A Universidade Federal de Pelotas, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, tem o prazer de anunciar mais uma edição do maior evento acadêmico científico desta instituição: o Congresso de Iniciação Científica reconhecido como “CIC”. Além da XX edição do CIC, também ocorre simultaneamente a III Mostra Científica da UFPEL.
A edição deste ano tem como tema central DIVERSIDADE - INTEGRAÇÃO - TRANSFORMAÇÃO e ocorrerá de 08 a 11 de novembro de 2011, no prédio da Engenharia Industrial Madeireira, Centro das Engenharias. Este evento tem como objetivo a integração de estudantes e professores da graduação, profissionais e pesquisadores da UFPEL e de outras instituições de ensino ou de pesquisa, sejam públicas ou privadas, nacionais ou do exterior debatendo, partilhando experiências e decidindo os novos rumos do fazer científico na universidade.
O novo Plano Nacional de Educação proposto no ano passado pelo Ministério da Educação estabelece, dentre outras coisas, as 20 metas da educação para a próxima década (2011-2020). Institui as diretrizes pedagógicas para a educação básica e parâmetros curriculares nacionais comuns, respeitada a diversidade regional, estadual e local. Além disso, sabe-se que o significado social atribuído à DIVERSIDADE, tem sérias consequências nos setores sociais, provocando as desigualdades, evidenciadas de modo particular na educação. Respeitar a DIVERSIDADE através da Universidade significa reafirmar o espaço e o papel educativo de promoção e reconhecimento dos saberes e práticas sociais e culturalmente relevantes, contribuindo afirmativamente no exercício acadêmico e cidadão de auxílio no desenvolvimento local, regional e do país.
DIVERSIDADE pressupõe INTEGRAÇÃO que pode se verificar através de espaços e redes de formação interativa e criativa, reforçando as ações educativas pautadas pela consolidação de práticas inclusivas e participativas. Ações de valorização e de promoção da integração pela DIVERSIDADE atualizam o sentido da formação na perspectiva de um profissional crítico e comprometido com as demandas sociais relevantes e significativas.
O termo INTEGRAÇÃO é usado para descrever a interação e a convivências das diferentes populações existentes nesse imenso Brasil, com o intuito de melhorar a produção do conhecimento nesta nação.
E, por fim, o termo TRANSFORMAÇÃO propõe ser o resultado dessa integração da diversidade para compreendermos o nosso espaço e assim aperfeiçoarmos nossas descobertas científicas. Porque se não tratarmos com a devida atenção a educação e a pesquisa, se a pesquisa científica não passar a fazer parte de nossa cultura, se não tivermos condições para gerar conhecimento científico e, sobretudo, se não aprendermos a utilizá-lo, então o desejo de modernização e de competitividade para a Nação ficará simplesmente no discurso, na retórica.
Acreditamos que através deste evento estaremos mais uma vez caminhando na perspectiva do encontro e da INTEGRAÇÃO do papel da Universidade pela DIVERSIDADE e como um espaço dialógico de TRANSFORMAÇÕES possíveis.
Esperamos, de fato, que esse seja um momento de ricos encontros e de crescimento para todos que aliados a esta perspectiva coroem de êxito e contribuam para o sucesso ainda maior do XX CIC.
A edição deste ano tem como tema central DIVERSIDADE - INTEGRAÇÃO - TRANSFORMAÇÃO e ocorrerá de 08 a 11 de novembro de 2011, no prédio da Engenharia Industrial Madeireira, Centro das Engenharias. Este evento tem como objetivo a integração de estudantes e professores da graduação, profissionais e pesquisadores da UFPEL e de outras instituições de ensino ou de pesquisa, sejam públicas ou privadas, nacionais ou do exterior debatendo, partilhando experiências e decidindo os novos rumos do fazer científico na universidade.
O novo Plano Nacional de Educação proposto no ano passado pelo Ministério da Educação estabelece, dentre outras coisas, as 20 metas da educação para a próxima década (2011-2020). Institui as diretrizes pedagógicas para a educação básica e parâmetros curriculares nacionais comuns, respeitada a diversidade regional, estadual e local. Além disso, sabe-se que o significado social atribuído à DIVERSIDADE, tem sérias consequências nos setores sociais, provocando as desigualdades, evidenciadas de modo particular na educação. Respeitar a DIVERSIDADE através da Universidade significa reafirmar o espaço e o papel educativo de promoção e reconhecimento dos saberes e práticas sociais e culturalmente relevantes, contribuindo afirmativamente no exercício acadêmico e cidadão de auxílio no desenvolvimento local, regional e do país.
DIVERSIDADE pressupõe INTEGRAÇÃO que pode se verificar através de espaços e redes de formação interativa e criativa, reforçando as ações educativas pautadas pela consolidação de práticas inclusivas e participativas. Ações de valorização e de promoção da integração pela DIVERSIDADE atualizam o sentido da formação na perspectiva de um profissional crítico e comprometido com as demandas sociais relevantes e significativas.
O termo INTEGRAÇÃO é usado para descrever a interação e a convivências das diferentes populações existentes nesse imenso Brasil, com o intuito de melhorar a produção do conhecimento nesta nação.
E, por fim, o termo TRANSFORMAÇÃO propõe ser o resultado dessa integração da diversidade para compreendermos o nosso espaço e assim aperfeiçoarmos nossas descobertas científicas. Porque se não tratarmos com a devida atenção a educação e a pesquisa, se a pesquisa científica não passar a fazer parte de nossa cultura, se não tivermos condições para gerar conhecimento científico e, sobretudo, se não aprendermos a utilizá-lo, então o desejo de modernização e de competitividade para a Nação ficará simplesmente no discurso, na retórica.
Acreditamos que através deste evento estaremos mais uma vez caminhando na perspectiva do encontro e da INTEGRAÇÃO do papel da Universidade pela DIVERSIDADE e como um espaço dialógico de TRANSFORMAÇÕES possíveis.
Esperamos, de fato, que esse seja um momento de ricos encontros e de crescimento para todos que aliados a esta perspectiva coroem de êxito e contribuam para o sucesso ainda maior do XX CIC.
Identidade Visual