Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas realizou, em parceria com o Núcleo de Documentação História da UFPel, o I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades em setembro de 2012. Naquela ocasião, se reuniram em Pelotas pesquisadores internacionais e nacionais que participaram das conferências, das mesas redondas e dos 18 simpósios temáticos realizados nos quatro dias do I EIFI; além dos graduandos que tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos em pôsteres. Aproximadamente 400 pessoas participaram da primeira edição, entre elas 260 comunicadores.

Em 2014 o PPGH/UFPel, novamente com o NDH/UFPel, preparou a segunda edição do encontro, que ocorreu entre os dias  16 a 18 de setembro. O evento contou com a participações de conferencistas, nacionais e internacionais: Profª Drª Laura Vazquez (Universidad de Buenos Aires/Argentina), 
Profª Drª Maria de Deus Manso (Universidade de Évora/Portugal), Prof. Dr. Juan Carlos Garavaglia (Universitat Pompeu Fabra/Barcelona-Espanha e Directeur d’Etudes honnoraire, EHESS/Paris-França), Profª Drª Martha Abreu (Universidade Federal Fluminense) e Profª Drª Maria Aparecida de Souza Lopes (California State University, Fresno-EUA).

Contou com 12 Simpósios Temáticos e com um Simpósio de Novos Pesquisadores, reunindo pesquisas de alunos de graduação, no qual os trabalhos foram apresentados no formato de comunicação com publicação dos resumos e textos.

 

 

 

 
visite o site da UFPel
visite o Núcleo de Documentação Históricavisite o site do PPGH
fapergs