CDTec UFPel

Disciplinas

Quinto Semestre

  • Biotecnologia Animal

    O objetivo dessa disciplina é mostrar ao estudante os principais aspectos relevantes da moderna biotecnologia voltados à obtenção de insumos de origem animal, capacitando-lhe a prestar apoio técnico-científico aos órgãos do governo e particulares, de ensino, pesquisa e de prestação de serviços. Utilização de marcadores moleculares aplicados à seleção e produção animal. Estudos de mapeamento genético em genoma animal. Utilização de modelos animais para terapia gênica e como fonte de células tronco embrionárias. Utilização de técnicas de sexagem e exames de paternidade.


  • Cultura de tecidos vegetais

    Proporcionar aos alunos o conhecimento básico a respeito das técnicas de cultura de células e tecidos vegetais in vitro, suas principais aplicações e resultados. Revisão histórica da Cultura de Tecidos Vegetais com enfoque nas diferentes técnicas de cultivo in vitro de tecidos e células vegetais, incluindo a cultura de meristema, a cultura de embrião, a embriogênese somática, a cultura de calos e células em suspensão e a cultura de protoplastos e as aplicações destas técnicas na produção de mudas de alta qualidade em grande escala, no melhoramento e na manipulação genética de plantas, para produção de híbridos somáticos e plantas transgênicas.


  • Caracterização Molecular de agentes infecciosos

    Propiciar ao educando uma visão geral das diferentes parasitoses e doenças virídicas, seus agentes e formas de controle pelo desenvolvimento de insumos biotecnológicos. Parasitoses de importância na saúde humana e animal: Isolamento e caracterização de parasitas e vetores, Métodos de diagnóstico molecular, Metodologias de avaliação da variabilidade genética, Biologia celular e molecular de organismos patogênicos, Aspectos biológicos e moleculares da interação parasita-hospedeiro e meio ambiente, Avaliação da atividade anti-parasitária e inseticida de compostos, Métodos biotecnológicos aplicados ao estudo e controle de vetores e pragas. Estruturas celulares, enzimas e toxinas relacionadas com a virulência de bactérias e fungos. Mecanismos da patogenia viral. Comparação entre os antimicrobianos tradicionais e as novas substâncias disponíveis. Epidemiologia e diagnóstico laboratorial de bacterioses, micoses e viroses emergentes. Caracterização´in vitro, in vivo e in silico de agentes infecciosos.


  • Bioprocessos

    Apresentar os conteúdos relativos ao estudo dos processos biotecnológicos ou bioprocessos, nos quais as matérias-primas são transformadas em produtos pela ação de células vivas (microrganismos, células animais ou vegetais). Vias fermentativas, bactérias e fungos de interesse industrial, estudo de fatores que influenciam os processos fermentativos. Estudo da fermentação contínua e descontínua.


  • Nanobiotecnologia

    Incorporar conhecimentos do desenvolvimento de nanoestruturas aplicadas a Biotecnologia Introdução à nanobiotecnologia. Partículas carregadoras de fármacos: Micro e nanopartículas. Partículas protegidas e dirigidas a alvos determinados. Liberação de fármacos intracelulares. Fármacos alvo dirigidos. Nanobiossensores. Biossensores de células e tecidos. Nanopartículas aplicadas na liberação de fatores de crescimento e na confecção da scaffolds. Aplicação da nanobiotecnologia à regeneração e engenharia tecidual. Nano e Micro- Fármacos e vacinas comercialmente aplicadas na atualidade. Aspectos éticos da nanobiotecnologia.


  • Neurobiotecnologia e Farmacogenômica


Voltar
Você é o Visitante nº
77702
REUNI - MEC Programa de Pós Graduaçao em Biotecnologia Universidade Federal de Pelotas CNPQ Periodicos - CAPES Ciência sem Fronteiras FAPERGS