramentas de trabalho para as atividades de representação gráfica digital. A partir do intercâmbio de informação de conteúdo didático em formato digital, via Internet, busca-se ampliar os limites de tempo e de espaço, no âmbito de todas as disciplinas do Curso, e atender às necessidades dos alunos, para tanto se realiza a estruturação e a experimentação de uma versão da disciplina de Metodologia do Ensino Superior em EAD. Dado o ineditismo da proposta para a referida disciplina, constitui-se um trabalho colaborativo, de transposição das situações didáticas presenciais ao ambiente TELEDUC (plataforma de EAD adotada pela UFPEL, configurando o seu Campus Virtual). A equipe do Projeto ficou assim constituída: um grupo de alunas da modalidade presencial que passam também a atuar como tutoras, estruturando os momentos em EAD, desde a disponibilização dos materiais didáticos em formato digital até a promoção dos fóruns de discussão, que se configuram como extensão das aulas presenciais; um grupo de professoras: a da disciplina presencial, que atua como orientadora das questões de conteúdo e outra para orientar as questões tecnológicas e organizacionais; e, o grupo de alunas da modalidade totalmente à distância. Utilizando-se dos recursos da plataforma foi possível, textualmente, registrar o experimento, ocorrido no primeiro semestre letivo de 2005. Atualmente avaliam-se os resultados, que já indicam a necessidade de reedição do experimento, para sistematizar a disciplina nesta modalidade, considerando-se a validade da proposta. Este projeto está subsidiando o mesmo tipo de experiência, agora para a disciplina de Metodologia da Pesquisa.


RAZÃO E EDUCAÇÃO: MEIOS OU FINS?

Autor(es): OLIVEIRA, Juliana Damasceno de; OLIVEIRA, Avelino da Rosa
Apresentador: JULIANA DAMASCENO DE OLIVEIRA
Orientador: Avelino da Rosa Oliveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


REALIDADE EDUCACIONAL BRASILEIRA:UMA REALIDADE DE EXCLUSÃO OU DE OPRESSÃO ?

Autor(es): PALACIO, Priscila; GHIGGI, Gomercindo
Apresentador: Priscila Fernandes Palacio
Orientador: Gomercindo Ghiggi
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Fundamentos da educação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


RECREAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA TODOS

Autor(es): SILVA, Lisiane Costa; REIS, Queli Dorneles
Apresentador: Lisiane Costa da Silva
Orientador: Marcio Xavier Bonorino Figueiredo
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Ginástica
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
A recreação cuja sua prática pode entendida como um conjunto de atividades de caráter espontâneo, prazerosa e criativa onde o indivíduo utiliza para conduzir um “tempo livre”, que pode ser compreendido como cultura vivenciada nos momentos de lazer, abrangendo tantas áreas desde a escola até os hospitais cujo seu objetivo nada mais é proporcionar satisfação pessoal de cada um que a prática visando sempre a integração de todos.A recreação escolar que pode ser aplicada desde a educação infantil até o ensino médio, porque ela visa a valorizar e resgatar as brincadeiras que vem sendo substituídas e esquecidas com o passar do tempo. O jogo ou a brincadeira sempre tem o propósito de integrá-las em grupos diferentes, mas respeitando o limite e a vivência que cada uma possui, e deve ser apresentada para as crianças a partir da Educação Infantil insere-se nelas auto - independência e responsabilidade em conjunto com a cooperação mutua e a integração com os parceiros nas brincadeiras livres que possibilitam a experimentação da criatividade, imaginação e o lúdico.Por isso é muito importante a atuação da recreação em seus diversos locais de aplicação porque no ambiente hospitalar auxiliara a recuperação da criança tentando levar até elas um pouco da realidade que tinham em suas casas, porque brincar faz parte da vivência e as vezes a experiência corporal que elas possuem e não é só por estarem fora do lar , não quer dizer que brincar deve ficar de fora e acima de tudo é fazer o máximo para esta criança sorrir. Concluímos que a recreação seja qual for sua área de atuação trabalha com um único objetivo que é ajustar as relações pessoais entre elas a auto confiança, auto estima e integração onde sua importância existe em dar o direito de brincar para todos desde as crianças até os idosos, não importando a idade, o local e a situação que se encontram porque sua principal fonte para alcançar seu objetivo é a ALEGRIA.


RECURSOS HÍDRICOS NO MUNICÍPIO DE PELOTAS: DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA BACIA DO ARROIO SANTA BÁRBARA

Autor(es): GRILLO, Magno Souza; NOAL, Rosa Elena; SIMON, Adriano Luís Heck
Apresentador: Magno Souza Grillo
Orientador: Rosa Elena Noal
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DEGECON - Geografia e Economia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


RELAÇÕES CONJUGAIS E VIOLÊNCIA: ESTUDO SOBRE O "PONTO DE VISTA" DAS MULHERES DE CLASSE POPULAR QUE RECORREM A DELEGACIA DE POLÍCIA PARA A MULHER NO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS.

Autor(es): PAZ, Sabrina Rosa
Apresentador: Sabrina Rosa Paz
Orientador: Drª Flávia Rieth
Instituição/Departamento: UFPel/ICH-LEPAARQ
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


REOLHAR OS CALÇADÕES DA CIDADE NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DE PELOTAS/RS

Autor(es): BONIN, Sara Massotti; FIGUEIRA, Michel Constantino; ZANONATO, Walesca de Souza; GARCIA, Tania E. M.
Apresentador: Sara Massotti Bonin
Orientador: Urania Pereira Sperling
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de Adminisração e Turismo
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
No espaço considerado área central de Pelotas existe ruas que são calçadas pavimentadas, denominadas Calçadões, exclusivamente para o trânsito de pedestres. Na realidade, esse tipo de espaço público normalmente já pensado a priori serve de referencial de comércio, varejo, entretenimento e cidadania nos planejamentos urbanos municipais. A área central de Pelotas onde se localizam os Calçadões compreende a rua Andrade Neves entre as ruas Lobo da Costa e Voluntários da Pátria, rua XV de Novembro entre a rua Sete de Setembro e a Praça Coronel Pedro Osório e a rua Sete de Setembro entre as ruas Andrade Neves e XV de Novembro. Este projeto tem como objetivo investigar a importância dos Calçadões no desenvolvimento das estratégias para o planejamento turístico urbano de Pelotas. Ainda, caracterizar a percepção do poder público e privado e de todos envolvidos com o turismo local; constatar o desenvolvimento turístico na área central de Pelotas e buscar alternativas de revitalização estética, espacial e ambiental dos Calçadões em estudo. No momento, estão em andamento algumas atividades, como o inventário de elementos diferenciais do local; mapeamentos ambientais, culturais, econômicos, políticos e arquitetônicos e levantamento de dados referentes aos Calçadões em jornais, livros, monografias, entre outros trabalhos. Portanto, o resultado esperado do estudo dos Calçadões de Pelotas, integra-se como um elemento fundamental para que se possa lançar um novo olhar, com o propósito de estudo e elaboração de futuros projetos de ação que possam promover uma maior valorização deste espaço para o desenvolvimento turístico buscado atualmente. Ou seja, tendo no Turismo uma chave para a melhoria da qualidade de vida dos pelotenses, bem como um estímulo ao empreendedorismo, à sensibilização patrimonial, ao intercâmbio cultural, à integração regional e ao fortalecimento do pensamento coletivo na busca por uma maior projeção fora do município.


RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autor(es): CORRÊA, Luciara Bilhalva; LUNARDI, Valéria Lerch
Apresentador: Luciara Bilhalva Corrêa
Orientador: Valéria Lerch Lunardi
Instituição/Departamento: FURG/Faculdade de Enfermagem
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Autor(es): GOULART, Fátima S.
Apresentador: Fátima Soares Goulart
Orientador: Dalila Rosa Hallal
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Administração e Turismo
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A mudança que vem ocorrendo no modo como a sociedade percebe as atividades das organizações, tem-se refletido numa forte tendência à adoção de práticas socialmente corretas por parte das empresas, seja em atividades externas à organização envolvendo a comunidade onde está inserida, ou ainda, práticas internas de desenvolvimento e valorização dos funcionários e clientes. Dessa forma, além de garantir condições de uma vida mais digna às pessoas que são beneficiadas com essas práticas, a empresa amplia sua capacidade competitiva, pois o mercado passa a valorizar sua postura cidadã. Considerando a importância da atuação das empresas no desenvolvimento da sociedade, o objetivo do presente estudo é analisar em uma empresa do ramo farmacêutico, localizada no município de Canguçu/RS, sua atuação em Responsabilidade Social Empresarial com base em indicadores elaborados pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, considerando o aspecto Público Interno. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário aos sujeitos que fazem parte da organização. Através da análise dos dados constatou-se que a empresa possui uma política social bem desenvolvida com relação ao seu Público Interno, atuando de forma positiva ao desenvolvimento das pessoas envolvidas em seus processos, fornecendo meios para que estas possam se desenvolver como profissionais e como cidadãos.


RISCA TERCEIRA: OFICINA DE ESCRITA EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO.

Autor(es): Manoel Luce Madeira
Apresentador: Manoel Luce Madeira
Orientador: Simone Moschen Rickes
Instituição/Departamento: UFRGS/FACED
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Este trabalho discuti o espaço de oficina de escrita, dentro de uma instituição Hospitalar Psiquiátrica, como ferramenta auxiliar no tratamento de sujeitos em situação de grave sofrimento psíquico, sujeitos estes que têm no escrever um fórum privilegiado de expressão e elaboração de seus conflitos. Foucault, ao pensar a construção social da loucura, utilizava-se do termo desaparecido para designar a condição do louco frente ao contexto social. Quer-se indagar a potencialidade do trabalho em oficina como propiciador, aos sujeitos nele envolvidos, de um espaço de articulação com a coletividade, cujo laço foi esgarçado. Desde junho de 2004, realizam-se semanalmente duas oficinas de escrita no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Uma delas limita seu grupo de trabalho aos pacientes moradores do hospital; a outra é realizada em uma unidade de internação de agudos – que permanecem no hospital por um período médio de dois meses. A reflexão operada pela pesquisa se baseia nos textos produzidos nas oficinas, no relatório elaborado pelo oficineiro / pesquisador após cada encontro de trabalho, nas entrevistas com os oficinantes e profissionais do Hospital e na pesquisa dos prontuários dos pacientes. Esta experiência vem sendo sistematizada sob a forma de estudo de caso, retomando a tradição freudiana de produção do conhecimento. A construção das narrativas operadas no trabalho em oficina, e seu dar a ver através da leitura, tem se mostrado como um fazer que guarda a potência de permitir um “aparecimento” do sujeito como protagonista do ato de criar / escrever o texto. Observa-se que este aparecimento opera-se ao longo do trabalho não de forma homogênea, mas sendo desdobrado através de diferentes posições do sujeito frente ao Outro, denotadas pelos modos diversos com que se refere a si mesmo, aos outros e às temáticas abordadas pelos textos.


TABAGISMO EM ESTUDANTES MATRICULADOS NAS 7° E 8° SÉRIES DO NOTURNO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE PELOTAS/RS

Autor(es): TESSMANN, Cristiane; SILVA, Wladimir Padilha
Apresentador: Cristiane Tessmann
Orientador: Wladimir Padilha da Silva
Instituição/Departamento: UFPel/DCTA?FAEM
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


TENTAR OUTRA VEZ: MOTIVOS QUE LEVAM ADULTOS A VOLTAR À ESCOLA

Autor(es): CUNHA, Amélia T. Brum da
Apresentador: Amélia Teresinha Brum da Cunha
Orientador: Prof. Dr. Gomercindo Ghiggi
Instituição/Departamento: Faculdade de Educação - FaE/UFPel/
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente trabalho diz respeito à pesquisa desenvolvida na Faculdade de Educação–FaE/UFPel durante o curso de Especialização em 2003 e 2004. O objetivo da pesquisa foi identificar as razões que levam os adultos desejar retornar aos estudos. Ao tematizar a problemática anunciada, situo a investigação no contexto de minha prática, analiso a inadequação da escola para os jovens e adultos do noturno, apresento a crescente procura pela escola por parte de homens e mulheres há muito tempo afastados da mesma, indico os motivos arrazoados pelos mesmos para retornar aos estudos e concluo com as observações feitas pelos sujeitos da pesquisa sobre a escola atual. O trabalho amparou-se no ideário freireano e com esse intuito pautou-se no diálogo aberto com os sujeitos pesquisados, respeitando seus anonimatos, considerando suas sugestões, modificando a abordagem quando necessário. Os dados obtidos por intermédio da pesquisa indicaram a possibilidade de uma continuidade investigativa, visto que os mesmos apontaram para uma insatisfação do alunado em relação à escola oferecida a eles. Entre as questões levantadas pelos alunos merecem destaque às que se referem aos modos como são desenvolvidos os processos de ensino-aprendizagem em turmas do noturno que, segundo entendimento deles, abriga um grande número de trabalhadores e, portanto, deveria promover uma educação diferenciada àquela desenvolvida na escola diurna. De posse dos dados obtidos na pesquisa anterior, teve início o aprofundamento da investigação cujo objetivo será verificar se as expectativas dos alunos do noturno são contempladas através das práticas pedagógicas dos professores em sala de aula de EJA. Portanto,o fio condutor da investigação iniciada no mestrado em 2005 funda-se na intenção de proporcionar o encontro dialógico entre as expectativas dos alunos e as práticas-pedagógicas,de modo a contribuir para que sejam desenvolvidas alternativas dentro do processo de ensino-aprendizagem da escola noturna.


TERRAS DE PRETO: CONTEXTO SOCIAL E DESAFIOS À REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Autor(es): BORBA, Carolina dos Anjos de ; CALDAS, Nádia Velleda ; SACCO DOS ANJOS, Flávio
Apresentador: Carolina dos Anjos de Borba
Orientador: Flávio Sacco dos Anjos
Instituição/Departamento: UFPel/DCSA
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


TRAÇOS DA RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM PELOTAS: O REGULAMENTO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL (1928)

Autor(es): CARDOSO, Aliana Anghinoni; PERES, Eliane
Apresentador: Aliana Anghinoni Cardoso
Orientador: Eliane Teresinha Peres
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE SECRETÁRIAS EXECUTIVAS

Autor(es): MARTIARENA, Angelita Maria; FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi
Apresentador: Angelita Maria Martiarena
Orientador: Maria Letícia Mazzucchi Ferreira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de História e Antropologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE ALUNOS DA ZONA RURAL:O CASO DA “TURMA DE 1ª SÉRIE DE 1982” DA “ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO FRANCISCO HETTWER(TRÊS DE MAIO - RS)

Autor(es): BENATI, Magda Raquel Glienke
Apresentador: Magda Raquel Glienke Benati
Orientador: Eliane Teresinha Peres
Instituição/Departamento: FaE/UFPel/História da Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


TURISMO DE NEGÓCIOS: POSSIBILITANDO A UTILIZAÇÃO DE HOTÉIS

Autor(es): SCHWANKE, Thilara Lopes; MÜLLER, Dalila
Apresentador: Thilara Lopes Schwanke
Orientador: Dalila Müller
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - UFPEL/Departamento de Turismo e Administração
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


UM CASO DE FOSSILIZAÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Autor(es): FREITAS, Lígia Beskow de
Apresentador: Lígia Beskow de Freitas
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: UFPEL/Ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Os erros são uma fonte importante de informação a respeito do processo de aquisição de uma língua estrangeira. De acordo com Selinker e Lakshimanan (1993), o erro fossilizado reflete a presistência de plateaus de estruturas que não pertencem à língua-alvo na interlíngua dos aprendizes. Esse é um fenômeno natural observável também na produção de falantes fluentes de uma língua estrangeira. Neste trabalho, a partir do estudo de um caso de fossilização, serão apresentadas a descrição e a avaliação das produções linguísticas selecionadas para a análise e dos procedimentos didáticos adotados na tentativa de desfossilizar os erros. O sujeito da pesquisa é um adulto, aprendiz de inglês em nível avançado, cuja língua materna é o português. A intervenção vem sendo feita em aulas individuais de inglês como língua estrangeira visando trabalhar os erros previamente selecionados pela pesquisadora. O uso de tasks (Nunan, 1991 e Robinson, 2005), que visam a conscientização e a utilização de estratégias metacognitivas com foco na aprendizagem e na avaliação do processo pelo qual passa o aluno, é o procedimento adotado. Os resultados até agora obtidos têm mostrado que a transferência de estruturas da língua materna é um dos fatores que atua fortemente na interlíngua do parendiz, o que provavelmente tem levado à fossilização de certos erros. Após a instrução explícita, tem-se observado que o sujeito tende a produzir formas de acordo com o padrão da língua-alvo. O estudo vem mostrando que, nesse processo, levar o aluno apensar sobre suas estrtégias de aprendizagem e sobre como seu processo cognitivo acontece temsido fundamental para que a desfossilização ocorra. Palavras-chave: Aquisição de línguas estrangeiras; fossilização; estratégias metacognitivas.


UM ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO DO PROGRAMA PET NA FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autor(es): SILVA, Inácio da; MOURA, Michel Carvalho de; CRUZ, Priscila Postali; NASCIMENTO, Flávia Marchi do
Apresentador: Michel Carvalho de Moura
Orientador: Luis Carlos Rigo
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Desportos
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O PET (Programa de Educação Tutorial) constitui-se em um programa formado por um grupo de acadêmicos que são orientados por um Professor Tutor. Tem como principais objetivos o trabalho em grupo, uma maior participação no ensino, na pesquisa e na extensão e a intervenção junto ao curso que está inserido. A realização desse estudo visa analisar como o Grupo PET/ESEF/UFPEL vem contemplando os objetivos nacionais do programa, com uma atenção especial para como ele vem realizando o processo de avaliação que seleciona sues novos bolsistas. Como metodologia utilizamos uma análise dos registros dos dois últimos processos de seleção (2003,2004) e aplicamos um questionário aos acadêmicos não aprovados na seleção de 2004. Como conclusão do estudo apontamos que os momentos que preparam e decidem sobre como será o processo de seleção são discutidos e acordados por todos os integrantes do grupo, o que evidencia uma preocupação com a construção conjunta dos métodos utilizados. Quanto às respostas dos questionários elas podem ser assim sintetizadas: Sobre o tema escolhido pelo grupo, “Universidade Pública: Conhecimentos e espaços públicos?” Houve praticamente um consenso quanto a sua importância. Outra questão dizia respeito às contribuições de ter participado do processo seletivo. Nesse ponto todos que responderam o questionário disseram que apesar de não terem sido aprovados a experiência representou um ganho na sua formação. Já sobre a banca a maioria concordou com a composição da mesma, destacando a importância da participação de um professor de outra unidade. O ponto que mais gerou discórdias foi sobre os mecanismos e os pesos utilizados na seleção, principalmente o fato dela não ter incluído a avaliação do currículo, apenas o histórico escolar. Como sugestões para aprimorar futuras seleções se destacou a necessidade de se observar melhor a data do processo seletivo, a última coincidiu com as avaliações de final de semestre, e que haja uma melhor divulgação do mesmo.


UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO O MÉTODO DA PESQUISA-AÇÃO

Autor(es): LUZZARDI, Luciana do Espírito Santo; BORGES, Vera Márcia; LUZZARDI, Roberta do Espírito Santo.
Apresentador: Luciana do Espírito Santo Luzzardi
Orientador: Tânia Beatriz Gamboa Araújo Morselli
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Solos
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A Pesquisa-Ação é um tipo de pesquisa social com base empírica que é concebida e realizada com estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo. Prevê ações definidas coletivamente comprometidas com a transformação da realidade (reflexão ética). Neste trabalho, os atores da Pesquisa-ação foram as pessoas envolvidas no Projeto Agenda XXI Pelotas-RS, ou seja, os pesquisadores integrantes do Centro de Estudos de Toxicologia do Rio Grande do Sul; os participantes integrantes do Núcleo de Educação Ambiental do bairro Fragata (NEA), onde o universo empírico da pesquisa foi definido pelo território identificado pelo NEA dividido em cinco áreas de interesse do bairro: Gotuzo, Vila Hilda, Vila Verona, Guabiroba e Zona do Cemitério. A metodologia do trabalho contou com uma fase de apresentação das informações externas aos NEAs (textos Fase da valorização das pessoas, aceitação e legitimação: necessidade de apresentados); fase da construção da construção do conhecimento comum (processo em que os textos foram trabalhados junto com o conhecimento dos participantes); fase da construção do domínio lingüístico comum (produto final: conceitos construídos coletivamente). Como resultados foram obtidos: a construção do domínio lingüístico coletivo; identificação do(s) campo(s) de interesse dos NEAs (problema, principal questão ambiental, campo temático); identificação coletiva da matriz de descritores operacionais (múltiplas dimensões da realidade); permitiu um plano de ação para o apoderamento social, exercício da cidadania ambiental;identificou patrimônios naturais e culturais que precisam ser protegidos e processos de degradação social e ambiental que precisam ser modificados e a reflexão sobre a realidade local (Apoio: FNMA).


UMA ANÁLISE DA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA MINICIPAL DE PELOTAS

Autor(es): COSTA, Valesca Brasil;LEITE,Maria Cecília Lorea;HYPOLITO;Álvaro Moreira ; BRITO,Eliana Póvoas Pereira ; DALL'LGNA,Maria Antonieta; MARCOLLA, Valdinei
Apresentador: Valesca Brasil Costa
Orientador: Maria Cecília Leite
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Fundamentos da Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A presente pesquisa visa caracterizar os diferentes formatos e práticas de gestão em andamento nas escolas públicas municipais de Pelotas, considerando as políticas implementadas nos últimos quatro anos, focalizando as dimensões administrativa, pedagógica e financeira; acompanhar o desempenho das Equipes Diretivas e dos Conselhos Escolares implementados nas escolas municipais de Pelotas, identificando os principais mecanismos de participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, bem como e as estruturas de poder presentes na escola. Para tanto, a investigação inclui como um dos procedimentos metodológicos a constituição de grupos focais (GONDIM, 2002) – homogêneos e heterogêneos, e a realização de estudos de caso (BECKER, 1994) – baseados em entrevista e observações e análise documental. O universo da pesquisa se constitui por sujeitos-docentes que exercem funções de direção, vice-direção, coordenação pedagógica ou supervisão na Secretaria Municipal de Educação selecionados a partir do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar – modalidade conveniada FaE - UFPel/SME - Prefeitura Municipal Pelotas. Os resultados obtidos nos grupos focais subsidiarão as definições relativas à segunda parte da investigação – Estudos de Casos em Escolas Públicas Municipais de Pelotas, com a participação efetiva de sujeitos integrantes das instituições pesquisadas. Neste âmbito, propõe-se que, a partir das questões suscitadas, constitua-se uma pesquisa-ação, cujos reflexos nas práticas escolares, estejam voltados ao aprofundamento da gestão democrática e participativa nestas escolas.


USO DA IMAGEM: A IMAGEM PÚBLICA DE BRIZOLA

Autor(es): HELLEBRANDT, Luceni Medeiros
Apresentador: Luceni Medeiros Hellebrandt
Orientador: Robson Becker Loeck
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Instituto de Sociologia e Política
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A questão da imagem pública nos dias atuais recebe especial atenção em função da facilidade de inserção através da mídia, principalmente na cultura de massa. No campo da Política, ter uma imagem positiva pode garantir sucesso eleitoral a um candidato e/ou partido. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a (re)construção da imagem pública de Leonel Brizola pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), após a sua morte. Para tal, procurou-se analisar as teorias de formação da imagem, como se dá o papel da imagem visual e da imagem mental, os mecanismos para a formação e a manutenção da imagem pública e, de fato, a forma como estas teorias se aplicam ao caso de Brizola, analisando através de que meios o PDT vem se utilizando para reviver Leonel Brizola no imaginário coletivo e transferir seus feitos positivos para a imagem do PDT enquanto partido político. O material analisado (cartazes e símbolos do partido, bem como os programas para televisão e páginas na internet) demonstram que elementos visuais corretamente utilizados podem surtir efeitos positivos, traduzindo-se em resultados satisfatórios nas urnas, pois cada vez mais a política se faz através de imagem.


UTILIZANDO A METACOGNIÇÃO EM UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Autor(es): CLASEN, Raquel; DAMIANI, Magda; CASTRO, Angela; PORCIÚNCULA, Fabiane; OLIVEIRA, Juliana; VIEIRA, Elisângela
Apresentador: Raquel Wille Clasen
Orientador: Magda Floriana Damiani
Instituição/Departamento: FaE/UFPEL/Fundamentos da educação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo investigar uma expêriencia de ensino, realizada no curso de pedagogia(FaE/UFPEL), em que as alunas realizaram atividades metacognitivas (reflexões sobre o próprio processo de aprender)como auxiliares no processo de aprendizagem. A investigação baseou-se na hipótese de que é importante que o aluno conheça esse processo para poder controla-lo e potencializar sua aprendizagem. A disciplina tinha como propósito discutir as teorias de aprendizagem e desenvolver uma visão crítica sobre elas. As atividades metacognitivas visavam, então, propiciar uma relação teoria/prática a partir das reflexões propostas. As alunas foram solicitadas a elaborar um diário de aula, ou "caderninho" como ficou conhecido, no qual escreviam sobre o que tinham aprendido (ou não) e sobre a forma como esse aprendizado (ou não aprendizado) havia ocorrido. A experiência foi avaliada por meio da análise dos seguintes documentos: "caderniho" (principal), parecer escrito sobre a importância do "caderninho" (anônimo)e trabalho final da discipina (análise sobre a aprendizagem realizada na disciplina à luz das teorias estudadas). Os dados foram examinados por meio de uma análise temática e mostram que as alunas tiveram dificuldade de entender o que era metacognição e, conseqüentemente, de realizá-la. Entretando, a experência foi considerada satisfatória pelas alunas que também tiveram sucesso na avaliação final: todas foram aprovadas, tendo, a maioria obtido notas acima de 8. A análise dos "caderninho" permitiu compilar vinte categorias relativas aos aspectos citados pelas estudantes como favorecedores da aprendizagem. Os principais foram: debate/discussão interação grupal; revisão/retomada de conteúdos; análise de exemplos; relação com o vivido; e conflitos. Estes achados sugerem que as alunas perceberam, por meio da metacognição, que, na aprendizagem, os sujeitos não são simples receptores de informaçoes, mas necessitam ser ativos e realizar trocas com outros.


VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ADESÃO DE MERENDEIRAS DE ESCOLAS INFANTIS DA ZONA URBANA DE PELOTAS RS, ÀS PREPARAÇÕES DE UM TREINAMENTO RECEBIDO.

Autor(es): ROSA, Gissele Vargas
Apresentador: Gissele Vargas da Rosa
Orientador: Marli Costa dos Santos
Instituição/Departamento: UFPEL/Faculdade de Nutrição
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A desnutrição infantil é um problema mundial de saúde pública. Em algumas regiões do brasil mais da metade das crianças são desnutridas. A alimentação escolar tem características de assistência nutricional para satisfazer às necessidades do escolar no período do dia em que permanece na escola. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) prevê que o lanche escolar deve fornecer as calorias necessárias para garantir o aporte energético das crianças. Integrando a equipe que se propõe a atender o PNAE, a atividade que as merendeiras desempenham nas escolas municipais relaciona-se com a área da saúde. Por esse motivo é importante a reciclagem desses profissionais no sentido de garantir a eficiência e segurança no trabalho realizado. Durante a preparação dos alimentos é importante evitar o desperdício e aproveitar partes comestíveis, dentro das normas técnicas de higiene. Com o objetivo de reciclar os profissionais e dar ênfase ao aproveitamento integral dos alimentos, foi realizado um treinamento (ago/set 2004) às merendeiras de Rede Municipal de Ensino de Pelotas, pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas. O presente trabalho busca avaliar o nível de adesão de merendeiras de escolas infantis da Rede Municipal de Ensino do município às preparações desenvolvidas no treinamento ministrado pela Faculdade de Nutrição (ago/set 2004). Para isso buscou-se reunir as merendeiras de todas as escolas infantis para que fosse exposto o objetivo do trabalho e feita a coletas dos dados, através de um questionário. Os resultados mostraram que a maioria dos profissionais colocou em prática o que foi exposto no treinamento.


“MINHA PALAVRA VALE UM TIRO, EU TENHO MUITA MUNIÇÃO” - MOVIMENTO HIP HOP E IDENTIDADES JUVENIS

Autor(es): VIEIRA. Maria Raquel R;
Apresentador: Maria Raquel R. Vieira
Orientador: Jarbas dos Santos Vieira
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Fundamentos
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo