|
» elaboração de referências
Após fazermos uma pesquisa, seja na biblioteca, com materiais convencionais, ou pela Internet, encontrarmos aquele
documento que estávamos precisando para a conclusão do trabalho, deparamo-nos com um problema:
"Como fazer a referência bibliográfica?"
Com o objetivo de ajudar a resolver este problema, estamos colocando no site, algumas dicas e exemplos de como fazer
referências dos mais diversos tipos de fontes.
Uma referência é um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo, ou em parte, de documentos impressos
ou registrados em diversos tipos de materiais. No Brasil, a norma para referenciar documentos é a NBR 6023,
que foi atualizada em agosto de 2000 e substituiu a norma anterior, de 1989. A
ABNT, Associação
Brasileira de Normas Técnicas, é o órgão responsável pela criação desta norma, que foi baseada nas ISO 690:1987 e
ISO 690-2:1997. Uma grande novidade nesta atualização é que não existe mais a necessidade de se escrever, na segunda
linha, margem esquerda, sob a terceira letra. Além disso, vários tipos de materiais antes não contemplados, aparecem agora.
Este trabalho não tem a pretensão de substituir a norma e nem todos os tipos de materiais estão aqui exemplificados. Para
maiores detalhes, procure uma biblioteca e consulte a norma.
Veja alguns modelos e exemplos de diversos tipos de referências.
Definições importantes:
Autor: pessoa(s) física(s) responsável(is) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico
de um documento.
Autor entidade: instituição(ões), organização(ões), empresa(s), comitê(s), comissão(ões), entre outros,
responsável(is) por publicações em que não se distingue autoria pessoal.
Capítulo, seção ou parte: divisão de um documento, numerado ou não.
Documento: Qualquer suporte que contenha a informação registrada, formando uma unidade, que
possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros,
imagens, entre outros.
Edição: todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição
de uma obra, todas as suas impressões, reimpressões, tiragens, etc., produzidas diretamente ou por outros métodos,
sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação.
Editora: casa publicadora, pessoa(s) ou instituição responsável pela produção editorial. Conforme o suporte
documental, outras denominações são utilizadas: produtora (para imagens em movimento), gravadora (para registros sonoros),
entre outras.
NOTA: não confundir com a designação utilizada para designar o respon'savel intelectual ou científico que atua na
reunião de artigos para uma revista, jornal, etc. ou que coordena ou organiza a preparação de coletâneas.
Monografia: documento constituído de uma só parte ou de um número preestabelecido de partes que
se complementam.
Publicação seriada: Publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas,
com designações numéricas e/ou cronológicas, e destinada a ser continuada indefinidamente. As pubicações seriadas
incluem periódicos, jornais, publicações anuais (relatórios, anuários, etc.), revistas, atas, comunicações de sociedades, entre
outros.
Referência: conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite
sua identificação individual.
Separata: publicação de parte de um trabalho (artigo de periódico, capítulo de livro, colaborações em
coletâneas, etc.), mantendo exatamente as mesmas características tipográficas e de formatação da obra original, que recebe
uma capa, com as respectivas informações que a vinculam ao todo, e a expressão "Separata de" em evidência. As separatas
são utilizadas para distribuição pelo próprio autor da parte, ou pelo editor.
Subtítulo: Informações apresentadas em seguida ao título, visando esclarecê-lo ou complementá-lo, de
acordo com o conteúdo do documento.
Suplemento: documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação
com aquele apenas editorial e não física, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.
Título: palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de um documento.
Elementos da referência:
A referência é constiuída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares.
Elementos essenciais: são as informações indispensáveis à identificação do documento. Os elementos
essenciais estão estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo.
Elementos complementares: são as informações que, acrescentadas aos elementos essenciais,
permitem melhor caracterizar os documentos. Em determinados tipos de documentos, de acordo com o suporte físico, alguns
elementos complementares podem tornar-se essenciais.
Localização:
A referência pode aparecer:
no rodapé;
no fim de texto ou de capítulo;
em lista de referência;
antecedendo resumos, resenhas e recensões.
Exemplos de referências:
Monografia
Monografia no todo
Parte de monografia
Monografia em meio eletrônico
Correspondência
Bilhete, carta, cartão, entre outros
Periódicos
Periódico no todo
Artigo e/ou matéria de periódico
Artigo e/ou matéria de jornal
Artigo, matéria, reportagem publicados em periódicos, jornais e outros, em meio eletrônico
Documento de evento
Evento como um todo
Trabalho apresentado em evento
Evento em meio eletrônico, no todo ou em parte
Patente
Documento jurídico
Legislação
Jurisprudência (decisões judiciais)
Doutrina
Documento jurídico em meio eletrônico
Multimídia
Imagem em movimento
Documento iconográfico
Documento cartográfico
Documento sonoro e musical
Documento tridimensional
Documento de acesso exclusivo eletrônico
|
|