CDTec UFPel

Disciplinas

Terceio Semestre

  • Embriologia Molecular

    Promover as ferramentas necessárias à compreensão dos mecanismos morfogênicos envolvidos no desenvolvimento embrionário de plantas e animais, buscando aplicabilidades no campo da biotecnologia. Princípios da organização genômica eucariótica. Biologia molecular do desenvolvimento vegetal e animal. Atividade diferencial de genes durante a ontogênese vegetal e animal. Taxonomia molecular baseada nos padrões de expressão gênica ligados ao desenvolvimento vegetal e animal. Aspectos aplicados. Gametogênese. Fecundação, clivagem e desenvolvimento. Mórula, blástula, gástrula nos diversos filos animais. Destino dos folhetos, anexos embrionários. Embriologia molecular comparada de peixes, aves, anfíbios, répteis e mamíferos. Estudos de knock-out e knock-in em embriões de plantas e animais.


  • Genômica II

    Promover às ferramentas necessárias a compreensão dos projetos de sequenciamento e arquitetura genômica e suas aplicações em biotecnologia. Avanços da genética molecular, as características do genoma procarioto e eucarioto, suas implicações evolutivas para o organismo. Aplicabilidade dos conhecimentos da genética molecular. Investigação da estrutura dos genomas eucariotos e procariotos, os polimorfismos de DNA e métodos para sua detecção, a produção de marcadores físicos e genéticos. Construção de mapas físicos e genéticos, sequenciamento de genomas inteiros. Comparação de genomas. Origem das doenças genéticas e testes genéticos, terapia genética, desrupção e super- expressão gênica. Controle transcricional e pós transcricional da expressão gênica, construção de bibliotecas de cDNA, a produção de seqüências parciais de cDNA, metodologias de detecção de transcritos e estudo da expressão diferencial de transcritos.


  • Fundamentos de Biologia Vegetal

    Proporcionar ao aluno uma visão dos principais caminhos metabólicos, sua relação com o desenvolvimento celular vegetal, formação dos órgãos e tecidos da planta e a aplicação da manipulação de rotas metabólicas visando a geração de insumos de importância biotecnológica. Origem e organização do corpo da planta. Célula vegetal. Meristemas primários e secundários. Tecidos simples e complexos. Células de transferência. Estruturas secretoras. Anatomia dos órgãos vegetativos e reprodutivos. Estruturas primária e secundária. Embrião e Plântula. Adaptações estruturais relacionadas com o ambiente. Relações hídricas. Nutrição mineral. Transporte iônico e de solutos orgânicos. Fotossíntese. Respiração. Hormônios vegetais. Germinação de sementes. Crescimento vegetativo. Crescimento reprodutivo. Juvenilidade, dormência, maturação e senescência. Manipulação de vias metabólicas e sua importância em biotecnologia.


  • Bioinformática

    A disciplina tem o objetivo de preparar o discente para utilização de ferramentas computacionais aplicadas a resolver problemas biológicos.


  • Biotecnologia Microbiana II

    Possibilitar aos alunos o entendimento dos principais processos biotecnológicos produzidos a partir de microorganismos. Revisão dos principais processos biotecnológicos ligados a microorganismos além de uma visão geral dos produtos e derivados de microorganismos utilizados na industria. Busca de novos alvos para a biotecnologia visando o interesse da comunidade e tendências de mercado. Utilização das mais modernas biotécnicas na produção de produtos utilizando fungos como modelo biológico.


  • Biotecnologia Ambiental

    Promover a compreensão das interações dos microrganismos e ambiente, controle e prevenção dos processos de poluição do solo, água e atmosfera. Principais classes de poluentes. Rotas de entrada dos poluentes nos ecossistemas. Destino dos poluentes nos ecossistemas. Testes de toxicidade. Efeitos bioquímicos e fisiológicos dos poluentes nos organismos. Efeitos interativos dos poluentes sobre os organismos. Biomarcadores. Alterações populacionais causadas pela poluição. Evolução de resistência a poluição. Alterações em comunidades e ecossistemas, estudo de casos. Caracterização físico-química dos diferentes ambientes aquáticos. Princípios homeostáticos quanto à obtenção de alimento, energia e substâncias de reserva no ambiente aquático. Aspectos gerais de filtração, bioacumulação, transferência trófica e biotransformação. Termorregulação, termoconformismo e custo energético da locomoção no ambiente aquático.


Voltar
Você é o Visitante nº
77702
REUNI - MEC Programa de Pós Graduaçao em Biotecnologia Universidade Federal de Pelotas CNPQ Periodicos - CAPES Ciência sem Fronteiras FAPERGS