Dra. Dalila Müller - UFPEL
Dra. Dalila Rosa Hallal - UFPEL
Resumo: Este Simpósio Temático pretende reunir trabalhos que enfoquem o turismo e o lazer e sua relação com a história, a memória e a identidade, propiciando um espaço de troca de experiências e ampliação das discussões em torno dessas relações. Através da memória e da construção da identidade de um povo, o turismo e o lazer se desenvolvem com a perspectiva de preservar a cultura e fazer dela um “produto turístico”. A relação existente entre cultura e turismo se dá quando o turismo se apropria das manifestações culturais, da arte, dos artefatos da cultura e possibilita, através do turismo cultural, o acesso à história, à cultura e ao modo de viver de uma comunidade. Assim, esse Simpósio Temático busca possibilitar o contato entre pesquisadores interessados em temas semelhantes e a divulgação de seus trabalhos.
Justificativa e objetivos:
A presente proposta de Simpósio Temático pretende agrupar pesquisadores que trabalham com o turismo e o lazer e sua relação com a história, a memória e a identidade, visando a troca de experiências e a ampliação das discussões em torno dessa temática.
A memória é um elemento essencial da identidade e contribui para a formação da cidadania. “Memória e identidade estão interligados, desse cruzamento, múltiplas possibilidades poderão se abrir para produção de imaginário histórico-cultural” (SANTOS, 2004, p. 59). Por identidade entendemos os aspectos peculiares de um determinado povo com suas crenças, ritos e experiências comuns. A construção da identidade ou identidades vai se moldando quando um determinado grupo se apropria de seus valores e manifestações perpetuando-os na sua história, passando de geração a geração.
De acordo com Hall (2000, p. 109), “As identidades parecem invocar uma origem que residiria em um passado histórico com o qual elas continuariam a manter uma certa correspondência.” Para o autor as identidades se relacionam com a utilização dos recursos da história, da linguagem e da cultura para a produção não daquilo que nos tornamos.
Através da memória e da construção da identidade de um povo, o turismo e o lazer se desenvolvem com a perspectiva de preservar a cultura e fazer dela um “produto turístico”. A relação existente entre cultura e turismo é visivelmente notada quando o turismo se apropria das manifestações culturais, da arte, dos artefatos, da cultura. Por sua vez a cultura também se apropria do turismo no que diz respeito a formatação das expressões culturais para o desenvolvimento do turismo. Surge ai, então, um turismo especial voltado para a cultura – Turismo cultural – que é o acesso ao patrimônio cultural, ou seja, à história, à cultura e ao modo de viver de uma comunidade. Sendo assim, o turismo busca regiões onde o seu alicerce está baseado na história de um determinado povo, nas suas tradições e nas suas manifestações culturais, históricas e religiosas (MOLETTA, 1998).
Considerando essas premissas a presente proposta de Simpósio Temático pretende ser um espaço de discussões a partir das pesquisas realizadas sobre a relação entre turismo, lazer, história, memória e identidade, possibilitando aos pesquisadores o contato com outros interessados em temas semelhantes e a divulgação de seus trabalhos.
Essa proposta se justifica por considerarmos que o turismo e o lazer são temáticas ligadas à proposta maior do encontro, ou seja, às múltiplas possibilidades de interpretação da área de concentração do Programa de Pós-graduação em História da UFPel – Fronteiras e Identidades no Brasil e nos países vizinhos. Em segundo lugar, pelo crescimento das pesquisas ligadas à relação entre turismo e história e, principalmente, entre turismo, lazer e identidade. A memória e a identidade são elementos importantes para o fomento e o desenvolvimento do turismo cultural.
Referências bibliográficas:
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
MOLETTA, Vânia Florentino. Turismo Cultural. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 1998.
SANTOS, Reinaldo Soares dos. O Encanto da Lagoa: O imaginário histórico-cultural como elemento propulsor para o turismo cultural na Lagoa Encantada. Dissertação (Mestrado em Cultura e Turismo) – Programa de Pós-Graduação em Cultura e Turismo, UESC/UFBA, Ilhéus-Ba, 2004.
[voltar]
|