o evento
Após um ano sem a ocorrência de uma semana acadêmica (2011) e um histórico que mostra dispersão por parte dos alunos quanto a eventos nos cursos de design da UFPEL, o CADe – Centro Acadêmico do Design – retornou, organizado e tendo a produção das semanas acadêmicas como um dos seus principais motes.

Integra Design é a primeira semana acadêmica idealizada por esse grupo, que começou suas atividades no segundo semestre de 2011. O nome deriva da proposta de integrar os alunos, professores e profissionais de Pelotas realizando o evento através da parceria entre os três principais cursos superiores em Design na cidade: Bacharelado em Design (IF-Sul) e os cursos de Design Gráfico e Design Digital (UFPEL).

Potencializando o evento em todos os âmbitos – espaço, finanças e influência –, a integração das instituições também proporciona a primeira semana acadêmica para os futuros bacharéis em Design pelo IF-Sul. O curso é novo, com apenas uma turma, e nada melhor que um evento de grande porte para mostrar aos alunos o quão ampla pode ser a área para suas vidas.

Na identidade visual, estende-se o conceito de integração para o cerne da atividade do designer. A sigla "ID", destacada como o símbolo do evento, faz alusão à identidade do design, que aborda o conceito de integração sendo um mediador entre dualidades como forma & função, arte & técnica, racional & emocional, esquerdo & direito.

Utiliza-se as linhas das proporções geométricas para trazer à tona a atividade do designer: tornar funcional a forma, pensar o projeto por trás de cada visualidade. São referenciados recursos aos quais estudantes da área são apresentados em seus primeiros semestres, nas cadeiras básicas de representação gráfica: as proporções áureas, os retângulos √2, √3, √4, √5, e as formas "puras", quadrado, círculo e triângulo.

Propõe-se então a reflexão a respeito do profissional – e/ou estudante – de design: como um profissional mediador, que integra diversos conhecimentos, pode situar-se num contexto atual onde há tantas possibilidades de rumos a serem seguidos na área?

abertura oficial  /  exportfolio

Bibliotheca Pública Pelotense
Praça Cel. Pedro Osório, 103
Pelotas - RS
ver localização no Google Maps

iniciação científica  /  oficinas

Centro de Artes - UFPEL
Rua Cel. Alberto Rosa, 62
Pelotas - RS
ver localização no Google Maps

oficinas  /  palestras

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Praça Vinte de Setembro, 455
Pelotas - RS
ver localização no Google Maps

festa de encerramento

Cervejaria Santa Martha
Rua Dom Pedro II, 706
Pelotas - RS
ver localização no Google Maps