Home Page UFPel Universidade Federal de Pelotas
XV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Engenharias - Resumos



Autor(es): BARROS, Carolina
Apresentador: Carolina Mendonça Fernandes de Barros
Orientador: Dra. Adriane Borda Almeida da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/
Órgão Financiador:

Resumo:
Neste trabalho relata-se o processo de identificação de regras compositivas voltadas à arquitetura a partir do conceito de proporções apoiada nos recursos gráfico-informáticos. Busca-se auxiliar nas práticas de análise e de concepção de projetos arquitetônicos que adotem este conceito, Parte-se da revisão de técnicas tradicionais de traçado que normalmente limita-se à análise e composição de formas bi-dimensionais. Identificam-se técnicas info-gráficas que auxiliam no estabelecimento de metodologias de composição, explorando a possibilidade de também abarcar a tridimensionalidade. Experimenta-se o uso de elementos parametrizados (blocos), associados à proporção aritmética, geométrica e proporção áurea. Utilizam-se também os processos dinâmicos de visualização (Viewports). Estas janelas de visualização são sobrepostas com valores de escalas diferentes, sobre a imagem do objeto arquitetônico, possibilitando a busca de relações proporcionais a partir de figuras geométricas pré-determinadas Considera-se que os recursos identificados permitem otimizar os traçados e já apontam à possibilidade de novas metodologias para a análise e concepção do projeto arquitetônico.


ANÁLISE AUTOMÁTICA DA PROPAGAÇÃO DE SINGLE-EVENT TRANSIENTS EM CIRCUITOS COMBINACIONAIS IMPLEMENTADOS EM FPGAS

Autor(es): CORRÊA, Guilherme Ribeiro; BRAGA, Matheus Porciuncula; AGOSTINI, Luciano Volcan; GÜNTZEL, José Luís
Apresentador: Guilherme Ribeiro Corrêa
Orientador: José Luís Almada Güntzel
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Os sistemas eletrônicos atuais estão sendo implementados, na sua grande maioria, utilizando dispositivos programáveis do tipo FPGA (Field Programmable Gate Array). Devido às características de reduzido ciclo de projeto, baixo custo por peça e capacidade de reconfigurabilidade, os FPGAs têm sido utilizados em uma ampla gama de aplicações, incluindo em sistema aeroespaciais. Porém, o avanço da tecnologia de fabricação dos circuitos integrados tem resultado na redução drástica das dimensões dos transistores, acompanhada por redução na tensão de alimentação. Estes fatores vêm causando um aumento da suscetibilidade dos circuitos a falhas causadas pela colisão de partículas carregadas. Tais partículas podem causar falhas transientes denominadas SETs (Single-Event Transients). Um SET ocorre quando uma partícula atinge uma região sensível de um circuito combinacional (dreno de um transistor que se encontra em estado off), resultando na injeção de pares elétron-lacuna livres na junção p-n que se encontra reversamente polarizada. Desta forma, a trilha de ionização resultante poderá ocasionar a geração de um pulso de corrente, o qual transforma-se em um pulso de tensão. Se o pulso de tensão gerado não for mascarado lógica ou eletricamente, poderá propagar-se pela lógica combinacional até alguma das saídas primárias e ser capturado por um elemento de memória, causando uma falha no circuito. O objetivo deste trabalho é prover uma análise automática da propagação de SETs em circuitos combinacionais implementados em FPGAs, a partir dos arquivos gerados pelas ferramentas de simulação. Tal análise envolve a observação de pontos internos e externos ao circuito, assim como os seus respectivos atrasos de propagação da falha injetada. Circuitos combinacionais descritos em VHDL e implementados em trabalhos anteriores foram utilizados como base para a realização deste trabalho.


ANÁLISE DE PICTOGRAMAS DE SEGURANÇA EM MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Autor(es): BOTELHO, Andrino Morales 1; BUTIERRES, Elton 2.
Apresentador: Andrino Morales Botelho
Orientador: Elton Butierres
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
Nas lavouras mecanizadas o rendimento da cultura está relacionado principalmente com a tecnologia da mecanização empregada bem como, o treinamento dos operadores destas máquinas. Nas máquinas e implementos agrícolas é muito difícil a eliminação total do potencial de acidentes de trabalho, por tanto a utilização de pictogramas é uma das formas de prevenção que vem sendo empregadas em empresas que visam a segurança dos operadores e demais funcionários que auxiliam no trabalho de plantio e colheita de grãos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a existência dos pictogramas em máquinas e implementos agrícolas, observando os pontos de risco com relação à segurança e apresentando sugestões para utilização adequada dos mesmos, bem como comparar esses erros com as normas de padronização da ASAE S.318.6 e ASAE S.350, mundialmente adotadas por fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. Constatou-se para os implementos analisados que suas placas de identificação estão dentro dos padrões exigidos e nelas estavam descritos o modelo, a série, a data, o peso, bem como o endereço, o telefone e o CNPJ da empresa. Notou-se também que os pictogramas referentes à Informação ou Atenção, de acordo com a norma existente da ASAE S.350, que são relativos a manutenção das máquinas e não devem levar o triângulo de alerta que muitas vezes são utilizados como símbolo de segurança em máquinas agrícolas. Verificou-se em algumas marcas analisadas a inexistência de avisos referentes a pontos de lubrificação e de Perigo em relação ao acionamento pela TDP. A marca John Deere foi a que apresentou a melhor disposição tanto no formato como na posição dos pictogramas de segurança do operador, evitando assim inúmeros acidentes de trabalho. Como uma contribuição de alerta serão enviadas às empresas cartas de notificação de erros na colocação dos pictogramas, bem como cartas de elogios para as marcas que possuem pictogramas posicionados como as Normas analisadas.


ANÁLISE DE UMA UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ

Autor(es): Barboza, Fabrício da Silva; Gallina, Umberto José; Lopes, Luis Eduardo Jansen; Luz, Maria Laura Gomes Silva; Luz, Carlos Alberto Silveira; Pereira Ramirez, Orlando; Gomes, Mário Conill.
Apresentador: Fabrício da Silva Barboza
Orientador: Maria Laura Silva Gomes da Luz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
O estado do RS configura-se por ser o maior produtor brasileiro de arroz irrigado, sendo que região central do estado salienta-se por ser grande produtora e beneficiadora de arroz entre outros grãos, possuindo uma ampla e satisfatória malha rodoviária e ferrovia, como Porto Alegre/Uruguaiana, além da hidrovia do rio Jacuí. Localiza-se nesta região, no município de Cachoeira do Sul, o projeto de uma unidade de beneficiamento de arroz visando associar em forma de cooperativa cerca de 10 produtores de localidades próximas, com objetivo de secar e armazenar 5.000t de grãos/safra, minimizando as perdas ocasionadas pela pós-colheita e tendo possibilidade de se trabalhar com outros grãos (trigo) na entressafra do arroz. No decorrer da elaboração do projeto a tecnologia envolvida está de acordo com as normas vigentes que regem a engenharia agroindustrial de armazenagem de grãos, contemplando a eficiência máxima dos processos, mantendo as características e qualidade dos grãos.A etapa inicial será feita recepção, pesagem e envio do material para determinação de seu teor de umidade e porcentagem de impureza. Após ocorrerá descarregamento em moega graneleira, passando por uma limpeza e “armazenagem-rápida” em um silo-pulmão de carga, seguindo para secagem em secador intermitente, visando a redução do teor de umidade para 13%, ocorrendo o armazenamento em silos metálicos e aerados. A movimentação será feita através dos elevadores de canecas, rosca transportadoras helicoidais e por gravidade.Considerando os dados econômicos estudados durante a elaboração do projeto e a variabilidade do preço da saca do arroz na safra e entressafra, foi fixado um valor de R$ 25,00, como referência para os cálculos. Na pior hipótese, a relação custo benefício foi de 67,22%. O tempo de retorno do investimento foi determinado em 7,89 anos e, portanto, o projeto é viável economicamente. Deve-se considerar que devido à variabilidade do mercado a análise econômica é perfeitamente aplicável no momento.


ANÁLISE ERGONOMICA DO TRABALHO NA OPERAÇÃO DE PEQUENOS TRATORES UTILIZADOS NO CORTE DE GRAMA

Autor(es): COSTA NETO, Wilson Valente; MEDEIROS, Camila Ardais; BALESTRA, Mônica Regina Gomes; FRANCESHI, Alessandro; MASSOCO, Daniel Biazus
Apresentador: Wilson Valente da Costa Neto
Orientador: Alessandro de Franceshi
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Santa Maria/Engenharia Rural
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES DE ARROZ HÍBRIDO TRATADAS COM FUNGICIDA

Autor(es): KRÜGER, Daniel Siefert; REDU, Rodrigo Neumann; PERES, Wolmer Brod; CALDEIRA, Flavia Feijó
Apresentador: Daniel Siefert Krüger
Orientador: Wolmer Brod Peres
Instituição/Departamento: Universidade Federal Pelotas - UFPel/Departamento de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DE ARQUITETURAS DE SOMADORES TOLERANTES A RADIAÇÃO IMPLEMENTADOS EM FPGAS

Autor(es): BRAGA, Matheus Porciuncula; CORRÊA, Guilherme Ribeiro; AGOSTINI, Luciano Volcan; GÜNTZEL, José Luís
Apresentador: Matheus Porciuncula Braga
Orientador: José Luís Almada Güntzel
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Atualmente, a tecnologia de fabricação de circuitos integrados permite chips com mais de 100 milhões de transistores. Para tanto, as dimensões dos transistores vêm sendo sistematicamente reduzidas, atingindo menos de uma centena de nanômetros. Esta redução nas dimensões, juntamente com uma redução na tensão de alimentação, resultou em um aumento da suscetibilidade dos circuitos a falhas transientes. A colisão de partículas carregadas, principal fonte de falhas transientes em circuitos integrados, está deixando de ser preocupação só dos projetistas de circuitos para aplicações aeroespaciais, passando a ser também preocupação das aplicações para sistemas ao nível do mar. A colisão de uma partícula carregada com regiões sensíveis de um circuito combinacional (drenos dos transistores desligados) cria uma trilha de ionização que, dependendo da energia da partícula, pode atingir o substrato (ou poço) do transistor, estabelecendo uma corrente elétrica, a qual pode gerar um pulso transiente de tensão. Esse pulso, se não for mascarado elétrica ou logicamente, poderá propagar-se às saídas primárias do circuito, podendo ser capturado por um elemento de memória. Atualmente, os FPGAs são as principais formas de implementação dos sistemas digitais, inclusive em aplicações aeroespaciais. Assim, é necessário adotar-se técnicas de projeto, voltadas para FPGAs, que visem proteger os circuitos contra falhas transientes. O objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento de circuitos projetados com tais técnicas e implementados em FPGAs, na presença de falhas transientes. Para isso, somadores tolerantes a falhas foram implementados em VHDL e sintetizados para dispositivos FPGAs da Altera. O experimento consistiu na injeção de uma falha por vez na lógica de usuário e posterior análise de sua propagação através de simulação funcional com atrasos.


AVALIAÇÃO DE MANEJOS DE TEMPERATURAS CONSTANTES NA SECAGEM INTERMITENTE DE ARROZ

Autor(es): RISSO, Joel1; SARAVIA, Cristine Thomaz2; PERES, Wolmer Brod3;
Apresentador: Joel Risso
Orientador: Wolmer Brod Peres
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
O avanço tecnológico da agricultura, de maneira global, expõe uma série de necessidades de qualidade em todos os processos envolvidos. Nesse cenário, o controle de qualidade das sementes é fundamental. Dessa forma, a exposição de sementes de arroz a altas temperaturas do ar de secagem, por um longo período, pode ser um fator limitante na manutenção da qualidade das sementes. Por meio de um secador intermitente, de fluxo misto, com capacidade estática de 11.000kg, foram secadas sementes de arroz, cultivar EL Paso L-144, em dois manejos do ar de secagem: 01) secagem a temperatura de condicionamento do ar constante a 40ºC; 02) secagem com temperatura de condicionamento do ar constante a 60ºC. Após, as sementes foram armazenadas, sob condições ambientais de Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil, e em seguida, as amostras advindas de três períodos de armazenamento distintos, zero, 90 e 180 dias foram submetidas às análises. Foram monitorados os parâmetros hidrotérmicos para cada manejo de secagem e durante o período de armazenamento e foram analisados: desempenho industrial, grau de umidade, germinação e vigor (primeira contagem da germinação, teste de frio sem solo, envelhecimento acelerado, emergência em campo e condutividade elétrica). Em escala industrial, para secadores intermitentes de bandejas, nas condições em que o teste foi executado, destaca-se: (1) a secagem intermitente de arroz a temperatura do ar constante a 60ºC afeta a qualidade fisiológica; (2) na secagem intermitente, as sementes de arroz resistem a temperatura do ar constante a 40ºC, por isso esta é a mais recomendada.


BALANÇO DE MASSA PARA O PROCESSO DE PARBOILIZAÇÃO DE ARROZ SECO

Autor(es): THÜRMER, Mônica Beatriz; NUNES, Wolney Aliodes; NEVES, Sandro Klasen
Apresentador: Mônica Beatriz Thürmer
Orientador: Wolney Aliodes Nunes
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Ciências Ambientais
Órgão Financiador:

Resumo:
O arroz parboilizado representa 25 % do arroz comercializado no mundo e a produção brasileira em 2004 foi de 2,8x106 t representando 25 % do arroz consumido no país. A indústria de parboilização de arroz apresenta como característica a utilização de arroz seco, no período de entressafra, que após sofrer processos convencionais de conservação, apresenta umidade em torno de 12,5 %. Durante o processo de parboilização a água vai incorporando várias substâncias, fazendo com que suas características sejam alteradas. O desenvolvimento de um balanço de massa para o processo de parboilização de arroz seco tem por objetivo determinar as quantidades de água e grãos envolvidos no processo, permitindo um maior controle sobre as operações envolvidas e a minimização do consumo de água e da geração de efluentes. Para a criação desse balanço foram desenvolvidos diagramas específicos para obtenção das equações utilizadas. A partir do balanço de massa obteve-se dados sobre demanda de água, perdas por evaporação e efluentes lançados para o meio ambiente. O balanço de massa foi desenvolvido segundo dados obtidos junto à planta industrial, onde foram quantificadas, de acordo com os fluxos do processo, todas as entradas e saídas de água e grãos. Para a criação do balanço de massa foi necessária a verificação da umidade e densidade do grão, bem como a determinação da quantidade de água utilizada no processo, de água incorporada à massa de grãos e do efluente gerado. O arroz seco apresentou densidade de 1,159 e a água incorporada à massa de grãos foi de 0,40 m³ de água por t de grão processado. O processo utilizou 1,28 m3 de água por t de grão e gerou 0,87 m³ de efluente por t de grão processado. Os dados obtidos mostram que a quantidade de água incorporada é substancialmente menor do que a demanda de água inicial, indicando a importância de se estudar a redução da água utilizada no processo, como forma de buscar um uso mais racional desse recurso e a minimização da geração de efluentes.


CAPTAÇÃO, ARMAZENAMENTO E UTILIZAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA COMO SUPORTE DE ABASTECIMENTO

Autor(es): GOMES, Luiz Eduardo Riegel Júnior; da SILVA, Diego de Mello;LUZ, Carlos Alberto Silveira; LUZ, Maria Laura Gomes Silva
Apresentador: Luiz Eduardo Riegel Gomes Júnior
Orientador: Orlando Pereira Ramirez
Instituição/Departamento: FEA/UFPel/DEA
Órgão Financiador:

Resumo:
Uma fonte alternativa de água é o aproveitamento das águas de chuva. Sua captação e armazenamento são maneiras de prevenção de cheias. O objetivo deste trabalho é estudar a utilização de águas de chuva visando o seu aproveitamento. Para a realização dos experimentos foi instalado um sistema de calhas coletoras de água de chuva, assim como uma cisterna subterrânea com capacidade de 12.000 litros, precedida por um filtro de tela, no prédio da Faculdade de Engenharia Agrícola, situada no Campus do Capão do Leão na Universidade Federal de Pelotas – RS. Após a coleta, foi efetuada a sua caracterização, por meio de análises físico-químicas e microbiológicas dos seguintes parâmetros: pH, cor, alcalinidade total, cloretos, dureza total, turbidez, temperatura e exame microbiológico (coliformes totais e Escherichia coli). Com base nos resultados obtidos dos experimentos realizados, foram sugeridas utilizações residenciais e agroindustriais da água de chuva com fins menos nobres como na descarga de vasos sanitários e mictórios. Para o uso residencial e agroindustrial, a água de chuva armazenada em cisterna subterrânea precedida de uma simples filtração, visando à remoção do material mais grosseiro, demonstrou-se de excelente qualidade para os fins pretendidos, devido às baixas concentrações de poluentes. Isso pode ser considerado como um referencial, se comparado com águas de outras fontes. Para várias regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil, que atualmente vêm sofrendo com o racionamento de água, essa é uma solução ambientalmente correta, pois além de possuir uma boa qualidade, baixos teores de sólidos dissolvidos e em suspensão, demonstrou-se também economicamente viável.


COMPARAÇÃO ENTRE ALGORITMOS E ARQUITETURAS PARA A ESTIMAÇÃO DE MOVIMENTO NA COMPRESSÃO DE VÍDEOS DIGITAIS

Autor(es): ROSA, Leandro Zanetti Paiva da; PETRY, Rafael de Lima; PORTO, Roger Endrigo Carvalho; PORTO, Marcelo Schiavon; GÜNTZEL, José Luis Almada; AGOSTINI, Luciano Volcan
Apresentador: Leandro Zanetti Paiva da Rosa
Orientador: Luciano Volcan Agostini
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Informática - DINFO
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Com o crescimento de aplicações de vídeo digital, a definição de padrões de compressão de vídeo tem se tornado essencial, pois as técnicas contidas nestes padrões reduzem drasticamente a quantidade de dados contida nos vídeos, viabilizando o seu armazenamento e transmissão. Em um compressor de vídeo, o bloco mais importante é o estimador de movimento (ME – Motion Estimation), que é o maior responsável pela taxa de compressão obtida. Um vídeo digital é formado por quadros, que por sua vez, são divididos em blocos. Após o processo de ME, são gerados vetores de movimento que indicam o deslocamento dos blocos que formam o quadro, em comparação ao quadro anterior ou ao quadro posterior. Existem vários algoritmos para realizar a busca de blocos semelhantes nos quadros vizinhos: busca completa, busca hierárquica, busca logarítmica, entre outros. A definição de qual é, nos quadros vizinhos, o bloco mais semelhante ao bloco atual (melhor matching) é realizada através de uma função de similaridade. A função de similaridade mais simples e difundida é a SAD (Sum of Absolute Differences). Neste trabalho foi implementado em linguagem C diversos algoritmos relacionados à ME, utilizando o SAD, e variações destes algoritmos. A partir da comparação dos resultados obtidos e, também, com trabalhos desenvolvidos anteriormente, é determinado qual dos algoritmos apresenta as melhores características para ser implementado em hardware. O hardware desenvolvido considera vídeos com uma resolução de 640x480 pixels e uma taxa de processamento de 30fps (frames por segundo), a ser atingida. A arquitetura desenvolvida será descrita em VHDL, utilizando a ferramenta Quartus II, e será mapeada para FPGAs da Altera. A arquitetura desenvolvida também será comparada com outras arquiteturas já desenvolvidas, sendo que ao final deste trabalho, espera-se obter uma arquitetura com melhores características para a estimação de movimento e capaz de ser integrada a algum padrão de compressão de vídeo atual.


CONSTRUÇÃO DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO

Autor(es): MEDEIROS, Fabricio Ardais; ALONÇO, Airton dos Santos; PEREIRA, Rudiney Soares; ROMANO, Leonardo Nabaes; WOLLMANN, Marlos Evandro
Apresentador: Fabrício Ardais Medeiros
Orientador: Airton dos Santos Alonço
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Santa Maria/Engenharia Rural
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


DESENVOLVIMENTO DE HARDWARE PARA A COMPENSAÇÃO DE MOVIMENTO DO PADRÃO H.264/AVC COM FOCO NA COMPRESSÃO DE VÍDEO DO SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO DIGITAL

Autor(es): REDIESS, Fabiane Konrad; GÜNTZEL, José Luís Almada; AGOSTINI, Luciano Volcan
Apresentador: Fabiane Konrad Rediess
Orientador: Luciano Volcan Agostini
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Os vídeos digitais têm se tornado cada vez mais comuns, estando presentes em aplicações como: computador, celulares, televisão digital, DVD players, etc. A compressão de vídeos é essencial para o sucesso destas aplicações, por isso, a indústria vem propondo novos padrões para realizar a compressão, como: MPEG-1, MPEG-2 e o H.264/AVC (ou MPEG-4 parte 10). O padrão H.264/AVC é o mais novo e mais eficiente dentre estes padrões. Este trabalho objetiva o desenvolvimento de soluções para a Compensação de Movimento (MC) do padrão H.264/AVC, cuja aplicação motriz são os set-top-boxes do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). A MC opera em conjunto com o bloco da Estimação de Movimento (ME). Para realizar a compressão, a imagem é divida em pequenos blocos e, no padrão H.264/AVC, estes blocos podem ter tamanhos variáveis, desde 16x16 até 4x4 pixels. A ME analisa dois quadros do vídeo, o quadro de referência e o quadro atual. Para cada bloco do quadro atual, a ME procura o melhor casamento no quadro de referência e gera um vetor indicando essa posição. Então, é possível reconstruir uma aproximação do quadro atual utilizando apenas o quadro de referência e os vetores gerados pela ME e esta é a função da MC. Foram desenvolvidas, neste trabalho, quatro soluções em hardware para a MC, três utilizando blocos fixos de 16x16, 8x8, 4x4 pixels e uma com blocos de tamanhos variáveis. Primeiramente foram desenvolvidas soluções em software, utilizando C. Então as arquiteturas foram desenvolvidas, descritas em linguagem de descrição de hardware (VHDL) e mapeadas em um dispositivo do tipo FPGA da Altera. Os resultados obtidos indicam que as implementações em software são mais de 100 vezes mais lentas do que as implementações em hardware. No pior caso, as implementações em hardware são capazes de processar mais de 100 quadros HDTV (1920x1080 pixels) por segundo, atingindo tempo real. Por isso, estas soluções estão aptas para serem utilizadas nos set-top-boxes do SBTVD.


DESENVOLVIMENTO DE MONITOR PARA FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA

Autor(es): ARAÚJO, Ádamo de Souza; LUDWIG, Rafael; POHNDORF, Ricardo Scherer; LUZ, Carlos Alberto Silveira; MACARTHY, Marcelo;
Apresentador: Ádamo de Souza Araújo
Orientador: Carlos Alberto Silveira Luz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


DESENVOLVIMENTO DE SENSOR PARA CONTROLE DA TEMPERATURA

Autor(es): ARAÚJO, Ádamo De Souza; LUDWIG, Rafael; POHNDORF, Ricardo Scherer; LUZ, Carlos Alberto Silveira; MACARTHY, Marcelo;
Apresentador: Ádamo de Souza Araújo
Orientador: Carlos Alberto Silveira Luz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
Devido aos grandes problemas decorrentes do aumento na temperatura no armazenamento de grãos, viu-se a necessidade da criação de um controle para que se posa diminuir os prejuízos, tendo em vista a exigência do mercado brasileiro por produtos de boa qualidade. A temperatura interna dos silos necessita ser mantida em um nível ideal durante todo o processo de armazenamento. Desse modo, desenvolveu-se um sensor, o qual tem a função de acionar o sistema de aeração, quando o nível de temperatura atingir o máximo. Em um primeiro momento, buscou-se criar um sensor de forma analógica, porém, devido aos inúmeros problemas apresentados por este, viu-se no modo digital, uma forma viável para solucioná-los, sendo o microcontrolador PIC 16F876A, a melhor alternativa encontrada. O sistema analógico é altamente susceptível a interferências oriundas da rede elétrica, problema este solucionado com o uso do microcontrolador. Para a utilização deste circuito integrado foi desenvolvido um software, em ambiente Mlab e após gravado no microcontrolador, com gravador desenvolvido pela Mosaico Didactic Division, o qual através de seus comandos é responsável pelo funcionamento do sistema. Com esse sensor espera-se que seja possível manter o controle sobre a qualidade dos grãos e como conseqüência, reduzir as perdas que ocorrem quando não se tem o monitoramento da temperatura. Para tanto alguns testes adicionais estão sendo realizados com o objetivo de aferição do equipamento, para que assim possamos ter condições de comprovar a viabilidade do sistema.


DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DOSADORA PARA ENSAIO E AVALIAÇÃO DA PRECISÃO FUNCIONAL DE DOSADORES DE SEMENTES

Autor(es): Bisognin, André; Silveira, Hendrigo Alberto Torchelsen; Nunes, Gersom Santos; Oldoni, André; Spagnolo, Roger Toscano; Reis, Ângelo Viera; Machado, Antônio Lilles Tavares
Apresentador: André Bisognin
Orientador: Ângelo Vieira dos Reis
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Rural
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


DESENVOLVIMENTO E TESTE DE UMA BANCADA DOSADORA PNEUMÁTICA PARA SEMENTES DE ARROZ

Autor(es): OLDONI, André; SPAGNOLO, Roger Toscan; NEVES, Márcio Blanco das; REIS, Ângelo Vieira dos; FERREIRA, Otoniel Geter Lauz
Apresentador: André Oldoni
Orientador: Ângelo Vieira dos Reis
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Engenharia Rural
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


DETERMINAÇÃO DA CURVA DE SECAGEM DE ARROZ EM CÂMARA FRIA

Autor(es): REDU, Rodrigo Neumann; KRÜGER, Daniel Siefert; SARMENTO, Antover Panazzolo; LUZ, Carlos Alberto Silveira da; LUZ, Maria Laura Gomes Silva da; VILLELA, Francisco Amaral
Apresentador: Rodrigo Neumann Redu
Orientador: Carlos Alberto Silveira da Luz
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


DETERMINAÇÃO DE UMA EQUAÇÃO PARA CORREÇÃO DO MEDIDOR DE UMIDADE ELOTEST 777

Autor(es): SARMENTO, Antover Panazzolo; KRÜGER, Daniel Siefert; REDU,Rodrigo Neumann; LUZ, Carlos Alberto Silveira da; LUZ, Maria Laura Gomes Silva da; VILLELA, Francisco Amaral
Apresentador: Antover Panazzolo Sarmento
Orientador: Carlos Alberto Silveira da Luz
Instituição/Departamento: Faculdade de Engenharia Agrícola - UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ESTIMATIVA DE ENERGIA PRODUZIDA PELA LENHA NA REGIÃO DA QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA DO RIO GRANDE DO SUL NO ANO DE 1999.

Autor(es): BARBOZA, Maicon Fernandes; GATTO, Darci Alberto; MÜLLER; Marcos Theodoro
Apresentador: Maicon Fernandes Barboza
Orientador: Darci Alberto Gatto
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
Este estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar a qualidade da lenha produzida na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, levando-se em conta o teor de umidade, massa específica básica e o poder calorífico da madeira. A massa específica básica encontrada para a lenha foi de 0,44 g/cm3 para eucalipto e 0,46 g/cm3 para nativas, classificando-as como madeiras levemente densas. O poder calorífico estimado para a umidade de equilíbrio média da região foi 1915 e 2002 Kwh/m respectivamente para a lenha de eucalipto e de nativas, mas em torno de 13,6% desse valor é perdido, porque a lenha é queimada com um teor de umidade médio de 32%. Esses resultados indicam a necessidade de maiores cuidados com o empilhamento e a secagem da lenha visando a diminuição da perda de energia com a queima de material úmido. Palavras-Chave: massa especifica básica, poder calorífico, teor de umidade.


ESTIMATIVA DE ENERGIA PRODUZIDA PELA LENHA NA REGIÃO DA QUARTA COLÔNIA DE IMIGRAÇÃO ITALIANA DO RIO GRANDE DO SUL NO ANO DE 1999.

Autor(es): BARBOZA, Maicon Fernandes; GATTO, Darci Alberto; MÜLLER; Marcos Theodoro
Apresentador: Maicon Fernandes Barboza
Orientador: Darci Alberto Gatto
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ESTRUTURA HIDROPONICA TUBULAR TIPO NFT, AUTOMATIZADA E ADAPTÁVEL Á CULTURAS DE PEQUENO E MEDIO PORTE.

Autor(es): BARBOZA ,Fabricio da Silva;VIVAN, Gisele Aparecida; SILVEIRA ,Hendrigo Alberto Torchelsen; ROESSLER , Luiz Fernando ; PEREIRA-RAMIREZ , Orlando; LUZ, Carlos Alberto Silveira; MARTINS, Jorge.
Apresentador: Fabrício da Silva Barboza
Orientador: Orlando Pereira-Ramirez
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
A palavra hidroponia tem origem grega (hidro = água; ponos = trabalho), é uma técnica de cultivo na qual o solo é substituído por uma solução nutritiva composta de água, minerais e eventualmente substratos. Grande impulso hidropônico ocorreu com o desenvolvimento da técnica do Nutrient Film Techinique, tornando o cultivo mais competitivo na produção comercial, atendendo as necessidades do consumo para abastecimento das populações, elevando a produtividade e qualidade. Baseado nestes parâmetros foi construído protótipo hidropônico do tipo circuito fechado, agrupando e aperfeiçoando sistemas já utilizados, visando produtores de pequeno e médio porte. A estrutura do protótipo possui inclinação regulável de 0º à 20°, sistema de circulação da solução (Principio de Venturi) que possibilita o controle da vazão e gera oxigenação, lâmpadas com sistema de controle de foto período, temporizador de programação cíclica e ajustável. Os dutos disponibilizados para o plantio contêm orifícios para desenvolvimento da cultura, evitando o aparecimento de algas devido a exposição da solução diretamente a luz, o reservatório (plástico) opaco evita reações químicas, sua capacidade está condicionada a cultura e época do ano. Durante a execução do projeto foram realizados testes com morango e flores (statice, celósia), sendo verificadas e realizadas melhorias no sistema, utilização de válvula do tipo gaveta, proporcionando controle e uniformidade (pressão) da solução, inserção de filtros para retenção de partículas evitando assim a obstrução do sistema na escorva da bomba. O sistema de iluminação não foi apropriado, visto que ocorreu fototropismo, verificando a necessidade da combinação entre lâmpadas fluorescentes e incandescentes. Baseado nos aspectos visuais de desenvolvimento das culturas indica-se estudo do local a ser implantado o protótipo, possibilitando ainda exatidão nos tempos de circulação e descanso do sistema. Quanto a inclinação recomenda-se o uso de inclinação entre 2° e 4°.


ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE GRÃOS DE SOJA/MILHO

Autor(es): Silveira, Hendrigo Alberto Torchelsen; Bamberg, Joacir Marcelo; Conrad, Vianei Antônio Dick. ; Luz, Maria Laura Gomes Silva; Luz, Carlos Alberto Silveira; Pereira Ramirez, Orlando; Gomes, Mário Conill.
Apresentador: Hendrigo Alberto Torchelsen da Silveira
Orientador: Maria Laura Gomes Silva da Luz
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
A soja (Glycine Max) é uma cultura de grande importância econômica e grande valor comercial mundial, assim como o milho (Zea mays). Por serem produtos perecíveis, exigem atenção especial após a colheita, para não haver o risco de perdas significativas. Assim sendo, o presente estudo deste projeto tem como objetivo criar uma nova unidade de beneficiamento de grãos, específica para soja e milho, para o município de Santa Rosa-RS. O projeto foi elaborado para ser executado em duas etapas. No primeiro ano será implantada uma linha de beneficiamento, para receber 50% do total pretendido na unidade. No terceiro ano de funcionamento será implantada a segunda linha, dobrando-se assim a capacidade de beneficiamento da unidade. Esta tem a capacidade de beneficiar e armazenar 278.000 sacas de soja e 116.900 sacas de milho por ano. Foram realizadas pesquisas de preços em empresas especializadas na fabricação de equipamentos de beneficiamento de grãos a fim de se obter os melhores preços para realizar o projeto. Os equipamentos foram desenhados em escala de modo a ser observada a posição e o espaçamento entre os mesmos, para possibilitar o máximo possível a descarga dos grãos por gravidade para propiciar uma maior economia de energia. Depois de realizada a análise econômica do projeto, concluiu-se que o projeto terá retorno dos custos e investimentos em 3,5 anos para um horizonte de planejamento de 15 anos. O custo de oportunidade (TMA) considerado foi de 15% e a taxa interna de retorno (TIR) do projeto foi de 31%, o que fornece um valor presente líquido (VPL) positivo, indicando assim que o estudo deste projeto é viável.


ESTUDO DO POTENCIAL DE ECONOMIA DE ENERGIA EM ILUMINAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Autor(es): RODRIGUES, César Marzulo Aguiar Centeno; ELIAS, Guilherme Valente; ALBERTI, Lucas Motter; DA COSTA, Mateus Gross
Apresentador: Lucas Motter Alberti
Orientador: Antonio César Silveira Baptista da Silva
Instituição/Departamento: FAUrb - UFPel/Tecnologia da Construção
Órgão Financiador:

Resumo:
Proposta: A crescente preocupação com a conservação dos recursos naturais e com o uso ponderado das fontes de energia em todo o mundo, tem feito com que diversos países adotem políticas de conservação de energia. Baseado nisso, o trabalho propõe uma análise preliminar de consumo de energia elétrica da Universidade Federal de Pelotas, a fim de se obter um perfil do uso final de energia, as unidades de maior consumo ou prédios que caracterizam uma tipologia predominante. A partir da compilação das informações existentes, foi selecionado o objeto de estudo, inicialmente, quanto à qualidade e quantidade de iluminação e o consumo de energia dispensado para tal. Metodologia/Abordagens: Obtenção e organização de dados e informações disponíveis do consumo de energia da UFPel,; Análise das contas de energia elétrica, do ano de 2000 a 2003; Levantamento da área construída, fazendo uma relação área x consumo; Organização das informações disponíveis do consumo de energia da UFPel; Caracterização do sistema de iluminação utilizado nas dependências da UFPel; Seleção do objeto do estudo de caso; Avaliação da qualidade e quantidade de iluminação do objeto de estudo de caso; Estabelecer as medidas de intervenção, propondo a substituição das luminárias, lâmpadas e reatores das salas de aulas, administrativas e de professores; Identificar período de retorno do investimento nas intervenções sugeridas. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram um potencial de redução do consumo de energia elétrica com iluminação de 51% com retorno do investimento em cerca de 2 anos, na unidade avaliada. Contribuições/Originalidade: Racionalização da energia elétrica com qualidade na utilização para seus devidos fins. Palavras-chave: energia elétrica, conservação, consumo, iluminação, racionalização, medidas de intervenção.


GESTÃO DE RESÍDUOS FLORESTAIS NA PRODUÇÃO DE COMPOSTAGEM UTILIZANDO SOBRAS DA AGROINDÚSTRIA

Autor(es): BRAGA, Marcelo Goñi; RAMIREZ Orlando Pereira; LUZ, Maria Laura Gomes Silva da; LUZ Carlos Alberto Silveira da.
Apresentador: Marcelo Goñi Braga
Orientador: Orlando Pereira Ramirez
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
A cidade de Pelotas é, comprovadamente, um centro para onde convergem habitantes de várias localidades próximas o que resulta em um crescimento e ocupação desordenados e no surgimento de muitos problemas com resíduos provenientes de diversas atividades, tais como, serviços, indústrias, loteamentos sem infra-estrutura básica, esgotos e drenagem urbana sem tratamento. Além disto, Pelotas também enfrenta o problema dos resíduos agroindustriais, tais como, cascas, matéria vegetal descartada, caroços, etc., e dos provenientes de podas e supressões florestais na gestão da arborização urbana, tais como, galhos, folhas e troncos. Estes resíduos sem destino adequado contribuem para a poluição do meio físico e biótico, devido a sua decomposição que acrescenta ao ambiente gases, e líquidos que podem percolar no solo e poluir o lençol freático, animais vetores de doenças, tais como, insetos e roedores, e corrosão de equipamentos e componentes de infra-estrutura urbana. Em função desta problemática e visando a obtenção de solução para o tratamento do resíduo sólido da cidade de Pelotas, buscou-se neste trabalho a análise da utilização do descarte da agroindústria e da poda na compostagem. Como na compostagem deve haver uma relação C/N adequada, utilizou-se também resíduos provenientes de frigoríficos, do tipo esterco dos animais que ficam confinados antes da matança e buchadas retiradas dos animais após a matança. Pretende-se que o composto orgânico obtido incremente o percentual de pega de mudas nas áreas verdes da cidade, a partir de sua utilização em canteiros de praças, árvores em calçadas e áreas de lazer passivo.


GRADEP-DL:MÓDULO DE MONITORAMENTO DE DADOS NO GRADEP - PROTÓTIPO

Autor(es): SILVA, Ricardo Victoria; YAMIN, Adenauer Corrêa; COSTA, Antônio Carlos da Rocha
Apresentador: Ricardo Victoria Silva
Orientador: Adenauer Corrêa Yamin
Instituição/Departamento: UCPEL/NAPI
Órgão Financiador:

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo central conceber e implementar um módulo para apoio à execução das aplicações na Computação Pervasiva. A infra-estrutura de suporte a pervasividade proposta pelo Projeto GRADEp em escala global é efetivada através da integração da Computação Móvel, Computação em Grade e Computação Consciente do Contexto. No GRADEp, as condições de contexto são pró ativamente monitoradas com o auxílio do Data Logger e, o suporte à execução deve permitir que tanto as aplicações como ele próprio utilizem estas informações na gerência da adaptação de seus aspectos funcionais e não-funcionais. O Módulo GRADEp-DL desenvolvido é formado por uma proposta integrada de hardware e software. Para núcleo do hardware foi selecionado um microcontrolador da família PIC. O PIC 16F877 é um microcontrolador, da família de 8 bits e núcleo de 14 bits fabricado pela Microchip. Possui memória flash de programa, com 8192 palavras de 14 bits, memória RAM com 368 bytes e memória eeprom com 256 bytes. Sua frequência de operação (clock), vai até 20MHz, resultando em uma velocidade de processamento de 5 MIPS. Seu conjunto de instruções RISC, se compõe de 35 instruções. Quanto ao desenvolvimento do software, pode se constatar que o uso de uma linguagem de alto nível como C para programação de PICs facilitou sobremaneira os trabalhos de programação. Neste caso, o código final a ser submetido ao PIC é obtido através de cross-compilers. A pesquisa de preços realizada sobre o custo global de um módulo similar para coleta de dados de contexto caracterizou que o custo do GRADEp-DL, mesmo tendo sofrido acréscimo em decorrência da expansão de memória, ainda permaneceu inferior que o valor praticado no cenário internacional para equipamentos análogos. No que diz respeito à tecnologia empregada, os testes realizados com os microcontroladores PIC e seus dispositivos de memória se mostraram satisfatórios, existindo grande oferta de literatura técnica e de ambientes de desenvolvimento


IMPLEMENTAÇÃO DE SOMADORES CARRY-LOOKAHEAD E RIPPLE-CARRY TOLERANTES A FALHAS TRANSIENTES UTILIZANDO A TÉCNICA DE DUPLICAÇÃO COM COMPARAÇÃO COMBINADA COM REDUNDÂNCIA TEMPORAL

Autor(es): Franck, Helen de Souza; Mesquita, Eduardo Macedo; Agostini, Luciano Volcan; Güntzel, José Luís
Apresentador: Helen de Souza Franck
Orientador: José Luís Almada Güntzel
Instituição/Departamento: UFPEL/DInfo - Departamento de informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A evolução da tecnologia de fabricação CMOS tem permitido a reduções drásticas das dimensões dos transistores, acompanhada por um aumento no número de transistores que podem ser integrados em um único chip. Em função destas características, os circuitos fabricados em tecnologia CMOS VDSM (Very Deep SubMicron) estão se tornado suscetíveis a falhas transientes, sobretudo aquelas provocadas pela colisão de partículas carregadas, presentes na atmosfera. Quando uma partícula carregada de alta energia colide com alguma região sensível de um circuito (drenos de transistores em estado off) ela perde energia e produz pares lacuna-elétron livres, resultando em uma trilha de ionização. A ionização gera um pulso transiente no circuito que pode ser interpretado como um sinal lógico. Em um circuito combinacional, o pulso pode ser propagado até ser armazenado em um elemento de memória. Tal fenômeno é denominado Single-Event Transient (SET). Atualmente, os FPGAs se constituem na principal opção para a implementação física de sistemas eletrônicos integrados. Porém, por utilizarem tecnologia CMOS VDSM, os FPGAs estão se tornando suscetíveis a falhas transientes. Por essa razão, várias técnicas de tolerância a falhas para sistemas implementados em FPGAs têm sido propostas. Este trabalho investiga a implementação de circuitos somadores dos tipos Carry-Lookahead e Ripple-Carry tolerantes a falhas transientes utilizando a técnica de proteção denominada Duplicação com Comparação Combinada com Redundância Temporal. Os somadores projetados foram sintetizados para FPGAs da Altera e validados por simulação utilizando a ferramenta Quartus II, também da Altera. Os resultados obtidos pela validação correspondem a número de células lógicas utilizadas e estimativa de freqüência de funcionamento. Tais resultados foram confrontados com aqueles obtidos em implementações de somadores Carry-Lookahead e Ripple-Carry não-tolerantes, previamente sintetizados e validados.


IMPLEMENTAÇÃO DE SOMADORES CARRY-SELECT TOLERANTES A FALHAS TRANSIENTES UTILIZANDO A TÉCNICA DE DUPLICAÇÃO COM COMPARAÇÃO COMBINADA COM REDUNDÂNCIA TEMPORAL

Autor(es): MESQUITA, Eduardo Macedo; FRANCK, Helen de Souza; AGOSTINI, Luciano Volcan; GÜNTZEL, José Luís
Apresentador: Eduardo Macedo Mesquita
Orientador: José Luís Almada Güntzel
Instituição/Departamento: UFPEL/Informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Em função da redução das dimensões dos transistores proporcionada pela constante evolução da tecnologia CMOS, a colisão de partículas carregadas com regiões sensíveis dos circuitos integrados (drenos de transistores que se encontram em estado off) está deixando de ser uma preocupação apenas para aplicações aeroespaciais, passando a ser também preocupação para sistemas operando na superfície da Terra. Quando uma partícula carregada colide com o silício ela perde energia e produz pares lacuna-elétron livres, resultando em uma trilha de ionização. A ionização gera um pulso transiente no circuito que pode ser interpretado como um sinal lógico. Em um circuito combinacional, o pulso pode ser propagado até ser armazenado em um elemento de memória. Tal fenômeno é denominado Single-Event Transient (SET). Mascaramento lógico, elétrico e por latching window podem impedir que uma determinada porta lógica propague um pulso, caso contrário tal pulso pode gerar uma falha transitória no circuito. Várias técnicas de tolerância a falhas tem sido propostas para o mascaramento de tais efeitos. Dentre elas está a técnica de Duplicação com Comparação combinada com Redundância Temporal, a qual duplica o bloco a ser protegido e utiliza registradores sincronizados com relógios diferentes que armazenem os resultados em tempos diferentes, possibilitando assim uma comparação entre estes. Este trabalho tem por objetivo a implementação de somadores tipo Carry-Select protegidos utilizando a técnica de tolerância a falhas mencionada anteriormente. Os somadores projetados foram sintetizados para FPGAs da Altera e validados por simulação utilizando a ferramenta Quartus II, também da Altera. Os resultados da validação referida, tais como células lógicas utilizadas e freqüência de funcionamento, foram comparados àqueles obtidos para implementações não tolerantes, previamente sintetizadas.


IMPLEMENTAÇÃO EM HARDWARE DO ALGORITMO HISTOGRAMA 2D: FUNÇÕES BINTOVALX E BINTOVALY

Autor(es): COSTA, Alexandre G.; DE ALMEIDA, Gustavo O.; RATUCHENEI, Victor A.; OLIVEIRA, Lucas Ferrari; GÜNTZEL, José Luís
Apresentador: Alexandre Gomes da Costa
Orientador: José Luís Almada Güntzel
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Informática
Órgão Financiador:

Resumo:
Este trabalho apresenta e avalia uma implementação em hardware para uma das funções que compõem a biblioteca vtkCISG. A biblioteca vtkCISG realiza o alinhamento de imagens através de medidas de similaridade, encontrando aplicação em processamento de imagens médicas. Uma característica interessante da biblioteca é que seu código é aberto (open source), não sendo necessário pagar pelo seu uso. Neste trabalho implementamos as funções BinToValX e BinToValY em hardware para o cálculo de bins da biblioteca vtkCISG, através da implementação serial sem pipeline, utilizando dados de entrada de 8 bits. Na implementação serial do cálculo de bins utilizou-se uma estrutura hierárquica contendo: bloco operativo, bloco de controle, memória e o bloco principal, que liga os três blocos. A arquitetura foi descrita em VHDL e sintetizada para o dispositivo FPGA EP1S10F484C5 da família Stratix da Altera utilizando o programa Quartus II, também da Altera. A arquitetura projetada foi validada por meio de simulação funcional com atrasos, também utilizando o Quartus II. Os resultados da síntese e da validação indicaram as vantagens da implementação do algoritmo em hardaware para o processamento de grandes volumes de dados, requisitados no cálculo de bins em histogramas.


IMPLEMENTAÇÃO EM HARDWARE DO ALGORITMO HISTOGRAMA 2D: FUNÇÕES MÉDIA X E MÉDIA Y

Autor(es): CORRÊA, Marcelo Ferraz; FRANCK, Helen de Souza; GOMES, Bianca Antonio; REDIESS, Fabiane Konrad; GÜNTZEL, José Luís; OLIVEIRA, Lucas Ferrari de
Apresentador: Marcelo Ferraz Corrêa
Orientador: Lucas Ferrari de Oliveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Informática
Órgão Financiador:

Resumo:
Este trabalho apresenta e avalia uma implementação em hardware para uma das funções que compõem a biblioteca vtkCISG. A biblioteca tem como objetivo realizar o alinhamento de imagens através da técnica de "mutual information", encontrando aplicação em processamento de imagens médicas. Uma característica interessante desta biblioteca é que seu código é aberto (open source), não sendo necessário pagar pelo seu uso. O presente trabalho trata de uma implementação em hardware para a função Histogram. Esta função traduz níveis de cinza de uma imagem para uma matriz e também avalia essa matriz. Mais especificamente, foi projetada e avaliada uma arquitetura capaz de implementar as funções Média X (MeanX) e Média Y (MeanY) de maneira serial. Estas funções calculam a média dos valores de uma imagem, utilizados no alinhamento de imagens. Inicialmente, foirealizada a otimização dos algoritmos originais de MeanX e MeanY, com vistas à implementação em hardware. Após, foram desenvolvidos os blocos operativo e de controle e os dois blocos de memória. A arquitetura projetada foi descrita em linguagem VHDL e sintetizada para um dispositivo FPGA da família Stratix da Altera utilizando a ferramenta Quartus II, também da Altera. A arquitetura sintetizada foi validada por meio de simulação, também com a ferramenta Quartus II. A freqüência máxima de operação foi estimada como sendo de 95 MHz. Levando-se em conta a necessidade de 12.484 ciclos de relógio para execução de cada uma das funções, o tempo necessário é de 131,4 µs. Desta forma, a arquitetura proposta é capaz de realizar o cálculo das duas funções em 262,8µs. A fim de se avaliar a implementação em hardware, as funções MeanX e MeanY foram também implementadas em software, via programação em linguagem C. O programa compilado foi testado em um computador AMD64 3000. Para as duas funções, com as respectivas otimizações feitas para o projeto em hardware, o tempo de execução foi de aproximadamente 262ms para as duas funções.


IMPLEMENTAÇÃO EM HARDWARE DO ALGORITMO HISTOGRAMA 2D: FUNÇÕES PROBABILIDADE MARGINAL X E Y

Autor(es): CASTAÑEDA, Cristian Fernando Flores; GUIDO, Vitor Härter; VORTMANN, João Alberto; OLIVEIRA, Lucas Ferrari de; GÜNTZEL, José Luís Almada
Apresentador: Cristian Fernando Flores Castañeda
Orientador: José Luís Almada Güntzel
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Informática - DINFO
Órgão Financiador:

Resumo:
O processamento de imagens é amplamente utilizado em diversas áreas da medicina. Nas imagens médicas são aplicadas transformações geométricas sobre uma imagem fonte visando alinhá-la com uma imagem alvo. O que indica que as imagens estão alinhadas é o grau de semelhança dado por alguma medida de similaridade. Uma das etapas para este cálculo é a definição do histograma 2D. O histograma 2D tem por função traduzir os níveis de cor de uma imagem para uma matriz e avaliá-la. Essa matriz é uma quantificação da imagem. O histograma 2D é uma matriz que relaciona as imagens, sendo, para tal, necessário o cálculo das Probabilidades Marginais (Marginal Probability). Quanto mais próximos os valores estiverem da diagonal principal maior será o grau de alinhamento das imagens. As subrotinas MarginalProbabilityX e MarginalProbabilityY são responsáveis pelo cálculo da probabilidade simples de uma coluna ou linha, respectivamente. Este trabalho tem como foco a implementação em hardware das funções MarginalProbabilityX e MarginalProbabilityY. Inicialmente, os algoritmos originais foram adaptados para implementação em hardware. A seguir, foi desenvolvida uma arquitetura que realiza de maneira serial as funções em questão. Esta arquitetura foi descrita em linguagem VHDL e sintetizada para o dispositivo FPGA EP1S10F484C5 da família Stratix da Altera. Após, a arquitetura foi validada por simulação utilizando a ferramenta Quartus II da Altera, tendo-se obtido uma estimativa de 244,38 MHz para freqüência máxima de funcionamento (para um período mínimo de 4,092 ns). Para a execução de uma das funções foram necessários 16.512 ciclos de relógio, representando um tempo total de processamento de 67,567 µs.


INFLUÊNCIA DA COMPACTAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA RETENÇÃO DE ÁGUA

Autor(es): MARTINS, Edison Castro; CAVALHEIRO, Ricardo Figueiredo; SILVA, Ederson Pinto; CAMPELLO, Marcio de Oliveira; MATTOS, Rosangela Rezende; SA, Jocelito Saccol
Apresentador: Edison Castro Martins
Orientador: Jocelito Saccol de Sá
Instituição/Departamento: CEFET-RS/Saneamento Ambiental
Órgão Financiador:

Resumo:
Os resíduos sólidos gerados pela atividade humana, assim como o solo, apresentam uma elevada heterogeneidade, levando alguns autores a comparar os resíduos sólidos com o solo. Em geral, o solo quando compactado apresenta uma menor capacidade de infiltração de água e uma maior capacidade de retenção de água no seu perfil. Os resíduos sólidos em um aterro sanitário também podem apresentar este comportamento. Para comprovar esta hipótese foi realizado um experimento em área experimental do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS). O objetivo deste trabalho foi avaliar a retenção de água em uma massa heterogênea de resíduos sólidos domésticos submetidos a cinco níveis de compactação. A composição gravimétrica dos resíduos foi baseada em valores médios nacionais (IPT, 2000) sendo 52,5% matéria orgânica; 24,5% papel/papelão; 2,9% plástico, 2,3% metal, 1,6% vidro e 16,2% outros (madeira, couro, tecido, poeira etc...). Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado, sendo os tratamentos cinco níveis de compactação dos resíduos (C0, C1, C2, C3, C4) com quatro repetições. Os resíduos sólidos foram misturados e dispostos em recipientes plásticos com um volume útil de 15 litros com furos de 10 mm na base, visando à drenagem do líquido percolado. O volume de água aplicado foi equivalente à precipitação máxima de 24 horas para Pelotas (188 mm) registrada em janeiro de 1983 pela Estação Climatológica da EMBRAPA.


MANEJO DA TEMPERATURA DO AR NA SECAGEM INTERMITENTE DE ARROZ

Autor(es): RISSO, Joel; SARAVIA, Cristine Thomaz; PERES, Wolmer Brod.
Apresentador: Joel Risso
Orientador: Wolmer Brod Peres
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


MÉTODOS NUMÉRICOS ALTERNATIVOS PARA SISTEMAS DE PARÂMETROS CONCENTRADOS NA ENGENHARIA CIVIL

Autor(es): AFONSO, Ronaldo Adriano; SUAZO, Germán; SIMCH, Márcia; FERREIRA, Vera Lúcia; VIEIRA, César; ELY, Cláudia
Apresentador: Ronaldo Adriano da Silva Afonso
Orientador: Germán Ramón Canahualpa Suazo
Instituição/Departamento: IFM/ UFPel/Departamento de Matemática e Estatística
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


MODELAGEM MATEMÁTICA NA SECAGEM ESTACIONÁRIA DE SOJA

Autor(es): AOSANI, Elvio, MENEGUETTI, Volnei Luiz; BARBOSA, Fabrizio da Fonseca; OLIVEIRA, Maurício de; ROCHA, Jeferson Cunha da; ELIAS, Moacir Cardos
Apresentador: Elvio Aosani
Orientador: Moacir Cardoso Elias
Instituição/Departamento: FAEM/UFPEL/DCTA
Órgão Financiador:

Resumo:
A secagem é uma etapa de grande importância na cadeia produtiva de grãos, principalmente de oleaginosos com os da soja, pois essa operação é responsável pela redução da umidade até limites considerados seguros para armazenagem. As grandes propriedades, as cerealistas e as agroindústrias utilizam predominantemente secagem contínua para soja, mas há um grande incremento no uso de secagem estacionária dessa oleaginosa em propriedades de médias e pequenas escalas. A modelagem matemática de um processo é a simulação do mesmo através de uma ou mais expressões matemáticas, as quais podem ser feitas através de modelos não-lineares. Para desenvolver um modelo é preciso entender os processos físicos e expressá-los por meio de equações que somente podem ser estimados através da realização de experimentos. O objetivo neste trabalho foi ajustar diferentes modelos matemáticos tradicionalmente utilizados na literatura, validando-os por meio da comparação de resultados simulados com os de testes experimentais. Foram utilizados grãos de soja colhidos na região de Pelotas-RS, com umidade próxima a 18% e secos, em protótipo de silo secador estacionário, no Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos da FAEM-UFPEL. A temperatura média do ar de secagem foi de 30+3°C, com vazão específica média de 7,05 m3.min.t-1, em três repetições. Os modelos testados foram Page (1949), Thompson (1968), Verna (1986) , Henderson & Pabis (1961) e Henderson & Pabis Modificado (1961). Para se verificar o ajuste dos modelos matemáticos aos dados experimentais foi realizada regressão não-linear pelo método Simplex e Quasi-Newton. Para selecionar o modelo que melhor se ajustou foram utilizados os coeficientes de determinação (R2), os erros médios, relativo (P) e estimado (SE), e a distribuição de resíduos. Os resultados indicam que o modelo de Henderson & Pabis Modificado é o que melhor se ajusta aos dados experimentais, obtidos nesta situação.


MODELOS DE SIMULAÇÃO MATEMÁTICA PARA SECAGEM DE INTERMITENTE DE ARROZ EM CASCA

Autor(es): MENEGHETTI, Volnei Luiz; AOSANI, Elvio, OLIVEIRA, Maurício de; DIONELLO, Rafael Gomes, BARBOSA, Fabrízio da Fonseca ; ELIAS, Moacir Cardoso
Apresentador: Volnei Luiz Meneghetti
Orientador: Moacir Caroso Elias
Instituição/Departamento: UFPEL/FAEM/DCTA
Órgão Financiador:

Resumo:
A secagem é uma operação compulsória na pós-colheita de arroz. Além desse fato, é importantíssima porque dela dependem, por exemplo, a dinâmica de colheita, os custos de transportes e todo o ritmo operacional da unidade de recepção durante a safra. Dimensioná-la adequadamente é condição decisiva para o sucesso do empreendimento. Ao abordar dimensionamento, otimização e determinação da viabilidade da aplicação comercial de sistemas de secagem de grãos, são de fundamental importância a simulação e a obtenção de informações teóricas a respeito do comportamento de cada produto durante a remoção de água. Para a simulação são utilizados modelos matemáticos que representam satisfatoriamente a perda de água durante o período de secagem. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ajustar diferentes modelos matemáticos aos valores experimentais em função do grau de umidade durante a secagem intermitente do arroz. Para a condução do experimento foi utilizado arroz em casca, da classe grão longo fino, produzido na Região Sul do Rio Grande do Sul. As amostras foram conduzidas ao Laboratório de Pós Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial, com umidade próxima a 20% e submetidas à secagem intermite sob três condições de relação de intermitência: a) 1:1; b) 1:2; b) 1:4, entre as câmaras de secagem e de equalização. Em ambas foram utilizados os mesmos manejos térmicos em temperaturas graduais crescentes do ar (70, 90, 110)+5°C respectivamente na 1ª, 2ª e a partir da 3ª hora. Nos dados experimentais foram ajustados modelos de dinâmica de secagem como Henderson & Pabis (1961), Page (1949), e Wang & Singh (1980). Comparando-se os coeficientes de determinação ajustados (R2), os erros médios relativo (P) e estimado (SE) e a distribuição de resíduos. Dentre os testados, o Modelo de Page é o que melhor representa a secagem intermitente do arroz em casca. PALAVRAS-CHAVE: secagem de arroz, simulação de secagem


MODELOS FÍSICOS DE SIMULAÇÃO DE INSOLAÇÃO

Autor(es): VIANNA, Humberto Dias; LIMA, Leonardo R; POUEY, Maria Tereza F.
Apresentador: Humberto Dias Vianna
Orientador: Maria Tereza Fernandes Pouey
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


MONTAGEM E TESTE DE UM SIMULADOR FÍSICO DE INSOLAÇÃO – HELIODON – A SER USADO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CONFORTO TÉRMICO PARA EDIFICAÇÕES AGRÍCOLAS

Autor(es): VIANNA, Humberto Dias; POUEY, Maria Tereza F.
Apresentador: Humberto Dias Vianna
Orientador: Maria Tereza Fernandes Pouey
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE UM CARBONIZADOR DE CASCA DE ARROZ, COM BASE NO REUSO DE RESÍDUOS DO PROCESSO DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ

Autor(es): Roessler, Luiz Fernando; Vivan, Gisele Aparecida; Silveira, Hendrigo Alberto Torchelsen; Barboza, Fabrício da Silva; Pereira-Ramirez, Orlando
Apresentador: Luiz Fernando Roessler
Orientador: Orlando Pereira-Ramirez
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


PRODUÇÃO DE FARELO DE SOJA INTEGRAL: PROJETO E ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA

Autor(es): Vivan, Gisele Aparecida ; Dutra, Alexandre Dias ; Volpato, Rodrigo ; Fornari, Grassiani ; Luz, Maria Laura Gomes Silva ; Pereira-Ramirez, Orlando; Luz,Carlos Alberto Silveira; Gomes, Mario Conill.
Apresentador: Gisele Aparecida Vivan
Orientador: Maria Laura Gomes Silva da Luz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
Desde o início do século, se reconhece a necessidade do tratamento térmico na viabilização da soja para alimentação de animais monogástricos, a fim de eliminar os fatores antinutricionais presentes no grão in natura. Os produtores de leite em quase totalidade utilizam farelo de soja como fonte protéica nas rações, resultando em uma grande demanda pelo produto e tornando o custo da ração vulnerável às oscilações do mercado. A soja desativada melhora sua digestibilidade e palatabilidade, elevando ao máximo seu aproveitamento energético e nutritivo, devido à desativação das enzimas que impedem a boa absorção dos nutrientes e o desenvolvimento dos animais. Portanto, a inserção de um produto, de melhor qualidade, tenderia a diminuir os custos da ração e proporcionar aos produtores um maior retorno financeiro. Este trabalho objetivou projetar e analisar a viabilidade econômica de uma agroindústria para produção de farelo de soja integral desativado, como alternativa na formulação de rações para gado de leite na região de David Canabarro/RS. Inicialmente, foi feita uma análise de mercado para estimar a demanda potencial do produto na região de implantação, onde foram aplicados formulários a 78 produtores de leite, apontando uma demanda de 440t/mês de farelo de soja. Com base na demanda, dimensionou-se o projeto, passando pelas fases de revisão bibliográfica, levantamento de equipamentos, cálculos, dimensionamentos, desenhos e análise econômica, obtendo-se o valor aproximado de R$893.024,36 como investimento inicial. A análise econômica foi realizada com base nos métodos do VPL-valor presente líquido, TIR-taxa interna de retorno, pay-back, e TMAR-taxa mínina atrativa de retorno de 17%. Iniciando a produção com 30% e atingindo a totalidade da demanda a partir do quarto ano, conclui-se que o projeto é viável, apresentando uma TIR de 22%, um VPL de R$235.180,17 e possuindo um tempo de retorno do investimento de 3,2 anos.


PROJETO DE PRODUÇÃO DE ROSAS

Autor(es): SILVA, Alexandra;CARVALHO, Aline Campelo; RODRIGUES, Anita Teixeira; LUZ, Maria Laura Gomes; LUZ, Carlos Alberto; RAMIREZ, Orlando Pereira;GOMES, Mário Conill
Apresentador: Alexandra da Silva
Orientador: Maria Laura Gomes Silva da Luz
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
O gaúcho é o maior consumidor de flores do país (R$60/ano). Somente 35% das flores e plantas comercializadas no RS são produzidas aqui, sendo metade proveniente do Vale do Caí, o restante vem de SP e SC. O espaço recém-criado na Ceasa-POA será um importante ponto de comercialização. A produção comercial de rosas no Brasil iniciou-se nos anos 40 e a floricultura começou como atividade econômica em maior escala na década de 60. O Brasil possui vantagens para especializar-se na produção de flores, citando os microclimas privilegiados, a disponibilidade de terra, água, energia, mão-de-obra, tecnologias agronômicas, infra-estrutura e canais de distribuição adequados, fatores que incidem na qualidade do produto e permitem um manejo adequado dos custos, oferecendo preços competitivos nos mercados externos. O presente projeto buscou investigar as possibilidades que Pelotas tem de ofertar um produto competitivo, considerando a demanda de rosas. Dimensionou-se a unidade de produção, compreendendo duas estufas, obra civil e equipamentos para a produção das flores. O fluxograma do processo consiste das seguintes etapas: instalação das estufas metálicas, recepção das mudas, plantio em vasos sem solo (cinezita), tratos culturais, colheita, classificação por cor, acondicionamento e distribuição. O investimento inicial é de R$ 86.000,00. A análise econômica foi realizada com base nos seguintes métodos: VPL - valor presente líquido, TIR (2%) - taxa interna de retorno, pay-back e TMAR (15%) - taxa mínina atrativa de retorno. A partir dos resultados, e considerando o horizonte de planejamento e as receitas, não há recuperação do capital investido ao final do décimo ano. Com essa afirmação comprova-se a inviabilidade econômica do projeto proposto, porém, pode-se dizer que se construção civil e estrutura das estufas forem revistos, além de um aumento planejado dessas estruturas ao longo do tempo, haveria melhores possibilidades do empreendimento se tornar viável economicamente.


QUALIDADE DA ÁGUA DA CHUVA E SEU POTENCIAL DE APROVEITAMENTO PARA DIVERSOS FINS

Autor(es): GOMES, Luiz Eduardo Riegel Júnior; SILVA, Diego de Mello da; LUZ, Carlos Alberto Silveira; LUZ, Maria Laura Gomes Silva
Apresentador: Luiz Eduardo Riegel Gomes Júnior
Orientador: Orlando Pereira Ramirez
Instituição/Departamento: FEA/UFPel/DEA
Órgão Financiador:

Resumo:
O aumento da população, o desenvolvimento da indústria, a formação de grandes unidades urbanas, unidos à falta da educação ambiental, cada vez mais vêm contribuindo com a escassez de água no Brasil e no mundo. Diante do cenário apresentado, buscam-se soluções que visem a garantia de um abastecimento de qualidade e em quantidade satisfatória à população, e a utilização de água pluvial desponta como uma das alternativas mais viáveis. Este trabalho foi desenvolvido no Campus da UFPel, localizado no município de Capão do Leão – Rio Grande do Sul, com o objetivo de diagnosticar a qualidade físico-química e bacteriológica da água de chuva e a possibilidade de sua utilização com características potáveis, assim como para fins menos nobres, em pequenas residências e prédios públicos ou privados. Para tal diagnóstico, foram analisados os parâmetros físico-químicos e bacteriológicos, notadamente explícitos na Portaria No 518/04 do Ministério da Saúde. As amostragens foram feitas em quatro pontos distintos: coleta direta da chuva; coletas realizadas a partir da lâmina de água formada nas duas “piscinas” (laje) do prédio da Faculdade de Engenharia Agrícola e; amostra coletada na cisterna subterrânea de armazenamento do mesmo prédio. As amostras obtidas na cisterna de armazenamento foram coletadas a fim de caracterizar a água após certo período de armazenagem. O estudo irá demonstrar qual a necessidade de tratamento que a água da chuva deverá receber, a fim de ser utilizada diretamente para o consumo humano e para garantir o que estabelece a portaria. Já para irrigação de jardins, lavagem de calçadas e principalmente em descargas de vasos sanitários existe a possibilidade do uso direto desta água. O aproveitamento da água da chuva é uma alternativa viável, que contribui para a conservação ambiental dos recursos hídricos, reduz os custos com a água tratada e previne enchentes e alagamentos, principalmente em regiões com grandes áreas impermeabilizadas.


QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE ARROZ HÍBRIDO TRATADAS COM ÁCIDO GIBERÉLICO

Autor(es): KRÜGER, Daniel Siefert; REDU, Rodrigo Neumann; PERES, Wolmer Brod; CALDEIRA, Flavia Feijó
Apresentador: Daniel Siefert Krüger
Orientador: Wolmer Brod Peres
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - UFPel/Departamento de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
O crescimento da economia orizícola tem sido proporcionado pelo ganho tecnológico, incluindo o desenvolvimento do arroz híbrido, o uso de produtos químicos para o controle de patógenos e o emprego de reguladores de crescimento vegetal, como o ácido giberélico. O objetivo deste trabalho foi avaliar ao longo do armazenamento a qualidade fisiológica das sementes de arroz híbrido Avaxi previamente tratadas com ácido giberélico. Foram utilizadas sementes tratada com ácido giberélico (AG3), nas doses: zero; 0,5; 1,0 e 1,5g por 100kg de sementes, sendo 1,0g/100kg a dose recomendada pelo fabricante. Após tratadas, as sementes foram armazenadas por 180 dias e realizadas as seguintes determinações aos zero, 60, 120 e 180 dias: germinação, frio, envelhecimento acelerado, emergência de plântulas e condutividade elétrica. Verificou-se que a porcentagem de germinação cresce à medida que aumentam as doses de AG3. No teste de frio verificou-se que aumentando as doses de ácido giberélico, menores são as perdas de qualidade no armazenamento, e o tratamento que se mostrou mais eficaz, com relação ao vigor, foi de 50% a mais da concentração de ácido giberélico recomendado. No teste de envelhecimento acelerado, as sementes que apresentaram os melhores resultados de vigor foram aquelas tratadas com a concentração maior que a recomendada, o que comprova que os melhores resultados de tratamentos com reguladores de crescimento em sementes ocorrem naquelas com maior vigor. Observou-se que houve aumento da condutividade elétrica em todos os tratamentos durante o período de armazenamento, o que permitiu observar que a interação do ácido giberélico no armazenamento afetou a integridade das membranas celulares levando ao aumento da perda de solutos das sementes. Os resultados permitiram concluir que a utilização de AG3 no tratamento de sementes, resulta no aumento na germinação e no vigor da semente do híbrido Avaxi.


QUANTIFICAÇÃO DO TEMPO MÉDIO DE EXECUÇÃO DO CAVLC DO PADRÃO H.264/AVC

Autor(es): VORTMANN, João Alberto; SILVA, Thaísa Leal da, AGOSTINI, Luciano Volcan; GÜNTZEL, José Luís Almada;
Apresentador: João Alberto Vortmann
Orientador: Luciano Volcan Agostini; José Luís Almada Güntzel
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - UFPel/Depertamento de Informática - DINFO
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Os vídeos digitais já fazem parte do nosso dia-a-dia e estão presentes na internet, em celulares, em DVDs, etc. Esta popularização de vídeos digitais só foi possível porque houve uma enorme evolução na pesquisa sobre compressão de vídeos. O padrão H.264/AVC é o mais recente padrão de compressão de vídeos e atinge as mais elevadas taxas de compressão. O codificador de entropia é um dos blocos principais deste padrão e realiza uma codificação sem perdas e de tamanho de palavra variável. Um dos blocos do codificador de entropia é a Codificação de Comprimento de Palavra Variável Adaptativo ao Contexto (CAVLC), que é foco deste trabalho. No CAVLC, a maneira com que são codificados os diversos elementos sintáticos depende do elemento a ser codificado, da fase em que o algoritmo de codificação se encontra e dos elementos sintáticos anteriormente codificados. Este trabalho tem por objetivo quantificar o tempo de processamento do CAVLC na codificação e na decodificação. O CAVLC foi desenvolvido em software (em C), considerando que um quadro QCIF (176x144 pixels) é processado a cada iteração. Para medir o tempo de processamento, foram inseridas rotinas especiais no código C. Os tempos de cada iteração foram armazenados e a média aritmética simples entre eles foi calculada. Assim, pôde-se verificar que o tempo de execução médio de um quadro QCIF para o codificador foi de 16,86ms e para o decodificador foi de 166,16ms. Isso implica em uma taxa de processamento aproximada de 59 e 6 quadros por segundo para o codificador e para o decodificador, respectivamente. Como se espera atingir no mínimo 30 quadros por segundo e pretende-se tratar vídeos com resoluções mais elevadas (como HDTV - 1920x1080 pixels), então novas versões mais rápidas do CAVLC são necessárias. Atualmente, estão sendo construídas, em software, versões do CAVLC utilizando árvores e que são capazes de processar um, dois ou quatro bits em paralelo. Além disso, uma versão em hardware também está sendo desenvolvida.


QUANTIFICAÇÃO DOS ESFORÇOS ATUANTES SOBRE PONTEIRAS DO SULCADOR DE SEMEADORA EM DIFERENTES FASES DE DESGASTE

Autor(es): SPAGNOLO, Roger Toscan; NUNES, Gerson dos Santos; MACHADO, Antônio Lilles Tavares; ESPÍRITO SANTO, Amauri Cruz; BATISTA, Vilson João; OLDONI, André.; SILVEIRA, Hendrigo Alberto Torchelsen da;
Apresentador: Roger Toscan Spagnolo
Orientador: Antônio Lilles Tavares Machado
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Engenharia Rural
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


REUSO DE ÁGUA NA INDÚSTRIA DE PARBOILIZAÇÃO DE ARROZ

Autor(es): THÜRMER, Mônica Beatriz; NUNES, Wolney Aliodes; NEVES, Sandro Klasen
Apresentador: Mônica Beatriz Thürmer
Orientador: Wolney Aliodes Nunes
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Ciências Ambientais
Órgão Financiador:

Resumo:
O reúso de água tem se mostrado como importante instrumento de minimização dos riscos potenciais associados à escassez de água. O arroz parboilizado representa 25 % do arroz comercializado no mundo e a produção brasileira em 2004 foi de 2,8x106 t representando 25 % do arroz consumido no país. A indústria de parboilização de arroz utiliza arroz seco, que apresenta umidade em torno de 12,5 %, no período de entressafra. No processo de parboilização de arroz seco é utilizado 1,28 m3 de água por t de grão, que gera 0,87 m3 de efluente. Com o objetivo de determinar o potencial de reúso do efluente tratado que, adicionado à água bruta de abastecimento e, após tratamento, não alterar a condição de potabilidade da mistura, foi desenvolvido um balanço de massa para o processo e determinada a carga de contaminantes adicionada pelo mesmo. O parâmetro limitante foi a concentração de cloretos, já que as técnicas utilizadas no tratamento de efluentes da empresa não são capazes de remover esse tipo de contaminante e também por permitir o enquadramento à Portaria N° 518, que estabelece os padrões de potabilidade para água. As amostras de água bruta de abastecimento foram caracterizadas mediante determinação de pH, Cloretos e Matéria-Orgânica e as amostras de efluente tratado, mediante determinação de pH, Cloretos, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Fósforo e Nitrogênio. Essas análises foram realizadas de acordo com o AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION (1998). O potencial de reúso de efluente tratado, de modo a ser sustentável ao longo do tempo, encontrado para o processo de parboilização de arroz seco foi de 50 %, em relação à demanda inicial de água para o processo. Em relação à quantidade de efluente gerado o potencial é de 73,92 % e de 32,20 % em relação à demanda total de água utilizada pela empresa. Embora o potencial de reúso obtido indique a viabilidade técnica de implantação de um sistema de reúso, é necessário que se realize um estudo de viabilidade econômica.


SIMULAÇÃO DE CORRENTE SOBRE CANAL COM DEPRESSÃO TRAPEZOIDAL ATRAVÉS DO ANSYS/FLOTRAN

Autor(es): ROSA, Thiago Duarte da; TEIXEIRA, Paulo R. F.
Apresentador: Thiago Duarte da Rosa
Orientador: Paulo Roberto de Freitas Teixeira
Instituição/Departamento: FURG/Departamento de Materiais e Construção
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


TECNOLOGIAS LIMPAS NA INDÚSTRIA DA CARNE BOVINA

Autor(es): VAZ, Ana Beatriz
Apresentador: Ana Beatriz Gonçalves Vaz
Orientador: Maria Cristina Bressan
Instituição/Departamento: UFLA/Engenharia de Alimentos
Órgão Financiador:

Resumo:
A problemática da geração de resíduos, provenientes tanto das atividades primárias quanto industriais, além de serem agentes impactantes no meio ambiente, representam o desperdício de matérias-primas e de energia. O propósito de minimizar ou eliminar as causas e os efeitos desta situação, são os principais objetivos da Produção Mais Limpa (P+L). O presente trabalho de pesquisa, objetivou a contribuição no processo de disseminação do conceito e da prática de P+L durante a produção na indústria da carne e foi desenvolvido através de um estudo de caso em um frigorífico voltado à produção e comercialização de carne bovina, localizado na cidade de São Gabriel/RS e, refere-se à P+L como geradora de inovação e competitividade, sob a ótica da gestão da tecnologia, priorizando as questões ambientais. A sugestão da P+L refere-se a mudança da gestão de resíduos focada em Fim de Tubo, utilizada em parte pela empresa, para a P+L que trata dos resíduos na fonte, aumentando sua competitividade através da racionalização dos processos e conseqüente redução do impacto ambiental e custos produtivos e, principalmente, busca de tecnologias limpas (inovação), pois sua ação preventiva resume na reciclagem externa (subprodutos) e a decantação preliminar dos despejos que precedem o tratamento final dos efluentes, sendo este, considerado satisfatório. O resultado deste estudo, indicou que a adoção da P+L na indústria, poderá gerar inovação e competitividade, se vier a implantar um Sistema de Gestão Ambiental, com redução dos impactos ambientais, dos gastos de água e energia e, estruturar o reuso da água na indústria; a higienização realizada garante a qualidade do produto. Recomenda-se o frigorífico a consolidar a P+L em todas as áreas da empresa. Assim, ocorrerá o crescimento econômico e a preservação da natureza, se adotado uma produção adequada, principalmente substituindo recursos que escasseiam ou que agridem o meio ambiente, utilizando Tecnologias Limpas e gerenciamento competente.


USO DO SOFTWARE ARCVIEW NA ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS

Autor(es): LUZ, Maria Laura Gomes; SILVA, Alexandra
Apresentador: Alexandra da Silva
Orientador: Maria Laura Gomes Silva da Luz
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
A cartografia é uma ciência que se ocupa com a elaboração, organização e apresentação de mapas de toda espécie, abrangendo todas as fases dos trabalhos, desde os primeiros levantamentos até a impressão final. Com o avanço da ciência e o aparecimento de novas tecnologias surge o GIS (Geographic Information System/Sistema de Informação Geográfica) que é um sistema de informação que permite ao usuário coletar, manusear, analisar e exibir dados referenciados espacialmente. Um SIG pode ser visto como a combinação de hardware, software, dados, metodologias e recursos humanos, que operam de forma harmônica para produzir e analisar informação geográfica. O termo sistema de informação geográfica (SIG) é aplicado para sistemas que realizam o tratamento computacional de dados geográficos como é o caso do software ArcView. O presente trabalho teve o objetivo de organizar dados e elaborar mapas temáticos para a zona rural do município de Pelotas, através do software ArcView 9.0, que possibilitou fazer a associação de cada tema levantado com os dados que foram reunidos no decorrer do tempo. O processo de organização de dados compreendeu as seguintes etapas: divisão dos temas (cursos d’água, estradas, localização de escolas e administrações distritais, limites distritais, limite zona urbana, limite das bacias hidrográficas), correções dos dados vetoriais através de imagens de satélite, organização e atualização do banco de dados de cada um dos temas, e por fim, a criação dos shapes temáticos, para serem unidos formando os mapas temáticos. Com a conclusão deste trabalho, os mapas temáticos construídos, serão utilizados no planejamento urbano e rural do município, sendo ferramenta de grande utilidade nas tomadas de decisões não só na fase que engloba a elaboração do novo Plano Diretor da cidade, mas também para decisões futuras quanto ao desenvolvimento e organização.


UTILIZAÇÃO DE PNEUS RADIAIS NA PRODUÇÃO DE TUBOS PARA ESCOAMENTO PLUVIAL A PARTIR DO SISTEMA ECOTUBO

Autor(es): Caetano, Fernando Antonio; Rodrigues, Liandro Leite; Pereira-Ramirez, Orlando; Luz, Maria Laura Gomes Silva; Luz, Carlos Alberto Silveira.
Apresentador: Fernando Antonio Caetano
Orientador: Orlando Pereira-Ramirez
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Engenharia Agricola
Órgão Financiador:

Resumo:
Anualmente 700 milhões de pneus são produzidos no mundo e mais do que 17 milhões de pneus inservíveis são colocados no meio ambiente. No Brasil são necessários 40 milhões de pneus por ano. A produção nacional é de cerca de 28 milhões de pneus, dos quais 16 milhões são usados o mercado interno e 12 milhões para exportação. O restante é importado. Na maior parte das cidades brasileiras os pneus são depositados a céu aberto ou jogados em cursos de água e em áreas de proteção ambiental, causando degradação do meio ambiente. No Brasil a legislação prevê que as empresas produtoras e importadoras de pneus devam recolhê-los e depositá-los em locais adequados. Entretanto, isto não vem ocorrendo e tem resultado em um grande transtorno aos pequenos borracheiros e empresas fornecedoras, que não conseguem dispor de locais adequados para depositar os pneus que, como se sabe, são de difícil decomposição. Considerando esta problemática, se propôs neste trabalho um estudo para o problema de deposição de pneus radiais na cidade de Pelotas. Para tanto, utilizou-se um processo de prensagem a partir do uso de um equipamento hidráulico para produção de tubos para redes de esgoto domestico e pluvial, denominado ECOTUBO. No processo utiliza-se uma prensa de aço para até 25 toneladas, com motor elétrico de 3cv, que, por meio de um sistema hidráulico de comando integrado, faz a prensagem dos pneus. A máquina produz tubos de 1,00m de comprimento. Os tubos têm diâmetros variados, correspondentes aos pneus utilizados, isto é, pneus de carro de passeio, de ônibus e de caminhões. A eficiência dos tubos produzidos será determinada a partir da observação de sua capacidade como conduto pluvial, caracterizada pela elevada impermeabilidade e resistência. Este trabalho que baseia-se na sustentabilidade do ambiente é uma alternativa prática de baixo custo e agregadora de mão-de-obra local.


VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA UNIDADE DE SECAGEM E ARMAZENAGEM DE ARROZ NO MUNICÍPIO DE ARROIO GRANDE/RS

Autor(es): Roessler, Luiz Fernando; Silveira, Tomás Becker da; Amaral, Vicente Ribeiro do; Luz, Maria Laura G.S.; Gomes, Mário Conill; Luz, Carlos Alberto Silveira; Pereira Ramirez, Orlando
Apresentador: Luiz Fernando Roessler
Orientador: Maria Laura Gomes Silva da Luz
Instituição/Departamento: UFPel/Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a viabilidade econômica de uma unidade de secagem e armazenagem de arroz, no município de Arroio Grande/RS. Esta Unidade visa oferecer aos produtores desta região, tradicionalmente produtora do referido grão, a possibilidade de realização das operações de secagem, beneficiamento e armazenamento o mais próximo possível das áreas de produção, diminuindo assim, o custo com transporte, já que a cidade apresenta um déficit de aproximadamente 50% de unidades armazenadoras sendo necessário para recebimento da safra que os produtores procurem-nas em cidades vizinhas. Foi feita previamente, uma análise de mercado, através de indicativos de produção, mercado futuro, capacidade de armazenamento, e uma pré-viabilidade econômica para que se pudesse tornar claro o cenário do projeto. Foram feitas pesquisas relativas ao preço de cada item envolvido no projeto. O investimento necessário será em torno de R$ 1.500.000,00. O projeto foi dimensionado com duas linhas de fluxos independentes e terá capacidade de secagem e armazenagem de 200.000 sacos de arroz, sendo deste total 8% referente à produção própria e o restante destinado à prestação de serviços a terceiros, de quem será cobrado um valor de 8% sobre a quantidade de arroz seco e limpo. Tendo em vista um horizonte de planejamento de 15 anos, com uma taxa mínima atrativa de retorno (TMAR) de 12%, concluiu-se que o projeto é viável sob as condições propostas, e apresentou um retorno do capital investido (pay-back) em 5,6 anos, tornando-o assim possível de ser executado.