Home    Linguística, Letras e Artes




APRESENTADORTÍTULOAUTORORIENTADORARQUIVO
ADRIANA SILVA DA SILVAWEB ARTE: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE SEUS CONCEITOS ESTÉTICOS E POÉTICOSADRIANA SILVA DA SILVA; LÚCIA BERGAMASCHI COSTA WEYMARLÚCIA BERGAMASCHI COSTA WEYMARLA_00298.pdf
Aline Behling DuarteOS PARÂMETROS DE ENSINO DE LÍNGUAS BRASILEIRO E NORTE-AMERICANO: DIFERENÇAS E SEMELHANÇASAline Behling DuarteJoão Luis Paixão CortesLA_00261.pdf
Amanda Ribeiro CorrêaIDENTIDADE, CULTURA E ENSINO DE ARTE: REPRESENTAÇÕES DO IMAGINÁRIO DA CULTURA DE COMUNIDADES PESQUEIRASAmanda Ribeiro Corrêa; Cláudia Mariza Mattos BrandãoCláudia Mariza Mattos BrandãoLA_00053.pdf
Ana Cristina Pinto MatiasA LÍRICA SUL-RIO-GRANDENSE NO PERIÓDICO O NOTICIADOR (1832 – 1836)Ana Cristina Pinto MatiasArtur Emílio Alarcon VazLA_00437.pdf
Ana Paula Azevedo BarbosaMapeando alguns jardins na arteAna Paula Azevedo Barbosa; Eduarda Azevedo GonçalvesEduarda Azevedo GonçalvesLA_00480.pdf
AUTA INÊS MEDEIROS LUCAS D'OLIVEIRAO ÚLTIMO CASARÃO REMANESCENTE DAS ÁGUAS NÃO TÃO AZUIS DE UM CERTO RIO: O MOVIMENTO DE ARTE-EDUCAÇÃO NO RSAUTA INÊS MEDEIROS LUCAS D'OLIVEIRA; MIRELA RIBEIRO MEIRAMirela Ribeiro MeiraLA_00196.pdf
Beatriz RodriguesA PAISAGEM SULINA - FLUXOS ENTRE O INTERIOR E O EXTERIORBeatriz Rodrigues; Camila Hein; Alice Jean MonsellAlice Jean MonsellLA_00590.pdf
Bethielle KupstaitisA EXPERIÊNCIA NOTURNA COMO POTENCIALIDADE INVESTIGATIVA PARA O DESENHOBethielle Kupstaitis; Alice Jean MonsellAlice Jean MonsellLA_00605.pdf
Camila da Rosa CostaTeorias de Ensino-aprendizagem e de Aquisição de L2: entre o Marco Comum Europeu e os PCNsCamila da Rosa Costa; Alessandra BaldoAlessandra BaldoLA_00390.pdf
Carla Borin MouraCartografias poéticas de uma paisagem sulina - Pelotas imersa no frioCarla Borin Moura; Carla Viviane Thiel Lautenschlager; Danielle Costa da Costa; Raquel Ferreira; Eduarda Azevedo GonçalvesEduarda Azevedo GonçalvesLA_00379.pdf
Cassius Andre Prietto SouzaO MONSTRUOSO – SENSÍVEL NAS PERSONAGENS EMILY E CORPO-SECOCassius Andre Prietto SouzaCarla SchneiderLA_00054.pdf
Chaiane da Cunha IslabãoLiteratura e sociedade em "Vinte e zinco", de Mia CoutoChaiane da Cunha Islabão; Alfeu SparembergerAlfeu SparembergerLA_00386.pdf
CIBELE HECHEL COLARES DA COSTALUIZ ANTÔNIO DE ASSIS BRASIL: SUA PRESENÇA NAS HISTÓRIAS DA LITERATURACIBELE HECHEL COLARES DA COSTA; MAIRIM LINCK PIVAMAIRIM LINCK PIVALA_00040.pdf
Clarice Rego MagalhãesA contribuição da Escola de Belas Artes de Pelotas para a História da Arte em PelotasClarice Rego MagalhãesGiana Lange do AmaralLA_00010.pdf
Clarissa de Menezes AmarizAnálise de processos fonológicos na diacronia e na sincronia do portuguêsClarisssa de Menezes AmarizCintia da Costa AlcântaraLA_00351.pdf
Cristiane de Ávila LopesQUALIDADE DAS NARRATIVAS INFANTIS ORAIS E ESCRITAS: OS ACONTECIMENTOS E SUA INTERPRETAÇÃOCristiane de Ávila Lopes; Ana Ruth Moresco MirandaAna Ruth Moresco MirandaLA_00576.pdf
Dania Pinto GonçalvesParecido não é o mesmo: a aquisição do léxico heterossemântico em espanhol por aprendizes brasileirosDania Pinto GonçalvesIsabella MozzilloLA_00197.pdf
Dania Pinto GonçalvesO COMÉRCIO BRASILEIRO DA FRONTEIRA DE JAGUARÃO RIO BRANCO COMO CONSTITUINTE DO BILINGUISMO INDIVIDULA E SOCIETALDania Pinto GonçalvesIsabella MozzilloLA_00198.pdf
Débora Medeiros da RosaO ensino do léxico em Língua Espanhola: uma abordagem qualitativaDébora Medeiros da Rosa; Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro (orientadora)Ana Lúcia Pederzolli CavalheiroLA_00165.pdf
Diego dos Santos soaresO"JORNAL DAS MOÇAS" NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950: DA REPRESENTAÇÃO ÀS PRÁTICAS SOCIAIS EM PELOTAS, RS.Diego dos Santos Soares; Larissa Patron ChavesLarissa Patron ChavesLA_00049.pdf
Fernanda Amaral TaddeiA CONSERVAÇÃO E A MEMÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA ATRAVÉS DA INSTITUIÇÃO MUSEOLÓGICAFernanda Amaral TaddeiUrsula Rosa da SilvaLA_00299.pdf
Gabriela Bohlmann DuarteEscala comum de valores e a identidade de professores de inglês em formaçãoGabriela Bohlmann DuarteRafael Vetromille-CastroLA_00084.pdf
GABRIELA ROCHA RODRIGUESA RECEPÇÃO DA ANTÍGONA, DE SÓFOCLES, NA DITADURA MILITAR DE 1964GABRIELA ROCHA RODRIGUES; ALFEU SPAREMBERGERALFEU SPAREMBERGERLA_00055.pdf
Gisele Medina NunesO CARÁTER AUTO-ORGANIZÁVEL DOS SISTEMAS ADAPTATIVOS COMPLEXOS: A MELHORIA DA ORTOGRAFIA DE UMA APRENDIZ DE INGLÊS.Gisele Medina NunesRafael Vetromille-CastroLA_00279.pdf
Glaúcia da Silva CosmeO Feminino em Macabéa e Tieta: uma análise de "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, e de "Tieta do Agreste", de Jorge AmadoGláucia da Silva Cosme; João Luis Pereira OuriqueJoão Luis Pereira OuriqueLA_00644.pdf
Glênis Machado FerreiraTICs e APRENDIZAGEM COLABORATIVA: A CONTRIBUIÇÃO DA WEBQUEST NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLAGlênis Machado FerreiraSIMONE CARBONILA_00210.pdf
Jarbas Gama MacedoEXPERIMENTAÇÕES COM A GRAVURA NO CAMPO AMPLIADOJarbas Gama Macedo; Angela Raffin PohlmannAngela Raffin PohlmannLA_00189.pdf
Juarez Aloizo Lopes JrInstrução Baseada em Tarefas: uma abordagem complexa de ensino de língua inglesa como L2Juarez Aloizo Lopes Jr.Rafael Vetromille-CastroLA_00325.pdf
JULIANA DE SOUZA DA SILVAUM OUTRO OLHAR SOBRE "ESTADOS DE ALMA" DE GILKA MACHADOJULIANA DE SOUZA DA SILVACláudia Mentz MartinsLA_00555.pdf
Karol Souza GarciaA crítica de Avatar por Cahier du Cinéma e as (im)possibilidades do filme como obra utópicaKarol Souza GarciaJosé Carlos Marques VolcatoLA_00474.pdf
Kelly WendtGRAVURA NÃO-TÓXICA, FOTOGRAFIA E GRAVURA DIGITAL: O HIBRIDISMO NA CONSTRUÇÃO POÉTICAKelly Wendt; Angela Raffin PohlmannAngela Raffin PohlmannLA_00405.pdf
Lâmea Brum Gonçalves de AvilaO PENSAMENTO CRIATIVO DO HOMEM ESTIGMATIZADO POR SUA CRIAÇÃOLâmea Brum Gonçalves De AvilaUrsula Rosa da SilvaLA_00142.pdf
Larissa Tavares MartinsMUSEU "VIVO": A conservação preventiva do acervo têxtil do Museu da Baronesa e as representações teatrais in locu na década de 80.Larissa Tavares MartinsLarissa Patron ChavesLA_00107.pdf
Letícia BrittoOFICINA DE ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA "RAZÃO SENSÍVEL" NA INFÂNCIALetícia BrittoRenata Azevedo RequiãoLA_00275.pdf
Luziane Fernandes MülerO espaço nas narrativas de Murilo Rubião: o fantástico em evidênciaLuziane Fernandes Müler; Renata Azevedo RequiãoRenata Azevedo RequiãoLA_00152.pdf
Manuella Pereira Carvalho"A minha paixão é eterna"Manuella Pereira CarvalhoAlfeu SparembergerLA_00066.pdf
Margarete Tavares da Silva"A HISTÓRIA QUE ESTOU CONTANDO É PURA IMAGINAÇÃO": A SUBVERSÃO NARRATIVA DO LITERÁRIO E HISTORIOGRÁFICO EM A MULHER DO TENENTE FRANCÊS"Margarete Tavares da silva; Eduardo Marks de MarquesEduardo Marks de MarquesLA_00266.pdf
Maria Angélica Lemos GonzagaO Romance AutobiográficoMaria Angélica Lemos Gonzaga; Antonio Carlos MousquerAntonio Carlos MousquerLA_00628.pdf
Mariana Jantsch de SouzaA REINVENÇÃO DO EU: DESDOBRAMENTOS DO FENÔMENO MNEMÔNICO EM LÍDIA JORGEMariana Jantsch de Souza; Alfeu SparembergerAlfeu SparembergerLA_00019.pdf
Marisel Valerio PortoVestígios de uma voz: testemunho e ficção em A costa dos murmúrios, de Lidia JorgeMarisel Valerio Porto; Aulus Mandagará MartinsAulus Mandagará MartinsLA_00245.pdf
Matheus Trindade Velasques"Why is the book on the table?": um estudo sobre a constituição identitária de professoras de língua inglesa em formação.Matheus Trindade VelasquesLetícia Fonseca Richthofen de FreitasLA_00208.pdf
NATÁLIA CARDOSO HAXJOGOS VISUAIS: A IRONIA NO OBJETO RECONFIGURADO PELA ARTENATÁLIA CARDOSO HAX; URSULA ROSA DA SILVAURSULA ROSA DA SILVALA_00284.pdf
Pablo Diego Niederauer BernardiO FENÔMENO DA SUPERGENERALIZAÇÃO NA ESCRITA EM FRANCÊS NO NÍVEL INICIAL: UMA ANÁLISE DE ERROSPablo Diego Niederauer Bernardi; Isabella MozzilloIsabella Ferreira MozzilloLA_00219.pdf
Patricia Mussi EscobarA ESCALA COMUM DE VALORES: COVALORIZAÇÃO PARA INTERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO SABER NOS FÓRUNS DE UMA LICENCIATURA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRAPatricia Mussi Escobar; Rafael Vetromille-CastroRafael Vetromille-CastroLA_00359.pdf
Patrick Tedesco"CENÁRIOS": UM RECORTE TRANSTEXTUAL NA LITERATURA DE SÉRGIO SANT'ANNAPatrick Tedesco; João Manuel dos Santos CunhaJoão Manuel dos Santos CunhaLA_00414.pdf
Rafael Dias FerreiraO "EFEITO DE REAL" E O INCIPIT DE RELATO DE UM CERTO ORIENTE, DE MILTON HATOUMRafael Dias Ferreira; João Manuel dos Santos CunhaJoão Manuel dos Santos CunhaLA_00623.pdf
Rafael Fúculo PorciúnculaOs ideais eugênicos no pensamento intelectual de Monteiro LobatoRafael Fúculo Porciúncula; Alfeu SparembergerAlfeu SparembergerLA_00481.pdf
Rebeca Bulcão da SilvaA busca pela identidade em Um rio chamado tempo, uma casa chamada terraRebeca Bulcão da SilvaAlfeu SparembergerLA_00292.pdf
Roger Amaral Scheridon de MoraesA representação da violência urbana nas narrativas pós-ditaduraRoger Amaral Scheridon de Moraes; Aulus Mandagará MartinsAulus Mandagará MartinsLA_00026.pdf
Tainara Quintana da CunhaA produção literária de Inês Pedrosa no tecido do contemporâneo: para uma leitura sócio - literáriaTainara Quintana da Cunha; José Luís Giovanoni Fornos (orientador)José Luís Giovanoni FornosLA_00042.pdf
TÔNI RABELLO DOS SANTOSO DISCURSO DA MATÉRIA E DO PROCESSO: O USO DA ELETROGRAVURA E SUAS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃOTÔNI RABELLO DOS SANTOS; ANGELA RAFFIN POHLMANNANGELA RAFFIN POHLMANNLA_00170.pdf
Veronica Santos do AmaralA aquisição do ditongo [ej] na escrita de alunos de São José do Norte/RSVeronica Santos do Amaral; Giovana Ferreira GonçalvesGiovana Ferreira GonçalvesLA_00656.pdf