Início do conteúdo
    Notícias
  • Divulgado o resultado preliminar da 2ª fase do processo de seleção de alunos regulares do Doutorado – semestre 2024/1

    Estão disponíveis na aba SELEÇÃO a lista preliminar dos candidatos aprovados na 2ª fase do processo de seleção de alunos para os curso de doutorado do PPG Memória Social e Patrimônio Cultural.

    Os candidatos poderão ter, individualmente, acesso à nota obtida na 2ª fase, solicitando através do email selecaoppgmp@gmail.com.

    O prazo para recursos, em relação ao resultado da 2ª fase, é de 26 a 28/03/2024, e devem ser enviados através do email selecaoppgmp@gmail.com.

  • Divulgado o resultado preliminar da 2ª fase do processo de seleção de alunos regulares do Mestrado – semestre 2024/1

    Estão disponíveis na aba SELEÇÃO a lista preliminar dos candidatos aprovados na 2ª fase do processo de seleção de alunos para os curso de mestrado do PPG Memória Social e Patrimônio Cultural.

    Os candidatos poderão ter, individualmente, acesso à nota obtida na 2ª fase, solicitando através do email selecaoppgmp@gmail.com.

    O prazo para recursos, em relação ao resultado da 2ª fase, é de 26 a 28/03/2024, e devem ser enviados através do email selecaoppgmp@gmail.com.

  • Prezados candidatos dos processos seletivos de mestrado e doutorado,

    A comissão de seleção do doutorado informa que serão mantidas, nesta sexta-feira, as apresentações de defesa oral dos projetos do processo seletivo, conforme cronograma pré-agendado. Em virtude da instabilidade parcial no fornecimento de energia elétrica e internet provocada pelo mau tempo, aqueles candidatos que não puderem participar da sessão agendada deverão comunicar a comissão de seleção, via e-mail (selecaoppgmp@gmail.com), até as 23h 59min do dia 24 de março, solicitando novo agendamento.

    Candidatos (de mestrado ou doutorado) cujas sessões foram reagendadas para segunda-feira, que ainda tiverem problemas de conexão, poderão informar a comissão até as 20h do dia 25 de março.

    Reiteramos que nenhum candidato será prejudicado pelas intercorrências da tempestade que assolou a região na quarta-feira, dia 20 de março de 2024.

  • Atenção – Entrevistas dos candidatos ao MESTRADO e DOUTORADO

    Em virtude da instabilidade no fornecimento de energia e internet, as bancas remotas para defesa do memorial dos candidatos, agendada para o dia de hoje (quinta-feira, 21 de março), foram reagendadas para segunda-feira (25 de março)

    Candidatos ao MESTRADO farão as entrevistas no turno da manhã a partir das 9h mantendo a mesma sequência entre os candidatos.

    Candidatos do DOUTORADO farão as entrevistas no turno da tarde, na mesma sequência e horários.

    Os cronogramas das entrevistas que serão realizadas no dia 25/03/2024, 2ª feira, dos candidatos ao Mestrado e Doutorado estão na aba SELEÇÃO

  • Divulgados os resultados preliminares da 1ª fase dos processos de seleção de alunos regulares do Mestrado e Doutorado – semestre 2024/1

    Estão disponíveis na aba SELEÇÃO as listas preliminares dos candidatos aprovados na 1ª fase dos processos de seleção de alunos para os cursos de mestrado e doutorado do PPG Memória Social e Patrimônio Cultural.

    Os candidatos poderão ter, individualmente, acesso à nota obtida na primeira fase solicitando através do email selecaoppgmp@gmail.com.

    O prazo para recursos, em relação ao resultado da 1ª fase, é de 12 a 14/03/2024, e devem ser enviados através do email selecaoppgmp@gmail.com.

    No dia 18/03/2024 serão divulgados os cronogramas das entrevistas dos candidatos ao ingresso no mestrado e doutorado.

  • Divulgados os editais para seleção de alunos regulares para ingresso no Doutorado e Mestrado – 2024/1

    Foram divulgados os editais para seleção de alunos regulares dos cursos de Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, para ingresso no semestre 2024/1

    O período de inscrições dos processos de seleção será de 02/01 a 16/02/2024.

    Os Editais, com cronograma completo e demais informações, podem ser acessados na aba “seleção” desta página.

  • Divulgado resultado preliminar do Edital nº 001/2023 – Comissão de Bolsas

    Está disponível na aba SELEÇÃO o resultado preliminar do Edital nº 001/2023 – Comissão de Bolsas do PPGMSPC, com a classificação para distribuição das três cotas de bolsa doutorado CAPES ofertadas no referido Edital.

    Informamos que o período de recurso será de 29/11 a 1º/12/2023 e o resultado final será divulgado no dia 04/12/2023. O recurso deve ser enviado para o email selecaoppgmp@gmail.com, 

     

Apresentação

O programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, Mestrado/Doutorado, objetiva qualificar profissionais de diversas áreas do conhecimento para atuar em instituições do setor público, privado ou não governamental, respondendo direta ou indiretamente à questões referentes à memória social e ao patrimônio cultural, bem como para atuar nas diferentes instâncias de gestão de memórias, além de vir a promover a valorização da auto-estima das comunidades por meio de suas ações voltadas à preservação da memória social e do patrimônio cultural, envolvendo pesquisa, educação, proteção e intervenção.

Áreas de Concentração

Estudos Interdisciplinares em Memória Social e Patrimônio caracteriza-se pela abordagem integrada de Memória e Patrimônio, no que se refere aos seguintes aspectos: desenvolver projetos de pesquisa e gestão no campo de Memória e Patrimônio; encetar a interdisciplinaridade entre as diferentes habilitações envolvidas, representadas nas áreas de formação e atuação do corpo docente (História Oral, Geografia Urbana, Arquitetura, Materiais de Restauro, Urbanismo, Arqueologia, Antropologia, Artes, Música e Fotografia); abordar as interfaces entre a cultura material (patrimônio tangível) e cultura imaterial (patrimônio intangível) e considerar a indissociabilidade entre o patrimônio cultural e o patrimônio ambiental.

 

Dados Gerais

MESTRADO

Total de créditos: 28 créditos
Duração: 24 meses
Título conferido: Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural

DOUTORADO

Total de créditos: 38 créditos
Duração: 48 meses
Título conferido: Doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural

Coordenação do Curso:
Coordenadora: Profa. Dra. Daniele Baltz da Fonseca

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira
memoriapatrimonio@ufpel.edu.br

Secretaria:
Tec. Adm. Bruno Cassel Neto
memoriapatrimonio@ufpel.edu.br

 

Local de funcionamento:
R. Alm. Barroso, 1202
Pelotas, Rs, Brasil
96010-280, Centro

(53)32844309

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira: das 13h30 às 17h30.