Home Page UFPel Universidade Federal de Pelotas
XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Ciências da Saúde - Resumos

ANÁLISE DE PH E CONCENTRAÇÃO DE FLÚOR EM ENXAGÜATÓRIOS BUCAIS MANIPULADOS EM FARMÁCIAS DE PELOTAS/RS

Autor(es): KOLBERG, Angélica; LUND, Rafael Guerra; TORRIANI, Dione Dias; DELPINO, Franscisco Augusto Burkert; SILVA, Viviane Maciel; MARON, Anelise Schafer
Apresentador: ANGÉLICA KOLBERG
Orientador: FRANCISCO AUGUSTO BURKERT DELPINO
Instituição/Departamento: Instituto de Química e Geociências/Departamento de Bioquímica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O objetivo do presente estudo foi avaliar o índice de flúor iônico e o pH de enxaguatórios bucais à base de NaF 0,05%. Para tanto, confrontou-se os valores expressos nos rótulos das embalagens com os obtidos após as análises e, ainda, com os valores estabelecidos pela Portaria nº 29 de 28/08/2000 da ANVISA/MS (teor entre 202,5 e 247,5 ppm de Fˉ). Os enxagüatórios foram manipulados em farmácias da cidade de Pelotas. Foram sorteados onze estabelecimentos, onde adquiriu-se as amostras para análise (todas contendo 250 mL). O estudo realizado teve caráter cego, sendo que, os rótulos das embalagens foram mascarados e recodificados com iniciais de "A" até "L". As 11 amostras foram processadas em duplicata. Para o estudo utilizou-se o método eletrométrico, com um aparelho potenciométrico microprocessado acoplado a um eletrodo íon-seletivo de F. O resultado das análises, demonstrou que apenas uma farmácia ("L") obteve valores conforme estabelecido pela Portaria da ANVISA, apresentando 240,9 ppm de Fˉ. As demais amostras obtiveram concentração superior ao prescrito pela ANVISA. Os valores de pH variaram de 5,18 a 6,94, sendo que apenas a amostra da farmácia "F" demonstrou ter potencial erosivo (pH=5,18). Concluiu-se que apenas um produto apresentou valor de pH não recomendável e que, a maioria dos enxaguatórios apresentaram excesso na concentração de fluoreto.


RECREAÇÃO HOSPITALAR: A BUSCA DA MELHORIA PSICOLÓGICA E DA QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS DOENTES

Autor(es): MOURA, Michel Carvalho de; CRUZ, Priscila Postali; SILVA, Shana Ginar da
Apresentador: Michel Carvalho de Moura
Orientador: Luis Carlos Rigo
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Desportos
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Sabe-se que toda a criança possui o direito de brincar, independente de classe social, cor ou crença. Sendo assim, àquelas crianças que por qualquer motivo possuem um tipo de enfermidade, devem ter acesso a este direito também. Em vista disso, na promoção de uma saúde mental integrada, busca-se através da realização de atividades lúdicas e educativas, preservar o lado saudável da criança e adolescente durante o processo de hospitalização. Com este enfoque, a recreação constitui-se em um recurso que elabora de forma prazerosa, ações positivas relacionadas à enfermidade e recuperação do paciente. Os espaços criados pela recreação têm por objetivo serem facilitadores no processo de hospitalização da criança ou do adolescente internado. Considerando que brincar é uma necessidade em todas as etapas do desenvolvimento, a recreação realizada no hospital oferece atividades que procuram estimular a criatividade e o bom humor, para isto utiliza-se de brinquedos e brincadeiras, observando o estado clínico do paciente, preservando sempre seu bem estar físico e emocional. Portanto, nosso estudo possui como principal objetivo, além de proporcionar um ambiente agradável para as crianças hospitalizadas, auxiliar na recuperação e traumas destes pequenos pacientes, uma vez que não podemos ser céticos a ponto de crermos que somente os medicamentos ajudam na recuperação e que o lado psicológico de cada criança pode ser descartado. Tal atividade será feita em parceria com o hospital Santa Casa de Pelotas, no setor de pediatria, que abriga 25 leitos, sendo um destes disponível para doenças infecto-contagiosas. Acontecendo, no mínimo, um1 encontro semanal com duração entre uma hora a uma hora e meia. Todas as crianças são atendidas pelo hospital através do SUS (Sistema único de Saúde)


1- VIVENCIANDO SITUAÇÕES DE SEXUALIDADE JUNTO A ALUNOS DE 7º E 8º SÉRIES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE PELOTAS-RS

Autor(es): ARAÚJO, Adelita Campos; SANTANA, Maria da Glória; DIAS, Denise Gamio
Apresentador: Adelita Campos Araújo
Orientador: Maria da Glória Santana
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Enfermagem
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Introdução: Sabemos da necessidade que há em discutir com adolescentes questões ligadas a sexualidade para que eles (as) tenham uma vida sexual saudável. Sobre tal temática Fonseca (2004), diz que a adolescência tem como característica a vulnerabilidade, os (as) adolescentes são vulneráveis, pois neste momento de suas vidas ocorrem instabilidades que são normais nesse período. Logo ficam à mercê de vários riscos sejam eles emocionais ou físicos. Assim, acreditamos no trabalho do (a) enfermeiro (a) em Saúde Escolar, ou seja, nas escolas junto com os (as) jovens buscando, desta forma, manter uma aproximação com esta clientela, que propicie uma relação de confiança e de acolhimento, além de informações adequadas a realidade vivenciada.Objetivos: Conhecer como se dão os enfrentamentos das situações de sexualidade vividas por alunos (as) de uma Escola Pública da Cidade de Pelotas- RS.Metodologia: Foi realizado um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa. Foi então aplicado para as 7º e 8º séries um instrumento de pesquisa do tipo entrevista semi-estruturada contendo 2 questões, são elas: 1-Com quem você costuma conversar sobre sexo?, 2- Onde você obtém informações sobre assuntos relacionados a sexo?O estudo deu- se em uma Escola Pública da cidade de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, que se propôs a participar. Resultados: Em relação a questão nº 1: “amigo ou amiga”, “pais”, “ minha irmã”, “namorado”, “tios, e primos”. Na questão nº 2: “televisão e rádio”, “revistas e livros”, “amigos e amigas”, “profissionais de saúde”.Conclusão: Observamos que o (a) adolescente está conversando sobre sexo não só com familiares, mas também com amigos (as) e conhecidos consideramos isso importante, pois estão buscando auxílio antes de tomar algumas atitudes. Também evidenciamos os meios de comunicação auxiliando os (as) jovens, principalmente aquele jovem que não costuma dialogar com seus pais , ou amigos (as), nestes casos a mídia atua informando e sanando dúvidas.


2-MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS: UMA ABORDAGEM ACERCA DO CONHECIMENTO DOS (AS) ADOLESCENTES

Autor(es): ARAÚJO, Adelita Campos; SANTANA, Maria da Glória, DIAS, Denise Gamio
Apresentador: Adelita Campos Araújo
Orientador: Maria da Glória Santana
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Enfermagem
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Introdução: O papel da enfermagem pode ser muito mais abrangente, ele se dá através do cuidado e este cuidado deve ir a onde o ser humano está, de forma a atender suas necessidades. Falar sobre sexualidade não se reduz a questões físico-biológicas, mas também a aspectos culturais e afetivos que envolvem a temática.Objetivos: Conhecer como se dão os enfrentamentos das situações de sexualidade vividas por alunos (as) de uma Escola Pública da Cidade de Pelotas- RS. Metodologia: Foi realizado um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa. Foi então aplicado para os 1ºs, 2ºs, e 3ºs anos do ensino médio um instrumento de pesquisa do tipo entrevista semi- estruturada contendo a seguinte questão: Você já ouviu falar da pílula do dia seguinte? O que você sabe sobre ela ? A questão era aberta e fechada, contemplando os objetivos do trabalho e envolvendo os temas propostos. O estudo deu- se em uma Escola Pública da cidade de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, que se propôs a participar do estudo. Resultados: Em relação a questão algumas falas dos respondentes: “sim, é a pílula que se toma quando a camisinha estoura”, “é aquela que se compra depois da relação se não tomou remédio certo”, “sim, sei que é uma espécie de abortivo, não pode ser usada sempre depois das relações , pois acaba perdendo o efeito , só pode ser usada quando não se usou preservativo ou quando este estoura”, “já tomei pílula a muitos anos atrás, agora estou desinformada”, “sim, é quando depois da relação a mulher acha que passou pela camisinha o esperma então ela compra a pílula do dia seguinte e evita a gravidez”. Conclusão: Através das falas foi possível verificar que os (as) jovens de uma forma geral sabem para que serve e como usar a pílula do dia seguinte. O que foi evidenciado é que esses adolescentes não sabem como a medicação deve ser administrada (posologia) nem o modo de atuação da mesma no organismo.


A ENFERMAGEM ATUANDO NA REABILITAÇÃO DO PACIENTE ALCOOLISTA

Autor(es): RODRIGUES, Pablo Ferrer; AMESTOY, Simone Coelho; NEUBÜSER, Vivian
Apresentador: Pablo Ferrer Rodrigues
Orientador: Cláudio Mairan Brazil
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Enfermagem
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O álcool é uma substância desencadeadora de dependência física e psíquica produzindo um efeito bipolar, ou seja, inicialmente provoca estados de euforia e desinibição e posteriormente ocasiona relaxamento e sonolência, sendo considerado um depressor do Sistema Nervoso Central. Os prejuízos provocados pelo uso dessa substância atingem todos os sistemas orgânicos por onde passa e também prejudicam o convívio com a família e o meio social. O alcoolismo pode ser definido como uma doença caracterizada pelo uso crônico e excessivo dessa substância, onde geralmente seus usuários o utilizam com a finalidade de experimentar seus efeitos psíquicos e , às vezes, para evitar o desconforto de sua abstinência. No decorrer de um estágio extracurricular, realizado em um hospital psiquiátrico localizado em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, podemos conviver diariamente com indivíduos portadores desta patologia. Através do estabelecimento da relação interpessoal terapêutica, criamos um vínculo com o paciente, interagimos e conhecemos melhor sua história através de relatos, possibilitando o cuidado terapêutico e, conseqüentemente uma relação mais efetiva buscando a resolutividade do problema e a recuperação deste. Sendo assim, com este relato de experiência buscamos sensibilizar e informar os acadêmicos de enfermagem e profissionais da área sobre o tema abordado. A creditamos ser de extrema importância a participação do enfermeiro na reabilitação do paciente alcoolista, o qual necessita de cuidado especializado e humanizado, por encontrar-se debilitado e precisando de auxílio para reintegrar-se à sociedade.


A IMPORTÂNCIA DO GRUPO MAMA –VIDA PARA MULHERES COM DIAGNÓSTICO DE CA DE MAMA

Autor(es): NEVES, Fabiana Polino; MACHADO, Roberta; ABEGG, Viviam; SANTANA, Maria da Glória; ARAÚJO, Adelita Campus.
Apresentador: Fabiana Polino Neves
Orientador: Maria da Glória Santana
Instituição/Departamento: UFPel/Enfermagem
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Introdução: No Brasil os óbitos por câncer de mama representam 16% da mortalidade por neoplasias malignas entre as mulheres, ou 2,3% de todas as causas de morte. Sabe-se que 90% dos nódulos de câncer de mama são encontrados pela própria paciente. Portanto, parece óbvio que as mulheres sejam motivadas a examinar suas mamas em intervalos regulares e ensinadas a detectar alterações significativas. Estudos de rastreamento de massa afirmam que o diagnóstico precoce de câncer de mama pode prolongar a sobrevida das pacientes, diminuindo à mortalidade em 30 %.Objetivos: Investigar como se deu à descoberta da doença e a reação quanto ao diagnóstico; Verificar o conhecimento da doença anteriormente à doença; Investigar como se deu o conhecimento dos grupos realizados pela Mama – Vida; Verificar a importância dos grupos da Mama – Vida para as mulheres que participaram do nosso estudo. Metodologia: Este estudo caracteriza-se, como sendo qualitativo do tipo exploratório, descritivo e analítico.. Os sujeitos de estudo foram mulheres com diagnóstico de câncer de mama, voluntárias da ONG Mama-Vida. Através de um questionário semi-estruturado. Resultados: “Descobri através do auto-exame, fui ao médico e ele confirmou o que eu já esperava. Meu mundo caiu. Fiquei depressiva, mas com o grupo me sinto melhor”. (Orquídea). “Já conhecia o câncer, trabalhei como agente comunitário de saúde e dava muita palestra sobre o câncer de mama”. Minha tia por parte de mãe também teve o câncer de mama e teve que operar”. (Margarida). “Fiquei sabendo enquanto escutava rádio em casa, no dia internacional da mulher, quando as voluntárias estavam falando sobre sua campanha” .( Margarida ). Conclusão: O grupo da ONG Mama-Vida, é de extrema importância para a recuperação da auto-estima dessas mulheres. Além de informar sobre a doença à toda a população, permitindo a realização de diagnóstico precoce, contribuindo para um melhor prognóstico.


A INCIDÊNCIA DE HIV EM PELOTAS: ALTERAÇÕES RELATIVAS A IDADE E SEXO

Autor(es): PRUSKI, Fernanda Bohns; REISER, Carolina Sander; AMARAL, Bruno Scaglioni; VIEIRA, Marcos Debom; ELIAS, César Al-Alam
Apresentador: Fernanda Bohs Pruski
Orientador: Cezar Arthur Tavares Pinheiro
Instituição/Departamento: Faculdadede Medicina/Departamento de Clínica Médica
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Introdução: Dados do Ministério da Saúde apontam para uma modificação do perfil da AIDS no Brasil, mostrando uma estabilização da incidência da doença, ainda com crescimento na região sul, e aumento de casos em mulheres e em pacientes mais jovens. O estudo objetiva determinar o número de casos novos de HIV-AIDS por ano e verificar a tendência à feminilização e redução na idade nos pacientes do Serviço de Atendimento Especializado–AIDS/DST de Pelotas-RS. Metodologia: Coorte retrospectiva. Utilizou-se registros do serviço, padronizados. Questionário padrão foi aplicado por alunos de medicina treinados. A coleta dos dados começou em 2002, e até julho de 2005 foram aplicados 1011 questionários, desde o primeiro prontuário até aqueles cuja primeira consulta foi em Julho de 2003. Resultados: Foram avaliados 1011 questionários, dos quais 58,6% pertenciam ao sexo masculino. A incidência de consultas por ano permaneceu constante, em média 154. As variáveis sexo e idade foram analisadas segundo o ano da primeira consulta. Encontrou-se uma tendência linear de redução na razão do sexo (RS) masculino/ feminino: RS=1,93 em 1998 e RS=1,17 em 2003. Em relação à idade, verificou-se tendência linear de aumento de casos na população mais jovem (idade <= 25). Em 1998, 11,3% dos novos pacientes tinham idade <= 25 enquanto que 33,8% mais de 40 anos. Já no ano de 2002, 21,6% e 26,9% respectivamente. Conclusão: A estabilização na incidência contraria dados regionais. Pode ser reflexo da efetividade na prevenção e conscientização da população local. Contudo, isso não ocorre por igual em toda a amostra, pois há crescimento entre as mulheres, superior ao nacional, o qual justifica-se por elas terem maior risco de contágio, menor acesso à informação e início sexual precoce. A “juvenilização” encontrada completa esse novo perfil. Portanto, torna-se necessário focar a prevenção e atentar mais para essas populações, a fim de reduzir a incidência da AIDS e melhorar o cuidado aos pacientes.


A INFLUÊNCIA DA HIDROGINÁSTICA NA TERCEIRA IDADE.

Autor(es): PINHO, Silvia Teixeira; ALVES, Daniel Medeiros
Apresentador: Silvia Teixeira de Pinho
Orientador: José Francisco Gomes Schild
Instituição/Departamento: ESEF / UFPel/Desportos
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o grupo etário de 60 anos ou mais é o que apresenta maior crescimento populacional. Estima-se que, em 2025, haverá mais de 30 milhões de idosos no Brasil. Em função dessa longevidade, profissionais da saúde estão procurando cada vez mais formas de manter a qualidade de vida dos idosos. Este estudo tem por objetivo verificar o principal motivo que leva os idosos a praticarem hidroginástica no projeto Atividade Física para a terceira idade da ESEF/UFPEL, e o efeito dessa prática no cotidiano das mesmas. Desse modo, justificar a crescente procura de pessoas idosas pelas atividades de hidroginástica, e a necessidade de atender os anseios mais significativos das mesmas, como forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida. A amostra foi composta por 60 (sessenta) indivíduos, todos do sexo feminino com média de idade igual a 67,08 anos (±5,68), todas participantes do projeto. As idosas foram entrevistadas individualmente no próprio local da hidroginástica, numa sala ao lado da piscina.Os dados coletados durante a entrevista foram analisados através de estatística descritiva, utilizando o programa Microsoft Excel para Windows. Os resultados demonstraram que 74% dos entrevistados optaram pela hidroginástica por motivos relacionados à saúde e 93,3% acredita sentir-se melhor após 6 (seis) meses de prática das atividades da mesma. Nenhum caso de insatisfação foi relatado. Essa melhora mencionada pelos entrevistados pode ser em função de que os exercícios aquáticos exercem um efeito equilibrador da pressão arterial e diminuem os efeitos da gravidade, diminuindo, por conseqüência, o estresse sobre as articulações. O idoso tem condições de melhorar rapidamente seu estado físico geral com segurança pois se exercita lentamente, e sem correr riscos de lesões. Foi possível constatar que a hidroginástica parece ser benéfica para saúde tanto mental quanto física dos idosos praticantes. Sugerimos que novos estudos sejam realizados a fim de contribuir para uma melhor compreensão sobre os efeitos da hidroginástica em idosos.


A MORTE IMINENTE EM PACIENTE JOVEM: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA

Autor(es): MILBRATH, Viviane Marten; SOARES Deise Cardoso
Apresentador: Viviane Marten Milbrath
Orientador: Diana Cecagno
Instituição/Departamento: FURG/Enfermagem
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Este trabalho objetiva descrever a experiência vivida frente a uma situação de morte iminente, de um paciente jovem, onde a equipe de saúde decidiu não interferir no ciclo da vida. O quadro apresentado era grave e o prognóstico desesperançoso. A não intervenção referia –se caso de parada cardio respiratória, não buscar a reversão. Enfatizamos que a patologia do paciente em questão encontra –se incluída no projeto da medicina paliativa, onde a primeira intenção é de contribuir para uma melhoria da qualidade de vida, e, depois, de acompanhar um paciente incurável para uma morte digna. Nesse processo pontuamos a problemática que tange a situação, destacando as questões éticas que permeiam o tema, a dificuldade enfrentada pela equipe de saúde de encarar a morte, o que é agravado pelo fato da morte ter ocorrido em um paciente jovem. Reiteramos a necessidade de se avaliar a tecnologia empregada, para entrar em consenso sobre a questão, objetivando a qualidade de vida do paciente. Em contrapartida, chamou –nos, a atenção, durante a busca bibliográfica, que existe hoje, diferentemente de algum tempo atrás, uma vasta demanda tecnológica, o que permite manter o paciente vivo por mais tempo, muitas vezes, não levando em conta a sua qualidade de vida, ou seja, transformando –se em uma espécie de benção mista, pois enquanto algumas pessoas são beneficiadas outras se confrontam com o sofrimento devido aos esforços de prolongar a vida, situação que muitas vezes dificulta a ética centrada no paciente. Por fim, podemos dizer que a mesma tecnologia, que, busca manter as pessoas vivas gera uma interrogação frente ao seu uso em um paciente terminal, pois questionamos o direito de se prolongar a vida quando sua qualidade está comprometida.


A QUALIDADE DE VIDA DE QUEM ESTÁ EM CUIDADO DOMICILIAR: RESULTADOS PARCIAIS DO INSTRUMENTO WHOQOL-BREF

Autor(es): BERNARDI, Jaqueline; SPRANDEL, Lucila Isabel Schwertner; HECK, Rita Maria
Apresentador: Jaqueline Bernardi
Orientador: Rita Maria Heck
Instituição/Departamento: UFPEL/Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
O Programa de Saúde da Família foi pensado com o intuito de humanizar, expandindo a integralidade de quem necessita de cuidados, inclusive domiciliares, em saúde. Partindo deste princípio nosso objetivo é investigar a qualidade de vida de quem está em cuidado domiciliar em áreas onde existem Equipes de Saúde da Família (ESF). O cuidado domiciliar consiste num conjunto de ações em que o cliente recebe os cuidados que necessita no domicílio, junto ao convívio dos familiares. Qualidade de vida é um conceito polissêmico que tem relação com os aspectos culturais e sociais de cada coletividade. Para avaliar a qualidade de vida optamos em seguir o instrumento da Organização Mundial de Saúde (OMS). A metodologia consiste em um estudo quantitativo, através de questões fechadas que medem a qualidade de vida, proposto pela OMS (WHOQOL-bef). Os sujeitos de estudo foram 25 usuários entre a população adscrita de cinco ESF diferentes de um município do sul do Brasil. Foi garantido sigilo e anonimato aos participantes no momento das entrevistas com assinatura do consentimento livre e esclarecido. Este resumo se limita a apresentar os resultados do domínio físico caracterizando-se pelos seguintes achados: 48% dos entrevistados avaliaram que a dor física os impede bastante de fazer o que precisam na sua vida; 60% afirmaram que dependem de tratamento médico para seguir sua vida. Com relação a suficiência de energia para as necessidades do seu dia-a-dia, 48% informaram que tem disposição mais ou menos, e 28% acham muito pouco a energia que dispõem. Dos entrevistados, 56% encontram-se satisfeitos com seu sono e repouso. A insatisfação, está presente em 36% para o desempenho de atividades na vida cotidiana, e 56% referiram insatisfação para a capacidade de trabalhar. Embora as informações apresentadas aqui sejam parciais podemos perceber que os usuários, em sua maioria, possuem limitações com relação a qualidade de vida.


ALEITAMENTO MATERNO E INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS COMPLEMENTARES EM DUAS CIDADES DO SUL DO BRASIL

Autor(es): BORGES, Lúcia; MADRUGA, Samanta;ARAUJO, Cora
Apresentador: Lúcia Rota Borges
Orientador: Cora Luiza Pavin Araújo
Instituição/Departamento: Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia/Faculdade de Nutrição
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O objetivo do presente estudo é comparar as práticas de aleitamento materno entre Pelotas e Pinheiro Machado. Os resultados aqui apresentados são parte de um estudo multicêntrico coordenado pela Organização Panamericana de Saúde e realizado no Brasil, Jamaica, México e Panamá. Os objetivos do estudo multicêntrico foram a documentação das reais práticas de aleitamento materno e alimentação complementar de crianças de seis a 23 meses, bem como, a identificação dos tipos de alimentos consumidos pelas crianças. O presente trabalho comparou as práticas de amamentação com aquelas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde e também entre as duas cidades. As informações coletadas, foram digitadas no ProPAN software e as análises uni e bivariadas foram feitas através do programa SPSS10.0. Os resultados apontam que 94,2% das crianças foram amamentadas, sendo que a média de duração do aleitamento materno foi de 3,6 meses. A prevalência de aleitamento exclusivo aos quatro meses foi 13,8% em Pelotas e 13,3% em Pinheiro Machado. Em ambas as cidades, a prevalência de aleitamento predominante aos quatro meses foi 36,1%. Quanto à oferta de líquidos não lácteos, 82,3% das mães em Pelotas e 86,5% em Pinheiro Machado introduziram líquidos em crianças com idade inferior a quatro meses e, dentre estas, 91,6% receberam esses líquidos por meio de mamadeiras. A taxa de aleitamento exclusivo em ambas as cidades mostrou-se menor entre mães menores de 20 anos. A escolaridade materna mostrou-se associada com a introdução de alimentos complementares: observou-se que mães com menor escolaridade introduziram alimentos complementares mais precocemente. O estudo mostrou que o pré-natal não foi capaz de garantir a qualidade da amamentação, pois apesar da maioria das mulheres ter realizado pelo menos uma consulta de atendimento pré-natal, 74,8% (n=86) das crianças mamaram somente até os quatro meses. A pequena amostra avaliada não reflete a real situação do aleitamento materno, no entanto, percebe-se que alguns aspectos referentes à alimentação infantil encontrados nas duas cidades estão distantes das recomendações da OMS. Tanto na cidade de Pelotas, quanto em Pinheiro Machado, os resultados mostram-se insatisfatórios, principalmente no que se refere à duração da amamentação e prevalência do aleitamento materno exclusivo.


ALIMENTOS MAIS CONSUMIDOS POR CRIANÇAS DE 6 A 24 MESES RESIDENTES EM DUAS CIDADES DO SUL DO BRASIL

Autor(es): LEIVAS, Carolina; NEUTZLING, Marilda; ARAÚJO, Cora; LEAL, Cynthia; MADRUGA, Samanta
Apresentador: Carolina Lopes Leivas
Orientador: Marilda Borges Neutzling
Instituição/Departamento: Faculdade de Nutrição/Nutrição
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Introdução: A saúde de uma população está intimamente relacionada com a sua alimentação, principalmente na infância. No entanto poucos estudos têm descrito os alimentos mais consumidos por crianças menores de dois anos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a alimentação complementar de crianças de 6 a 24 meses. Metodologia: Esse trabalho faz parte de um estudo multicêntrico realizado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel e coordenado pela OPAS, em Pelotas e Pinheiro Machado em 2002. Em Pelotas a amostra foi selecionada a partir dos setores censitários do IBGE. Os oito setores selecionados foram sorteados dentre aqueles de mais baixo nível socioeconômico. Foram visitados 1154 domicílios a fim de localizar 80 crianças. Em Pinheiro Machado foram visitados 1620 domicílios com o objetivo de se localizar 75 crianças. Foi aplicado, por entrevistadores treinados, questionário socioeconômico padronizado e inquérito alimentar recordatório de 24hs. O presente estudo descreve os alimentos mais consumidos pelas crianças segundo idade e local de moradia. Resultados: Contatou-se que os alimentos mais consumidos pelas crianças no dia anterior a entrevista foram: sal, óleo, açúcar, leite, feijão e arroz. Chama a atenção a alta ingestão de açúcar pelas crianças tanto em Pelotas (86,3%) como em Pinheiro Machado (88,0%). O mesmo ocorreu com o grupo de óleos e gorduras: a grande maioria das crianças consumiu óleo de soja no dia anterior a entrevista. Merece atenção o elevado consumo de sal nas duas cidades e em especial na cidade de Pelotas. O consumo de hortaliças e frutas foi baixo nas duas cidades e nas duas faixas etárias faixas etárias. Conclusões: Os resultados sugerem que crianças com idade precoce - menores de dois anos - já estão inseridas no processo de transição nutricional, consumindo alimentos ricos em açúcar e gorduras e poucas frutas e hortaliças. É urgente a adoção de medidas de saúde pública que visem reverter ou minimizar esse quadro.


ALTERAÇÕES TÁTICAS E REGULATÓRIAS NO FUTSAL

Autor(es): JAHNECKA, Luciano; TAVARES, Ricardo Prestes; BORGES, Thiago Terra; ROCHEFORT, Renato Siqueira; GIUSTI, João Gilberto.
Apresentador: Luciano Jahnecka
Orientador: Renato Siqueira Rochefort
Instituição/Departamento: ESEF/UFPel/Departamento de desporto
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Nos últimos vinte anos as regras do futsal foram mudadas constantemente com o objetivo de torna-lo mais popular para o público e dinâmico para atletas e espectadores, com isso a justificativa deste trabalho se apóia nas perspectivas de treinamento, tanto para a iniciação a esse desporto bem como para o treinamento de alto nível. Buscou-se, além disso, através de tais alterações uma universalização, visto que os envolvidos com esse desporto almejam sua inclusão nos Jogos Olímpicos, dando assim maior visibilidade no que diz respeito a investimentos, popularização e reconhecimento. Neste sentido, para Luiz Henrique Toledo, as diversas modalidades esportivas recebem alterações até mesmo no núcleo de regras no intuito de se adaptarem ao tempo da mídia, “viabilizando e contemplando um uso mais ampliado do marketing esportivo, dos interesses dos patrocinadores”(2002 p.19). O instrumento utilizado para a coleta de dados foi único, constituído de uma entrevista não-padronizada, de acordo com Lüdke&André(1986), com a finalidade de verificar quais variáveis e de que forma as mudanças das regras influenciam no treinamento de equipes. Todos os depoentes foram unânimes em afirmar que o desenvolvimento do esporte deve-se a vários fatos, entre eles o profissionalismo, a urbanização das cidades, extinguindo os campos de várzea, e fazendo com que o futsal absorvesse os praticantes do futebolde várzea, além do apelo popular pela semelhança com o futebol de campo. Tendo em vista o status atingido pelo futsal, tal qual o profissionalismo das equipes aumentou também a carga de treinamento dos clubes, a exigência intelectual dos atletas, visto que além de investir em categorias de base, algumas equipes incentivam a formação acadêmica de seus atletas, acreditamos ser relevante pesquisar sobre os diversos sistemas táticos e suas variações, relacionando com as principais mudanças de regras, uma vez que, segundo Mutti(2003) a tática de jogo foi alterada em virtude das mudanças nas regras.


ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DIETÉTICA E ANTROPOMÉTRICA DE JOGADORES DE FUTEBOL DE CAMPO EM PELOTAS-RS

Autor(es): BANDEIRA,Luisete Moraes; CASARIN,Roberta Cristina; CLASEN,Isabel Lemos; FRANZ,Raquel Sanchez; PELIZZARO,Renata; SOARES,Ana Luisa Gonçalves
Apresentador: Luisete Moraes Bandeira
Orientador: Márcia Rubia Duarte Buchweitz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Nutrição
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
A prática esportiva na adolescência requer um aumento da ingestão de calorias e de nutrientes por ser uma fase da vida de intenso crescimento juntamente com o aumento do desgaste energético provocado pela atividade física. Para garantir a saúde e melhorar o desempenho é de extrema importância o consumo de uma dieta equilibrada. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de adequação calórica, de macro e micronutrientes da dieta de jogadores de futebol de campo e relacionar com o Índice de Massa Corporal (IMC). Foram avaliados 10 jogadores do sexo masculino (10 a15 anos), do Centro de Treinamento Rubro Negro de Pelotas, RS. O consumo alimentar de 1 dia foi avaliado pelo método de inquérito recordatório de 24 horas. Os dados foram analisados em software (Dietwin) e o VCT teórico segundo o método de Harris-Benedict. Foram coletadas medidas de peso, altura e dobra cutânea subescapular. Os valores para IMC foram comparados com a classificação pela dobra subescapular no percentil 90 - WHO 1995. A dieta da maioria dos jogadores (80%) apresentou-se hipocalórica 40%, hipoglicídica; 50%, normoproteica e 60%, normolipídica. Todos os jogadores apresentaram baixo consumo de cálcio e vitamina A e 80% de deficiência de vitamina C. Em relação ao IMC, encontrou-se 70% de normalidade, 20% risco de sobrepeso e 10% baixo IMC para a idade. Concluiu-se que apesar do IMC estar adequado para a maioria dos indivíduos, a dieta apresentou baixa disponibilidade de energia e inadequação na quantidade de carboidratos, vitaminas e minerais, o que poderá limitar o desempenho e promover prejuízo à saúde desses jogadores. Ressalta-se que a investigação de apenas um dia do consumo alimentar ainda não fornece dados representativos da alimentação rotineira, porém os achados são um indicativo de inadequação dietética.


ANÁLISE DA FREQÜÊNCIA ALIMENTAR E DO PERCENTUAL DE GORDURA CORPORAL DE JOGADORES DE FUTEBOL INFANTO-JUVENIL, NA CIDADE DE PELOTAS, RS.

Autor(es): LUNARDI, Anelise; OZÓRIO, Angélica Borges; GAI, Emanuela Missio; FRENZEL, Aline Porciuncula; DIAS, Clarice Nunes; BICCA, Cilene Moraes; SELLI, Cristina Minussi; BANDEIRA, Luisete Moraes; Halpern, Denise Silveira; BUCHWEITZ, Márcia Rubia Duarte.
Apresentador: Anelise Lunardi
Orientador: Márcia Rubia Duarte Buchweitz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Nutrição
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Estudos têm demonstrado que a adequação dietética é um dos aspectos fundamentais para um bom desempenho, no esporte. Segundo as recomendações da Pirâmide Alimentar (USDA,1992), os indivíduos devem consumir diariamente pelo menos um alimento de cada grupo (cereais, laticínios, carnes e ovos, leguminosas, hortaliças, frutas), a cada refeição realizada. As fontes alimentares de óleos e doces somente em uso ocasional. O objetivo deste estudo foi avaliar a freqüência alimentar, em comparação às recomendações da Pirâmide Alimentar e a distribuição da gordura corporal dos jogadores de futebol de campo. A amostra era composta de cinco jogadores de futebol da categoria infanto-juvenil do Centro Esportivo Progresso, em Pelotas, RS. Foi realizada análise alimentar e da gordura corporal utilizando-se, respectivamente, o questionário de freqüência alimentar (Willett 1998) e protocolo de Lohman (1987). Foram medidas as dobras cutâneas subescapulares e tricipital, utilizando o compasso de dobras cutâneas (marca Cescorf). Verificou-se o consumo diário de 100% da amostra para os cereais e leguminosas; 40% de hortaliças; 80% de laticínios; 60% de frutas e 20% de carnes e/ou ovos. Para doces, 80% e frituras 20%. Constatou-se adequação de consumo somente para os cereais e leguminosas. Além disso, observou-se um elevado consumo de doces. Os alimentos mais citados (mais de 50%) por grupo, foram: cereais (pão e arroz); laticínios (leite); carnes (bovina e aves); leguminosas (feijão); hortaliças (tomate); frutas (banana e laranja); doces (balas e refrigerantes). Observa-se o consumo de dieta monótona que pode levar ao desenvolvimento de carências nutricionais pela pouca variedade e o uso desnecessário de alimentos fontes de calorias vazias (doces e frituras). Apesar de a maioria (80%) dos jogadores apresentar percentual de gordura normal, os dados de freqüência alimentar indicam a possibilidade de risco nutricional e conseqüente comprometimento em seu desempenho físico.


ANÁLISE DESCRITIVA DE VARIÁVEIS FUNCIONAIS E ANTROPOMÉTRICAS EM JOGADORES DE VOLEIBOL DA CATEGORIA JUVENIL

Autor(es): KALB,Ana;CORREA,Leandro;TADEU,Tiago;RODRIGUES,Rafaela;DEL DUCA,Giovani;WERNER,Juliana;SOARES,Tarso;KNUTH,Alan;BORGES,Thiago;EBERT,Samuel;CRUZ,Glauber;KARINI,Gicele;KREMER,Marina;BEHLING,Patrícia;GUIMARÃES,Rafael;SPINDLER,Christiano;ROCHEFORT, Renato
Apresentador: Carlos Marcelo Cuello Moreno
Orientador: Prof. Ms. Renato Siqueira Rochefort
Instituição/Departamento: ESEF - UFPEL/Lab. de Ensino, Pesquisa e Extensão em Esportes
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISE QUANTITATIVA DAS AGNORS EM AMELOBLASTOMAS CONVENCIONAIS E UNICÍSTICOS MURAIS

Autor(es): SANTOS, Anna Corrêa; KRAUSE, Cristina Iório; RIVERO, Elena Riet Correa; ARAÚJO, Lenita Maria Aver; TARQUINIO, Sandra .Beatriz Chaves.
Apresentador: Anna Corrêa Santos
Orientador: Sandra Beatriz Chaves Tarquinio
Instituição/Departamento: UFPel/Semiologia e Clínica
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Os ameloblastomas são tumores que surgem do epitélio odontogênico, inclusive daquele que reveste os cistos dentígeros (CD). São classificados em dois tipos: convencional (AC) e unicístico (AU), sendo que este último pode apresentar apenas áreas de proliferação luminal (AUL) ou, associado a essas, um componente mural (AUM). A determinação da atividade proliferativa epitelial constitui um meio útil para investigar diferenças em relação ao comportamento biológico entre os tumores. O objetivo do presente trabalho foi o de investigar a atividade proliferativa dos AC, bem como aquela encontrada nas áreas luminais e murais dos AUM e nos CD, este último utilizado como controle. Foram estudados 10 casos de AC, 10 casos de AUM e 10 casos de CD. A análise quantitativa das AgNORs foi realizada por meio de microscópio óptico com aumento de 1000X em imersão, utilizando-se um retículo para a contagem. Para cada caso, foram analisadas 100 células de áreas representativas do tumor. Observou-se que a média de NORs/núcleo da área de proliferação luminal do AUM foi estatisticamente inferior à da área de proliferação mural desta mesma lesão e à do AC (p<0,05), nenhuma outra diferença estatística foi encontrada. Conclui-se que os AC exibem atividade proliferativa semelhante à encontrada no componente mural do AUM, o que corrobora o padrão de comportamento clínico mais agressivo dessas variantes clínicas.


ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS COMO INDICADOR DE QUALIDADE EM UM RESTAURANTE ESCOLA

Autor(es): GOMES, Virgínia Nunes; ALMEIDA, Ângela Terezinha Santiago; CARVALHAL, José Beiro
Apresentador: Virgínia Nunes de Gomes
Orientador: Fernanda Lessa Freitas Camargo
Instituição/Departamento: UFPEL/
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Os restaurantes universitários brasileiros produzem uma significativa quantidade de refeições, mesmo muitas vezes não havendo condições ideais para produção. Com o objetivo de avaliar a qualidade higiênica-sanitária do Restaurante Escola Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas foram realizadas contagens de bactérias mesófilas, coliformes totais e fecais e estafilococos coagulase positiva em manipuladores. Foi feita também a contagem de bactérias mesófilas e coliformes totais e fecais em utensílios. No ambiente foi realizada contagem de bactérias mesófilas. Na água foram verificadas a contagem de bactérias mesófilas e a presença/ausência de coliformes totais e fecais. Para avaliar a eficácia do processo de higienização/desinfecção dos hortifrutigranjeiros servidos crus, escolheu-se a alface como modelo experimental. Dividiram-se as alfaces em três grupos: alface suja, alface lavada folha a folha em água corrente e alface imerso em solução clorada com concentração de 200 ppm por 15 min. Em cada grupo foi verificada a presença de Salmonella (em 25g) e feita a contagem de coliformes totais e fecais (NMP-3 tubos). O trabalho ainda está em fase de análise de dados, portanto têm-se apenas alguns resultados, os quais mostram condições satisfatórias das amostras de manipuladores e utensílio de mesa. A água também se apresentou em boas condições bacteriológicas, mesmo a caixa d’água não sendo limpa de 6 em 6 meses conforme legislação. Já o utensílio de preparo de alimentos analisado apresentou alta contaminação de coliformes totais e de mesófilos, e presença de coliformes fecais, o que indica procedimentos insatisfatórios sob o ponto de vista higiênico-sanitário. Com base nestes resultados, sugere-se rever o processo de higienização de utensílios, uma vez que os mesmos podem estar diretamente relacionados com o risco de contaminação cruzada dos alimentos.


ANTIBIOTICOTERAPIA SISTÊMICA NA ACNE: UMA REVISÃO

Autor(es): PIVA, Juliano; AMARAL, Nora Gilce; SCHWARTZ, Joel; ALMEIDA, Hiram Laranjeira.
Apresentador: Juliano Piva
Orientador: Nora Gilce Amaral
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Medicina Especializada
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
INTRODUÇÃO: Acne Vulgar é uma afecção dermatológica muito freqüente, acometendo a maioria dos adolescentes e adultos jovens. Os antibióticos orais estão indicados no manejo da acne inflamatória moderada, severa e em casos de ausência de resposta ao tratamento tópico. Os principais antibióticos sistêmicos usados na acne vulgar são: tetraciclina, doxiciclina, minociclina e eritromicina. OBJETIVO: Avaliar qual antibiótico sistêmico constitui a melhor opção terapêutica atual para o tratamento da acne em termos de custo-efetividade e relação risco-benefício. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão bibliográfica na base de dados Medline e Scielo, a partir do ano 2000. As palavras chaves utilizadas foram: acne vulgaris e systemic antibiotics. Foram encontrados 47 trabalhos com esses definidores e destes 26 serviram de base para o estudo, por possuírem metodologia adequada. RESULTADOS: A maioria dos trabalhos analisados refere a tetracilina como primeira opção terapêutica, em virtude de sua eficácia, segurança e baixo custo. A doxiclina possui efeito similar à tetracilina e tem vantagem de poder ser ingerida com alimentos, entretanto a fotossensibilidade pode limitar seu uso. A minociclina é mais potente, têm melhor biodisponibilidade nos folículos pilossebáceos e encontra menor resistência bacteriana, porém pode associar-se a para efeitos graves, como o LES induzido por drogas, hepatite auto-imune, pseudotumor cerebral e vasculites. Já a eritromicina está cada vez mais associada à resistência do Propionibacterium acnes. CONCLUSÃO: Apesar do surgimento de novas drogas, a tetraciclina continua sendo uma boa opção terapêutica no manejo da acne inflamatória moderada e severa. As opções iniciais podem ser tanto a tetraciclina quanto a doxaciclina. Geralmente, a antibioticoterapia sistêmica deve durar no mínimo 6 semanas antes que mudanças no quadro clínico possam ser observadas. Em caso de insucesso terapêutico, outras alternativas devem ser consideradas, como a isotretinoína.


ANTICORPOS ANTI-BRUCELLA CANIS EM SOROS DE CAES RURAIS E URBANOS

Autor(es): HERES, Tiago da Silva; RODRIGUES, Alex Sandro Leite; CUNHA FILHO, Nilton Azevedo; FARIAS, Nara Amelia da Rosa; MAGALHAES NETO, Albino
Apresentador: Tiago da Silva Heres
Orientador: Albino Magalhaes Neto
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Brucelose é ainda uma das mais importantes zoonoses bacterianas no mundo e uma das maiores causas de perdas econômicas. A doença é causada por diversas espécies do gênero Brucella, conforme variação antigênica e hospedeiro natural: B. melitensis (caprinos e ovinos), B. suis (suínos), B. abortus (bovinos), B. ovis (ovinos), B. canis (caninos), B. neotomae (roedores) e recentemente B. maris (mamíferos marinhos). A probabilidade da brucelose se estabelecer numa espécie depende de uma combinação de fatores, incluindo suscetibilidade do hospedeiro, da virulência da cepa, contato com animais infectados, manejo, sazonalidade e fatores ambientais. A ocorrência da doença em humanos é extremamente dependente da existência de infecção em reservas animais, incluindo silvestres. Considerando a necessidade de estudos no Rio Grande do Sul sobre a brucelose em cães, objetivou-se neste trabalho investigar a prevalência de Brucella em cães rurais e urbanos como possível vetor biológico na transmissão de Brucella para animais e humanos. Para isso, foram analisadas amostras de soro provenientes de 137 cães pertencentes a sete municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Durante a coleta de sangue, foram elaborados questionários. Dos 137 cães estudados, 83 foram de zona rural e 54 de zona urbana. Os cães rurais foram divididos em três grupos: grupo 1 propriedade de bovinocultura de leite (38), grupo 2 de corte (32) e grupo 3 mista (13). Os cães urbanos foram divididos em: cães de companhia (24) e errantes (30). Para testar as amostras, utilizou-se a técnica de imunodifusão dupla com antígeno termoextraído de B. canis e B. abortus. Os resultados revelaram um (1,2%) cão rural do grupo 1 reator à B. abortus, três (12,5%) cães urbanos de companhia reatores à B. abortus e dois (6,6%) cães urbanos errantes reatores à B. canis. Os resultados permitem concluir que: os cães, independente da origem, podem ser fator de risco na transmissão da brucelose para outros animais, inclusive o homem, e podem estar infectados tanto pela B. canis quanto pela B. abortus.


APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM AO CLIENTE COM DIAGNÓSTICO DE LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

Autor(es): AFFELDT, Ângela Beatriz; LAROQUE, Mariana Fonseca; SOARES, Juliana Lopes; OLIVEIRA, Leonor Goulart; BADIN, Crissie Felicetti
Apresentador: MARIANA FONSECA LAROQUE
Orientador: CELMIRA LANGE
Instituição/Departamento: UFPel/Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Introdução: O lúpus eritematoso sistêmico resulta de um distúrbio de regulação imune que causa uma produção exagerada de anticorpos. Este distúrbio imunorregulador é causado por alguma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais. Portanto, o LES é uma doença auto-imune inflamatória crônica dos tecidos conjuntivos, afetando vários órgãos e podendo ser fatal. O LES é oito vezes mais comum em mulheres, e o pico da idade para o início dessa doença é de 30 anos, aproximadamente, enquanto que para os homens é de 40 anos de idade. A sintomatologia do LES compreende dores nas articulações, febre acima de 38º C, tendinite, artrite, fadiga prolongada, mal estar, falta de apetite, emagrecimento, inflamações cutâneas, anemia, pleurite, erupções no nariz e no malar, queda de cabelo, fenômeno de Raynaud (cianose nas extremidades), convulsões, irritabilidade, enxaqueca, depressão, psicose, miosite e ulcerações no nariz e na língua, podendo-se observar eritema e ceratose na mucosa bucal, sendo estas importantes para o diagnóstico da referida patologia. Objetivo: Avaliar e aplicar o processo de enfermagem a uma paciente com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico hospitalizada por exacerbação dos sintomas. Metodologia: A metodologia utilizada foi o estudo de caso, onde é possível analisar e compreender as diversas fases que envolvem o paciente durante a internação, tais como o seu histórico, o cuidado dispensado a esse indivíduo e também o ambiente no qual ele está inserido, observando essas interações. Conclusão: Verificamos que para ocorrer uma recuperação satisfatória do paciente fez-se necessário um processo de enfermagem eficaz, pois é através dele que o profissional pode prestar um cuidado mais efetivo, planejando minuciosamente suas ações. Percebemos também que é possível conhecer a organização familiar e o contexto no qual o paciente vive, possibilitando ao profissional, oferecer um cuidado não puramente tecnista, mas acima de tudo um cuidado humanizado.


AS PERCEPÇÕES DA FAMILIA COM FILHO PORTADOR DE SINDROME DE DOWN EM RELAÇAO AO SEU CONVIVIO COM A SOCIEDADE

Autor(es): ZILLMER, Juliana Graciela V.; FAGUNDES, Renata
Apresentador: JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER
Orientador: MARIA DA GLÓRIA SANTANA
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Introdução: Vivemos em meio a uma sociedade capitalista e preconceituosa, que exige um ser humano “perfeito”. Podemos dizer então, que crianças com deficiência exercem um impacto profundo sobre o funcionamento da família e também sobre a sociedade. Com o nascimento de uma criança com alguma deficiência, os pais sentem-se frustrados em seus desejos e podem apresentar algumas reações, que são normais. Pelo modelo social da deficiência, os problemas da pessoa com necessidades especiais são sentidos bem mais pela sociedade do que pelo próprio portador. Assim a sociedade é chamada a ver que ela cria problemas para as pessoas de necessidades especiais, causando-lhes incapacidades no desempenho de papéis sociais. Objetivo: Buscar conhecimentos sobre as percepções das mães que tem a criança Down em relação ao seu convívio na sociedade. Metodologia: Estudo é qualitativo, descritivo, exploratório, tendo como local de estudo uma instituição que atende crianças com síndrome de Down. Os sujeitos da pesquisa foram três mães que com filho Down. Na coleta de dados utilizou-se um questionário, contendo cinco questões abertas, gravadas e após transcritas. Resultados: Percebeu-se que a sociedade é a principal causa da exclusão de portadores de deficiências, na visão das mães, pois mesmo tendo ocorrido uma evolução social, esta continua a segregar indivíduos que não tenham características que a satisfaça. Conclusão: Para as mães deste estudo todos os indivíduos, com deficiência, ou não devem ter seus direitos respeitados e podem fazer parte da sociedade, porém não é esta a maneira que a sociedade vem tratando estas pessoas. A inclusão da criança com Down pressupõe a valorização da diversidade dentro da comunidade humana, pois o ser humano é muito mais que sua carga biológica, e é através de interações que cada individuo se constrói ao longo de sua vida.


ASPECTOS RADIOGRÁFICOS OBSERVADOS NA DENTIÇÃO DECÍDUA APÓS TRAUMATISMO ALVEOLODENTÁRIO

Autor(es): FERRO, Renata da Luz; TORRIANI Dione Dias; BALDISSERA Elaine Zanchin; MOURA, Silvia Aparecida Ximenes
Apresentador: Renata da Luz Ferro
Orientador: Dione Dias Torriani
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia - UFPel/Departamento de Odontologia Social e Preventiva
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Os exames radiográficos são indispensáveis na proservação dos casos de traumatismos alveolodentários pela sua capacidade de apontar seqüelas que, por vezes, podem permanecer assintomáticas, mas nem por isso menos lesivas. O objetivo deste estudo foi descrever os aspectos radiográficos observados em dentes decíduos traumatizados. Três examinadores treinados avaliaram 141 radiografias de 80 dentes, as quais faziam parte do arquivo de pacientes do Núcleo de Estudos e Tratamento dos Traumatismos Alveolodentários na Dentição Decídua (NETRAD-FOP-UFPel). Avaliou-se: inserção dentária (normal, ausente, com deslocamento), espaço correspondente ao ligamento periodontal (normal; espessado), integridade radicular (normal, sinal de fratura, anquilose, reabsorção externa patológica ou acelerada), tecido ósseo circundante ao dente traumatizado (normal, fraturado, com reabsorção) e luz do canal radicular (normal, atresiado, calcificação, reabsorção interna). Os aspectos observados foram classificados conforme descrito e analisados em freqüência simples e percentual (EPI INFO v. 6.04). Resultado: foram evidenciadas como seqüelas o espessamento do ligamento periodontal (26,4%), reabsorção radicular externa patológica ou acelerada (20,8%), reabsorção óssea (17,4%), deslocamento dentário (14,6%), perda prematura (10,4%), calcificação pulpar (6,2%), outros (4,2%). Não foram encontrados casos de anquilose, fratura óssea e reabsorção interna. Concluiu-se que houve elevado número de seqüelas envolvendo tecido de sustentação; os sinais evidenciados como seqüelas podem alterar-se proporcionalmente de acordo com o período de observação.


ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE 3-ALQUIL(ARIL)-5-HIDROXI-5-TRIFLUORMETIL-4,5-DIIDRO-1H-1-TOSILPIRAZOL

Autor(es): SPADER, Tatiana Borba;COELHO, Helena Sebastiany ; WENTZ, Alexandre; FLORES, Kelen; ALVES, Sydney Hartz ; SANTURIO,Jânio Morais; BONACORSO, Helio
Apresentador: Tatiana Borba Spader
Orientador: Sydney Hartz Alves
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Santa Maria/Departamento de Microbiologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO CLÍNICA DE DUAS RESINAS COMPOSTAS POLIÁCIDO-MODIFICADAS (COMPÔMEROS) EM DENTES POSTERIORES APÓS SEIS ANOS

Autor(es): SEHN, Felipe Perraro; PIVA, Evandro; LUND, Rafael Guerra; MOURA, Flávio Renato Reis de; DEMARCO, Flávio Fernando
Apresentador: Felipe Perraro Sehn
Orientador: Evandro Piva
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia/Odontologia Restauradora
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO CLÍNICA DE DUAS TÉCNICAS RESTAURADORAS COM RESINA COMPOSTA EM DENTES ANTERIORES – ACOMPANHAMENTO DE 2 ANOS

Autor(es): BOEIRA, Gregori Franco; LUND, Rafael Guerra; OLIVEIRA, Tiago Cuz e Souto de; CENCI, Maximiliano Sérgio; DEMARCO, Flávio Fernando
Apresentador: Gregori Franco Boeira
Orientador: Flávio Fernando Demarco
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia - UFPel/Odontologia Restauradora
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Com o avanço da Odontologia ao longo dos anos, cada vez mais os pacientes passaram a exigir dos profissionais restaurações que se assemelhem ao dente em forma, cor, tamanho e textura, principalmente quando são realizadas na região anterior. O objetivo desse trabalho foi avaliar dois anos de comportamento clínico de restaurações de resina composta microhíbrida (Z250) e microparticulada (A110, 3M ESPE) em dentes anteriores. Seis pacientes, com idade entre 31-58 anos e necessidades restauradoras, que procuraram atendimento na FO-UFPel, foram atendidos mediante termo de consentimento livre esclarecido. Foram avaliadas 23 restaurações, 12 somente com resina microhíbrida Z-250 (3M ESPE) e 11 pela técnica estratificada, com a resina microparticulada A-110 (3M ESPE) associada à Z250. Cada paciente deveria necessitar, pelo menos, de duas restaurações classe III, classe IV ou classe V em dentes anteriores. Três avaliações foram realizadas por dois examinadores previamente treinados (“baseline”, 6 meses e dois anos). Foram utilizados os critérios de avaliação clínica da USPHS modificados por Ryge (1980). Os dados foram submetidos à análise estatística pelos testes Qui-Quadrado e Exato de Fischer, e não foram evidenciadas diferenças entre as duas técnicas restauradoras empregadas para nenhum dos critérios avaliados: cor, textura superficial, forma anatômica, adaptação marginal, descoloração do cavo superficial e sensibilidade pós-operatória. O estudo, conclui que as restaurações realizadas com ambas as técnicas empregadas apresentaram clinicamente semelhantes após dois anos de avaliação clínica.


AVALIAÇÃO CLINICA DE LONGO PRAZO EM DENTES PERMANENTES DE CRIANÇAS SUBMETIDOS A PULPOTOMIA.

Autor(es): FERREIRA, Viviane; CARVALHO,Rodrigo; BONOW, Maria Laura
Apresentador: Viviane Fernandez Ferreira
Orientador: Maria Laura Bonow
Instituição/Departamento: UFPel/Odontopediatria
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O objetivo do estudo foi avaliar clínica e radiograficamente pulpotomias realizadas por acadêmicos, em dentes permanentes de pacientes das disciplinas de odontopediatria I e II, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (FOUFPel). O projeto desta pesquisa foi submetido ao comitê de ética em pesquisa da FOUFPel e aprovado (Parecer n11/04). O examinador foi previamente calibrado. Analisaram-se 1336 fichas de pacientes atendidos entre 1993 a 2002.Das 1336 fichas analisada, 58 (4,34%) fichas possuíam relatos de pulpotomia, totalizando 72 dentes submetidos à terapia. Os pacientes foram chamados, por telefone e carta, para exame da situação atual do tratamento e apenas 21 (36,20%) pacientes compareceram, com um total de 25 (34,72%) dentes que haviam sofrido pulpotomia. Dos 25 dentes selecionados para o exame, 10 (40%) haviam sido extraídos e 8 (32%) indicados para a exodontia (raízes residuais). Apenas 7 (28%) dentes estavam presentes e com restaurações satisfatórias, de acordo com analise clínica (critérios modificados de Ryge), 6 (85,71%) dentes apresentavam sucesso no tratamento com pulpotomia e 1 (14,29%) apresentava insucesso (fistula e rarefação óssea). Dos 18 dentes extraídos ou indicados para extração, 15 (83.33%) permaneceram com restaurações provisórias após o tratamento com pulpotomia, sendo que não houve troca por um material restaurador mais duradouro, o que pode estar relacionado ao alto índice de destruição dentaria. Apesar das limitações presentes no estudo, o grande número de perdas dentárias demonstra a necessidade da proservação dos procedimentos realizados, além de exigir uma reflexão sobre as causas do grande número de fracassos encontrados.


AVALIAÇÃO CLÍNICO-RADIOGRÁFICA DOS TRATAMENTOS ENDODÔNTICOS REALIZADOS NA DISCIPLINA DE ENDODONTIA NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PELOTAS UFPEL, NO ANO DE 2003

Autor(es): ALMEIDA, Josiane; SOUSA, Ezilmara Leonor Rolim; SILVA, Milena Teixeira da Silveira
Apresentador: Josiane de Almeida
Orientador: Ezilmara Leonor Rolim de Sousa
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia-UFPel/Semiologia e Clínica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A avaliação dos tratamentos endodônticos é um complemento essencial na busca por um aperfeiçoamento que envolva todas as fases deficientes na terapia, seja em relação a todo o tratamento endodôntico, como também a cada fase que nele se desenvolve, também habilidade e qualidade no procedimento executado pelos alunos, técnicas utilizadas e materiais empregados durante o tratamento. O objetivo foi avaliar as condições pós-operatórias dos dentes submetidos aos tratamentos endodônticos realizados por alunos de graduação durante o aprendizado na disciplina de Endodontia da Faculdade de Odontologia da UFPel, no ano de 2003, estabelecendo os possíveis níveis de sucesso destes procedimentos (de acordo com critérios clínicos e radiográficos adotados pela Associação Americana de Endodontia - Quality Assurance Guidelines, 1987), como também avaliar a incidência de retorno destes pacientes às consultas. Foram selecionadas as fichas dos pacientes, contendo o telefone do paciente e seu nome, e todas as informações sobre o tratamento realizado, bem como as radiografias de diagnóstico e de obturação para comparação com as radiografias realizadas durante a proservação. Totalizou-se 229 pacientes passíveis de terem seus tratamentos proservados e destes, 48 (20,96%) compareceram para a proservação. Oitenta e nove não podiam comparecer no dia ou horário marcado, ou comprometeram-se de participar, mas não compareceram, e o restante (82 pacientes) mudou de telefone ou não havia registro do número chamado. O número de tratamentos endodônticos avaliados totalizou 55. Obteve-se como resultado 61,82% de sucesso dos 55 tratamentos endodônticos proservados. Os dados foram colocados em planilha e estatisticamente analisados pelos testes Qui-quadrado e Fischer através do programa SPSS/Windows 10.0. Tendo em vista que os procedimentos foram realizados por alunos de graduação, pode-se afirmar que os resultados obtidos são considerados satisfatórios e até mesmo, um sucesso de ensino e aprendizado.


AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL EM PACIENTES COM DIABETE MELITO NO POSTO DA VILA MUNICIPAL DE PELOTAS

Autor(es): CASARIN, Darci Pegoraro; BORGES, Zaida
Apresentador: DARCI PEGORARO CASARIN
Orientador: JOSÉ JUSTINO FALEIROS
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/MEDICINA SOCIAL
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O Diabete Melito (DM) está presente em 7,6% da população urbana do Brasil entre 30 e 69 anos sendo que 46% não sabem que são portadores desta patologia. Uma das complicações microvasculares mais importantes do DM é a retinopatia diabética (RD) a qual pode causar cegueira. O objetivo do presente trabalho foi observar a acuidade visual em pacientes portadores de diabete melito. Foram avaliados, no mês de agosto de 2005, 48 pacientes do Grupo de Diabéticos do Posto de Saúde da Vila Municipal de Pelotas. Eles compareceram espontaneamente às reuniões do Grupo e fazem parte de um total de 94 diabéticos da Vila cadastrados com a doença. Foi verificada a acuidade visual (AV) para longe usando-se a tabela de Snell e realizado o teste de leitura para perto. Os pacientes que usavam óculos de correção fizeram o teste com os mesmos. Também foi perguntado para cada paciente se havia história familiar de DM e se ele era portador de hipertensão arterial sistêmica (HAS). Numa escala de 0 a 1 computou-se a AV para longe para o pior olho fornecendo os seguintes resultados: 18,8% dos pacientes tinham AV menor que 0,3; 10,4% tinham AV entre 0,3 e menor que 0,5 e 70,8% tinham AV maior que 0,5. Para o teste de leitura para perto verificou-se que 41,7% tinha visão J1 (não necessitando de correção). O restante 58,2% tinham visão igual ou inferior a J2 necessitando de correção. Do total de pacientes 68,5% relataram ser portadores de HAS e 77,1% e tinham história familiar de DM. Os resultados mostraram que os pacientes examinados possuem alta prevalência de fatores de risco para RD, tais como DM (100% dos pacientes) e HAS (68,5%). Além disso, uma parcela significativa (18,8%) está com baixa acuidade visual (BAV) em pelo menos um olho. Este fato aponta para a necessidade de que estes pacientes façam, com a maior brevidade possível, exames de fundo de olho para verificarem eventuais lesões que já estejam presentes na retina em função da DM ou de outra patologia. Adicionalmente 58,2% possuem vis


AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS E JOVENS ESCOLARES DA CIDADE DE PELOTAS-RS

Autor(es): TADEU, Tiago Palma; DEL DUCA, Giovâni; SILVA, Flávia Maria Vaz; ULGUIM, Fernanda; MELLO, Cláudia Fuentes; VARGAS, André; SPERLING, Christiam; KREMER, Marina; RODRIGUES, Rafaela; SILVEIRA, Carla; AZEVEDO JR, Mario Renato
Apresentador: Tiago Palma Tadeu
Orientador: Mário Renato de Azevedo Junior
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Escola Superior de Educação Física
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Foi realizado um estudo transversal, em uma amostra representativa dos escolares da cidade de Pelotas. Foram avaliadas crianças e adolescentes, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 17 anos. O processo de amostragem utilizou como unidade amostral primária as escolas da cidade de Pelotas, segundo dados do Censo Escolar de 2003 e a seleção amostra foi realizada em múltiplos estágios: Estratificação das escolas segundo a rede de ensino (municipal, estadual, federal e particular); Seleção de 9 escolas, segundo sorteio aleatório, proporcional ao número de escolas de cada rede; Seleção aleatória das turmas de cada escola. As seguintes variáveis de aptidão física relacionada à saúde foram coletadas e analisadas: flexibilidade, resistência abdominal e resistência aeróbia. Os testes utilizados foram: sentar e alcançar (flexibilidade), abdominais em um minuto (resistência abdominal) e corrida de 9 minutos (resistência aeróbia). Estes testes, assim como os critérios de classificação para cada idade e sexo são propostos pelo Projeto Esporte Brasil (2002). Variáveis sociodemográficas também foram coletadas: sexo, idade, rede de ensino a que a escola pertence. Para obter estas informações, um questionário padronizado e pré-codificado foi utilizado. A equipe de entrevistadores/avaliadores foi composta de vinte acadêmicos da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. A digitação dos dados foi realizada no software específico do PROJETO ESPORTE BRASIL (2002). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da UFPel. Entre os meses de setembro e dezembro foram realizadas avaliações em nove escolas da zona urbana da cidade de Pelotas, totalizando 1089 alunos avaliados, sendo na sua maioria homens (52,1%). Conforme os grupos de idade a amostra esteve assim distribuída: 30,3% (7-9 anos), 34,4% (10-12 anos), 28,7% (13-14 anos) e 6,6% (15-17 anos).


AVALIAÇÃO DA APTIDÃO FISICA E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAL DE UMA EQUIPE DE PRIMEIRA DIVISÃO DO FUTEBOL GAÚCHO: UM ESTUDO DESCRITIVO

Autor(es): WERNER, Juliana; CORREA, Leandro; TADEU, Tiago; KALB, Ana Cristina; RODRIGUES, Rafaela; DEL DUCA, Giovani; MORENO, Carlos Marcelo; SOARES, Tarso; SILVA, Flavia Maria; KNUTH, Alan; BORGES, Thiago; ROMBALDI, Airton José.
Apresentador: Juliana de Abreu Werner
Orientador: Airton José Rombaldi
Instituição/Departamento: ESEF/UFPel/Desporto
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DOS RESIDENTES DE CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL DA UFPEL-RS DE ESTABELECER O DIAGNÓSTICO CLÍNICO DE FRATURAS FACIAIS

Autor(es): ROSA, Taís Frenzel; PEREIRA, Maurício Assunção; SILVA, Guilherme Moreira; ANHALT, Ana Claudia
Apresentador: Taís Frenzel da Rosa
Orientador: Marcos Antonio Torriani
Instituição/Departamento: UFPel-RS/Cirurgia, Traunatologia e Prótese Bucomaxilofacial
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Considerando a arquitetura do esqueleto facial, podemos dizer que o diagnóstico de fraturas envolve a interpretação da história do trauma, um exame clínico detalhado e interpretação radiográfica. Este trabalho objetiva avaliar a capacidade dos Residentes do 1o ano do curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da UFPel/RS de estabelecer o diagnóstico clínico de fraturas faciais. Esta pesquisa foi realizada no Pronto Socorro Municipal de Pelotas/RS, utilizando-se uma ficha padronizada onde os residentes apontavam dados referentes ao trauma: dados clínicos, diagnóstico clínico e diagnóstico radiográfico. Os dados coletados foram tabulados e analisados no programa SPSS 11.0. A pesquisa envolveu 66 pacientes vítimas de trauma facial que necessitaram submeter-se a exame radiográfico. Os resultados revelaram que em 45,5% dos casos, o diagnóstico clínico das fraturas coincidiu com o diagnóstico radiográfico. O edema estava presente em 87,9% dos casos e impossibilitou o diagnóstico clínico em 65,2% deles. As fraturas foram diagnosticadas clinicamente em 36,4% dos casos de trauma nasal, 28,6% dos traumas em zigoma, 33,3% em maxila e 50% dos casos de trauma mandibular. Os demais casos foram encaminhados ao serviço de radiologia devido a suspeita clínica e somente em um caso houve erro de diagnóstico. Conclui-se que o edema foi a principal dificuldade encontrada para a obtenção do diagnóstico clínico e que a pouca experiência dos alunos do 1o ano do curso de especialização leva a um aumento da suspeita clínica de fraturas e, conseqüentemente, da necessidade de um maior volume de exames radiográficos.


AVALIAÇÃO DA DEMANDA DE CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL DO SERVIÇO DE SAÚDE DE EMERGÊNCIA DA CIDADE DE PELOTAS

Autor(es): Soares, Patrícia Carret; Bublitz,Giuliano Stefanello
Apresentador: Patricia Carret Soares
Orientador: Maria Laura Vidal Carrett
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Medicina Social da Faculdade de Me
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
INTRODUÇÃO: O serviço público de emergência buco-maxilo-facial faz parte dos serviços prestados a comunidade, funcionando no Pronto Socorro Municipal de Pelotas, contando com cirurgiões-dentistas com especialização em Cirurgia Buco-maxilo-facial, além de estudantes do último semestre do curso de odontologia da UFPel Este serviço tem por objetivo atuar nas situações de urgência, principalmente relacionadas a vítimas de fraturas da face e, posteriormente encaminhar cada situação para o local adequado. A identificação dos principais agravos que determinam a utilização da especialidade buco-maxilo-facial no serviço de urgência tornará possível adequar a política de saúde com base em dados epidemiológicos, bem como instrumentalizar o serviço disponibilizando resposta coerente à demanda. OBJETIVOS: Descrever a prevalência e os principais agravos da demanda do Pronto Socorro Municipal que necessita de avaliação buco-maxilo-facial, com base na coleta de dados da pesquisa “Avaliação da Demanda do Serviço de Saúde de Emergência” que faz parte da Tese do Doutorado em Epidemiologia, da UFPel. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo transversal com todos os indivíduos de 15 anos ou mais que consultaram no serviço de saúde de emergência do Pronto Socorro Municipal de Pelotas, no período de 20 de setembro a 02 de outubro de 2004, nas 24 horas do dia. RESULTADOS: Foram entrevistados 1647 indivíduos. A prevalência de atendimento de buco-maxilo-facial foi de 4,8%. Em 76% dos casos ocorreu traumatismo de cabeça, sendo que destes, 30% resultaram em fraturas em ossos de face.CONCLUSÃO: Poucos estudos foram encontrados na bibliografia sobre o assunto atual, embora seja evidenciada a importância da existência deste tipo de atendimento em serviço de emergência. Ressalta-se a relevância do primeiro atendimento adequado a traumas buco-maxilo-facial, pois os mesmos podem gerar seqüelas funcionais e estéticas para o paciente, com importantes conseqüências psicológicas.


AVALIAÇÃO DA DEMANDA DO SERVIÇO DE SAÚDE DE EMERGÊNCIA: PROCESSO DE COLETA DE DADOS

Autor(es): DIAZ, Otávio Costa; BUBLITZ, Giuliano Stefanello; VIECELLI, Daniela; CARRET, Maria Laura Vidal; FASSA, Anaclaudia Gastal
Apresentador: Otávio Costa Diaz
Orientador: Anaclaudia Gastal Fassa
Instituição/Departamento: Centro de Pesquisa - UFPEL/Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
INTRODUÇÃO:O serviço público de emergência é sobrecarregado com problemas que poderiam ser resolvidos num nível de menor complexidade, caracterizando o uso inadequado destes serviços. O conhecimento dos determinantes desta problemática pode orientar a definição de política de saúde para reduzir o uso inadequado. Entretanto, o estudo do serviço de emergência apresenta grande complexidade logística por ser um serviço que apresenta fluxo irregular, com picos em alguns horários; por funcionar 24 horas e por atender pacientes graves que nem sempre tem condições de responder o questionário, bem como, pacientes com problemas agudos que são atendidos rapidamente não havendo tempo hábil para que eles respondam o questionário. OBJETIVOS: Descrever o processo de coleta de dados da pesquisa “Avaliação da Demanda do Serviço de Saúde de Emergência”. METODOLOGIA: O trabalho de campo foi realizado durante 13 dias, nas 24 horas do dia. O dia foi dividido em três turnos: 7:00–13:00, 13:00–19:00 e 19:00–7:00 horas, que contavam com equipe de quatro entrevistadores e um auxiliar de pesquisa que no momento em que era preenchida a FA (Formulário de Atendimento do Pronto Socorro) completava o nome e endereço do entrevistado no questionário e entregava aos entrevistadores, para assim diminuir as perdas e garantir que o entrevistado pudesse ser encontrado posteriormente.Em momentos de grande fluxo em que os quatro entrevistadores não conseguiam realizar o volume de entrevistas necessários chamava-se mais um entrevistador. Cada entrevistador realizou em média 1,3 questionários por hora. Entrevistou-se todos os pacientes de 15 anos ou mais atendidos no serviço obtendo-se uma amostra de 1647 indivíduos. Os indivíduos que não conseguiram responder ou concluir o questionário na emergência foram entrevistados no domicílio. CONCLUSÃO: A logística do estudo foi bastante efetiva. Apenas 6,8% dos sujeitos tiveram que ser visitados em casa e apenas 6,4% foram perdidos.


AVALIAÇÃO DA FECUNDIDADE EM PELOTAS NAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS

Autor(es): Medeiros, R.S.; Barros, A.J.D. ; Bertoldi, A.D.; Domingues, M.R.
Apresentador: Ricardo dos Santos de Medeiros
Orientador: Aluisio Jardim Dornellas de Barros
Instituição/Departamento: UFPel - Faculdade de Medicina/Depto de Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DA PENETRAÇÃO DE TRÊS DIFERENTES CORANTES EM RETROCAVIDADES OBTURADAS COM AGREGADO TRIÓXIDO MINERAL (MTA).

Autor(es): VOGT, Beatriz Farias
Apresentador: Marcio Schüler Padilha
Orientador: Cristina Braga Xavier
Instituição/Departamento: UFPel/CTBMF
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Inúmeros estudos são realizados para avaliar materiais retrobturadores. Muitos, com testes de penetração de corantes. Para Aqrabawi (2000) compostos que evitam entrada de moléculas pequenas, como corantes, devem previnir infiltração de bactérias. Substâncias marcadoras são utilizadas, não havendo padronização das metodologias. A proposição deste trabalho foi avaliar a quantidade de penetração de três corantes freqüentemente utilizados: azul de metileno 2% (MET), nitrato de prata 50% (NIT) e rodamina B 0,2% (ROD), em retrocavidades obturadas com MTA. Na pesquisa, in vitro, foram usados 30 dentes uni-radiculares. Após a confecção das retrocavidades com ultra-som e realização das retrobturações, as amostras foram divididas em três grupos. Os dentes, após imersos nos corantes, foram seccionados em 2 fatias perpendiculares ao seu longo eixo. A avaliação quantificou a área (mm2) de penetração ao redor das retrobturações, através do software Image Tool 3.0. O grupo ROD apresentou maior área de penetração de corante, demonstrando diferença estatística do grupo NIT nas duas fatias e do grupo MET somente na fatia 1. O grupo NIT penetrou menos que os demais grupos, nas duas fatias. Com base nesta metodologia, concluiu-se que a Rodamina B tem maior capacidade de penetração na dentina apical proporcionando resultados mais fidedignos, em testes de microinfiltração, frente ao MTA.


AVALIAÇÃO DA PREVENÇÃO DA DOENÇA CÁRIE REALIZADA PELOS ALUNOS DA FO/UFPEL

Autor(es): RODRIGUES, Raquel Porciúncula; RODRIGUES, Rita de Cássia Porciúncula; SPANEMBERG, Juliana Cassol
Apresentador: Juliana Cassol Spanemberg
Orientador: Carla Albino
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia- UFPel/Odontologia Restauradora
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente trabalho teve por objetivo avaliar o que os alunos do 7º e do 8º semestre da Faculdade de Odontologia (FO) da UFPel vem realizando em termos de prevenção da doença cárie. Neste estudo, foi aplicado um questionário com 10 perguntas de múltipla escolha, elaboradas por 5 acadêmicas, revisadas e complementadas por 2 professores da FO/UFPel. Após aplicação de um questionário piloto com 15 acadêmicos do 5º semestre e feitas as devidas correções, o questionário foi aplicado aos formandos e aos acadêmicos do 7º semestre da FO/UFPel. Procedeu-se então, a tabulação dos dados e análise dos resultados. No total, foram aplicados 67 questionários, dos quais 34 foram com alunos do 7º semestre e 33 com alunos do 8º semestre.Os principais resultados encontrados foram:Alunos do 7º semestre: Cerca 42% disseram fazer controle da placa bacteriana do paciente em todos os atendimentos e 30,3% somente quando necessário.Apenas 33,3% disseram que o momento de instruir quanto a higiene bucal dependia do paciente. No diálogo com o paciente, apenas 13% citaram a necessidade de uma linguagem adequada.Alunos do 8º semstre: Quase 65% disseram fazer controle da placa bacteriana do paciente em todos os atendimentos e 23,5% somente quando necessário. Metade dos alunos disseram que o momento de instruir quanto a higiene bucal dependia do paciente. No diálogo com o paciente, apenas 8,8% citou a necessidade de uma linguagem adequada.Através dos resultados pôde-se concluir que em ambos os semestres existe a consciência da necessidade de se instituir condutas de prevenção à doença cárie, no entanto, faz-se mister enfatizar as melhores formas de se estabelecer isso na clínica, pois a distribuição percentual das respostas demonstra que os alunos não sabem exatamente quais as melhores estratégias para abordagem do paciente com atividade cariogênica.


AVALIAÇÃO DA RUGOSIDADE SUPERFICIAL DE DIFERENTES TIPOS DE CIMENTOS DE IONÔMERO DE VIDRO

Autor(es): HENN, Sandrina; DONASSOLLO, Tiago Aurélio; DEMARCO, Flávio Fernando; PIVA, Evandro
Apresentador: Sandrina Henn
Orientador: Evandro Piva
Instituição/Departamento: evpiva@gmail.com/Semiologia e Clínica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O objetivo do presente estudo foi avaliar a rugosidade superficial de 6 tipos de cimento de ionômero de vidro (CIV), quimicamente ativados (convencionais) e 2 tipos de CIV fotoativados (modificados com partículas resinosas), testando a hipótese de que esses materiais apresentem propriedades similares. Os corpos de prova (CP) foram confeccionados em uma matriz metálica circular (7 mm x 2 mm) onde o CIV foi inserido no molde com uma seringa centrix e, sobre este, foi adaptada uma tira de poliéster (K-Dent, Quimidrol) para padronizar o padrão de lisura superficial. Os CP form divididos em 8 grupos (n=5) de acordo com os tipos de CIV empregados: 1= Resiglass R – Biodinâmica; 2= Vitro Fil – DFL; 3= Bioglass R – Biodinâmica; 4= Vitro Fil LC – DFL; 5= Maxxion R - FGM; 6= Vidrion R – SSWhite; 7= Vitro Molar – DFL e 8= Magic Glass R – Vigodent. Os materiais foram manipulados de acordo com as orientações dos fabricantes e em seguida armazenados em temperatura ambiente, por 48 h. A rugosidade superficial foi mensurada em um rugosímetro (Surfcorder SE1200 - Kosaka Laboratory Ltd.), realizando três leituras em cada CP, na face que esteve em contato com a matriz de poliéster. Os dados foram submetidos a análise de Variâcia e teste auxiliar de Tukey. Os valores médios de rugosidade (µm) para os grupos foram: 1=0,772(±0,213)a; 2=1,134(±0,219)a; 3=1,416(±0,376)a; 4=1,564(±0,536)a.b; 5=1,805(±0,557)a.b; 6=1,807(±0,939)a.b; 7=2,746(±0,849)b.c; 8=3,178(±0,454)c. Pode-se concluir que o tipo de CIV influenciou nos valores médios de rugosidade superficial. A hipótese testada foi parcialmente rejeitada, uma vez que alguns grupos apresentaram diferenças estatísticas entre si.


AVALIAÇÃO DA SOLUBILIDADE E RUGOSIDADE SUPERFICIAL DE UM CERÔMERO SUBMETIDO A DIFERENTES TRATAMENTOS SUPERFICIAIS

Autor(es): Heckmann,Sani Silva; osório,Ângela Brys ;DemarcoFlávio Fernando ; Del Pino,Francisco Augusto Burket; Camacho, Guilherme Brião
Apresentador: Sani Silva Heckmann
Orientador: Flávio FernandoDemarco
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia/Dentistica rstauradora
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
O ambiente hostil da cavidade bucal, sujeito a constantes alterações de temperatura, diferentes tipos de alimentos, bebidas, bem como a presença de microorganismos, placa bacteriana e alterações oclusais, exigem dos materiais dentários restauradores estética, resistência mecânica e estrutural suficientes para suportar tais adversidades. No entanto, apesar dos avanços tecnológicos e científicos, nenhum material consegue substituir de forma plena as propriedades dos tecidos dentários, vindo a falhar com o passar do tempo. Recentemente foi introduzido no mercado um sistema restaurador estético, uma segunda geração de resinas indiretas, conhecido como Cerômero um polímero otimizado por partículas cerâmicas, cuja resistência flexural e módulo de elasticidade semelhante ao da dentina pode ser empregado para restaurações em dentes posteriores.O presente estudo se propôs a investigar a solubilidade e a rugosidade superficial do cerômero BelleGlass imerso em diferentes substâncias ácidas.Foram empregados 30 corpos de prova divididos em 5 grupos (n=6) de acordo com o tratamento superficial realizado.Os espécimes, após a lavagem e secagem eram pesados em balança analítica de precisão para determinação do peso inicial. Na seqüência foram imersos em soluções de ácido acético, lático, cítrico e propiônico, as quais apresentavam-se numa concentração de 2% e pH 4.O grupo controle constituiu-se de cloreto de sódio a 0,9%.Após 7,40 e 90 dias a amostra foi novamente lavada, seca e pesada, para o estabelecimento dos pesos finais e avaliação do grau de solubilidade.Para verificação do estado superficial dos corpos de prova, após os tratamentos foi realizado avaliação da topografia superficial, com auxílio de um rugosímetro.Os resultados dos testes de solubilidade e rugosimetria foram analisados, respectivamente, através do teste estatístico t- Student e ANOVA, ambos a um p = 0,01%.Cerômero quando submetido a ação do ácido acético, lático, cítrico, propiônico e água destilada não apre


AVALIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM UM RESTAURANTE ESCOLA

Autor(es): GOMES, Virgínia Nunes; ALMEIDA, Ângela Terezinha Santiago; CARVALHAL, José Ribeiro
Apresentador: Virgínia Nunes de Gomes
Orientador: Fernanda Lessa Freitas Camargo
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A segurança alimentar é um tema que está ganhando importância a cada dia. A ocorrência de casos e surtos de doenças transmitidas por alimentos é grande e traz prejuízos tanto à saúde quanto à economia. O presente trabalho teve por objetivo avaliar as Boas Práticas de Produção (BPP) de refeições do Restaurante Escola Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas, analisando a higiene de manipuladores, a higiene de utensílios e equipamentos, a higiene do ambiente de preparo, a higiene dos alimentos e o planejamento físico e funcional através de análise visual e de aplicação de check-list e elaborado com base nas recomendações da Resolução – RDC 216 de 09 de setembro de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A coleta de dados foi feita através de visitas diárias à unidade de alimentação e nutrição nos meses de Abril e Maio de 2005. Neste período o check-list foi aplicado 5 vezes e foram feitas 20 análises visuais, estas com o objetivo de avaliar o comportamento dos operadores durante a rotina da preparação dos alimentos. O serviço foi classificado, segundo o check-list, como de ótima qualidade, mesmo apresentando algumas inadequações. Entre as inadequações encontradas a que mais se destaca é relativa à higiene de manipuladores, no que diz respeito à higiene das mãos, seguida do planejamento físico e funcional do restaurante. A análise visual confirma as inadequações encontradas quanto à higiene de manipuladores. A UAN investigada demonstrou a necessidade de melhorias em alguns procedimentos de higienização segundo as análises realizadas o serviço foi classificado como de boa qualidade, mas que certamente pode ser garantido e melhorado com a implantação completa de programas que garantam a inocuidade dos alimentos.


AVALIAÇÃO DO ESTRESSE DE CONTRAÇÃO DE RESINAS COMPOSTAS COM DIFERENTES FORMAS DE FOTOATIVAÇÃO

Autor(es): ZANCHI, CH; CARVALHO, RV; BURNETT JÚNIOR, LH; RODRIGUES JUNIOR, SA; DEMARCO, FF.
Apresentador: CESAR HENRIQUE ZANCHI
Orientador: Me. Sinval Adalberto Rodrigues Júnior
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia-FO/UFPeL/Reabilitação oral
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:
O objetivo deste estudo foi avaliar o estresse de contração de três resinas compostas sob diferentes métodos de fotoativação: convencional halógena (G1), soft-start halógena (G2) e fotoativação com LED (G3). As resinas compostas testadas foram Filtek Z-100, Filtek Z-250 e Solitaire-2. Para G1, um aparelho fotoativador halógeno XL-3000 com potência de 507mW/cm2 foi empregado. Em G2, o mesmo aparelho foi utilizado, mas nos primeiros 20s, a intensidade luminosa foi reduzida (166mW/cm2), em G3 foi utilizado um fotoativador LED Ultrablue-I com intensidade de 125mW/cm2. O teste foi realizado com uma máquina de ensaio universal. A resina foi inserida entre duas matrizes metálicas e fotoativada de acordo com o protocolo supra citado. O estresse foi registrado até 120s. Um aumento significante de estresse de contração em relação ao tempo foi observado, exceto para Z-100 em G2. No geral, a fotoativação com LED reduziu o estresse em comparação com a fotoativação convencional (G1). Em G3, a resina com co-iniciador na sua composição apresentou menor estresse em comparação com as demais. A combinação entre resina composta e o método de fotoativação produziram diferentes padrões de estresse. A fotoativação com LED reduziu o estresse inicial nos três materiais e foi influenciado pela presença de co-inicidadores.


AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS PROGNÓSTICOS DO CARCINOMA ESPINOCELULAR DE BOCA (CAE)

Autor(es): SILVA, Deise Avila; KARSBURG, Rafael Machado; MUMBACH, Simone; ARAUJO, Lenita Maria Aver
Apresentador: Rafael Machado Karsburg
Orientador: Profa. Dra. Lenita Maria Aver de Araujo
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia UFPel/Departamento de Semiologia e Clínica
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Cerca de 90% das malignidades orais correspondem ao Carcinoma Espinocelular (CAE). As taxas de mortalidade dos tumores intra-orais e orofaringeanos, em determinadas regiões do Brasil, estão entre as mais altas do mundo.O prognóstico de cada caso é realizado inicialmente através do estadiamento da doença realizado através do sistema TNM. Neste contexto assume grande importância o tempo de evolução decorrente entre a descoberta do tumor e o seu diagnóstico, bem como o tempo entre o diagnóstico e a realização do tratamento. Neste trabalho foram avaliados 23 pacientes que estão em proservação no período entre 1995 e 2005. Os aspectos epidemiológicos, clínicos, fatores que interferiram no tempo decorrente entre a identificação da doença pelo paciente, diagnóstico final, tratamento e sobrevida foram avaliados com o objetivo de identificar os possíveis fatores que interferiram no desenvolvimento, estadiamento e prognóstico. Os pacientes desta amostra foram atendidos no CDDB tendo assinado o termo de consentimento livre e esclarecido para a realização deste estudo, segundo os critérios do Conselho de Ética em Pesquisa da FO-UFPel. Observou-se que 61% dos pacientes eram do sexo masculino, 65% acima de 65 anos de idade, 87% leucodermas e 65% tinham, no máximo, ensino fundamental completo. Em 83% dos casos, a lesão foi percebida pelo próprio paciente. Na busca do diagnóstico, 7 pacientes consultaram mais de um profissional, inclusive médico. Entre a percepção da lesão e o diagnóstico final se passaram até 6 meses em 52% dos casos, sendo o restante diagnosticado posteriormente. O tempo decorrente entre o diagnóstico e tratamento foi de no máximo 2 meses. Classificados no estágio I estavam 69% dos casos e tratamento cirúrgico com esvaziamento cervical foi realizado em 4 casos. Dos pacientes avaliados 78% estão sendo proservados há menos de 5 anos.


BANCO DE DNA DA COORTE DE 82

Autor(es): BUSS, Lúcia Soares
Apresentador: Lúcia Soares Buss
Orientador: Isabel Oliveira de Oliveira
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Fisiologia e Farmacologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Com o objetivo de obter um banco de DNA da coorte de 82 (BDC82), realizamos uma revisão na literatura e , entre as diferentes fontes de material biológico descritas, selecionamos as seguintes: sangue venoso, sangue da polpa digital, e células de raspado bucal. A partir de análises de viabilidade e custos, encontramos que a utilização de sangue venoso permite a obtenção de quantidades cinco vezes maiores de DNA (15 ng/ml), quando comparada àquela produzida por coleta de sangue da polpa digital (3 ng/ml). A coleta de DNA a partir de raspado de células bucais, produz cerca de 500 a 2000 ng de DNA por escova. A análise de custos por teste revelou que a extração de DNA a partir de sangue venoso é mais barata que as demais. Frente a esses dados, optou-se por utilizar como padrão para o BDC82 a extração de DNA a partir de sangue venoso. Entretanto, por se tratar de um processo invasivo, a coleta de sangue nem sempre é aceita pelos indivíduos participantes do estudo. Então, como segunda metodologia, optamos por coletar sangue da polpa digital. Para a extração de DNA de sangue venoso foi escolhido o protocolo estabelecido por Müller e colaboradores (1988), o qual é baseado na lise do botão leucocitário com proteinase K, seguida de precipitação com cloreto de sódio saturado e lavagens com etanol. Entre as vantagens desse protocolo observamos que ele não utiliza fenol-clorofórmio, não exige manuseio em capela de exaustão, além de não gerar resíduos tóxicos. Para a extração de DNA a partir de sangue da polpa digital coletado em cartões de papel de filtro estamos usando o protocolo indicado pelo fabricante (Gentra). Sendo assim, na descrição do BDC82 temos que das 3.564 amostras já coletadas, 3.537 foram a partir de sangue venoso periférico, e 27 coletas em cartões de papel de filtro. Apoio: FAPERGS, Wellcome Trust


BIODISPONIBILIDADE DE ZINCO EM RATOS

Autor(es): PEREIRA, Renata ; BUCHWEITZ, Márcia; HELBIG, Elizabete
Apresentador: Renata de Oliveira Pereira
Orientador: Elizabete Helbig
Instituição/Departamento: Faculdade de Nutrição - UFPEL/Departamento de Nutrição
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A utilização de alternativas alimentares para minimizar os problemas nutricionais tem sido prática constante no Brasil, destacando-se o uso da multimistura (MM - folhas verdes escuras, sementes, casca de ovo, farinhas e farelos). Pesquisas relatam que a presença de fitatos na MM causa efeitos fisiológicos adversos ao organismo humano, devido à redução na absorção de nutrientes, principalmente sais minerais. O comprometimento na absorção de zinco preocupa, pois a sua deficiência aliada à ingestão inadequada, interfere no crescimento e desenvolvimento de crianças. O objetivo do presente estudo foi verificar através de ensaio biológico com ratos, a biodisponibilidade do zinco presente na MM produzida em Pelotas/RS. O experimento foi realizado no Laboratório de Nutrição Experimental da Faculdade de Nutrição/UFPel, em condições controladas de temperatura, umidade e ciclo claro/escuro, durante 28 dias. Foram utilizados 24 ratos, recém-desmamados, da linhagem Wistar, colocados em gaiolas metabólicas individuais, agrupados em 3 grupos de 8 animais, com as seguintes dietas: DC (dieta controle); DCc/MM (dieta completa, com adição de 5% de MM; DRminer/c/MM (dieta reduzida em 50% dos minerais, com adição de 5% de MM. Ao final, os animais foram sacrificados e os órgãos pâncreas e fígado retirados para determinação do conteúdo de zinco. Os ratos submetidos a DRminer/c/MM apresentaram maior biodisponibilidade de zinco, na comparação aos alimentados com a DC; o grupo da DCc/MM apresentou biodisponibilidade similar a DC. Concluiu-se que a suplementação com MM através da dieta equilibrada na concentração de 5%, não proporcionou resultados positivos; no entanto a dieta restrita com a adição de MM (5%), evidenciou capacidade no suprimento das necessidades do zinco dos ratos, provavelmente devido à um mecanismo de adaptação metabólica em resposta à condição de restrição deste mineral no organismo dos animais.


CÂNCER DE MAMA: COMPARAÇÃO ENTRE EFICÁCIA DO AUTO-EXAME E A REALIZAÇÃO DO EXAME CLÍNICO DE MAMAS E DA MAMOGRAFIA

Autor(es): REICHOW, Mônica; ROLL, Jaqueline; LEITE, Carine; GUIMARÃES, Gabriela
Apresentador: Gabriela das Neves Feijó Guimarães
Orientador: José Justino Faleiros; Luiz Henrique faria
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Medicina Comunitária
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O Câncer de Mama é um desafio em termos de saúde, pela importância de sua morbi-mortalidade. O diagnóstico precoce é um fator que deve ser perseguido no sentido de se promover o tratamento precoce, facilitando sua cura. Em função disso, esse trabalho teve como objetivo identificar, através de diferentes bases de dados, a eficácia do auto-exame de mamas como estratégia de prevenção secundária ao desenvolvimento do câncer de mama, em comparação a realização de exame clínico de mamas e de mamografia anuais. No Brasil, os óbitos por câncer de mama representam 16% da mortalidade por neoplasias malignas entre as mulheres. No Rio Grande do Sul, o carcinoma de mama é a neoplasia mais diagnosticada depois do câncer de pele, superando o câncer de colo uterino, que o é mais freqüente em outros estados. Com embasamento nos recentes estudos e na literatura, apresentar a técnica do auto-exame a todas as mulheres, como forma de detecção precoce do câncer de mama não traz os benefícios que um exame clínico anual minucioso das mamas proporcionará, pois quando realizado por profissional treinado, pode haver detecção de tumor de até um centímetro, se superficial. Além disso, quando combinado com mamografia, a taxa de acerto quadruplica. Ademais, o fato de gerar muitos falso-positivos é outro ponto de descrédito do auto-exame, pois aumenta o número de exames desnecessários para confirmar ou descartar as suspeitas de câncer, além do inevitável desgaste psicológico envolvido. No entanto, o auto-exame das mamas não deve ser abolido totalmente, mas ser adotado como medida paralela ao exame feito pelo profissional especializado e a mamografia. Pois essa é, ainda, uma das melhores formas da mulher conhecer suas mamas e assim contribuir para o diagnóstico final, mesmo que tardio.


CARACTERIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS REALIZADOS NO PRIMEIRO ANO DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CLÍNICA ODONTOLÓGICA I

Autor(es): Piva, Evandro; Detoni, Diego Melo
Apresentador: Diego Melo Detoni
Orientador: Evandro Piva
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia UFPel/FOUFPel / Semiologia e Clínica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A implementação da reforma curricular na F.O./UFPel exige constante atenção no que diz respeito ao sistema de ensino-aprendizado programado no decorrer do novo currículo. O objetivo deste estudo foi identificar, agrupar e discutir os tipos de procedimentos realizados no primeiro ano de funcionamento da disciplina Unidade Clínica Odontológica I (UCO 1). Com base nas informações contidas nas fichas de atendimento do paciente foram coletados dados referentes aos tratamentos realizados no período de 2004/2 e 2005/1.


CASUÍSTICA DE TRAUMATISMOS ALVÉOLO-DENTÁRIOS E SEQÜELAS EM DENTES DECÍDUOS

Autor(es): MORAES, Aline Pinheiro; TORRIANI, Dione; RODRIGUES, Rafaela da Silva
Apresentador: Aline Pinheiro de Moraes
Orientador: Dione Torriani
Instituição/Departamento: Odontologia - UFPel/Odontologia Social e Preventiva
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O objetivo do trabalho foi estudar a distribuição dos traumatismos alvéolo-dentários de acordo com gênero, idade, etiologia, tipo de traumatismo, dentes atingidos e seqüelas clínicas decorrentes. Os dados foram obtidos em prontuários de pacientes atendidos no Núcleo de Estudos e Tratamento dos Traumatismos Alvéolo-dentários na Dentição Decídua (NETRAD-FOP-UFPel) de maio/2002 a março/2005, armazenados em banco de dados (EPI INFov.6.04). Os resultados foram descritos em freqüência simples e percentual (análise univariada) e aplicado teste exato de Fisher (nível de significância p<0,05). Entre 182 pacientes, incluiu-se 117 entre 0 e 69 meses de idade, com acompanhamento mínimo de 12 meses e dados completos de registro. A maioria era do gênero masculino (61,5%) e a freqüência de traumatismo por faixa etária foi: 0 a 24 meses = 14,5%; 25 a 48 meses = 57,3%; 49 a 69 meses = 28,2% (média 38,9 meses + 14,5). Queda foi a etiologia prevalente (70,9%), sem diferença entre faixas etárias (p=0,27). O dente 51 foi envolvido em 18,8% dos casos e o 61, 14,5%; juntos, em 33,3% dos casos, sem diferença entre faixas etárias (p=0,27). Traumatismos em tecidos de sustentação (76,1%) tiveram 56,4% de seqüelas (19,7%, fístula; 12,8%, perda prematura; 9,4%, alteração de cor; 13,7%, outras). E foram mais prevalentes (p=0,04) do que nos tecidos mineralizados (19,6%), os quais tiveram 52,2% de seqüelas, com fístulas presentes em 47,8% dos casos. Pode concluir-se que houve maior prevalência de traumatismos: em meninos; na faixa etária de 25 a 48 meses; causada por quedas; nos incisivos centrais superiores; nos tecidos de sustentação, sendo a fístula seqüela predominante.


COMPARAÇÃO DAS PERDAS E RECUSAS NOS PRIMEIROS SEIS MESES DOS ACOMPANHAMENTOS DOS TRÊS E DOZE MESES DA COORTE DE NASCIMENTOS DE 2004 DE PELOTAS-RS

Autor(es): DAROS, Ivana; DUTRA, L C Carmem; GONÇALVES, de S Cristiane; MARCO, L Paula; MATIJASEVICH, Alicia; BERTOLDI, D Andréa; BARROS, J D Aluísio; SANTOS, Iná; VICTORA, G Cesar
Apresentador: Ivana Daros
Orientador: Cesar Gomes Victora
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Introdução: A coorte dos nascimentos ocorridos em 2004 na cidade de Pelotas visa avaliar a transição epidemiológica e o impacto de fatores biológicos, socioeconômicos, comportamentais e de atenção à saúde. A primeira visita domiciliar foi realizada quando as crianças completaram 3 meses de idade. No momento está sendo feito novo acompanhamento aos 12 meses. Objetivos: Demonstrar a importância das estratégias de busca de crianças consideradas perdas no estudo dos 3 meses. Mostrar a importância de entender as razões das recusas no estudo dos 3 meses. Apresentar as estratégias usadas nos 12 meses para reverter perdas e recusas. Metodologia: Um dos momentos consiste em tentar reverter perdas ou recusas dos participantes da pesquisa, permitindo a obtenção de dados confiáveis e com satisfatórias taxas de acompanhamento. Para realizar o presente trabalho, foram levantados dados das perdas e recusas do estudo dos 3 meses e o número de entrevistas que foram revertidas até o momento. Foram avaliados os dados de janeiro a junho. Resultados: No acompanhamento dos 3 meses houve 12, 10, 6, 10, 15 e 19 perdas para os meses de janeiro a junho, respectivamente. No acompanhamento dos 12 meses houve 9 perdas em janeiro, 9 em fevereiro, 5 em março, 5 em abril, 9 em maio e 8 em junho. Foram revertidas portanto um total de 27 perdas no período analisado. Para o mesmo período houveram 11 recusas nas entrevistas dos 3 meses e duas nas entrevistas dos 12 meses, tendo sido revertidas portanto 9 recusas. Discussão: O rigor metodológico e a ênfase dada à busca dos participantes da coorte têm permitido a obtenção de dados confiáveis e com satisfatórias taxas de acompanhamento.


COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS DE EXERCÍCIO EM RELAÇÃO A GLICEMIA EM RATAS NORMAIS E DIABÉTICAS POR INDUÇÃO.

Autor(es): WERNER, Juliana de Abreu; CORREA, Leandro Quadro; RODRIGUES, Rafaela Espirito Santo; KNUTH, Alan; CRUZ, Glauber; ROMBALDI, Airton José.
Apresentador: Carlos Marcelo Cuello Moreno
Orientador: Airton José Rombaldi
Instituição/Departamento: ESEF - UFPEL/Prof. Dr. Adjunto do Departamento de Ginastica
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O Diabetes Mellitus (DM) pode ser definido como alteração no metabolismo determinado por uma deficiência absoluta ou relativa de insulina, que é uma substância produzida no pâncreas e cuja função principal é controlar a quantidade de glicose na circulação. Pode ser caracterizado por alta concentração de glicose sangüínea, visto que esta não é "utilizada" pelas células do organismo. De acordo com GUYTON (1997), a hereditariedade pode influenciar o aumento da suscetibilidade das células Beta a destruição por vírus ou por favorecer o desenvolvimento de anticorpos auto-imunes contra as células Beta, levando assim à sua destruição , ou a tendência para a degeneração destas. Também a obesidade, por diminuir o número de receptores de insulina nas células-alvo encontradas por todo o corpo, pode favorecer o aparecimento do Diabetes tipo II. Embora muitos estudos relatem os efeitos do treinamento crônico, em relação a tolerância à glicose e sensibilidade a insulina, bem como melhora da captação de glicose por aumento das concentrações de GLUT-4, são poucos aqueles que relacionam diferentes modelos de exercício para avaliar a mudança destes parâmetros (DARCYE et al, 2003). Devido a isso, este estudo tem como principal objetivo avaliar qual método de treinamento é mais eficaz na modificação da tolerância à glicose em ratas jovens. Serão utilizadas 36 ratas da linhagem Wistar, sendo 18 animais para o grupo saudável, que será subdividido em: Exercitado Aeróbio, Exercitado Anaeróbio e sedentários, e 18 animais para o grupo diabético divididos de forma semelhante. A indução ao diabetes através de Aloxana, será realizado logo na primeira semana de permanência dos animais no laboratório. O período necessário para que o treinamento produza as necessárias adaptações será de 10 semanas. E hipotetizado que o exercício aeróbio proporcione maiores reduções na glicose sérica e que aumente a sensibilidade insulínica pela maior ação do GLUT-4, em comparação com outros grupos.


COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MODELOS DE EXERCÍCIO EM RELAÇAO A MODIFICAÇÃO DO PERFIL LIPIDICO, OBESIDADE, E MASSA MUSCULAR EM RATAS ALIMENTADAS COM RAÇÃO HIPERPROTEICA E NORMAL.

Autor(es): WERNER, Juliana de Abreu; CORREA, Leandro Quadro; RODRIGUES, Rafaela Espirito Santo; MORENO, Carlos Marcelo; ROMBALDI, Airton José.
Apresentador: Juliana de Abreu Werner
Orientador: Airton José Rombaldi
Instituição/Departamento: ESEF/UFPel/Desporto
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Vivemos em uma época em que a obesidade é encarada como uma epidemia de proporções mundiais, é também considerada uma doença, que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas outras consideradas da era moderna chamadas de doenças crônico degenerativas por provocar morte precoce. Estudos através dos anos revelam algumas causas da obesidade, como: genéticas, endócrinas, hipotalâmicas, maus hábitos alimentares, sedentarismo, tireóide e também pessoas com taxa metabólica basal baixa. Mas se sabe que as duas maiores causas da obesidade são a inatividade e os maus hábitos alimentares. Na busca pela redução de peso, muitas pessoas têm apelado para dietas que prometem um emagrecimento em poucos dias, que não refletem a realidade da perda de gordura. Cada vez mais tem se substituído a quantidade de carboidrato por proteína, com a ilusão de emagrecimento rápido sem pensar nas conseqüências metabólicas e fisiológicas desta ação. Com base neste fato, este estudo objetiva analisar as modificações do perfil lipídico, obesidade e massa muscular de ratas submetidas a diferentes tipos de exercícios, e dietas hiperproteica e normal. As ratas passarão por uma fase de “engorde” que se dará da seguinte forma: a partir de 30 dias de idade, as ratas terão ao seu dispor soluções de água adicionada de sacarose em uma concentração de 8%, e ração balanceada. Após 60 dias de vida o grupo com dieta hiperproteica passará a ter suplementação protéica. Serão divididos em seis grupos: Dieta Hiperproteica + Ex. Aeróbio, Dieta Normal + Ex. Aeróbio, Dieta Hiperproteica + Ex. Fracionado, Dieta Normal + Ex. Fracionado, Dieta Hiperproteica sem exercício,Dieta Normal sem exercício. Espera-se que o Grupo Dieta normal + ex. aeróbio apresente modificações mais relevantes, porque terão todos os nutrientes necessários em quantidades adequadas e o exercício aeróbio continuo permitirá que elas possam ter maior consumo calórico e maior mobilização de gordura.


COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS DE CENTRÍFUGO-FLUTUAÇÃO (FAUST) E FLUTUAÇÃO ESPONTÂNEA (WILLIS) PARA DIAGNÓSTICO DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CÃES

Autor(es): DIAS; Denise Gamio; RECUERO, Ana Lúcia Coelho; RECUERO, Rebeca da Cunha; JORGE, Sérgio; PIZZARO, Anna Beatriz; PILTCHER, Maira Guedes;BROD, Claudiomar Soares
Apresentador: Denise Gamio Dias
Orientador: Claudiomar Soares Brod
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Controle de Zoonoses
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


COMPARAÇÃO ENTRE DUAS CURVAS DE AVALIAÇÃO DE CRESCIMENTO INTRA-UTERINO

Autor(es): BUBLITZ, Giuliano Stefanello; ROSA, Cassiano Dei Ricardi da; ANDREOLLI, Jacson; MIILLER, Jean Carlo; FARIAS, Ítalo Pires; MACLUF, Simone Port Zambonato
Apresentador: Cassiano Dei Ricardi da Rosa
Orientador: Simone Port Zambonato Macluf
Instituição/Departamento: Faculdade de Medicina da UFPel/Departamento Materno-Infantil
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
INTRODUÇÃO: As curvas de avaliação de crescimento intra-uterino podem predizer complicações do período neonatal, infantil e inclusive em etapas posteriores da vida, além de caracterizar uma população de recém-nascidos (RN). Atualmente todas as curvas usadas em nosso meio são importadas de países desenvolvidos. Este estudo comparou duas curvas mundialmente utilizadas para classificar os neonatos em pequenos (PIG), adequados (AIG) ou grandes para a idade gestacional (GIG), na população de RN da maternidade do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas – RS. METODOLOGIA: Todos os nascimentos ocorridos entre 18 de maio e 17 de Julho de 2.004 na maternidade deste hospital foram classificados como PIG, AIG ou GIG segundo as curvas de avaliação de crescimento intra-uterino de Lubchenco et cols., elaborada com a população dos EUA em 1963 e de Kramer et cols., elaborada com a população do Canadá no ano de 2001. RESULTADOS: Ocorreram 221 nascimentos neste período. Usando como referência a curva de Lubchenco, 2,3% foram PIG, 79,6% AIG e 18,1% GIG. Já na classificação de Kramer 17,6% resultaram em PIG, 77,8% AIG e 4,5% GIG. CONCLUSÃO: A classificação do RN segundo seu crescimento intra-uterino visa identificar aqueles de alto risco. Sabe-se que o neonato PIG tem alto risco de morte no período neonatal e, futuramente, pode desenvolver doenças crônicas como hipertensão e diabetes. A curva dos dois autores reflete as características da população sobre a qual foi elaborada e a comparação dessas duas curvas mostra que a de Kramer detecta maior número de RN PIG já que utiliza uma população com melhor desenvolvimento sócio-nutricional que a de Lubchenco 40 anos atrás. Como no Brasil ainda o nascimento de RN PIG é freqüente, a curva de Kramer parece ser a mais adequada por abranger maior número de crianças, minimizando o risco de não diagnosticar o problema corretamente.


CONHECENDO A VISÃO DO PACIENTE HOMOSSEXUAL HOSPITALIZADO EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM, FRENTE A SUA OPÇÃO SEXUAL

Autor(es): LAROQUE, Mariana Fonseca; AFFELDT, Ângela Beatriz
Apresentador: MARIANA FONSECA LAROQUE
Orientador: MARIA DA GLÓRIA SANTANA
Instituição/Departamento: UFPel/Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Introdução: O sexo é inerente ao ser humano, portanto é fundamental na sociedade, porém todas as diversidades que fogem ao heterossexualismo são vistas muitas vezes, como anormalidades. Há a necessidade de que a sociedade reflita sobre seus conceitos de normalidade, buscando cada vez mais se adaptar e respeitar a orientação sexual de cada indivíduo. Por existir, ainda, grande preconceito da sociedade com os homossexuais, surgiu a idéia deste projeto, podendo mesmo ser verificado dentro das instituições hospitalares, apesar de serem instituições destinadas ao restabelecimento da saúde do ser humano, independente de sua opção sexual. Em especial, temos como foco o atendimento de enfermagem, pois estes profissionais mantêm maior contato com os pacientes e por ser esta a profissão do cuidado, e, segundo preceitos éticos, cuidado sem distinção. Objetivo: Conhecer a visão do homossexual com relação ao atendimento de enfermagem durante a internação hospitalar, frente a sua opção sexual. Metodologia: O presente estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, e a pesquisa foi composta de cinco sujeitos homossexuais, aos quais foi aplicado um questionário com cinco perguntas abertas. Os dados foram coletados em praças públicas, casas noturnas e domicílios, e registrados de forma escrita, gravada e por correspondência eletrônica. Resultados: A análise e discussão dos dados revelaram que, além de ainda existir preconceito e discriminação na sociedade, os profissionais estão cada vez mais, buscando a aceitação do comportamento sexual alternativo. Conclusão: Concluímos, através da análise qualitativa das respostas obtidas, que, embora a questão da homossexualidade ainda seja um tabu para a sociedade, dentro das instituições hospitalares o preconceito está sendo quebrado, e quando existe, parece não ser exteriorizado pelos profissionais, em função de que se percebe na prática, o esforço de muitos enfermeiros em buscar maior reflexão a respeito do tema.


CONHECIMENTOS, PRÁTICAS E ATITUDES EM RELAÇÃO AO DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS BUCAIS NA VISÃO DA POPULAÇÃO E DO CIRURGIÃO DENTISTA. UM ESTUDO NA CIDADE DE PELOTAS/RS

Autor(es): SOUZA, Aline Teixeira; PORTO, Graziele da Silva; GODOI, Márcio de Leoni; GOMES, Ana Paula Neutzling; ARAÚJO, Lenita M. Aver
Apresentador: Aline Teixeira de Souza
Orientador: Ana Paula Neutzling Gomes
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia/Departamento de Semiologia e Clínica
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Este trabalho teve por objetivo identificar a visão que o cirurgião dentista (CD) e a população tem a respeito do diagnóstico das doenças bucais na cidade de Pelotas-RS. O estudo teve como base de investigação a coleta de dados através de dois questionários, os quais foram aplicados a 200 CDs e 1000 indivíduos da população, respectivamente. Os dados coletados foram inseridos no programa SPSS para análise e tratamento estatístico. Os resultados obtidos permitem destacar várias observações a respeito do perfil profissional dos CDs atuantes em Pelotas. No que diz respeito ao tempo de exercício profissional, houve uma predominância de profissionais formados há mais de 20 anos (31,5%), seguidos dos formados até 5 anos (25%). O cruzamento dessa variável com aquela que investiga a avaliação da capacidade para o diagnóstico demonstrou que profissionais com menor tempo de formados sentem-se mais preparados para o diagnóstico das doenças bucais do que aqueles formados há mais tempo e, portanto, com maior experiência profissional. Além disso, alguns CD que se auto-avaliaram como não preparados para o diagnóstico estomatológico relataram exercê-lo, o que reflete no mínimo, falta de responsabilidade. Por outro lado, nem todos os profissionais que se julgam aptos a diagnosticar, exercem a estomatologia. Os dados relativos à população revelaram que 95,6% dos entrevistados sabem da existência de câncer bucal. Perguntados sobre quem procurariam para tratar das doenças da boca, 53,1% afirmaram que recorreriam ao dentista e 41,3% procurariam o médico; destes, 62,95% julgam o dentista preparado para o diagnóstico e tratamento das doenças bucais, o que reflete uma contradição. Isso nos leva a concluir que na verdade o exercício da estomatologia continua encontrando resistência dos profissionais, dentro de um lamentável contexto histórico arcaico e isso se reflete na população, que não identifica no CD a pessoa capacitada para diagnosticar e tratar das doenças de boca.


CONSUMO DE ALIMENTOS RICOS EM FERRO EM CRIANÇAS DE 6 A 24 MESES, RESIDENTES EM DUAS CIDADES DO SUL DO BRASIL.

Autor(es): Geovane Fornari; Marilda Neutzling; Cora Araújo; Cynthia Leal; Samanta Madruga.
Apresentador: Geovane Fornari
Orientador: Marilda Neutzling
Instituição/Departamento: UfpeL/faculdade de Nutrição
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Introdução: A carência de ferro é um dos principais problemas nutricionais do mundo, sendo o grupo de 6 a 24 meses um dos mais vulneráveis. Poucos estudos têm relatado o consumo de alimentos ricos em ferro nessa faixa etária. Metodologia: O presente trabalho faz parte de um estudo multicêntrico denominado “Estratégia regional para a prevenção da desnutrição infantil precoce, através da identificação de acesso a alimentos complementares, disponibilidade e preço dos alimentos complementares e práticas de alimentação complementar” realizado pelo CPE/UFPel e OPAS, em Pelotas e Pinheiro Machado em 2002. Em Pelotas os setores censitários do IBGE foram organizados segundo renda média do chefe da família. Selecionou-se o quartil inferior de renda e sorteou-se dentre esses 8 setores. Foram visitados 1154 domicílios a fim de localizar 80 crianças e suas mães. Em Pinheiro Machado foram visitados 1620 domicílios com o objetivo de se localizar 75 crianças e sua mães. Foi aplicado, por entrevistadores treinados, questionário socioeconômico padronizado e inquérito alimentar recordatório de 24hs. O presente estudo identificou o consumo de alimentos ricos em ferro e sua distribuição na população segundo sexo, idade, local de moradia e nível socioeconômico. Resultados: Apenas um terço(28,4%) das crianças tinham alto consumo de alimentos ricos em ferro. O consumo desses alimentos foi mais freqüente em crianças mais velhas e de melhor nível socioeconômico. Conclusões: É preocupante o reduzido percentual de crianças que consomem alimentos ricos em ferro. Considerando a relevância desse nutriente na prevenção de doenças como a anemia - que afeta o desenvolvimento físico e mental das crianças - é urgente a adoção de medidas de saúde pública que visem minimizar o problema.


CONTROLE DE QUALIDADE DO ACOMPANHAMENTO DE 3 MESES DA COORTE DE RECEM-NASCIDOS DE PELOTAS EM 2004

Autor(es): HALAL, Camila; BARROS, Aluisio; SANTOS, Ina; MATIJASEVICH, Alicia.
Apresentador: Camila dos Santos El Halal
Orientador: Aluisio Jardim Dornellas de Barros
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A coorte de recém-nascidos de 2004 da cidade de Pelotas visa a avaliação e descrição das condições pré e perinatais dos nascimentos ocorridos no período de 1 ano na cidade. As crianças eram avaliadas ao nascer e revisitadas aos 3 meses de idade. De abril/04 a maio/05, foi realizado controle de qualidade do acompanhamento de 3 meses. Foram aplicados 2 questionarios diferentes no referido controle, o “questionario de entrevista curta” e o “de entrevista longa”. Este trabalho se refere aos dados buscados por telefone durante o controle de qualidade através da entrevista curta. As mães eram procuradas por telefone ate 3 vezes em dias diferentes quando, se não encontradas, eram computadas como perdas. Ate maio de 2005, haviam sido entrevistadas no acompanhamento de 3 meses 3985 maes. Destas, 1755 (44%) foram procuradas para aplicacao da entrevista curta. Um total de 1520 maes (38,1%) foram encontradas. Assim, dentre as mães buscadas por telefone, contribuiram com o controle de qualidade 86,6%. Todas as mães que responderam a entrevista por telefone confirmaram a realizacao da visita. De acordo com o controle de qualidade, 1040 maes referiram que foram entrevistadas no domicilio (68,4% das mães buscadas). Compareceram a faculdade para a entrevista 480 (31,6%) mães. A duração media das entrevistas foi de 47 minutos. Em 100% dos casos as mães referiram ter sido bem tratadas, e 99,3% estavam cientes da visita de 12 meses. A pesagem do bebe e da mãe, aferição do comprimento do bebe e altura da mãe foram confirmadas por 99,5%, 99,5%, 99,7% e 99,1%, respectivamente, das mães, e 57,7% confirmaram o exame da boca do bebe. Os resultados encontrados apontam para um sucesso na entrevista de 3 meses. A participação das maes no controle de qualidade demonstrou terem sido as entrevistadoras bem treinadas no sentido de conduta frente a mãe, bem como na realização das medições propostas no projeto.


CONTROLE DOS TEORES DE FLÚOR PRESENTES EM DIFERENTES MARCAS DE ÁGUAS MINERAIS COMERCIALIZADAS NO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS

Autor(es): SILVA, Viviane Maciel; MARON, Anelise Schäfer; LUND, Rafael Guerra; DEL PINO, Francisco Augusto Burkert
Apresentador: Viviane Maciel da Silva
Orientador: Francisco Augusto Burkert Del Pino
Instituição/Departamento: UFPel/Bioquímica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


COORTE DE NASCIMENTOS DE 2004 EM PELOTAS-RS: ACOMPANHAMENTO DOS 12 MESES – CONTROLE DE QUALIDADE DAS ENTREVISTAS

Autor(es): DUTRA, L C Carmem; GONÇALVES, de S Cristiane; SOARES, de F Rubiane; DAROS, Ivana; BERTOLDI, D Andréa; BARROS, J D Aluísio; SANTOS, Iná; VICTORA, G Cesar
Apresentador: Carmem Lucia Centeno Dutra
Orientador: Cesar Gomes Victora
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Introdução: O acompanhamento dos 12 meses da Coorte de 2004 visa avaliar as condições de saúde dos bebês no seu primeiro ano de vida e também a saúde da mãe nesse período. O controle de qualidade (CQ) das entrevistas tem por objetivo avaliar o trabalho das entrevistadoras, esclarecer dúvidas e ouvir sugestões/reclamações das mães referentes ao trabalho realizado na residência dos participantes.Metodologia: Todas as mães de bebês nascidos em Pelotas em 2004 estão sendo convidadas a continuar participando do estudo “Coorte de nascimentos 2004”. No prazo máximo de uma semana após a entrevista dos 12 meses é realizado o CQ. Seis questionários por semana são feitos visitando-se a mãe novamente (CQ domiciliar). Para o restante das entrevistas, o CQ é aplicado por telefone. No caso de não se conseguir contato com a mãe numa primeira tentativa, mais duas são realizadas em dia e horário diferentes. São realizadas 17 perguntas, tais como: se a mãe lembra o nome da entrevistadora, tempo que a entrevistadora ficou na casa, se a mãe teria algo a reclamar da entrevistadora ou do trabalho que ela realizou, se a entrevistadora realizou as medidas com a mãe e a criança e algumas perguntas do questionário principal são repetidas para verificar a concordância nas respostas.Resultados: Dos 2170 nascidos vivos na zona urbana de Pelotas no período de janeiro a junho de 2004, participaram do acompanhamento dos 12 meses 2003 crianças. Dessas entrevistas foi realizado CQ para 1511 mães (75,4%). Dos 1511 questionários realizados 12,6% foram domiciliar e 87,4% foram por telefone. Do total de controles realizados apenas 20,5% das mães lembravam o nome da entrevistadora. Em relação ao tempo de duração da entrevista 16,2% referem que a entrevista durou menos de uma hora, 79,6% de uma a duas horas, 4,2% três horas ou mais. Houve apenas 15 sugestões/reclamações, sendo que destas 11 eram para melhorar o andamento da entrevista ou sugestões para o próximo acompanhamento e 4 eram reclamações da postura da entrevistadora.Discussão: O rigor metodológico, o treinamento e acompanhamento das entrevistadoras e a preocupação com bem-estar da mãe e do bebê durante as entrevistas têm permitido a obtenção de dados confiáveis e com ótimas taxas de satisfação das mães e qualidade das entrevistas.


COORTE DE NASCIMENTOS DE 2004 EM PELOTAS-RS: ACOMPANHAMENTO DOS 3 E 12 MESES – ALTERAÇÃO DOS DADOS DE CADASTRO DAS CRIANÇAS NASCIDAS EM 2004.

Autor(es): DAROS, Ivana; DUTRA, L C Carmem; GONÇALVES, de S Cristiane; SOARES, de F Rubiane; MARCO, L Paula; MATIJASEVICH, Alicia; BERTOLDI, D Andréa; BARROS, J D Aluísio; SANTOS, Iná; VICTORA, G Cesar
Apresentador: Ivana Daros
Orientador: Cesar Gomes Victora
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Introdução: A coorte de nascimentos de 2004 visa avaliar a transição epidemiológica e o impacto de fatores biológicos, socioeconômicos, comportamentais e de atenção à saúde na cidade de Pelotas. A primeira visita domiciliar foi realizada quando as crianças completaram 3 meses de idade. No momento está sendo feito novo acompanhamento aos 12 meses. Objetivos: Demonstrar a importância da atualização dos dados cadastrais de endereços, telefones e nomes das crianças do estudo e de seus contatos. Metodologia: Foram revisadas todas as folhas de identificação dos questionários aplicados nas pesquisas dos 3 e 12 meses, as quais contém informações necessárias para se entrar em contato com a família da criança. Resultados: Foram revisadas 4086 folhas de identificação da pesquisa dos 3 meses do período compreendido entre janeiro a dezembro de 2004 e 1825 folhas de identificação de janeiro a junho do acompanhamento dos 12 meses. Nos 3 meses houve 513 mudanças de endereço e 526 de telefone da casa da criança. Nos contatos da criança foram encontrados 77 mudanças de endereço e 423 alterações de telefone. Os nomes de 479 crianças sofreram algum tipo de alteração e 121 mães tiveram mudanças no nome completo. Nos 12 meses, 405 endereços e 764 telefones da casa da criança tiveram alteração. Nos contatos da criança, foram encontrados 99 mudanças de endereço e 482 alterações de telefone. Discussão: Tendo em vista o grande número de mudanças encontradas, percebe-se a importância de se manter os dados cadastrais para o trabalho ter prosseguimento com qualidade e com o baixo número de perdas que se espera.


CORPO E SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO

Autor(es): Julia Coelho Quintana, Flávia Marchi Nascimento, Geisa Portelinha Coelho
Apresentador: Julia Coelho Quintana
Orientador: Luiz Carlos Rigo
Instituição/Departamento: Escola Superior de Educação Física/Ginástica e Saúde
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Considerando que a Educação Física se pauta nos pressupostos racionalistas da modernidade e tenta instituir códigos morais que ditam as condutas, reprimindo dessa maneira as possibilidades diversas de expressão do corpo, este trabalho, tem por finalidade mostrar a realidade do ensino da graduação em Educação Física, bem como a discussão sobre corpo e saúde. Visa também, relacionar ensino, prática, extensão e interesses dos graduandos a fim de verificar a validade dos conteúdos ministrados, a real situação do profissional e os pensamentos que norteiam a sociedade atual considerando a temática do corpo e a visão da população sobre o ensino e os profissionais de Educação Física.


CUIDADO DOMICILIAR: O ESTRESSE DE QUEM CUIDA

Autor(es): BERNARDI, Jaqueline; SPRANDEL, Lucila Isabel Schwertner; HECK, Rita Maria
Apresentador: Jaqueline Bernardi
Orientador: Rita Maria Heck
Instituição/Departamento: UFPEL/Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
O cuidado domiciliar é uma ação de cuidado que independe de uma proposta formal, ele passa a ser uma necessidade quando observado o crescente número de pessoas idosas, configurando mudança no perfil demográfico e epidemiológico do Brasil. A assistência pública do cuidado domiciliar através do Programa Saúde da Família nos motivou a investigar se o estresse está presente entre os cuidadores. Constitui-se de um estudo quantitativo através de um questionário fechado com questões referentes ao estresse no cuidado. As entrevistas foram realizadas em cinco Equipes de Saúde da Família do município de Pelotas-RS. Os sujeitos do estudo foram vinte e sete cuidadores, sendo abordados durante visitas domiciliares acompanhadas pelo Agente Comunitário de Saúde da microárea. Através da análise parcial dos dados chegamos aos seguintes resultados: 62,9% dos cuidadores se consideram estressados algumas vezes, sendo que, 14,8% alegam sentir-se sempre estressados. Para 29,6% dos entrevistados o cuidado de um doente no domicílio é estressante algumas vezes, já 40,7% assumem que a convivência com o familiar doente desencadeia estresse algumas vezes. Para 18,5% dos casos o cuidado nunca causa desgaste físico, enquanto que, 40,7% admitem que o cuidado provoca desgaste físico algumas vezes. Com relação ao horário para descanso e lazer, 44,4% dos cuidadores raramente o dispõem, observando que, apenas 3,7% assumem dispor de descanso ou lazer. O estudo aponta que o estresse acomete a maioria dos cuidadores em algumas situações de cuidado, o que indica a necessidade das Equipes do Programa de Saúde da Família incluir atividades que limitam e diminuam os agentes estressantes que o cuidar pode trazer aos cuidadores familiares. As conclusões permitem refletir sobre a adequação dos horários de lazer e divisão na prestação de cuidado com o objetivo de proporcionar horas de descanso, lazer e fortalecimento para esses sujeitos.


CUIDADOS PREVENTIVOS DE SAÚDE ENTRE AS ACADÊMICAS DA FACULDADE DE ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Autor(es): GONÇALVES, Ediane Brum; REIS, Simone Pieren; LOPES, Caroline Vasconcellos; SPIER, Márcia Elize Saldanha
Apresentador: Ediane de Brum Gonçalves
Orientador: Márcia Elize Saldanha Spier
Instituição/Departamento: Faculdade de Enfermagem/Departamento de Enfermagem
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Os enfermeiros têm como papel fundamental a educação em saúde com ênfase nos cuidados preventivos em saúde,porém em nosso cotidiano é possível observar que esses profissionais não dão a devida atenção para os cuidados preventivos de sua própria saúde.O estudo realizado teve por objetivo principal conhecer os cuidados preventivos de saúde entre as acadêmicas do curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel.Esse estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório descritivo, realizado na Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da UFPel. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados de forma aleatória, sendo os critérios estar cursando a Faculdade acima citada e ser do sexo feminino, totalizando 26 acadêmicas entrevistadas. Os dados foram coletados através de uma entrevista estruturada com questões abertas e fechadas.A amostra deste estudo é de aproximadamente 10% do total de alunos matriculados nesta Faculdade, com idades variando de 19 a 29 anos. Das entrevistadas 80,77% realizavam o exame citopatológico e 19,23% dos sujeitos não realizavam este exame.Realizavam o auto-exame das mamas 57,70% e 42,30% não realizavam o referido exame. Verificavam a pressão arterial 69,24% acadêmicas e 30,76% não verificavam. Das acadêmicas entrevistadas 96,15% realizavam avaliação odontológica e 3,85% não realizavam esta avaliação. A porcentagem das acadêmicas que realizavam avaliação oftalmológica foi de 42,31, sendo que 57,69% nunca realizaram tal avaliação. Acreditamos que o estudo realizado foi de extrema importância, pois pesquisamos os cuidados preventivos de saúde em acadêmicas de uma Faculdade de Enfermagem. E verificamos que uma quantidade significativa de acadêmicas não realizavam o exame citopatológico e o auto-exame das mamas,fato alarmante por se tratar de estudantes da área da saúde que possuirão grande responsabilidade na orientação de clientes sobre a importância de realização destes exames para a detecção precoce de qualquer alteração.


DERMATITE POR DEPÓSITO DE IGA LINEAR EM CRIANÇA: RELATO DE CASO

Autor(es): SPIANDORELLO, Vínicius; YANAZE, Aldo Oda; ROVARIS, Diego Antônio; OLIVEIRA, Áurea Carolina Machado de Sousa
Apresentador: Vinicius Spiandorello
Orientador: Danilo Rolim de Moura
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Pediatria da UFPel
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Descrevemos o caso de uma paciente, que aos 5 anos iniciou um quadro de lesões bolhosas em todas fases de evoloução (bolhas, crostas e rotas). O diagnóstico foi feito através do anátomo-patológico que detectou bolha subepidérmica de conteúdo exsudativo rico em neutrófilos e capilares na derme superficial e papilar. Outro teste utilizado para a definição do diagnóstico foi a imunofluorecência direta que detectou presença de fluorescência linear intensa e contínua na zona da membrana basal com conjugado anti IgA e ausência de fluorescência específica com os conjugados anti IgM, anti IgG e anti C3. O tratamento baseou-se em prednisona, mas trouxe prejuízos como déficit de crescimento e desenvolvimento de fáscies cushingóide. Atualmente iniciou tratamento com dapsona, a fim de minimizar os efeitos colaterais dos cortióides e diminuir a inflamação tecidual. A Dermatite IgA Linear é uma doença auto imune com presença de vesículas subepidérmicas, caracterizadas por deposição auto anticorpos IgA ao longo da junção dermo-epidérmica, caracterizados por placas eritrematosas, vesículas, bolhas ou eritremas com erosões, podendo ou não ter prurido. Sua distribuição ocorre principalmente no tronco, virilhas e fácie, podendo acometer as mucosas com mais freqüência a oral. A doença tende a ser crônica nos adultos, mas a versão infantil chamada doença bolhosa crônica da infância pode cursar por anos e remitir. O manejo consiste no tratamento da doença imunológica de base e do processo inflamatório envolvido nas lesões, além de cuidados gerais relacionados a efeitos colaterais das medicações e complicações das lesões.


DESAFIOS DO CONTROLE DE QUALIDADE EM UM ESTUDO DE GRANDE ABRANGÊNCIA

Autor(es): VAN DER LAAN, Helena Souza; SANTOS, Bianca Ortiz dos; REYES, Indira Valente; BUBLITZ, Giuliano Stefanello; PANIZ, Vera Maria Vieira; TOMASI, Eliane; FACCHINI, Luiz Augusto; FASSA, Anaclaudia Gastal; PICCINI, Roberto; THUMÉ, Eliane; SIQUEIRA, Fernando
Apresentador: Helena Souza van der Laan
Orientador: Anaclaudia Gastal Fassa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O controle de qualidade é a etapa de um inquérito populacional que verifica a repetibilidade e a concordância entre avaliadores. Para tanto, uma versão resumida do questionário, contendo perguntas importantes e com pouca variabilidade de resposta ao longo do tempo, é aplicada em 5 a 10 % dos entrevistados. Objetiva-se caracterizar os desafios na realização de um controle de qualidade em estudo de grande abrangência realizado na UFPel, intitulado Monitoramento e Avaliação do Programa de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. Este controle de qualidade é realizado por telefone devido à dificuldade de revisitar as residências, considerando que o estudo envolve 41 municípios de 7 estados do país. Para padronizar a coleta das informações, na ausência de telefone móvel ou residencial, a tentativa de contato é feita por um telefone perto da residência. Nem todos os entrevistados possuem telefone e eventualmente alguns o tem cortado ou vendido. A tática de busca por telefone próximo a casa nem sempre é possível, uma vez que pode haver mudança de endereço, bem como nem todos os endereços constarem no cadastro da região. A ligação para celulares pode cair ou sofrer interferências, sendo necessário novo contato. A sede do estudo não possui uma linha telefônica exclusiva para este fim, o que diminui o tempo hábil para a realização do controle e dificulta o retorno das pessoas contatadas para fornecerem dados. A recusa de fornecer informações pessoais por telefone é outro problema enfrentado. Então, a abordagem deve ser clara e transmitir segurança ao entrevistado. As dificuldades de comunicação também são importantes, devido as diferentes expressões idiomáticas e sotaques regionais. A rotina também influencia, fazendo-se necessário entrar em contato com as pessoas em diferentes horários. Os obstáculos na localização por telefone têm sido superáveis. Na região sul, dos 480 questionários sorteados, 61% está completo, 27% não foi localizado, faltando telefonar para 18%.


DESGASTE E RUGOSIDADE SUPERFICIAL DO ESMALTE: INFLUÊNCIA DE DUAS TÉCNICAS DE MICROABRASÃO

Autor(es): MEIRELES, Sônia Saeger; ANDRÉ, Dárvi de Almeida
Apresentador: Ferdinan Luís Leida
Orientador: Flávio Fernando Demarco
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Odontologia Restauradora
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O objetivo deste estudo foi avaliar a rugosidade superficial e o desgaste sofrido pelo esmalte dental bovino utilizando duas técnicas de microabrasão. Foram selecionados 20 dentes, os quais foram incluídos em resina acrílica, sendo divididos em dois grupos (n=10). A superfície do esmalte foi planificada com lixa #600 sob refrigeração e a área a sofrer microabrasão (5mm diâmetro) foi determinada com fita adesiva. As técnicas de microabrasão diferenciaram-se pelo tipo de acido empregado: clorídrico a 18% e fosfórico a 37%, ambos associados a pedra-pomes. As técnicas foram executadas com espátula de madeira, aplicando movimentos circulares durante 5 segundos, sendo este processo repetido por 10 vezes em cada espécime. Após cada ciclo os dentes foram lavados durante 20 segundos. Foi mensurada a rugosidade superficial (Ra) com o rugosimetro, antes e após o tratamento, sendo obtida seis leituras por cada espécime. Em seguida, os dentes foram seccionados no sentido vestíbulo-lingual para obtenção de secções de 80m que foram analisadas no estereomicroscópio, com aumento de 40 vezes. A profundidade (µm) e a área de desmineralização (µm2) foram medidas utilizando um programa de captura de imagens (Image Tool) acoplado a um computador. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste t de Student, que apontou diferenças significativas entre as técnicas em ambos os sentidos de mensuração (p=0,0001 para longitudinal e p=0,006 para transversal), bem como, para aferição da profundidade (p=0,003) e área de desgaste (p=0,0002). Pode-se concluir que as técnicas de microabrasão testadas aumentaram a rugosidade superficial do esmalte bovino e que o desgaste produzido pelo HCl + pedra-pomes foi maior que o produzido pelo H3PO4 + pedra-pomes.


DOENÇA HIPERTENSIVA NOS PACIENTES DIABÉTICOS: ESTUDO OBSERVACIONAL

Autor(es): DOS SANTOS, Bianca Ortiz; LANZA, Bruna; STANGARLIN, Camila Trindade; ELIAS, César Al-Alam; LISBOA, Felipe Pomatti Chedid
Apresentador: Bruna Lanza
Orientador: Anaclaudia Gastal Fassa
Instituição/Departamento: Faculdade de Medicina - UFPEL/Medicina Social
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
INTRODUÇÃO: Hipertensão arterial sistêmica (HAS) e Diabete Melito (DM), isoladamente, constituem importantes fatores de risco para doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio etc). Quando associadas, essas morbidades elevam ainda mais os riscos e requerem gastos dispendiosos por parte do paciente e/ou sistema de saúde. Esse trabalho objetiva descrever a prevalência dessas comorbidades em uma população atendida por uma unidade básica de saúde.METODOLOGIA: Realizou-se um estudo transversal com adultos (≥20 anos) residentes na área de cobertura do Centro Social Urbano, na cidade de Pelotas-RS. Foi aplicado um questionário padronizado, o qual levantava dados sobre DM e HAS, além de fatores demográficos.RESULTADOS: Foram incluídas no estudo 1657 pessoas, dentre as quais 910 (54,9%) eram mulheres. Em relação aos dados do último censo, nossa amostra apresentou uma prevalência maior de indivíduos com idade acima de 60 anos. A prevalência de DM na amostra foi 7,1% e de HAS foi 28,0%. Encontrou-se alta prevalência das duas enfermidades concomitantemente: 5,1% da amostra. Dessa forma, dos diabéticos, 71,8% apresentaram também HAS. Já entre os hipertensos a prevalência de diabéticos foi de 18,2%, proporção esta semelhante à encontrada em outros estudos.CONCLUSÃO: A prevalência de HAS em nosso estudo foi extremamente alta, comparado à literatura. Outro dado alarmante é que 5,1% da amostra apresentou ambas as morbidades e, dentre os diabéticos, 71,8% eram hipertensos. Este último valor representa um risco de HAS 2,5 vezes maior entre indivíduos diabéticos. Valores tão expressivos são justificados pelo conhecimento da população local, extremamente carente, fato que colabora com hábitos alimentares e comportamentais (exercício físico, p.ex.) inadequados. Dessa forma, eles agrupam mais fatores de risco (obesidade, sedentarismo, dislipidemia) e, conseqüentemente, maior predisposição a doenças crônicas degenerativas.


DOIS ANOS DE AVALIAÇÃO CLÍNICA E RADIOGRÁFICA DE DOIS SISTEMAS DE MATRIZ E CUNHA

Autor(es): CENCI, Maximiliano Sérgio; ANDRÉ, Dárvi de Almeida; DEMARCO, Flávio Fernando; LEIDA, Ferdinan Luís; LIMA, Fábio Garcia; DONASSOLLO, Tiago Aurélio
Apresentador: Dárvi de Almeida André
Orientador: Flávio Fernando Demarco
Instituição/Departamento: UFPEL/Dentística Restauradora
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O objetivo desta avaliação clínica foi comparar, clínica e radiograficamente, dois sistemas de matriz e cunha, na confecção de restaurações classe II em dentes posteriores. Inicialmente, 23 pacientes receberam pelo menos duas restaurações, uma com matriz de aço e cunha de madeira e outra com matriz de poliéster e cunha reflexiva. Um único operador executou as 109 restaurações, 51 em pré-molares e 58 em molares, todos em oclusão. Todas as cavidades possuíam margens em esmalte. A avaliação clínica e radiográfica seguiu os critérios do USPHS modificado por Ryge. Todas as restaurações foram feitas com o sistema adesivo Single-Bond e resina composta P-60 (ambos 3M-ESPE) de acordo com as instruções do fabricante. Com a matriz metálica a polimerização se deu por oclusal, e na matriz de poliéster através da cunha. A análise estatística foi realizada através dos testes não paramétricos de Wilcoxon e Qui-quadrado. Após 01 e 02 anos, houve diferença apenas nos critérios manchamento e adaptação marginal (P<0,05). Não houve diferença entre os dois sistemas de matriz e cunha testados. Com o passar do tempo foi constatado um déficit na qualidade das restaurações.


EDUCAÇÃO PERMANENTE NA UTI GERAL

Autor(es): AMESTOY, Simone Coelho
Apresentador: Simone Coelho Amestoy
Orientador: Rita de Cássia Nascimento da Rosa
Instituição/Departamento: Santa Casa de Misericórdia de Pelotas/Unidade de Terapia Intensiva
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Vivemos em um mundo que sofre um processo contínuo de transformações, surgem novas tecnologias e conhecimentos e o grande desafio é manter-se informado. O impacto das mudanças, a competitividade do mercado e a busca da melhor assistência oferecida aos clientes, têm geralmente, auxiliado para que as instituições de saúde oportunizem condições para qualificação do funcionário no ambiente trabalho. A necessidade de crescimento pessoal tem sido reforçada pelos avanços tecnológicos e pelas mudanças socioeconômicas e culturais que levam os indivíduos a buscar, rever e ampliar seus conhecimentos. Uma ferramenta utilizada para suprir esta necessidade é a Educação Permanente que consiste num processo referente à aquisição de conhecimentos no local de trabalho, contribuindo para o melhor desempenho do profissional. Por acreditarmos na importância da Educação Permanente elaboramos um projeto que será implantado no mês de setembro de 2005. Este projeto esta sendo avaliado pela equipe de saúde numa Unidade de Terapia Intensiva Geral de um hospital situado no interior do Rio Grande do Sul. Foram criados folderes sobre patologias mais freqüentes nesta unidade e suas respectivas intervenções de enfermagem, visando atualizar e suprir as dúvidas desta equipe de enfermagem. Acreditamos que este projeto vai ao encontro das necessidades dos profissionais da área afim, por oferecer condições de qualificar a assistência de Enfermagem prestada ao cliente e ao familiar. Por entendermos que o conhecimento constitui-se num instrumento valioso para o desenvolvimento do trabalho que apostamos na Educação Permanente como fonte motivadora para busca de atualização e aperfeiçoamento proporcionando a equipe de enfermagem realização profissional e também pessoal.


EFEITO DO SISTEMA DE POLIMENTO E DO TEMPO SOBRE A RUGOSIDADE E DUREZA SUPERFICIAL DE DUAS RESINAS COMPOSTAS

Autor(es): CUBAS, Glória Azevedo; HABEKOST, Luciano de Vargas; CAMACHO, Guilherme Brião.
Apresentador: Glória Azevedo Cubas
Orientador: Guilherme Brião Camacho
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Odontologia Restauradora
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos do polimento imediato (I) e mediato (M) sobre rugosidade superficial média (Ra) e a dureza de duas resinas: A110 (micropartículas) e Z250 (híbrida). Confeccionou-se 30 discos de cada resina (Ø=10mm) com auxílio de molde metálico e tiras de poliéster (TP). Estes foram divididos em três grupos (n=10) e submetidos a diferentes tratamentos superficiais: discos de óxido de alumínio (Sof-Lex – SL), pontas siliconadas (Viking – V); permanecendo um grupo como controle (C). Cinco espécimes de cada grupo foram polidos imediatamente após a polimerização e os remanescentes após 24hs (M). Imediatamente após o polimento foram medidas a Ra com um rugosímetro (3 leituras disco, comprimento = 1,25mm, cutoff = 0,25, v=0,5m/s) e dureza superficial (Knoop - cinco leituras disco). Os dados foram analisados com ANOVA e teste de Tukey, ao nível de 5%. Os valores médios para Ra (µm) com A110 foram: C-I 0,0812, C-M 0,0964, SL-I 0,2376, SL-M 0,1872, V-I 0,2296, V-M 0,1918; e com Z250: C-I 0,1146, C-M 0,0808, SL-I 0,1842, SL-M 0,1244, V-I 0,3584, V-M 0,3564. Os valores médios para dureza (KHN) com A110: C-I 51,82, C-M 51,37, SL-I 54,54, SL-M 61,59, V-I 60,91, V-M 58,99; e com Z250: C-I 74,53, C-M 94,86, SL-I 118,46, SL-M 102,2, V-I 72,14, V-M 106,32. Não houve influência do tempo de polimento sobre a rugosidade e dureza superficiais. A110=Z250 quanto à rugosidade e Z250>A110 para dureza. Para Ra V>SL>TP. Para A110 SL=V>TP para dureza superficial e para Z250 SF>V=TP. O polimento imediato da restauração pode ser feito sem influência sobre a Ra e a dureza superficial, entretanto essas são influenciadas pelo sistema de polimento.


EFEITOS DO FEEDBACK APÓS BOAS TENTATIVAS NA APRENDIZAGEM DE UMA HABILIDADE MOTORA DISCRETA EM CRIANÇAS

Autor(es): KAEFER, Angélica; MEDEIROS, Franklin Laroque; WALLY, Raquel; CHIVIACOWSKY, Suzete
Apresentador: Angélica Kaefer
Orientador: Suzete Chiviacowsky
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Escola Superior de Educação Física
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Estudos recentes (Chiviacowsky & Wulf, 2005) têm mostrado que a aprendizagem é realmente beneficiada em adultos se, aos aprendizes, for fornecido feedback após “boas” tentativas em vez de após “más” tentativas. O presente estudo procura examinar se o mesmo efeito pode ser observado em crianças. Foram utilizadas 38 crianças como sujeitos. Os participantes praticaram uma tarefa de arremessar saquinhos de feijão em um alvo, com a mão não-dominante, sem enxergar o alvo durante os arremessos. Todos os participantes receberam 50% de freqüência de conhecimento de resultados (CR), ou seja, em três tentativas em cada bloco de seis tentativas. Enquanto a um grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas mais efetivas de cada bloco, ao outro grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas menos efetivas de cada bloco. A análise dos dados foi realizada através da ANOVA, utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Diferente dos resultados de estudos com adultos, foi observada a inexistência de diferença significativa entre os grupos na fase de retenção.


EFEITOS DO FEEDBACK APÓS BOAS TENTATIVAS NA APRENDIZAGEM DE UMA HABILIDADE MOTORA DISCRETA EM IDOSOS

Autor(es): WALLY, Raquel; MEDEIROS, Franklin Laroque; KAEFER, Angélica; CHIVIACOWSKY, Suzete
Apresentador: Raquel Wally
Orientador: Suzete Chiviacowsky
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Escola Superior de Educação Física
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este estudo segue a constatação de que a aprendizagem é beneficiada em adultos se for fornecido feedback após “boas” tentativas em vez de após “más” tentativas aos aprendizes. Procurou-se examinar, no presente estudo, se o mesmo efeito pode ser observado em idosos. Foram utilizados 14 sujeitos. Os participantes praticaram uma tarefa de arremessar saquinhos de feijão em um alvo, com a mão não-dominante, sem enxergar o alvo durante os arremessos. Os participantes de ambos os grupos receberam 50% de freqüência de conhecimento de resultados (CR), ou seja, em três tentativas em cada bloco de seis tentativas. Enquanto a um grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas mais efetivas de cada bloco, ao outro grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas menos efetivas de cada bloco. Foi utilizada a ANOVA a fim de realizar a análise dos dados, utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Discordando dos resultados encontrados em adultos, não foram verificadas diferenças significativas entre os grupos na fase de retenção.


EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ENTRE ADOLESCENTES ESCOLARES DE PELOTAS, RS

Autor(es): D’AVILA, Aline Damé; GUARENTI, Isabelle Maffei; TAPIA, Camila Donini; FERREIRA, Thiago Vernetti; MAIA, Juliana Costa; MENEZES, Ana Maria Baptista; ASSUNÇÃO, Maria Cecília; NEUTZLING, Marilda Borges; MALCON, Maura C.; HALLAL, Pedro Curi; MARQUES, Alexandre
Apresentador: Aline Damé d'Avila
Orientador: Ana Maria Baptista Menezes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Clínica Médica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
INTRODUÇÃO: Há evidências de que o sedentarismo está aumentando na América Latina, sendo este definido como “menos do que 300 minutos por semana de atividade física moderada ou vigorosa”. Adolescentes ativos têm uma maior probabilidade de serem adultos ativos e, esses, têm menor incidência de várias doenças crônicas e de mortalidade precoce. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de um programa de intervenção em atividade física em adolescentes escolares. MÉTODOS: 32 escolas públicas foram sorteadas para o estudo com probabilidade proporcional ao tamanho. Alunos de 13 a 15 anos cursando a 7ª e 8ª séries participaram do estudo. Após o consentimento da escola e dos pais, um questionário auto-aplicável foi respondido pelos estudantes com questões referentes a fumo, dieta e atividade física. Após essa fase pré-intervenção, as escolas foram aleatoriamente divididas em dois grupos: metade no grupo controle e metade no grupo intervenção. As escolas do grupo intervenção foram capacitadas por profissionais do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para aplicarem os conteúdos aprendidos no semestre seguinte e utilizarem em todas as disciplinas o material fornecido. Ao término do semestre, foi reaplicado o mesmo questionário para as 32 escolas. RESULTADOS: os grupos controle e intervenção foram similares no baseline. Não houve diferença estatística entre o grupo controle e o de intervenção quanto ao número de horas que os alunos despendiam em posições sedentárias. A caminhada e o uso de bicicleta como meio de transporte para a escola também não foram afetadas pela intervenção. Combinando transporte ativo e atividades de lazer, a prevalência de sedentarismo foi similar entre o grupo intervenção e o grupo controle tanto no baseline como após a intervenção. CONCLUSÕES: não se observou qualquer mudança na prevalência de sedentarismo pós-intervenção. Cabe ressaltar a alta prevalência de sedentarismo nos adolescentes estudados.


EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO EM FUMO ENTRE ADOLESCENTES ESCOLARES DE PELOTAS, RS

Autor(es): GUARENTI, Isabelle Maffei; D’AVILA, Aline Damé; TAPIA, Camila Donini; MAIA, Juliana Costa; FERREIRA, Thiago Vernetti; MENEZES, Ana Maria Baptista; ASSUNÇÃO, Maria Cecília; NEUTZLING, Marilda Borges; MALCON, Maura C.; HALLAL Pedro Curi.
Apresentador: ISABELLE MAFFEI GUARENTI
Orientador: Ana Maria Baptista Menezes
Instituição/Departamento: Faculdade de Medicina-UFPel/Clínica Médica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Introdução – A adição à nicotina geralmente começa na adolescência. Cerca de 90% dos adultos fumantes tornam-se dependentes antes da idade dos 19 anos. Estudos brasileiros mostram que, de aproximadamente 30 milhões de adolescentes entre idades de 10 a 19 anos, 2,7 milhões são fumantes. O objetivo do presente estudo foi avaliar a efetividade de um programa de intervenção em fumo. Métodos – 32 escolas públicas foram sorteadas para o estudo com probabilidade proporcional ao tamanho. Alunos de 13 a 15 anos cursando a sétima e oitava série participaram do mesmo. Após o consentimento da escola e dos pais dos alunos, um questionário auto-aplicável foi respondido pelos estudantes. O questionário continha questões referentes a fumo, dieta e atividade física. Após essa fase pré-intervenção, as escolas foram aleatoriamente divididas em dois grupos: 16 escolas compunham o grupo controle e 16, o grupo intervenção. As escolas do grupo intervenção foram capacitadas por profissionais do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para aplicarem os conteúdos aprendidos no semestre seguinte e utilizarem em todas as disciplinas o material fornecido pelo INCA. Ao término do semestre, foi reaplicado o mesmo questionário para as 32 escolas. Foi considerado fumante quem “fumou pelo menos 1 cigarro nos últimos 30 dias”. Resultados – A prevalência de fumo no grupo controle e de intervenção foi de 7,5%, tanto no baseline como pós-intervenção. Quanto às questões referentes ao conhecimento sobre fumo, observou-se uma melhora significativa no grupo intervenção (p < 0,001), inclusive em relação aos seus malefícios. Conclusões - Apesar da intervenção não ter mostrado efeito na prevalência de fumo pós-intervenção, observou-se melhora do conhecimento dos alunos sobre o tema.


EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS DE ALIMENTAÇÃO EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE PELOTAS, RS.

Autor(es): TAPIA, Camila Donini; D’AVILA, Aline Damé; GUARENTI, Isabelle Maffei; FERREIRA, Thiago Vernetti; MAIA, Juliana Costa; MENEZES, Ana Maria Baptista; ASSUNÇÃO, Maria Cecília; NEUTZLING, Marilda Borges; MALCON, Maura C.; HALLAL, Pedro Curi.
Apresentador: Camila Donini Tapia
Orientador: Ana Maria Baptista Menezes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Clínica Médica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Introdução: a alimentação saudável, juntamente com o fumo e a atividade física, tem se mostrado como os maiores determinantes da saúde de adolescentes e adultos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a efetividade de um programa de intervenção em hábitos alimentares saudáveis. Métodos: alunos de 13 a 15 anos cursando a sétima e oitava séries de 32 escolas públicas participaram do estudo. Após o consentimento da escola e dos pais, um questionário auto-aplicado foi respondido pelos estudantes. O questionário continha questões referentes à alimentação, fumo e atividade física. Após essa coleta de dados (estudo de linha de base), as escolas foram aleatoriamente alocadas em dois grupos: 16 escolas para o grupo controle e 16 para o grupo intervenção. Essas últimas receberam um curso de capacitação, ministrado por profissionais do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que abordou aspectos relativos à prevenção e abandono do tabagismo, incentivo à prática de atividade física e à adoção de hábitos de alimentação saudável. O INCA também forneceu as escolas materiais educativos. Ao término do semestre, foi reaplicado o mesmo questionário para as 32 escolas. A variável “Hábito de alimentação saudável” foi baseada nos “10 passos para uma alimentação saudável” propostos pelo Ministério da Saúde. Nove itens foram analisados sendo que cada item recebia o valor um ou zero caso fosse ou não cumprido, respectivamente. O somatório destes valores deu origem a um escore de alimentação, que variou de zero a nove, sendo este maior à medida que a alimentação caracterizava-se por ser mais saudável. Resultados: o escore de alimentação saudável não se modificou entre os períodos pré e pós-intervenção. Quanto ao conhecimento sobre hábitos de alimentação saudável, também não foi observado nenhuma diferença estatística entre a fase pré e pós-intervenção. Conclusões: a intervenção não foi capaz de mudar hábitos nem conhecimento sobre alimentação saudável.


EPIDEMIA DE CESARIANAS EM PELOTAS – RS: COMPARAÇÃO ENTRE TRÊS COORTES

Autor(es): HALLAL,Elisa Curi; HALLAL,Pedro Curi; MATIJASERIC,Alicia; VICTORA, Cesar Gomes
Apresentador: Elisa Rodrigues Curi Hallal
Orientador: Cesar Gomes Victora
Instituição/Departamento: UFPel/Centro de Pesquisas Epidemiológicas
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Brasil tem um dos maiores índices de cesarianas do mundo (38% em 2001). No ano de 1982, de todos os nascimentos na cidade de Pelotas-RS, 27,6% foram por parto cesáreo. Em 1993, na mesma cidade, a prevalência de cesarianas foi de 30,5%. Estes índices são bem mais elevados do que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (10 a 15%). O objetivo do presente estudo foi verificar o percentual de cesariana em 2004 e compará-lo com os anos de 1982 e 1993. MÉTODOS: Estudo prospectivo de coorte, abrangendo todos os nascimentos urbanos na cidade de Pelotas-RS, no ano de 2004. RESULTADOS: O número de partos em 2004 foi de 4471. A prevalência de cesarianas de 44,7%. A prevalência de cesarianas no Sistema Único de Saúde foi de 35,9% e no setor privado de 84,2%. DISCUSSÃO: O índice de cesarianas é excessivo e vem crescendo nas últimas décadas. Embora os números sejam elevados tanto no SUS como no setor privado, neste último o quadro é mais alarmante. São necessárias medidas de conscientização de médicos e pacientes que o parto cesáreo se trata de um procedimento com riscos materno-fetais aumentados e custo excessivo ao sistema de saúde.


ESTUDO COMPARATIVO DA ANÁLISE QUANTITATIVA DAS AGNORS EM AMELOBLASTOMAS UTILIZANDO O MÉTODO VISUAL E COMPUTADORIZADO.

Autor(es): KRAUSE, Cristina; SANTOS, Anna; RIVEIRO, Elena; COSTA, Márcio; TARQUINIO, Sandra
Apresentador: Cristina Iorio Krause
Orientador: Sandra Beatris Chaves Tarquinio
Instituição/Departamento: UFPel/semiologia e Clínica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O objetivo deste trabalho é a validação de um software para análises quantitativas de células ou elementos celulares. Esse sistema computacional foi desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia Biomédica da Universidade Católica de Pelotas em conjunto com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas. Para esse estudo foi realizada a técnica do AgNOR, em dez casos de ameloblastoma (AM), utilizando-se cortes de 5 mm de material fixado em formol e emblocado em parafina. As lâminas, montadas em Permountâ, foram submetidas à análise quantitativa das AgNORs por dois métodos: visual e o automático. Para o método visual foi utilizado um retículo acoplado à ocular de um microscópio, em aumento de 1000x, e a contagem do número de NORs¤núcleo foi feita em 100 células. Para o método de análise automática foram obtidas imagens capturadas por uma microcâmera (aumento de 1000x) e a contagem foi realizada, por meio do software, em diferentes campos até totalizar 100 células. A análise dos resultados, empregando-se o teste t de Student para amostras pareadas, não demonstrou diferença estatisticamente significante (p>0,05) entre as médias dos dois grupos. Desta forma, conclui-se que o programa em estudo possui acurácia satisfatória quando comparado ao método visual tradicional. Sendo assim, recomenda-se sua utilização como ferramenta eficiente para análise quantitativa de AgNORs. Aperfeiçoamentos no software devem ser realizados para permitir outros tipos de análise como por exemplo análise morfológica de estruturas celulares.


ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DIFERENTES PROTOCOLOS DE EXTRAÇÃO DE DNA A PARTIR DE LEUCÓCITOS DE SANGUE VENOSO PERIFÉRICO HUMANO

Autor(es): SANTOS, Betânia Rodrigues; NUNES, Ana Paula; OLIVEIRA, Isabel Oliveira de
Apresentador: Betânia Rodrigues dos Santos
Orientador: Isabel Oliveira de Oliveira
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Fisiologia e Farmacologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
A literatura cita o método de fenol-clorofórmio para a extração de DNA. Uma vez que esse reagente é considerado nocivo à saúde e seus resíduos na amostra podem acarretar inibição nas reações em cadeia da polimerase, decidiu-se testar 4 protocolos distintos (A, B, C e D), tomando como base o protocolo de Muller e colaboradores publicado em 1988. Considerando nosso interesse em obter um banco de DNA a partir de leucócitos de sangue venoso periférico de 4.500 indivíduos nascidos em Pelotas no ano de 1982, objetivou-se avaliar se modificações nas etapas de precipitação e lavagem melhoram a eficiência da extração, com ganhos qualitativos e quantitativos no DNA genômico extraído. A partir de 12 diferentes indivíduos, foram colhidas amostras de 20 ml de sangue com EDTA (25 mM), os quais foram divididos em 4 alíquotas de 5 ml para serem processados através de cada um dos protocolos avaliados. Os protocolos A e B utilizam cloreto de sódio a 6M para precipitação, enquanto os protocolos C e D acetato de sódio a 3M. Nas etapas de lavagem, os protocolos A e C utilizam etanol 70% para as duas primeiras; nos protocolos B e C a primeira lavagem é composta de solução etanol 76% e acetato de sódio 0,2M seguida de lavagem em etanol 76% e acetato de amônio 10mµ. Como processo final a terceira lavagem, de todos os protocolos, é realizada com etanol absoluto. Após a completa evaporação do mesmo o DNA é ressuspendido em 400 µl de TE. pH 8.0. A avaliação das amostras do DNA extraído está sendo realizada através de leitura da densidade óptica em espectofotômetro a 260 e 280 nm e gel de agarose 0,8%. A análise estatística realizada por teste de Wilcoxon Pareado demonstra haver diferença significativa na concentração de DNA entre os protocolos A e C (p=0,006), A e D (p=0,004), B e C (p=0,019), B e D (p=0,004); mas não entre os protocolos A e B (p=0,084). De forma semelhante, na análise das leituras da relação 260/280 revela diferença significativa entre os protocolos A e C, A e D, B e C, B e D, mas não entre A e B (p=0,191). Os resultados preliminares obtidos através da análise espectofotométrica indicam que o uso de acetato de sódio 3M na etapa de precipitação não melhora o protocolo inicial, que é composto de cloreto de sódio 6M; bem como a lavagem do precipitado com acetatos ao invés de etanol 70%.


ESTUDO DA CONCENTRAÇÃO DE FLÚOR E POTENCIAL EROSIVO DE BEBIDAS QUENTES

Autor(es): MARON, Anelise Schäfer; SILVA, Viviane Maciel; LUND, Rafael Guerra; DEL PINO, Francisco Augusto Burkert.
Apresentador: Anelise Schäfer Maron
Orientador: Francisco Augusto Burkert Del Pino
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de Bioquímica
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE LESÕES BUCAIS E FATORES ASSOCIADOS EM PACIENTES HIV + ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA - RS

Autor(es): FERREIRA, Fabiana Vargas; SANTOS, Bianca; KAIZER, Marina; GASPARIN, Adriano Baraciol; OLIVEIRA, Marcia Oliva de
Apresentador: Adriano Baraciol Gasparin
Orientador: Marcia Oliva de Oliveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/Estomatologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO DE CASO DA SINDROME DE FOURNIER

Autor(es): MICHELS,Marima; VASQUEZ, Jamila; FONTANA, Michelle; CARVALHO, Priscila; DE OLIVEIRA, Vanessa; STOLZ, Pablo; AZEVEDO, Norlai
Apresentador: MARIAMA DO AMARAL MICHELS
Orientador: PABLO VIANA STOLZ
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/FACUDADE DE ENFERMAGEM E OBSTETRICIA
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A Síndrome de Fournier é uma forma específica de gangrena sinérgica, envolvendo escroto e períneo onde há um processo necrosante de tecido subcutâneo. Tem causa desconhecida, mas com infecção mista: germes anaeróbios (Clostridium, Streptococci) e aeróbios (E. coli, Staphylococcus epidermidis). A mortalidade gira entre 25 a 32%. O quadro clínico demonstra dor escrotal súbita em clientes sem qualquer queixa, infecção rápida e grave, com prostração e inconsciência. A explicação pela preferência da região escrotal, se dá principalmente por uma falta de higiene, associada à anatomia regional a qual alberga bactérias. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de dois professores e acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da UFPel, no cuidado prestado a um cliente com diagnóstico de Síndrome de Fournier. Utilizou-se observação-participante, a qual se realiza através do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para obter informações sobre a realidade dos atores sociais. Cuidamos do cliente no período da tarde, em um hospital Universitário do interior do RS, no decorrer do estágio curricular de Saúde do Adulto II. O mesmo recebeu todos os cuidados pertinentes à sua patologia. Embora não tivéssemos alcançado resultados científicos, observamos que os cuidados de enfermagem foram essenciais para melhoria do quadro deste cliente, inclusive ampliando seu conhecimento em relação às atividades de autocuidado, principalmente no que tange a importância de uma higiene rigorosa da região afetada e de seguir rigorosamente o tratamento prescrito. Ao final deste trabalho chegamos a conclusão de que ao prestar os cuidados necessários conseguimos ajudar o cliente a conhecer um pouco mais da sua doença e lidar melhor com ela. Percebemos que com os cuidados de enfermagem adequados e a colaboração do cliente, o tratamento torna-se mais efetivo sendo possível alcançar o objetivo final que é a cura do cliente.


ESTUDO IN VITRO DA EFETIVIDADE ANTIMICROBIANA DE DIFERENTES ENXAGÜATÓRIOS BUCAIS – PROVA DE SENSIBILIDADE PELO MÉTODO DE DIFUSÃO RADIAL EM ÁGAR COM AUXÍLIO DE DISCO DE PAPEL

Autor(es): MÜLLER, Sofia Firpo; SOUSA, Ezilmara Leonor Rolim; AVER, Gládis Ribeiro; BOEIRA, Gregori Franco; LUND, Rafael Guerra
Apresentador: Sofia Firpo Müller
Orientador: Ezilmara Leonor Rolim Sousa
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia - UFPel/Semiologia e Clínica
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Em virtude da grande importância dos anti-sépticos na complementação da higiene bucal, este estudo teve por objetivo avaliar “in vitro” a atividade antibacteriana de quatro soluções de enxágüe, Periogard®(PE), Listerine®(LI), Malvatricin®(MA) e Plax®(PLA), sendo utilizado a água destilada como grupo controle (CTRL). Analisou-se a ação inibitória em cepas puras de Streptococcus mutans (UA159), Streptococcus sobrinus (6715) e Staphylococcus aureus (ATCC 10556), pelo método de difusão em ágar utilizando discos de papel. A suspensão bacteriana foi realizada em 5ml de água destilada na concentração equivalente a 0,5 da escala de Mc Farland. Em seguida, foram plaqueadas alíquotas de 0,1ml das suspensões bacterianas com auxílio de swab estéril, em 20ml de meio BHI ágar. Discos de papel estéreis (6mmÆ), embebidos em 50ml das soluções testadas, foram aplicados na superfície do ágar e então, incubados a 37oC por 48h em atmosfera de microaerofilia (S.mutans e S.sobrinus) e aerobiose(S. aureus). O experimento foi realizado com três ensaios em triplicata. Os resultados foram colocados em planilha e analisados através do programa GMC 8.0. A leitura do diâmetro dos halos, com régua milimetrada revelou diferentes atividades de inibição das soluções para S. aureus, S. mutans e S. sobrinus, respectivamente: PE=17,3(±1,3)mm; 20,3(±3,2)mm e 19,1(±2,8)mm; LI=0(±0)mm; 0(±0)mm; e 1,3(±3,3)mm; MA=17,9(±13,5)mm; 12,3(±2)mm; e 14,2(±3)mm; PLA: 37,2(±11,1)mm; 24,9(±2,9)mm e 30,9(±10,2)mm; e CTRL=0(±0)mm; 0(±0)mm; e 0(±0)mm. Com base na metodologia empregada concluiu-se que os enxagüatórios apresentaram diferentes potenciais antimicrobianos frente aos microrganismos testados e que a solução Listerine® apresentou efeito inibitório insignificante quando comparada as demais soluções testadas.


EVOLUÇÃO DAS PREVALÊNCIAS DE ANEMIA DOS PRÉ-ESCOLARES DA CIDADE DE PELOTAS, RS

Autor(es): OZÓRIO, Angélica Borges; KRÜGER, Graciela Harras; MENEZES, Marciane; COUTO, Shanda Freitas; GIGANTE, Denise Petrucci
Apresentador: ANGÉLICA BORGES OZÓRIO
Orientador: DENISE PETRUCCI GIGANTE
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/NUTRIÇÃO
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
A anemia representa a carência nutricional de maior magnitude em nível mundial. A principal conseqüência da falta de ferro em pré-escolares é o déficit no desenvolvimento psicomotor. Segundo a OMS, a anemia é mais comum em crianças menores do que em crianças maiores. Devido a isto, este estudo teve como objetivo avaliar a evolução da prevalência de anemia das crianças matriculadas nas EMEIs de Pelotas, RS. Para isso, foram realizados dois estudos transversais, sendo o primeiro no período de março a junho de 2004 quando foram estudadas 1278 crianças e o segundo no período de dezembro de 2004 a janeiro de 2005, incluindo 1157 crianças com idade de 1 a 7 anos. A dosagem de hemoglobina sérica foi feita através do fotômetro portátil Hemocue. Seguindo as recomendações da OMS considerou-se anemia quando os níveis de hemoglobina foram inferiores a 11 g/dl. Para a definição dos graus de anemia, optou-se pelas seguintes categorias: anemia leve (9 a 10,9 g/dl) e anemia moderada a grave (<9 g/dl). Também foi realizada avaliação antropométrica através dos indicadores P/A, P/I e A/I, tomando como padrão de referência a tabela do NCHS. Dados sobre as crianças foram coletados através de questionários padronizados aplicados aos pais. Houve redução da prevalência da anemia, passando de 49,2% para 32,7%, com aumento do valor médio da hemoglobina, de 10,8 g/dl para 11,5 g/dl. A anemia mostrou-se mais prevalente nas crianças menores de 36 meses nas duas avaliações (p<000,1). A anemia considerada leve reduziu de 36,6% para 27%. A anemia de maior gravidade também sofreu redução, passando de 12,6% para 4,9%. É importante considerar que o aumento nas idades das crianças, por si só, contribui com a redução da prevalência de anemia. Além disso, a permanência na escola em tempo integral, a partir de março de 2004, pode ter sido uma garantia a um maior acesso à alimentação adequada. Apesar da redução da prevalência esta se mantém elevada, caracterizando a situação como um grave problema de saúde pública entre os pré-escolares de Pelotas.


FEEDBACK AUTO-CONTROLADO E APRENDIZAGEM DE UMA TAREFA MOTORA COM CONTROLE DE FORÇA EM ADULTOS

Autor(es): MEDEIROS, Franklin; KAEFER, Angélica; CHIVIACOWSKY, Suzete
Apresentador: Franklin Medeiros
Orientador: Suzete Chiviacowsky
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Escola Superior de Educação Física
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos da freqüência de conhecimento de resultados (CR) auto-controlada com freqüências externamente controladas, na aprendizagem de uma tarefa motora com demanda de controle de força em adultos. Foram utilizados vinte e oito sujeitos, distribuídos em dois grupos. A tarefa requeria que os participantes pressionassem um dinamômetro manual analógico com o objetivo de acertar 50% da força máxima. A análise dos dados foi realizada através da ANOVA One-way, utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Foi observada forte tendência de melhores resultados para o grupo externamente controlado, apesar de nenhuma diferença significativa ter sido encontrada.


FIBROMA DE CÉLULAS GIGANTES: UM ESTUDO RETROSPECTIVO

Autor(es): VANTI,Suzana;OLIVEIRA,Simone;ZUCHETTO,Grasieli;MACHADO,Ana Helena;LUCAS,Fernanda;WEBER,Gustavo
Apresentador: Simone Dias de Oliveira
Orientador: Ana Paula Neutzling Gomes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Semiologia e Clínica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Fibroma de células gigantes: um estudo retrospectivo O fibroma de células gigantes (FCG) é um tumor de tecido conjuntivo fibroso com características clinicopatológicas distintas, descrito pela primeira vez em 1974, cujo aspecto histológico proeminente é a presença de fibroblastos estrelários e multinucleados. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento retrospectivo de casos de FCG registrados no Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca (CDDB) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, no período compreendido entre janeiro de 1975 e dezembro de 2004, buscando comparar as características clínicas da casuística do Serviço com os dados encontrados na literatura. O trabalho foi realizado através de pesquisa nas fichas de biópsia dos arquivos do CDDB, sendo investigados dados relativos ao sexo, idade e raça dos pacientes, bem como tempo de evolução, localização, dimensão, aspecto e diagnóstico clínico das lesões. No total foram encontrados 89 casos de FCG. Em nossa amostra houve predileção por pacientes do sexo feminino (76,4%) e da raça branca (82%) e a maioria das lesões apresentava menos de um centímetro de diâmetro, coincidindo com os dados pesquisados na literatura. Por outro lado, divergindo de outras casuísticas que apontam a gengiva como sítio de predileção, encontramos maior incidência de localização na língua (47,1%). Além disso, encontramos maior ocorrência em indivíduos adultos, entre a 3º e a 4º década de vida (46%). Com relação ao diagnóstico clínico, verificamos que na maioria das vezes o FCG é confundido com fibroma (65,1%) e algumas vezes com o papiloma (11,2%).


FREQUÊNCIA AUTO-CONTROLADA DE CONHECIMENTO DE RESULTADOS: EFEITOS NA APRENDIZAGEM DE UMA HABILIDADE MOTORA DISCRETA EM CRIANÇAS

Autor(es): MEDEIROS, Franklin; KAEFER, Angélica; CHIVIACOWSKY, Suzete
Apresentador: Franklin Medeiros
Orientador: Suzete Chiviacowsky
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Escola Superior de Educação Física
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


FREQUÊNCIA DE CISTICERCOSE HUMANA EM RELAÇÃO A CASOS EM SUÍNOS ABATIDOS NO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA

Autor(es): RIBEIRO, Cristane; COREZOLLA, José Luís; DICK, Willian; ALBIERO, Ismael; PERONDI, Arlan; CORRÊA, Érico Kunde; LUCIA, Thomaz. Jr.
Apresentador: Ismael Albiero
Orientador: Prof. PhD. Orientador: Thomaz Lucia Jr
Instituição/Departamento: UFPEL Faculdade Veterinária/Departamento de Patologia Veterinária
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A cisticercose suína é uma doença parasitária originada a partir da ingestão de ovos de Taenia solium, cujas formas adultas (teniose) têm o homem como hospedeiro final, acarretando quadros clínicos de dor abdominal e outras manifestações gastrointestinais. A teníase, pode conduzir à cisticercose humana, cuja localização cerebral é a sua manifestação mais grave, podendo levar à morte. A maior contaminação humana se dá indiretamente, através da ingestão de alimentos ou água contaminada com os ovos de Taenia solium (cisticircose) e ingestão de carne suína mal passada portadora de Tênias (teniose). A ocorrência da cisticercose suína é um forte indicador das más condições sanitárias dos plantéis. A erradicação da tênia T. solium e T. saginata, é perfeitamente possível, através de um sério trabalho nas áreas de saúde pública e bons métodos de produção animal. Este trabalho objetivou analisar o número de casos de cisticircose humana no município de Concórdia relacionando-o com a frequência de casos positivos em animais abatidos. Foram coletados dados da rede municipal de Saúde, sobre o número casos, formas de diagnósticos e localidade de habitação do paciente. Buscou-se dados na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola e Santa Catarina (responsável pela Inspeção Sanitária dos animais abatidos) sobre o número de suínos abatidos no município com cisticercose. No ano de 1998, foi notificado um caso em humano por Tomografia Computadorizada. O paciente residia em Habitação com saneamento básico. Outro caso, também notificado por Tomografia Computadorizada, ocorreu no ano de 2004, o paciente residia em local com saneamento básico. Nos últimos dez anos não foram registrados casos de cicticircose em suínos abatidos no município de Concórdia. Portanto. as possíveis causas da cisticircose humana no município, podem ser pelo consumo de alimentos mau higienizados ou carne suína não inspecionada, sugerindo uma maior controle do município sobre a carne clandestina.


FREQÜÊNCIA DE TABAGISMO ENTRE ESTUDANTES DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFPEL-RS NO ANO DE 2005

Autor(es): SPANEMBERG, Juliana Cassol; SARI, Janaine; POLLA, Giovane Heidi; CONDE, Marcus Cristian Muniz; MAGALHÃES, Bianca Silva; GOMES, Ana Paula Neutzling
Apresentador: Marcus Cristian Muniz Conde
Orientador: Ana Paula Neutzling Gomes
Instituição/Departamento: FO-UFPel/Departamento de Patologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Os prejuízos causados à saúde pelo fumo são amplamente conhecidos, no entanto, a OMS considera o tabagismo uma epidemia ainda em expansão, especialmente nos países em desenvolvimento. Diversas doenças sistêmicas relacionam-se com o hábito de fumar. Na cavidade oral, este hábito tem sido relacionado com carcinomas, candidíase, doença periodontal e pigmentações dentárias extrínsecas, entre outras. Supõe-se que os estudantes da área da saúde conheçam os efeitos lesivos do ato de fumar, devendo ser os principais desencorajadores desse ato. Informações sobre usuários de tabaco podem subsidiar o trabalho de profissionais na área da saúde, tanto na elaboração e no aperfeiçoamento de programas de prevenção do tabagismo, quanto no tratamento da dependência. Dados específicos sobre a prevalência de fumantes entre os estudantes de odontologia são escassos. O objetivo do estudo foi estabelecer a prevalência do tabagismo entre os alunos da Faculdade de Odontologia da UFPel, no ano de 2005. Essa pesquisa foi realizada através de um questionário aplicado aos alunos, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. A amostra foi composta por 222 alunos de todos os semestres, os quais concordaram em participar do estudo através de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise dos resultados foi realizada através do programa SPSS 10. Em nossa amostra 10,4% dos alunos eram fumantes, 3,2% ex-fumantes e 86,5% não fumantes. Entre os fumantes, 16,7% adquiriram o vício após iniciarem a faculdade. Dos fumantes, 31% mantinham o hábito há mais de 2 anos. Quanto ao sexo, 15 entrevistados não informaram este dado. Dos 207 que responderam, 76 eram homens e destes 7,9% fumantes; o total de mulheres foi de 131 sendo que destas 11,5% eram fumantes. Tendo em vista que apenas 57,21% do total de alunos responderam ao questionário, é necessário realizar uma complementação deste estudo para que se obtenha uma amostra mais fiel sobre a realidade da comunidade discente da FO-UFPel.


FUNGOS DO GÊNERO ASPERGILLUS: UM RISCO DE INFECÇÃO OPORTUNISTA

Autor(es): ZILLMER, Juliana Graciela V.; DIAS, Andrea Basilio; FAGUNDES, Renata; FREITAS, Renata; XAVIER, Melissa; MADRID, Isabel; MEIRELES, Mario Carlos A.; NOBRE, Marcia O.
Apresentador: JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER
Orientador: MARCIA DE OLIVEIRA NOBRE
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Nas últimas décadas os fungos emergiram como potenciais patógenos para humanos imunocomprometidos, sendo o Aspergillus spp um importante agente de infecções oportunistas, o qual possui uma grande ubiqüidade. O estudo foi realizado com objetivo de isolar e identificar fungos do gênero Aspergillus Sp, em amostras coletadas de superfície, ambiente e água em Centro de Saúde (Pelotas-RS). Foram feitas três coletas com intervalo de 30 dias do ambiente (seis amostras), superfície (quinze) e de água (seis) coletadas de salas de procedimentos desta unidade. As ambientais foram obtidas pela técnica de sedimentação, abertas por quinze minutos; as de superfície foram colhidas com zaragatoa umedecido em solução salina, ambas estéreis, utilizando-se a técnica de esgotamento. Todas as amostras foram cultivadas em placas contendo ágar Sabouraud dextrose acrescido de clorafenicol. Para a análise da água, foram obtidas amostras (100ml), do reservatório e da torneira de forma asséptica, através de flambagem. Posteriormente a amostra foi homogeneizada e 1ml foi diluído em 9ml de água destilada estéril e novamente homogeneizado, sendo retirado 0,1ml desta diluição para cultivo (triplicata) em ágar Sabouraud dextrose com clorafenicol, utilizando alça de Drigalsky. Todas as amostras foram incubadas a 28°C por até sete dias. Após incubação realizou-se identificação macro e microscópica das colônias, com exame direto entre lâmina e lamínula corado pelo lactofenol azul de algodão. Foram isolados fungos do gênero Aspergillus em duas (40%) das amostras de superfície, em uma (17%) das amostras do ambiente e em seis (100%) das amostras obtidas da água. Os isolados foram classificados como Aspergillus niger, A. flavus, A. fumigatus e Aspergillus sp. Os resultados demonstram a ubiqüidade deste fungo oportunista, responsável por infecções alérgicas e invasivas, representando risco nos organismos susceptíveis, enfatizando a importância da desinfecção nos locais de assistência a saúde.


FUTEBOL DE VETERANOS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESPORTE CLUBE CRUZEIRO

Autor(es): Julia Coelho Quintana, Cláudia Hartwig, Geisa Portelinha Coelho, Gabriela Nilson, Luiz Carlos Rigo
Apresentador: Julia Coelho Quintana
Orientador: Luiz Carlos Rigo
Instituição/Departamento: Escola Superior de Educação Física/Ginástica e Saúde
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Envolvidos na temática de que o esporte é um meio utilizado por jovens e adultos para cultivar amizades, além de ser um importante fator de aceitação social, utilizamos como objeto de pesquisa 14 jogadores da categoria veteranos do Esporte Clube Cruzeiro - Canguçu -RS. Na fase de coleta de dados usamos entrevistas com jogadores e treinador do time. Estas nos permitiram conhecer melhor o clube e a organização dos veteranos para que pudéssemos realizar um estudo mais aprofundado sobre a modalidade esportiva (futebol) e o time em questão. Após análise dos resultados, montamos gráficos que comprovam que o que os leva a continuar jogando futebol é o gosto por este esporte e, principalmente, a interação social resultante das práticas de lazer.


HETEROCONTROLE DO FLUORETO DAS ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL

Autor(es): DUARTE, Anaí; DEL PINO, Francisco Augusto Burkert ;MARON, Anelise; SILVA, Viviane; MOURA, Flávio Renato Reis de; LUND, Rafael ; BASTOS, Francisco
Apresentador: Anaí Duarte
Orientador: Francisco Augusto Burkert Del Pino
Instituição/Departamento: UFPel/Bioquímica
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO DIAGNOSTICADO TARDIAMENTE

Autor(es): OLIVEIRA, Áurea Carolina M. de Sousa; SILVEIRA, Cristina Echenique; SPIANDORELLO Vinicius
Apresentador: Áurea Carolina Machado de Sousa Oliveira
Orientador: Arnaldo de Souza Teixeira Júnior
Instituição/Departamento: APAE Anapolis-GO/Pediatria
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Neste estudo foi descrito o caso de uma paciente de um ano e seis meses, com suspeita diagnóstica de Síndrome de Down, mas que após exames e avaliação do quadro clínico foi constatado hipotireoidismo congênito (HC).O hipotireoidismo congênito (HC) se define como a deficiência na produção, secreção e ação dos hormônios tireoidianos, devido a alterações morfológicas e funcionais, ou ausência da glândula tireóide, como conseqüência de um defeito genético que se manifesta durante o desenvolvimento embrionário, ou nos primeiros meses de vida. Atinge 1:4000 neonatos caucasianos e 1:32000 neonatos negros, principalmente do sexo feminino (2:1). Os hormônios tireoidianos são essenciais para o desenvolvimento e maturação cerebral, além de serem necessários para inúmeras funções vitais como crescimento somático, ossificação, termogênese, controle da freqüência cardíaca (FC) e capacidade morfogênica. De todas as funções, o desenvolvimento cerebral é a mais afetada no HC, sendo alterado irreversivelmente e em diferentes graus, de acordo com a duração e com gravidade da deficiência. Ressalta-se a necessidade de diagnóstico precoce e tratamento adequado capazes de evitar a evolução desfavorável dessa doença, como atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) e físico, já que o adequado desenvolvimento mental está relacionado com o início rápido do tratamento, e o prognóstico é melhor se esse for iniciado antes dos três meses de vida. Por essa razão, a detecção precoce dos casos de HC constitui uma prioridade básica. A triagem neonatal, também conhecida como Teste do Pezinho, é o método ideal para essa detecção, principalmente porque a maioria dos recém-nascidos afetados não apresenta alterações clínicas evidentes, apenas 3 – 5 % dos casos possuem manifestações características.


IDENTIFICAÇÃO DA PRESENÇA DE ALTERNARIA SP EM AMBIENTE AMBULATORIAL.

Autor(es): DIAS, Andrea B.; FAGUNDES, Renata; ZILLMER, Juliana; DIAS, Renata; CLEFF, Marlete ; MEIRELES, Mario C.A; NOBRE, Márcia
Apresentador: Andrea Basilio Dias
Orientador: Márcia de Oliveira Nobre
Instituição/Departamento: UFPEL/DEPARTAMENTO DE VETERINÁRIA
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A partir do advento das síndromes imunossupressoras, há uma preocupação especial com patógenos oportunistas. Dentre esses se podem destacar a espécie fúngica Alternaria como, causadora de sinusite, asma, osteomielite, otites e conjuntivites em organismos susceptíveis. O objetivo deste trabalho foi identificar a presença de Alternaria sp em ambientes ambulatoriais. Para isso foram estudadas seis amostras do ambiente e quinze amostras superficiais da sala de procedimentos em Posto de Saúde da cidade de Pelotas, RS. As amostras ambientais foram obtidas pela técnica de sedimentação em placas de Petri contendo ágar Sabouraud dextrose acrescido de clorafenicol, utilizando-se duas placas para cada seis metros quadrados de área, mantidas abertas por quinze minutos; as amostras de superfície foram colhidas com zaragatoa umedecido em solução salina ambas estéreis dos seguintes fômites: Box (3), Mesa (3), Maçaneta (3), Pia (3), Torneira (3), sendo posteriormente cultivadas pela técnica de esgotamento em placas contendo agar Sabouraud dextrose acrescido de clorafenicol.Todas as amostras foram incubadas a 28°C por até sete dias. A microscopia foi realizada através de exame direto entre lâmina e lamínula e pela técnica de microcultivo, utilizando-se em ambos lactofenol azul de algodão. Alternaria sp foi isolada em quatro (80%) das superfícies analisadas e em duas (33,33 %) das amostras do ambiente. Os resultados demonstram a presença da Alternaria sp em ambulatório, comprovando a ubiqüidade deste fungo o que pode potencializar os riscos de infecção oportunista ou secundária em organismos debilitados.


IDENTIFICAÇÃO DA PRESENÇA DE FUSARIUM SP EM SUPERFÍCIES AMBULATORIAIS.

Autor(es): DIAS, Andrea; ZILLMER, Juliana; DIAS, Renata; FAGUNDES, Renata; MEINERZ, Ana Raquel; MARTINS, Anelise ; MEIRELES, Mario Carlos A.; NOBRE, Márcia
Apresentador: Andrea Basilio Dias
Orientador: Márcia de Oliveira Nobre
Instituição/Departamento: UFPEL/Laboratório de Bacteriologia Setor de Micologia da
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


IDENTIFICANDO AS DIFICULDADES DA ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NA ESCOLA

Autor(es): MOUTINHO, Priscila Antunes; NUNES, Eliângela Castilhos.
Apresentador: Priscila Antunes Moutinho
Orientador: Maria da Glória Santana
Instituição/Departamento: UFPel/Enfermagem
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Anualmente, no Brasil, cerca de 4 milhões de jovens tornam-se sexualmente ativos, assim faz-se necessário um comprometimento da sociedade, pois o adolescente quando não bem esclarecido pode alterar seu futuro. O trabalho teve como objetivos identificar as dificuldades dos professores frente à abordagem do tema sexualidade dentro da escola e o seu nível de preparo para tal. Utilizou-se a metodologia de caráter descritivo, exploratório e com uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública, de ensino fundamental, no RS. Sendo sujeitos três professores da referida escola, que lecionam disciplinas da 7ª e 8ª séries. Os procedimentos éticos baseados nas diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos (Resolução CNS 196/96 de outubro de 1996) garantiram aos participantes anonimato e sigilo, preservando a instituição de ensino e a todos os sujeitos envolvidos na pesquisa. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semi-estruturada com cinco questões abertas, estas foram aplicadas na escola aos sujeitos do estudo. Os dados, depois de coletados, foram submetidos a uma leitura reflexiva pelas autoras. Logo foram interpretados e agrupados, e a partir daí analisados no sentido de expor os pontos de contraste ou semelhança em relação à bibliografia e os conhecimentos adquiridos pelas autoras. Assim, chegou a cinco categorias: I Abordando o tema sexualidade na escola e suas dificuldades; II Formação da sexualidade: escola ou família?; III Formação Acadêmica x Sexualidade; IV Velando e Revelando a Sexualidade; V Discutindo sexualidade com os professores dentro da escola. O presente estudo foi fundamental pois através dele identificamos qual o foco que deveremos dar quando na capacitação dos professores, para que estes possam abordar a sexualidade de forma mais adequada com seus alunos. Concluímos que a enfermagem e a educação andam juntas, reafirmando a função do enfermeiro como educador em saúde.


INFLUÊNCIA DE UM RESTAURADOR PROVISÓRIO CONTENDO EUGENOL NA MICROINFILTRAÇÃO DE DOIS SISTEMAS ADESIVOS

Autor(es): AZEVEDO, Eduardo Costa de ; DEMARCO, Flávio Fernando; SPANEMBERG, Juliana Cassol; NEVES, Willian Ribeiro; SAMPAIO, Daiane Bazanella; VELEDA, Bárbara Borges; RUFATO, Carlos Eduardo Dutra; VARASCHINI, Éder Luís
Apresentador: Willian Ribeiro Neves
Orientador: Eduardo Costa de Azevedo
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia - UFPel/Departamento de Odontologia Restauradora
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de um cimento provisório contendo eugenol sobre a capacidade de vedamento de restaurações de resina composta com dois sistemas adesivos: Single Bond e Adper Prompt (3M ESPE). Cavidades Classe V, com margens em esmalte e dentina/cemento, foram preparadas nas faces vestibular e lingual de incisivos bovinos, formando 4 grupos (n=10). Os grupos experimentais receberam restauração provisória com cimento contendo eugenol (IRM, Dentsply Caulk), enquanto os grupos controle foram restaurados com material sem eugenol (Cavit, 3M ESPE). Após 7 dias, as restaurações provisórias foram removidas com curetas e as cavidades restauradas com um dos sistemas adesivos e uma resina composta microhíbrida (Filtek Z-250, 3M ESPE), de acordo com as instruções do fabricante. Os espécimes foram termociclados, imersos em solução de fucsina básica a 0,5% e seccionados longitudinalmente. A penetração do corante foi avaliada sob magnificância (40x). Os dados foram submetidos ao teste estatístico não-paramétrico de Kruskal-Wallis (α=0,05). Nas margens em esmalte, apenas o grupo em que se associou o cimento Cavit ao adesivo Adper Prompt apresentou-se diferente dos demais, com elevada penetração das margens restauradoras (p<0,05). Em dentina/cemento, a associação do adesivo Adper Prompt a ambos cimentos provisórios ocasionou os maiores escores de infiltração (p<0,05). De maneira geral, o adesivo Single Bond não foi afetado pelos cimentos restauradores temporários. Palavras-chave: Eugenol, Adesivos dentinários, Infiltração dentária.


INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DA FAMÍLIA COM UM DOENTE RENAL CRÔNICO

Autor(es): SCHWARTZ, Eda; SWAROWSKY, Graciliana Elise; DI PRIMIO, Aline; CÁRCAMO, Maria Inês; GOMES, Sabrina.
Apresentador: Graciliana Elise Swarowsky
Orientador: Eda Schwartz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Enfermagem
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Introdução: A enfermagem com enfoque na família é um processo de interação humana, no qual o enfermeiro direciona suas intervenções de modo a considerar a família como um todo. A natureza das famílias e de seus membros está tão entrelaçada que ambos serão afetados pelo cuidado de enfermagem (SLUZKI, 1997). Dentre as abordagens teóricas utilizadas para compreensão e intervenção com famílias citamos a teoria sistêmica, que diz que a família é um sistema formado por subsistemas diferentes e interações com outros sistemas. Atualmente, um grupo de docentes de uma Faculdade de Enfermagem do extremo-sul do Brasil tem investido em avaliar e validar metodologias de cuidado às famílias, trabalhando com um modelo de avaliação e intervenção de família, composto de uma avaliação estrutural, de desenvolvimento e funcional preconizado por Wright e Leahey (2002). Objetivo: Apresentar um instrumento de avaliação estrutural empregado para investigar as estratégias que as famílias utilizam ao terem um membro com doença renal crônica. Metodologia: Utilizamos um modelo estrutural que avalia a estrutura interna, externa e o contexto familiar, e tem como instrumento o genograma e o ecomapa. O genograma é uma árvore familiar representando a estrutura familiar interna, tende a seguir gráficos convencionais, genéticos e genealógicos. O ecomapa representa a visão geral da família, retratando relações importantes entre seus membros e o mundo. O instrumento foi aplicado para 12 famílias em sala de espera de unidades de hemodiálise. Resultados: Ao aplicarmos o instrumento foram desencadeadas informações úteis, tanto para os familiares, como para os pesquisadores/enfermeiros, a respeito do funcionamento familiar, propiciando reestruturar comportamentos, relacionamentos e vínculos. Permitimos potencializar suas fortalezas e a necessidade de ser cuidada. Concluímos que o genograma e o ecomapa são importantes instrumentos de coleta de dados que facilitam a avaliação e intervenção nas famílias.


INTER-RELAÇÃO ENDO-PERIODONTAL

Autor(es): SILVA, Deise Avila; SILVA, Luisiane Avila; SOUSA, Ezilmara Leonor Rolim
Apresentador: Deise de Avila Silva
Orientador: Ezilmara Leonor Rolim de Sousa
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia UFPel/Departamento de Semiologia e Clínica
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Teoricamente, a comunicação entre a polpa e o ligamento periodontal ocorre através de foraminas, deltas apicais, canais laterais, acessórios e inter-radiculares, e túbulos dentinários. Outros exemplos desta comunicação podem ocorrer através da reabsorção radicular externa, fraturas radiculares parciais ou totais, defeitos anatômicos (fissuras) das coroas de alguns dentes, procedimentos iatrogênicos, ausência congênita de cemento sobre a dentina radicular, remoção deste durante a profilaxia, o tratamento periodontal ou danos durante uma lesão traumática entre outros. Embora as vias de comunicação entre polpa e periodonto sejam incontestáveis, não há um consenso na justificativa das alterações patológicas da polpa como extensão da doença periodontal. Por meio de uma revisão de literatura objetiva-se abordar o fato de a doença periodontal ter ou não capacidade de iniciar e perpetuar a doença pulpar. Pesquisadores afirmam que não há nenhuma relação entre a severidade da doença periodontal sobre a polpa e consideram ainda que a condição sistêmica do paciente pode exercer uma influência maior sobre a polpa do que o padrão periodontal ou sua idade cronológica, enquanto outros consideram que os túbulos dentinários podem transportar produtos metabólicos tóxicos produzidos durante as doenças pulpares ou periodontais em ambas as direções, que a invasão bacteriana à polpa pode resultar da excessiva mobilidade dentária que causa ruptura e estenose dos vasos apicais e a intervenção cirúrgica com curetas em bolsas periodontais que atingem o ápice do dente pode resultar em necrose pulpar devido ao trauma dos vasos sangüíneos apicais. Diante disso, pode-se concluir que a relação entre endodonto e periodonto é tal que estas duas estruturas não podem ser separadas, e que a causa etiológica verdadeira são os microrganismos e seus subprodutos independente da estrutura que se iniciou a doença.


INVESTIGANDO O COTIDIANO DAS CASAS GERIÁTRICAS DE PELOTAS

Autor(es): DEPRÁ, Aline Scolari; CUNICO, Daiane Canci; THUM, Magali
Apresentador: Daiane Canci Cunico
Orientador: Maria da Glória Santana
Instituição/Departamento: Ufpel/Enfermagem e Obstetrícia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Durante as últimas décadas,admitindo-se o avanço das tecnologias médicas e dos demais setores, a evolução acelerada dos meios de comunicação e informação, a diminuição das taxas de natalidade e mortalidade e o combate às doenças transmissíveis e demais enfermidades. A contribuição de todos esses aspectos do desenvolvimento social humano proporcionará a elevação da esperança de vida e conseqüentemente um aumento crescente da população idosa. Ao estudarmos o ser idoso durante o quinto semestre do curso, sentimo-nos interessadas em conhecer os lares de idosos e o cuidado humano prestado naquele local. Este trabalho, busca conhecer a relação existente entre os lares de idosos e a regulamentação da legislação vigente a eles aplicados. A METODOLOGIA utilizada teve abordagem, exploratória, descritiva e qualitativa. Conforme Triviños(1995,o trabalhoexploratório proporciona maior conhecimento sobre o problema de enfoque, buscando a realidade especifica do mesmo. Foi desenvolvido em Lares de Idosos de pequeno, médio e grande porte.ACOLETA DE DADOS foi realizada atravésde uma entrevista semi-estruturada com questões abertas, as quais foram anotadas, sob o consentimento dos sujeitos,com duração médiadequarenta e cinco minutos.Os sujeitos doestudo, foram cinco diretores de entidades localizadas em Pelotas, que prestam serviços aos idosos,sendo identificados com nome de cores. A ANALISE DOS DADOS - Os dados foram analisados após sucessivas leituras, buscando interpretar e ordenar por categorias, levando em consideração os objetivos propostos. Após agrupados, foram confrontados com a literatura pesquisada e acrescida de reflexões das autoras. Assim, chegou-se a três categorias, que são: 1. Condições de segurança nos lares de idosos; 2. Avaliação do espaço pessoa; 3. Ações e intervenções na saúde do idoso. OS RESULTADOS mostram que os lares de idosos possui uma realidade distante da preconizada pelo ideal humano de saúde. Entendemos que as instituições geriátricas devem melhorar sua estrutura física, aspectos de segurança, recursos humanos e práticas que promovam a saúde, uma vez que esta passa a ser a casa de muitos idosos.


LESÕES RADIOLÚCIDAS PERIAPICAIS: TRATAMENTO CONSERVADOR OU CIRÚRGICO?

Autor(es): BORGES, Wâneza Dias; SOUSA, Ezilmara Leonor Rolim; CUNHA, Gustavo Könsgen; RIBEIRO, Daiane Santos.
Apresentador: Wâneza Dias Borges
Orientador: Ezilmara Leonor Rolim de Sousa
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia - UFPel/Semiologia e Clínica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
As lesões periapicais se desenvolvem em resposta à infecção presente no interior do canal radicular. A cura ou reparo da região está relacionado à correta execução de todas as etapas do tratamento endodôntico: neutralização do conteúdo radicular, preparo químico-mecânico, necessidade de medicação intracanal e obturação do conduto radicular. Diante disso, o objetivo desse trabalho é discutir, com base na literatura, os fatores que estão relacionados à decisão do momento em que a terapêutica cirúrgica, frente às lesões radiolúcidas, deva ser iniciada. Frente a uma lesão radiolúcida, e respeitando os princípios cirúrgicos básicos, a escolha inicial do tratamento deverá ser a endodontia, seja através da abordagem do canal radicular ou do seu retratamento. A partir daí, alguns pesquisadores indicam a proservação dos casos em que, após a realização do tratamento endodôntico, o tamanho da lesão diminuiu ou não sofreu alteração, pois, a presença da radiolucidez pode representar uma cicatriz apical. Porém, quando houver pino intra-radicular sem condições de remoção, aumentando o risco de fratura da raiz, ou calcificações, a execução do tratamento endodôntico pela via convencional pode ser impossível. Nesses casos, é necessária a exposição cirúrgica para que a retro-instrumentação e obturação do canal sejam realizadas, seguidas da curetagem do processo patológico. É fundamental que os profissionais possuam este conhecimento, aliado ao bom senso clínico, para que indiquem procedimentos cirúrgicos somente quando necessários.


MEMÓRIAS DO PET/ESEF: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autor(es): Lisiane Costa da Silva,Julia Coelho Quintana ,Priscila Postali Cruz , Shana Ginar da Silva , Claúdia dos Passos Hartwig
Apresentador: Cláudia dos Passos Hartwig
Orientador: Luiz Carlos Rigo
Instituição/Departamento: Escola Superior de Educação Física/Ginástica e Saúde
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O Programa PET (antigo Programa Especial de Treinamento e atual Programa de Educação Tutorial) instituído pela SESU-MEC nos anos 80 junto as Universidades Brasileiras se caracteriza como uma iniciativa inovadora para as proposta de ensino superior. Ao central sua atenção no princípio do trabalho em grupo e da formação a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão, os Grupos Pets vêm se caracterizando como um programa que exerce um diferencial qualitativo significativo nos cursos de graduação, atuando na formação dos acadêmicos petianos e na qualificação dos currículos onde estão inseridos. Tomado como ponto de partida a importância que o Programa alcançou no cenário brasileiro e as discussões pautadas pelo repensar do ensino de graduação esta pesquisa objetiva construir uma Memória do Grupo PET/ESEF /UFPel, o qual está em atividade desde 1991. Através da Metodologia da História Oral estamos estabelecendo um dialogo entre fontes escritas (acervo do PET/ESEF; atas, relatórios, folders de eventos, documentos etc.) fontes imagéticas (fotografias pessoais dos antigos participantes e do acervo do PET/ESEF) e fontes orais (entrevistas com os três professores que foram tutores do programa e contatos telefônicos com os ex-petianos) com vistas a construir uma memória do grupo. Além de descrever os diferentes momentos do grupo (os componentes e as ações principais de cada período) estamos dedicando uma atenção especial para a análise sobre a intervenção do programa na formação dos ex-petianos e na atuação junto a graduação da ESEF/UFPel.


MONITORAMENTO E AVALIAÇAO DO PROGRAMA DE EXPANSAO E CONSOLIDAÇAO DA SAÚDE DA FAMILÍA (PROESF): PROCESSO DE CONTROLE DE QUALIDADE

Autor(es): VAN DER LAAN, Helena Souza; SANTOS, Bianca Ortiz dos; REYES, Indira Valente; BUBLITZ, Giuliano Stefanello; PANIZ, Vera Maria Vieira; TOMASI, Elaine; FACCHINI, Luiz Augusto; FASSA, Anaclaudia Gastal; PICCINI, Roberto; THUMÉ, Elaine; SIQUEIRA, Fernando
Apresentador: Helena Souza van der Laan
Orientador: Anaclaudia Gastal Fassa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
INTRODUÇÃO: O PROESF é uma iniciativa do Ministério da Saúde, dirigida à organização e ao fortalecimento da Atenção Básica à Saúde no país, particularmente em municípios com mais de 100.000 habitantes. O monitoramento e avaliação deste programa estão sendo realizados pelo Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas em 41 municípos distribuídos em dois estados da região sul e cinco da região nordeste. Há um desafio logístico em realizar o controle de qualidade devido à dimensão do programa. OBJETIVO: Descrever o processo de realização do controle de qualidade da pesquisa “Monitoramento e Avaliação do PROESF”. METODOLOGIA: O controle de qualidade está sendo realizado por telefone mediante a aplicação de questionário reduzido, com o objetivo de atingir 5% da amostra do estudo. Para padronizar e qualificar a coleta de dados uma pessoa especialmente treinada para este fim efetua o contato telefônico. O diferencial deste controle está no fato de haver a checagem imediata da consistência das informações, através de uma planilha. Esta contém algumas respostas referidas pelo entrevistado no contato feito pelo supervisor do trabalho de campo e será comparada com as respostas no momento da aplicação do questionário do controle de qualidade. Esta medida confere a detecção precoce de possíveis erros na coleta dos dados e possibilita intervenção imediata junto ao supervisor. Será também realizada a checagem posterior da consistência das informações através do índice kappa. CONCLUSÃO: Esta maneira dinâmica de realizar o controle de qualidade mostra-se eficiente, pois além de realizar uma avaliação do processo que está ocorrendo no trabalho de campo também auxilia no aperfeiçoamento da coleta de dados.


MULHER PERCEBENDO SUA MASTECTOMIA

Autor(es): MICHELS,Mariama; LEÃO, Janaiana; SANTANA, Maria da Glória; BIELEMANN, Valquiria
Apresentador: MARIAMA DO AMARAL MICHELS
Orientador: MARIA DA GLÓRIA SANTANA
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/FACUDADE DE ENFERMAGEM E OBSTETRICIA
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O enfrentamento da mastectomia pela mulher, torna-se difícil tanto pelos aspectos físicos como emocionais. O simbolismo atribuído à mama, como uma parte do corpo da mulher visível, fundamental para a maternidade e a sexualidade, fonte de estímulo de prazer, representando a identidade feminina, até em função da valorização da imagem que a sociedade atribui à estética corporal da mulher, faz com que a perda da mama acarrete sofrimento às mulheres. Estudo de caráter qualitativo, teve como objetivo entender como a mulher submetida a mastectomia sente-se a respeito deste procedimento cirúrgico, seus sentimentos, comportamentos, reações e sua sexualidade. Foram sujeitos do estudo três mulheres mastectomizadas de um Hospital de Pelotas. Realizaram-se três entrevistas, com seis questões norteadoras abertas. Os dados colhidos foram analisados, seguindo os princípios éticos, revelando os seguintes temas; Informações sobre a mastectomia; Sentimentos expressos após mastectomia; Influência na vida familiar e/ou conjugal. Considera-se importante que o profissional de saúde explique sobre a cirurgia e essa nova realidade, oportunizando as mulheres minimizar o trauma psicológico; que o papel da família e/ou cônjuge é essencial para a recuperação da vida social e sexual da mulher; aparece que a mastectomia interfere na feminilidade e relações interpessoais pois, a perda da mama é de difícil pelo enfrentamento e o diagnóstico de câncer, pelo simbolismo, deixa a incerteza quanto o futuro de cada paciente. Revelou-se que existe dificuldade da mulher em se acostumar com o corpo mastectomizado, portanto é fundamental à percepção do próprio corpo antes e após a cirurgia. Entende-se a importância da reflexão sobre o assunto pelos profissionais da saúde na busca se ver essa mulher na sua totalidade. O apoio da família, principalmente do cônjuge, é relevante no fortalecimento dessa pessoa e mostra que é possível conviver com a perda da mama e viver a sexualidade.


O BENEFICIAMENTO INDUSTRIAL E A PRESERVAÇÃO DO ÁCIDO FÓLICO EM GRÃOS DE ARROZ

Autor(es): UCpel: MONKS, Jander L. F.; GUTTIER, Marília C. ; PEREIRA, Tatiana S. ; BITTENCOURT, Michele S.; Pacholski, Iraci de L. UFPel: OLIVEIRA, Maurício de; MENEGHETTI, Volnei L.; OLIVEIRA, Leandro da C.; AOSANI, Elvio; HELBIG, Elizabete; ELIAS, Moacir C.
Apresentador: Marília Cruz Guttier
Orientador: Dr. Moacir Cardoso Elias
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Ciência e Tecnologia Agroindustrial
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O ácido fólico (AF), também conhecido por ác. pteroilglutâmico, é uma vitamina hidrossolúvel do grupo B, que desempenha funções metabólicas importantes, principalmente como cofatores de enzimas que sintetizam o DNA e o RNA. É considerado um nutriente essencial; logo, a melhor forma de obtê-lo é pela ingestão de alimentos, como produtos à base de grãos. A deficiência dessa vitamina pode acarretar anomalias fetais graves, como defeitos no fechamento do tubo neural. Tendo em vista que Pelotas é o maior centro beneficiador de arroz da América Latina e há regulamentação da ANVISA para fortificação de farinhas com AF, no trabalho se propõe investigar os teores dessa vitamina em grãos de arroz irrigado e os efeitos das operações de beneficiamento industrial sobre a preservação desse nutriente. A literatura especializada registra que há diminuição das concentrações de AF, em relação ao descrito nos rótulos de alimentos farináceos, podendo esse fato estar relacionado aos processos de industrialização, onde o aumento dos fatores como atividade de água, temperatura e oxigênio contribuem para a degradação dos folatos. No trabalho, a extração e as análises quantitativas dessa vitamina, ao longo das principais etapas de beneficiamento de grãos de arroz, são feitas no Laboratório de Controle de Qualidade da Escola de Farmácia e Bioquímica da UCPEL, através de metodologia desenvolvida e validada por Catharino e Godoy (2003), utilizando HPLC. Os grãos são beneficiados pelos processos de parboilização e convencional de produção de arroz branco polido, no Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos da Faculdade de Agronomia da UFPEL, com uso de metodologia desenvolvida no próprio Laboratório (Elias, 1998), onde também são feitas a secagem e a armazenagem do arroz em condições tecnicamente controladas. O projeto está nas etapas preliminares e os resultados indicam efeitos das operações de polimento sobre os conteúdos de AF nos processos de beneficiamento citados.


O CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA

Autor(es): KANTORSKI, Luciane Prado; MIELKE, Fernanda Barreto; SOUZA, Jacqueline de; WILLRICH, Janaína Quinzen
Apresentador: Fernanda Barreto Mielke
Orientador: Luciane Prado Kantorski
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Enfermagem
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
INTRODUÇÃO: O cuidado em enfermagem psiquiátrica e saúde mental vem passando por muitas transformações, devido a um movimento da sociedade civil: trabalhadores de saúde mental, familiares/ usuários dos serviços, e da orientação das políticas públicas. A ênfase nos dispositivos extra-hospitalares e de um cuidado visando a reabilitação psicossocial tem exigido dos trabalhadores da saúde mental uma reflexão de suas práticas. OBJETIVO: identificar os cuidados de enfermagem psiquiátrica e saúde mental ministrados na Atenção Básica a partir da produção científica. MATERIAIS E MÉTODOS: realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando-se a base de dados LILACS, em periódicos da área, no período de 1980 a 2001. Encontrou-se 109 artigos, que foram fichados e agrupados. RESULTADOS E DISCUSSÃO: realizamos uma classificação por periódico, período e temática. Das temáticas levantadas, 31 artigos enfocam o cuidado de enfermagem psiquiátrica e saúde mental na atenção básica. Os artigos foram reagrupados conforme o cuidado realizado: gestão do cuidado – identificação das necessidades da população, supervisão de auxiliares/ técnicos e agentes comunitários de saúde (ACS), avaliação do estado mental, encaminhamento para outros profissionais; cuidado de enfermagem – prescrição de enfermagem, abordagem de aspectos emocionais, interações terapêuticas, visitas domiciliares, incentivo na adesão ao tratamento, assistência nos níveis de atenção, implantação de atividades em saúde mental na família/ comunidade, realização de atendimentos individuais e de emergência; práticas educativas - orientações de caráter preventivo, educação em saúde na abrangência da unidade básica, treinamento de auxiliares/ técnicos e ACS, realização de debates sobre saúde mental. CONCLUSÃO: Considerando a necessidade de articular a atenção básica para compor uma rede de cuidados em saúde mental, apontamos a necessidade de fomentar a educação permanente como caminho que amplie o cuidado de enfermagem em saúde mental.


O IDOSO NA AUTOPROMOÇÃO DA SAÚDE ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES EM GRUPO

Autor(es): ANTONIOLLI, Silvana Aline Cordeiro; PINTO, Raquel Oliveira
Apresentador: Silvana Aline Cordeiro Antoniolli
Orientador: Valquíria de Lourdes Machado Bielemann
Instituição/Departamento: UFPel/Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O rápido crescimento da população idosa tem gerado discussões e preocupações dos profissionais de saúde, sendo essa abordagem relevante. Pessini (2004) evidencia que a população mundial de idosos aumentará de seiscentos milhões para dois bilhões até 2050. Nessa perspectiva o Brasil será o sexto país no mundo com esta faixa etária. Preocupando-se com esta realidade começamos a atuar em um projeto de extensão da Faculdade de Enfermagem da UFPel, com grupo de idosos e vivenciamos experiências interessantes de aprendizagem. Nesse espaço desenvolvem-se atividades diversificadas, levando em consideração os limites e as possibilidades dos idosos. Entre as atividades de autopromoção da saúde, o lúdico é uma delas, o qual estimula auto-expressão, proporciona relaxamento das tensões, entretenimento e reconhecimento de si mesmo. Dessa experiência partimos para realizar um estudo na busca da opinião de idosos sobre sua participação em grupo de terceira idade e a importância dessas atividades, incluindo a lúdica na promoção da saúde. É um estudo de caráter descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, desenvolvido em um Grupo de Terceira Idade de uma Unidade Básica de Saúde de Pelotas-RS. Utilizou-se para coleta de dados entrevista semi-estruturada, aplicada a cinco integrantes, em seus domicílios. Os princípios éticos foram seguidos, conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a Resolução 196/96 sobre pesquisa envolvendo seres humanos. Da análise, surgem os temas: Grupo de terceira idade x Promoção da saúde; Sentimento de participar de um grupo; Motivação para participar de um grupo; Integração no grupo e Atividades lúdicas como promoção da saúde. Percebe-se que o grupo tem um potencial preventivo no sentido de promover saúde e qualificar a vida dos idosos, sendo que o lúdico contribui nos aspectos bio-psico-sociais e criador, como também representa fonte prazerosa de lazer, re-significando o aprendizado do respeito e da valorização de si e do outro.


OFERTA DE ESPECIALISTAS E DISPONIBILIDADE DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM RELAÇÃO À MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS DE MÉDIO E GRANDE PORTE: PERFIL POR REGIÕES.

Autor(es): SASSI, Bárbara Tomasi; FACCHINI, Luiz Augusto; PICCINI, Roberto Xavier; TOMASI, Elaine.
Apresentador: Bárbara Tomasi Sassi
Orientador: Luiz Augusto Facchini
Instituição/Departamento: UFPEL/Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Para formular uma política nacional de regulação do acesso e da formação de profissionais de saúde, o Ministério da Saúde precisa valorizar, além do perfil sócio-demográfico e epidemiológico da população, a capacidade instalada de serviços e a disponibilidade de recursos humanos. Realizou-se um estudo descritivo, com dados secundários, de 253 municípios com mais de 100.000 habitantes, estratificados pelo tamanho da população. A principal fonte de dados foi o portal do DATASUS, de onde foram acessadas as informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), dos Cadernos de Informações em Saúde, do Pacto da Atenção Básica (PAB) e dos Indicadores e Dados Básicos (IDB). Avaliou-se a mortalidade proporcional por causas externas, relacionando-a à capacidade instalada - pronto socorro geral, ortopedista-traumatologista e neurocirurgião. Além disso, identificou-se a disponibilidade de leitos cirúrgicos, cirurgiões gerais e anestesistas. Os resultados revelam que nos municípios de 100 mil até 300 mil habitantes houve uma diminuição linear da mortalidade proporcional por causas externas de Norte para Sul. É na região Sul que estão as menores taxas do país, independente do porte do município, e a maior disponibilidade de traumato-ortopedistas (8,9-10,8 profissionais por 100.000) e neurocirurgiões (2,9/100.000), principalmente em municípios acima de 300.000. A disponibilidade de leitos cirúrgicos, cirurgiões gerais e anestesistas em municípios de mais de 100 mil habitantes parece sub-dimensionada para as necessidades de saúde da população. Considerando os municípios de mais de 1 milhão de habitantes, é na região Sul que se encontra a maior disponibilidade nacional de leitos cirúrgicos (17,5/100.000), cirurgiões gerais (14,5/100.000) e anestesistas (14,8/100.000). Apesar de o ano de referência ter variado de 2000 a 2004 para diferentes informações, o estudo revelou importantes tendências na oferta de serviços de saúde à população brasileira.


OFERTA DE MÉDICOS INTENSIVISTAS E LEITOS DE UTI EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS DE MÉDIO E GRANDE PORTE: PERFIL POR REGIÕES

Autor(es): SASSI, Bárbara Tomasi; FACCHINI, Luiz Augusto; PICCINI, Roberto Xavier; TOMASI, Elaine.
Apresentador: Bárbara Tomasi Sassi
Orientador: Luiz Augusto Facchini
Instituição/Departamento: UFPEL/Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Para formular uma política nacional de regulação do acesso e da formação de profissionais de saúde, o Ministério da Saúde precisa valorizar, além do perfil sócio-demográfico e epidemiológico da população, a capacidade instalada de serviços e a disponibilidade de recursos humanos em saúde. Para isso, realizou-se um estudo descritivo, com base em dados secundários, de 253 municípios com mais de 100.000 habitantes, estratificados pelo tamanho da população. A principal fonte de dados foi o portal do DATASUS, de onde foram acessadas as informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), dos Cadernos de Informações em Saúde, do Pacto da Atenção Básica (PAB) e dos Indicadores e Dados Básicos (IDB). Avaliou-se a disponibilidade de médicos intensivistas e de leitos de UTI, incluindo unidades de pediatria, neonatologia, geral, coronariana e outras unidades especializadas. Os municípios de 100.0000 a 300.000 habitantes têm a maior carência de médicos e leitos, independente da região do país. A região Sudeste, entretanto, destaca-se por apresentar-se com a maior proporção de intensivistas do país dentre os municípios deste porte (4/100.000). Enquanto a região Norte apresenta a maior escassez de leitos e médicos para os municípios de 300.000 a 1 milhão de habitantes, a Centro-Oeste oferece a maior proporção de leitos (3,2/100.000) e eleva substancialmente a disponibilidade de profissionais de 1,2 para 6,6/100.000 nos municípios de até 300.000 para os de até 1 milhão. Para estes, a oferta de recursos se assemelha entre as regiões, apesar de observar-se um aumento linear de Norte para Sul. Apesar de o ano de referência ter variado de 2000 a 2004 para diferentes informações, o estudo revelou importantes tendências na oferta de serviços de saúde à população brasileira.


ONICOMICOSE: IMPACTO CLÍNICO EM UM PAÍS SUBDESENVOLVIDO DE UMA DOENÇA DA CIVILIZAÇÃO MODERNA

Autor(es): REICHOW, Mônica; ROLL, Jaqueline; LEITE, Carine; GUIMARÃES, Gabriela
Apresentador: Gabriela das Neves Feijó Guimarães
Orientador: Hiram Laranjeira de Almeida Jr.; Nora Gilce Amaral
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Dermatologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A onicomicose, uma infecção fúngica da unha, apresenta alta morbidade e constitui um importante problema de saúde pública pela alta freqüência, aproximadamente10-15% da população brasileira poderá ser infectada no decorrer da vida. A doença tem conseqüências negativas para os pacientes, como dor, e pode potencialmente abalar o trabalho e a vida social do indivíduo. Esta revisão discute etiologia, classificação, diagnóstico e tratamento para onicomicose. A literatura reconhece basicamente quatro tipos de onicomicose pelo lugar e modelo da invasão fúngica. Os fungos dermatófitos são os patógenos predominantes, mas leveduras (especialmente Candida albicans) e formas não-dermatófitas podem também estar presentes. Um diagnóstico correto requer exame micológico direto e cultural. Os diagnósticos diferenciais incluem psoríase, líquen plano, trauma ungueal, e outros. O tratamento para onicomicose, como para maioria das dermatofitoses, torna-se difícil devido ao lento crescimento da unha. Antigos agentes antifúngicos (cetoconazol e griseofulvina) são evitados para essa infecção pela sua baixa eficácia e potencialidade dos efeitos colaterais. Antifúngicos mais recentes (fluconazol, itraconazol e terfinafina) oferecem alto índice de cura dos casos e bom perfil de segurança. Ademais, a redução no período de tratamento e o plano de doses intermitentes também contribuíram para uma melhor adesão e para uma diminuição dos custos com a terapêutica. Contudo, os gastos financeiros para com o tratamento estão acima das condições disponíveis a boa parte da população brasileira, exigindo mais do que uma simples prescrição médica, e sim um bom relacionamento médico-paciente.


ORIENTAÇÃO AOS FAMILIARES SOBRE A LAVAGEM DAS MÃOS NA UTI PEDIÁTRICA

Autor(es): AMESTOY, Simone Coelho; NEUBÜSER, Vivian; RODRIGUES, Pablo Ferrer; ROSA, Rita de Cássia Nascimento da.
Apresentador: Simone Coelho Amestoy
Orientador: Rita de Cássia do Nascimento da Rosa
Instituição/Departamento: Santa Casa de Misericórdia de Pelotas/Unidade de Terapia Intensiva
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE OS EFEITOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO DIABETES

Autor(es): KNUTH, Alan Goularte, BORGES, Thiago Terra
Apresentador: Alan Goularte Knuth
Orientador: Mario Renato de Azevedo Jr
Instituição/Departamento: UFPel/Desportos
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
A Diabetes Mellitus é considerada caso de saúde pública, no Brasil, atinge cerca de 8% da população. A incorporação de um estilo de vida ativo, aliado a outros fatores, diminuiria os riscos das pessoas desenvolverem a doença, assim como atenuaria os sintomas nos indivíduos doentes, nesse sentido os profissionais de saúde devem estar informados dos benefícios proporcionados pela Atividade Física. Este estudo procura identificar se os estudantes de Educação Física conhecem os benefícios da AF para evitar e tratar doenças como a diabetes, já que são os principais envolvidos na prescrição de AF para a população. Especificamente investigamos qual tipo de exercício consideram adequado e se qualificam sua formação apta para trabalhar com essa população, além de relacionar seus conhecimentos ao semestre da graduação. Usamos como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado, o qual surge do pré-estágio de Epidemiologia Avançada, utilizado sob forma de consórcio entre 13 estudantes da ESEF/UFPel, em intervenção transversal, no ano de 2005, com amostra de 314 indivíduos, todos estudantes da ESEF/UFPel, estando em fase de aplicação e armazenamento de resultados, com reuniões semanais. O estudo além de professor orientador conta com o auxílio de mestrandos e doutorandos do programa de pós-graduação em Epidemiologia da UFPel, vinculado à Faculdade de Medicina. O 2° semestre de 2004 foi utilizado como período de revisão bibliográfica (feita em banco de dados: CAPES, SCIELO e MEDLINE e sites especializados) e para conhecimento de estudos epidemiológicos, e neste 1° semestre de 2005 está sendo feita a coleta de dados e apresentação dos resultados.


PERFIL DE GESTANTES QUE REALIZARAM PRÉ-NATAL EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PELOTAS NO PERÍODO DE 2003 A 2004

Autor(es): SOARES, Mariangela Uhlmann; WACHS, Lourielle Soares; THUMÉ, Elaine.
Apresentador: Mariangela Uhlmann Soares
Orientador: Denise Silva da Silveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


PERFIL DEMOGRÁFICO E SOCIOECONÔMICO DA DEMANDA DO SERVIÇO DE SAÚDE DE EMERGÊNCIA EM PELOTAS – RS

Autor(es): BUBLITZ, Giuliano Stefanello; CARRETT, Maria Laura Vidal; SOARES, Patricia Carret; DIAZ, Otávio Costa; VIECELI, Daniela; LUCAS, Maria Mercedes Bilhalva; FACCHINI, Luiz Augusto
Apresentador: Giuliano Stefanello Bublitz
Orientador: Luiz Augusto Facchini
Instituição/Departamento: Faculdade de Medicina da UFPel/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
INTRODUÇÃO: A demanda do serviço de saúde de emergência tem aumentado mesmo com uma maior oferta de serviços de atenção básica de saúde. Isto pode ser atribuído tanto ao uso inadequado desse serviço, como pelo aumento da expectativa de vida da população, contribuindo para uma maior procura por serviços de emergência. Tal fato determina custos desnecessários e baixa adesão ao tratamento. Os estudos encontrados na literatura, na maioria das vezes, são realizados com fonte de dados secundários. Conhecer a demanda desse serviço através de uma fonte primária de informações torna este estudo mais relevante. OBJETIVOS: Descrever o perfil sócio-demográfico da demanda do Pronto Socorro (PS) de Pelotas. MÉTODO: Realizou-se um estudo transversal, com todos os indivíduos com 15 anos ou mais que procuraram o PS durante as 24 horas de 13 dias consecutivos. Todos os indivíduos foram entrevistados para evitar sobre-representar os casos menos graves. Os pacientes foram abordados primeiramente na sala de espera e questões sobre o atendimento médico foram realizadas durante a consulta. Foram excluídos do estudo indivíduos levados para realização de corpo delito, aqueles que retornaram no serviço durante a coleta e aqueles com deficiências anteriores que impedissem sua comunicação como deficiência mental e surdez. RESULTADOS: Dos 1759 indivíduos elegíveis para o estudo, 1647 completaram o questionário. Destes, 52% eram do sexo feminino. Em relação à faixa etária 38% tinham entre 15 e 34 anos, 32,5% entre 35 e 54 anos e 29%, 55 anos ou mais. Do total, 77% eram brancos e 55% referiram ter companheiro(a). O analfabetismo foi de 12% e 40% tinham entre 5 e 8 anos de estudo. O hábito de fumar representou 50% e destes 38% não fumam mais. CONCLUSÃO: O estudo aponta que negros e com menor escolaridade consultam mais quando comparado com dados do Censo. A caracterização dessa população contribui para definir políticas que permitam um atendimento mais adequado a esses usuários.


PERFIL DOS ATENDIMENTOS MÉDICOS EM AÇÕES PROGRAMÁTICAS DE UBS TRADICIONAIS E DE PSF, NO ÂMBITO DO PROESF

Autor(es): REYES, Indira Valente; BUBLITZ, Giuliano S.; SANTOS, Bianca O. dos; SASSI, Bárbara T.; VAN DER LAAN, Helena S.; PANIS, Vera M. V.; PICCINI, Roberto Xavier; SILVEIRA, Denise; THUMÉ, Elaine; TOMASI, Elaine; FASSA, Anaclaudia Gastal; FACCHINI, Luiz Augusto
Apresentador: Indira Valente Reyes
Orientador: Luiz Augusto Facchini
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O Programa de Saúde da Família (PSF) tem compromisso de prestar assistência universal, integral, equânime, contínua e resolutiva à população, na unidade de saúde e no domicílio. A partir de uma população adstrita e reforçando os vínculos com a comunidade, as equipes devem ser capazes de atender a maior parte das demandas com ênfase em ações programáticas, realizar os necessários encaminhamentos a outros níveis de atenção, identificar grupos e condições de risco e promover ações preventivas e de educação em saúde. No âmbito do estudo de avaliação do Projeto de Expansão e Consolidação do Saúde da Família - PROESF, realizado pela Universidade Federal de Pelotas, propõe-se a caracterização dos atendimentos médicos da demanda atendida em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de acordo com o modelo assistencial: PSF ou Atenção Básica Tradicional. Serão comparados os principais motivos de atendimentos vinculados a ações programáticas realizados por médicos. Em 120 UBS de 21 municípios com mais de 100.000 habitantes do RS e SC, após capacitação de um representante de cada UBS realizada em maio de 2005, coletaram-se informações para todos os atendimentos realizados em um dia de trabalho. Todos os profissionais de saúde, incluindo agentes comunitários, preencheram uma ficha-espelho da Ficha de Atendimento Ambulatorial do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS) para o estudo. Estima-se analisar cerca de 50% de um total de 14960 fichas (média de 125 por UBS) que estão sendo digitadas no aplicativo PACOTAPS. Nossa hipótese é de que os atendimentos médicos em UBS tipo PSF sejam mais voltados a ações programáticas, como por exemplo, pré-natal, prevenção ao câncer ginecológico, puericultura, hipertensão e diabetes, do que nas UBS tipo tradicionais. Análises preliminares e parciais de cerca de 27% dos atendimentos (4024) indicam menores proporções de atendimentos vinculados a ações programáticas em UBS tipo tradicional.


PERFIL DOS CLIENTES VINCULADOS AO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO OSTOMIZADO EM PELOTAS/RS

Autor(es): WACHS, Lourielle Soares; SOARES, Mariangela Uhlmann
Apresentador: Lourielle Soares Wachs
Orientador: Elaine Thumé
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Enfermagem
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


PERFIL DOS PACIENTES DE UMA MATERNIDADE DO SUL DO PAÍS

Autor(es): BUBLITZ, Giuliano Stefanello; CUNHA, Irlene Silva da; ROSA, Cassiano Dei Ricardi da; BEN, Vítor; MACLUF, Simone Port Zambonato
Apresentador: Cassiano Dei Ricardi da Rosa
Orientador: Simone Port Zambonato Macluf
Instituição/Departamento: Faculdade de Medicina da UFPel/Departamento Materno-Infantil
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
INTRODUÇÃO: É importante conhecer o perfil das gestantes e seus recém-nascidos (RN) para identificar indicadores que apontem a melhora no atendimento destas pacientes em âmbito ambulatorial e hospitalar. Este estudo descreve os pacientes da maternidade do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas – RS, que atende exclusivamente o Sistema Único de Saúde. MÉTODO: Aplicou-se um questionário a todas as gestantes internadas para darem à luz no período de 1º de Março a 30 de Maio de 2.004, avaliando também informações da carteira do pré-natal. O instrumento continha perguntas referentes à história reprodutiva (número de gestações anteriores e história de abortos); infecções na gravidez (infecção do trato urinário “ITU” e leucorréia); hábito de fumar; informações sobre o parto (tipo de parto e indicação de parto cesariano) e RN (idade gestacional através de Capurro e peso ao nascimento). RESULTADOS: Das 287 mulheres que tiveram seus filhos no período, 39,7% eram primigestas, 29,9% referiam história de abortos e 18,5% eram fumantes. Somente 2,7% das gestantes relataram leucorréia durante a gestação, já história de ITU aparece em 34,3% das parturientes. Houve 39,1% de cesarianas, sendo a desproporção céfalo-pélvica a indicação mais freqüente (32,3%). A freqüência de baixo peso ao nascer foi de 13,7%. Segundo o método de avaliação de idade gestacional de Capurro 15,5% dos neonatos eram prematuros e segundo a curva de crescimento intra-uterino de Kramer 20,6% foram considerados pequenos para a idade gestacional. A ausência de alguns dados registrados na carteira de pré-natal foi bastante freqüente. CONCLUSÃO: Comparando os dados encontrados com outros estudos, encontrou-se maior freqüência de ITU, de cesarianas, de RN prematuros e PIG, talvez por ser o serviço de referência para alto risco. Apesar da maioria das gestantes apresentarem a carteira de pré-natal, o déficit elevado de informações registradas indica uma falta de atenção pré-natal, totalmente corrigível.


PERFIL DOS USUÁRIOS DE DROGAS ACESSADOS PELO PROGRAMA DE REDUÇÃO DE DANOS “DIRETO NA VIDA”, EM PELOTAS, RS (RESULTADOS PARCIAIS)

Autor(es): Bublitz, G.S.; Teixeira, A.M.F.B.; MARTINS, Silvia Mara Borges; SCATTOLIN, Flávia
Apresentador: Giuliano Stefanello Bublitz
Orientador: Ana Maria Ferreira Borges Teixeira
Instituição/Departamento: Faculdade de Medicina da UFPel/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS FRATURAS NASAIS ATENDIDAS NO PRONTO-SOCORRO MUNICIPAL DE PELOTAS/RS

Autor(es): ANHALT, Ana Cláudia Farias; GÖELZER, Juliana Gonçalves; TORRIANI, Marcos Antônio
Apresentador: Juliana Gonçalves Göelzer
Orientador: Marcos Antônio Torriani
Instituição/Departamento: FO-UFPel/Departamento de Cirurgia e Traumatologia BMF
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este estudo tem por objetivo analisar a epidemiologia do trauma nasal atendido no Pronto Socorro Municipal de Pelotas-RS, a partir de dados das fichas de atendimento do Serviço de Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, de junho de 2001 a março de 2005, sendo os resultados analisados estatisticamente (SPSS 11.0). Os atendimentos envolvendo a estrutura nasal totalizaram 1116 casos, onde 464 foram fraturas, 467 lesões traumáticas sem fratura e 185 casos de epistaxe de causas não traumáticas. O gênero mais acometido foi o masculino. Etiologicamente encontramos a agressão (40,08%), seguida pela prática desportiva (15,30%) e queda da própria altura (11,85%). Nos traumas sem fratura, os maiores responsáveis também foram agressão (29,33%) e queda da própria altura (26,76%). A epistaxe não traumática (16,57%) teve como etiologia principal causa desconhecida (49,72%) mas, das diagnosticadas, a principal foi hipertensão (23,78%). A maior parte das fraturas ocorreu na 3ª década de vida; de trauma, na 1ª e, de epistaxe, na 2ª década. Os procedimentos adotados mais freqüentemente foram orientações, encaminhamento para reavaliação de necessidade de redução cirúrgica, sutura e tamponamento nasal anterior e/ou posterior. Analisando-se todas as ocorrências na estrutura nasal, a década mais acometida foi a 3ª, o diagnóstico mais encontrado foi o trauma nasal sem fratura e a maioria das fraturas não necessitou de redução cirúrgica, sendo adotado tratamento conservador. Conclui-se, pela análise das variáveis, que há a necessidade de, além de serviços estruturados e com profissionais capacitados, construir políticas públicas capazes de interferir nestas variáveis, diminuindo a prevalência deste tipo de traumatismo.


PERFIL SÓCIO-DEMOGRÁFICO DA DEMANDA ATENDIDA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE ACORDO COM O MODELO ASSISTENCIAL, NO ÂMBITO DO PROESF.

Autor(es): SANTOS, Bianca Ortiz; VAN DER LAAN, Helena; REYES, Indira; SASSI, Bárbara; BUBLITZ, Giuliano; VIEIRA, Vera; TOMASI, Elaine; FACCHINI, Luiz Augusto; FASSA, Anaclaudia; PICCINI, Roberto; THUMÉ, Elaine; SILVEIRA, Denise
Apresentador: Bianca Ortiz dos Santos
Orientador: Anaclaudia Gastal Fassa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Há dois modelos de assistência em saúde predominantes no Brasil: a atenção básica tradicional e o Programa Saúde da Família (PSF). O PSF é uma estratégia de reestruturação do sistema de saúde quanto à organização da atenção primária, a partir de um conjunto de ações conjugadas em sintonia com os princípios de territorialização, intersetorialidade, descentralização, co-responsabilização e priorização de grupos populacionais com maior risco de adoecer e morrer, como crianças, mulheres em idade reprodutiva e idosos. No âmbito do estudo de avaliação do Projeto de Expansão e Consolidação do Saúde da Família - PROESF, realizado pela UFPel, propõe-se a caracterização do perfil sócio-demográfico da demanda atendida em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de acordo com o modelo assistencial. Foram coletadas informações sobre todos os atendimentos realizados em um dia típico de trabalho em 120 UBS de 21 municípios com mais de 100.000 habitantes do RS e SC, após capacitação de um representante de cada UBS. Todos os trabalhadores da equipe de saúde preencheram uma ficha-espelho da Ficha de Atendimento Ambulatorial do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA-SUS) para o estudo. Estima-se analisar cerca de 50% de um total de 14960 fichas (média de 125 por UBS) que estão sendo digitadas no aplicativo PACOTAPS. As variáveis utilizadas serão o gênero, a idade e a escolaridade dos usuários. Nossa hipótese é de que as UBS tipo PSF atendem mais crianças, mulheres em idade reprodutiva e idosos, além de pessoas com menor nível de escolaridade. Análises preliminares e parciais de cerca de 27% dos atendimentos (4024) indicam maiores proporções de atendimentos para os grupos prioritários em UBS tradicionais – crianças menores de 5 anos (13% versus 10%) e idosos (14% versus 11%) – e proporções similares de atendimentos de acordo com o nível de escolaridade. Chama atenção a proporção de fichas sem informação de escolaridade (12%), o que poderia explicar os resultados até então alcançados.


PESQUISA DE ANTICORPOS CONTRA TRYPANOSOMA CRUZI NO SORO DE CRIANÇAS DA REGIÃO DE PELOTAS, RS

Autor(es): ARAÚJO, Anelise Bergmann; PEPE, Michele Soares; CORRÊA, Tiago Gallina; BROD, Claudiomar Soares; BERNE, Maria Elisabeth Aires
Apresentador: Anelise Bergmann Araújo
Orientador: Maria Elisabeth Aires Berne
Instituição/Departamento: UFPEL/DEMP
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


PESQUISA DE CANDIDA SPP. NA MICROBIOTA ORAL DE CRIANÇAS

Autor(es): Bueno, Maria Emilia; Feijó, Aline Machado; Coimbra, Helen S.; Nascente, Patrícia S.
Apresentador: Maria Emília Bueno
Orientador: Patrícia da Silva Nascente
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


POSSIBILIDADES DE ENSINAR O CUIDADO ÀS FAMÍLIAS

Autor(es): SCHWARTZ, Eda; SWAROWSKY, Graciliana Elise; DI PRIMIO, Aline; CÁRCAMO, Maria Inês; GOMES, Sabrina.
Apresentador: Graciliana Elise Swarowsky
Orientador: Eda Schwartz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Enfermagem
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
INTRODUÇÃO: Ensino-aprendizagem é um processo que se constrói numa interação entre enfermeira/educadora, educandos, doentes e família, quando todos aprendem e ensinam, ao mesmo tempo em que cooperam para que a família possa encontrar significado no sofrimento e buscar melhoria de vida. Até o presente, o ensino da enfermagem esteve mais voltado para o processo saúde/doença do individuo. Inicia-se, todavia, a busca de uma articulação entre o cuidado do doente e de sua família, sensibilizando os educandos e futuros enfermeiros a “olharem” o círculo social mais próximo do cliente, além de reconhecer a família como uma unidade de ajuda (GRÜDTNER, 2004). OBJETIVO: Apresentar uma metodologia de ensino de cuidado de famílias ancorada nas abordagens sistêmicas ministrado na graduação e pós-graduação do Curso de Enfermagem de uma Universidade do Extremo Sul do Brasil. METODOLOGIA ADOTADA: Trabalhamos inicialmente com a rede social de Sluzki (1997) e alguns conceitos de Bronfenbrenner (1996). Os alunos, nos campos de estágio, na unidade de terapia intensiva e nas unidades básicas de saúde aplicavam o modelo com a construção do genograma e da rede social através de entrevistas com as famílias. Retornando para sala de aula, todos apresentavam um relatório das famílias que acompanharam pontuando as dificuldades, facilidades e sugestões. Nos semestres seguintes começamos a introduzir os conceitos de Avaliação e Intervenção nas famílias conforme o método de Calgary de Whriht e Leahey (2002). O modelo aplicado foi ministrado na graduação e na Residência Multiprofissional em Saúde da Família. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Trabalhar com um referencial sistêmico tem demonstrado que é possível cuidar e intervir em famílias preservando a sua identidade e mantendo a cidadania dos indivíduos. Os resultados hoje são os trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação,trabalhos publicados em eventos e revistas indexadas, surgindo assim, uma metodologia adequada de cuidado às famílias.


PREVALÊNCIA DA INFECÇÃO PELO HELICOBACTER PYLORI E FATORES ASSOCIADOS ENTRE ADULTOS NO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO TRANSVERSAL DE BASE POPULACIONAL

Autor(es): SANTOS, Ina S.; BOCCIO, José; SANTOS, Ari S.; VALLE, Neiva C.J.; HALAL, Camila S.; BACHILLI, Martha C.; LOPES, Ricardo D.; MEDEIROS, Ricardo S.
Apresentador: Ricardo Dantas Lopes
Orientador: Ina da Silva dos Santos
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Infecção pelo Helicobacter pylori (Hp) está associada com muitas doenças do trato gastrointestinal superior (TGS) e pouco se sabe sobre a epidemiologia da infecção no Brasil. O estudo pretende medir a prevalência e explorar fatores associados na população urbana adulta da cidade de Pelotas. Utilizou-se delineamento transversal de base populacional. Nos domicílios escolhidos por processo amostral de múltiplos estágios, todos os indivíduos de mais de 20 anos tiveram situação socioeconômica passada e atual, características demográficas, hábitos comportamentais e nutricionais e história de sintomas do TGS investigados. A infecção pelo Hp foi diagnosticada através do 13C-UBT. Os dados foram analisados por regressão de Poisson. Dos 562 sujeitos da amostra, 363 aceitaram fazer o teste respiratório com 13C-UBT (64,5%). Adesão esteve associada ao sexo feminino, consumo de chimarrão e presença de sintomas do TGS. Prevalência de infecção pelo Hp foi de 63,4% (IC 95%/59,3-69,3%). Na análise bruta, encontrou-se associação com idade avançada, pele não-branca, baixo nível socioeconômico, baixa escolaridade, família numerosa, baixo nível socioeconômico na infância, número de irmãos, permanência em creches e presença de sintomas dispépticos. Na análise ajustada, o nível educacional do pai esteve inversamente relacionado com a infecção, e o número de irmãos e permanência em creches estiveram diretamente relacionados a ela. Pele não-branca manteve-se relacionada com maior prevalência mesmo após controle para fatores de confusão (características socioeconômicas passadas e atuais, idade e sexo). Comparado aos indivíduos assintomáticos, os sintomas dispépticos referidos apresentam-se relacionados com alta prevalência de infecção por Hp mesmo depois do controle para fatores de confusão. A infecção pelo Hp é tão comum no sul do país quanto em outros países em desenvolvimento. Condições socioeconômicas na infância, etnia e sintomas dispépticos são fatores associados com a infecção pelo Hp.


PREVALÊNCIA DA OBESIDADE EM PACIENTES COM DIABETE MELITO NO POSTO DE SAÚDE DA VILA MUNICIPAL DE PELOTAS

Autor(es): CASARIN, Darci Pegoraro; BORGES, Zaida
Apresentador: DARCI PEGORARO CASARIN
Orientador: JOSÉ JUSTINO FALEIROS
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/MEDICINA SOCIAL
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Estudo realizado no Brasil mostrou que a prevalência do Diabete Melito (DM) é 7,6% na população urbana com idade entre 30 e 69 anos, sendo que 46% dos casos confirmados não sabiam ser portadores. Em Porto Alegre a prevalência dessa doença é 8,9% naquela faixa etária. No DM II o principal mecanismo de resistência à insulina é a obesidade. O objetivo deste trabalho foi analisar o Índice de Massa Corporal (IMC) de pacientes com idade entre 30 e 69 anos que compareceram espontaneamente às reuniões do Grupo de Pacientes com DM do Posto de Saúde da Vila Municipal de Pelotas no mês de agosto de 2005. A Vila tem uma população de 2600 habitantes, sendo que 1112 estão na faixa etária 30 – 69 anos. Considerando-se a prevalência de DM ser de 8,9% nas pessoas com idade entre 30 e 69 anos de idade tem-se uma população estimada de 98 diabéticos. Em 2004 o serviço tinha 80 pacientes cadastrados na faixa etária de 30-69 anos, ou seja, 81% do total. Este trabalho analisou 44 (52%) dos pacientes cadastrados na unidade básica. O IMC é a razão entre o peso e a altura ao quadrado. Um IMC entre 18,5 e 24,9 é considerado normal; entre 25 e 29,9, sobrepeso; maior ou igual a 30, obesidade e maior que 40, obesidade mórbida. Os pacientes apresentaram a seguinte distribuição: IMC menor que 18,5: 2,3%; entre 18,5 e 24,9: 11,4%; entre 25 e 29,9: 29,5%; ente 30 e 39,9: 52,3% e maior que 40: 4,5%. A obesidade está presente em 56,8% dos pacientes e 29,5% deles estão com sobre-peso, ou seja, 86,3% desta amostra tem IMC acima dos padrões de normalidade. Analisando os resultados concluiu-se que a Unidade Básica de Saúde atende 81% dos pacientes estimados de serem portadores de DM, o que corresponde a um desempenho acima dos padrões nacionais e internacionais que são, em média, de 50%. Nesta amostra 86,3% tinham padrões de peso acima do que é considerado normal. Torna-se evidente a necessidade de se oferecer prioridade para o tratamento da obesidade dos pacientes diabéticos, pois ela é o maior agente de resistência à insulina. Essa meta pode ser atingida fazendo-se um acompanhamento direto e rigoroso através de um profissional da área de nutrição, bem como de um programa de atividades físicas.


PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO DOS INDIVÍDUOS PORTADORES DE DIABETES MELLITUS CADASTRADOS NO PROGRAMA HIPERDIA DO POSTO DE SAÚDE AREAL FUNDOS - PELOTAS/RS

Autor(es): TADEU, Tiago Palma; SANTOS, Alan; ABRAHÃO, Ana Luisa; MANFREDINI, Andressa; REIS, Alex; REISER, Carolina; FRANZEN, César; PIZZOLATO, Felipe; PRUSKI, Fernanda; SOBRINHO, Henrique; VELHO, Indiara; LIMA, Luciana; BUENO, Michel; FASSA, Anaclaudia Gastal
Apresentador: Tiago Palma Tadeu
Orientador: Anaclaudia Gastal Fassa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Medicina
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA(HAS) EM USUÁRIOS DE UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO DE PELOTAS-RS

Autor(es): XAVIER, Claudia de Souza; MONKS, Juliane Fernandes
Apresentador: Claudia de Souza xavier
Orientador: Miriam Moreira Mussi
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Curso de Farmácia e Bioquímica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Atualmente tem-se verificado o aumento do uso de medicamentos manipulados e o crescimento gradativo do número de usuários nas farmácias de manipulação. Estudos demonstram que a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) está presente em um grande grupo da população, entretanto boa parte dos pacientes não sabe que possui a doença e a maioria desconhece as sérias conseqüências que esta pode trazer. Este trabalho tem como objetivo verificar a prevalência da HAS em usuários de uma farmácia de manipulação de Pelotas-RS, bem como os fatores de riscos e complicações associadas a essa patologia. Foi elaborado um questionário com perguntas dissertativas e objetivas, que foi aplicado a 100 clientes da Farmácia Terapêutica São José, os quais participaram voluntariamente do estudo, sendo verificada a pressão arterial dos entrevistados após a aplicação do questionário. Os resultados foram obtidos através do programa de estatística SPSS For Windows. Também foi feita uma revisão bibliográfica a respeito da patologia e de seu tratamento farmacológico. A Hipertensão é caracterizada quando os valores pressóricos de 139/89 são ultrapassados. Foram entrevistados 21 homens e 79 mulheres de forma aleatória. Das 100 pessoas entrevistadas, 43% são hipertensos e destes 9,3% não se tratam atualmente. As mulheres hipertensas apresentam média de idade de 60 anos e os homens, uma média de idade de 65,2 anos. Do total, 27,9% são obesos, 41,9% foram fumantes, 11,6% fumam atualmente, 18,6% apresentam doença cardiovascular associada. Em relação ao tratamento farmacológico, 21% utilizam diuréticos, 14% beta bloqueadores, 11,6% inibidores da enzima conversora de angiotensina I (IECA), 37,2% utilizam associações desses medicamentos, 4,7% utiliza outras classes de anti-hipertensivos e 2,2% não souberam explicitar qual medicação estavam utilizando. Além disso, 60,5% fazem alguma atividade física e 41,9% reduziram o sal da sua dieta. Conclui-se que a prevalência de hipertensos em usuários da Farmácia Terapêutica São José é expressiva e que estes hipertensos possuem a consciência de que o tratamento prescrito pelo médico é fundamental para manter a qualidade de vida, uma vez que são poucos aqueles que não se tratam.


PREVALÊNCIA DE SOBREPESO EM PRÉ-ESCOLARES DE PELOTAS, RS.

Autor(es): KRÜGER, Graciela Harras; MENEZES, Marciane; COUTO, Shanda de Freitas; OZÓRIO, Angélica; GIGANTE, Denise Petrucci.
Apresentador: Graciela Harras Krüger
Orientador: César Gomes Victora
Instituição/Departamento: UFPel/Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A prevalência de sobrepeso infantil aumentou em níveis alarmantes nos últimos anos, caracterizando a transição nutricional.O objetivo do estudo foi avaliar a prevalência de sobrepeso em pré-escolares de 24 Escolas Municipais de Educação Infantil do Município de Pelotas, RS, analisando associação com variáveis socioeconômicas. Foi realizado um estudo transversal com 1464 alunos matriculados nas Escolas Municipais de Educação Infantil, sendo aferidos peso, altura e aplicado um questionário aos pais sobre a situação socioeconômica da família (renda familiar e escolaridade materna). Foram consideradas como sobrepeso as crianças com índice peso/estatura acima de +2 escores z. Encontrou-se uma prevalência de 7,5% de sobrepeso nos pré-escolares estudados, sendo de 9,7% entre as meninas 5,2% nos meninos. Houve um aumento nas prevalências de sobrepeso de acordo com a renda familiar e escolaridade materna. A prevalência de sobrepeso foi bastante elevada na população em estudo. As meninas são mais propensas ao sobrepeso do que os meninos. Contatou-se que melhor condição socioeconômica propicia o sobrepeso. São necessárias medidas preventivas dos profissionais de saúde junto à família a fim de reduzir o sobrepeso infantil.


PREVALÊNCIA DE SOBREPESO EM UM GRUPO DE MULHERES E SEUS FILHOS

Autor(es): Couto, Shanda de Freitas; Menezes, Marciane; Krüger, Graciela Harras; Ozório, Angélica; Gigante, Denise Petrucci.
Apresentador: Shanda de Freitas Couto
Orientador: Denise Petrucci Gigante
Instituição/Departamento: UFPel/Nutrição
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Atualmente observa-se aumento na prevalência de sobrepeso e obesidade infantil, fato preocupante, visto que o processo patológico pode perpetuar-se na vida adulta. Uma associação familiar tem sido apontada, ou seja, crianças cujos pais apresentam sobrepeso ou obesidade têm maior chance de apresentarem sobrepeso. Assim pretende-se descrever as prevalências de sobrepeso em um grupo de mulheres e seus filhos. Durante o ano de 1993, todas as mães de crianças que nasceram em maternidades dos hospitais de Pelotas foram incluídas no estudo da coorte de 1993, avaliando-se 5304 nascimentos hospitalares. O presente estudo incluiu uma subamostra, com 312 mães que foram entrevistadas em 1997-98 e questionadas sobre atividade física, hábitos alimentares, saúde, reprodução e anticoncepção. Coletaram-se medidas antropométricas das crianças e mães, em 1993 e 1997-98, para avaliação do estado nutricional, através dos índices P/I, E/I e P/E e IMC, respectivamente. Realizou-se análise sobre os hábitos alimentares maternos através da avaliação do número de refeições e do questionário de escore de freqüência de consumo de gorduras e fibras. O estudo inclui 158 (50,6%) meninos e 154 (49,4%) meninas, sendo a prevalência de sobrepeso de 10,1% e 14,3% respectivamente (p=0,17). Observou-se baixa prevalência de déficit nutricional entre as crianças (P/I < - 2 escores Z) enquanto a prevalência de sobrepeso (P/A > 2 escores Z) foi 4 vezes superior à prevalência do déficit. A ocorrência de sobrepeso foi maior entre as crianças cujas mães foram classificadas como obesas e essa associação foi estatisticamente significativa (p=0,04). Maior prevalência de sobrepeso foi também observada nas crianças cujas mães consumiam dieta com alto teor de gordura e fibras, porém essa diferença não foi estatisticamente significativa. Os resultados sugerem associação entre sobrepeso e hábitos alimentares maternos com a presença de sobrepeso nas crianças.


PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À ENXAQUECA NA POPULAÇÃO ADULTA DE PELOTAS, RS.

Autor(es): PAHIM, Luciane Scherer; Menezes, Ana Maria Baptista; LIMA, Rosângela; MAIA, Juliana Costa; GUARENTI, Isabelle Maffei; D’AVILA, Aline Damé; TAPIA, Camila Donini;
Apresentador: Juliana Costa Maia
Orientador: Ana Maria baptista de Menezes
Instituição/Departamento: Faculdade de Medicina -UFPel/Depto de Clínica Médica
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Introdução – A enxaqueca é uma doença de alta prevalência, com importantes repercussões nas atividades diárias dos indivíduos predispostos. O objetivo do presente estudo foi identificar a prevalência da enxaqueca no último ano, em adultos da zona urbana da cidade de Pelotas e verificar associações como fatores demográficos, socioeconômicos e, dentre as mulheres, utilização de anticoncepcional hormonal e menstruação regular nos últimos três meses. Material e Métodos - Utilizou-se delineamento transversal de base-populacional, com amostragem em múltiplos estágios e probabilística. Foram entrevistados 2715 indivíduos, com idade entre 20 e 64 anos, aos quais aplicou-se um questionário utilizando as recomendações da International Headache Society (IHS) para a definição do desfecho. As análises bruta e ajustada foram realizadas através de Regressão de Poisson, levando em consideração o efeito de delineamento do estudo. Resultados – A prevalência de cefaléia e enxaqueca no último ano foram respectivamente 71,3% (IC95% 69,6 a 73,0) e 10,7% (IC 95% 9,4 a 12,1); as mulheres apresentaram quatro vezes mais enxaqueca do que os homens (16,2% versus 3,9%) e indivíduos com cor de pele branca apresentaram um risco 1,4 vezes maior do que os de cor não branca. Mulheres em uso de anticoncepcional oral ou injetável apresentaram 1,3 vezes mais enxaqueca do que as que não o fazem. Nível socioeconômico e menstruação regular nos últimos três meses não mostraram associação com enxaqueca. Conclusão – Estes resultados revelam a alta prevalência de cefaléia e a importância do reconhecimento e manejo da enxaqueca, principalmente nas mulheres.


PREVALÊNCIA E FATORES DE RISCO SÓCIO-DEMOGRÁFICOS PARA DISPEPSIA NO SUL DO BRASIL.

Autor(es): OLIVEIRA, Sandro S.; SANTOS, Ina S.; SILVA, José Francisco P.; HALAL, Camila S.; BACHILLI, Martha C.; LOPES, Ricardo D.; MACHADO, Eduardo C.
Apresentador: Ricardo Dantas Lopes
Orientador: Sandro Schreiber de Oliveira
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Objetivo: Medir a prevalência de dispepsia e dispepsia freqüente e sua distribuição por subtipos na população adulta, com 20 anos ou mais, residente na zona urbana da cidade de Pelotas, e sua distribuição de acordo com as características sócio econômicas e demográficas da população. Metodologia Delineamento: Transversal, de base populacional, com entrevistas domiciliares, de outubro de 1999 a janeiro de 2000. Desfecho: Dispepsia foi definida como dor ou desconforto no andar superior do abdome no último ano e/ou náuseas no último ano (Roma I e II). Variáveis independentes: idade, sexo, cor da pele, escolaridade, renda e estado civil. Análise: teste Qui-quadrado de Pearson de associação para variáveis categóricas e teste de tendência linear quando aplicável. Resultados: foram entrevistados 3.934 indivíduos, sendo a prevalência de dispepsia de 44,4% e de dispepsia freqüente de 27,4%. As prevalências de dispepsia tipo refluxo, úlcera, dismotilidade e não especificada foram, respectivamente, 19,4%, 6,3%, 13,9% e 16,6%. Para dispepsia freqüente foram encontradas prevalências de 14,7%, 4,9%, 11,2% e 6,8%. Apenas 38,7% e 42,3% enquadravam-se em apenas um dos subtipos de dispepsia e dispepsia freqüente. As mulheres têm cerca de 50% mais dispepsia freqüente. Indivíduos mais jovens apresentam maiores prevalências de dispepsia e dispepsia freqüente e as prevalências são menores entre indivíduos de maior renda. Análise de acordo com critérios de Roma II mostrou prevalências de 15,9% e 7,5% para dispepsia e dispepsia freqüente. Conclusões: a dispepsia é um problema altamente prevalente na população estudada. A maioria dos indivíduos apresenta mais de um subtipo de dispepsia.


PREVALÊNCIA ESTACIONAL DE ENTEROPARASITOSES NO BAIRRO COHAB TABLADA, PELOTAS-RS (NOTA PRÉVIA

Autor(es): DIAS, Denise Gamio; SILVA, Rita de Cassia Garcia da ; ÁVILA, Gizele Bartz de ; RODRIGUES, Mateus da Rocha ; MULLER, Gertrud ; BROD, Claudiomar Soares
Apresentador: Denise Gamio Dias
Orientador: Claudiomar Soares Brod
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Controle de Zoonoses
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:
Segundo a OMS (2004), mais de dois bilhões de pessoas estão infectadas com algum tipo de parasito. Estima-se que 60% dessas infecções têm associação a deficiências nutricionais, principalmente carência de ferro e de vitaminas. Este trabalho tem como objetivos verificar a prevalência das enteroparasitoses na população de zero a 14 anos residentes no bairro Cohab Tablada, Pelotas, nas quatro estações do ano; avaliar fatores de risco que favoreçam a ocorrência de parasitoses; e, correlacionar as freqüências encontradas com as condições de saneamento básico do domicílio e as estações do ano. A amostra foi calculada a partir de um estudo de base populacional, com uma espectativa de prevalência de 50% com um intervalo de confiança de 95%, com estimativa de erro de 10%, levando-se em consideração a população do bairro de 8115 pessoas. Coletou-se três amostras de fezes por pessoa a cada estação, totalizando 95 indivíduos e 1140 amostras. A amostra foi selecionada por sorteio aleatório, utilizando-se os setores censitários do IBGE. A pesquisa de ovos e larvas de helmintos, cistos e oocistos de protozoários foi realizada pelas técnicas de FAUST (1939) e RITCHIE (1948). Os dados foram analisados pelo programa Epi Info Versão 6.04. Até o momento, na análise de duas estações (primavera e verão), os resultados encontrados quanto a prevalência total e entre os parasitados foi de Ascaris spp. 10,52% e 55,55%; Giardia spp. 6,84 % e 36,11%; Trichuris spp. 2,63% e 13,88%; Entamoeba coli 1,57% e 8,33% e Endolimax nana 0,52% e 2,77%, respectivamente. Nos poliparasitados encontraram-se prevalência total de 3,15% e entre os positivos de 16,66%.Quanto aos diferentes fatores de risco avaliados, comparando as duas estações, obteve-se um OR = 2,34 superior para o verão (p = 0,02). No poliparasitismo, a deficiente higiene no peridomicílio representa um OR = 10,0 (p = 0,009); a renda familiar inferior a um salário mínimo OR = 32,5 (p < 0,001), quando comparada com salários maiores; a presença de animais no domicílio OR = 9,0 (p=0,01). O sexo feminino um OR = 10,0 (p = 0,03, Fischer) em relação ao masculino. O estudo está em andamento, mas com os dados preliminares percebe-se a forte relação das estações do ano, condições de higiene e nível sócio econômico para presença de parasitoses.


PROCESSOS AVALIATIVOS DESENVOLVIDOS NO ENSINO MÉDIO DURANTE PRÁTICAS DE ENSINO/ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): MONTIEL, Fabiana Celente; PEREIRA, Flavio Medeiros
Apresentador: Fabiana Celente Montiel
Orientador: Flavio Medeiros Pereira
Instituição/Departamento: Escola Superior de Educacao Fisica/Ginastica e Saude
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Com entrevistas e questionários, estudaram-se os processos avaliativos desenvolvidos por setenta e nove acadêmicos durante os Estágios Supervisionados de oito cursos de Licenciatura em Educação Física do Rio Grande do Sul, cujas práticas de ensino ocorreram no Ensino Médio (EM) no ano de 2003. Nas avaliações, como procedimentos avaliativos os acadêmicos utilizaram 35,4% trabalhos teóricos, 29,1% observações e 22,8% auto-avaliação. Como critérios 80% usaram a participação dos alunos, 60% a freqüência nas aulas, 48,1% o interesse, 47% a afetividade e 24% o domínio dos conteúdos. Tendo como contraponto estudo também de âmbito estadual realizado com docentes do EM com média de 16,5 anos de experiência onde se verificou que os procedimentos avaliativos eram: observações = 100%, fichas = 38,9% e auto-avaliações = 31,1%. Os critérios eram: participação = 73,3%, freqüência = 51,1%, interesse = 37,7%, afetividade = 25,6% e domínio de conteúdos = 23,3%. Entendendo que os processos avaliativos são vitais para a verificação da aprendizagem devido a sua capacidade certificativa, poder confirmatório da consecução dos objetivos, contribuição na explicitação da visão didático-pedagógica docente e por subsidiar re-planejamentos, reflexões e melhorias nas práticas pedagógicas cotidianas, conclui-se, que, tal como nas práticas pedagógicas de docentes com experiência profissional, existem problemas nas avaliações dos estagiários. Conclui-se que os critérios avaliativos são similares entre os estagiários e os docentes experientes, revelando variações não significativas, mas que existem diferenças salientes nos procedimentos de avaliação onde os estagiários se evidenciaram percentuais mais eqüitativos de trabalhos teóricos, observações, auto-avaliações e não usando fichas. Encontra-se uma forte dependência dos fatores humanos e subjetivos, comprometendo os processos avaliativos e a real verificação da aprendizagem, visto que a determinação do domínio dos conteúdos situa-se abaixo de 25%.


PROESF – HOME PAGE: UMA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.

Autor(es): RIBEIRO, Filipe; OSORIO, Alessander; FASSA, Anaclaudia; TOMASI, Elaine; PICCINI, Luis Roberto; THUMÉ, Elaine; FACCHINI, Luiz;
Apresentador: Filipe da Silva Ribeiro
Orientador: Anaclaudia Gastal Fassa
Instituição/Departamento: Faculdade de Medicina - UFPEL/Departamento de Medicina Social
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O Programa de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF) é uma com ênfase nos municípios com mais de 100 mil habitantes. Visa providenciar apoio financeiro e técnico a esses municípios, reformando e equipando unidades de saúde e qualificando os recursos humanos. Divididos em dois lotes, Sul e Nordeste, o projeto abrange 41 municípios. A Internet mostra-se como um valioso recurso tanto para divulgar quanto para auxiliar a comunicação entre as pessoas envolvidas no projeto, tornando-se uma ferramenta eficiente para disponibilizar e acessar informações à distância. Para tal foi criada uma Home Page, cujo endereço é http://www.epidemio-ufpel.org.br/proesf/index.htm e nela estão disponíveis informações segundo três vertentes. Divulgação, que compreende a proposta técnica do projeto, a equipe responsável por sua condução, a relação de estados e municípios participantes e o cronograma do projeto; Capacitação representada pelo material didático usado nas oficinas, os instrumentos utilizados na coleta de dados, cópia do CD denominado “Cadernos do GLAS – Grupo Local de Avaliação em Saúde”, Softwares gratuitos e a bibliografia sobre avaliação de serviços de saúde. Comunicação: contato com os membros da equipe, o andamento do estudo destacando o trabalho de campo, as fotografias retratando as atividades já realizadas, a sede do estudo na UFPel e o trabalho de campo, e Links para páginas de algum interesse. Além disso, a página compõe a “memória do projeto”, contendo reportagens sobre o mesmo e experiências em Atenção Básica. Entretanto uma das vantagens de maior importância, propiciada por esta ferramenta de educação à distância, é a transferência a todos os participantes do projeto de tecnologias e instrumentos adotados no Estudo de Linha de Base para a avaliação da Atenção Básica, representando uma primeira ampliação na autonomia dos sujeitos sociais no sentido de estimular o movimento de capacitação em seus respectivos municípios.


PROGRAMA ¨SEGUNDO TEMPO¨:ESPORTE COMO PORTA DE ENTRADA PARA UMA VIDA SOCIAL

Autor(es): HERZBERG, Paula;WALLY,Raquel;KALFER, Angélica.
Apresentador: Paula de Andrade Herzberg
Orientador: Valdelaine da Rosa Mendes
Instituição/Departamento: ESEF/UFPEL/Ginástica e Saúde
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O programa “Segundo Tempo” é um projeto criado pelo Governo Federal através do Ministério do Esporte que foi implantado na cidade de Pelotas no período de junho a dezembro de 2004. Tendo em vista que a escola pública de periferia, freqüentada por crianças de classes populares, nem sempre está aberta à realidade dessas crianças com políticas de enfrentamento e superação dessas condições. E também pelo fato de essas comunidades enfrentarem graves problemas sociais, devido às desigualdades sociais exorbitantes, marginalização, crianças sem perspectiva de futuro. Segundo estudiosos da área, crianças no Brasil e nos países do terceiro mundo estão vivendo um tempo sem infância: “... o tempo de ser criança está sendo ocupado amplamente pelo tempo do adulto, do trabalho, da exploração e da violência.” Com base nisto este Projeto teve por objetivo a inclusão social através do esporte beneficiando as crianças de baixa renda da cidade, a fim de oportunizar o contato com os desportos, ou seja, as várias modalidades esportivas, despertar o interesse pelo esporte, experimentar novos desafios, afastar as crianças da violência proporcionando-lhes convívio social e respeito mútuo, e também oportunizar novas perspectivas de futuro para essas crianças. Elas participam do projeto no turno inverso ao da escola, a única exigência para participar deste programa foi que a criança estivesse regularmente matriculado na escola. Enfim, ao final deste trabalho podemos concluir em alguns pontos os objetivos não foram alcançados, no entanto houve interesse por parte da comunidade e principalmente das crianças pelo esporte demonstrando assim que o contato com o mesmo e o convívio social oportunizou perspectivas de um futuro melhor.


RECONHECIMENTO DE VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autor(es): MILBRATH, Viviane Marten; SOARES, Deise Cardoso; MORAES, Alexandra
Apresentador: Viviane Marten Milbrath
Orientador: Ana Cláudia Vieira
Instituição/Departamento: UFPel/Enfermagem
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A violência é considerada um fenômeno que apresenta inúmeras causas, e atinge indistintamente, todos os grupos sociais e faixas etárias. Vivenciando a realidade em uma UTI pediátrica de um município do Sul do Rio Grande do Sul, pode –se observar que a criança frágil por natureza, está sujeita a sofrer violência das mais diversas formas. Sensibilizadas com o número significativo de crianças maltratadas objetivamos com esse estudo identificar como os membros da equipe de saúde da referida unidade, reconhecem situações de violência a criança. Trata –se de um estudo exploratório descritivo com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi–estruturada e gravada, com dez profissionais da equipe de saúde, os quais concordaram na realização do mesmo. Foram respeitados os critérios éticos.. Foram relatados como diagnóstico a observação de lesões físicas como: hematomas ( 70%), fratura (40%), lesões ( 70%), condições de higiene (20%) sem explicação convincente), alterações comportamentais da criança agressividade (40%), medo (40%), criança quieta, retraída (50%) e reações da família frente ao questionamento sobre a lesão ou referido comportamento e ao cuidado com a criança (30%), utilizando como coadjuvante a busca do número e os motivos de internações anteriores (20%). Os resultados da pesquisa mostraram que os profissionais não utilizavam para o diagnóstico os fatores considerados, pelo Ministério da saúde de risco, entre eles citamos: pais dependentes de drogas, filho indesejado, prematuro, falta de acompanhamento pré –natal, família de baixa renda, gravidez de pais adolescentes, pais com histórico de terem sofrido violência durante a sua infância. Salientamos a importância de um diagnóstico diferencial, pois muitas vezes a criança vitimizada não apresenta seqüelas físicas, porém demonstra evidências menores, observadas nas atitudes e relacionamentos com os demais membros da família e até mesmo com a equipe. A equipe deve estar muito atenta para detectar as situações de risco, e ter o discernimento de avaliar os acontecimentos para que seja possível o diagnóstico precoce dos maus –tratos contra a criança, para que assim possa –se intervir na situação para que não ocorra reincidência


RELATO DE UM CASO DE PORFIRIA CUTÂNEA TARDIA EM PACIENTE HIV POSITIVO

Autor(es): SILVA, Ettiene Mattos
Apresentador: Ettiene Mattos da Silva
Orientador: Lucia Helena Gonzales Real
Instituição/Departamento: Faculdade de Medicina da UFPEL/Departamento de clínica médica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Trata-se do paciente PCAR, 32 anos, masculino, branco, diagnosticado HIV positivo em novembro do ano 2000, já sintomático, pertencendo à categoria B3. Relata uso de álcool desde os 16 anos de idade com concomitante uso de drogas injetáveis; encontra-se em terapia anti-retroviral. Há três meses notou no dorso das mãos, antebraço, face, pescoço e orelhas, o surgimento de bolhas que rompem facilmente levando à formação de crostas que após a cicatrização, deixam a pele mais delgada e escurecida; relatou também o escurecimento da pele e aumento da quantidade de pêlos na face. Levantou-se a hipótese diagnóstica de porfiria cutânea tardia (PCT) que foi confirmada pela dosagem elevada de coproporfirinas na urina de 24 horas (498,8 mcg/g de creatinina). Foi encaminhado para realização de sangria com a retirada de uma unidade de sangue por semana, o que constitui a primeira escolha terapêutica nesses casos. A PCT é um tipo de porfiria hepática caracterizada pela deficiência de URO-descarboxilase hepática, a qual é ocasionada pelo uso crônico de álcool e/ou drogas como barbitúricos, hormônios esteróides, hexaclorobenzeno e derivados fenólicos; tem como principais manifestações clínicas lesões cutâneas em face, pescoço e dorso das mãos que consistem em eritema e vesico-bolhas após exposição solar, com posterior atrofia, formação miliar e melanodermia nessas regiões. Há hipertricose facial e alguns doentes apresentam lesões escleroderiformes. O diagnóstico consiste em dados clínicos, exame histopatológico e aumento das coproporfirinas urinárias. O tratamento consiste na retirada do álcool e realização de sangrias, com remissão após 5 ou 6 sessões; cloroquina também pode ser utilizada. A associação entre HIV e PCT tem sido descrita, porém isso pode se dever ao uso de álcool ou à possível co-infecção por HCV. Descartando essas associações, HIV parece ser um fator de risco independente para PCT.


RESISTÊNCIA DE UNIÃO APÓS DIFERENTES TRATAMENTOS SUPERFICIAIS DA CERÂMICA IN-CERAM ZIRCÔNIA

Autor(es): DONASSOLLO, Tiago Aurélio; DEMARCO, Flávio Fernando; DELLA-BONA, Álvaro
Apresentador: Tiago Aurélio Donassollo
Orientador: Álvaro Della Bona
Instituição/Departamento: UPF/Odontologia Restauradora
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este estudo avaliou a resistência à microtração entre uma cerâmica aluminizada infiltrada por vidro e reforçada com zircônio e uma resina composta, após diferentes tratamentos da superfície cerâmica, testando a hipótese de que a silicatização da cerâmica produz maior resistência adesiva a resina composta. Foram confeccionados 21 blocos (12mm X 10mm X 5mm) de cerâmica In-Ceram Zircônia (Vita) de acordo com as orientações do fabricante. Os corpos de prova (CP) foram polidos e divididos em 7 grupos, empregando um dos seguintes tratamentos de superficie: HF: ácido hidrofluorídrico a 9,5%; SC: silicatização (Cojet, 3M-Espe); JOA: jateamento com óxido de alumínio; Sil: silano; HFSil: HF + Sil; SCSil: SC+ Sil; e JOASil: JOA + Sil. Os CP tratados foram inseridos em um molde para a aplicação do sistema adesivo Single Bond e da resina composta Z250 (3M-Espe) de acordo com as recomendações do fabricante. As amostras foram armazenadas em água destilada a 37ºC por 7 dias antes de serem seccionadas em dois eixos, x e y, obtendo CP com 1,0 ± 0,1 mm² de área adesiva. Os CP foram adaptados a uma máquina de ensaio universal (EMIC DL2000 - Emic) e tracionados com velocidade de 0,5 mm/min até a fratura. Os resultados (MPa) foram submetidos à análise de variância e ao Teste de Tukey (α=0,05) [SC: 20,7ab ± 5,3; JOA: 15,7cd ± 5,6; Sil: 10,2d ± 2,9; HFSil: 12,3d ± 3,5; SCSil: 22,8a ± 4,7; JOASil: 18,4bc ± 3,5]. Os CP do Grupo HF falharam adesivamente durante o processo de corte. O tratamento de superfície cerâmica influenciou nos resultados, sendo que a silicatização (Grupos SC e SCSil) produziu valores médios significativamente mais elevados (p<0,05) que os demais grupos, exceto ao JOASil.


RESISTÊNCIA DE UNIÃO DE MATERIAIS ADESIVOS RESINOSOS À DENTINA CARIADA E À DENTINA ESCLEROSADA – REVISÃO SISTEMÁTICA

Autor(es): Rodrigues Junior, S. A.; Zanchi, C. H.; Della Bona, A.; Demarco, F. F.
Apresentador: Sinval Adalberto Rodrigues Junior
Orientador: Flávio Fernando Demarco
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia/Departamento de Odontologia Restauradora
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:
O objetivo do presente estudo foi revisar sistematicamente a literatura envolvendo avaliações da resistência de união de materiais adesivos resinosos à dentina cariada e/ou esclerosada. Os artigos foram localizados através de consulta ao MEDLINE (palavra chave: Microtensile Bond Strength). A pesquisa limitou-se ao período de Janeiro de 1994 a Abril de 2005. Dentre os critérios de inclusão os artigos deveriam avaliar a resistência de união de materiais adesivos resinosos à dentina cariada ou esclerosada. Quinze artigos apresentaram-se dentro desses critérios. Os artigos foram selecionados e avaliados por dois examinadores independentes e qualquer diferença na avaliação foi resolvida por consenso. Quanto à identificação do tecido alterado, predominou a associação do critério visual com o corante (4). O tipo de preparo predominante foi o flat (12). A maior parte dos trabalhos não avaliou o substrato alterado (9), por outro lado, a análise morfológica através de microscopia eletrônica foi conduzida em 11 estudos, predominando a observação da interface de união com MEV (9). A dentina normal apresentou resistência de união consideravelmente maior que a contaminada, a infectada e a esclerosada. Os sistemas adesivos convencional e autocondicionante apresentaram resistência de união similares. Dos 10 estudos que avaliaram o padrão de falha, 5 o fizeram através de microscopia óptica. Com base nos resultados observados, estudos adicionais com modelos experimentais mais próximos à situação clínica ainda são necessários para indicar a execução de tais procedimentos na clínica.


RESOLUÇÃO CIRÚRGICA DE INSTRUMENTO ENDODÔNTICO FRATURADO NO INTERIOR DO CANAL

Autor(es): SILVA, Ricardo; OLIVEIRA, Tiago; NOVA CRUZ, Luis Eduardo; MARTOS, Josué
Apresentador: Ricardo da Silva
Orientador: Josué Martos
Instituição/Departamento: UFPel/Semiologia e Clinica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
As fraturas de instrumentos manuais no interior do canal radicular representam um sério risco à continuidade do tratamento endodôntico. O uso inadequado do instrumento endodôntico associado à resistência e flexibilidade limitada estão entre as principais causas deste tipo de acidente. Algumas peculiaridades concorrem para a falha destes materiais como o uso abusivo e repetitivo dos mesmos, a fadiga do metal, falta de conhecimento das características físicas dos instrumentos, desrespeito à cinemática correta, não observação de deformações criadas nos mesmos, pressão ou torção exagerada e movimentos de alavanca. O procedimento de retirada irá depender da natureza do instrumento fraturado, da característica superficial, tamanho do fragmento, tipo de canal e nível da fratura. Observa-se uma maior incidência de fraturas de instrumentos manuais ao nível apical o que certamente desfavorece seu acesso, ultrapassagem e remoção. Alguns procedimentos técnicos se baseiam na remoção direta do instrumento por meio de brocas e/ou pinças especiais, trespasse do elemnto fraturado, englobamento pela obturação, retroobturação ou apicectomia. O presente trabalho descreve um caso clínico de instrumento manual fraturado no interior do conduto ao nível apical e as medidas clínico-cirúrgicas para a sua resolução


SALÕES DE INICIAÇÃO CIENTIFICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es): SILVA, Inácio Crochemore Mohnsam da; OST, Mariana Afonso; PACHECO, Ariane Corrêa; AFONSO, Mariângela da Rosa
Apresentador: Ariane Corrêa Pacheco
Orientador: Mariângela da Rosa Afonso
Instituição/Departamento: Escola Superior de Educação Física/Ginastica e Saúde
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Ao falar sobre conhecimento, talvez não tenhamos a dimensão da dificuldade que isso implica, pois exige entender seu significado e a complexidade desta temática. Focalizando os diferentes momentos em que acontece a produção do conhecimento na área da Educação Física é possível compreender e situar o contexto atual vivido pela ESEF/UFRGS. Sem dúvida, as pesquisas realizadas foram influenciadas pelo modelo dominante de cada momento da trajetória da área. Este estudo teve como objetivo investigar as diferentes formas de manifestação do conhecimento através dos anais dos Salões de Iniciação Científica UFRGS, no período de 1990 até 2003. Como metodologia, utilizamos os resumos publicados nos anais dos Salões de Iniciação da UFRGS, assim traçamos algumas linhas de ação investigativas. A intenção foi focalizar as principais linhas/frentes de investigação buscando compreender a evolução e as mudanças das formas de abordagem do conhecimento. Como área do conhecimento no CNPq, a Educação Física está vinculada às áreas da saúde. Portanto, historicamente, os projetos elaborados que contemplam as análises técnicas e científicas relativas tanto à prevenção da doença (qualidade de vida), como estudos mais relacionados com a área da fisiologia, biomecânica e a performance motora, obtêm melhor aceitação dos pares nas análises, do que trabalhos produzidos nas áreas sociais. Os dados das primeiras análises revelam que as tendências de pesquisa existentes hoje na ESEF/UFRGS estão alicerçadas no modelo historicamente construído em toda a área. Entretanto, observamos através dos trabalhos investigados, que a partir da metade da década de 90, os resumos apresentados são mais diversificados e as áreas sócio-culturais começam a despontar como um foco de pesquisa e produção de conhecimento, legitimando outras abordagens dentro do campo da Educação Física.


SEGURANÇA ALIMENTAR DE ALIMENTO DERIVADO DE PLANTA GENETICAMENTE MODIFICADA.

Autor(es): VENZKE, Janaína Guimarães; ROCHA, Andréa Ramos; LOPES, Caroline de Paula; FRANCO, Denise Soares; FAGUNDES, Raquel Ferreira.
Apresentador: JANAÍNA GUIMARÃES VENZKE
Orientador: Leonor de Souza Soares
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Bioquímica
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:
A adoção de plantas geneticamente modificadas vem gerando polêmica e preocupação aos consumidores, pois nem todos os riscos foram avaliados. Riscos não previsíveis ou inesperados poderiam conduzir a muitos males a saúde humana. A carência de dados científicos dificulta uma avaliação conclusiva sobre o uso de transgênicos.Os alimentos geneticamente modificados serão considerados seguros se nenhum dano ou efeito indesejável resulte de seu consumo.Com o rápido desenvolvimento de produtos resultantes da tecnologia de DNA recombinante, é imprescindível o desenvolvimento de metodologia de avaliação da segurança alimentar, para que os mesmos possam ser avaliados caso a caso (Instrução Normativa nº20 – CTNBio, 2001). O presente trabalho teve como objetivo avaliar a segurança alimentar de um produto transgênico, avaliando-se a toxicidade subcrônica em modelo biológico. O experimento foi conduzido com trinta e dois camundongos entre 4 a 6 semanas, alimentados adicionando-se 10% e 30% de produto transgênico a uma ração balanceada, por um período de 90 dias, comparando-se estes a um grupo controle nas mesmas condições sem transgênico. Foi avaliado antropometria, células vermelhas, sorologia e urina. Os resultados antropométricos realizados nos dias 0, 30, 60 e 90 de tratamento com produto transgênico, indicaram um ganho de peso médio de 3,36 g/animal nos 30 dias iniciais, sendo que nas avaliações realizadas nos 60 e 90 dias indicaram uma estabilização do peso. Os animais dos grupos tratados com alimentos transgênico não apresentaram diferença estatística significativa em relação ao grupo controle e em relação às referências utilizadas para determinações bioquímicas realizadas com o sangue e com a urina. Os resultados não mostraram diferenças para os parâmetros avaliados em animais alimentados com transgênico e o grupo controle. Ressalta-se que agir cautelosamente é a melhor estratégia para prever o uso e liberar transgênicos e seus produtos na cadeia alimentar.


SENTIMENTOS E DIFICULDADES DE FAMILIARES DE PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.

Autor(es): BORBA, Letícia, de Oliveira; Lima, Lílian, Moura de; VANINI, Marisa
Apresentador: Letícia de Oliveira Borba
Orientador: Maria da Glória Santana
Instituição/Departamento: UFPEL - FEO/Enfermagem
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo identificar os sentimentos e conhecer possíveis dificuldades das famílias com um dos seus integrantes internado numa Unidade de Terapia Intensiva. Segundo Wooley (1990), “a hospitalização por uma doença séria freqüentemente causa uma atitude grande de estresse e angústia para os parentes do paciente criticamente enfermo”. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo exploratório, com foco no desejo de conhecer a comunidade, seus traços característicos, seus valores. Desenvolveu-se na sala de espera de uma UTI geral, da cidade de Pelotas. A coleta de dados, ocorreu através de três entrevistas semi-estruturadas, com questões abertas. A análise dos dados demonstrou sentimentos de: incredulidade, pelo fato de o seu familiar estar na UTI e esta representar, para os leigos, a terminalidade; medo da separação, causado pelo risco iminente de morte e pela perda de controle da situação; identificamos também a esperança, pressupondo – a pelo medo e negação da separação. Os dados obtidos nos possibilitaram uma reflexão crítica sobre os sentimentos, dificuldades e os cuidados prestados pelos profissionais da área de enfermagem ao paciente e a sua família. No entanto, constatamos que, certamente, o trabalho na UTI deve enfocar não apenas a competência prática para manusear a tecnologia utilizada para o tratamento, mas a qualificação destes profissionais para prestar um cuidado mais humanizado aos indivíduos que ali se encontram bem como aos seus familiares. Acreditamos, cada vez mais, que o contato constante dos profissionais com a família do sujeito internado, além de benéfico para este, diminui o sentimento de desamparo do familiar diante da doença e da situação de crise enfrentada. Frente ao exposto, acreditamos que este estudo, venha a ampliar a compreensão dos profissionais de enfermagem junto a familiares de indivíduos internados numa UTI.


SÍNDROME DE GUILLAN BARRE

Autor(es): OLIVEIRA, Áurea Carolina M. de Sousa; SANTOS, Cristiane Pereira;SPIANDORELLO Vinicius
Apresentador: Áurea Carolina Machado de Sousa Oliveira
Orientador: Arnaldo de Souza Teixeira Júnior
Instituição/Departamento: APAE Anapolis-GO/Pediatria
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polineuropatia aguda ou crônica, que na maioria dos casos, cursa com doença infecciosa prévia principalmente por Campylobacter jejuni e alguns vírus . A patogênese não está totalmente esclarecida, mas provavelmente apresenta base imunológica. A incidência mundial é baixa, atingindo todas as idades, embora rara na infância, e ambos os sexos, porém com um leve predomínio pelo sexo masculino.Caracteriza-se por paresia e ou paralisia flácida de mais de um membro, acompanhada de perda dos reflexos tendinosos e outras complicações neurológicas. Desde a eliminação virtual da poliomelite, a SGB é a principal causa de paralisia flácida no mundo ocidental. O tratamento visa melhorar o prognóstico da doença, porém não existe unanimidade entre as terapias disponíveis.Apesar de a SGB evoluir rapidamente com possíveis complicações respiratórias, hoje em dia, as taxas de mortalidade são baixas e cursa com bom prognóstico. E neste trabalho em relatamos o caso de uma paciente idosa, que após receber imunização anti-gripal (Influenza), iniciou quadro característico de neuropatia periférica (paralisia flácida e ausência de reflexos tendinosos em membros inferiores) associada à disfunção autônoma, manifestada por crise hipertensiva, sem disfunção respiratória. Após investigação criteriosa foi diagnosticada Síndrome de Guillain-Barré (SGB).Cabe ressaltar a associação do início dos sintomas com a vacinação, a rápida evolução e as controvérsias quanto ao tratamento da doença.


SÍNTESE E ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE 3-FURILAMIDAS

Autor(es): SPADER, Tatiana Borba; ZANATTA, Nilo; COELHO, Helena S.; FLORES Kelen M.; SILVA, Fabio M. da; ALVES, Sydney H.; SANTURIO, Jânio Morais
Apresentador: Tatiana Borba Spader
Orientador: Sydney Hartz Alves
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Santa Maria/Departamento de Microbiologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
As infecções fúngicas sistêmicas têm aumentado de forma alarmante durante as últimas décadas, sendo um dos grandes problemas em nível hospitalar. Este problema tem se intensificado devido a emergência de fungos resistentes aos antifúngicos disponíveis. Neste contexto, a pesquisa de novos antimicrobianos tem destacada relevância. Foram realizadas reações de substituição nucleofilica de 3-tricloroacetilfurano 1 com aminas primárias e secundárias levando a obtenção uma série de furilamidas 2a-e e 5a-c. As atividades antimicrobianas in vitro dos compostos foram determinadas com base na concentração inibitória mínima (CIM), de acordo com a técnica M-27A2 (NCCLS). As furilamidas derivadas 2e e 5a evidenciaram significativa atividade antibacteriana e antimicótica.


SOBRECARGA DE TRABALHO DO ENFERMEIRO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autor(es): SARAIVA, Suélen dos Santos; TIBOLA, Eliane
Apresentador: Suélen dos Santos Saraiva
Orientador: Vanda Maria da Rosa Jardim
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Enfermagem
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Introdução: O Programa Saúde da Família (PSF), implementado no Brasil a partir de 1994 pretende se constituir em uma estratégia de modificação do modelo de atenção em saúde orientado pela integralidade e hierarquização; territorialização, cadastramento da clientela; acolhimento e equipe multiprofissional. A equipe composta por um médico de família, generalista ou comunitário, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e quatro a seis agentes comunitários devem atender uma população de no mínimo 1.500 e no máximo 4.500 pessoas e cada profissional de saúde tem suas atribuições pré-definidas. Objetivo: Analisar a carga de trabalho prevista para o enfermeiro no PSF. Metodologia: Este estudo utilizou os Parâmetros para Programação das Ações Básicas de Saúde a fim de analisar as atribuições do enfermeiro no programa, calculando o número de horas que seriam gastas para o cumprimento integral de suas funções, exceto a parte administrativa, para uma população média de 3000 habitantes. Foram analisados o número de horas gastas em consultas individuais e de grupos para hipertensos, diabéticos, gestantes, citopatologicos, planejamento familiar,idosos, adolescentes e crianças. Para as visitas domiciliares os grupos estudados foram crianças de até 1 ano de idade, portadores de distúrbios mentais e idosos, e para a realização de atividades educativas foram incluídos também a educação continuada com os Agentes Comunitários de Saúde. Resultados: Os resultados indicam que existe uma sobrecarga de trabalho prevista na medida em que um enfermeiro com um contrato de trabalho de 30 horas é capaz de atender somente 85% das atividades previstas e utilizadas como parâmetro norteador para este estudo. Esta condição pode acarretar diminuição na qualidade dos serviços prestados a comunidade e dificuldades operacionais para a definição de prioridades e para o trabalho em equipe.


TALENTO MOTOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM ESCOLARES DO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): OLIVEIRA, Moisés Afonso; LORENZI, Thiago; BERGMANN, Gabriel; SILVA, Gustavo; GARLIPP, Daniel; MARQUES, Alexandre; TORRES, Lisiane; SILVA, Marcelo; LEMOS, Adriana; MACHADO, Débora
Apresentador: Moisés Afonso Oliveira
Orientador: Adroaldo Cezar Araujo Gaya
Instituição/Departamento: Universiade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Educação Física
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Encontrar indivíduos com talento é uma das preocupações de inúmeras áreas do conhecimento e se justifica pelo fato de estas pessoas terem índices superiores em alguma característica em relação aos outros indivíduos de sua população, tendo assim, grande chance de excelência na realização das tarefas inerentes ao seu contexto. Impulsionados por isto, o objetivo deste estudo foi identificar a ocorrência de escolares que apresentam, perante o seu grupo, níveis significativamente superiores de desempenho (percentil 98) nos componentes da bateria de testes referenciada a detecção de talento motor (DTM). Para isto contamos com uma amostra de 3945 crianças e adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos. Os componentes da aptidão física referenciada a detecção de talento motor (DTM) avaliados foram: (a) Força explosiva de membros superiores, (b) Força explosiva de membros inferiores, (c) Velocidade de deslocamento, (d) Agilidade, e (e) Resistência geral. Utilizamos o percentil 98 (p98) para a determinação de talento motor. Na análise de dados foi usada a estatística descritiva. Os resultados demonstraram que cerca de 5,7% e 4,6% meninos e meninas, respectivamente, atingiram o critério em pelo menos 1 dos testes da bateria DTM, sendo que apenas 0,3% dos escolares apresentaram índices superiores ao p98 em 2 testes. Após as análises, podemos concluir que estes indivíduos detentores de excelentes índices nas capacidades motoras são de fato talentos motores, tendo significativamente aumentadas suas chances de participarem de práticas esportivas bem sucedidas.


TEMPO NECESSÁRIO PARA RECONTAMINAÇÃO COM SALIVA HUMANA DE CANAIS RADICULARES MEDICADOS COM HIDRÓXIDO DE CÁLCIO SELADOS PROVISORIAMENTE

Autor(es): SILVA, Deise Avila; SILVA, Luisiane Avila; SOUSA, Ezilmara Leonor Rolim
Apresentador: Deise de Avila Silva
Orientador: Ezilmara Leonor Rolim de Sousa
Instituição/Departamento: Faculdade de Odontologia UFPel/Departamento de Semiologia e Clínica
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Sabe-se que mesmo após o completo preparo químico-mecânico muitos microrganismos são de difícil eliminação, o que reforça a necessidade do uso da medicação intracanal uma vez que pode ocorrer infecção residual do canal radicular após a instrumentação endodôntica. Também pode levar a recontaminação a ineficiência do selamento coronário. O objetivo desta pesquisa foi averiguar “in vitro”, o tempo necessário para a recontaminação de canais radiculares pelos microrganismos presentes na saliva humana, medicados com hidróxido de cálcio e selados com diferentes materiais provisórios. Foram selecionados 50 dentes anteriores humanos extraídos. Os dentes foram preenchidos com Ca(OH)2 e divididos aleatoriamente de acordo com o selamento provisório selecionado sendo 10 dentes com IRM (Pó e Líquido);10 dentes com Cavit (pasta); 10 dentes com o selador Obturador Provisório (pasta); 10 dentes com Ínterim (Pó e Líquido); controle positivo 5 dentes abertos sem selamento; controle negativo 5 dentes permaneceram com coroas intactas. Os dentes foram preparados com a técnica Step-Back utilizando NaOCl a 1% e EDTA a 17%. Soro fisiológico foi usado como enxágüe final para remover os resíduos e a solução irrigadora. O aparato utilizado para avaliar a infiltração foi preparado de acordo com Siqueira et al., 1998 utilizando o meio de cultura BHI com neutralizante e a saliva humana como meio de contaminação com BHI. Todos os espécimes e seus aparatos foram incubados a 37ºC e deixados até obter a turvação do meio BHI. Os resultados obtidos foram: os dentes selados com Obturador Provisório apresentaram recontaminação em 24 horas, Ínterim 72 h, IRM em 96 h e os selados com Cavit em 120 horas. O grupo controle negativo não apresentou recontaminação. Pode-se concluir que houve recontaminação dos canais radiculares com todos os materiais seladores testados e do grupo controle positivo.


TRABALHO FINAL DA PESQUISA: SABERES INFANTO-JUVENIS, O FUTEBOL COMO VETOR EDUCATIVO

Autor(es): PROENÇA, Luciano Silveira; MARTINS, Marcela Amaral; MARTINS, Roger Tavares; THEIL, Larissa Zanetti; RIGO, Luiz Carlos
Apresentador: Luciano Silveira Proença
Orientador: Luiz Carlos Rigo
Instituição/Departamento: Escola Superior de Educação Física/Ginástica e Saúde
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


TRAÇOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS REDES DE ENSINO DA CIDADE DE PELOTAS

Autor(es): ANTUNES, Natália Silveira; FREITAS, Débora D.; BITENCOURT, Débora dos S.; MOTTA, Juliane Almeida P.; VIEIRA, Larissa C.; CARDOZO, Luciana P.; BATISTA, Marcelo I.; ROSA, Michele da S.; LEMONS, Nídia C.; BUCHWEITZ, Rejane; MENDES, Valdelaine
Apresentador: Natália Silveira Antunes
Orientador: Valdelaine da Rosa Mendes
Instituição/Departamento: UFPel/Ginástica e Saúde
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
De acordo com a legislação educacional em vigor, a Educação Física é componente curricular obrigatório da educação básica. Dessa forma, deve estar presente nos currículos das escolas de todo o país. Como disciplina que integra as grades curriculares das redes de ensino atende determinados objetivos dentro de sua especificidade de atuação. Em especial no século XX, assistiu-se a ocorrência de mudanças importantes tanto na forma de conceber como de atuar nessa área. Essas mudanças foram, na realidade, produto das mudanças que ocorreram na sociedade e na escola. O questionamento a uma forma de trabalho eminentemente pautado na ordem, na disciplina e na técnica deu lugar a outras formas de conceber o trabalho desenvolvido nas aulas de Educação Física. Atualmente, as escolas têm definido nos seus projetos pedagógicos e regimentos diferentes inserções da Educação Física nos currículos escolares que vão das tradicionais aulas dentro da grade curricular a possibilidade de opção por uma prática esportiva em um clube ou academia. Assim, dada a carência de informações sistematizadas e atualizadas, que possibilitem a proposição de ações mais consistentes na escola, este estudo tem como objetivo compreender como está configurada a Educação Física em toda a rede de ensino da cidade de Pelotas. Um estudo com estas características pode contribuir para um entendimento mais abrangente da realidade da Educação Física escolar e fornecer dados importantes para o processo de formação inicial e continuada dos sujeitos que atuam nessa área. A metodologia adotada é do tipo qualitativa, tendo como base os estudos de Robert Stake (1983). Os dados levantados até o momento revelam a heterogeneidade da inserção da Educação Física nos currículos escolares. Revelam ainda, a precariedade das condições de trabalho especialmente na rede pública de ensino e a presença de muitos professores sem formação para atuar na área.


TRANSIÇÃO NUTRICIONAL NA COORTE DE 1993, ATRAVÉS DE CENSO ESCOLAR EM PELOTAS, RS.

Autor(es): BORGES, Lúcia; ARÁUJO, Cora
Apresentador: Lúcia Rota Borges
Orientador: Cora Luiza Pavin Araujo
Instituição/Departamento: Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia/Faculdade de Nutrição
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O presente estudo teve por objetivo estudar a saúde de uma coorte de adolescentes nascidos em 1993, em Pelotas buscando associações entre condições atuais e características da infância, com vistas a propor ações preventivas precoces contra doenças na vida adulta. Um aspecto importante do estudo é avaliar o estado nutricional dos adolescentes, tendo em vista sua grande influência sobre o estado nutricional do adulto. A adolescência pode ser um período crítico para o estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis. Estudos têm mostrado a associação entre sobrepeso/obesidade e o aumento da morbimortalidade por doenças crônicas, entre elas a hipertensão arterial, o diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras. Uma importante estratégia para localizar os adolescentes da coorte foi buscá-los na escola, uma vez que a grande maioria dos adolescentes com 11 anos permanecem estudando. Realizou-se um censo antropométrico (peso e altura) dos adolescentes que cursavam 1a-4a séries das escolas da zona urbana de Pelotas. A seguir realizaram-se visitas domiciliares para os adolescentes localizados. A coleta de dados foi feita através de questionário estruturado aplicados às mães e aos adolescentes, incluindo a coleta das pregas cutâneas tricipital e subescapular, além do peso e altura. Foi realizada dupla digitação através do software Epi Info 6.0. A digitação dos questionários terminou em maio de 2005. O estudo está em fase de análise de dado, sendo por isso apresentados apenas dados parciais disponíveis até o momento. Dentre os 5304 nascidos em 93, 4451 foram entrevistados, representando 87,5% da coorte original. A amostra foi composta por 49,4% de meninos A prevalência de obesidade materna foi de 22,7%. O IMC médio nos adolescentes foi de 18,6 kg/m2. A prevalência de sedentarismo foi de 58,2%. Estratégias efetivas de combate ao sedentarismo na adolescência são necessárias, pois além de afetar mais da metade dos adolescentes, é um fator de risco para inatividade física na idade adulta.


TRATAMENTO DA BRONQUIOLITE VIRAL AGUDA EM CRIANÇAS

Autor(es): VIECCELI, Daniela; FASSA, Anaclaudia Gastal
Apresentador: DANIELA VIECCELI
Orientador: ANACLAUDIA GASTAL FASSA
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
INTRODUÇÃO: A bronquiolite é uma infecção aguda do trato respiratório inferior causada principalmente pelo vírus sincicial respiratório. Ocorre mais frequentemente em crianças até um ano de idade, sendo as apresentações mais graves nos primeiros seis meses de vida. Apesar de ser causa importante de morbidade e hospitalização nessa faixa etária, não há um terapêutica única e o emprego de certas drogas permanece controverso. OBJETIVOS: Revisar na literatura em geral os aspectos relativos ao tratamento da bronquiolite viral aguda, dando ênfase às novas terapias. MÉTODOS: Foram selecionados mediante pesquisa na base de dados PUBMED, os artigos mais relevantes sobre o tema nos últimos 20 anos, segundo seu impacto na comunidade médica. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A bronquiolite geralmente é uma doença auto-limitada. Os quadros leves podem ser tratados no domicilio. Crianças com sofrimento respiratório, hipoxemia progressiva e dificuldade para alimentar-se têm o tratamento hospitalar bem indicado. A manutenção da oxigenação e hidratação, monitoramento do estado clínico e preservação do fluxo através das vias aéreas são as medidas terapêuticas mais eficazes. Apesar de serem largamente empregados na prática clínica, beta(2)-agonistas, corticoesteróides e adrenalina não demonstraram benefícios significantes na maioria dos estudos, sendo sua utilização rotineira desaconselhada. O uso da ribavirina permanece controverso, ficando reservado para as formas mais severas da doença. Outras estratégias terapêuticas como o heliox, imunoglobulinas intravenosas e ventilação não-invasiva aparecem como promissoras, mas necessitam de maiores estudos. CONCLUSÃO: Ainda há muita controvérsia acerca do tratamento mais adequado para a bronquiolite viral aguda. Apesar de uma série de drogas e medidas terapêuticas testadas nos últimos 20 anos, a oxigenoterapia, controle da hidratação e monitoramento do estado clínico continuam como as medidas mais eficazes no tratamento da bronquiolite em crianças.


USO DE EMBRIÕES: O CONFLITO ÉTICO NA LEI DE BIOSSEGURANÇA

Autor(es): RODRIGUES Jr, Jaime Dias; ZANINI, Otávio Pereira Lima
Apresentador: Jaime Dias Rodrigues Junior
Orientador: Maria Elizabeth de Oliveira Urtiaga
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Clínica Médica FAMED/UFPel
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
INTRODUÇÃO:A Lei da Biossegurança fez emergir conflitos relacionados às implicações éticas da biotecnologia, como o uso de embriões para pesquisa, que evidencia a necessidade de esclarecer os riscos no sentido de amenizar a probabilidade de danos. OBJETIVO: Evidenciar a ambigüidade decorrente do avanço tecnológico que amplia o campo da cura e da intervenção regeneradora, e também ameaça com o poder de seleção gênica e o risco da eugenia. Ressaltar a lei como referencial para debates bioéticos sobre o uso de embriões e de células-tronco nas pesquisas em seres humanos. MÉTODO: Centrou-se na revisão de artigos em bases eletrônicas Bireme e Scielo, utilizando-se as palavras boética, lei da biossegurança, embriões, clonagem e células-tronco. RESULTADOS: É consenso nos estudos revisados a preocupação com a evolução da genética e da decodificação do genoma humano, referindo-se à manipulação da espécie e ao conceito de viabilidade de embriões, evidenciados no princípio da precaução e na Resolução 196/96. DISCUSSÃO: A permissão do uso de embriões inviáveis para a clonagem a fim de produzir células-tronco faz emergir o questionamento de qual inviabilidade, remetendo ao problema de leis conceituais num campo dinâmico como a genética. A sedução da tecnologia como um meio inesgotável de cura, pode acentuar a deterioração dos princípios bioéticos da autonomia e da beneficência, quando acentua a perspectiva de objeto ao reduzir a pessoa à amostra e ignorar a análise criteriosa entre riscos e benefícios como discernimento fundamental em pesquisas com humanos. CONCLUSÃO: O contexto ético das implicações do avanço tecnológico da genética médica merece uma apreciação pluralista da sociedade. Neste debate centrado em reflexões da origem vital é preciso a preocupação bioética de modo a permitir o avanço médico sem comprometer a evolução humana, não só no sentido de espécie, mas fundamentalmente, em sentido social.


“MULHERES EM CENA”: FOCOS DA INCIDÊNCIA DO FUTEBOL FEMININO EM PELOTAS

Autor(es): THEIL, Larissa Zanetti; MARTINS, Marcela Amaral; MARTINS, Roger Tavares; PROENÇA, Luciano Silveira; RIGO, Luiz Carlos
Apresentador: Larissa Zanetti Theil
Orientador: Luiz Carlos RIgo
Instituição/Departamento: Escola Superior de Educação Física ESEF/UFPEL/Ginástica e Saúde
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo