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XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Lingüística, Letras e Artes - Resumos

A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DA ARTE

Autor(es): SILVA, Neimar Marcos; SILVA, Ursula Rosa da; SILVEIRA, Fabiane Tejada; HIRSCH, Isabel Bonat.
Apresentador: Neimar Marcos da Silva
Orientador: Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: UFPEL/DAC
Órgão Financiador: Nenhum

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A EVOLUÇÃO DA EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL NA CRIANÇA

Autor(es): ÁVILA, Caroline Garcez;CORREA, Amanda Dutra; PELLEGRIN, Ricardo de;SANTOS, Valesca Reyes dos;SILVA, Aline Marins da;SILVA, Renata Barbosa Porcelis da;
Apresentador: Ricardo Pellegrin
Orientador: Luciana Engelsdorff Leitão
Instituição/Departamento: UFPel/Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O projeto visa elaborar uma classificação atualizada e contextualizada dos níveis de evolução da expressão tridimensional. Os estudos para elaborar esta classificação estão sendo realizados basicamente através de revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Para a revisão bibliográfica estão sendo utilizadas as obras de Rudolf Arnheim, G. Scott e Arno Stern. O grupo de estudos reúne-se semanalmente para discutir os textos, elaborar resumos e gráficos para análise das amostras coletadas. A pesquisa de campo foi realizada em duplas de pesquisadores que, quinzenalmente, acompanharam e recolheram o material tridimensional confeccionado nos grupos de amostragem. Os grupos de amostragem foram selecionados de acordo com a faixa etária e nível de desenvolvimento. Foram utilizados três grupos, no total aproximado de 60 amostras. Os grupos foram identificados em duas faixas etárias diferenciadas: o primeiro de crianças em idade pré-escolar, que em tese estariam em fase inicial da construção e o segundo de alunos universitários, em fase adulta, que se encontrariam nas fases finais. A partir da comparação entre a revisão bibliográfica e a análise e do material coletado, pretende-se estabelecer uma classificação mais apropriada com a nossa realidade. Esta nova classificação contribuirá de maneira positiva para subsidiar o ensino de arte nas escolas, no que diz respeito à construção tridimensional. Neste sentido, acreditamos que esta pesquisa contribuirá de maneira significativa para a bibliografia específica sobre a evolução da expressão da criança, pois a maioria das obras sobre o tema trata, em geral, somente da evolução gráfica, raramente abordando a evolução tridimensional.


A GRAFIA DO ‘R-FORTE’ NOS DADOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Autor(es): ARAÚJO, Pâmela Renata Machado; GARCIA, Mirian Alvaro Costa
Apresentador: Pâmela Renata Machado Araújo
Orientador: Profª. Drª Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: UFPel/Ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
No sistema ortográfico do português, a representação do ‘r-fraco’ e do ‘r-forte’ é regulada por regras contextuais. O ‘r-forte’ será grafado com um ‘r’ no início de palavra ou depois de uma sílaba terminada por consoante, como em ‘rato’ e ‘enrolar’; e por ‘rr’ quando estiver entre vogais, como em ‘carro’, por exemplo. O presente trabalho busca analisar a especificidade do uso do dígrafo ‘rr’ cujo contexto de utilização é somente o intervocálico. Os dados analisados pertencem ao Banco de Textos vinculado ao projeto de pesquisa Aquisição e desenvolvimento da escrita: ortografia e acentuação. Os sujeitos da pesquisa são crianças que freqüentam as duas primeiras séries do ensino fundamental de duas escolas da rede de ensino de Pelotas, uma pública e outra particular. O material de análise pertence a duas diferentes fontes: textos produzidos de maneira espontânea pelas crianças e o resultado de um ditado no qual estão contidas palavras inventadas que apresentam contexto para a grafia de ‘r’ e ‘rr’, respectivamente, ‘paroto’ e ‘farrilho’. A análise preliminar dos textos produzidos por 62 crianças mostrou alguns casos de violação à regra de uso do dígrafo, pois algumas delas utilizam apenas um ‘r’ para representar o ‘r-forte’ no contexto intervocálico. Observamos também casos em que ocorre a supergeneralização da regra contextual, o que resulta em uso do dígrafo para grafar o ‘r-forte’ seguindo uma sílaba terminada em consoante. Os resultados do ditado mostraram que o índice de erros é elevado na primeira série e extremamente reduzido na segunda, o que pode ser um indício de aquisição precoce da regra contextual, confirmando o seu caráter gerativo.


A IMPORTÂNCIA DO (RE) CONHECIMENTO SOCIOLINGÜÍSTICO NA ESCOLA

Autor(es): MARTINS, Alessandra Avila
Apresentador: Alessandra Avila Martins
Orientador: Prof. Dra. Florence Carboni
Instituição/Departamento: Universidade de Passo Fundo/Letras
Órgão Financiador: CAPES

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A IMPORTÂNCIA DO (RE) CONHECIMENTO SOCIOLINGÜÍSTICO NA ESCOLA

Autor(es): MARTINS, Alessandra Avila
Apresentador: Alessandra Avila Martins
Orientador: Prof. Dra. Florence Carboni
Instituição/Departamento: Universidade de Passo Fundo/Letras
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:
O presente trabalho consiste em uma pesquisa de campo, cujo objetivo é apresentar a realidade sociolingüística expressa em textos escritos de alunos de quintas e sextas séries aprovados e reprovados em Língua Portuguesa em uma escola pública de periferia da cidade de Erechim/RS, a qual possui descendentes de italiano, alemão e polonês. Nessa cidade, os falantes fazem uso de formas, como caroça e corida, na fala e em alguns casos na escrita, como encontramos no corpus composto por cento e quatorze narrativas de experiência pessoal dos alunos citados. A análise dos dados revelou a ausência de (re) conhecimento sociolingüístico do professor pelo fato de que os alunos são penalizados pelo sistema de avaliação que contempla a forma (desprovida da variação lingüística)e pouco considera o conteúdo. Neste trabalho, buscamos suporte na Sociolingüística e em Teorias do Texto e do Discurso para discutir a conflitante relação que se instaura entre a língua escrita padrão, almejada pela escola, e a língua escrita em um contexto de escola de periferia e de alunos que têm interferência de uma segunda língua.


A IMPORTÂNCIA SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES UFPEL/CEFET: ASPECTOS SOBRE FOTOGRAFIA E MEMÓRIA

Autor(es): NUNES, Beatriz. Borges; MICHELON, Francisca Ferreira; FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi, WALTZER, Renata Machado
Apresentador: Beatriz Nunes Borges
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/ILA/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

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A MÚSICA NA REVISTA ILUSTRAÇÃO PELOTENSE

Autor(es): TAVARES,Lauren Peres; NOGUEIRA, Isabel Porto
Apresentador: Lauren Peres Tavares
Orientador: Isabel Porto Nogueira
Instituição/Departamento: UFPel/DMAC
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A música na Revista Ilustração Pelotense A pesquisa propôe-se fazer um levantamento sobre todos os artigos, notícias e crônicas referentes à música publicados na Revista Ilustração Pelotense durante a sua existência. Até o momento, foram pesquisados todos aqueles números publicados entre os anos de 1919 e 1927 que se encontram arquivados na Biblioteca Pública de Pelotas, não importando o contexto musical em que os temas se insiram. Dentre o material pesquisado, encontramos: artigos sobre música de cinema, teatro de ópera, teatro de revista, ópera, instrumentos, impressão musical e as conseqüentes crônicas sobre esses espetáculos, recitais, e até mesmo as audições. Nesta época, Pelotas gozava de uma situação financeira bastante próspera e o escol da sociedade era formado por intelectuais como médicos, advogados, literatos e jornalistas. Conforme se constatou pelos editoriais, isso ocasionou a criação de uma revista que se pretendia dirigida a este público. A partir do material trabalhado constatamos que, depois de uma breve interrupção entre 1923 e 1924, a publicação tomou outro caminho: o de ser uma revista da sociedade. Durante o período em estudo, observamos em apenas algumas ocasiões a presença de crônicas ou eventos promovidos pelo Conservatório de Música de Pelotas, apontando para a possibilidade de que este fato se explique por ter sido a escola fundada apenas um ano depois da das primeiras publicações da Revista. Nota-se então um destaque nas páginas da revista para as companhias de ópera, teatro e audições de alunos; em detrimento dos anúncios de concertistas e solistas nacionais e internacionais que ainda não eram tão freqüentes. Neste contexto, pudemos também constatar a presença de algumas personalidades de destaque da época, como a soprano Zola Amaro, entre outras que por aqui se apresentaram. Para abalizar a qualidade dos eventos, a crônica local apresentava de antemão os anúncios dos recitais em questão, apresentando o currículo dos artistas e o repertório musical presente nos concertos. O mesmo passava após os eventos, quando o acontecimento perpetuava-se através de crônicas e comentários técnicos e artísticos dos espetáculos. Por fim, constatamos que, a partir da fundação do Centro de Cultura Artística, em 1921, houve um aumento considerável nos anúncios e crônicas de recitais solo com a participação de artistas que vinham de outros lugares do Brasil e até de fora do país. A próxima etapa da pesquisa tratará de estudar as imagens presentes nos números pesquisados da Revista Illustração Pelotense, analisando-as em conjunto com os textos já recolhidos. Buscaremos também, em outras coleções, os números da Revista que não se encontram no acervo da Bibliotheca Pública, com vistas à complementação do trabalho já realizado.


AQUISIÇÃO DA ESCRITA: UM ESTUDO SOBRE A GRAFIA DAS VOGAIS ÁTONAS FINAIS

Autor(es): Silva, Michelle Reis da; Medina, Sabrina Zitzke
Apresentador: Michelle Reis da Silva
Orientador: Profª. Dr.ª Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: Faculdade de Educação/Ensino
Órgão Financiador: CNPq

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CONSIDERAÇÕES SOBRE O LIED NA VISÃO DE SÁ PEREIRA

Autor(es): LUCKOW, Fabiane B.; NOGUEIRA, Isabel Porto
Apresentador: Fabiane Behling Luckow
Orientador: Isabel Porto Nogueira
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes - UFPel/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador: Nenhum

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CONTEXTOS DA IMPRESSÃO E EDIÇÃO MUSICAL NA CIDADE DE PELOTAS NO FINAL DO SÉC. XIX PELA LIVRARIA UNIVERSAL

Autor(es): TAVARES, Lauren Peres; SOUZA, Márcio de
Apresentador: Lauren Peres Tavares
Orientador: Isabel Porto Nogueira
Instituição/Departamento: UFPel/DMAC
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Neste trabalho apresentamos uma proposta de contextualização histórica e musical de um conjunto de partituras musicais editadas no final do séc. XIX pela Livraria Universal, tradicional casa impressora e editora fundada em Pelotas em 1887. Em um primeiro momento, foram os nossos objetivos de pesquisa reunir, classificar e contextualizar as partituras impressas na cidade entre 1850 e 1950, a partir de um projeto iniciado em agosto de 2004 e intitulado “Impressões Musicais na cidade de Pelotas” (1850-1950), coordenado pela Dra. Isabel Porto Nogueira e por Márcio de Souza, ambos professores do Conservatório de Música da UFPel. Na etapa atual da pesquisa, justificamos a atenção voltada exclusivamente para a Livraria Universal, não só como um enfoque parcial das descobertas, mas também como um novo olhar sobre os resultados das pesquisas que realizamos em arquivos, acervos e bibliotecas da cidade, ou seja, além das músicas, também nos interessou o desenvolvimento das livrarias e impressoras. E a constatação da relevância da Livraria Universal na área da música somente pode ser melhor entendida através de uma “visão” ampla da cultura da época, inter-relacionando o ambiente literário, cênico e musical da cidade aos diversos aspectos que caracterizavam a vida urbana pelotense. Neste contexto, podemos constatar que a provinciana Pelotas já possuía uma importante tríade cultural que se interligava e interagia: os pianistas amadores, os grupos de teatro e de jornais e livrarias. E foi conjuntamente com o piano e o teatro musicado que as livrarias e casas editoras e impressoras se constituíram em importantes agentes para a divulgação e circularidade da música e dos gêneros musicais populares urbanos do final do séc. XIX no RS e no Brasil. Desse vasto e eclético repertório vendido nas livrarias, em parte originário do mundo cênico, se comercializavam árias de óperas, valsas, polcas, mazurcas, schotisch, etc. Um bom exemplo de sucesso local foi a impressão das músicas da comédia-opereta “Os bacharéis” de J. Simões Lopes Neto, em 1894, pela Livraria Universal, do mesmo modo como era comum os trechos de operetas serem disponibilizados nas livrarias do Rio de Janeiro, por exemplo. E é em relação ao centro do país que, qualitativamente, conclui-se que as partituras editadas pela Livraria Universal, mais do que simples peças de salão, representam um documento histórico valioso para o teatro musicado gaúcho, para o estudo da prática pianística na cidade, para o estudo das sociedades e de tantas outras áreas que se comunicam e inter-relacionam entre a música e a Nova História Cultural. Enfim, pela análise parcial do que se pode apurar até o momento da música impressa pela Livraria Universal na cidade, no período pesquisado, já se pode claramente observar uma forte tendência: a música composta por artistas profissionais e amadores em Pelotas, embora fosse pequena em relação ao centro do país, é digna de maior relevância social e histórica. Assim, concluímos que essas pequenas obras atingiram plenamente sua função dentro do contexto social e cultural que a cidade desenvolveu durante longo período de beligerância, instabilidade política e adaptação econômica na sociedade gaúcha fim-de-século.


DESIGN CONSCIENTE - REFLEXÃO E PRÁTICA SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL NO DESIGN

Autor(es): HOLSBACH, Bruno
Apresentador: Bruno Holsbach
Orientador: Andréia Bordini de Brito
Instituição/Departamento: UFPEL - ILA/ILA - DAV
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O design é comumente visto como uma profissão irremediavelmente associada a interesses econômicos, onde não há possibilidade de engajamento, consciência nem atuação social. Mas qualquer atividade pode ser executada com um fim meramente financeiro ou como pensamos de forma engajada, consciente e socialmente ativa a exemplos o design, a arte, a medicina, entre outros. O designer por sua vez é um produtor cultural, este profissional produz as imagens que vão ser vistas pela sociedade, que vão fazer parte de seu imaginário, de sua identidade. Assim sendo, ele deve ser consciente quanto à implicância social de seu trabalho e agir com responsabilidade. Este estudo tem como o objetivo geral a produção de CDs para dois artistas da região de Pelotas, levando em conta aspectos relacionados à identidade do músico e a cultura material, ideacional e a comportamental da sociedade. Inicialmente foram analisadas graficamente as embalagens dos discos de músicos do movimento tropicalista, bem como realizada a reflexão sobre a atuação do designer enquanto agente social nesse processo. Os procedimentos utilizados num segundo momento serão análises diacrônicas, visando situar temporalmente os dados; análises sincrônicas, para relacionar suas semelhanças e diferenças e análises gráfico-culturais, com o objetivo de referenciar as influências culturais que se manifestam na visualidade. Esta pesquisa objetiva estimular a discussão sobre as relações entre design e cultura e estendê-la até a prática profissional.


DESIGN DE INTERFACES, UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO USUÁRIO

Autor(es): ANTUNES, Christian Pablo Costa
Apresentador: Christian Pablo Costa Antunes
Orientador: Ana da Rosa Bandeira
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Vivemos em uma sociedade que depende cada vez mais da internet, pois ela dá acesso rápido as mais diversas informações de forma fácil e barata. Porém muitos sites contêm um volume e variedade de informações muito grande, fazendo-se necessário um estudo aprofundado sobre a correta disposição, proporção, cor e forma dos elementos visuais em páginas iniciais de sites, visto que neste universo de informações em que estamos inseridos precisa-se de uma boa organização para que o usuário encontre o que deseja com facilidade, clareza e que proporcione uma boa experiência ao entrar no site. A pesquisa em questão pretende estudar a relação com que a disposição dos elementos em um website, mais especificamente na capa de grandes portais de notícias que oferecem serviço de provedoria (acesso a internet), influi na percepção do usuário. Para alcançar tal objetivo, a pesquisa partirá do estudo da sintaxe da linguagem visual para entender como funciona a percepção visual do usuário. Este estudo terá seu foco em websites, explicando o seu funcionamento através de exemplos. Em um segundo momento, a pesquisa dará conta do estudo de grids, onde a partir da relação dos elementos visuais no design impresso com o estudo de interface web e suas particularidades, terei subsídios para a entender a diagramação na internet. O usuário também será objeto de estudo, na medida em que serão levados em consideração tanto a usabilidade quanto a disposição dos elementos, que poderá facilitar o acesso as informações. Por fim, serão realizados testes de usabilidade, onde serão apresentados aos participantes diversas variações dos mesmos sites, e se comparará as reações, preferências, tempo de visualização, etc., afim de comprovar os elementos estudados na pesquisa e, com os resultados, irá se construir uma reformulação de um dos portais.


DESIGN EM CAPAS DE DISCO: VISUALIZANDO O ACERVO DA DISCOTECA DO ILA

Autor(es): Heinrich, Fabiana; Rodeghiero, Thiago; Windmöller, Diego; Carapeto, João Luiz
Apresentador: Fabiana Heinrich
Orientador: Daniela Velleda Brisolara e Mari Lúcie Loreto
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O Instituto de Letras e Artes dispõe de um acervo discográfico de importante valor histórico, gráfico, musical e visual. Tendo em vista este acervo, pretende-se, através da catalogação e do estudo do mesmo, valorizá-lo e divulgá-lo. Busca-se ampliar horizontes e debater sobre a interdisciplinaridade, bem como enfatizar a reflexão e a pesquisa desse importante patrimônio cultural. As capas de disco muito têm a dizer a respeito de sua época e, consequentemente, a linguagem gráfica e tecnologia empregadas, muito tem a dizer sobre o design gráfico. Os primeiros indícios de capas personalizadas no Brasil apontam para o final dos anos 40. Nos anos 50 a produção começa a tomar vulto, sendo que no final desta década o disco começou a ganhar mais reconhecimento e já podia-se verificar um ‘conceito’ no projeto – o que nos primórdios pode-se dizer que não acontecia – com direção de arte de César G. Villela. Nos anos 60, com o surgimento da bossa-nova, a competição pela primazia nas capas de discos tornou-se acirrada e os projetos mais aprimorados. No fim desta década surge o profissional “designer”, além do contínuo desenvolvimento de novas tecnologias. Porém, só nos anos 70 é que pode-se considerar que a produção de capas de disco passou a ter “design” de fato, na época do tropicalismo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, orienta-se neste sentido: relacionar o desenvolvimento das capas de disco com as linguagens gráficas (e sua época), com a tecnologia e com o surgimento do profissional “designer”, utilizando, para tanto, o acervo discográfico – que conta com mais de 5.000 volumes – do Instituto de Letras e Artes, além de produzir um catálogo digital para divulgação e consulta ao acervo.


DESIGN GRÁFICO, IDENTIDADE E INCLUSÃO SOCIAL

Autor(es): PIEROZAN, Vania; BET, Ana Paula; RANGEL, Ângela; NEVES, Carina Wachholz; PEREIRA, Gabriela Fonseca; ALDRIGHI, Giovani; GONÇALVES, Guilherme Pinto; NUNES, Julia Arostegui; PETRUCCI, Simone; KUHN, Tatiane Schvants, TESSMANN, Teandra; MÜLLING, Tobias
Apresentador: Vania Pierozan
Orientador: Maria de Lourdes Reyes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A identidade cultural é constituída através de marcações simbólicas pelas quais damos sentidos ao que somos, nossas práticas e relações sociais, que definem inclusive, segundo Woodward, “quem é incluído e quem é excluído”. O design é um discurso, formado também por sistemas simbólicos, e justamente por isso influencia na formação ou transformação da condição cultural. O presente estudo busca compreender a função inclusiva do design como sistema de representação - ou conjunto de práticas de significação - com foco na questão da formação da identidade, que se constitui, entre outros aspectos, a partir da diferença entre mim (ou nós) e ele (ou os outros).


ECODESIGN APLICADO NA PROJETAÇÃO E EXECUÇÃO DE EMBALAGEM

Autor(es): SILVA, Michele Machado da
Apresentador: Michele Machado da Silva
Orientador: Andréia Bordini de Brito
Instituição/Departamento: Universidade Federa de Pelotas/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho surgiu a partir de um interesse pessoal em investigar formas de projetar, que envolvessem uma maior responsabilidade em relação ao meio ambiente. A embalagem é muitas vezes vista em oposição à idéia de ecologia e preservação, por ser responsável por boa parte do lixo produzido. Em relação à este aspecto Fábio Mestriner, no livro Design de Embalagem. – Curso Básico, cita que “A preocupação com o impacto da degradação da embalagem no meio ambiente levou a indústria a estudar maneiras de reciclar os materiais da embalagem com o objetivo de reutilizá-los.”(2002; 09) Ainda na mesma página afirma que “A preocupação com o impacto das embalagens no meio ambiente deve estar presente na atividade dos designers”.Neste ponto começa a surgir o ecodesign, que tem como objetivo não somente a utilização de materiais recicláveis, ou reciclados, mas procura formas de minimizar o impacto ambiental gerado pela produção de qualquer coisa. Estes aspectos serão analisados no decorrer do trabalho, e à eles serão acrescentados ainda outros para que se possa chegar à uma solução na projetação da embalagem em conformidade com o ecodesign.Este estudo se utilizará de uma abordagem qualitativa. Os fatos se consolidam basicamente a partir da inspeção dos dados, e a análise destes dados tende a seguir um processo indutivo. Os primeiros passos neste estudo foram o início da coleta de dados, a busca por bibliografia e por todo tipo de material adequado ao tema, e a seleção destes. A seguir será necessário um estudo mais aprofundado a respeito da embalagem e do ecodesign, buscando definições, e investigando pontos em comum. Para a partir destes dados ser elaborado um projeto para embalagem de calçados seguindo os princípios do ecodesign. A relevância deste trabalho consiste em despertar o interesse dos designers, dos clientes e da população para o tema de ecodesign aplicado à embalagens, estimulando-os a adotar práticas a fins, que contribuam para a preservação do meio-ambiente.


ESCOLA FERREIRA VIANNA: CONSERVAR E PRESERVAR UMA HISTÓRIA VIVA

Autor(es): SANTOS, Rejane Corrêa
Apresentador: REJANE CORRÊA SANTOS
Orientador: CARMEM LÚCIA ABADIE BIASOI
Instituição/Departamento: INSTITUTO DE LETRAS E ARTES/ARTES E COMUNICAÇÃO ILA UFPEL
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O Objetivo desta pesquisa é investigar subsídios que possibilitem a realização de uma proposta de conservação e preservação para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Vianna, cujas instalações no século XIX, abrigaram uma das primeiras charqueadas da cidade, de propriedade de José Gonçalves Ferreira Calheca, situada às margens do Canal São Gonçalo, na antiga Vila da Balsa, hoje, Zona do Porto em Pelotas-RS. O trabalho pretende ainda resgatar o histórico da construção e da escola, suas transformações (reformas e ampliações), a percepção da comunidade escolar com relação ao prédio, como patrimônio cultural e por fim elaborar uma proposta de educação patrimonial para ser aplicada pelo corpo docente, integrando escola e comunidade. A metodologia utilizada é qualitativa, do tipo estudo de caso, por se tratar de uma investigação de uma situação especifica, tendo como instrumentos de pesquisa, entrevistas, registros fotográficos e analise documental. Palavras-chave: Patrimônio, conservação/preservação, educação.


HISTÓRIA DO DESIGN: TECNOLOGIA, DESIGN E ARTE.

Autor(es): MÜLLING, Tobias Tessmann
Apresentador: Tobias Tessmann Mülling
Orientador: Andréia Bordini Brito
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Esta pesquisa visa demonstrar a importância da história do design frente aos processos e metodologias de criação. Esta análise exige o cruzamento de três núcleos de informação: a tecnologia, o design e a arte. A tecnologia porque é a base da técnica, ou seja, para se efetivar uma idéia, um pensamento, é necessário conhecimento técnico para colocá-la em prática. Por conseguinte, o design envolve um novo olhar, uma nova forma de caracterizar uma idéia, não apenas exercendo sua função, mas implicando-lhe um novo valor. A arte é responsável pela fruição da peça, seja um cartaz ou um quadro, a arte está presente em ambos, visto que são objetos de fruição e comunicação. Deste modo, podemos caracterizar a importância destes núcleos de informação. Segundo Leite (1), a “história abordada dessa maneira deve tratar não somente da superfície formal dos eventos nestas três áreas, por exemplo das características formais do trabalho de um Paul Rand, de um David Carson, ou de um Ed Fella, mas deve buscar entender as relações que propiciaram o pensamento expressado por esses criadores.” Através da História, um conhecimento a respeito do fazer design poderá ser contextualizado e discutido em todas as suas dimensões – do referencial teórico à sua prática, das suas condicionantes tecnológicas aos seus aspectos metodológicos, das características objetivas do problema à expressão pessoal do designer, das imposições do mercado às intervenções sobre este proporcionando ao designer o exercício da reflexão, fundamental nos tempos de hoje. Para definir estes núcleos, será realizado um estudo sobre os diferentes estilos e movimentos artísticos pelo qual o design passou, através de referenciais teóricos e práticos, juntamente com a criação de peças gráficas contemporâneas baseadas no estilo estudado, ratificando a importância do estudo da história do design, aliado a arte e à tecnologia. (1) LEITE, João de Souza. Por uma Educação Responsável em Design, set. 2005.


IDENTIDADE CULTURAL E O ARTESANATO DA COLÔNICA Z3

Autor(es): PIEROZAN, Vania*; BET, Ana Paula; RANGEL, Ângela; NEVES, Carina Wachholz; PEREIRA, Gabriela Fonseca; ALDRIGHI, Giovani; GONÇALVES, Guilherme Pinto; NUNES, Julia Arostegui; PETRUCCI, Simone; KUHN, Tatiane Schvants, TESSMANN, Teandra; MÜLLING, Tobias
Apresentador: Vania Pierozan
Orientador: Maria de Lourdes Reyes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Design é uma atividade comunicacional que agrega valores simbólicos através da visualidade, inserindo produtos e idéias no cotidiano das pessoas. Enquanto processo cultural pode estabelecer identidades individuais e coletivas, influenciando diretamente na constituição da cultura de uma sociedade. As práticas culturais populares, como o artesanato, por exemplo, que constituem a memória e a identidade de determinados grupos sociais tem suas culturas sobrepostas pela indústria cultural. O design, aproximado e aplicado a essas práticas pode estimular um olhar diferenciado sobre o artesanato e quem o produz, agregando valor social ao produto e ao produtor. Considerando os aspectos históricos e sociais e suas atividades cotidianas, o estudo busca símbolos significativos e materiais característicos da colônia de pescadores Z3, em Pelotas. O estudo resultará na elaboração de um programa de desenvolvimento do artesanato local, valorizando as especificidades que constituem a identidade do grupo. Este trabalho pretende não só aproximar o design da produção artesanal da Colônia Z3, mas também nutrir o design pelotense de originalidade e responsabilidade social através da troca de experiências entre a academia e a comunidade.


INCLUSÃO LINGUISTICA: O ERRO NA VISÃO DO MESTRE

Autor(es): OLIVEIRA, Ronaldo da Silveira
Apresentador: RONALDO DA SILVEIRA OLIVEIRA
Orientador: ADA MARIA MACHADO GUIMARÃES
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE DA REGIAO DA CAMPANHA/
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


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LEITURA DE IMAGENS E EXPLORAÇÃO DE SIGNIFICADOS COMO ATIVIDADE DE PRÉ-LEITURA EM PORTUGUÊS COMO L2 PARA SURDOS

Autor(es): BORTOLI, Luiza Venzke; FIGUEIRA, Alessandra Belletti; MARTINS, Marina Farias; PEREIRA, Karina Ávila; QUADROS, Valesca Sá da Fonseca
Apresentador: Marina Farias Martins
Orientador: Anne Marie Moor
Instituição/Departamento: UFPEL/Lingüistica Aplicada
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O projeto de extensão Leitura: Um Mundo a Explorar, o qual faz parte do projeto Laboratório de Pesquisa em Estudos Surdos, tem como enfoque principal o letramento de adultos surdos. Tal proposta intenta oferecer-lhes a possibilidade de usar a língua portuguesa na leitura, e na escrita em benefício de formas de expressão e comunicação possíveis, reconhecidas, necessárias e legítimas em um determinado contexto cultural, e não apenas o conhecimento das letras e do modo de decodificá-las (Soares, 1998). Em um primeiro momento, é importante salientar que a língua materna dos surdos é LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, uma língua natural e espaço-visual, sendo o português, objeto deste projeto, ensinado como segunda língua. Considerando que compreensão textual é um dos componentes do letramento, na concepção exposta acima, e que os surdos utilizam o canal visual em sua língua, o grupo escolheu explorar a compreensão de textos pela via visual, utilizando figuras no desenvolvimento da língua portuguesa. Através da leitura das figuras, explora-se a construção da compreensão, utilizando a língua materna dos alunos – LIBRAS – para tal desenvolvimento. A partir dessa atividade, apresenta-se o texto em português para leitura e compreensão. Levando-se em conta que o trabalho ainda está em fase inicial de desenvolvimento, não há resultados finais, mas já se podem perceber (a partir da observação sistemática das aulas ) efeitos positivos, tais como: a maior motivação dos surdos em relação ao texto escrito, uma vez que começam a compreender o que lêem, aliada à expressão dessa compreensão em LIBRAS – sua língua materna – assim gerando uma efetiva produção de significado.


MEMÓRIA DA VILA DA BALSA

Autor(es): COSTA, Tanara Gomes da
Apresentador: Tanara Gomes da Costa
Orientador: Ester Judite Bendjouya Gutierrez
Instituição/Departamento: UFPel/DAURB
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O objeto deste estudo é a Vila da Balsa, situada no encontro das águas do arroio Pepino com o canal S. Gonçalo, na área urbana de Pelotas, essa vila constitui uma ocupação irregular. Para alcançar o único porto marítimo do Rio Grande, como o próprio nome diz - de balsa atravessava-se o Canal. Aí, estão localizadas três estruturas ambientais que dão conta do valor histórico do sítio: a escola municipal Ferreira Vianna, antiga sede da charqueada de José Gonçalves Calheca, cujo potreiro do meio, em 1812, deu origem a freguesia de S. Francisco de Paula, núcleo urbano inicial da futura cidade de Pelotas; o frigorífico Anglo, assentado sobre a charqueada de Felisberto Gonçalves Braga e sobre o frigorífico Rio Grande, de capital nacional, pioneiro na indústria de refrigeração implantado no estado, e os fragmentos do antigo Asseio Público. Neste ponto, tratadas ou não, até hoje a cidade aí despeja as suas imundices. A pesquisa tem como objetivo resgatar a memória da vila unindo patrimônio material, imaterial, cultural e natural. Pretende-se ainda contribuir para a inclusão no planejamento e na gestão da cidade e da região de modo adequado. A metodologia terá abordagem qualitativa através da história oral, entrevistador e entrevistados. Além da revisão bibliográfica, da coleta de dados junto a fontes escritas e iconográficas, sobretudo, a investigação contará com os relatos dos habitantes mais antigos e da memória que trazem de seus antepassados que aí igualmente viveram. Para isto será elaborado como um instrumento de pesquisa um questionário e um roteiro de entrevista semi-estruturada.


MEMÓRIA GRÁFICA: IN/EX PRESSÕES EM RESGATE

Autor(es): KUHN, Tatiane; DOMINGUES, Alessandro; GONÇALVES, Guilherme; NUNES, Júlia; PEREIRA, Gabriela; BET, Ana Paula; RANGEL, Ângela
Apresentador: Tatiane Kuhn
Orientador: Daniela Velleda Brisolara e Ana da Rosa Bandeira
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes - UFPel/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A gravura e o design gráfico são atividades relacionadas por vários aspectos. Pelo caráter eminentemente bidimensional de suas produções, pelos possíveis resultados visuais a serem alcançados e pela possibilidade de mescla de ambos em projetos, por isso muito mais ricos e diferenciados, justifica-se uma busca por esse estreitamento entre ambas. De acordo com Cláudio Ferlauto, “Um projeto que não leve em consideração as realidades circundantes (...) não é um projeto viável para a sociedade. É apenas um exercício de diletantismo, às vezes até virtuoso e de talento, mas vazio” (FERLAUTO, O livro da gráfica, 2001, p.34). Pensando nisso a pesquisa proposta pretende intensificar a relação entre as duas áreas, através do resgate histórico da utilização da litografia na produção de rótulos na cidade de Pelotas entre 1900 e 1950, através de uma publicação de caráter experimental que une tipografia, gravura, design editorial, design experimental e produção gráfica. Transpondo tal quadro para a realidade local, analisa-se a produção desse desses impressos pela indústria conserveira de Pelotas na mesma época, dá-se visibilidade à produção local de rótulos e faz-se um levantamento histórico também das técnicas de impressão utilizadas pelas indústrias locais na primeira metade do séc. XX. Esse resgate histórico da produção local é considerado aqui relevante como referência visual consistente para novas projetações e experimentações. Assim pretende-se destacar as possibilidades projetuais da utilização de métodos tradicionais em projetos contemporâneos. Em relação ao suporte ideal para apresentação dos resultados da pesquisa, considera-se o design editorial através do livro, o mais adequado e passível de bons resultados gráficos. Unir referências como a da gravurista Lótus Lobo (com seu resgate de rótulos antigos) à produção contemporânea de impressos através do design editorial, destacando a gravura na obtenção de resultados diferenciados caracteriza proposta relevante.


MUSEU GRUPPELLI: UM LUGAR DA MEMÓRIA DO 7º DISTRITO

Autor(es): VIEIRA, Margareth Acosta Vieira
Apresentador: Margareth Acosta Vieira
Orientador: Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes/Departamento de Artes e Comunicações
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Um museu etnográfico, criado em 1998, instalado em plena zona rural, tem por objetivo conservar e expor objetos típicos da região formada por descendentes das imigrações alemãs e italianas. Esta pesquisa tem como propósito consolidar esta entidade através da realização de inventário e catalogação do acervo museológico, transformando este conjunto de bens, imóveis e moveis, em uma instituição legal, social e cultural, representativa da memória deste povo, de forma que seja significativa tanto para comunidade rural como para a região de Pelotas. O acervo do Museu é constituído por uma coleção de objetos que vão desde artefatos agrícolas, utensílios domésticos, peças de decoração até fotografias e documentos, todos relativos as atividades desenvolvidas pelos moradores desta região. A preservação da memória de um povo, através de seus objetos e lembranças, além de consolidar uma identidade, garante a permanência da pluralidade, imprescindível, no processo formador do patrimônio cultural de uma nação. Palavras-chave: Museu – Patrimônio - Acervo


O DESIGNER COMO AGENTE MODIFICADOR SOCIAL E CULTURAL

Autor(es): NUNES, Letícia Lucena
Apresentador: Letícia Lucena Nunes
Orientador: Daniela Brisolara
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O problema central de minha pesquisa tem sua origem no atual distanciamento por parte do Designer Gráfico (quanto profissional) de seu papel social, como agente modificador e colaborador dentro da sociedade em que está inserido, seguindo-se, então o seguinte tema: “O designer Gráfico como agente modificador social e cultural.” O trabalho em questão trará como relevância para a comunidade o levantamento de questões em torno do papel de um Designer, como agente que interfere sobre a realidade social e cultural onde está inserido - propor que haja esta interferência- e na prática, o desenvolvimento da identidade visual e de uma campanha publicitária para uma ONG da Cidade de Pelotas. Como problema de pesquisa temos o seguinte questionamento: “ Como o Designer Gráfico pode atuar como agente modificador social e cultural no Brasil?”, que será respondido da seguinte forma: conceituando que é Design Gráfico, o que é Design Social, pesquisando se existe Design Social no Brasil (onde, quem o faz), conceituando o que é cultura e quem a produz, pesquisando como se dá a relação entre Design e Cultura, definindo qual é o papel social do Designer e se o Design Gráfico têm sido utilizado para discutir a realidade ou somente para vender mercadorias. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa onde será feita uma análise documental e bibliográfica do que se refere á produção de cultura e Design Social (contextualizando sua produção frente á história do Design), mostrando, então que é possível uma outra forma de agir, por parte de quem faz design através de realização do PIV de uma Organização Não Governamental situada em Pelotas. Sendo assim, o objetivo do trabalho é mostrar o real papel do Designer Gráfico, enquanto profissional agindo dentro de sua esfera, como potencial agente modificador na sociedade.


O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autor(es): SASSI, María Pía Mendoza; BLANK, Cintia Avila; BARBOSA, Patricia; COSTA, Gabriele da Silva
Apresentador: Patricia Duarte Garcia
Orientador: Fabiana Lasta Beck
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Ensino
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A sucessão de importantes acontecimentos decorrentes de um mundo globalizado acarretou mudanças nos diferentes segmentos da sociedade. Neste contexto, a educação é convidada a repensar seu papel redefinindo suas concepções de professor/aluno e redimensionando sua práxis. Este novo cenário oportuniza a concretização de importantes mudanças no ideário educacional, propiciando a aproximação de diferentes áreas do conhecimento, oferecendo novas possibilidades e desafios ao processo de ensino/aprendizagem. Neste clima de mudanças e conquistas, a Educação Especial pode ser repensada em sua totalidade e adaptada aos novos tempos, passando a utilizar diferentes recursos como aliado ao processo de aprendizagem dos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais. O presente estudo está sendo desenvolvido em uma Escola Especial de Pelotas – RS, tendo como objetivo o ensino da Língua Espanhola como L2 para alunos PNEs. Os encontros acontecem uma vez por semana, com duração de 1h e 30 min. Como embasamento teórico, buscamos auxílio nos escritos de Vygotsky, Sassaki, Canale, que preconizam o desenvolvimento integral do ser humano, em todas as esferas do conhecimento. A metodologia de trabalho baseia-se em atividades lúdico-pedagógicas, alicerçadas na realidade contextual dos educandos. O projeto encontra-se em andamento; e por enquanto, podemos dizer que o ensino de uma língua estrangeira está favorecendo o processo de inclusão social dos PNEs, pois propicia ao aluno ampliar os espaços de comunicação, de construção conjunta, tornando-os ativos no processo, abrindo novas oportunidades para a edificação do conhecimento.


O PAPEL DA INTERFACE GRÁFICA NA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, NOVAS EXPERIMENTAÇÕES NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DESIGN GRÁFICO.

Autor(es): Langer, Fábio
Apresentador: Fabio Leite Langer
Orientador: Daniela Velleda Brisolara
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Alguns professores e instituições que realizam experimentações educacionais em conjunto com a realidade virtual discutem algumas questões que levam em consideração a perda de fronteiras entre os ambientes em que nos movemos: o biológico e o tecnológico. A adequação das interfaces gráficas assim como o conceito de imersão na imagem, são fundamentais nas experimentações pedagógicas que podemos desenvolver com auxilio as TICS (Tecnologias de Informação). Este projeto visa aperfeiçoar o ensino e aprendizagem da Introdução ao Design Gráfico, relacionado com as TICS, possibilitando, assim, a criação de ambientes interativos que possam contribuir na formação dos alunos dos cursos de Desenho e Computação Gráfica, Artes Visuais e Design Gráfico. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa documental, sobre as teorias do Design e a relação entre as TICS (Tecnologias de Informação) e os processos educacionais. Num segundo momento, será realizado um estudo de caso, na disciplina de Introdução ao Design Gráfico, tendo como finalidade um entendimento sobre os conteúdos e atividades desenvolvidas. A história oral permitirá que os alunos possam transmitir suas experiências, buscando assim, uma convergência de relatos não documentados em outros tipos de publicações. A pesquisa proporcionará ao Departamento de Artes Visuais do Instituto de Letras Artes da UFPel dar continuidade aos trabalhos que integram, por meio da tecnologia, diferentes conhecimentos. A arte contribuirá com as questões crítico-estéticas sobre a relação homem/máquina. Os conhecimentos dos softwares gráficos são fundamentais para gerar um diálogo nos ambientes virtuais, e o Design, através de suas teorias, proporcionará uma adequada integração da pesquisa na comunidade do ciberespaço através da interface desenvolvida. No contexto da Universidade Federal de Pelotas, a pesquisa trará benefícios para a aplicação de novos procedimentos tecnológicos que englobam esta relação entre aluno, professor e tecnologia.


OS PROCESSOS FONOLÓGICOS DE SONORIZAÇÃO E DESSONORIZAÇÃO E OS DADOS DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA.

Autor(es): MEDINA, Sabrina Zitzke; SILVA, Michelle Reis
Apresentador: Sabrina Zitzke Medina
Orientador: Profª. Drª Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: UFPel/Ensino
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Neste estudo foram analisadas 900 produções escritas que constituem o Banco de textos vinculado ao projeto de pesquisa Aquisição e desenvolvimento da escrita: ortografia e acentuação. Os textos foram produzidos por crianças que freqüentam as séries iniciais de duas escolas da rede de ensino de Pelotas. A análise dos erros ortográficos encontrados nas produções vem mostrando dois diferentes tipos de motivação: uma que advém do conhecimento fonético-fonológico do aprendiz e outra que está vinculada às especificidades do sistema ortográfico da língua. A partir dessa perspectiva, propomos, para os erros pertencentes ao grupo relacionado ao conhecimento fonético-fonológico, categorias específicas: uma abrangendo erros decorrentes de motivação fonética e fonológica; e outra, erros decorrentes de motivação apenas fonológica. Enquanto a primeira inclui fenômenos observáveis na fala, tais como a neutralização das vogais e a semivocalização da líquida lateral, por exemplo; a última ocupa-se de casos relacionados à grafia para representação de certos fonemas ou traços fonológicos e de determinadas estruturas silábicas de aquisição mais complexa. Neste trabalho, examinamos um tipo específico de erro ortográfico relacionado com o conhecimento fonológico, a saber, aqueles relacionados com o domínio do traço [sonoro] e que resultam nos processos de sonorização e dessonorização encontrados na aquisição da fonologia e também nas escritas infantis. Os estudos de Fronza (1998) sobre a aquisição normal e com desvio demonstram que o traço [sonoro] não oferece problema às crianças com aquisição normal. A análise dos dados de escrita demonstrou que nas séries estudadas, diferentemente do que ocorre na aquisição fonológica normal, as crianças apresentam alterações relacionadas com esse traço. Os dados mostraram também o predomínio da dessonorização o que reflete uma tendência ao uso das formas não marcadas e um número relevante de alterações relacionadas às fricativas bilabiais /f/ e /v/.


POSSIBILIDADES SOBRE A CONSERVAÇÃO DIGITAL: OPÇÕES E RESULTADOS DO ARQUIVO DE REFERÊNCIA DIGITAL NA ORGANIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES UFPEL/CEFET

Autor(es): WALTZER, Renata Machado; MICHELON, Francisca Ferreira; FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi, BORGES, Beatriz Nunes
Apresentador: Renata Machado Waltzer
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas- ILA/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: CNPq

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PROFESSOR DE ARTE: ONDE PISAM SEUS PÉS?

Autor(es): BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie
Apresentador: Sabrine Schoenell
Orientador: Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes/Departamento de Artes e Comunicações
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


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QUE PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA ESTAMOS FORMANDO?

Autor(es): BECK, Fabiana Lasta; FERNÁNDEZ, Ana Lourdes; GARCIA, Patricia Duarte; POZZEDIN, Josiane; CARDOSO, Marco Antonio Teles
Apresentador: Cintia Avila Blank
Orientador: María Pía Mendoza Sassi
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Letras
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
presente trabalho pretende avaliar o perfil dos alunos matriculados no curso de Língua Espanhola da UFPel. Dessa maneira, pretende-se conhecer a fundo os interesses e motivações dos acadêmicos e, também, promover o crescimento e a otimização do curso, já que, com os resultados dessa pesquisa, dever-se-á ficar definido se os alunos enquadram-se em uma linha pedagógica reflexiva ou reprodutora. É uma proposta que visa despertar e facilitar o ensino/aprendizagem, de forma que os estudantes possam desempenhar um papel ativo, interagindo com os professores. Como embasamento teórico, buscamos auxílio nos escritos de ARNOLD (2000), BELINGA BESSALA (1996), FREIRE (1980, 1987, 1994), PERRENOUD (1999), SCHÖN (1992) e WILLIAMS. & BURDEN (1999). O levantamento dos dados foi feito por um grupo de alunos voluntários do curso, que estão realizando, atualmente, um “estudo de caso” qualitativo e quantitativo sobre a formação do professor de espanhol, visando elaborar o perfil geral do tipo de aluno que integra o quadro discente da Universidade.


SIGNOS DA INFÂNCIA, VALIOSO COMBUSTÍVEL PARA UM PROJETO DE DESIGN DIRECIONADO A MELHOR IDADE.

Autor(es): FABER, Paulo R. Tavares Jr.; WEYMAR, Lúcia Costa Bergmaschi
Apresentador: Paulo Roberto Faber Tavares Junior
Orientador: Lúcia Costa Bergmaschi Weymar
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes - UFPel/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


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SITIO GRUPPELLI: MEMÓRIA E IDENTIDADE DE UMA REGIÃO

Autor(es): MADAIL, Marcelo Hansen
Apresentador: Marcelo Hansen Madail
Orientador: Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: Instituto de Letras e Artes/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo caracterizar a propriedade Grupelli pela sua trajetória histórica, como um sítio de pesquisa sobre patrimônio imaterial devido ao fato desta ser um ponto agregador para região onde se situa e para os seus moradores um lugar mantenedor de sua memória e identidade. O estudo pretende, ainda conceituar o termo patrimônio imaterial e utilizá-lo para a caracterização da memória vinculada a propriedade e ao acervo do seu museu; resgatar esse patrimônio (memórias, historias e a identidade); justificar a importância do museu como um local da memória dessa região; vincular os resultados do trabalho ao processo de preservação da memória do sétimo distrito da cidade de Pelotas, tornando-os um complemento ao acervo documental do museu. A população alvo desse estudo será compostas pelos moradores do sétimo distrito que de alguma forma tenham relação com o museu e seu acervo, seja essa familiar, social, utilitária ou comercial. Os instrumentos utilizados para coleta de dados na pesquisa serão observações, entrevistas, conversas informais, registros fotográficos e analise documental. Palavras-chave: Patrimônio imaterial, memória, identidade


TEORIA LINGÜÍSTICA E EDUCAÇÃO - A ANÁLISE DE DESVIOS FONOLÓGICOS

Autor(es): REDMER, Clarissa Diassul da Silva; RICHARDT, Liliane Goulart; GONÇALVES, Jael Sanera Sigales; RIET, Susan Neugebauer; COSTA, Valéria Gouvea da
Apresentador: Liliane Goulart Richardt
Orientador: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
Instituição/Departamento: UCPEL/Mestrado em Letras
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
A função de veicular experiências e conhecimento, cumprida pela linguagem oral em variadas situações da vida, não é suficiente para expressar toda a dimensão de seu potencial no processo de educação. Recortando-se a visão da linguagem oral e tomando-se as teorias que explicitam o seu funcionamento, começa a alcançar-se uma observação mais precisa da abrangência de seu escopo e a entender-se com maior clareza as interações, com diferentes saberes, que é capaz de estabelecer. Em se tratando particularmente de teorias fonológicas, a interação com a multiplicidade de faces do processo educacional é inegável, emergindo, de modo especial, ao tratar-se de desvios lingüísticos. A literatura dessa área é clara ao evidenciar que foi à luz de teorias lingüísticas que os desvios fonológicos foram entendidos como sistemáticos, sendo que o poder explicativo de teorias fonológicas permitiu irrefutáveis descrições de desvios lingüísticos, bem como o alcance da compreensão de seu funcionamento como um sistema diferente do alvo a ser adquirido. Trazendo evidências da relevância de teorias fonológicas para a explicação de sistemas com desvios e para a segurança de diagnósticos e de adoção de linhas terapêuticas em se tratando do processo de aquisição da fonologia do Português Brasileiro, o presente trabalho apresenta os resultados de um estudo de caso de desvio fonológico em um menino com a idade de nove anos, falante nativo de PB, aqui identificado como C. A pesquisa restringiu-se ao comportamento dos segmentos consonantais em posição de onset simples de sílaba. Seguindo os princípios da Teoria Autossegmental (Clements & Hume, 1995) e da Teoria de Marcação Fonológica e Procedimentos de Simplificação (Calabrese, 1995), os resultados apontaram que, na estrutura interna dos segmentos da língua, a coocorrência de determinados traços distintivos responde pelo funcionamento do sistema de C., identificando-o como diferente do alvo da comunidade em que está inserido.


UMA TRAJETÓRIA TEÓRICO-PRÁTICA: DAS RELAÇÕES ENTRE IDENTIDADE VISUAL, CULTURA E DESIGN SOCIAL... À UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA.

Autor(es): GANDRA, Espencer Avila
Apresentador: Espencer Avila Gandra
Orientador: Carmem Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este estudo tem como objetivo demonstrar a relação entre Identidade Visual, Cultura e Design Social presentes em campanhas publicitárias, mostrando a forma como cada um desses elementos interfere na campanha, bem como cumprem o papel social. Essa pesquisa trabalhará com as definições dos termos supracitados, além de exemplificar de maneira prática cada um deles, para que seja mostrado o quanto veiculados estão um com o outro. Para o desenvolvimento do trabalho foram levados em consideração alguns critérios a fim de objetivar a pesquisa, tais como: um produto popular e de fácil acesso, um produto que se adapte a diferentes culturas de forma a uma melhor veiculação, ressaltando uma identidade visual típica, assim como seu comprometimento social. Por fim, num segundo momento será desenvolvida uma peça gráfica que demonstre, a partir dos conceitos estudados, a ligação que os elementos gráficos possuem, bem como a flexibilidade dos mesmos para se adaptar a culturas diferentes.


“MUSEU DE ARTE LEOPOLDO GOTUZZO: A CONTRIBUIÇÃO E A INTEGRAÇÃO COM O ENSINO DA ARTE”

Autor(es): CASTRO, Maria Consuelo Sinotti Rocha de
Apresentador: MARIA CONSUELO SINOTTI ROCHA DE CASTRO
Orientador: PROF DR WILSON MARCELINO MIRANDA
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS - ILA
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O objeto desta pesquisa é o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo - ILA/UFPel, atualmente situado na rua Gen. Osório,725, em Pelotas, foi inaugurado em 7 de novembro de 1986. Nos seus dezoito anos de existência sempre contribuiu na formação cultural da região, mantendo suas portas abertas ao público, permitindo o contato de seus visitantes com seu acervo e, ainda, promovendo espaço para as exposições temporárias e de arte contemporânea. O museu através do seu setor educacional, mantém serviços oferecidos ao público. O objetivo do estudo é propor e executar ações que possibilitem melhorar as relações do MALG com a comunidade em geral e principalmente com as redes de ensino público e privado. Pretende-se, também, desenvolver ações integradas com secretarias de turismo, de cultura para reforçar atividades que valorizem a memória e o patrimônio cultural. A metodologia usada para a realização da pesquisa será uma abordagem qualitativa que privilegia o estudo de caso , para saber qual a contribuição e integração com o ensino da arte que o MALG, através de seu setor didático pedagógico, oferece aos professores do ensino da arte. Após minha pesquisa espero contribuir na construção de cidadãos mais participativos e críticos no conhecimento das artes visuais para nossa cultura.