CDTec UFPel

Disciplinas

Quarto Semestre

  • Manipulação de Gametas e Embriões

    Dar ao estudante de graduação em biotecnologia as ferramentas teórico-práticas necessárias para compreensão das metodologias de manipulação de gametas e embriões. O entendimento das principais técnicas envolvidas na manipulação de bancos de germoplasma e células tronco. Aplicação dos principais métodos de manipulação de gametas e embriões utilizados em biotecnologia. Congelamento e vitrificação de oócitos, sêmen e embriões de mamíferos, aves e peixes. Métodos de gerar bancos de germoplasma animal e humano. Técnicas de Inseminação artificial e transferência de embriões em animais e humanos. Obtenção de células tronco-embrionárias; Isolamento de blastômeros, produção de clones e transferência de células germinativas.


  • Biotecnologia Vegetal

    Proporcionar aos alunos o conhecimento básico dos conceitos e técnicas utilizadas em Biotecnologia Vegetal dentro de um contexto moderno aplicado ao desenvolvimento de soluções de problemas. Princípios básicos e os últimos avanços na área da Biotecnologia vegetal, buscando, capacitá-lo a uma visão crítica das vantagens e desvantagens desta tecnologia. Utilização de recursos biotecnológicos tradicionais na área vegetal e demonstração das principais linhas de pesquisa nesta área. Aplicação de metabólicos secundários de plantas como insumo biotecnológico.


  • Proteômica

    Esclarecer como a análise proteômica é feita, quais são as possibilidades e limitações e como essas tecnologias proteômicas podem ser utilizadas em pesquisa genômica funcional. Avaliação do proteoma através do controle traducional e pós-traducional da expressão gênica, obtenção de mapas peptídicos, metodologias de sequenciamento de proteínas, comparação do proteoma de células e a expressão diferencial de proteínas, a genômica estrutural, metodologias de determinação da estrutura de proteínas. Aplicação da eletroforese bidimensional e da espectometria de massa.


  • Operações Unitárias

    Propiciar aos alunos uma visão abrangente sobre operações unitárias e sua aplicação para resolver problemas inerentes à produção de insumos biotecnológico. Introdução as operações unitárias, conceito e fundamento da operação. Mistura de sólidos e massas. Filtração; Centrifugação; Evaporação. Introdução aos Cálculos de Engenharia. Relações estequiométricas e de Composição (gases, vapores, líquidos). Balanços materiais. Balanços de energia. Solubilidade e Cristalização. Aplicação de balanços materiais e de energia combinados. Processos químicos, metalúrgicos e petroquímicos. Combustíveis e combustão.


  • Bioestatística e delineamento experimental

    Oferecer ao aluno noções sobre o planejamento, delineamento e análise de dados de pesquisas aplicada, na área das ciências da vida, com ênfase aos métodos estatísticos. Considerações gerais, conceituação e aplicação. Estatística descritiva. Elementos de probabilidade. Inferência estatística. Amostragem, apresentação de dados, caracterização de populações baseada em parâmetros, probabilidade, distribuição de probabilidade, testes de hipóteses, intervalo de confiança, regressão e correlação. Metodologias científicas. Estudo de diferentes apresentações de gráficos e tabelas, planejamento e execução teórica de experimentos. Utilização de programas estatísticos computacionais no delineamento experimental e na análise estatística dos resultados pertinentes a seu estudo. Coleta, análise e apresentação de dados.


  • Imunobiologia

    Disponibilizar ferramentas teórico-práticas para a compreensão dos princípios e métodos de estudo em imunobiologia e sua aplicação na biotecnologia. Estudo da resistência inespecífica. Sistema imune. Características de um antígeno, imunoglobulinas e complemento. Imunidade celular e humoral. Imunomodulação. Tipos de hipersensibilidade. Preparos de antígenos e soros. Técnicas imunológicas para diagnóstico. Conhecer, intrepretar, relacionar e generalizar os fatores essenciais da antigenicidade. Conhecer, intrepretar e relacionar o processamento do antígeno e as células e tecidos do sistema imune. Conhecer, intrepretar, relacionar, aplicar e generalizar a resposta imune humoral e celular, os princípios gerais dos testes imunológicos e da imunoprofilaxia, a resistência a agentes infecciosos e parasitários, as hipersensibilidades, imunodeficiências e doenças autoimunes.


Voltar
Você é o Visitante nº
77702
REUNI - MEC Programa de Pós Graduaçao em Biotecnologia Universidade Federal de Pelotas CNPQ Periodicos - CAPES Ciência sem Fronteiras FAPERGS