CDTec UFPel

Galera da Biotecnologia

2016

Prioridade 1
A1 = FI ≥ 4,0
A2 = FI ≥ 3,0 e < 4,0
-------------------------
Prioridade 2
B1 = FI ≥ 2,0 e < 3,0
-------------------------

Periodicos - CAPES FAPERGS SBBiotec Programa de Graduação em Biotecnologia Programa de Pós Graduaçao em Biotecnologia CAPES CNPQ Universidade Federal de Pelotas


Seminários PPGB - 03/10/2012
Título: Expressão gênica e caracterização morfológica em genótipos de arroz (Oryza sativa L.) com sistemas radiculares contrastantes
Mestrando: Frederico Madabula
Orientador: Antônio Oliveira
Co-orientadores Luciano da Maia e Rogério de Sousa

O Arroz (Oryza sativa L.) é uma gramínea, que desempenha um papel importante na dieta alimentar de 50% da população da baixa renda, em carbohidratos solúveis. O melhoramento genético tem dado um grande contributo, na geração de genótipos com potencial para alta produtividade. O conhecimento de características específicas do sistema radicular deve ser tido em conta em cruzamentos envolvendo genótipos contrastantes e ou complementares na busca do efeito de heterose e maior variabilidade nas gerações segregantes. As auxinas são fitohormonas, que regulam a emergência do sistema radicular e ajudam no seu crescimento e desenvolvimento. Evidências experimentais mostram a influência da alteração de auxinas no número de raízes, seja por perturbação de níveis internos ou da aplicação de auxinas. Desde o inicio do uso de marcadores associados a uma característica foi estabelecido inequivocamente que a seleção assistida por marcadores reduz ou elimina a dependência de fatores específicos do ambiente durante a fase de seleção, o maior obstáculo em melhoramento convencional. O objetivo do trabalho é associar a expressão de genes do sistema radicular na fase de plântula com características agronômicas.

Validação do elemento cis na região promotora do gene AGAMOUS através de transformação genética em Oryza sativa L.

Aluna: Gabriela dos Santos
Orientador: Antônio Oliveira
Co-orientador: Luciano da Maia

O arroz é uma das culturas mais estudadas, já que é fonte importante de alimento para grande parte da população mundial. O Brasil é o maior produtor da América Latina, responsável por aproximadamente 88% da produção do MERCOSUL. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz no Brasil. Justificando assim sua importância como objeto de estudos, principalmente relacionados à área de biotecnologia, ficando evidente o quanto o melhoramento vegetal desta espécie é necessário, sendo a transformação genética uma ferramenta que pode auxiliar este trabalho. No desenvolvimento de variabilidade, a transformação genética possibilita a transferência de genes isolados de qualquer organismo para espécies vegetais, o que pode gerar variabilidade genética não disponível via métodos de melhoramento convencionais. Os genes tipo MADS-BOX são responsáveis por codificar fatores de transcrição relacionados com o desenvolvimento de células de leveduras, plantas e de animais. Alguns genes MADS identificados em órgão floral podem ser subdivididos em quatro classes (A, B, C e D). Os promotores dos genes apresentam seqüências específicas de DNA, denominados elementos cis (são sequências de 5 - 20 nucleotídeos), que são reconhecidos por fatores de transcrição específicos e pela RNA pol II na formação do complexo de pré-iniciação. Para que o florescimento ocorra é necessário que genes MADS-box se liguem em determinados elementos cis. Cada fator de transcrição pode se ligar a diferentes elementos cis, o que resultará em diferentes respostas, assim podemos entender a regulação gênica durante o processo de florescimento pela identificação de elementos cis. Este trabalho visa, inicialmente, isolar e identificar, validando assim o elemento cis relacionado com o florescimento em Oryza sativa L., a fim de se estudar o mecanismo regulatório do desenvolvimento floral. Posteriormente esse estudo irá auxiliar na busca de seqüências regulatórias. Este trabalho contribuirá ainda com projetos para a prospecção de promotores de florescimento em arroz. Além de ser uma ferramenta no melhoramento genético em busca de uma alta produtividade no setor arrozeiro.




voltar


Seminário PPGB_28-09 - 24/09/2012
Nesta sexta dia 28/09, o PPGB convida para o seminário:

Biotecnologia aplicado à área Ambiental.

Professor: Robson Andreazza - UFPel

Local: Sala Carlos Chagas- 10h30min



voltar


Seminário PPGB_31-08 - 31/08/2012
Regulação Transcricional e Epigenética de ERFs em Arroz Sob Estresse Abiótico

Doutorando: Railson Schreinert dos Santos (Apresentarei trabalhos de mestrado)
Orientador: Antonio Oliveira

Resumo:
O arroz (Oryza sativa L.) é um dos cereais mais importantes no mundo, sendo muito cultivado em ecossistemas de várzea, os quais apresentam uma característica comum: condições de deficiência de drenagem. A falta de oxigênio, devido à submergência das plântulas, e a toxidez por excesso de ferro são dois dos maiores estresses abióticos dentre os quais as plantas de arroz são submetidas. Recentemente percebeu-se a importância de alguns fatores de transcrição responsivos ao etileno (ERFs) na resposta vegetal à diferentes estresses, em especial à deficiência de oxigênio. Considerando-se o exposto efetuaram-se basicamente dois estudos visando avaliar a expressão de ERFs em diferentes estresses. Em um primeiro estudo sete genes foram selecionados a partir de resultados anteriores obtidos de análise no Genevestigator e estes tiveram sua expressão transcricional avaliada por PCR quantitativa (qPCR) em plântulas de arroz sob deficiência de oxigênio e excesso de ferro. No segundo estudo treze ERFs, os quais não apresentavam informações disponíveis na literatura, também tiveram seus níveis de expressão transcricional avaliados em plântulas sob condições de estresse por hipoxia e anoxia, também através de qPCR em uma cv. sensível à inundação (Bonança) e uma tolerante (Nipponbare). Como conclusões gerais se ressalta, novamente, a importância dos ERFs na resposta vegetal frente a estresses ambientais. A função específica de cada um destes genes ainda necessita ser estudada. Uma análise in silico nos promotores destes genes indica a metilação como possível forma de regulação transcricional. Mais estudos sobre a função destes ERFs e sobre o papel da metilação na resposta de arroz a estresses deverão ser feitas.



voltar


Cronograma - 24/08/2012
Em anexo o cronograma atualizado

Arquivo em Anexo



voltar


Seminário PPGB - 21/08/2012
Polissacarídeo bacteriano como adjuvante vacinal

Discente: Tiago Heres
Orientador:Fabio Leivas Leite
Data: 24-08-12 (10h30min)

Resumo
O desenvolvimento de novos adjuvantes para uso em vacinas transformou-se num campo de pesquisa em expansão nos últimos anos, devido à necessidade de gerar vacinas mais eficazes na indução de uma proteção de longa duração em seres humanos e em animais. O objetivo do trabalho é avaliar a atividade adjuvante de um polissacarídeo bacteriano. Para isso serão realizadas imunizações em camundongos utilizando-se um antígeno bacteriano, um viral e um de protozoário. Os animais experimentais serão inoculados com uma dose de 200 µL de vacina contendo um dos seguintes adjuvantes: polissacarídeo bacteriano, hidróxido de alumínio e óleo (marcol), através das vias intramuscular ou sub-cutânea. Será avaliada a resposta imunológica através da técnica de ELISA. Além disso, será feita uma avaliação histológica do local de aplicação da vacina para observar a presença de efeitos adversos.



voltar


Seminário PPGB - 15/08/2012
Desenvolvimento de ensaios imunoquímicos e moleculares para detecção de doping com eritropoetina

Data:17.08.2012 (10h30min)
Aluna: Thaís Collares
Orientador: Cláudia Pinho Hartleben
O seminário abordará a apresentação do projeto de tese e resultados dodesenvolvimento do mesmo até o momento.
Resumo:A eritropoetina (EPO) é um hormônio glicoprotéico que possui como principal efeito fisiológico a indução da eritrocitose e consequente melhoria da capacidade de transporte de oxigênio no sangue. Devido ao fato do aumento do número de hemácias melhorar a performance de atletas em esportes de resistência, o uso de formas sintéticas da EPO é proibido pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA). Na verdade, análogos da EPO, tais como a eritropoetina recombinante humana (rHuEPO), podem ser substitutos da eritropoetina endógena, através da ligação ao seu receptor e provocando sinalização intracelular de uma forma idêntica a do hormônio natural. No esporte, especula-se que a rHuEPO passou a ser utilizada como meio artificial de produção de glóbulos vermelhos, devido a vantagem adicional da difícil detecção de sua presença na matriz biológica através dos métodos analíticos convencionais, além do efetivo ganho no desempenho esportivo. A diferenciação analítica da eritropoetina endógena produzida a partir de sua contraparte recombinante usando focalização isoelétrica e duplo blotting é um marco na detecção do doping com eritropoetina recombinante. No entanto, vários análogos dos produtos recombinantes iniciais, nem sempre são facilmente detectáveis pelo método padrão-IEF, exigem o desenvolvimento de alternativas de análise para a detecção do doping com EPO. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é obter anticorpos monoclonais anti-EPO e seus análogos e avaliar sua utilização na detecção do doping com a rHuEPO. Alguns resultados já foram obtidos e serão apresentados neste seminário.



voltar


RETORNO DOS SEMINÁRIOS_10-08 - 06/08/2012
RETORNO DOS SEMINÁRIOS DO PPGB
em anexo o cronograma atualizado...

Palestra do Prof. Dr. Arun K. Bhunia
“Bacterial Pathogenesis and Novel Biosensor Tools: Complimentary Approaches to Food Safety”
Dia: 10/08/2012 (Sexta-Feira)
Hora: 10h:30min
Local: Salão Nobre - FAEM
Curriculum Vitae
Arun K. Bhunia, BVSc, PhD
Purdue University
Professor of Food Microbiology

Dr. Arun Bhunia é professor da Purdue University no Departamento de Food Science, lecionando disciplinas no programa “Purdue University Interdisplinary Life Science Program – PULSe”. E professor responsável pelo Laboratório de Microbiologia Molecular de Alimentos na mesma instituição.
Formado em Medicina Veterinária em 1984 pela universidade de West Bengal University of Animal and Fishery Sciences, na India.
Dr. Bhunia possui Ph.D em Microbiologia de Alimentos pela Universidade de Wyoming - EUA em 1989 e Pós-Doutorado em 1994 pela Universidade de Arkansas - EUA.
Seu foco de pesquisa é aplicado na detecção de patógenos empregando sensores ópticos e elétricos, os quais incluem biochips, light scattering, fibra óptica e sensor baseado em células. Ele também investiga o mecanismo de patogenicidade de Listeria monocytogenes durante a fase intestinal de infecção, e a utilização de estratégias de controle deste patógeno usando probióticos.
Atualmente, Prof. Bhunia possui 123 artigos científicos publicados em periódicos internacionais. E ainda, 19 publicações como autor e co-autor de livros na área de Microbiologia de Alimentos e Biosensores, sendo dois livros como autor principal em microbiologia de alimentos, dois livros como editor principal e 15 capítulos em livros na área.
Página do Laborátorio de Microbiologia Molecular de Alimentos – Purdue University
Molecular Food Microbiology Lab.
https://ag.purdue.edu/foodsci/labs/bhunia/Pages/default.aspx


Arquivo em Anexo



voltar


Intervalo das Disciplinas de Seminários - 10/07/2012
Acompanhe no site a data de retorno e o cronograma de apresentações.



voltar