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  Quando a história é pesquisada e pensada...
   
 

Dr. Adhemar Lourenço da Silva Júnior - UFPEL
Me. Caroline Poletto - IFRS

Resumo: Este simpósio pretende agregar historiadorXs que, sem abrir mão de evidências de suas pesquisas, também não abrem mão da discussão sobre os processos de obtenção dessas evidências. Ou seja, historiadorXs que não apenas realizam a pesquisa empírica, mas que também pensam essa pesquisa. Com isso, ao invés de uma discussão exclusivamente teórica, metodológica, ou historiográfica, queremos pesquisas que ponham em discussão aquilo que é tomado como "óbvio". Desta forma, podem-se debater questões gerais, tais como: Existe "verdade" em História? História é Ciência? O caso singular ajuda a pensar o geral, e em que medida? E o geral ajuda a pensar o singular? Pensar a historiografia faz diferença? A comparação entre casos particulares é instrumento eficiente? Quais são as diferenças entre História e Memória? Classe, gênero, geração fazem sentido na historiografia? Diferentes fontes fazem diferença?

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Independente da perspectiva historiográfica, vivemos num momento no qual as evidências obtidas com certo horizonte teórico e metodológico são tanto melhores se conseguem se sustentar frente a outros horizontes; além disso, o avanço tecnológico (das últimas duas décadas, especialmente) amplia as possibilidades de pesquisa ao mesmo tempo em que acelera e facilita a obtenção e o contato com fontes empíricas, bem como o próprio intercâmbio de ideias. Diante desse contexto, justifica-se a temática do presente simpósio, o qual objetiva refletir acerca da seguinte questão:é,atualmente,ovalordeumapesquisaempíricacapazdesesustentar”? Além disso, o simpósio também objetiva tratar o fazer histórico como objeto de pensamento, de forma a dar visibilidade às pesquisas não somente empíricas, mas também “pensadas”; sem deixar de trazer à tona também o caráter inovador das pesquisas recentes bem como às novas tendências historiográficas.

BIBLIOGRAFIA:
BATALHA, Cláudio. A Historiografia da Classe Operária no Brasil: Trajetória e Tendências. In: FREITAS, Marcos Cezar de (org.). Historia Brasileira em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.
BURKE, Peter. História e teoria social. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
_________. Testemunha Ocular: História e Imagem. São Paulo: EDUSC, 2004.
REVEL, Jacques (org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Ed. UNB, 2001.

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CRONOGRAMA

27/03 a 14/05: inscrições de propostas de simpósios temáticos

21/05: divulgação das propostas de simpósios temáticos aprovadas

Cronograma completo