Memória da fotografia em Pelotas/RS na produção dos ateliês de Lhullier e Amoretty (1876-1906)

Taís Castro SOARES

Resumo


Resumo: A investigação buscou inicialmente situar o trabalho de B. Lhullier e A. Amoretty emum contexto de técnicas e recursos que eram empregados no Brasil. Para esse contextoaproximar-se desses fotógrafos foi necessário traçar o perfil biográfico de ambos,considerando aspectos de suas trajetórias profissionais, distinguindo a experiência adquiridapor cada um e delineando as motivações que os fizeram escolher Pelotas para a fixação deseus ateliês. Após essa etapa, partiu-se para uma análise das categorias das quais seinserem os registros, sendo que através dos mesmos discutiu-se a importância do estúdio edo retratista. Analisou-se as técnicas utilizadas, confrontando-as com os resultados obtidosnas duas produções. Essa análise possibilitou detectar similaridades atestadas através darepetição no que diz respeito aos recursos técnicos e imagéticos. A partir daí, pôde-se chegarà memória da fotografia, cujos resquícios foram buscados nas semelhanças dos retratos dosdois fotógrafos.
Palavras-chave: Estúdio fotográfico, Técnica fotográfica, Memória.

Memory of the photograph in Pelotas/RS in the production of the studios of Lhullier and Amoretty (1876-1906)

Abstract: The inquiry initially searched to point out the work of B. Lhullier and A. Amoretty in acontext of techniques and resources that were used in Brazil. This context to come close itselfto these photographers was necessary to trace the biographical profile of both, consideringaspects of its professional trajectories, distinguishing the experience acquired per item anddelineating the motivations that had made to choose Pelotas them for the setting of its studios.After this stage, it was leave for an analysis of the categories of which if they insert theregisters, being that through the same ones importance of the studio and the photographerwas argued it. It was analyzed the used techniques, collating them with the results gotten in thetwo productions. This analysis it made possible to detect similarities certified through therepetition in what it says respect to the resources technician and of image. From there, it couldbe arrived at the memory of the photograph, whose vestiges had been searched in thesimilarities of the pictures of the two photographers.
Keywords: Photographic Studio, Photographic Technique, Memory.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

_________________________________________________________________

Revista Memória em Rede, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2177-4129
Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
UFPEL - ICHPPGMP

Implem. e suporte: Fabrício Bassi