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» produção científica

    A Biblioteca de Ciência & Tecnologia desenvolveu, no início dos anos 90, alguns trabalhos de pesquisa financiados pela FAPERGS, o que propiciou, na época, várias bolsas de iniciação científica e apresentação destes trabalhos em congressos.

Título: Produção científica das áreas abrangidas pela Biblioteca Setorial de Ciência & Tecnologia
Agência fomentadora: Fapergs
Responsável: Ubirajara Buddin Cruz
Unidade / Departamento: Pró-Reitoria de Graduação / Biblioteca Setorial de Ciência & Tecnologia
Bolsista: Gabriela Nunes Quincoses
Resumo: A Biblioteca Setorial de Ciência & Tecnologia, formada pela fusão de outras cinco bibliotecas setoriais, atende a diversas departamentos e unidades acadêmicas dentro da UFPel. Nestas unidades e departamentos, vários professores e pesquisadores estão desenvolvendo pesquisas e publicando em anais de congressos, folhetos e revistas especializadas. Com esta pesquisa, pretendemos conhecer quem são estes pesquisadores, quais são seus trabalhos e disponibilizar estas informações na base de dados da Universidade e, sobretudo, da comunidade científica em geral através da Internet. Foram feitas visitas para a apresentação do projeto, onde distribuímos formulários para que os pesquisadores preenchessem com os dados necessários à identificação de seus trabalhos. Após, utilizamos um editor de HTML para colocar os dados em forma de hipertexto e colocamos na Internet, através da WWW. Esta pesquisa é mais um passo para a concretização da Biblioteca Virtual, onde usuários poderão trocar informações com os pesquisadores da UFPel, não importando o local e a hora onde estejam.
Trabalho apresentado no 5. Congresso de Iniciação Científica UFPel/UCPel/FURG, em Pelotas - 1996.


Título: Perfil do usuário da Biblioteca Setorial de Ciência & Tecnologia (BS/C&T) da Universidade Federal de Pelotas
Agência fomentadora: Fapergs
Responsável: Ubirajara Buddin Cruz
Unidade / Departamento: Pró-Reitoria de Graduação / Biblioteca Setorial de Ciência & Tecnologia
Bolsistas: Gegliane da Rosa Cintrão; Marisa F. B. Miguelis
Resumo: Para que uma biblioteca possa atender de maneira adequada o seu usuário, é fundamental que ela o conheça, bem como suas necessidades e expectativas. Em virtude da biblioteca oferecer serviços que são desconhecidos da grande maioria do seu público, resolveu-se aplicar um questionário com o objetivo de traçar o perfil do usuário da Biblioteca Setorial de Ciência & Tecnologia. Optou-se pelo questionário como instrumento de pesquisa pelo fato de ser fácil aceitação pelos entrevistados e, também por este ser de baixo custo. Os questionários foram distribuídos de maneira aleatória num universo de 20% dos usuários que freqüentam a biblioteca semanalmente. No questionário foram incluídoas questões diversas que visam fornecer subsídios para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, bem como traçar estratégias de marketing. Os dados levantados serão comparados com os dos anos anteriores com o objetivo de verificar as possíveis mudanças ocorridas no perfil dos usuários, que na sua grande maioria é formada por jovens com idade inferior a 20 anos. Essa pesquisa faz parte do serviço de Disseminação Seletiva da Informação, em funcionamento na biblioteca desde 1993.
Trabalho apresentado no 4. Congresso de Iniciação Científica UFPel/UCPel/FURG, em Rio Grande - 1995.


Título: Bases para a implantacão de um serviço de Disseminação Seletiva da Informação (SDI) na Biblioteca Setorial de Ciência & Tecnologia da Universidade Federal de Pelotas
Agência fomentadora: Fapergs
Responsável: Ubirajara Buddin Cruz
Unidade / Departamento: Pró-Reitoria de Graduação / Biblioteca Setorial de Ciência & Tecnologia
Bolsistas: Marilaine Schaun Pelufê; Angelita da Costa Barcellos
Resumo: O trabalho apresenta o SDI como um serviço oferecido pela biblioteca aos seus usuários com o objetivo de proporcionar sua atualização permanente. Indiretamente é vendida uma imagem positiva da biblioteca junto ao seu público. O serviço encontra-se em fase de implantação e está em estudo o software que irá gerenciar o sistema. São utilizadas as bases de dados MEDLINE, LILACS, CCN-Teses-Eventos e Life Science, todas em CD-ROM. Além destas, a biblioteca fornece listas para os usuários que solicitam informações através do SAB2 (Sistema de Automação de Bibliotecas). O usuário que pretende usar o serviço deverá preencher uma ficha de perfil que contenha seus dados pessoais e suas necessidades informacionais. Mensalmente é enviado aos departamentos os "Sumários Correntes da BS/C&T" além da lista dos livros novos adquiridos pela biblioteca. Além disso foi feito um folder informtivo com fins de esclarecer os usuários, bem como outras estratégias de marketing. Um estudo de usuário foi feito no final do ano passado, onde levantou-se dados que serviram para conhecer melhor os usuários da biblioteca, bem como suas necessidades informacionais. Está em andamento outro estudo, onde se pretende comparar os dados e ver o que realmente mudou. Os resultados serão publicados posteriormente. Houve um aumento sensível na busca pela Comutação Bibliográfica.
Trabalho apresentado no 3. Congresso de Iniciação Científica UFPel/FURG, em Pelotas - 1994.


Título: Bases para a implantacão de um serviço de Disseminação Seletiva da Informação (SDI) na Biblioteca Setorial de Ciência & Tecnologia da Universidade Federal de Pelotas
Agência fomentadora: Fapergs
Responsável: Ubirajara Buddin Cruz
Unidade / Departamento: Pró-Reitoria de Graduação / Biblioteca Setorial de Ciência & Tecnologia
Bolsista: Marilaine Schaun Pelufê
Resumo: O trabalho apresenta o SDI como um serviço oferecido pela biblioteca aos seus usuários com o objetivo de proporcionar sua atualização permanente. Indiretamente é vendida uma imagem positiva da biblioteca junto ao seu público. O serviço encontra-se em fase de implantação e conta com dificuldades técnicas na elaboração do software que irá gerenciá-lo, devido às diferentes bases de dados utilizadas na biblioteca (Life Science, CNN-Teses-Eventos, LILACS e MEDLINE), todas em CD-ROM e formatos diferentes. Além destas, a biblioteca fornece listas para os usuários que solicitam informações através do SAB2 (Sistema de Automação de Bibliotecas). Foram enviadas fichas de perfil de usuário aos departamentos que a biblioteca atende e o usuário e o usuário que pretende usar o serviço pela primeira vez preenche o perfil ao chegar na biblioteca. Mensalmente é enviado aos departamentos os "Sumários Correntes da BS/C&T" além da lista dos livros novos adquiridos pela biblioteca. O serviço está sendo mais procurado por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação. São raros os alunos da graduação que o utilizam, apesar da divulgação. Um estudo de usuário está sendo realizado com fins de conhecer melhor o público da BS/C&T que é muito variado. Os resultados serão analisados e divulgados posteriormente. A busca pela Comutação Bibliográfica teve um aumento considerável após o início do serviço de SDI.
Trabalho apresentado no 2. Congresso de Iniciação Científica FURG/UFPel, em Rio Grande - 1993.

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