CDTec UFPel

Disciplinas

Sétimo Semestre

  • Engenharia Tecidual

    Apresentar aos alunos as principais técnicas de engenharia de células e tecidos e suas possibilidades biotecnológicas propiciando assim uma visão crítica de suas aplicações, os conceitos fundamentais da engenharia de tecidos, apontando suas ferramentas, seu papel na área de saúde, a possíveis aplicações atuais e as perspectivas futuras. Generalidades sobre células animais e cultivo de células em geral. Princípios de engenharia tecidual. Abordagens sobre células-tronco, fatores de crescimento e scaffolds. Técnicas de cultivo de células e engenharia tecidual. Segurança em laboratório de cultura celular. Infra-estrutura: ambiente físico, equipamentos e materiais. Contaminações neste tipo de ambiente. Preparação e esterilização de materiais e soluções necessárias para cultura celular. Manutenção, criopreservação e caracterização de linhagens celulares. Testes de citotoxicidade, genotoxicidade e caracterização de viabilidade celular. Estabelecimento de culturas primárias e cultivo de linhagens celulares específicas. Anticorpos monoclonais. Hibridização in situ. Citometria de fluxo. Apoptose. Aplicações da engenharia tecidual e cultivo celular à área da saúde.


  • Rastreabilidade Molecular

    Proporcionar ao aluno uma compreensão dos métodos de detecção de organismos geneticamente modificados com forte embasamento nos princípios de transgenes de animais e vegetais. Estudo de métodos e princípios de detecção de organismos geneticamente modificados vegetais e animais e seus derivados. Buscar compreender os mecanismos de relação dos genes exógenos em vegetais e animais e criar métodos globais de detecção;


  • Biologia Forense

    Proporcionar informação e formação complementar na área da biologia molecular aplicada ao direito, aprofundamento dos conhecimentos relativos à investigação da paternidade e do estudo de vestígios biológicos. História do Desenvolvimento das Ciências Forenses. Evolução da Genética Forense e da Análise de DNA Forense. Revisão dos Conceitos Biológicos Aplicáveis à Análise de DNA. Coleta e Preparação das Amostras. Reação em Cadeia da Polimerase (amplificação de DNA). Repetições Curtas em Tandem (STRs). Amostras Forenses. Marcadores de DNA adicionais. Métodos de Separação de Fragmentos de DNA. Métodos de Detecção dos Polimorfismos de DNA. Genotipagem de STRs. Interpretação dos resultados. Validação Laboratorial. Bancos de Dados de DNA. Curso prático e teórico. Perspectivas.


  • Orientação Profissional

    Capacitar o aluno a desenvolver e aplicar o método científico em seu projeto de pesquisa que desenvolverá no estágio de conclusão de curso; Redigir e apresentar seu próprio trabalho científico. Estágio em laboratório de pesquisa em uma das áreas oferecidas pelo curso visando aperfeiçoar técnicas e aprimorar os conhecimentos e métodos envolvidos na produção científica, desenvolvendo um projeto de pesquisa. Relação academia – empresas de base biotecnológica.


  • Legislação em biotecnologia

    Apresentar as bases legais relacionados a aplicação dos processos e produtos da biotecnologia e alegislação nacional e internacional. Estudo da nova lei de biossegurança. Estudo dos caminhos legais para estabelecimento de empresas de biotecnologia. Estudo de patentes nacionais e internacionais.


Voltar
Você é o Visitante nº
77702
REUNI - MEC Programa de Pós Graduaçao em Biotecnologia Universidade Federal de Pelotas CNPQ Periodicos - CAPES Ciência sem Fronteiras FAPERGS