Inscrições homologadas - 27/11/2015
Favor conferir na lista em anexo.
Prof. Tiago Collares

Processo Seletivo 2016 - 21/10/2015
Acesso as informações sobre o processo seletivo acessar o edital em anexo.
Mais detalhes acessar a aba processo seletivo.
Contatos:
ppgb.ufpel@gmail.com

Internacionalização - 01/10/2015
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPel recebeu a demanda de 55 inscrições de estudantes estrangeiros na 5ª edição do Programa PAEC OEA/GCUB. Os países de origem dos candidatos ao PPGB 2016 foram Argentina (1), Bolivia (1), Chile (1), Colombia (32), Equador (2), Honduras (1), México (1), Nicarágua (1), Peru (10) e Venezuela (5). O processo seletivo está ocorrendo junto a CRInter/UFPel e comissão do PPGB.
A cooperação entre PPGB-USA, PPGB-Europa, PPGB-Canadá bem como ações com países asiáticos, tem sido mantidas através do envio de estudantes a Universidades e Centro de pesquisas colaboradores, bem como, através da participação de membros permanentes do PPGB em ações, representações e eventos internacionais.
Segundo o coordenador do PPGB, professor Tiago Collares, o programa que recentemente atingiu níves de excelência na CAPES com o conceito 6, busca compartilhar ciência, tecnologia e inovação em programas de internacionalização e assim fortalecer a consolidação do programa e a colaboração na América Latina. Esta oxigenação cultural e científica é essencial para à formação de recursos humanos qualificados.

Seminários de Acompanhamento de Meio Termo SNPG 2015 da área de Biotecnologia-CAPES - 20/08/2015
Neste mês de agosto, nos dias 3 e 4, a Capes realizou em Brasília os Seminários de Acompanhamento de Meio Termo SNPG 2015 da área de Biotecnologia. O coordenador do PPGB, professor Tiago Collares esteve presente para apresentar os indicadores do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da UFPel. Conforme apresentado pelo professor Tiago, o PPGB que no ultimo triênio obteve conceito 6, esta com excelentes indicadores de produtividade em pesquisa, em desenvolvimento tecnológico e na formação de recursos humanos que podem levar o PPGB ao conceito 7 no final do quadriênio 2013-2016. Em 16 indicadores avaliados obtivemos destaque em 15, ficando em primeiro lugar em 3 indicadores nesta avaliação de metade de quadriênio. Os esforços em conjunto do quadro de discentes, docentes e TAs do PPGB tem colocado o programa em lugar de destaque. O Brasil conta com 58 programas de pós-graduação em Biotecnologia sendo apenas 3 programas de excelência com conceito 6 (Biotec UFPel, Biotec/Bioprocess UFPR e Bioq/UFRJ). O professor Odir Dellagostin, e a professora Adriana Hemerly coordenam a área de biotecnologia na Capes.

Edital de seleção aluno especial - 03/08/2015
Edital de seleção aluno especial
Estarão abertas de 06 a 07 de agosto de 2015. Confira o edital em anexo.

PRORROGAÇÃO DA ENTREGA DE RELATÓRIOS, PARECERES E PROJETOS - 23/07/2015
PRORROGAÇÃO DA ENTREGA DE RELATÓRIOS, PARECERES E PROJETOS

Dia 31 de AGOSTO de 2015

- Último dia para encaminhar ao colegiado o relatório e parecer da comissão de orientação (alunos mestrado/doutorado ingressantes
em 2014).

- Último dia para encaminhar ao colegiado o projeto de dissertação/tese, parecer da comissão de orientação e o plano de estudos
(alunos mestrado/doutorado ingressantes em 2015).

Coordenação PPGB

Bio 2015, USA - 25/06/2015
Na quarta-feira (17), o diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Pelotas (CDTec/UFPel), professor Odir Dellagostin, palestrou no evento BIO2015, o maior evento de Biotecnologia do mundo. O encontro reúne mais de 15 mil participantes, entre pesquisadores, empresários e membros de governos de vários países. O BIO2015 ocorreu de 15 a 19 de junho, na Filadélfia, nos Estados Unidos.

Dellagostin integrou uma mesa-redonda que abordou o tema “Pesquisa e desenvolvimento em Biotecnologia no Brasil”. Ele apresentou na condição de coordenador da Área de Biotecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o tema sobre a formação de recursos humanos nos mais de 50 programas de pós-graduação em Biotecnologia que o país possui atualmente.

Defesa de Memorial Dr. Odir Dellagostin - 21/05/2015
Bom dia,
Nesta sexta-feira (22) as 8:30 no Salão Nobre da Agronomia, ocorrerá a defesa de Memorial do professor Dr. Odir Antônio Dellagostin para progressão funcional à classe de professor Titular.
O evento é aberto à comunidade.