Mestrado em Filosofia

O curso, surgido em 2007, está articulado em uma grande área de concentração, Ética e Filosofia Política, com três linhas de pesquisa: Concepções de Virtude, Fundamentação e Crítica da Moral e Direito, Sociedade e Estado. O Programa conta com a publicação da Revista Dissertatio, fundada em 1995 e indexada no CLASE, com conceito B1 pelo QUALIS/CAPES. Além disso, conta com a Coleção Dissertatio Filosofia que propicia a divulgação das pesquisas de seu corpo docente.

 

Mestrado em Ciências Sociais

Apresenta como objetivos: a) promover e orientar trabalhos acadêmicos sobre a sociedade brasileira e latino-americana desde a perspectiva das Ciências Sociais; b) consolidar a constituição de núcleos interdisciplinares de pesquisa, ancorados nas disciplinas das Ciências Sociais e suas áreas afins, capazes de planejar e desenvolver projetos de investigação, integrando docentes e discentes, com a finalidade de analisar os diferentes processos sociais em nível local, regional, nacional e internacional; c) ampliar a capacidade de formação acadêmica dos graduados, propiciando condições para o seu aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento da produção científica na área das Ciências Sociais; e d) contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade justa e solidária, baseada no respeito mútuo e na consolidação das instituições democráticas e formar profissionais com valores éticos elevados, cientes de seu papel na promoção do conhecimento científico enquanto um instrumento de desenvolvimento do conjunto da sociedade.

 

Mestrado em Ciência Política

Possui duas Linhas de Pesquisa: “Democracia: teorias e experiências” e “Processos Políticos: atores e instituições”. A primeira visa a análise das mais diversas teorias e práticas políticas democráticas contemporâneas, seja no âmbito da representação política formal, seja no âmbito participativo/deliberativo. A segunda visa ao estudo de processos políticos, com ênfase na relação entre indivíduos, grupos e instituições, no que tange à formação, à estruturação e à consolidação dos valores e das ações políticas em um contexto de democracia avançada.