CDTec UFPel

Galera da Biotecnologia

2016

Prioridade 1
A1 = FI ≥ 4,0
A2 = FI ≥ 3,0 e < 4,0
-------------------------
Prioridade 2
B1 = FI ≥ 2,0 e < 3,0
-------------------------

Periodicos - CAPES FAPERGS SBBiotec Programa de Graduação em Biotecnologia Programa de Pós Graduaçao em Biotecnologia CAPES CNPQ Universidade Federal de Pelotas


Seminários PPGB - 03/07/2012
SEMINÁRIOS PPGB
Data:06/07/12
Horário 10h30min

SEMINÁRIO I
Alta prevalência de genótipos oncogênicos de HPV encontrados em mulheres no Sul do Brasil

Discente:Ludmila Entiauspe
Orientador: Fabiana Seixas

Nosso objetivo foi determinar a prevalência do papilomavírus humano (HPV), seus genótipos, e estimar fatores de risco associados ao câncer cervical. Foram coletadas 251 amostras provenientes da cérvice uterina em mulheres que procuraram atendimento no ambulatório de ginecologia da Faculdade de Medicina de Pelotas – UFPel. O DNA do HPV foi amplificado por nested-PCR usando os pares de primers MY09/11 e GP5/6, e a genotipagem foi investigada por sequenciamento. Fatores de risco sócio-demográficos e de comportamento foram obtidos através da aplicação de um questionário fechado. A análise estatística foi realizada usando o software SPSS 16.0®, e foi considerado um poder estatístico p<0,05. A prevalência de HPV foi de 29,9%. O genótipo mais prevalente foi HPV-16 (41,3%), seguido pelos -18 (17,3%) e -33 (9,3%). Os genótipos HPV-6 (2.7%), -31 (2.7%), -43 (1.3%), -45 (1.3%), -54 (4.0%), -56 (4.0%), -58 (4.0%), -70 (1.3%) e -81 (2.7%) também foram detectados. A prevalência de HPV foi alta nesta população, mas não apresentou associação com os fatores de risco investigados

SEMINÁRIO II

TRANSFORMAÇÃO GENÉTICA EM ARROZ TENDO EM VISTA A OBTENÇÃO DE PLANTULAS COM EXPRESSÃO DIFERENCIADA DE FERRO

Discente: Glacy J. da Silva
Orientador: Antônio Oliveira

A principal e mais produtiva forma de cultivo de arroz no estado do RS é o sistema de alagamento, sendo que neste tipo de sistema, o baixo potencial redox do meio promove um aumento nas quantidades de ferro (Fe2+) em solução a níveis que podem ser tóxicos às plantas, levando a perdas agressivas na produtividade. A família de genes Nramp foi descrita em plantas, inicialmente em arroz e está associada à homeostasia do ferro e é descrita como uma família bastante conservada de proteínas de membranas integrais, envolvidas no transporte de íons em vários organismos. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho é obter plântulas de arroz com genes OsNramp nocauteados e superexpressados, para analisar a regulação e homeostase do ferro em plantas de arroz, em condições normais e de estresse por excesso de ferro, a fim de compreender melhor esta família gênica, e obter no futuro cultivares de arroz tolerântes a toxidez por este elemento.



voltar


Seminário PPGB_29_06 - 28/06/2012
TÍTULO: “Uso de antígenos recombinantes de Toxocara canis para controle da Larva Migrans Visceral”

Palestrante: Michele Soares Pepe (Doutoranda em Biotecnologia)

Orientador: Prof. Fabricio Rochedo Conceição

Data: 29/06/2012 às 10 h e 30 min.

Local: Sala Carlos Chagas

Resumo

A Larva Migrans Visceral (LMV) ou toxocaríase tem como principal agente etiológico o nematóide Toxocara canis e apesar de sua importância e ampla distribuição mundial, é uma parasitose negligenciada. As formas clínicas da toxocaríase humana estão associadas a presença de cães e a contaminação ambiental por ovos de T. canis, devido a capacidade das fêmeas adultas do parasita eliminarem milhares de ovos diariamente e ao longo período de viabilidade dos ovos embrionados no ambiente. Em vista desse problema de saúde pública o objetivo do projeto é produzir antígenos recombinantes de T. canis para desenvolvimento de estratégias de controle da toxocaríase. O antígeno TES-30 foi clonado e expresso em Pichia pastoris (Km71H), e posteriormente testada sua sensibilidade frente à anti-histidina e soros positivos para T. canis. Esse antígeno será avaliado como vacina, através da resposta humoral e celular, bem como o potencial probiótico da levedura recombinante frente a infecção por T. canis em camundongos. Formas alternativas de prevenção como a produção de uma vacina ou uso do probiótico propiciarão a redução na prevalência e/ou minimização dos danos provocados por essa síndrome.



voltar


Seminários: 22/06 - 21/06/2012
Avaliação de diferentes adjuvantes associados a antígenos recombinantes de Leptospira spp.

Data:22.06.2012
Aluna:Kátia Leston Bacelo
Orientador:Prof. Odir Antônio Dellagostin

O seminário abordará o projeto de doutorado da aluna bem como o desenvolvimento e os resultados do mesmo até o presente momento.
Resumo:Proteínas altamente purificadas ou peptídeos sintéticos constituem vacinas seguras, reduzindo a ocorrência de efeitos adversos decorrentes da sua utilização, entretanto, desafortunadamente a falta de características de um patógeno original, como a habilidade de replicação e produção de altos níveis de antígenos e componentes imunoestimulatórios e, portanto a baixa imunogenicidade dessas preparações, torna a sua efetiva implementação limitada quando administrados sem adjuvantes. Nesse contexto o projeto visa testar em modelo animal padronizado, preparações vacinais com a adesina LigAni, pertencente à superfamília Leptospiral Immunoglobulin-Like (Lig) já caracterizada pelo nosso grupo. As proteínas serão avaliadas, em coadministração com diferentes adjuvantes, para avaliar o padrão de resposta imune induzida por essas vacinas de subunidade contra leptospirose bem como a proteção conferida.



voltar


Cronograma Atualizado - 15/06/2012
ATENÇÃO

Cronograma (em anexo)

A DISCIPLINA DE SEMINÁRIOS É OBRIGATÓRIA...

ob.: faltas deverão ser justificadas via carta ao colegiado assinada pelo orientador

Arquivo em Anexo



voltar


Seminários 15/06 - 14/06/2012
Título: "Screening de novas drogas e potencias marcadores no combate ao câncer"
Palestrante : Fernanda Nedel (Doutoranda em Biotecnologia)

Orientador: Profa. Fabiana Seixas

TÍTULO: “Expressão heteróloga da lectina rBVL-I de Bauhinia variegata em Pichia pastoris e suas aplicações”
Palestrante: Gabriel Baracy Klafke (Doutorando em Biotecnologia)

Orientador: Prof. Luciano da Silva Pinto

Data: 15/06/2012 às 10 h e 30 min.

Local: Sala Carlos Chagas



voltar


Cronograma dos Seminários - 04/06/2012
Em anexo...

A participação na disciplina de seminários é OBRIGATÓRIA!!!



voltar


Seminário PPGB_01/06 - 29/05/2012
Biotecnologia aplicada a doenças infecciosas

Professor do PPGB: Alan McBride
Data:01/06
Local: Sala Carlos Chagas
Horário: 10h30min



voltar


Seminários PPGB - 19/05/2012
- No dia 25/05 não haverá seminário no PPGB

ATENÇÃO!!!
- A disciplina de seminários do PPGB é OBRIGATÓRIA.
- Verifique a sua frequência



voltar