Você é o Visitante nº
77702
REUNI - MEC Programa de Pós Graduaçao em Biotecnologia Universidade Federal de Pelotas CNPQ Periodicos - CAPES Ciência sem Fronteiras FAPERGS

Calourada UFPel 2010 Teatro Guarany - 26/04/2010
Comunicado Profa Eliana Póvoas Brito - Pro - Reitora de Graduação. No intuito de dar continuidade a realização de momentos de integração voltados a recepção dos novos alunos de nossa Universidade, realizaremos mais uma edição da Calourada UFPel, que irá acontecer no próximo dia 27 (terça-feira), as 19h30mim no Teatro Guarany. Sendo assim, alem de convidá-los para participar efetivamente do evento, gostaríamos de solicitar que considerem este momento como uma atividade letiva, e que para tanto os alunos ingressantes sejam dispensados das aulas neste turno. Contamos com a presença de todos.

Visita a Central de Reprodução Bovina - 13/04/2010
Os alunos do quarto semestre do curso de biotecnologia da UFPel desenvolveram atividades em Central de Reprodução Gaúcha. As atividades tiveram acompanhamento de veterinários da empresa In vitro Sul. A disciplina de Manipulações de Gametas e Embriões faz parte da base curricular do curso e é ministrada pelo professor Tiago Collares em colaboração com os diretores da empresa In vitro sul. A aproximação de nossos alunos da realidades de mercado permitirá uma construção do conhecimento mais sólida, atualizada e representativa das oportunidades em biotecnologia, diz Collares.
Acesse a pagina do professor,click na disciplina MGE para conferir as fotos.

Fundador da Biotecnologia palestra aos calouros - 12/04/2010
Na última segunda 12/04 o professor aposentado, João Carlos Deschamps, um dos fundadores da biotecnologia na UFPel, palestra na disciplina de BBB aos alunos ingressos em 2010/01. O tema "Oportunidades em Biotecnologia", foi abordado com a colaboração do professor Tiago Collares e do Doutorando Vinícius Campos, que realizaram depoimentos de suas experiências na busca de estágios em pesquisa.As experiências de mais de 20 anos de biotecnologia na UFPel foram descritas desde a chegada do professor Deschamps dos Estados Unidos na década de 80, ao processo de estabelecimento da g.biotec na UFPel. Três gerações contribuiram para a construção do debate sobre os caminhos e oportunidades em biotecnologia.

1ª Conferência Internacional sobre Células-Tronco e Genética - 11/04/2010
Alunos da graduação e pós-graduação em Biotecnologia da UFPel participaram da 1ª Conferência Internacional sobre Células-Tronco e Genética em São Paulo/SP, ocorrido entre os dia 9 e 11 de abril de 2010. O evento contou com a presença de palestrantes renomados, dentre os quais se destacaram o Dr. Bill Andrews, Dr. Raphael Gorodetsky e Dr. Xuetao Pei, onde foram abordados os aspectos biológicos e as aplicabilidades clínicas do uso de células-tronco na área da saúde.

Estavam presentes os alunos de graduação em Biotecnologia Anna Carla Peinhopf, Fernando Pires Hartwig, Francine Philippsen, Gabriel Urtiaga, Gustavo Moreira e Ruan Oliveira, acompanhados da doutoranda em Biotecnologia Fernanda Nedel.

Seleção de Entrevistadores projeto HPV - 09/04/2010
Nesta sexta (09/04)foram selecionados alunos dos cursos de Biotecnologia, Nutrição e Biologia para participação como entrevistadores no projeto "Cancer cervical: genótipos oncogênicos de HPV e análise do polimorfismo da p53 em coorte de mulheres. O estudo é uma parceria entre Biotecnologia e faculdade de Medicina da UFPel e projeto de tese da doutoranda Ludmila Entiauspe, orientada da prof. Fabiana Seixas e coorientada dos professores Tiago Collares e Mariângela Silveira. A estudante de Iniciação Científica - FAPERGS Suélen Basgalupp participa do estudo.

Apresentações dos calouros biotec2010 - 06/04/2010
Os alunos oriundos do ENEM 2010 completaram a turma de calouros em momento de confraternização juntos aos veteranos do curso. A terceira turma de biotecnologia conta com 35 calouros, 12 alunos de reopção e transferência de curso e uma aluna de intercâmbio internacional. Estão previstas atividades para todo o semestre.

Portal interativo G.Biotec - 02/04/2010
Prezados alunos, estamos trabalhando para melhor atendê-los através de nosso novo portal interativo. Prof. Tiago Collares.

Churrasco Biotecnologia - 31/03/2010
Alunos do curso de biotecnologia comemoram início das aulas. Foi confirmada a presença de alunos de todas as turmas, de professores e do coordenador do curso.