Tessitura de memórias e histórias educacionais: projeto Marcos Históricos e Geográficos da cidade de Campinas/SP

Aida Rotava Paim, Elison Antonio Paim, Maria de Fátima Guimarães, Maria Carolina Bovério Galzenari

Resumo


Neste artigo compartilhamos reflexões ancoradas em memórias e histórias relativas ao Projeto Marcos Históricos e Geográficos da cidade de Campinas, desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública (Guarda Municipal), no transcorrer do ano de 2003 e início de 2004. Este projeto destinou-se, inicialmente, aos guardas municipais de Campinas, num segundo momento foi ampliado, passando a acolher crianças, parentes dos guardas, e num terceiro e último módulo direcionou-se às crianças de escolas públicas do Jardim São Marcos, bairro de Campinas. Walter Benjamin foi uma das inspirações metodológicas deste projeto. Isto porque em diferentes textos o filósofo berlinense alargou a concepção de capitalismo, ao acolher, também mais amplamente, a dimensão cultural, ou seja, as visões de mundo e as sensibilidades. Ainda, este projeto também acolheu as contribuições teóricas de Nora (1993) e Le Goff (1900), posto que estes autores nos estimularam a atentar para a existência de memórias e histórias plurais, de relações de poder imbricadas em apagamentos, esquecimentos e silenciamentos produzidos por diferentes práticas socioculturais, assim como em E. P. Thompson quando permite entender que a cultura é uma arena de conflitos e P. Gay quando defende que a experiência é o encontro do passado com o presente.


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Revista Memória em Rede, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2177-4129
Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
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