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Cinemas Latino-Americanos: do Nacional ao Transnacional.
   
 

Dra. Mari Lucie da Silva Loreto - UFPEL
Dra. Rosângela Fachel de Medeiros - UFF

Resumo: Quando falamos em Cinemas Latino-americanos estamos classificando as produções cinematográficas a partir de um contexto geopolítico que toma o local de origem e de produção como definidor de identidade. Tal denominação implica na idéia de uma identidade latino-americana que permitiria falar na existência dentre estes cinemas nacionais de repertórios comuns. Mas se estes cinemas apresentam elementos que os aproximam, eles também possuem heterogeneidades que os distanciam. Por outro lado, a crescente realização de coproduções pelos Cinemas Latino-americanos parece estar a favor de um “projeto continental”. Assim, em tempos de cinemas transnacionais, quando os cinemas nacionais se unem em coproduções para sobreviverem à sombra de Hollywood, falar em cinema nacional tornou-se uma tarefa árdua, mas não desnecessária ou imprópria. Pois mesmo que os movimentos de globalização, mundialização e desterritorialização acarretem uma nova configuração cultural e rearticulem as relações entre o global e o local, as diferenças continuam a se afirmar, colocando em debate as fronteiras nacionais, culturais, idiomáticas, sociais, políticas e econômicas.

Justificativa e objetivos: O cinema enquanto produto cultural que está no entrecruzamento entre o artístico e o mercadológico, o cultural e o comercial, o intelectual e o político, o nacional e o transnacional é um dos mais importantes elementos na constituição das identidades culturais nacionais, tanto como espelho quanto como vitrine, pois através dele nos conhecemos e nos damos a conhecer. Pois o cinema de um país, de uma região ou de um continente faz parte de sua auto-representação simbólica e da geração em seus cidadãos do sentimento de pertencimento. Assim, investigar a produção cinematográfica dos países da América Latina é uma outra forma de tentar compreender estas nações, uma vez que a configuração dos cinemas latino-americanos está arraigada a várias questões que permeiam a própria conformação destas nações, bem como aos seus desejos de soberania e autonomia econômica, social, cultural e artística frente aos monopólios multinacionais.
Além disso, a análise e os questionamentos da relação entre cinema e identidade tem sido foco crescente de interesse à medida que as políticas públicas em toda a América Latina visam dar prioridade à produção e à divulgação de produtos cinematográficos e audiovisuais que expressem a identidade cultural (em sua diversidade e nuances) dos respectivos países. E as coproduções latino-americanas inauguram novas experiências culturais, identitárias, políticas e econômicas.
Este simpósio objetiva então a análise e a discussão dos Cinemas Latino-americanos Contemporâneos em todas as suas vertentes (ficção ou documentário) e em todas suas instâncias (políticas, econômicas, culturais, sociais). Sendo pertinente também a investigação da relação destes cinemas com o modelo hollywoodiano, pois é na constante tensão que mantêm com este modelo para se manterem e se desenvolverem enquanto indústria cinematográfica e também enquanto manifestação cultural que as identidades cinematográficas latino-americanas se afirmam, se apagam e se reconfiguram.

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CRONOGRAMA

27/03 a 14/05: inscrições de propostas de simpósios temáticos

21/05: divulgação das propostas de simpósios temáticos aprovadas

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