Seminário PPGB - 22/11/2012
TÍTULO: “Relação entre a composição de ácidos graxos do NEFA e marcadores da inflamação durante o periparto de vacas leiteiras”

Palestrante: Paula Montagner (Mestranda em Biotecnologia)
Orientador: Prof. Marcio Corrêa
Data: 23/11/2012 às 10h e 30 min.
Local: Sala Carlos Chagas

III Seminário Técnico do NUPEC - 09/11/2012
Inscrições na secretaria do PPGB.

Próximos Seminários - 09/11/2012
16-11 Feriado
23-11 Paula Montagner
30-11 Vinicius Tabelião
07-12 Luana Alves Dummer e
Neida Lucia Conrad

Seminários PPGB_09/11 - 08/11/2012
Seminário 1: Efeito de polimorfismos nos genes GHR e IGF-I no intervalo parto-concepção de vacas de leite da raça Holandês
Discente: Lucas Hax
Orientador: Marcio Correa

Seminário 2: Estudo Genômico da Metilenotetrahidrofolato Redutase (MTHFR) e sua associação com fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis na Coorte de 1982, Pelotas-RS

Discente: Liziane Pereira da Silva
Orientadora: Fabiana K. Seixas
Co-orientadora: Isabel Oliveira

MENÇÃO HONROSA DO IV ENPOS - 07/11/2012
Parabéns aos alunos do PPGB que receberam menção honrosa no ENPOS

Ciências da Saúde
Doutoranda: Karine Begnini
Orientadora: Fabiana K. Seixas
BCG RECOMBINANTE SUPEREXPRESSANDO ANTÍGENO
AG85B ALTERA PADRÃO DE EXPRESSÃO GÊNICA EM
LINHAGEM CELULAR DE CÂNCER DE BEXIGA

Ciências Biológicas
Doutorando: Alexandre Brum
Orientadora: Sibele Borsuk
CONSTRUÇÃO DE VACINAS DE DNA PARA O CONTROLE DA
LINFADENITE CASEOSA

Seminário PPGB_26/10 - 24/10/2012
Seminários PPGB
Apresentadaoras: Eduarda Schultze e Karen Leal
Local: Sala Carlos Chagas (10h30min)

Seminário 1
Avaliação da atividade antitumoral in vitro de tretinoina nanoencapsulada em linhagem tumoral de adenocarcinoma de pulmão (A549)
Orientador: Tiago Collares
Mestranda: Eduarda Schultze
Data: 26/10/12

Resumo:
Derivados e análagos retinóides tem sido largamente estudados como agentes antitumorais devido a seus efeitos antiproliferativos e pró-diferenciativos. Os retinóides exercem sua função através de receptores nucleares que são chamados de receptor de ácido retinóico (RAR) ou receptores retinóides (RXR). Através da ligação aos receptores retinóides, esses compostos regulam a expressão de diversos genes envolvidos no processo de controle do ciclo celular. Tretinoina, também conhecida como ácido retinóico é um derivado retinóide que exerce atividade antiproliferativa em diversos tipos de tumores. Entretanto, células de adenocarcinoma de pulmão humano em geral exibem uma forte resistência aos efeitos da tretinoina e essa resistência pode estar relacionada com a deficiência no up-take celular de tretinoina nesse tipo de célula. Uma estratégia para superar essa resistência é aumentar a internalização celular do composto através de carreadores como lipossomos ou outras vesículas como nanocápsulas. Tretinoina nanoencapsulada (TT-LCNC) foi previamente descrita como tendo uma alta eficiência antitumoral contra células leucêmicas, além de apresentar uma alta estabilidade físico-química e fotoestabilidade adequada sobre radiação UVA e UVB. Com isso, o presente estudo avaliou a atividade antitumoral in vitro da formulação de nanocápsulas de tretinoína em células de adenocarcinoma de pulmão humano, linhagem A549, a fim de evidenciar a possível superação da resistência celular ao tratamento.

Seminário 2
Mestranda:Karen Leal
Orientador: Odir Dellagostin

Construção de BCG mutante expressando listeriolisina de Listeria monocytogenes como vetor vacinal

O Mycobacterium bovis BCG é utilizado como vacina contra a tuberculose e é empregado há mais de meio século com altos níveis de segurança. O BCG possui características que o tornam um promissor vetor para a produção de vacinas recombinantes e até multivalentes. Por outro lado, modificações genéticas podem aprimorar as propriedades imunogênicas e adjuvantes do BCG, permitindo a construção de um vetor mais eficiente que o parental. Uma dessas modificações seria permitir que o BCG escape do endossoma de células apresentadoras de antígenos. Desta maneira, os imunógenos de BCG acessariam vias de apresentação cruzada de antígenos, ampliando a sua imunogenicidade. Por outro lado, o mutante auxotrófico ΔleuD de BGC Pasteur permite a transformação genética estável de gene exógenos sem o uso de antibióticos. Desta maneira, este trabalho propõe desenvolver uma cepa de BCG ΔleuD expressando a listeriolisina (Hly), uma citolisina normalmente secretada por Listeria monocytogenes e que permitirá a bactéria acessar novos sistemas de apresentação de antígenos. A imunogenicidade da construção resultante, BCG ΔleuD ΔureC::hly, será avaliada em camundongos BALB/c. Espera-se que a cepa construída tenha uma eficácia maior quando comparada a cepa parental.

Seminário PPGB- 19/10 - 16/10/2012
Seminário: 19/10/2012 (sexta-feira)
Local: Salão Nobre da FAEM
Horário: 10:30

Professores da Ensat-Inra (França) estarão em missão de trabalho na UFPel nesta semana

Jean-Claude Pech and Alain Latché, da École Nationale Superieure Agronomique de Toulouse (Ensat), participarão em seminário de Biotecnologia de Frutos e Hortaliças intitulado: Analysis of Chloroplast-to-Chromoplast Transition in Fruits: Molecular, Proteomic and Physiological Aspects.

A vinda dos professores/pesquisadores para a UFPel faz parte do projeto Capes-Cofecub 631, que prevê o intercâmbio docente e discente. Dessa cooperação, envolvendo os Programas de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Biotecnologia da UFPel, já foram realizadas 07 teses, 02 dissertações, dois estágios pós-doutorais, 4 missões de trabalho e um estágio de graduação (Ciência Sem Fronteiras), com a publicação de 08 artigos internacionais.

Calendário - 05/10/2012
Prezados alunos, ATENÇÃO:
A disciplina de Seminários é obrigatória. Caso não possam comparecer, é necessário que seja encaminhado à secretaria do PPGB uma justificativa das faltas, a qual deve ser feita pelo orientador.

Em anexo o calendário