home CA | portal UFPEL
IAD Instituto de Artes e Design
licenciatura em teatro

funcionamento do curso

O Curso de Teatro da Universidade Federal de Pelotas é uma graduação na modalidade licenciatura com duração de 8 semestres e um total de 2.933 horas-aula. As aulas ocorrem na cidade de Pelotas-RS, no Núcleo de Artes Cênicas, do Centro de Artes da Ufpel, na Rua Tamandaré, nº 275, que abriga também o Curso de Dança. Próximo a outros prédios da Ufpel, que compõe o Campus das Ciências Sociais, fica a quinze minutos do centro da cidade, com acesso também pela linha de ônibus Benjamin CohabPel da empresa Santa Rosa.

Quais são as formas de ingresso?


A UFPEL é uma universidade pública federal e, portanto, gratuita para todos os estudantes. O Curso de Teatro - Licenciatura tem ingresso anual no primeiro semestre do ano letivo. Pelo sistema SISU são ofertadas anualmente 50 vagas. Existem três formas de ingresso no curso, a saber: (1) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a utilização de seu resultado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) (2) pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) e (3) pelo ingresso extra-vestibular nas modalidades de reopção (para alunos da UFPEL que desejam mudar de curso), reingresso (estudantes em trancamento que desejam retorno ao curso), transferência voluntária (para alunos de outras IES que desjam ingressar no curso) e ingresso como portador de título (para já graduados que desejam realizar o curso). Esta terceira forma, ingresso extra-vestibular, é regulamentada mediante publicação de edital na página do Departamento de Registros Acadêmicos, neste endereço: http://ufpel.edu.br/alunos/. Geralmente o edital é publicado cerca de dois meses antes do término dos semestres. Em cada semestre consta no edital o número de vagas para cada curso e são publicados, em anexo, os critérios de seleção para o curso onde são definidas as modalidades que serão aceitas e critérios eliminatórios e classificatórios de seleção para os candidatos.

Quando acontecem as aulas?


As aulas são concentradas no período da noite, no horário das 19h às 22h20min. Ocorrem também atividades em outros turnos (manhã e tarde), especialmente de pesquisa, extensão e formação livre, atividades necessárias ao complemento da carga horária total a ser integralizada, pelo aluno, para conclusão do curso. As atividades de formação livre são ofertadas também pelas demais graduações da UFPEL.

Como é distribuída a carga horária do curso?


A carga horária do Curso de Teatro é dividida em Disciplinas Obrigatórias Curriculares, 2.533 horas (86,36%) - das quais 816 horas são Prático-teóricas, 782 horas Teóricas, 527 horas Pedagógicas e 408 horas de Estágios Supervisionados -; em Atividades Complementares de Formação, 200 horas (6,82%); e Formação Livre, 200 horas (6,82%) (veja as tabelas). Totalizando 2.933 horas-aula em oito semestres de curso.

O aluno realiza estágio e trabalho final?


O estágio supervisionado é componente curricular obrigatório, com carga horária de 408 horas, orientados nas disciplinas Estágio I, II e III. A regulamentação detalhada dos estágios obrigatórios e não-obrigatórios é descrita no projeto pedagógico do curso. A monografia final ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser desenvolvido nas disciplinas de Projeto em Teatro I e II, com caráter de ensino orientado, em que o professor orientador desenvolverá estudos, leituras, debates e situações de ensino-aprendizagem vinculadas às áreas temáticas a serem desenvolvidas pelo aluno, bem como às possibilidades metodológicas a serem empreendidas no percurso de construção da monografia final.
conceitual eatro