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XIII Congresso de Iniciação Científica

Lingüística, Letras e Artes - Resumos

A CRÍTICA DE ARTE DE NELSON ABOTT DE FREITAS, NA DÉCADA DE 80, EM PELOTAS

Autor(es): Anastácio, J.N.; Silva, U.R.
Apresentador: Jeferson Natanael Anastácio
Orientador: Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
O projeto de pesquisa “A crítica de arte de Nelson Abott de Freitas, na década de 1980, em Pelotas”, foi desenvolvido junto ao Instituto de Letras e Artes da UFPel, do período de janeiro de 2002 até junho de 2004. Este projeto teve como objetivo a sistematização dos artigos de crítica de artes visuais, do referido crítico, que tratassem de análises de artistas e exposições, na década de 80 em Pelotas. Este estudo realizou um levantamento de mais de trezentos artigos publicados em jornais e catálogos, sobre o tema específico das artes visuais. Além desta coleta, os textos foram analisados, fichados, sistematizados por temática e selecionados para comporem uma antologia sobre o crítico pesquisado. Outra realização do projeto foi uma exposição, em novembro de 2002, para valorizar os textos e divulgar a produção do crítico junto à comunidade pelotense. Desta exposição participaram vinte e um artistas, selecionados segundo um critério determinado por esta pesquisa que foi o de contemplar os artistas que tiveram suas obras mais analisadas nos textos de Nelson, na década de 80. Após a exposição, foi feito um vídeo-documentário sobre a vida e obra de Nelson Abott de Freitas, o qual tem trinta e cinco minutos de duração, e conta com relatos de amigos, intelectuais e artistas que conviveram com o crítico. Os relatos seguiram as mesmas perguntas do roteiro básico elaborado para esta pesquisa. Ainda foi organizado um site com os resultados da pesquisa, cujo endereço é: http://ila.ufpel.br/nelsonfreitas. Nelson Abott de Freitas pertenceu à Associação Brasileira de Críticos.


A CRÍTICA DE ARTE RUMO À PEDAGOGIA DA SENSIBILIDADE: O CASO NELSON ABOTT DE FREITAS

Autor(es): Anastácio, J.N.; Silva, U.R.
Apresentador: Jeferson Natanael Anastácio
Orientador: Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


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A FOTOGRAFIA E O ESTUDO DOS BENS PATRIMONIAIS: ALGUNS CONCEITOS

Autor(es): Michelon, F.F.
Apresentador: Francisca Ferreira Michelon
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


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A MODA FEMININA COMO CAMINHO DO PENSAR MODERNO: OS RETRATOS DE MULHERES DA REVISTA ILLUSTRAÇÃO PELOTENSE (1919 – 1925)

Autor(es): Rochefort, C.C.; van der Laan, A. M.; Langone, A.P.S.; Vara, S.C.; Khun, T.; Pereira,G.; Michelon,F.F.; Silva,U.R.
Apresentador: Carolina Corrêa Rochefort
Orientador: Francisca Ferreira Michelon / Úrsula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


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A MULHER NEGRA NO CONTEXTO DA REVISTA ILLUSTRAÇÃO PELOTENSE(1919-1925)

Autor(es): Langone, A. P. S1Vara, S.C.1*.; Khun, T.1; Rochefort, C. C1.; Pereira, G.1.; van der Laan, A. M1.; Michelon, F. F1.
Apresentador: Ana Paula Siga Langone
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Arte Visuais
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


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A PRODUÇÃO DO ANALFABETISMO NA ESCOLA: UM FENÔMENO REVISITADO

Autor(es): Maristela Corrêa
Apresentador: Maristela Machado Corrêa
Orientador: Profª. Drª Maria Cristina Rosa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação/ FaE
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
“Alfabetizar é compreender as relações entre a linguagem, a escola e a sociedade para a fundamentação de uma prática de ensino de língua materna realmente competente e compromissada com a transformação social que lute contra o fracasso na escola, que na verdade, é o fracasso da escola” Discutir e compreender o fenômeno que faz o alunado de uma escola da zona rural fracassar nas séries iniciais e/ou permanecer na escola percorrendo uma trajetória de insucessos, além dos oitos previstos para o ensino fundamental. Essa pesquisa foi fruto de estudos e reflexões realizados no curso de especialização em alfabetização e letramento. Realizo-se essa pesquisa numa escola pública, da zona rural, num vilarejo de pescadores onde moram pessoas excluídas dos bens sociais, culturais e econômicos inerentes à existência humana e por ver alunos que foram alfabetizados há dez anos, ainda na escola e outros evadidos. Estudo quantitativo longitudinal, dos alunos que ingressaram na primeira série no ano de 1994, mostrou que do total de 58 crianças que ingressaram na escola apenas 9 concluíram o ensino fundamental. Pesquisa qualitativa apontou que dos 17 alunos evadidos, uns trabalhavam na pesca, outros viviam na ociosidade e 4 permaneciam na escola. Em entrevista com os sujeitos da pesquisa , foi possível detectar que a maioria dos jovens acreditava na escola como uma possibilidade de inserção cidadã, principalmente na questão que se refere aos documentos exigidos pelo IBAMA para o registro de pescador. A escola também é vista para esses jovens, como espaço social, prazeroso (privado/público) e lugar para aprender a ler e escrever. As mudanças que a escola necessita devem vir juntas com mudanças no projeto político pedagógico a fim de evitar o analfabetismo provocado pelo choque cultural.


ARTE E FILOSOFIA COM CRIANÇAS

Autor(es): Silva, N. M.*; Rocha, J. G. 2; Vilela, P. A. L.; Sardi, S. A.; Hirsch, I. B.; Silva, U. R.
Apresentador: Nome completo
Orientador: Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O objetivo deste trabalho é proporcionar uma introdução ao exercício da reflexão filosófica e da prática artística com crianças de 7 a 13 anos, fornecendo aportes teórico-metodológicos à prática pedagógica. O estudo baseia-se no levantamento, leitura e análise de textos e práticas pedagógicas que envolvam a interdisciplinaridade da filosofia em relação à arte. Trabalhar correlações interdisciplinares: habilidades cognitivas relacionadas ao filosofar e à vivência artística; filosofar com crianças e a história da arte e da filosofia; educação ambiental com arte e filosofia; arte e filosofia com crianças; o currículo para trabalhar de modo interdisciplinar arte e filosofia com crianças. Interdisciplinaridade numa perspectiva transdisciplinar. O projeto de pesquisa “O Ensino da arte e a interdisciplinaridade”, está realizando levantamento, seleção e análise de bibliografia básica (textos, ensaios, artigos, teses) na forma de grupo de estudo; coleta, seleção e registro do material a ser pesquisado junto a bibliotecas, periódicos e outras fontes; fichamento e sistematização do conjunto do material em forma de banco de textos; a compreensão da concepção metodológica proposta ao filosofar com crianças se efetivará com base no seu exercício. A vivência situa-se na base da construção de problemas, perguntas e conceitos filosóficos, mediada pelo diálogo investigativo.


ARTE E INTERDISCIPLINARIDADE

Autor(es): Vilela, P. A. L.; Silva, N. M.; Souza, J. T.; Weinerth, A. C. X. ; Silveira, F.T.; Hirsch, I. B.; Silva, U. R.
Apresentador: Paula Alessandra Lelling Vilela
Orientador: Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/artes e comunicação ; música e artes cênicas
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Este trabalho consiste em um Projeto de Pesquisa em andamento intitulado O Ensino de Arte e Interdisciplinaridade, desenvolvido pelo Departamento de Música e Artes Cênicas e Departamento de Artes e Comunicação do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal de Pelotas - RS. Este projeto de pesquisa surgiu a partir das dificuldades encontradas na elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em artes e música da UFPEL. O estudo consiste em aprofundar o embasamento teórico das novas tendências pedagógicas com vistas a elaborar formas de aplicação da interdisciplinaridade do ensino de artes visuais e música na Universidade e na Escola. O grupo parte do conceito do teórico JAPIASSU (1976, p. 74), segundo o qual a “interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa”. A partir da fundamentação das novas tendências pedagógicas pretende-se elaborar uma metodologia que possibilite a vivência da interdisciplinaridade na Universidade e na Escola. Faz-se necessário que haja uma coordenação que integre os objetivos, as atividades, os procedimentos, o planejamento, propiciando assim, o intercâmbio, a troca, o diálogo e a elaboração de projetos de trabalhos. Como primeira ação desenvolvida pelo grupo, realizamos o I Seminário de Arte, Música e Educação de Pelotas e Zona Sul, que teve por objetivo aproximar a Universidade da realidade do ensino da área de arte nas escolas e ampliar o debate sobre as novas tendências pedagógicas.


ARTE EM PELOTAS - OS SALÕES DE 1977 A 1981

Autor(es): Souza, J. T. ; Ott Jr, G. A.; Hackbart, F. A.; Anastácio, J. N.; Silva, U. R.
Apresentador: Nome completo
Orientador: Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Este estudo trata da documentação referente aos Salões de Arte de Pelotas, de 1977 a 1981, como forma de registrar e divulgar a importância desta realização para a história da arte de Pelotas e do RS. A pesquisa pretende recuperar e organizar sistematicamente esta documentação, por se entender que é essencial contextualizar a produção artística em função de um mercado de arte e de um contexto histórico-sócio-cultural. A criação dos Salões de Arte de Pelotas foi uma realização da 5ª Delegacia de Educação (atual 5ª CRE), com a coordenação de Nelson Abott de Freitas. Este evento obteve amplitude nacional e, enquanto existiu (1977-1981) foi o mais destacado do Rio Grande do Sul. Consideramos que esta pesquisa justifica-se porque foi a partir dos Salões de Arte de Pelotas que a arte contemporânea começou a ser melhor recebida nesta cidade, pois através dessa vivência o público passo a compreender os elementos dessa estética. O mercado de arte e galerias, o envolvimento da imprensa, dos alunos e professores de artes marcaram esse momento. Embora houvesse, por parte da crítica, uma insistência quanto à reduzida presença da arte contemporânea, propriamente dita, nos Salões, e a dificuldade de haver um critério mais atualizado. O trabalho toma por base a análise dos Salões, desde seus primórdios a partir dos textos de Diderot, Émile Zola, Baudelaire até os textos do crítico de arte de Pelotas Nelson Abott de Freitas, que publicou inúmeros artigos sobre os Salões de Arte nas páginas dos jornais locais. O estudo desenvolve-se a partir da sistematização e análise dos dados, imagens, catálogos, artigos e toda a documentação que tenha como tema os Salões de Arte de Pelotas, de 1977 a 1981, organizados pela então 5ª Delegacia de Educação de Pelotas, por meio do crítico de arte e programador cultural Nelson Abott de Freitas.


ARTISTAS PELOTENSES MODERNOS E CONTEMPORÂNEOS

Autor(es): Vilela, P. A. L.; Diniz, C. R. B.; Silva, U. R.
Apresentador: Paula Alessandra Lelling Vilela
Orientador: Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


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ARTISTAS PELOTENSES MODERNOS E CONTEMPORÂNEOS

Autor(es): Vilela, P. A. L.; Diniz, C. R. B.; Silva, U. R.
Apresentador: Paula Alessandra Lelling Vilela
Orientador: Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Sendo a cidade rica em artistas que utilizam essas linguagens não poderíamos deixar de resgatar este conhecimento artístico, importante para a formação acadêmica e profissional dos alunos deste Instituto e também para a comunidade pelotense. A proposta desta pesquisa é a de instituir um trabalho que contemple um acervo artístico e cultural valorizando a história da arte moderna e contemporânea da cidade de Pelotas, composto de: acervo visual e digital com imagens das obras dos artistas, vídeos com as entrevistas, acervo bibliográfico, e também através de material de divulgação (site do projeto, CD-ROM e publicação bibliográfica). O projeto de pesquisa “Artistas Pelotenses Modernos e Contemporâneos”, está realizando leitura de bibliografia básica, na forma de grupo de estudos, com acompanhamento do orientador; pesquisa bibliográfica; pesquisa em Internet; organização de artigos, reportagens e textos relacionados com arte moderna e contemporânea extraídos de revistas, livros e periódicos; estudos de textos dirigidos, bem como, entrevistas com os artistas selecionados, que estão sendo registradas através de textos, filmagem em vídeo e acervo digital (fotográfico), digitalização das fotos e imagens reproduzidas das obras, produção textual sobre vida e obra destes artistas, e também sobre arte moderna e contemporânea em Pelotas, e organização do site. Esperamos que o estudo das linguagens identificadas nos artistas selecionados e sua avaliação obtenham o devido reconhecimento pois isso fará com que consigamos atingir nossos objetivos.


AS ARTES VISUAIS NO COTIDIANO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS VÍDEO E FOTOGRAFIA

Autor(es): Alam, Suzy Mary M.
Apresentador: Suzy Mary Maraninchi Alam
Orientador: Tania Maria Esperon Porto
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Educação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O tema estudado com a presente pesquisa emergiu de experiências pessoais, do trabalho que vem sendo desenvolvido em aulas de Artes Visuais, com alunos do ensino médio. Realizou-se uma reflexão sobre a prática de ensino, com o propósito de averiguar qual o significado que os alunos atribuem ao trabalho pedagógico com as mídias vídeo e fotografia, como o uso das mídias vídeo e fotografia influenciam na produção artística dos alunos, e, por fim, se a metodologia utilizada no trabalho com mídias, nas aulas de Artes Visuais, contribuiu para os resultados positivos alcançados. Neste sentido, o método de pesquisa escolhida foi a qualitativa, que justifica-se pelo dinamismo que possibilita no levantamento de dados. Utilizou-se, para estudo, trabalhos realizados pelos alunos, entrevistas semi-estruturadas e questionários. foi feito uso da análise temática para a interpretação sistemática dos dados coletados e analisando as diferentes categorias encontradas - tanto nas falas como nas reações dos sujeitos em relação aos documentos analisados – foi agrupado os mesmos, considerando a parte comum entre eles, chegando, por fim, na definição das categorias temáticas. Os alunos demonstraram prazer e familiaridade com as mídias (vídeo e a fotografia), surgindo como categorias a serem analisadas: a relação diversão x prazer, o ser criativo, e por fim o ser adolescente. Conclui-se que a metodologia de ensino (pedagogia comunicacional), que foi alvo desta pesquisa, possibilitou uma maior aproximação com a realidade dos alunos, proporcionando também, um maior envolvimento, interesse e produtividade nos trabalhos artísticos produzidos pelos estudantes.


AS GRAFIAS POSSÍVEIS PARA A PALAVRA ‘GRANDE’: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE FONOLOGIA E ORTOGRAFIA.

Autor(es): Medina, S. Z.; Silva, M. R.
Apresentador: Sabrina Zitzke Medina
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Ensino
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Neste estudo serão analisadas produções escritas que constituem o Banco de textos vinculado ao projeto de pesquisa Aquisição e desenvolvimento da escrita: ortografia e acentuação. A análise dos erros ortográficos encontrados na escrita infantil mostra duas fortes motivações: uma que advém do conhecimento fonético-fonológico do aprendiz e outra que está vinculada às especificidades do sistema ortográfico da língua. Neste trabalho estaremos examinando os erros ortográficos relacionados à motivação fonético-fonológica. Ao cometerem tais erros os alunos demonstram o desejo de transcrever a fala tal como ela é ou ainda explicitam dificuldades representacionais relacionadas a fonemas ou estruturas silábicas complexas como CCV e CVC, por exemplo. A partir dessa perspectiva criamos categorizações específicas: uma que abrange erros decorrentes de motivação fonética-fonológica e outra, erros decorrentes de motivação apenas fonológica. Enquanto a primeira inclui alterações que envolvem a neutralização das vogais e a semivocalização da líquida lateral, por exemplo; a última ocupa-se de casos relacionados à grafia de certos fonemas, de determinadas estruturas silábicas com codas e com encontros consonantais, entre outros. As estratégias utilizadas pelas crianças para resolver problemas relacionados à representação fonológica incluem a metátese, a epêntese, o apagamento e ainda alterações de fonemas. Discutiremos, neste estudo, algumas dessas dificuldades representacionais a partir da análise das diferentes tentativas de representação gráfica da palavra ‘grande’. Palavra que se apresenta complexa para a criança e que, por isso, pôde ser encontrada com mais de 20 variações na sua grafia.


AS VILAS OPERÁRIAS COMO CONJUNTOS HISTÓRICOS UMA CONTRIBUIÇÃO AO SIMPAC

Autor(es): CUNHA, S.S.
Apresentador: Samanta Sopeña da Cunha
Orientador: Eliane Nunes
Instituição/Departamento: INSTITUTO DE LETRAS E ARTES/Pós Graduação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O trabalho surge junto aos estudos relativos às vilas operárias de Pelotas e tem como objetivo principal acrescentar algumas recomendações relativas aos conjuntos históricos ou tradicionais na legislação vigente sobre preservação do patrimônio, ou seja, Sistema Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Pelotas (SIMPAC). Para um melhor entendimento da idéia, consideramos as vilas operárias em questão como conjuntos históricos ou tradicionais. Como as vilas carecem de uma legislação específica esta proposta pôde voltar-se para tal enfoque. Tais contribuições surgem concomitantemente aos comentários a respeito do SIMPAC, lesgislação em vigor desde Julho de 2002. As vilas operárias surgidas em Pelotas no início do século XX trazem consigo um significado único para a história e o desenvolvimento da cidade. Graças a sua tipologia, função social e econômica na vida de muitos pelotenses, elas podem ser consideradas conjuntos históricos ou tradicionais e necessitam ser valorizadas como tais. Após uma análise se pode notar que este tipo de edificação se encontra carente de proteção legal, exatamente pela falta de consciência da sua importância. A legislação em vigor desde 2000 trata de imóveis inventariados, mas não prioriza suas ações na preservação daqueles que formam conjuntos. O SIMPAC possui alguns instrumentos em estado latente e faz-se necessário que o poder público municipal se esforce para que seus órgãos possam ter condições de pôr em prática instrumentos como os níveis de preservação e as guias de desenho, por exemplo, de modo a preservar o que a cidade tem de mais precioso atualmente que é o seu patrimônio, bem como aprender a se utilizar dele para crescimento próprio.


ASPECTOS IDEOLÓGICOS NOS TEXTOS DIDÁTICOS

Autor(es): Fonseca, J. O.
Apresentador: Fonseca, J. O.
Orientador: Veronice Camargo da Silva
Instituição/Departamento: Universidade da Região da campanha- URCAMP/Centro de Educação,Comunicação e Artes
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar os aspectos ideológicos nos textos didáticos trabalhados em sala de aula com alunos de 3ª e 4ª séries. Segundo Deiró (1990), o problema da ideologia dominante, por meio dos textos de leitura das quatro primeiras séries do primeiro grau, é grave e importante, levando-se em consideração a postura acrítica dos receptores dessas mensagens ideológicas que se encontram na faixa dos 7-10 anos de idade. A partir dos objetivos propostos neste trabalho, investigou-se os aspectos ideológicos contido em alguns textos didáticos, analisando-os e buscando a reflexão sobre algumas das prováveis explicações de suas peculiaridades. Concluiu-se que, embora alguns professores ainda trabalhem com textos contendo certos estereótipos clássicos, encontramos outros professores que utilizam textos com aspectos ideológicos neutros, escolhendo autores que se dedicam a esta problemática, com uma linguagem inovadora,tentando desmistificar a idéia de diferenças essenciais entre mulheres e homens, e preocupados com a reflexão crítica por parte do leitor. Palavras-chaves: ideologia, textos, reflexão


AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESPAÇO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LEITURA

Autor(es): Boéssio, C.P.D.
Apresentador: Cláudia Pureza Duarte Boéssio
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O ensino de uma língua estrangeira (LE) a partir da 5ª série do fundamental foi normatizado – tornando-se obrigatório – pela Lei 9394/96 – Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – artigo 26, parágrafo 5º. Reforçando essa determinação, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, lançados pelo MEC em 1998, justificam a inclusão de uma língua estrangeira nos currículos, pela formação social que desempenha. Ainda recomendam a ênfase à leitura, reconhecendo não ser viável o trabalho com as quatro habilidades comunicativas – ler, escrever, falar e ouvir – nas condições de sala de aula na maioria das escolas brasileiras. O que se constata, entretanto, no cotidiano escolar, é um ensino baseado fundamentalmente na gramática, na tradução de frases, com exercícios de lacunas e listas de palavras que fragmentam a língua e impedem a interação indispensável ao aprendizado de uma LE. A par dessa realidade, continuam as reflexões e as pesquisas sobre o ensino de línguas. A literatura é vasta e, cada vez mais, surgem novas perspectivas com vistas a um ensino realmente produtivo. Para Moita Lopes (2000), por exemplo, o ensino de uma língua estrangeira deve fazer parte do processo educacional do aprendiz como um todo. Daí a importância de aprender a ler em LE para o desenvolvimento de habilidades de leitura também em língua materna. Partindo-se do princípio de que o objetivo maior do ensino de língua estrangeira na escola é colaborar para a formação de um aluno crítico, reflexivo e construtor de seu conhecimento, este trabalho visa a demonstrar que podem ser desenvolvidas habilidades facilitadoras dessa formação, através da exploração de determinados tipos de textos e do domínio de diferentes estratégias de leitura.


AVENDANO JÚNIOR: A TRADIÇÃO DO CHORO EM PELOTAS

Autor(es): Silveira, A. P. L ; d'Avila, R. C.
Apresentador: Ana Paula Lima Silveira
Orientador: Raul Costa d'Avila
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Canto e Instrumento
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


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CONSIDERAÇÕES SOBRE O CAMPO SANTO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

Autor(es): Carvalho L. N.¹*; De Castro, S.D.S. 1; Montelli, C.C.1;Lemos, C.I.1;
Apresentador: Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

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DADOS COMPARATIVOS: A MULHER NEGRA NA REVISTA ILLUSTRAÇÃO PELOTENSE (1919-1925)

Autor(es): Langone, A. P. S1Vara, S.C.1*.; Khun, T.1; Rochefort, C. C1.; Pereira, G.1.; van der Laan, A. M1.; Michelon, F. F1.
Apresentador: Ana Paula Siga Langone
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Arte Visuais
Órgão Financiador: CNPq

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DAS TRAÇAS AS PAREDES: CONSERVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DAS GRAVURAS DA COLEÇÃO MARCELO CALHEIROS

Autor(es): Calheiros, M. S.
Apresentador: Marcelo da Silva Calheiros
Orientador: Carmen Lucia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes/Pos-Graduação em Artes.
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Esta pesquisa tem como tema a elaboração de um sistema de acondicionamento e guarda das gravuras pertencentes a Coleção Marcelo Calheiros, prevendo com esta ação o bem estar e a integridade física de tais bens culturais, buscando, através das obras dos artistas internacionais, nacionais e locais representados nesta coleção, a discussão sobre aspectos históricos, conceituais e técnicos de conservação. A metodologia adotada é de caráter qualitativo devido a proximidade com o objeto de estudo e pela necessidade de compreender aspectos descritivos relativos a manutenção de um acervo. Os instrumentos utilizados são entrevistas semi-estruturadas com colecionadores e fichas catalográficas. A divulgação dos resultados se dara através da elaboração de uma cartilha com informações sobre conservação e guarda, e, também, um CD-Rom contendo as gravuras da coleção e suas respectivas informações.


EDIÇÕES MUSICAIS NA CIDADE DE PELOTAS: IMPRESSÃO E PUBLICAÇÃO (1850-1950)

Autor(es): Tavares, Lauren ; Souza, Márcio de ; Nogueira, Isabel
Apresentador: Lauren Peres Tavares
Orientador: Isabel Porto Nogueira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - ILA/Artes e Comunicação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A área de pesquisa em Música que abrange a impressão musical em suas diversas formas vem desenvolvendo-se consideravelmente no Brasil a partir da segunda metade do século XX. Sua importância se deve ao fato da música ser uma arte temporal, cuja forma de manifestação é através da escrita pelo compositor e a leitura e execução desta escrita pelo mesmo compositor ou por um intérprete, para que possa chegar ao publico apreciador. Este é o primeiro elemento da área da pesquisa em impressão musical: o levantamento de partituras musicais editadas e/ou impressas na cidade. No entanto, da maneira como a trataremos aqui, a área de estudos sobre a impressão musical abrange todas as formas de documentos escritos sobre música, muito além das partituras, abrangendo outras publicações e documentos, até as revistas musicais ou revistas literárias que se ocupam marcadamente de música. Esta pesquisa propõe um levantamento das atividades relativas às edições musicais, impressão e publicação, que se desenvolveram na cidade de Pelotas no período 1850-1950. A pesquisa tem como objetivo resgatar os documentos e as práticas relativas à impressão e à publicação musical desenvolvidas na cidade de Pelotas no período 1850-1950, como uma das formas de manifestação e reflexo da inserção da música nesta sociedade.


ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS ISOLADOS - BENS PATRIMONIAIS?

Autor(es): Lemos, C. I.; De Castro, S. D. S.; Montelli, C. C.; Carvalho, L. N.; Michelon, F. F.; Cerqueira, F. V.
Apresentador: Cristian Iribarrem Lemos
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Pós-graduação em Artes
Órgão Financiador: Nenhum

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ESCULTURAS CEMITERIAIS: DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA DA ESTATUÁRIA DO CAMPO SANTO DA SANTA CASA DE MISERICÓRIDIA DE PELOTAS

Autor(es): Carvalho L. N.¹*; De Castro, S.D.S. 1; Montelli, C.C.1;Lemos, C.I.1;
Apresentador: Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

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FONTES PARA O ESTUDO DA HISTORIOGRAFIA DA ARTE

Autor(es): Cardoso, F.C.; Nunes, E.
Apresentador: FRANCIANE CANÊZ CARDOSO
Orientador: Eliane Nunes
Instituição/Departamento: INSTITUTO DE LETRAS E ARTES/DEPARTEMENTO DE ARTE E COMUNICAÇÃO
Órgão Financiador: Nenhum

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FOTOGRAFIA E MEMÓRIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE CONCEITOS APLICADOS

Autor(es): Michelon, F.F.
Apresentador: Francisca Ferreira Michelon
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

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INVESTIGAÇÃO DE DADOS E REDAÇÃO DE BIOGRAFIAS DA BIBLIOTECA VIRTUAL DE LETRAS

Autor(es): Fontana, M. V. L.; Nunes, E. V.; Zimmermann, J. M.
Apresentador: Marcus Vinícius Liessem Fontana
Orientador: Elton Luis Vergara Nunes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Letras
Órgão Financiador: Nenhum

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MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO GYMNASIO PELOTENSE

Autor(es): De Castro, S. D. S.; Montelli, C. C.; Lemos, C. I.; Carvalho, L. N.
Apresentador: Silvana Delgado Soares de Castro
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: UFPEL / INSTITUTO DE LETRAS E ARTES/Artes Visuais / Laboratório de Fotografia
Órgão Financiador: Nenhum

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MÉTODO DE ABORDAGEM DOS RETRATOS DO OITOCENTOS: INVESTIGANDO PADRÕES.

Autor(es): Vara, S.C.1*.; Khun, T.1; Rochefort, C. C1.; Pereira, G.1.; van der Laan, A. M1.; Langone, A. P. S1.; Michelon, F. F1.
Apresentador: Simone da Cruz Vara
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Artes Visuais
Órgão Financiador: CNPq

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O ENSINO DA ARTE E A INTERDISICPLINARIDADE

Autor(es): Vilela, P. A. L.*; Silva, N. M.; Souza, J. T.; Weinerth, A. C. X. ; Silveira, F.T.; Hirsch, I. B.; Silva, U. R
Apresentador: Paula Alessandra Lelling Vilela
Orientador: Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/artes e comunicação
Órgão Financiador: Nenhum

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O ESTUDO EM ESTÉTICA DAS ARTES VISUAIS

Autor(es): Eslabão, Jorge Thiago; Rodrigues, Viviane; Spieker, Larissa Chaves
Apresentador: Eslabão, Jorge Thiago
Orientador: Ùrsula Rosa Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Arte e Comunicação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Esta pesquisa pretende investigar a natureza da estética, enquanto reflexão filosófica sobre as obras de arte através da história ocidental. O estudo da estética das artes visuais, o seu surgimento como disciplina na modernidade, bem como as principais teorias e métodos de estudo desenvolvidos a partir da sua incerção em face ao contexto científico. O enfoque da pesquisa encontra-se na observação de obras de arte em diferentes momentos da história e no estabelecimento de relações que a mesmas possuem com a filosofia de cada época, pensadores, literatura, e evidentemente, o conceito de belo. A relfexão sobre a experiência estética e a compreensão da complexidade do fenômeno artístico visam a possibilidade de ampliar a consciência crítica em torno da obra de arte e seu envolvimento com a cultura do social.


O PROFESSOR DE MÚSICA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PELOTAS:

Autor(es): Wille, R. Hirsch, I. Oliveira, C. Richter, M. Chaves, S
Apresentador: Marcos Chaves
Orientador: Regiana Blank Wille
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas /ILA/Música e Artes Cênicas
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este projeto de pesquisa que está sendo realizado na UFPel está dentro da linha de educação musical, que pertence ao grupo Teorias da Educação nas Artes e congrega várias linhas de pesquisa dentre as quais a de educação musical. O trabalho vem preencher uma lacuna existente em nossa comunidade local no que refere-se ao conhecimento do profissional que trabalha com música nas escolas de educação infantil. O objetivo é Investigar aspectos específicos da formação e atuação profissional do professor de música da educação infantil, caracterizando seu perfil profissional. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com estes profissionais utilizando como metodologia o survey, com desenho interseccional. Através da caracterização do perfil deste profissional tencionamos contribuir na melhoria da formação dos futuros professores de música, conhecendo aqueles que vêm dedicando-se ao ensino de música na educação infantil, bem como avaliando o que tem sido proporcionado durante os cursos de formação dentro da Universidade.


O PROFESSOR DE MÚSICA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PELOTAS: CARACTERIZAÇÃO DE SEU PERFIL A PARTIRDO CONHECIMENTO DE SUA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Autor(es): Wille, R. Hirsch, I. Oliveira, C. Richter, M. Chaves, S
Apresentador: Marcos Chaves
Orientador: Regiana Blank Wille
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas /ILA/Música e Artes Cênicas
Órgão Financiador: Nenhum

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OS SALÕES DE ARTE DE PELOTAS (1977 A 1981)

Autor(es): Souza, J. T.; Ott Jr, G. A.; Hackbart, F. A.; Anastácio, J. N.; Silva, U. R.
Apresentador: Nome completo
Orientador: Profª. Drª. Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


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PASSEIO NA PRAÇA CORONEL PEDRO OSÓRIO - VERSÃO VIRTUAL

Autor(es): Mülling, Tobias; Gorgot, Roberta; Tessmann, Marisa;
Apresentador: Tobias Tessmann Mülling
Orientador: Luciana E. Leitão
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Artes Visuais
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Este projeto pretende apresentar uma versão virtual do jogo “Passeio Cultural pela praça Cel. Pedro Osório. Esta versão se justifica em virtude da necessidade de ampliar o acesso ao trabalho já desenvolvido pelo grupo de Pesquisa da Ludoteca, disponibilizando-o aos usuários da rede de informações (internet). Em princípio pretende-se construir um portal diferenciado com informações históricas e culturais da cidade de Pelotas. As informações do jogo Passeio na Praça serão utilizadas como base, adaptando-as à versão virtual, mantendo os objetivos de resgate histórico dos monumentos e a integração entre arte e jogo. Devido ao seu livre acesso, poderá ser utilizado tando nas escolas, como material para-didático, como para o público em geral, interessados em conhecer um pouco mais sobre a cidade. Além disso, o tratamento das informações pretendem funcionar como uma porta de entrada para um futuro visitante ou pesquisador, interessado na cultura e história de Pelotas. Para o desenvolvimento deste trabalho, será realizada tanto a pesquisa sobre os monumentos, casarões e pontos de interesse, buscando fatos, depoimentos, fotos, curiosidades, além da pesquisa sobre portais educativos, quanto a atualização no que diz respeito ao uso de novas tecnologias que envolvem a construção deste tipo de portal, aliadas ao design (programas: Flash, PHP, MySql). Essas tecnologias que servirão de apoio à construção do site, e que irão torná-lo uma ferramenta adequada ao padrão da internet atual. Este site objetiva também um estudo sobre o design, que é fator decisivo nos portais atuais. Este trabalho é direcionado principalmente aos estudantes que pretendem ampliar seus conhecimentos sobre a cidade de Pelotas através de uma forma diferenciada das divulgadas nas instituições tradicionais.


PELLEGRIN, UM ARTISTA CONTEMPORÂNEO DE PELOTAS

Autor(es): Heiden, R.; Leite, V.C. ; Pinto, D.P. ; Vilela, P. L. ; Diniz, C. R. B.
Apresentador: Roberto Heiden
Orientador: Carmen Regina Bauer Diniz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/ILA
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


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RECEPÇÃO E CIRCULARIDADE DA MÚSICA ERUDITA PARA PIANO NA CIDADE DE PELOTAS 1918-1968

Autor(es): Luckow, Fabiane ; Nogueira, Isabel
Apresentador: Fabiane Behling Luckow
Orientador: Isabel Porto Nogueira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - ILA/Depto. de Artes e Comunicação
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
A pesquisa pretende realizar um diagnóstico da recepção e circularidade da música erudita para piano na cidade de Pelotas no período 1918-1968, com vistas a identificar a importância deste repertório como veículo de idéias estéticas e como reflexo do pensamento da sociedade.A pesquisa pretende analisar a maneira como a música erudita para piano foi recebida na sociedade pelotense, considerando seu impacto cultural e buscando avaliar sua contribuição para as renovações estéticas processadas nos meios artísticos da cidade.OBJETIVOS:O objetivo central da pesquisa será a realização de um levantamento integral das obras para piano executadas em concertos promovidos pelo Conservatório de Música da cidade de Pelotas no período 1918-1968, que vai desde o período de fundação da escola até sua incorporação à Universidade Federal de Pelotas; analisando sua recepção na cidade através da realização de entrevistas e da coleta de crônicas publicadas em jornais referentes à estes eventos, buscando compor um quadro da importância do piano na cidade e do ambiente onde se processavam os concertos.


RETRATOS DO OITOCENTOS: INVESTIGANDO A HERANÇA VISUAL DO RETRATO FOTOGRÁFICO.

Autor(es): Vara, S.C.1*.; Khun, T.1; Rochefort, C. C1.; Pereira, G.1.; van der Laan, A. M1.; Langone, A. P. S1.; Michelon, F. F1.
Apresentador: Simone da Cruz Vara
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Arte Visuais
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


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TEATRO DE PELOTAS: UM PATRIMÔNIO ADORMECIDO

Autor(es): sILVA, F. A.
Apresentador: Francisca Alves da Silva
Orientador: Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes/Pós-Graduação em Artes
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Esta pesquisa tem como ponto de partida compreender como se apresentou nos anos oitenta e meado dos anos noventa, período dos festivais. O estudo pretende resgatar a movimentação teatral, através da compreensão dos aspectos políticos e culturais da época como dos processos de atuação, a relação com o público e função que ocupou na vida da cidade. A abordagem metodológica desta investigação será qualitativa, tendo em vista o contato direto do pesquisador com o ambiente ou com o meio em que pretendo investigar. Sendo o foco de interesse, o patrimônio imaterial; o Teatro de Pelotas, buscou-se na memória coletiva, as descrições dos atores sociais através da investigação específica, implicando num agenciamento de busca e escuta. Como instrumento para a coleta dos dados serão realizados entrevistas semi-estruturadas com atores, diretores, dramaturgos, ex-integrantes dos grupos, espectadores e coletas de imagens fotográfica.


TEORIAS DA EDUCAÇÃO EM ARTE: TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS QUE PARTICIPAM DAS ESCOLHAS PEDAGÓGICAS E ESTÉTICAS DO PROFESSOR

Autor(es): BIASOLI. C. L. A.
Apresentador: Ana Claudia Xavier Weinerth
Orientador: Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes/Departamento de Arte e Comunicação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Esta pesquisa, cujo tema central é a formação e a prática pedagógica do professor de arte, tem como ponto de partida a indagação a respeito das tendências educacionais que participam das escolhas pedagógicas e estéticas desse professor. O estudo pretende resgatar aspectos da história das políticas educacionais e os enfoques filosóficos, pedagógicos e estéticos que influenciam a formação e a atuação do docente na área de arte, verificando, ainda, as relações existente entre as tendências educacionais que caracterizam o século XX e o início do século XXI com as transformações ocorridas no ensino da arte para, por fim, compreender que tendências educacionais influenciam a formação do professor e como se dão as escolhas pedagógicas e estéticas desse professor para a construção de sua prática pedagógica. O caminho escolhido aponta para uma metodologia que privilegia aspectos qualitativos , porque o foco de interesse deste estudo é compreender os processos formativos dos e nos professores que determinam as práticas cotidianas em sala de aula, o que implica em ouvir esses professores através de entrevistas semi-estruturadas. Como a pesquisa qualitativa não descarta uma abordagem quantitativa, esta será utilizada através de um questionário para obtenção de dados gerais relativos à formação acadêmica, à atuação docente, à concepção de arte, ensino de arte, professor, aluno, conteúdos da arte, metodologia e avaliação. Participam da pesquisa professores em serviço da rede pública municipal da cidade de Pelotas, formados pelo ILA/UFPeL. PALAVRAS -CHAVE : ideário pedagógico; formação do professor; ensino da arte.


‘MOSSO’ OU ‘MOÇO’; ‘NACE’, ‘NASSE’ OU ‘NASCE’: AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELAS CRIANÇAS E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA A GRAFIA DO FONEMA /S/

Autor(es): Silva, M. R.; Medina, S. Z.
Apresentador: Michelle Reis da Silva
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Ensino
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O presente trabalho integra um projeto de pesquisa intitulado Aquisição e Desenvolvimento da Escrita: Ortografia e Acentuação, constituído por um banco de textos produzidos por alunos de 1ª a 4ª séries de duas escolas da rede de ensino de Pelotas, uma pública e outra particular. Focalizar-se-a, neste estudo, as estratégias gráficas utilizadas pelos alunos, a fim de verificar a existência de regularidades encontradas na grafia do fonema /s/. Esse fonema é complexo no processo de aquisição da escrita devido a sua não correspondência entre unidade sonora e unidade gráfica, conforme referido por Lemle, Morais e Faraco. Sabe-se que, para a sua representação gráfica, podem ser utilizadas oito diferentes formas, entre dígrafos e grafemas simples. Será utilizado, para essa análise, dados longitudinais e também transversais: os primeiros poderão revelar tendências gerais do processo de aquisição destas grafias, enquanto os últimos permitirão um mapeamento das estratégias individuais utilizadas. Os erros arbitrários, que incluem as diferentes formas de grafar o fonema /s/, estão relacionados ao emprego de uma letra (ou dígrafo) que é justificado somente pela tradição de uso ou pela origem da palavra (etimologia), ou seja, não existe uma relação biunívoca entre letra e som. As crianças adquirem cedo a idéia sobre as formas gráficas possíveis de sua língua, porém isso não ocorre com as formas do sistema ortográfico. A partir deste estudo, será possível conhecer um pouco mais sobre os processos psicolingüísticos envolvidos nessa etapa do desenvolvimento, bem como oferecer subsídios para o professor encaminhar o seu trabalho na sala de aula.