CDTec UFPel

O Curso

O curso de graduação em Biotecnologia (G.Biotec) foi proposto em 2006 por professores e colaboradores do Centro de Biotecnologia (Cenbiot) da UFPel, e criado através do REUNI, em outubro de 2007. A primeira turma a dar início as atividades do novo curso teve a oportunidade de acesso a partir do processo seletivo de inverno 2008, com início das aulas em agosto. A Biotecnologia da UFPel é uma área já consolidada. Os cursos de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia estão entre os melhores do País e reconhecidos pela Capes. A G.Biotec da Universidade Federal de Pelotas, tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas, princípios e conceitos da moderna Biotecnologia visando a geração de novos produtos e processos através da utilização de organismos vivos. A biotecnologia agora faz parte do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel.


Perfil

O Bacharel em Biotecnologia estará capacitado a planificar, executar e interpretar os resultados da aplicação das técnicas da moderna biotecnologia referentes ao diagnóstico e ao desenvolvimento de produtos e processos a partir de organismos vivos. Deverá desenvolver uma atitude permanente de investigação, com visão crítica sobre o uso, benefícios e limites da ciência. Deverá estar habilitado a participar de discussões científicas, com embasamento biológico sólido, generalista e com habilidades científicas e técnicas capazes de resolver problemas, levando em consideração as questões éticas.

Objetivos Gerais

O Curso de graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas, princípios e conceitos da moderna biotecnologia visando à geração de novos produtos e processos biológicos nas áreas de saúde humana, agropecuária e biotecnologia industrial. Deverá ser um promotor de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área das ciências da vida, buscando aplicar seus conhecimentos em novos negócios empreendedores no campo da biotecnologia.


Objetivos Específicos

Formar profissionais aptos a promover o desenvolvimento da biotecnologia no país; • ofertar aos estudantes condições interdisciplinares ao longo de sua formação acadêmica; • instigar a curiosidade científica dos acadêmicos buscando construir em conjunto as respostas científicas; • incentivar os estudantes a pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao empreendedorismo; • formar profissionais habilitados a desenvolver atividades na área da saúde humana, saúde animal, agropecuária e bioindústrial; • fortalecer a pós-graduação em biotecnologia da UFPel; • formar profissionais que tenham conhecimento sobre organização, gestão, financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área; • formar profissionais que possam estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade; • aplicar de forma autônoma os conhecimentos científicos e tecnológicos já existentes, relacionados à biotecnologia, após exame crítico deles e seleção por critérios de relevância, rigor e ética; • monitorar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e processos de produção garantindo boas práticas, observação dos procedimentos-padrão e respeito ao ambiente. • avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/ serviços e produtos resultantes de sua atividade profissional, do ponto de vista ético, social, ambiental, econômico, epistemológico; • desenvolver formas de expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nos relacionamentos interpessoais e inter-grupais; • enfrentar os deveres e dilemas da profissão, sob princípios de ética, responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, justiça, participação, diálogo e solidariedade; • adotar condutas compatíveis com as legislações reguladoras do exercício profissional e do direito a propriedade intelectual, bem como com a legislação ambiental, e regulamentações federais, estaduais e municipais.

Você é o Visitante nº
77702
REUNI - MEC Programa de Pós Graduaçao em Biotecnologia Universidade Federal de Pelotas CNPQ Periodicos - CAPES Ciência sem Fronteiras FAPERGS