Home Page UFPel Universidade Federal de Pelotas
XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Ciências Exatas e da Terra - Resumos

ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE UM SISTEMA FRONTAL NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL ATRAVÉS DE IMAGENS DE RADAR

Autor(es): ARAUJO, Naiane Pinto, FOSTER, Paulo Roberto Pelufo
Apresentador: Naiane Pinto Araujo
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISE DAS CHUVAS MENSAIS EM PELOTAS, RS: UMA APLICAÇÃO DOS MODELOS DE BOX & JENKINS

Autor(es): SARAIVA, Ivan; BASGALUPP, Márcio Porto; LLOPART, Marta; BAPTISTA DA SILVA, João
Apresentador: Ivan Saraiva
Orientador: João Baptista da Silva
Instituição/Departamento: UFPel/IFM
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISE DAS PRECIPITAÇÕES MÁXIMAS DIÁRIAS ANUAIS NO MUNICIPIO DE PELOTAS/RS

Autor(es): CASAGRANDE, fernanda; SCHMIDT, Darlan; DAMÉ, Rita
Apresentador: Fernanda Casagrande
Orientador: Rita de Cássia Damé
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O conhecimento da precipitação máxima diária associada a um dado período de retorno é fundamental quando atua-se em estudos de erosão do solo, enchentes e inundações em áreas rurais e urbanas. Essa estimativa pode ser um indicativo para reavaliação de projetos já existentes, bem como para novos projetos trazendo melhoria na relação custo-benefício na área de projetos de recursos hídricos do município de Pelotas. O objetivo do presente trabalho foi identificar as precipitações máximas diárias anuais associadas aos períodos de retorno de 2, 3, 10, 20, 50, 100, 1000 e 10000 anos, bem como estimar o período de retorno do evento extremo da série utilizada, cuja altura de lâmina foi 200,8 mm. Os dados utilizados foram precipitações máximas diárias anuais do município de Pelotas e, foram obtidas junto à Estação Agroclimatológica, convênio EMBRAPA/UFPEL, em Capão de Leão/RS, Latitude 31° 45’, Longitude 52° 21’, Altitude 13 metros, referentes ao período de 1950 a 2000. A metodologia foi o ajuste dos dados de precipitação máxima diária anual à distribuição de Extremos Tipo I–Gumbel, cujos parâmetros foram ajustados usando o método dos momentos, bem como foi calculado o coeficiente de autocorrelação para verificar a independência dos registros e aplicado o teste não paramétrico de Mann-Kendall para avaliar a estacionariedade da série. Os valores de precipitação máxima diária anual para os períodos de retorno de 2, 3, 10, 20, 50, 100, 1000 e 10000 anos foram de 81, 93, 126, 143, 166, 183, 238 e 294 mm, respectivamente. Ainda, para o evento extremo da série, cujo valor é de 208 mm, o período de retorno correspondente foi 285 anos. Os resultados permitem concluir que obras hidráulicas projetadas em Pelotas ou por virem a serem projetadas devem contemplar sua avaliação e seu dimensionamento em função dos valores encontrados. Em recomendação de continuidade deste trabalho é necessário avaliar o tempo de concentração de cada bacia hidrográfica onde a obra foi ou será projetada.


ANÁLISE DE SISTEMAS FRONTAIS QUE INFLUENCIARAM A TEMPERATURA MÍNIMA NOS MESES DE JANEIRO E FEVEREIRO EM PELOTAS - RS

Autor(es): FERNANDES, Diego Simões; MACHADO, Rubinei Dorneles; CAMPOS, Claudia Rejane Jacondino; SILVEIRA, Camila Pinho
Apresentador: Diego Simões Fernandes
Orientador: Claudia Rejane Jacondino de Campos
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISE DO IMPACTO EM SUPERFÍCIE DO SISTEMA CONVECTIVO DE MESOESCALA OCORRIDO NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): PINTO, Luciana Barros; CAMPOS, Cláudia Jacondino
Apresentador: Luciana Barros Pinto
Orientador: Cláudia Rejane Jacondino de Campos
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:
O estudo dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) tem sido de grande interesse dos estudiosos devido à severidade das condições de tempo associadas a eles, visto que sua ocorrência vem, geralmente, associada a precipitações intensas e fortes rajadas de ventos. O objetivo deste trabalho é confrontar os dados de superfície, de 24 estações meteorológicas de superfície (8° Distrito de Meteorologia-INMET) com a estrutura observada nas imagens de satélite (GOES-8, resolução espacial de 4x4 km e resolução temporal de 30 minutos, no infravermelho, cedidas pelo CPTEC/INPE), a fim de analisar a intensidade de precipitação causada pelo SCM, ocorrido ao norte do RS, nos dias 19 e 20/02/03. Analisando o conjunto de famílias gerado pelo FORTRACC (Vila, 2004), junto com os dados de precipitação em superfície e as imagens de satélite, observou-se que o SCM em estudo teve um ciclo de vida de 23 hrs, com inicio as 13 UTC do dia 19 e dissipação as 12 UTC do dia 20. Esse SCM originou-se no centro do RS e deslocou-se para o norte, tendo sua maior extensão na madrugada e início da manhã do dia 20, período onde, segundo os dados de precipitação, foi o mais chuvoso em todas as estações atingidas pelo SCM. Dentre as 24 estações, 9 apresentaram precipitação acima de 75mm durante a ocorrência do SCM, mas só foram analisadas 5 delas, devido a falhas nos dados das outras. Nestas, o pico de precipitação ocorreu no horário das 00 UTC do dia 20. A pressão teve um aumento gradativo durante o ciclo de vida do SCM. A umidade relativa apresentou um padrão no qual teve-se um aumento antes do pico de precipitação, e uma diminuição após o mesmo. O comportamento da temperatura do ar foi marcado por menores valores durante o pico de precipitação, com exceção de Caxias do Sul, onde se teve um aumento durante o mesmo. Conclui-se então que o conjunto dos dados de superfície com as saídas do programa FORTRACC caracterizaram com bastante precisão a relação do SCM com a precipitação registrada.


ANÁLISE DO TEMPO – EVENTOS EXTREMOS DURANTE A PASSAGEM DO SISTEMA FRONTAL NO ESTADO DE SANTA CATARINA NOS DIAS 22 E 23 DE JULHO DE 2005

Autor(es): PEREIRA, Ana Carolina Cardoso ; QUEIROZ, Mônica Rodrigues de ; MACHADO, Rubinei Dorneles ; ARAÚJO, Gilsânia
Apresentador: Ana Carolina Cardoso Pereira
Orientador: Gilsânia Araújo
Instituição/Departamento: EPAGRI -CIRAM/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ANALISE DOS SISTEMAS FRONTAIS QUE INFLUENCIARAM AS TEMPERATURAS EM SANTA MARIA-RS

Autor(es): MACHADO, Rubinei Dorneles, FERNANDES, Diego Simões, CAMPOS, Claudia Rejane Jacondino, SILVEIRA, Camila Pinho
Apresentador: Rubinei Dorneles Machado
Orientador: Claudia Rejane Jacondino de Campos
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Meteorologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISE SINÓTICA DE UM CASO DE VENTOS INTENSOS EM PELOTAS, RS.

Autor(es): LLOPART, Marta Pereira; CARVALHO, Maria Helena
Apresentador: Marta Pereira Llopart
Orientador: Maria Helena Carvalho
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Ventos fortes (mais intensos que 12,5 ms-1) podem trazer sérios prejuízos para a população em geral e por isso são uma parte importante dos boletins de previsão do tempo. Ventos intensos na região de Pelotas estão, geralmente, associados à presença de centros de baixa pressão, chamados ciclones extratropicais.Todavia, no dia 02 de dezembro de 1994 foi registrado, pela Estação Agroclimatológica de Pelotas (convênio EMBRAPA/UFPel), um vento de 27,2 ms-1 (97,9 Km/h), asssociado a um sistema de mesoescala. Para se estudar a situação sinótica que levou à ocorrência de ventos fortes foram usadas imagens do satélite GOES, fornecidas pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e dados de reanálise do NCEP (National Centers for Environmental Prediction – Estados Unidos). As variáveis usadas foram pressão ao nível médio do mar, temperatura em vários níveis, componentes zonal e meridional do vento, à superfície e em 850 hPa e umidade específica em 850 hPa. Para se analisar o perfil vertical de temperatura foram usados dados de radiossondagem do Aeroporto Salgado Filho – Porto Alegre, RS. Também foram analisados dados de vento da Estação Agroclimatológica de Pelotas. A carta de pressão das 18 UTC, horário mais próximo daquele em que ocorreu o vento máximo, mostra que existia um cavado sobre o Rio Grande do Sul e Uruguai. O gráfico do anemógrafo da Estação Agroclimatológica de Pelotas mostrou que o vento tinha direção noroeste no período anterior ao do registro de vento máximo e virou para sudoeste, um pouco antes da ocorrência daquele vento. Na imagem de satélite das 21 UTC observou-se um sistema convectivo de mesoescala (de deslocamento rápido) com forte convecção sobre o RS associado a uma frente fria que se estendia sobre o Oceano Atlântico. Os campos da componente meridional do vento, da temperatura e da umidade específica em 850 hPa indicaram que estava presente sobre a América do Sul uma corrente de jato de baixos níveis, a qual trouxe ar quente e úmido desde a região amazônica e favoreceu a convecção sobre o RS. Vários índices de instabilidade calculados com os dados de radiossondagem de Porto Alegre mostraram valores que indicavam que a atmosfera estava instável na região sob a influência do sistema de mesoescala. Portanto, os fortes ventos observados no dia estudado estiveram associados à passagem de um sistema frontal com forte atividade convectiva em sua extremidade. O sistema convectivo ligado à frente deslocou-se rapidamente sobre o Rio Grande do Sul. Os resultados deste estudo podem ser usados por meteorologistas na elaboração da previsão do tempo quando encontrarem um sistema convectivo semelhante, a fim de divulgarem alerta à população.


AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DA ÁREA DA EMBRAPA CLIMA TEMPERADO, PELOTAS –RS, POR MEIO DE TÉCNICAS DE VALORAÇÃO DE PAISAGEM E USO DE SIG. I METODOLOGIA

Autor(es): DADALT, Anderson Martins; SINNOTT, Francine Alves; MIURA, Adalberto Koiti
Apresentador: Anderson Martins Dadalt
Orientador: Adalberto Koiti Miura
Instituição/Departamento: Embrapa Clima Temperado/Laboratório de Geoprocessamento
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Este trabalho pretende realizar uma avaliação territorial e ambiental em uma área da Embrapa Clima Temperado, utilizando-se de métodos de valoração de paisagem, visando propor uma ferramenta de fácil utilização, e com boa relação custo-benefício. A valoração de paisagem tem como objetivo geral obter uma visão sinótica de territórios e ambientes, considerando-se critérios estéticos (forma, cor, movimento, etc.) ou funcionais (inter-relações ecológicas, parâmetros biológicos, químicos, físicos, etc.) ou ambas. Dentre os vários produtos possíveis destacam-se informações sobre o grau de naturalidade, fragilidade, antropismo e uso da terra, podendo subsidiar processos de tomadas de decisão, apoiando os diferentes níveis de gestão territorial. Como proposta metodológica, inicialmente será realizado o georreferenciamento da imagem (mosaico fotográfico) da área sede da Embrapa Clima Temperado, utilizando-se de um GPS de navegação conectado a um notebook. Seqüencialmente a imagem da área será processada no Software Image Analysis e as informações carto-temáticas estruturados em um Sistema de Informação Geográfico – SIG (Arc GIS 9.0), onde será sobreposta uma malha de área regular (500m²) que servirá para os processos de valoração. Os pontos centrais de cada sub-área serão levantados e inseridos no GPS de navegação, o qual guiará a equipe em campo para que cada polígono seja visitado e delimitado. As paisagens territoriais serão fotografadas e com o auxilio de um questionário, os dados estéticos e funcionais de cada porção regular de terreno serão levantados. O próximo passo, será organizar todas as informações obtidas em campo em uma planilha do programa OpenOffice. Serão realizadas algumas entrevistas com usuários da área afim de tomar conhecimento de como estão sendo utilizado os ambientes em estudo. Serão aplicados alguns métodos diretos e indiretos de valoração de paisagem, acrescidos de técnicas da Avaliação Ecológica Rápida (AER). Terminado os levantamentos, faz-se um cruzamento de dados no SIG para facilitar a obtenção de informações, resultando então a qualidade ambiental da área.


AVALIAÇÃO DAS CARACTERISTICAS DA FENILANILA E DO TRIPTOFANO NA OBTENÇÃO DE FILMES FINOS

Autor(es): Paulo de, Vanessa; Garcia, Irene T.S.
Apresentador: Vanessa de Paulo
Orientador: Irene Terezinha Santos Garcia
Instituição/Departamento: UFPel/Departemento de Química Analítica e Inorgânica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Esse trabalho investiga a possibilidade de obtenção de filmes finos dos aminoácidos triptofano e fenilalanina a partir de suas soluções e fundidos. Esses sistemas, de estrutura aromática e iônica, têm potencial aplicação na na indústria eletrônica e como sensores eletroquímicos. Foi estudada a solubilidade desses aminoácidos em diferentes sistemas solventes através de testes com metanol, THF, clorofórmio, tolueno e acetona. Os aminoácidos não apresentaram solubilidade significativa em nenhum das soluções. A solubilidade em soluções aquosas ácidas e básicas também foi testada (HCl 10%v/v e NaOH 10%v/v) e o resultado foi negativo. A baixa solubilidade desses sistemas tanto em solventes orgânicos quanto inorgânicos se dá devido ao fato de ambos os aminoácidos apresentarem uma parte da molécula aromática e outra fortemente iônica. A baixa solubilidade em HCl, mesmo no triptofano, pode ser explicada pelo fato do par de elétrons do nitrogênio secundário fazerem parte das estrutura de ressonância do sistema, não ficando disponíveis para sofrerem protonação. Testes de solubilidade em solução de HNO3 10% foram realizados. Na fenilalanina onde não ocorreu a solubilização, mas no triptofano ocorreu completa dissolução. Esse comportamento pode ser explicado pela nitração do anel e conseqüente aumento da polaridade da molécula. Os elétrons do nitrogênio secundário, em ressonância com o anel favorecem a substituição nas posições orto e para. Todavia, a deposição do produto nitrado em substrato de silício não foi possível devido à baixa interação entre a solução e o substrato. A baixa interação ficou evidenciada através da medida do ângulo de contato cujo valor encontrado foi de 700. A obtenção por fusão à pressão atmosférica também não é possível, pois a fenilalanina e o triptofano se decompõem nas temperaturas de 273C e 289C, respectivamente. A deposição por fusão à pressão reduzida está sendo investigada.


AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE SOLUÇÕES DE POLI(M-CRESOLFORMALDEÍDO) DESTINADAS À OBTENÇÃO DE FILMES FINOS.

Autor(es): Amaral, Queila D. F.; Garcia, Irene T. S.
Apresentador: Queila Daiane Fonseca do Amaral
Orientador: Ierne Teresinha dos Santos Garcia
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Química Analítica e Inorgânica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Filmes finos poliméricos suportados são largamente empregados como coberturas de superfícies. As técnicas de spin coating, casting e layer by layer implicam em soluções com características específicas para deposição nos substratos. Neste trabalho foram a viscosidade e densidade de soluções preparadas com o poli(m-cresolformaldeído) com e sem tratamento térmico em diferentes concentrações. O propósito do trabalho é identificar regiões de concentração adequadas para proceder à deposição de filmes, com viscosidade estável e poder inferir quanto à espessura do filme a ser formado. Primeiramente foi feita a síntese do poli(m-cresolformaldeído), através de catálise ácida sendo a razão molar de fenol/formaldeído de 0,85. O material sintetizado foi divido em duas frações e submeteu-se uma delas ao posterior tratamento térmico em estufa durante 2 horas a 110ºC. A determinação de umidade forneceu os seguintes resultados: 33% e 20% de umidade para amostras sem e com tratamento térmico, respectivamente. A determinação da densidade e viscosidade das soluções do polímero em tetrahidrofurano, foi realizada com concentrações de 0,01, 0,02, 0,03, 1,0, 2,0, 5,0, 6,0 e 10,0 g L-1. A viscosidade foi determinada através de um viscosímetro de Cannon Frenske, através da medida do tempo de escoamento da solução (h) relacionando-se ao tempo de escoamento do solvente puro (h0). A viscosidade relativa (h/h0). O comportamento da de viscosidade relativa em função da concentração da solução apresentou um comportamento linear para baixas concentrações atingindo um patamar entre 4,0 e 8 g L-1. Consideram-se, então, os valores na faixa de 4,0 a 8 g L-1 os mais adequados para preparação de soluções com poli(m-cresolformoldeído) a serem utilizadas na obtenção de filmes finos por uma das técnicas descritas acima. Os valores de densidade encontrados foram praticamente constantes, apresentando dispersão em torno de 0,18%.


AVALIAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO URBANA NA BAÍA DE PARANAGUÁ

Autor(es): BRAUN, Juliana Aguilar Fuhrmann Braun; Portz, Luana; FILLMANN, Gilberto.
Apresentador: Juliana Aguilar Fuhrmann Braun
Orientador: Gilberto Fillmann
Instituição/Departamento: FURG - Fundação Universidade Federal do Rio Grande/Hidroquímica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
As regiões litorâneas têm passado por um crescente desenvolvimento industrial, comercial e turístico o que conseqüentemente origina grandes quantidades de resíduos industriais, materiais de dragagem e esgotos urbanos. A detecção de contaminantes por esgoto no meio ambiente é de considerável importância para a saúde pública. A determinação deste tipo de poluição normalmente é feita por indicadores microbiológicos, como a incidência de coliformes fecais, mas existem indicadores químicos, como os alquilbenzenos lineares (LABs) e os esteróis, que são menos sensíveis a variações ambientais, podendo contribuir para a confiabilidade das avaliações. Os esteróis são classificados em naturais e fecais. O coprostanol e o epicoprostanol são esteróis mais citados em estudos de determinação de impacto por esgotos. O coprostanol é formado pela hidrogenação bacteriana do colesterol no intestino de animais superiores, e devido à sua presença nas fezes destes seres, principalmente o homem, é tido como indicador de poluição fecal. Foram coletados 15 amostras de sedimento ao longo da Baía de Paranaguá. Nas amostras foi injetado um padrão interno e, posteriormente, realizou-se uma extração seguida de um fracionamento em uma coluna de sílica e alumina, a primeira eluição contém os hidrocarbonetos alifáticos, a segunda os hidrocarbonetos aromáticos e a terceira os esteróis. A fração contando os esteróis é analisada através de cromatografia gasosa com detector de ionização de chama. A solução de bis-trimetilsilil-trifluoracetamida (BSTFA) é utilizada como um reagente derivatizador. Os esteróis serão quantificados por comparação com um padrão externo e corrigidos usando o padrão interno. A confirmação da identidade do pico será realizado por espectrometria de massa (GC/MS).


AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA TEMPETRATURA DO SOLO GRAMADO E DESNUDO NA REGIÃO DE PELOTAS DURANTE UM PERÍODO DE ESTIAGEM

Autor(es): KRÜGER, Luiz Fernando
Apresentador: LUIZ FERNANDO KRÜGER
Orientador: SIMONE VIEIRA DE ASSIS
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/METEOROLOGIA
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS CONVECTIVOS DE MESOESCALA OCORRIDOS NO MÊS DE MARÇO DOS ANOS DE 2003 E 2004

Autor(es): MÜNCHOW, Gabriel Bonow; SILVEIRA, Bruna Barbosa
Apresentador: Gabriel Bonow Münchow
Orientador: Roseli Gueths Gomes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO TEMPORAL DA DIREÇÃO DO VENTO PREDOMINANTE NA ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ

Autor(es): OLIVEIRA, Ianuska Ramos; FARIAS, José Felipe; FOSTER, Paulo Roberto
Apresentador: Ianuska Ramos Oliveira
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


BIBLIOTECA VIRTUAL DE MATEMÁTICA

Autor(es): ROCHA, Iuri Barcelos Pereira; SILVA, Helton Costa da; SOUZA, Joao Artur de; DANDOLINI. Gertrudes Aparecida
Apresentador: Helton Costa da Silva
Orientador: Gertrudes Aparecida Dandolini
Instituição/Departamento: UFPEL/DME
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Atualmente a internet é uma das principais ferramentas de pesquisa, informação e lazer. Esse fato se justifica por diversos fatores, tais como a disponibilidade de material 24 horas, baixo custo de manutenção dos sites, seu alcance em qualquer parte do mundo, grande diversidade de conteúdo disponível e o alto custo dos livros no comércio. No entanto, ela apresenta muitos problemas com relação à classificação e organização de documentos. Em virtude disso, a criação da Biblioteca Virtual de Matemática (BVM) apresenta-se como uma alternativa de solução para as deficiências com relação à busca de materiais relacionados à matemática. Na procura por materiais adequados para a BVM, encontrou-se vários problemas, e notou-se que estes também surgem para usuários de Internet mais experientes. Os problemas mais freqüentes são: - a grande demora para encontrar materiais que úteis e de qualidade. - a má formatação de textos, que em muitos casos são mal editados e colocados de maneira inadequada, dificultando a visualização do mesmo. - muitos textos encontrados deixavam a desejar em matéria de conteúdo, ou eram muito complexos, dificultando o entendimento de usuários menos experientes, ou eram muito resumidos, não atendendo as expectativas do leitor. - falta de especificações na grande maioria dos arquivos encontrados, como a ausência do nome do autor, área, subárea, dificultando até mesmo sua utilização. O objetivo da BVM é oferecer uma fonte de pesquisa rápida, segura e eficiente de conteúdos, com materiais selecionados por autor e/ou assunto. Para isto busca-se na internet material da área de matemática disponível de forma gratuita. Após este material é avaliado e se for de qualidade será disponibilizada na BVM. No momento estamos selecionando os materiais que serão avaliados. A BMV será de grande importância para os alunos de curso a distancia e presencial e também para “internautas” veteranos e iniciantes que trabalham com matemática ou a estudam.


CÁLCULO DE ÁGUA PRECIPITÁVEL A PARTIR DE DADOS DE SUPERFÍCIE PELOS MÉTODOS DE WON E LECKNER PARA O ANO DE 1995

Autor(es): FILHO, José Honorato de Oliveira; PEDRA, George Ulguim
Apresentador: George Ulguim Pedra
Orientador: José Honorato de Oliveira Filho
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


COMPORTAMENTO DA TEMPERATURA MÍNIMA DIÁRIA DO AR PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): BLANK, Dionis Mauri Penning; ASSIS, Simone Vieira de.
Apresentador: Dionis Mauri Penning Blank
Orientador: Simone Vieira de Assis
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


CONCENTRAÇÃO DOS NUTRIENTES EM REGIME DE VAZANTE NO CANAL DO RIO GRANDE - ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS (RS/BARSIL)

Autor(es): BARBOSA, Fabiana Barbosa; WALLNER-KERSANACH, Mônica; BAUMGARTEN1, Maria da Graça Zepka.
Apresentador: Fabiana Gonçalves Barbosa
Orientador: Mônica Wallner-Kersanach
Instituição/Departamento: Fundação Universidade Federal do Rio Grande/Departamento de Química
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA MEDIDA DO CAMPO ELÉTRICO ATMOSFÉRICO

Autor(es): MEDINA, Ricardo Luiz Rilho; FONSECA, José Francisco Dias
Apresentador: Ricardo Luiz Rilho Medina
Orientador: José Francisco Dias da Fonseca
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Física - IFM
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


CURVAS DE ASSOCIAÇÃO PARA MACROMOLÉCULAS CARREGADAS

Autor(es): LANGONE, Marcela Quintana; KUHN, Paulo Sérgio Kuhn
Apresentador: Marcela Quintana Langone
Orientador: Paulo Sérgio Kuhn
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Física
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Macromoléculas carregadas em solução são sistemas comuns em Física, Química e Biologia, como proteínas e DNA, por exemplo. Um aspecto importante no seu comportamento é a associação com íons, variando sua carga resultante. Um resultado fundamental é a lei de Manning para associação no limite de diluição infinita e moléculas retas infinitas. Neste trabalho calculamos as curvas de associação para moléculas finitas com geometrias diferentes da linear. Consideramos moléculas em forma de hélice e em forma de círculo. Os resultados são compatíveis com a teoria de Manning.


DETECÇÃO DE FOCOS DE INCÊNDIO EM PELOTAS E ARREDORES NO PERÍODO 01-10 DE MARÇO DE 2005

Autor(es): FALCK, Aline Schneider1; FOSTER, Paulo Roberto Pelufo2.
Apresentador: Aline Schneider Falck
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


DISTRIBUIÇÃO DE ARSÊNIO NO SOLO E EM ÁGUA SUBTERRÂNEA SOB IMPACTO DAS EMISSÕES DAS FÁBRICAS DE FERTILIZANTES (RIO GRANDE,RS).

Autor(es): CARDOSO, Hidvanil Pouzada; MIRLEAN, Nicolai
Apresentador: Hidvanil Pouzada Cardoso
Orientador: Nicolai Mirlean
Instituição/Departamento: Fundação Universidade Federal do Rio Grande/Geociências
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Tomando conhecimento da alta toxicidade do arsênio, segundo a Organização Mundial da Saúde, estudou-se sua distribuição que precipita das emissões das fabricas de fertilizantes em solos superficiais e água subterrânea, no distrito industrial da cidade Rio Grande,RS. Foram feitas 18 perfurações ao longo desta área de estudo, coletando em cada ponto, uma amostra de solo superficial e de água subterrânea. As amostras, após sua coleta, foram previamente tratadas para posteriores análises, de forma que as concentrações de arsênio nos solos superficiais fossem analisadas através de espectrofotometria de chama em absorção atômica (GBS 932) acoplado com um gerador de hidreto (GBS HG 3000) e, para análise deste elemento em água subterrânea, utilizou-se a técnica de atomização térmica. As concentrações de arsênio encontradas, entre 7,5 até 27,5mg.Kg-1para solo e de, 1,23 até 25,45µg.L-1 para água-subterrânea, excederam seus níveis naturais, 1,02 mg.Kg-1 e 0,14µg.L-1, respectivamente. Com isso, os dados obtidos deixaram claro o fenômeno de contaminação por arsênio nos solos e na água subterrânea sendo resultado das emissões da produção dos fertilizantes na região estudada.


ELABORAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE RESTAURO A PARTIR DA CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E FÍSICA DO REVESTIMENTO CIMENTO PENTEADO.

Autor(es): GONÇALVES, Margarete R. F. (1); LEITE Cristiano P. (2) ; DIEFENBACH Samantha S. (3); DIAS, Allan R. P. (4)
Apresentador: Cristiano Padilha Leite
Orientador: Margarete Regina F. Gonçalves
Instituição/Departamento: UFPel - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/Departamento de Tecnologia da Construção da FAUrb
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
O cimento penteado é um revestimento de tonalidade variável e reduzida espessura, constituído de cimento, material pétreo (granito, mármore, basalto) e mica. Em função de sua composição, este apresenta estabilidade dimensional, aderência, resistência a impacto, impermeabilidade e isolamento térmico. Sua presença é observada em casarões, monumentos e prédios públicos, culturais e religiosos, construídos na década de 50 do século XX, na América Latina. Segundo historiadores, seu emprego em determinadas regiões brasileiras resultou de uma cultura de época que importava tecnologia, materiais e mão-de-obra dos países europeus, da presença de baixas temperaturas e do seu baixo custo de manutenção. As pesquisas literárias sobre ele são incipientes, o que dificulta estudos científicos para sua manutenção, e as ações propostas para sua recuperação têm se mostrado infrutíferas e, por que não dizer, muitas vezes danosas. Em função disto e visando a obtenção de uma proposta verdadeiramente eficiente, desenvolveu-se neste trabalho um estudo para obtenção de uma metodologia para a sua restauração. Para tanto, determinou-se, inicialmente, sua composição química e mineralógica e suas propriedades físicas (distribuição granulométrica, densidade aparente, porosidade, absorção e permeabilidade). Posteriormente, elaboram-se formulações de argamassas com materiais similares aos do cimento penteado em estudo. A avaliação das condições de uso das formulações testadas ocorreu a partir da observação da textura e tonalidade adquiridas e da determinação da distribuição granulométrica, permeabilidade, porosidade e aderência. Palavras chaves: Restauração, cimento penteado, composição química, mineralogia e propriedades físicas.


ENTRE A HISTÓRIA DA GEOMETRIA E AS GEOMETRIAS DA HISTÓRIA: EXERCÍCIO DE SIMULAÇÃO VIRTUAL DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO MERCADO CENTRAL DE PELOTAS (RS)

Autor(es): BRUNO, Guilherme Rodrigues
Apresentador: Guilherme Rodrigues Bruno
Orientador: Profª. Arqta. Urbta. Neusa Rodrigues Félix (Ph.D.)
Instituição/Departamento: Instituto de Física e Matemática - IFM/UFPel/Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computac
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Os modelos de análise histórica tradicionais trabalhavam, essencialmente, com elementos discursivos e estatísticos, no entanto, modelos multidisciplinares a partir dos quais pode-se estudar aspectos culturais, relativos ao modo de vida de pessoas e comunidades, passam a ganhar destaque na década de 90, com a corrente historiográfica denominada Nova História Cultural. O objetivo deste trabalho é explorar o uso de novos instrumentos tecnológicos no apoio à este tipo de investigação historiográfica, estruturando uma proposta de relação prática entre a evolução dos modelos de representação gráfica e dos modelos de análise histórica, através de um exemplo local. Em seu desenvolvimento, descreve-se o processo de geração e análise de modelos computacionais do Mercado Central de Pelotas (RS), que consiste, inicialmente, no levantamento arquitetônico do prédio atual, alterando, numa etapa seguinte, os aspectos arquitetônicos precedentes, apanhados em desenhos da época, registros fotográficos, e prospecções arqueológicas. Na etapa final, essas informações são digitalizadas de forma a permitir transformações parciais no modelo original, ou seja, novos elementos podem ser adicionados ou subtraídos da cena, de acordo com as características arquitetônicas no período histórico a que se referem ou a área do estudo a que se destinam. O produto final é um conjunto de cinco modelos computacionais parametrizáveis, referentes às datas nas quais o prédio passou por intervenções arquitetônicas significativas – 1846 (primeiro projeto), 1911, 1948, 1969 e 1994 – e um correspondente sistema de análise dos aspectos simbólicos e topoceptivos identificados. Na conclusão, o trabalho oferece uma base interativa de dados digitais que podem ser manipulados de acordo com o enfoque da disciplina que o pesquisador-historiador pretende explorar. Esta base consiste de três elementos: modelo geométrico, levantamento histórico e sistema de análise aplicado.


ESTUDO DA AMPLITUDE TÉRMICA DIÁRIA DO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS

Autor(es): CASAGRANDE, fernanda; SCHMIDT, Darlan; PEREIRA, Daniel; DAMÉ, Rita
Apresentador: Fernanda Casagrande
Orientador: Rita de Cássia Damé
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Amplitude térmica é uma característica fundamental para as plantas, animais e até mesmo para os seres humanos, uma vez que esses em sua maioria não suportam bruscas variações diárias de Temperatura. O objetivo do presente trabalho foi analisar as Temperaturas máximas e mínimas diárias de diferentes anos, e diferentes meses correlacionando assim suas diferentes variações. Os dados utilizados foram Temperaturas máximas e mínimas diárias mensais de Pelotas,obtidas junto à Estação Agroclimatológica, convênio EMBRAPA/UFPEL, em Capão de Leão/RS, cujas coordenadas geográficas são as seguintes: Latitude 31° 45’, Longitude 52° 21’, Altitude 13 m, referentes aos meses de Janeiro, fevereiro e Março do período de 2002 a 2005. A metodologia empregada foi o cálculo da Amplitude térmica diária para os diferentes meses dentro do período citado, associando-se assim a média da Amplitude térmica para o mesmo mês em diferentes anos, com isso verificando sua correlação e seus valores extremos. Os resultados permitem concluir que nos meses de Janeiro do ano de 2002 e 2003 a Amplitude Térmica oscilou próximo a média, em torno de 9,2 °C, em 2004 ocorreram quedas em relação a média, mas pouco expressivas, no ano de 2005 nota-se um aumento expressivo em relação a média , chegando esse aumento a 7° C . O mês de Fevereiro, referentes ao anos de 2002, 2003 e 2005, o comportamento da Amplitude foi bastante irregular em relação a média que oscila em torno de 10°C. No mês de Março os valores de Amplitude encontrados mostram comportamento similar ao mês de Janeiro, nos anos de 2002 e 2003 acompanhando a média que oscila em torno de 8° C a 10°C , no ano de 2004 a Amplitude térmica fica um pouco abaixo da média, e no ano de 2005 a média apresenta picos representativos na primeira quinzena do mês. Através da análise feita podemos concluir que nos meses de Janeiro e Março de 2005 em relação aos outros anos foi o que apresentou uma maior variação na Amplitude térmica, no período observado.


ESTUDO DA NEBULOSIDADE DURANTE O ANO DE 2003 NA EACF

Autor(es): RODRIGUES,Silvana Garcia; IRIART,Paulo; FOSTER,Paulo Roberto
Apresentador: Silvana Garcia Rodrigues
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO DA VARIABILIDADE DOS ELEMENTOS METEOROLÓGICOS NA CIDADE DE PELOTAS – RS

Autor(es): BRUM, Débora Ruiz; KUNZE, Isis Gravato; FIGUEIREDO, Eliton Lima; FOSTER Paulo Roberto
Apresentador: Débora Ruiz Brum
Orientador: Paulo Roberto Foster
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO DA VARIABILIDADE DOS ELEMENTOS METEOROLÓGICOS NA CIDADE DE PELOTAS – RS

Autor(es): BRUM, Débora Ruiz; KUNZE, Isis Gravato; FIGUEIREDO, Eliton Lima; FOSTER Paulo Roberto
Apresentador: Isis Gravato Kunze
Orientador: Paulo Roberto Foster
Instituição/Departamento: UFPel/de Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA FÁBRICA DE RAÇÕES PARA AVES

Autor(es): Botelho, A.; Meneghetti, V. L.; Terra, F. S.; Vianna, H.
Apresentador: Andrino Morales Botelho
Orientador: Maria Laura Gomes Silva da Luz
Instituição/Departamento: UFPel/FEA
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O setor avícola brasileiro, a partir da década de 70, constituiu-se num dos setores agroindustriais que mais se desenvolveram. Na avicultura de corte, os gastos com alimentação representam de 60% a 70% do custo total de produção, sendo que o custo da ração é função dos preços de seus ingredientes (principalmente milho e soja) e do seu nível de potencialidade nutricional. O presente estudo tem como objetivo suprir a demanda gerada pela expansão de aviários localizados na Região Central do Estado do RS. Pretende também servir como um incremento na renda dos pequenos produtores da região, que na sua maioria são pequenos produtores de arroz e que assim terão estímulo para a produção de aves de corte. A fábrica funcionará como uma unidade prestadora de serviço no que se refere à produção e distribuição de rações e terá um sistema de parceria com uma empresa integradora dos produtores. A meta é produzir 9.000 toneladas de ração, anualmente, o que é suficiente para atender 20 aviários de 15.000 frangos nos primeiros 5 anos. Do 6º ao 10º ano, a produção é aumentada para 10.392 toneladas, suficiente para abastecer 24 aviários. A partir do 11º ano a produção é dobrada para 20.784 toneladas, abastecendo 48 aviários. O fluxograma do processo de fabricação da ração para aves tem as seguintes operações básicas: recebimento das matérias-primas, processamento da ração e expedição do produto. A fábrica possui os equipamentos dimensionados de forma a atender o incremento da produção. Com os produtores pagando R$ 0,64 pelo kg da ração e com um investimento de R$ 1.363.558,82 para o funcionamento da fábrica, estima-se uma receita de R$ 5.760.000, R$ 6.804.480,00 e R$ 13.908.960,00 no final do 5º, 10º e 15º ano, respectivamente. O projeto é viável economicamente, paga o investimento e aumenta o capital em R$ 2.332.832,27. O projeto se paga em 6 anos. A relação benefício-custo do projeto (B/C), foi de R$ 1,12, que significa que o custo de cada 1 real, retorna como benefício R$ 1,12.


ESTUDO DAS ANOMALIAS DE REFRAÇÃO ATMOSFÉRICA DURANTE O VERÃO E INVERNO DO ANO DE 2004 PARA A CIDADE DE CURITIBA

Autor(es): FARIAS, José Felipe da Silva; FOSTER, Paulo Roberto Pelufo
Apresentador: José Felipe da Silva Farias
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO TEMPORAL DA SENSAÇÃO TÉRMICA POR RESFRIAMENTO EÓLICO (TEMPERATURA WINDCHILL) NA EACF DURANTE OS ANOS DE 2003 E 2004

Autor(es): REINKE, Guilherme Lauxe
Apresentador: Guilherme Lauxe Reinke
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO, ESPECIFICAÇÃO E APLICAÇÃO DE SOFTWARE PARA TESTE DE VIABILIDADE FINANCEIRA

Autor(es): BANDEIRA, Rafael de Magalhães; DINIZ, Eliane da Silva Alcoforado; RIBEIRO, Carlos Jorge
Apresentador: Rafael de Magalhães Bandeira
Orientador: Eliane da Silva Alcoforado Diniz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Informática
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA WEBTV

Autor(es): ALVES, Carlos Vinícius Rasch
Apresentador: Carlos Vinícius Rasch Alves
Orientador: Luiz Fernando Tavares Meirelles
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/UCPEL Virtual
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Baseado no contexto do projeto Colaboratorium e na evolução das tecnologias de informação, liderada pelo advento da Internet e baseado nas muitas dificuldades relacionadas a transmissões por um canal televisivo, estudos estão sendo feitos para vincular essas transmissões com a Web, ou seja, passar a transmitir eventos e programas da comunidade acadêmica pela Internet. Dentre muitos estudos, tecnologias como as da Real, Helix DNA e Microsoft estão sendo avaliadas e testadas para após uma análise de qualidade passarmos a montar um ambiente de aplicação com rotinas próprias e outras a adaptar de acordo com a demanda da transmissão e assim relacionar as que melhor suprem as necessidades do projeto. O padrão de protocolos também está em pesquisas, pois se utilizará VOIP em transmissões e conferências, assim não somente o H.323 deve ser empregado, mas outros protocolos, como SIP, H.248 e MGCP. Os equipamentos utilizados são selecionados de acordo com o que vai ser transmitido, sendo assim utilizamos qualquer equipamento de vídeo e áudio, desde câmeras até equipamentos como vídeos e DVDs. Os resultados que obtivemos foram transmissões de palestras e eventos com muito sucesso utilizando o sistema, o próximo passo agora é a criação de um servidor para que possamos gerenciá-lo, passando a transmitir programas da TV da Universidade, telejornais, documentários e outros programas. Outro recurso que será disponibilizado é a criação de um acervo de aulas que poderão ser pré-gravadas e disponibilizados por streaming para os alunos, junto com outros vídeos e até cursos feitos e disponibilizados para a comunidade. Com estes estudos, para uma futura implantação, a instituição passará a contar com um recurso extra para utilização dos alunos e da comunidade acadêmica em geral.


EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA:A VISÃO DO ALUNO EM RELAÇÃO AS SITUAÇÕES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM

Autor(es): FELIX, Luisa Rodrigues , SILVA, Adriane Borda Almeida da
Apresentador: Luisa Rodrigues Felix
Orientador: Adriane Borda Almeida da Silva
Instituição/Departamento: UFPel/Desenho Tecnico e Grafica Computacional
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho analisa, do ponto de vista do aluno, a abordagem do Ensino a Distância (EAD) no curso de pós-graduação em Gráfica Digital da UFPel. Foram cursadas, na modalidade a distância, todas as disciplinas do primeiro semestre do Curso de Gráfica Digital, caracterizadas por duas dinâmicas diferenciadas com relação a EAD: três disciplinas oferecidas de forma síncrona e uma de forma assíncrona. As disciplinas específicas da Gráfica Digital: Fundamentos de Informática Gráfica, Modelagem Visual, Modelagem Geométrica foram ministradas de forma síncrona - o aluno conectado via internet nos horários da aula, escutava as atividades e participava das discussões, usando um microfone, e visualizava o material didático em formato digital disponibilizado previamente. A disciplina de Metodologia do Ensino Superior foi ministrada de forma assíncrona - os tutores disponibilizavam o material apresentado na aula presencial e a interação acontecia por email e fóruns de discussão. As atividades síncronas ocorreram através das ferramentas MSN e Skype e as atividades assíncronas a partir do Campus Virtual da UFPEL, sobre a plataforma –TELEDUC. A partir de análise comparativa entre as dinâmicas adotadas, consideram-se algumas questões fundamentais: 1) na modalidade assíncrona fica garantida a continuidade do momento de aprendizagem, pois como o material está preparado e disponibilizado para ser estudado a qualquer hora, não existe interrupção provocada pela falta de conexão no horário da aula ou por conexões lentas, o que ocorreu algumas vezes nas disciplinas síncronas. 2) Com relação à efetiva participação e entrosamento, a modalidade síncrona mostrou-se mais estimulante, sendo possível discutir com o grupo e construir de forma colaborativa conhecimentos significativos no momento da interação. Do ponto de vista do aluno estas dinâmicas devem ser utilizadas de forma complementar, buscando estabelecer uma modalidade híbrida, com momentos síncronos e assíncronos.


IDENTIFICAÇÃO DOS SISTEMAS CONVECTIVOS DE MESOESCALA

Autor(es): SCAGLIONI, Taís Pegoraro ; GOMES, Roseli Gueths
Apresentador: Taís Pegoraro Scaglioni
Orientador: Roseli Gueths Gomes
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


INSTABILIDADES MODULACIONAIS EM CONDENSADOS BOSE-EINSTEIN APRISIONADOS

Autor(es): ALVES, Tiago Rafael de Almeida; GAELZER, Rudi.
Apresentador: Tiago Rafael de Almeida Alves
Orientador: Rudi Gaelzer
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - UFPEL/Instituto de Física e Matemática - IFM/UFPEL
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A Condensação de Bose-Einstein (CBE) é um fenômeno onde as partículas que formam uma substância convergem para o menor estado de energia, em um estado quântico comum. Este fenômeno ocorre com partículas denominadas bósons, as quais possuem spin inteiro, ao passo que férmions possuem spin semi-inteiro. Por esta razão, bósons não obedecem ao Princípio da Exclusão de Pauli. CBE ocorre em temperaturas em torno do zero absoluto e tal forma de comportamento da matéria é pesquisada em diversos elementos como: 4He, 7Li e 23Na, por exemplo. O confinamento é feito utilizando lasers infravermelhos, incidentes de todas as direções, de freqüência adequada para interagirem com os átomos da amostra que se movem na direção dos fótons. Depois, os lasers são desativados e passa a ocorrer a ação de campos magnéticos sobre o spin dos átomos, que são assim capturados e mantidos em armadilhas. Os átomos são resfriados ainda mais possibilitando-se que os mais quentes saiam da armadilha. Do ponto de vista teórico, CBE são descritos pela Equação de Gross-Pitaevskii (EGP). Recentes experimentos demonstram a geração de estruturas não lineares, sólitons tipo brilhante (com um máximo na densidade), para condensados com interações atrativas e tipo escuro (vão na densidade) para interações repulsivas. No contexto da mecânica quântica, a questão é como estas ondas solitárias surgem e como as descrevemos. Elas são de fato instabilidades modulacionais na onda portadora, a onda de matéria do CBE. Estudamos neste trabalho uma transformação tipo-lente na EGP que permite a análise destas instabilidades. O potencial externo em questão é um potencial harmônico com um parâmetro dependente do tempo, sendo possível a obtenção da Equação de Schrödinger não linear, cuja solução analítica é possível. Ainda estudamos um critério explicitamente dependente do tempo para a ocorrência das instabilidades nos CBE aprisionados.


MINIMIZAÇÃO DA GERAÇÃO DE EFLUENTE LÍQUIDO NO PROCESSO DE PELAGEM PARA PRODUÇÃO DE PÊSSEGO EM CALDA, COM A UTILIZAÇÃO DE UM TENSOATIVO.

Autor(es): PEREIRA-RAMIREZ, Orlando; HUBER, Charles
Apresentador: Charles Soares Huber
Orientador: Orlando Pereira-Ramirez
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Avaliou-se o uso de um surfactante químico, como aditivo na solução de hidróxido de sódio, empregada no processo de pelagem do pêssego, e se comparou os resultados obtidos, com os do processo tradicional, sem a adição do tensoativo. Pode-se observar, um menor consumo de hidróxido de sódio, uma redução significativa nos valores, da carga orgânica, e também, a minimização da geração de efluente líquido no processo de lavagem da fruta, quando o aditivo foi utilizado. O pêssego é amplamente cultivado na região de Pelotas, RS, onde o clima favorável, com dias frios de sol e sem umidade excessiva, possibilita seu cultivo e sua qualidade. A região de Pelotas corresponde a 97% da produção brasileira de pêssego em calda. Pode-se observar, que obteve-se consideráveis reduções na quantidade de carga orgânica gerada, fato que não foi observado, apenas na quantidade de Fósforo total. A maior redução, em quantidade de carga orgânica, foi obtida na Demanda Química de Oxigênio (DQO), que pode ser atribuído ao menor ataque sofrido pela fruta, ocasionado pela menor concentração de hidróxido de sódio da solução. A menor redução, foi observada na Demanda Bioquímica de Oxigênio, pelo mesmo fato exposto anteriormente. Obteve-se a maior redução, em porcentagem, que foi de 45,45%, na carga de nitrogênio total (nitrogênio total Kjedhal), provavelmente ocasionada, pela menor degradação hidrolítica causada pelo álcali às proteínas da fruta, que são constituintes do endocarpo. Segundo CORDENUNSI (2001), o pêssego possui 1,19% de sua massa, composta de proteínas. No cálculo, da carga, dos sólidos suspensos totais, e sólidos sedimentáveis, encontrou-se, respectivamente, 24,16 e 31,8% de redução, que foram resultantes, do decréscimo, no efluente, da quantidade de materiais do epicarpo e endocarpo da fruta, oriundos da reação mais branda com a solução de pelagem.


MONITORAMENTO DE UM COMPLEXO CONVECTIVO DE MESOESCALA UTILIZANDO FORTRACC

Autor(es): SANTOS, Daniel Caetano; FOSTER, Paulo Roberto Pelufo
Apresentador: Daniel Caetano Santos
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


MONITORIA EM VÍDEO

Autor(es): HIRDES, João Carlos Roedel; SOUZA, Joao Artur de Souza
Apresentador: João Carlos Roedel Hirdes
Orientador: Joao Artur de Souza
Instituição/Departamento: UFPEL/DME
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O avanço da informática e a facilidade de acesso à informação, tanto no âmbito local quanto global, vêm alterando de forma significativa os mais variados campos da ação humana, como por exemplo, na área da Educação. O desenvolvimento científico e tecnológico dos últimos tempos vem trazendo à tona, aos educadores, a necessidade de se adaptarem a essas novas tecnologias de informação. Tem-se consciência do interesse que grande parte dos estudantes possui pelas diferentes mídias de comunicação, tal como a televisão. Cabe, então, aos pesquisadores em educação levar em conta esse interesse para estimularem o estudo através de vídeos. Este projeto tem por objetivo produzir vídeos didáticos visando facilitar, motivar e melhorar a aprendizagem do aluno. As experiências educacionais gravadas em vídeo usarão uma linguagem diferenciada e mais próxima do cotidiano, o que facilita a compreensão dos alunos. Os vídeos servirão como novas fontes de informações seguras e completas aos alunos e aos professores, além de possibilitar a elevação da qualidade do ensino. O aluno poderá assistir às aulas gravadas em momentos mais adequados ao tempo do seu processo de aprendizagem. Bem como, por outro lado, os educadores também poderão utilizar este meio comunicativo como recurso audiovisual nas aulas presenciais e também como meio de pesquisa para acrescentar no preparo de suas aulas. Este trabalho tem como proposta construir materiais didáticos com linguagens diferentes das atuais, pois, atualmente, os profissionais da educação na maioria de suas aulas trabalham somente com as linguagens falada e escrita. Portanto, o maior desafio deste projeto é de possibilitar a utilização da linguagem de vídeo em suas mais variadas formas.


O ESPECTRO DOS RAIOS CÓSMICOS DE ALTAS ENERGIAS E A HIPÓTESE DO DECAIMENTO DE PARTÍCULAS RELÍQUIAS X

Autor(es): SILVA AMORIM, Luciana Cristine; BODMANN, Bardo Ernst Josef
Apresentador: Luciana Cristine SILVA AMORIM
Orientador: Bardo Ernst Josef Bodmann
Instituição/Departamento: Instituto de Física e Matemática, UFPel/Departamento de Física
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


O USO DOS SOFTWARES MAPLE E DELPH NO ENSINO DE FUNÇÕES

Autor(es): AFONSO, Reginaldo Fabiano da Silva; GERALDO, André Pinto; SOUZA, João Artur
Apresentador: Reginaldo Fabiano da Silva Afonso
Orientador: Joao Artur de Souza
Instituição/Departamento: UFPEL/DME
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


PLASMA DA MAGNETOSFERA TERRESTRE – INSTABILIDADES MODULACIONAIS EM ONDAS ÍON-ACÚSTICAS

Autor(es): ALVES, Tiago Rafael de Almeida; GAELZER, Rudi.
Apresentador: Tiago Rafael de Almeida Alves
Orientador: Rudi Gaelzer
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - UFPEL/Instituto de Física e Matemática - IFM/UFPEL
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


PROCESSAMENTO DE SINAIS DIGITAIS APLICADO A REGISTROS POLISSONOGRÁFICOS

Autor(es): GOMES, Mateus das Neves; SOUZA, Joao Artur de Souza
Apresentador: Mateus das Neves Gomes
Orientador: João Artur de Souza
Instituição/Departamento: UFPEL/DME
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Em tempos de globalização, onde a cada minuto são feitas novas descobertas, o processamento de sinais digitais (PSD) se mostra cada vez mais como uma poderosíssima ferramenta para o avanço da tecnologia. O processamento de sinais digitais se define como a representação digital dos sinais e o uso dos processos digitais para análise, modificação ou extração de informação. Um sinal nada mais é que uma função de uma ou mais variáveis, o que tem gerado o interesse de alguns matemáticos no seu estudo. O PSD possui um vasto campo de aplicação, como na medicina, sensoriamento remoto, finanças e meteorologia. Neste trabalho estamos pesquisando sobre os dados dos registros polissonográficos do sono. Após um estudo preliminar sobre as características dos dados do sono e com base no problema a ser tratado, a saber, detecção de ritmos teta, alfa sigma e beta, o trabalho consistiu em pesquisar padrões destes ritmos e sua detecção nos registros. A detecção automática de ritmos teta, alfa sigma e beta auxiliará os médicos na análise dos registros polissonográficos e consequentemente no tratamento de alguns distúrbios ao registro do sono. O trabalho se desenvolve na utilização de ferramentas matemáticas na busca da construção de um filtro extremamente eficiente que possa captar esses ritmos citados e que possibilite definir a relação problema-ritmo de um modo mais mensurável. Ainda não se possui resultados efetivos, mas juntamente com a Clínica do Sono do Dr. Denis Martinez esta-se trabalhando com uma base real já estudada clinicamente. Espera-se que com todos estes registros de dados polissonográficos, como eletroencefalograma (EEG), se possa contribuir para o avanço da ciência e da medicina.


PROJETO DE UMA AGROINDÚSTRIA DE PISCICULTURA

Autor(es): Martins, Alessandro; Dias, Flávio Luís dias de; Luz, Maria Laura Gomes Silva da; Gomes, Mario Conill
Apresentador: Alessandro Martins
Orientador: Maria Laura Gomes Silva da Luz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A piscicultura é um dos ramos da aqüicultura que se preocupa com o cultivo de peixes. Entre os locais onde existe grande potencial para o desenvolvimento da aqüicultura destaca-se a região sul do estado do RS. Esta região apresenta características adequadas para a piscicultura com reservas de água doce superiores a 3.000 km2, que podem ser aproveitadas para piscicultura. Tendo uma estruturação econômica baseada na produção primária, a zona sul do RS produz os insumos básicos para a produção de rações, que é o principal fator de custo para a aqüicultura. Existe também um grande número de pequenos produtores rurais que possuem açudes para a irrigação em suas propriedades, que poderiam ter sua renda aumentada com a piscicultura semi-intensiva em suas propriedades. Na região sul, no estuário da lagoa dos patos, além do cultivo em viveiros, a grande possibilidade é o cultivo em gaiolas e cercados no próprio estuário, o qual possui grandes áreas protegidas que favorecem este tipo de cultivo e os pescadores artesanais da região (6.500 famílias) podem ser treinados para manejar os cultivos. Esta alternativa pode proporcionar novos empregos e o desenvolvimento social e econômico da região. Tendo como referência a análise do estudo de mercado, juntamente com a facilidade de manejo do cultivo, pretende-se cultivar uma espécie nativa, o Jundiá, cujo cultivo está intensificado no sul do Brasil, pela qualidade de sua carne, seu crescimento rápido e facilidade de manejo. O estudo prevê a instalação de uma agroindústria de processamento do peixe, tendo como produto final filés de peixe envolvendo as operações de despesca, evisceração, filetagem e embalagem. A análise econômica mostrou que esta proposta é viável, tendo um investimento total para o empreendimento em torno de R$ 446.309,00 e um período de 2,9 anos para retorno do valor total investido (“pay-back”).


RADIAÇÃO SOLAR EM PELOTAS, RS: ANÁLISE ESTATÍSTICA DA MÉDIA MENSAL.

Autor(es): LLOPART, Marta Pereira; BOIASKI, Nathalie Tissot; SARAIVA, Ivan; SILVA, João Baptista
Apresentador: Marta Pereira Llopart
Orientador: João Baptista da Silva
Instituição/Departamento: UFPel/IFM
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


RELAÇÃO DA TOPOCLIMATOLOGIA COM A TEMPERATURA MÍNIMA DIÁRIA DO AR PARA O RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): BLANK, Dionis Mauri Penning; ASSIS, Simone Vieira de.
Apresentador: Dionis Mauri Penning Blank
Orientador: Simone Vieira de Assis
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A topografia de uma região ou de um local tem preponderância verossímil em alguns fatores climáticos. Não poderia ser diferente com a temperatura mínima. A orografia do sul do Brasil é bastante diversificada, mas não muito complexa, possibilitando, assim, estudos mais próximos ao que encontramos na realidade. Diante disso, o que se pretende estabelecer é o modo como a topografia e os fatores climatológicos influenciam os valores de temperatura mínima do ar, perante diferentes pontos de altitude. O presente estudo faz relação ao lapso de tempo compreendido entre 1961 e 1998, possibilitando caracterizar o clima para cada região. Os resultados são apresentados em forma de tabelas para facilitar o entendimento e compreensão dos eventos. Espera-se que uma região com maior altitude possua sempre um valor de temperatura menor, contudo não é isso que acontece. De posse da distribuição de freqüência efetuada para o período descrito, traçamos relações com a posição geográfica de cada estação meteorológica. Assim, pode ser notado que fatores como a maritimidade, continentalidade, latitude, perfazem importantes variantes no valor da temperatura mínima do ar.


SEPARAÇÃO DE FASE EM SOLUÇÕES DE MACROMOLÉCULAS CARREGADAS

Autor(es): MOREIRA, Heleonísia Antônia Vieira; KUHN, Paulo Sérgio
Apresentador: Heleonísia Antônia Vieira Moreira
Orientador: Paulo Sérgio Kuhn
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Física
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Soluções de polímeros que interagem com o solvente podem apresentar separação de fase, dependendo do valor do parâmetro de mistura de Flory. Estudamos como o ponto crítico para um sistema de macromoléculas em solução é afetado se incluímos carga na molécula. Para uma carga muito pequena o ponto crítico é bastante próximo do resultado para o sistema não carregado. À medida que aumenta o número de monômeros carregados, o ponto crítico se afasta do resultado não carregado. O valor crítico da temperatura aumenta, enquanto a fração de volume crítica diminui.


SIMULAÇÃO DE DADOS DE RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL NA REGIÃO DE PELOTAS/RS PARA DIAS CLAROS E COM NUVENS

Autor(es): SACCO, Francine Gomes; ASSIS, Simone Vieira
Apresentador: Francine Gomes Sacco
Orientador: Simone Vieira de Assis
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Meteorologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


SIMULAÇÕES DE COLISÕES DE ÍONS PESADOS EM ENERGIAS INTERMEDIÁRIAS

Autor(es): Quadros, Joseima Neves de; Hadjimichef, Dimiter
Apresentador: Joseima Neves de Quadros
Orientador: Dimiter Hadjimichef
Instituição/Departamento: Instituto de Física e Matemática (IFM)/Física
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


SISTEMA DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO PARA CONTROLE DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS INDUSTRIAIS

Autor(es): SILVA, Erik Dias da; FIGUEIRA, Fernanda Vieira; BLASCO, Ezequiel Conceição
Apresentador: Erik Dias da Silva
Orientador: Ricardo Azambuja Silveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Informática - UFPel
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente trabalho apresenta um sistema de apoio à tomada de decisão, voltado à escolha da metodologia e equipamentos mais adequados para o controle da liberação de emissões atmosféricas. O intuito final deste é fornecer uma ferramenta que possa, com a base de conhecimentos implementada neste sistema, auxiliar os profissionais que atuam no setor de tecnologia ambiental a escolherem os melhores recursos para o tratamento de emissões atmosféricas industriais. A fim de efetuar o trabalho proposto, será usada a ferramenta Protegè para a elaboração da base de conhecimentos e a ferramenta Algernon como máquina de inferência para a realização das consultas.


TRATAMENTO DE EFLUENTES DA INDÚSTRIA CONSERVEIRA POR REATOR ANAERÓBIO DE FLUXO ASCENDENTE.

Autor(es): PEREIRA-RAMIREZ, Orlando; HUBER, Charles
Apresentador: Charles Soares Huber
Orientador: Orlando Pereira-Ramirez
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


UM AGENTE PEDAGÓGICO ANIMADO NO PAPEL DE UM LMS MANIPULANDO OBJETOS INTELIGENTES DE APRENDIZAGEM

Autor(es): WILGES, Beatriz; SILVA, Michele; SILVEIRA Azambuja, Ricardo
Apresentador: Beatriz Wilges
Orientador: Ricardo Azambuja
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Informática
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A proposta deste trabalho está centrada no desenvolvimento de um ambiente educacional, onde exista um Agente Pedagógico Animado (APA) gerenciando objetos inteligentes de aprendizagem (LUCAS; WILGES, 2004). O objetivo de se desenvolver um ambiente de aprendizagem baseado nesse paradigma é a construção de objetos de aprendizagem a partir da tecnologia de agentes, que estejam inseridos em uma arquitetura baseada em sistema multiagente (SMA), sob o respaldo do padrão Foundation for Intelligent Physical Agents - FIPA (FIPA, 2004), e de um Learning Management Systems - LMS (LTSC, 2004) na forma de um personagem animado com características de agente, também compatível com o padrão FIPA. As vantagens de agregar a tecnologia de agentes a objetos de aprendizagem são inúmeras, dentre as quais, facilidades de comunicação considerando o dinamismo, flexibilidade, adaptabilidade e interatividade que o ambiente acaba adquirindo. Todas essas características são alcançadas pela capacidade de aprendizagem que os agentes possuem. O desenvolvimento deste trabalho requer a construção de objetos inteligentes de aprendizagem que sejam pequenos pedaços de materiais instrucionais como, por exemplo, uma calculadora, animações e vídeos que estejam de acordo com os padrões da IEEE, e que sejam ao mesmo tempo vinculados ao agente pedagógico animado como um LMS. Em trabalhos anteriores do grupo de pesquisa foi proposto um avanço na idéia de objetos de aprendizagem. Considera-se que a utilização de tecnologias de agentes, em objetos de aprendizagem retorne uma aprendizagem mais adaptável para o aluno. Transformando-os em objetos inteligentes de aprendizagem (Intelligent Learning Object - ILO). Os ILOs são capazes de gerar experiências de aprendizagem reutilizáveis, no mesmo sentido que os objetos de aprendizagem.


UM ESQUEMA FRACTAL PARA PROBABILIDADES DE INTERAÇÃO E O ESPECTRO DE RAIOS CÓSMICOS NO REGIME DE ALTAS ENERGIAS

Autor(es): LUNKES DOS SANTOS; Alexander; BODMANN; Bardo Ernst Josef;LUNA DE OLIVEIRA, Luiz Paulo
Apresentador: Alexander Lunkes dos Santos
Orientador: Bardo Ernst Josef Bodmann
Instituição/Departamento: Instituto de Física e Matemática, UFPel/Departa,mento de Física
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


UM ESTUDO SOBRE O MEAN SHIFT E OUTRAS TÉCNICAS DE RASTREAMENTO DE OBJETOS ATRAVÉS DE CORES

Autor(es): FUJII, Sérgio Yoshimitsu, FERRUGEM, Anderson Priebe
Apresentador: Sérgio Yoshimitsu Fujii
Orientador: Anderson Priebe Ferrugem
Instituição/Departamento: UFRGS/Visão Computacional
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A área de visão computacional possui uma vasta gama de aplicações, tanto em sistemas simples, como ambientes industriais para controle de qualidade, quanto em sofisticados, como sistemas que trabalham com extração de padrões de imagens para uso posterior no reconhecimento de objetos e ambiente. Dentre as suas abordagens, está o rastreamento de objetos em imagens, que possui grande importância em varias aplicações, tais como localização de objetos em um ambiente, localização de uma cena em arquivos de vídeo, indexação de imagens, rastreamento de objetos, etc. Este trabalho visa o estudo comparativo do Mean Shift com outras técnicas de rastreamento de objetos não-rígidos em imagens através de cores, utilizando vídeos adquiridos em ambientes controlados e abertos como principal meio de avaliação. O Mean Shift é caracterizado pela escolha de um padrão de imagem que será utilizado no reconhecimento de padrões semelhantes. Ao final do estudo, serão obtidos resultados que mostram as relações entre as técnicas de rastreamento, como desempenho e complexidade algorítmica, permitindo verificar, por exemplo, qual a técnica mais adequada para determinada aplicação.


UM MODELO COGNITIVO DE ALUNO BASEADO EM REDES PROBABILÍSTICAS PARA AMBIENTES DE ENSINO A DISTÂNCIA

Autor(es): SILVA, Michele dos Santos; WILGES, Beatriz; SILVEIRA, Ricardo Azambuja; FLORES, Cecília Dias
Apresentador: Michele dos Santos da Silva
Orientador: Ricardo Azambuja Silveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Informática
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
As ferramentas de ensino a distância surgiram da necessidade constante de aquisição de conhecimentos e da possibilidade do desenvolvimento de cursos em locais em que as instituições não existem fisicamente. Na base de dados dessas ferramentas são armazenados dados necessários ao gerenciamento das atividades didáticas. Esses dados podem ser usados de forma a obter muitas outras informações que aumentem a interação entre alunos, formadores e ferramenta. Este trabalho visa a construção de um modelo cognitivo de aluno baseado nos dados armazenados pela ferramenta de educação a distância. Como o conhecimento relacionado ao aluno é incerto, serão utilizadas as redes bayesianas, que têm sido amplamente utilizadas para modelar conhecimentos incertos na área de educação. A partir do modelo é possível construir um agente capaz de associar a atuação do aluno nos diversos cursos para auxiliá-lo em sua interação com a ferramenta. Esse agente poderá informar o formador sobre o comportamento do aluno, permitindo que o formador possa interagir mais com o aluno, tentando entender suas dificuldades. Um exemplo de atuação do agente seria inferir o motivo de um aluno não estar entrando em determinado curso. O aluno poderia estar doente e impossibilitado de acessar o ambiente ou o aluno poderia estar entrando nos demais cursos normalmente, o que mostra seu interesse por determinados cursos. O seu interesse também pode ser verificado de acordo com a participação em bate-papos, fóruns, murais. Se o aluno participa em alguns cursos e em outros não, isso pode demonstrar que ele está desmotivado com relação a alguns cursos. Caso ele não participe em nenhum, pode ser uma característica da personalidade do aluno. Esse tipo de conhecimento é tipicamente incerto, dada a natureza incerta do comportamento do aluno. De posse dessas informações, o agente pode tentar motivar o aluno para o curso ou informar o formador, para que esse possa decidir o que fazer.


UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE SOJA

Autor(es): Botelho, A.; Brum, R.G.; Urruth, T.D.
Apresentador: Andrino Morales Botelho
Orientador: Maria Laura Gomes Silva da Luz
Instituição/Departamento: UFPel/FEA
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A soja está entre os principais produtos agrícolas no mundo e vem ocupando uma posição de crescente destaque e extraordinária expansão se considerando sua função de produção de grãos. Hoje, a soja é a mais importante oleaginosa em produção sob cultivo extensivo ou rotacional. Dois fatores foram decisivos à consolidação da cultura da soja no RS no século XIX: a) uma forte atividade de criação de suínos como fonte das proteínas as quais faltavam em outros alimentos e b) a expansão da triticultura, em que a soja depois de ser usada como adubação verde foi considerada a cultura ideal para rotações com o trigo diante da preocupação em evitar a monocultura. Graças à presença, hoje imprescindível, do farelo de soja na formulação de rações animais, estes tem a capacidade de converter a proteína vegetal em proteína animal, garantindo maior disponibilidade de carne, leite e ovos. O presente trabalho vem propor a instalação de uma Unidade de Beneficiamento de Grãos (UBG) na região noroeste do Paraná, para diminuir o déficit deste tipo de serviço na região, e tem como objetivos: secagem e armazenagem de grãos (soja), bem como prestação de serviços para terceiros, ou seja, secagem de soja, milho, etc. Para prestação de serviços a terceiros será cobrada uma taxa em torno de 7% do valor do produto. O fluxograma é composto de recepção, moega, máquina de pré-limpeza, silo pulmão, secador e silos armazenadores, além dos transportadores. Necessitará de quatro funcionários: um na recepção, um na moega, um para serviços gerais e outro na fornalha. A Unidade tem capacidade inicial de secagem e armazenagem de 60.000 sacos, com previsão de duplicação de capacidade no terceiro ano. Com um investimento nos dois primeiros anos de cerca de R$ 800.000,00, ampliando no terceiro ano, o projeto é viável economicamente e retorna o investimento total, em cerca de 5 anos.


USANDO ANÁLISE DE TIMING ESTATÍSTICA PARA AVALIAR A PRECISÃO DA ANÁLISE DE TIMING DE PIOR CASO.

Autor(es): MESQUITA, Eduardo Macedo; BRAGA, Matheus Porciúncula; Wilke, Gustavo Reis;
Apresentador: Eduardo Macedo Mesquita
Orientador: José Luís Almada Güntzel
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de Informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Dentre as diversas etapas de projeto de circuitos em tecnologia CMOS, a verificação se dedica a estimar o comportamento dos circuitos, de modo a detectar-se eventuais problemas de desempenho ou mesmo de mau funcionamento antes da fabricação. A análise de timing é uma técnica comumente utilizada para a obtenção de estimativas seguras do atraso crítico dos circuitos. Com a evolução da tecnologia de fabricação CMOS começam a surgir significativas variações no processo de fabricação, as quais têm causado impactos na precisão dos modelos usados nas ferramentas de análise de timing. Por conta disto, a grande maioria das ferramentas atuais utiliza modelos pessimistas, o que resulta em sobre-estimativas do atraso crítico dos circuitos. A análise de timing estatística é uma abordagem que pode levar em conta as variações dos parâmetros do processo de maneira natural, ao considerar que os valores para os atrasos das portas seguem a distribuição normal. O objetivo deste trabalho é estabelecer uma comparação entre uma abordagem que, apesar da baixa probabilidade, considera que todas as portas apresentam um atraso muito grande, e uma abordagem que utiliza a técnica de simulação Monte Carlo para descartar o efeito de eventos com baixa probabilidade de ocorrência. Para a análise de pior caso, admitiu-se o mesmo desvio padrão para todas as portas lógicas, e calculou-se o máximo atraso por porta como sendo igual ao valor médio de atraso mais três vezes o desvio padrão. Para validação do método são usados somadores (ripple-carry e carry-skip) e os benchmarks ISCAS85. Através dos resultados, espera-se demonstrar que, levando-se em conta a probabilidade de ocorrência dos atrasos nas portas lógicas, é possível obter-se um valor de atraso significativamente menor que a estimativa de atraso obtida considerando estimativas pessimistas para cada porta. Ainda assim o atraso calculado através da simulação Monte Carlo será uma estimativa segura para aproximadamente 97% dos circuitos fabricados.


USO DE APARAS DE BORRACHA COMO ADSORVENTE DE METAIS PESADOS

Autor(es): NUNES, Michael Ramos Nunes; GARCIA, Irene Teresinha Santos Garcia
Apresentador: Michael Ramos Nunes
Orientador: Irene Teresinha Santos Garcia
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Química Analítica e Inorgânica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Um dos grandes desafios é o reaproveitamento de materiais poliméricos, cuja decomposição é lenta, representando um sério problema ambiental. Já é bastante comum, especialmente entre os termoplásticos, a reincorporação ao processo de produção. Resíduos de borracha vulcanizada, um material termorrígido, são de difícil reaproveitamento. No caso dos pneus, grandes quantidades de borracha são utilizadas na fabricação, e o desgaste normal leva à perda de apenas 1% do material polimérico. O restante do material é inutilizado, gerando desperdício de material de alto valor, principalmente a borracha natural e o negro de fumo. Inúmeras formas de reutilização desse material têm sido propostas: uso do pó como carga de enchimento em novas formulações, adesivos, queima para gerar energia e produção de carvão ativado. Propomos o uso do pó da banda de rodagem, rica em borracha natural e negro de fumo de baixa granulometria, na remoção de poluentes tais como metais pesados e contaminantes orgânicos, tais como organoclorados, aromáticos, corantes da indústria têxtil de efluentes. A eficiência de adsorção depende da temperatura, da natureza e concentração do adsorvato, da natureza e estado de agregação do adsorvente. Neste trabalho foram utilizadas aparas de borracha resultantes do processo de recapagem de pneus, para eliminar metais pesados de águas contaminadas. As aparas foram classificadas quanto ao tamanho, e a fração de diâmetro menor que 300 mm foi lavada com água destilada e seca em estufa a 110°C por uma hora. As isotermas de adsorção foram obtidas para soluções de CuSO4 na temperatura de 25°C, através do contato com as aparas de borracha sob agitação durante uma hora. As medidas de concentração foram obtidas através das medidas das absorbâncias das soluções antes e após atingir o equilíbrio e por mediadas de condutividade. Os resultados serão discutidos em termos do equilíbrio entre os componentes da borracha e a solução de CuSO4.


UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE STELLA PARA MODELAR O CICLO DO CARBONO ENTRE OS PRINCIPAIS RESERVATÓRIOS DO PLANETA TERRA

Autor(es): Silva, Gustavo Leite
Apresentador: Gustavo Leite da Silva
Orientador: João Carlos Torres
Instituição/Departamento: UFPEL/departamento de meteorologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo