Seminários PPGB - 2012-10-03
Título: Expressão gênica e caracterização morfológica em genótipos de arroz (Oryza sativa L.) com sistemas radiculares contrastantes
Mestrando: Frederico Madabula
Orientador: Antônio Oliveira
Co-orientadores Luciano da Maia e Rogério de Sousa

O Arroz (Oryza sativa L.) é uma gramínea, que desempenha um papel importante na dieta alimentar de 50% da população da baixa renda, em carbohidratos solúveis. O melhoramento genético tem dado um grande contributo, na geração de genótipos com potencial para alta produtividade. O conhecimento de características específicas do sistema radicular deve ser tido em conta em cruzamentos envolvendo genótipos contrastantes e ou complementares na busca do efeito de heterose e maior variabilidade nas gerações segregantes. As auxinas são fitohormonas, que regulam a emergência do sistema radicular e ajudam no seu crescimento e desenvolvimento. Evidências experimentais mostram a influência da alteração de auxinas no número de raízes, seja por perturbação de níveis internos ou da aplicação de auxinas. Desde o inicio do uso de marcadores associados a uma característica foi estabelecido inequivocamente que a seleção assistida por marcadores reduz ou elimina a dependência de fatores específicos do ambiente durante a fase de seleção, o maior obstáculo em melhoramento convencional. O objetivo do trabalho é associar a expressão de genes do sistema radicular na fase de plântula com características agronômicas.

Validação do elemento cis na região promotora do gene AGAMOUS através de transformação genética em Oryza sativa L.

Aluna: Gabriela dos Santos
Orientador: Antônio Oliveira
Co-orientador: Luciano da Maia

O arroz é uma das culturas mais estudadas, já que é fonte importante de alimento para grande parte da população mundial. O Brasil é o maior produtor da América Latina, responsável por aproximadamente 88% da produção do MERCOSUL. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz no Brasil. Justificando assim sua importância como objeto de estudos, principalmente relacionados à área de biotecnologia, ficando evidente o quanto o melhoramento vegetal desta espécie é necessário, sendo a transformação genética uma ferramenta que pode auxiliar este trabalho. No desenvolvimento de variabilidade, a transformação genética possibilita a transferência de genes isolados de qualquer organismo para espécies vegetais, o que pode gerar variabilidade genética não disponível via métodos de melhoramento convencionais. Os genes tipo MADS-BOX são responsáveis por codificar fatores de transcrição relacionados com o desenvolvimento de células de leveduras, plantas e de animais. Alguns genes MADS identificados em órgão floral podem ser subdivididos em quatro classes (A, B, C e D). Os promotores dos genes apresentam seqüências específicas de DNA, denominados elementos cis (são sequências de 5 - 20 nucleotídeos), que são reconhecidos por fatores de transcrição específicos e pela RNA pol II na formação do complexo de pré-iniciação. Para que o florescimento ocorra é necessário que genes MADS-box se liguem em determinados elementos cis. Cada fator de transcrição pode se ligar a diferentes elementos cis, o que resultará em diferentes respostas, assim podemos entender a regulação gênica durante o processo de florescimento pela identificação de elementos cis. Este trabalho visa, inicialmente, isolar e identificar, validando assim o elemento cis relacionado com o florescimento em Oryza sativa L., a fim de se estudar o mecanismo regulatório do desenvolvimento floral. Posteriormente esse estudo irá auxiliar na busca de seqüências regulatórias. Este trabalho contribuirá ainda com projetos para a prospecção de promotores de florescimento em arroz. Além de ser uma ferramenta no melhoramento genético em busca de uma alta produtividade no setor arrozeiro.