palestras
Veja aqui a programação geral de palestras e, logo abaixo, descrições mais detalhadas de cada palestrante. Todas as palestras serão realizadas no Auditório do IF-Sul.
___________________________________________________________________________

SEXTA-FEIRA – 11/05

TODO O DIA
Credenciamento - no saguão do Centro de Artes e no corredor do Design no IF-SUL

SEGUNDA-FEIRA – 14/05

19:00
Abertura - e Exportfolio, no salão da Bibliotheca Pública Pelotense

TERÇA-FEIRA – 15/05

19:00
Coolhunting, Identidade e Gestão de Marcas - Paula Quintas
20:15
Coffee Break
20:30
Design de Interação: por um Design Livre - Edyd Junges

QUARTA-FEIRA – 16/05

19:00
Redes sociais e informação - Raquel Recuero
20:15
Coffee Break
20:30
Faça do limão, uma caipirinha - Mateus Braga (AG2 Publicis Modem)

QUINTA-FEIRA – 17/05

19:00
Design Estratégico para Cervejas: o caso Anner - Guilherme Caon
20:15
Coffee Break
20:30
Filosofia do Design - Marcos Beccari

SEXTA-FEIRA – 18/05

18:30
Mesa redonda: "Administração/Futuro" - Ética profissional
Anderson Lobato, Helena Neves, Thais Filó
19:30
Mesa redonda: "Entrei na faculdade, e agora?"
Raquel Paiva Godinho, Catiucia Klug, Mônica de Faria, Roberta Barros
20:30
Coffee Break
20:45
Mesa redonda: "Me formei, e agora?"
Daniela Brisolara, Rafael Arnoni, Guilherme da Rosa, Tobias Mülling
23:00
FESTA DE ENCERRAMENTO DA SEMANA ACADÊMICA
na Cervejaria Santa Martha  (entrada grátis p/ quem estiver com crachá do evento) ___________________________________________________________________________

Coolhunting, Identidade e Gestão de Marcas

(terça, 19h)

Paula QuintasPaula Leandro Quintas (Linkedin)

Planejamento e estratégia já não são mais uma área específica do marketing, design ou comunicação, mas sim um processo complexo em que se relacionam diversas disciplinas e inspirações que possam garantir a adequação e melhor resposta a um determinado projeto. A disciplina de coolhunting, antes vista como um exercício de projeção de tendências apenas no campo da moda, é hoje entendida como uma aliada na gestão de marcas e projetos num nível corporativo. O exercício de conexão, análise e filtro de comportamentos da sociedade deve fazer parte de uma política de antecipação das empresas que desejam manter suas marcas relevantes a médio e longo prazo.


Publicitária, pós-graduada em Gestão Estratégica de Design com ênfase em Sustentabilidade pela Universidad de Buenos Aires, é especialista em Coolhunting pelo IED Barcelona. Como investigadora e designer, gerencia o planejamento e desenvolvimento de projetos relacionados com comunicação corporativa, institucional e interna para empresas locais e multinacionais do Brasil, Argentina e Itália. Mantém o observatório de tendências Catalejos e é sócia da Bergamota Essência de Marca, na qual trabalha com estratégia e coolhunting no universo do branding.

Design de Interação: por um Design Livre

(terça, 20h30)

Edyd JungesEdyd Junges (Lattes / Linkedin)

Edyd B. Junges é consultor no Instituto Faber-Ludens. Bacharel em Publicidade e Propaganda e Especialista em Design de Interação pelo Instituto Faber-Ludens.

Desenvolve projetos nas áreas de Arquitetura da informação, Usabilidade, User experience, Webstandards e HTML 5. Trabalhou em portais educacionais e redes sociais na Positivo Informática, possuindo vasta experiência com blogs na plataforma WordPress. Recentemente prestou consultoria e treinamentos em UX para clientes como Electrolux e Dataprev. Atualmente está gerenciando a área de educação online do Instituto Faber-Ludens e ministrando cursos online e presenciais.

Redes Sociais e Informação

(quarta, 19h)

Raquel RecueroRaquel da Cunha Recuero (Lattes)

Raquel Recuero é jornalista, professora e pesquisadora do PPGL e do curso de Comunicação Social da UCPel.

Possui doutorado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestrado em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (1998) e graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1999).

Suas áreas de interesse são redes sociais e comunidades virtuais na Internet, conversação e fluxos de informação e capital social no ciberespaço e jornalismo digital.

Faça do limão, uma caipirinha

(quarta, 20h30)

Mateus BragaMateus Braga
Chief Creative Officer
AG2 Publicis Modem

Mateus Braga tem 20 anos de experiência na publicidade e já trabalhou em várias agências do mercado. Atual Chief Creative Officer da Ag2 Publicis Modem, trabalha para vários clientes de peso: Bradesco, Chevrolet Brasil, Senac e Sanofi entre outros. E como vocês, ele deu início na sua carreira num mercado pequeno. Vamos falar sobre isso.

Design Estratégico para Cervejas: o caso Anner

(quinta, 19h)

Guilherme CaonGuilherme da Silva Caon (Lattes)

Guilherme Caon é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e possui mestrado em processos microcomunicacionais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007), onde é professor.

Atua profissionalmente como diretor de arte em Porto Alegre, cidade onde nasceu.

Foi sócio da Anner Cervejas Especiais, onde ainda atua como consultor, e é membro fundador da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Rio Grande do Sul (Acerva-RS), além de professor de zitogastronomia no curso de Gastronomia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Filosofia do Design

(quinta, 20h30)

Marcos BeccariMarcos Beccari (Lattes)

Graduado em Design Gráfico (2009) e Mestre em Design (2012), ambos pela Universidade Federal do Paraná, coordenou por dois anos um grupo de estudos em Filosofia do Design no programa de pós-graduação em Design da Universidade Federal do Paraná, além de ter participado de mais de 40 palestras/mesas-redondas/debates envolvendo, direta ou indiretamente, os temas Filosofia e Design.

Atualmente coordena o blog Filosofia do Design, além de participar do projeto AntiCast e colaborar com outros blogs/revistas de design.

Mesa redonda: "Administração/Futuro" – ética profissional

(sexta, 18h30)

Mesa RedondaEsta discussão visa esclarecer questões acerca das implicações legais para a abertura de uma empresa; Os requisitos, tributos, gerenciamento, relacionamento com o cliente, etc. Além de trazer tópicos relacionados à regulamentação da profissão e as implicações que esta decisão acarreta.

Anderson Lobato (Lattes)
Anderson Lobato possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Mestrado (1989) e Doutorado (1994) em Direito Público – Université de Sciences Sociales de Toulouse; Pós-Doutorado pelo Institut des Hautes Études de l'Amérique Latina da Universidade de Paris III. Atualmente é professor da Universidade Federal de Pelotas, coordenador do Curso de Especialização em Direito Ambiental; e Diretor da Agência de Gestão Tecnológica e da Propriedade Intelectual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; membro do colegiado do Curso de Design Gráfico; professor do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural do Instituto de Ciências Humanas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação patrimonial, cidadania, direitos fundamentais, jurisdição constitucional, controle de constitucionalidade, processo constitucional, ética, propriedade intelectual.

Helena Neves (Lattes)
É graduada em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela Universidade Católica de Pelotas e Técnica em Desenho Industrial pela Escola Técnica Federal de Pelotas. É também mestre e doutora em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como redatora e diretora de arte em Agências de Publicidade e Propaganda. Tem experiência docente em graduação e pós-graduação, atuando também como coordenadora de setor de Marketing e Comunicação de instituição de ensino superior. Atualmente é professora, no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, nos cursos de Design Gráfico e Design Digital.

Thais Filó (Lattes)
Thaís Filó é graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela UFPel (2007) e técnica em Programação Visual pelo CEFET-RS (2006). Entrou no mercado de trabalho através do design editorial, vinculada à Revista Vitrine, em SP. Desde 2008 integra a equipe do escritório Nativu Design, do qual é representante nesta mesa. A Nativu Design atua há mais de 5 anos em diversos segmentos do design gráfico e desenvolvimento de sites. Seu principal nicho de mercado permeia o campo artístico e educacional, onde se encontram clientes como UFPel, em diferentes setores, UCPel, UFRGS, FURG, Unipampa, Ato Produção Cultural, DJ Helô, Júlia Vargas, entre tantos outros construtores da nossa cultura.

Mesa redonda: "Entrei na faculdade, e agora?"

(sexta, 20h45)

Mesa RedondaLevando em conta as novas turmas de design da UFPEL e IFSUL, a discussão visa esclarecer aos novos acadêmicos o que se depararão nos quatro anos dentro da academia, quais as vantagens em obter o título de graduação, quais opções e infraestrutura os cursos oferecem e como tirar melhor proveito disso.

Raquel Paiva Godinho (Lattes)
Professora efetiva da coordenadoria de Design do IF Sul-rio-grandense desde 2009 atuando nos cursos de Design e Sistemas para Internet; Gestora do projeto de Fomento ao uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (CAPES) pela UAB / IF Sul; Membro do núcleo docente estruturante do Bacharelado em Design do IF Sul. Formação e trajetória: Mestre em Comunicação e Informação pelo PPGCOM da UFRGS (2010); Especialista em Comunicação pela UCPEL (2008); Diretora de arte da Wow! propaganda em 2006; Especialista em Design Gráfico pela UNISINOS (2005), Graduada em Licenciatura Plena em Artes Visuais pela FURG (2004); Designer gráfica da Revista Conexão Marítima de 2002 a 2006; Técnica em Desenho Industrial pelo CEFET-Pelotas (2002).

Catiucia Klug (Lattes)
Possui graduação em Artes Visuais – modalidade Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2009) e especialização em Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (2012). Trabalhou como designer na AG2 Publicis Modem (2003-2010) e como professora titular do IFSul – campus Visconde da Graça (2010-2011). Atualmente é professora no departamento de Design do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – campus Pelotas.

Mônica de Faria (Lattes)
Formada em Design Gráfico pela UFPEL, mestre em Comunicação Social, especialista em Expressão Gráfica e doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS, é professora dos cursos de Design Gráfico e Design Digital da UFPEL, atuando nas disciplinas de Ilustração, Direção de Arte, Projeto em Embalagem e Projeto em Design Gráfico e Design Digital I. É apaixonada pela área acadêmica desde a faculdade e adora temáticas ligadas a desenho, ilustração, games, quadrinhos e outras coisas nerds…

Roberta Barros (Lattes)
Formada no curso de Desenho Industrial, ensino técnico do CEFET (IFSul) (1999), Bacharel em Comunicação Social – hab. Publicidade e Propaganda pela UCPel (2004), Bacharel em Artes Visuais – hab. Design Gráfico pela UFPel (2004), Estágio em agência de publicidade (Mais Propaganda) ao longo dos cursos, Mestre em Sociologia das Sociedades Contemporâneas pela Université René Descartes – Paris V – Sorbonne (2008), Doutoranda em Comunicação Social pelo PPGCOM PUCRS. Foi professora da Universidade Católica de Pelotas, nos cursos de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Jornalismo) e Produção Fonográfica (2009-2011). Atual professora do Centro de Artes da UFPel – Design Gráfico e Design Digital.

Mesa redonda: "Me formei, e agora?"

(sexta, 19h30)

Mesa RedondaLevando em consideração o mercado e o "mundo pós-faculdade", esta discussão visa esclarecer aos graduandos/graduados o que enfrentarão após finalizar seus quatro de curso; Quais caminhos podem seguir, como obter as melhores oportunidades, sendo na continuação de cursos voltados à vida acadêmica, como no mercado, trabalhando em agências, etc.

Daniela Brisolara (Lattes)
Possui graduação em Design Gráfico (2002) e graduação em Artes Visuais – Habilitação em Gravura (2002), ambas pela Universidade Federal de Pelotas. É Mestre em Design (bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR – Linha de Pesquisa em Design de Sistemas de Informação. Tem experiência na área de design gráfico (rótulos, material promocional, coorporativo e editorial) e em pesquisas com ênfase em tipografia e semiótica. Foi professora no curso de Design Gráfico do Instituto de Artes e Design (IAD), hoje Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e atualmente faz parte do quadro docente permanente da Coordenadoria de Design do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), onde atua como professora nos cursos técnicos e superior da área de Design e como Coordenadora do curso de Bacharelado em Design. Áreas de interesse: Design Gráfico, Design da Informação, Tipografia, Semiótica, Teoria do Design e Estética.

Rafael Arnoni (Lattes)
Possui graduação em Programa Esp. de Formação Pedagógica de Docentes pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2007) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Atualmente é prof. de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Programação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico, pelotas e marcas.

Guilherme da Rosa (Lattes)
É mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008) com ênfase nos estudos de comunicação e cultura. Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2004). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Pelotas nas áreas de audiovisual e design digital. Tem experiência de pesquisa na área de comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: identidade cultural, relações de comunicação e cultura, pós-modernidade e imagem. Tem experiência técnica nas áreas de webdesign, direção de arte para design, montagem para audiovisual e motion design.

Tobias Mülling (Lattes)
Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas (2006), e como técnico em Desenho Industrial pelo CEFET-RS (2002). É mestre em Design e Expressão Gráfica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, linha de hipermídia(2010). Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal de Pelotas, nos cursos de design digital e design gráfico. Trabalhou como diretor de arte na Conrad Caine Media Applications onde obteve experiência com clientes internacionais como Siemens, Microsoft, Otto International entre outros. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design Gráfico e Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: programação visual, metodologia de design, interatividade, hipermídia, mobilidade, redes sociais e design experiencial.

abertura oficial  /  exportfolio

Bibliotheca Pública Pelotense
Praça Cel. Pedro Osório, 103
Pelotas - RS
ver localização no Google Maps

iniciação científica  /  oficinas

Centro de Artes - UFPEL
Rua Cel. Alberto Rosa, 62
Pelotas - RS
ver localização no Google Maps

oficinas  /  palestras

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Praça Vinte de Setembro, 455
Pelotas - RS
ver localização no Google Maps

festa de encerramento

Cervejaria Santa Martha
Rua Dom Pedro II, 706
Pelotas - RS
ver localização no Google Maps