CDTec UFPel

Notícias

Anterior      Próximo
Você é o Visitante nº
77702
REUNI - MEC Programa de Pós Graduaçao em Biotecnologia Universidade Federal de Pelotas CNPQ Periodicos - CAPES Ciência sem Fronteiras FAPERGS


Graduandos da Biotecnologia marcam presença no CIC - 29/11/2012
As atividades de iniciação científica tem estimulado cada vez mais os estudantes de graduação em biotecnologia. Os resultados de suas pesquisas puderam ser divulgados no XXI CIC da UFPel em 2012 onde os estudantes tiveram reconhecimento na área das ciências da vida que engloba (biológica, saúde e agrárias).
O evento de premiação ocorreu ontem a noite (22) na Faculdade de Direito da UFPel. Estiveram no local, cerca de 300 pessoas entre autoridades administrativas, estudantes, professores, técnicos administrativos e familiares.
Abaixo os graduandos em biotecnologia premiados com respectivos orientadores:

Ciências da Saúde:
1° Lugar Oral: Emiliy Montosa Nunes
Orientadora: Fabiana Seixas
2° Lugar Oral: Luiza Martins Nascentes Melo
Orientadora: Fabiana Seixas

Ciências Biológicas:
1° Lugar Oral: Thaís Larré Oliveira
Orientador: Odir Dellagostin
2° Lugar Oral: Angela Maria Casaril
Orientadora: Lucielli Savegnago
3° Lugar Oral: Rômulo Silva Oliveira
Orientadora: Elizabeth Berne

Ciências Biológicas
1° Lugar Poster: Wallace Moraes Pereira
Orientador: Alan McBride

Ciências Agrárias:
1° Lugar Poster: Tainã Figueiredo Cardoso
Orientadora: Ligia Pegoraro

Parabéns aos agraciados!!!



voltar


Biotecnologia aprova 3 candidatos no programa Jovens Talentos para a Ciência CAPES/UFPel - 23/08/2012
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgaram no dia 10 de agosto, o resultado do Programa Jovens Talentos para a Ciência, onde a Universidade Federal de Pelotas obteve 28 (vinte e oito) alunos ingressantes na graduação no primeiro semestre deste ano aprovados no referido Programa.

O curso de Biotecnologia aprovou 3 estudantes. Parabéns!!!

- EVERTON BURLAMARQUE BETTIN
- RAFAEL LOPES DA ROSA
- RODOLFO DA SILVA MAZZARINI BALDINOTTI


As bolsas pretendem incentivar os alunos de graduação do primeiro semestre a inserção na ciência e tecnologia desde o início de suas atividades acadêmicas.

Mais Informações: http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/5705-capes-divulga-o-resultado-do-programa-jovens-talentos-para-a-ciencia



voltar


Alunos da Biotec pelo mundo: Estados Unidos com Fernanda Rodrigues - 29/07/2012
“Meu nome é Fernanda Martins Rodrigues, estou no 6º semestre do curso de Graduação em Biotecnologia da UFPel e, atualmente, sou bolsista pelo CNPq através do Programa Ciências Sem Fronteiras, com o auxílio do qual estou realizando um estágio na University of Illinois (Universidade de Illinois), em Urbana-Champaign, Illinois, Estados Unidos.

Permanecerei nos país durante o período de 6 meses participando do projeto “Development of the “Onco-Pig” Biomedical Tumor Model” , sob orientação dos pesquisadores Lawrence B. Schook e Laurie Rund, no laboratório de Genômica Comparativa da universidade. Nesse projeto, estou realizando atividades envolvendo transgênese animal, cultura de células e tecidos, genômica comparativa, bioinformática, entre outras áreas englobadas pela Biotecnologia. Algumas delas já tive contato anteriormente e outras estou trabalhando pela primeira vez aqui. Porém, como aluna do curso de Biotecnologia e estagiária do Grupo de Pesquisa em Oncologia Celular e Molecular (GPO) da UFPel, sinto-me preparada e confiante para desenvolver minhas atividades e participar de novos desafios.
A oportunidade de estudar fora do país é um sonho que estou realizando e está sendo uma experiência maravilhosa, tanto pessoal quanto profissional. Espero que outros alunos da UFPel possam ter a mesma oportunidade!”
por Fernanda Rodrigues



voltar


Alunos da Biotec pelo mundo: Suécia com Stéphanie Caruccio - 28/07/2012
"Sou Stéphanie Caruccio Björknesjö, aluna do 8 semestre do Curso de Graduação em Biotecnologia e hoje estou realizando o meu estágio final na Suécia, na cidade de Estocolmo, no Instituto Karolinska. No presente momento estou estudando no Centro de Câncer do Hospital Karolinska, na Unidade de Estudos em Melanoma liderada pelo professor Johan Hansson sob orientação da pesquisadora Suzanne Egyházi . O projeto que estarei envolvida neste período visa identificar e reverter mecanismos de resistência às terapias personalizadas em Melanoma. Estou pelo programa Ciência sem Fronteira do CNPq.
Escolhi o Instituto/Hospital Karolinska para a realização do último semestre do curso, justamente pelo fato de o mesmo ser uma das maiores universidades médicas da Europa e um dos maiores centros de treinamento e pesquisa da Suécia. Ao mesmo tempo, desde 1901, uma comissão do instituto indica os laureados com o Nobel de Fisiologia/Medicina.
Estou realmente muito feliz aqui hoje e acredito que esta oportunidade que me foi concedida está sendo de extrema valia ao meu amadurecimento pessoal e profissional. Esta troca de experiências não só está aprimorando os meus conhecimentos na área de pesquisas em câncer, como também me estimulando a perpetuar os estudos a fim de contribuir de forma significativa à ciência e à sociedade."

por Stéphanie Caruccio



voltar


Alunos da Biotec pelo mundo: Estados Unidos com Jessica Plaça - 25/07/2012
“Meu nome é Jessica Rodrigues Plaça, sou aluna do quinto semestre do Curso de Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas. Hoje estou fazendo estágio nos Estados Unidos da América, na University of California-San Francisco (UCSF), localizada na cidade de San Francisco, California. Sou orientada pelo Professor Mark Segal do Deparatamento de Epidemiologia e Estatística onde atuo na área de Bioinformática, especificamente trabalhando com programação em R e bioestatística para analisar a Conformação Tridimensional da Cromatina (3C) e analisar plataformas de Microarranjo. Sou bolsista do programa Ciência Sem Fronteiras do MCTI/CNPq até Fevereiro de 2013.

Escolhi estagiar na UCSF pela a qualidade do trabalho desenvolvido na área de Bioinformática, especificamente por poder atuar em projetos relacionados a estatística computacional aplicada a Farmacogenômica e Biologia Molecular. Esta sendo uma experiência maravilhosa, tanto pelo conhecimento adquirido e amadurecimento profissional quanto pelas diferenças culturais vivenciadas.”



por Jessica Plaça





voltar


Alunos da Biotec pelo mundo: Estados Unidos com Lucas Goedert - 23/07/2012
"Sou Lucas Goedert, aluno do sexto semestre do curso de Biotecnologia –UFPel e bolsista do Ciência sem Fronteiras-CNPq por oito meses (Julho 2012 – Março 2013). Atualmente estou fazendo estágio nos Estados Unidos, na Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) em um grupo de laboratórios de Imunoterapia para tratamento de câncer localizado no Jonsson Comprehensive Cancer Center, sob orientação dos Professores Dr. Richard Koya e Dr. Antoni Ribas. Estou envolvido em projetos de terapia alvo-específico para câncer, mais especificamente, aumento da resposta imunológica contra o melanoma por clonagem de receptores tumorais em células T, estratégia que vêm demonstrando ter um bom sucesso no combate ao câncer.

Essa experiência de estagiar no exterior está proporcionando muito aprendizado, pois estou trabalhando com técnicas de cultivo de celular e modelos animais, as quais não trabalhava anteriormente, o que faz essa experiência já ter valido a pena. Mas o que me deixa bastante feliz e confiante aqui, é que como aluno da Biotecnologia da UFPel, sinto-me preparado para participar dessas pesquisas de ponta, pois as aulas teóricas-práticas e a experiência de estágio no Grupo de Pesquisa em Oncologia (GPO) me possibilitaram isso."



por Lucas Goedert



voltar


Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada em outubro - 23/07/2012
Promovida pelos Ministérios da Integração Nacional e da Ciência, Tecnologia e Inovação, e tendo como tema Economia Verde, sustentabilidade e Erradicação da Pobreza e Economia Verde, será realizada, no período de 15 a 21 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O evento acontece no país desde 2004 e tem tido grande êxito, com a participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Na edição anterior, em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros. O objetivo principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Os promotores das atividades são universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico; centros e museus de C&T; entidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e/ou outras entidades da sociedade civil.

Veja todas as demais informações (coordenação, atividades previstas, como participar) através do site http://semanact.mct.gov.br .



voltar


Começa o projeto Biotecnologia Invade a Escola - 06/07/2012
O curso de graduação em Biotecnologia da UFPel está realizando o projeto Biotecnologia Invade a Escola, na Escola Estadual Osmar da Rocha Grafulha. Com as atividades iniciadas na última segunda-feira (2), o projeto vai até o final do ano e a expectativa é dar continuidade em 2013. São 25 acadêmicos e quatro professores do curso envolvidos nas atividades.
As crianças da sexta série montaram um mural no corredor de acesso à escola, onde serão publicadas notícias referentes à ciência e à tecnologia. Junto com esse mural está o Baú de Livros que, segundo a coordenadora do projeto, professora Luciana Bicca Dode, serve para estimular a curiosidade das crianças. Os livros são de literatura infantil e abordam questões como o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente.



Para o segundo semestre, estão previstas novas ações, entre elas palestras de informação científica, que serão abertas à comunidade escolar. Além dessas, atividades programadas com as crianças, para que conheçam as ações biotecnológicas, estão no cronograma para a segunda metade do ano. Os objetivos do Biotecnologia Invade a Escola são a alfabetização e o letramento científico e tecnológico.



A professora Luciana também coordena outro projeto, o Mural G-Biotec, criado em 2010. Esse trabalho possui o espaço físico, onde, a cada mês, são postadas notícias referentes a um tema específico. Além disso, também são publicados eventos, sugestões de filmes relacionados ao assunto do mês e a mobilidade acadêmica. O Mural também possui o espaço virtual, que são as redes sociais e o blog. Esses espaços são utilizados para informar à comunidade. “Estamos tendo um bom resultado na utilização da internet, principalmente no facebook”, comentou Luciana.



Esse projeto também conta com o Mural em Ação, que são palestras mensais temáticas. A cada mês um palestrante é convidado a falar para os alunos sobre o tema escolhido. Para a coordenadora, o Mural G-Biotec aproxima os acadêmicos das áreas da biotecnologia.



voltar