O programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pelotas foi reconhecido e recomendado pela CAPES em 2009. O nosso curso de mestrado vem, desde então, se consolidando entre os demais programas de pós-graduação do país na área de concentração definida como: “Fronteiras e Identidades”; com três linhas de pesquisa relacionadas a esta temática: Política e Estado, Sociedade e Cultura,
Arte e conhecimento Histórico.
Em 2010 foi realizado o primeiro evento promovido pelo PPGH, que reuniu docentes e discentes que pesquisam temas relacionados com a área de concentração do nosso programa. Este ano, em setembro, daremos continuidade à nossa proposta de organizarmos eventos bianuais. Porém o deste ano deverá ter outro alcance, pois, com o convite a professores de universidades europeias e sul-americanas, será um evento internacional.
Como conferencistas foram convidados e já foram confirmados os professores: Sidney Chalhoub (UNICAMP), Yobenj Aucardo Chicangana-Bayona (Universidad Nacional de Colombia, sede Medellín), Fernando Dores Costa (CEHC – Instituto Universitário de Lisboa), Lea Geller (Universidad de Buenos Aires) e Ronaldo Vainfas (UFF).
O evento deste ano deverá inaugurar uma nova tradição, pois será o primeiro evento a chamar-se: I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades (I EIFI). Pretendemos, este ano, dar início a uma série de encontros bianuais que deverão afirmar o papel do PPGH da UFPel na pesquisa de temáticas ligadas aos temas relacionados às múltiplas possibilidades de interpretação da temática “Fronteiras e Identidades” no Brasil e nos países vizinhos.
|