Hall de entrada Áreas atendidas Equipe e contato Serviços oferecidos Acervo digital Consulta ao acervo com o Pergamum Novas aquisições Sites de pesquisa Como referenciar trabalhos Produçao científica Portal de periódicos da Capes Comut Bibliotecas virtuais Bibliotecas do Rio Grande do Sul Dados estatísticos Sugestões de leitura Solicitação de ficha catalográfica

» balcão de atendimento online

Empréstimos e devoluções
  A BC&T voltou! Vamos oferecer empréstimos e devoluções. A permanência na biblioteca será permitida, tomando todas as medidas de distanciamento e uso de máscara. O empréstimo e devolução voltaram ao normal, sem mais necessidade de agendamento.
  A devolução, antes, através das caixas coletoras, foi suspensa. Já estamos recebendo os livros emprestados diretamente na biblioteca. O material emprestado antes da pandemia só poderá ser entregue na biblioteca onde foi retirado.

Treinamentos
  Treinamentos para os recursos digitais podem ser solicitados através dos e-mails de nossos bibliotecários.

Cadastros e senhas
  Faça uma senha seguindo as instruções do tutorial caso tenha esquecido sua senha ou se seu número de matrícula não mudou, mas você não tem certeza se tem ou não cadastro na biblioteca. Acesse o tutorial de gerenciamento de senhas do Pergamum.
  Caso ainda não tenha cadastro na biblioteca, ou tenha mudado de curso e, com isso, de número de matrícula, ou é calouro/a, entre em contato conosco via e-mail ou solicite pela página do Facebook. Não esqueça de informar:
Nome completo
Curso
Número de matrícula
Número do celular

Publicações de trabalhos acadêmicos
  De acordo com a Portaria nº 2228, de 23 de agosto de 2019, todos trabalhos acadêmicos produzidos na UFPel, deverão ser entregues à biblioteca em meio digital. Trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC), trabalho de conclusão de curso de especialização (TCCP), mestrado (dissertação) e doutorado (tese), terá a obrigatoriedade de depósito legal no Sistema de Bibliotecas para inclusão no acervo do Repositório Institucional Guaiaca.
  Os TCCs, TTCPs deverão ser enviados pelo colegiado ou secretaria do curso ou programa de pós-graduação para a biblioteca que o atende através do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), contendo em um único processo todos os TCCs em formato PDF, sendo que cada arquivo deverá ser renomeado conforme o nome do autor do trabalho (ex.: jose_da_silva.pdf). Junto deverá constar o Termo de Autorização, que deverá ser enviado para a respectiva biblioteca, com o número de processo gerado no SEI, e em forma física.
  As dissertações e teses, pelo caráter diferenciado, devem ser enviadas após o término da apresentação e defesa do trabalho, já com as devidas alterações (versão final). Também deverão ser enviadas pelo SEI, com o arquivo já renomeado, como visto antes e acompanhadas do Termo de Autorização, que nesse caso é específico para mestrado e doutorado. Também deverá ter o número de processo gerado no SEI e em forma física.

Solicitação de fichas catalográficas
  Pedidos de fichas catalográficas para TCCs, dissertações e teses devem ser solicitadas no menu ao lado, na opção catalogação na fonte.
  Publicações da Editora da UFPel e livros, diretamente pelo e-mail bira@ufpel.edu.br.

Acervo digital

  Para TCCs dos cursos atendidos pela BC&T, no menu à esquerda, há um link que levará aos trabalhos em texto completo de alguns cursos que já disponibilizaram seus trabalhos junto à biblioteca. Você pode clicar aqui, também: acervo digital. Esses TCCs também estão disponíveis no Pergamum, através de pesquisas por descritores.

  Para acessar livros da Springer utilize o link ufpel.dotlib.com.br.

  E-books da Minha Biblioteca, utilize o Pergamum, À direita há opção Coleção, escolha Minha Biblioteca e disfrute de mais de nove mil títulos em diversas áreas.
  Para consultar, utilize seu número de matrícula (se for aluno) e SIAPE (servidor), junto com a senha criada na biblioteca. Não confundir com a do Cobalto.
Se você for aluno de graduação, utilize 01 na frente do número de matrícula.
Se for aluno de pós-graduação, utilize 04.
Se for servidor, professor ou técnico, utilize 03 e complete com zeros mais o número do SIAPE até completar dez dígitos. Ex.: 0300123456 para SIAPE com seis dígitos e 0301234567 para SIAPE com sete dígitos.
Se for pós-doutorando, utilize 07.
  Entre tantos recursos da Minha Biblioteca, se encontra como criar tarefas, que permite aos professores selecionarem os conteúdos a serem lidos pelos alunos.

A plataforma Minha Biblioteca indica os browsers Chrome e Firefox para melhor funcionamento.

  .Consulte o tutorial de acesso aos e-books da Minha Biblioteca via Pergamum.

  Guaiaca, para a produção científica da UFPel. O Repositório Institucional armazena, preserva, organiza e dissemina amplamente os resultados de pesquisa, ensino e extensão da UFPel.
  Acesse em guaiaca.ufpel.edu.br.

  Portal de Periódicos da UFPel, é o lugar para acessar os periódicos científicos editados pela universidade. É coordenado pela Coordenação de Bibliotecas e segue o alinhamento e às iniciativas nacionais coordenadas pelo IBICT e internacionais, lideradas pelo Directory of Open Accesss Journals (DOAJ) e Public Knowledge Project (PKP). Atualmente conta com trinta e sete títulos.   Acesse em periodicos.ufpel.edu.br.

  Acesse as normas da ABNT via Cobalto, depois de fazer login, clicando no menu Biblioteca.
  Acesso à base de normas técnicas em cobalto.ufpel.edu.br.

Não deixe de ver

  Para gerenciar sua senha no Pergamum, utilize o passo a passo com as explicações detalhadas, clicando no link do tutorial.

  Saiba como configurar o proxy do seu computador para poder acessar o Portal de Periódicos da Capes de casa.

  Informações sobre as redes sem fio WUFPel, rede wireless institucional da Universidade Federal de Pelotas.

  Atendimento UFPel - perguntas frequentes

Volta à página anterior Volta ao início da página




Universidade Federal de Pelotas


Sistema de Bibliotecas
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Guaiaca - Repositório Institucional
Portal de Periódicos
Portal da Pesquisa
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência & Tecnologia
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Transparência Pública
versão 7.6 © clockwork orange - © 1995/2022