Hall de entrada Áreas atendidas Equipe e contato Serviços oferecidos Acervo digital Consulta ao acervo com o Pergamum Novas aquisições Sites de pesquisa Como referenciar trabalhos Produçao científica Portal de periódicos da Capes Comut Bibliotecas virtuais Bibliotecas do Rio Grande do Sul Dados estatísticos Sugestões de leitura Solicitação de ficha catalográfica

» sites de pesquisa

:: pesquisa na internet ::

    Encontrar o que você procura na Internet nem sempre é uma tarefa muito fácil se você não utilizar um site de pesquisa apropriado para cada situação. Existem diversos tipos de ferramentas de pesquisa, portanto escolha um e boa sorte!

Dicas para otimizar a pesquisa:

Coloque o objeto de sua pesquisa entre aspas. O número de documentos encontrados será menor, mas com maior qualidade.
Quando procurar um nome com sobrenome, use vírgulas. Exemplo: Danes, Claire. A resposta será mais precisa do que se digitasse Claire Danes.
Na pesquisa de nomes, use minúsculas, mas com a primeira letra em maiúscula, pois se você fizer uma busca, por exemplo, por carlos silva, pode chegar a páginas que mostram os os tipos de serras (montanhas) do país.
Se não souber qual a grafia correta de uma palavra, você pode usar o * (asterisco). Exemplo: você procura o nome Christopher, mas não sabe como se escreve. Digite C*risto* e terá páginas que contém Christopher (em meio a outros termos semelhantes, como Jesus Cristo, Cristianismo, etc). Mas nem todos os sites de pesquisa aceitam o recurso.
Para fazer uma busca exata, coloque um ponto final na palavra a ser pesquisada.
Quando se trata de endereços (URL), é melhor utilizar dois pontos antes do assunto que você deseja pesquisar. Digitando, por exemplo, :url:shareware, o searcher irá catar sites que tenham a palavra shareware em sua url. Se você digitar :tex:saúde, obterá páginas que contêm a palavra saúde.

    Operadores booleanos: servem para refinar ainda mais suas pesquisas:
AND tem o mesmo significado que o sinal "+". Ex.: hotéis AND "Rio de Janeiro", retornára sites com hotéis do Rio de Janeiro.
OR tem o mesmo significado que escrever um nome composto sem as aspas. Ex.: Rio OR Janeiro irá buscar sites que contenham somente Rio ou somente Janeiro.
NOT é uma seleção com seleção. Ex.: hotéis AND "Rio de Janeiro" NOT Copacabana, irá buscar os sites que contenham hotéis do Rio que NÃO se localizam em Copacabana.
NEAR garante que duas palavras ou frases de sua busca não deverão estar mais de dez palavras afastadas de uma obra.

    Sintaxes especiais do Google: permitem buscas mais específicas, como por exemplo, apenas no título do texto ou na URL dapágina referente. Vamos citar aqui algumas das principais sintaxes utilizadas e que podem ser muito úteis na sua busca:

intitle: restringe a busca nos títulos das páginas. Por exemplo, você pode utilizar o seguinte critério:
    intitle:"virus sasser"

inurl: faz a busca somente nas URLs desejadas. Vamos supor que você esteja procurando as seções de cadastro de currículo em diversas web pages. Sua sintaxe deve ser descrita assim:
inurl:"trabalhe conosco"
Ou ainda:
inurl:curriculo

intext: este comando verifica unicamente o corpo do texto (ou seja, ignora o título e os links). Vejamos um exemplo:
intext:gaucho

inanchor: esta sintaxe serve para buscar descrições de links nas páginas (as chamadas âncoras). Por exemplo, se você deseja refinar sua busca no site www.ufpel.edu.br, poderá usar esta sintaxe:
inanchor:"Universidade Federal de Pelotas"

site: permite que você faça sua busca em um determinado site ou domínio. Vejamos:
site:ufpel.edu.br (somente nas páginas da UFPel)
Ou ainda:
site:edu (somente em sites educacionais)

link: retorna uma lista de páginas relativas a uma URL específica. Não é necessário digitar http://. Assim, temos:
link: www.ufpel.edu.br
Será feita a procura apenas nas páginas que possuem link para o site da UFPel.

cache: esta sintaxe busca uma cópia da página indexada pelo Google, mesmo que ela não esteja mais disponível no ar ou que tenha sofrido alterações. Veja o exemplo abaixo:
cache:www.pelotas.com.br
Ao abrir a página, note que alguns links não estão mais disponíveis e vários elementos já foram retirados. Isso significa que aquela página foi atualizada após a indexação da engine.

daterange: especifica sua busca em um determinado período de tempo no qual aquela página foi indexada.
Nesta sintaxe, é importante lembrarmos de dois detalhes. O primeiro ponto é que a data na qual a página foi indexada não é a mesma em que ela foi criada.
O segundo ponto é que uma página pode ser indexada pelo Google.
Além disso, é importante lembrar que as datas não devem seguir a numeração gregoriana, mas sim juliana.
Digite Julian Date no próprio Google para encontrar vários conversores de formatos de datas. Temos aqui um exemplo dessa mesma sintaxe: technology daterange: 2452389-2452389

related: encontra páginas relacionadas a uma certa web page. Assim temos:
related:www.uol.com

info: sugere uma galeria de páginas que forneçam informações sobre uma URL específica. Informações, nesse caso, referem-se a links para cache de URL, uma lista de páginas que servem como link e webpages vinculadas.
Assim, se quisermos informações sobre o site de notícias da CNN, temos:
info:www.cnn.com

phonebook: sim, é isso mesmo que você está pensando: o Google também permite buscas relacionadas a certos números de telefones, como podemos ver a seguir:
phonebook:(53) 3275-7334

Volta à página anterior Volta ao início da página




Universidade Federal de Pelotas


Sistema de Bibliotecas
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Guaiaca - Repositório Institucional
Portal de Periódicos
Portal da Pesquisa
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência & Tecnologia
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Transparência Pública
versão 7.6 © clockwork orange - © 1995/2022