A Universidade Federal de Pelotas, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, promove o XXI Congresso de Iniciação Científica / IV Mostra Científica. O evento ocorrerá entre os dias 08 e 11 de outubro, tendo por local o Campus Anglo. O Congresso de Iniciação Científica é uma singular oportunidade de integração e colaboração entre professores e estudantes, da UFPel e de outras Instituições de Ensino Superior, os quais buscam trocar experiências e encetar discussões referentes às atividades científicas, notadamente os resultados das pesquisas e suas repercussões. Em sintonia com as comemorações que marcam, em nossa cidade o ano de 2012, o tema central do evento é os duzentos anos de Pelotas.

A UFPel e Pelotas, de fato, não podem e não devem ser pensadas uma sem a outra. Suas histórias se cruzam desde muito cedo, quando da fundação, em 1883, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, umas das raízes da futura universidade. Desde então e, notadamente, a partir de 1969, quando surge oficialmente a Universidade Federal de Pelotas, a Instituição e a cidade que lhe dá o nome estabelecem uma singular e fecunda cumplicidade.

Pelotas é o foco principal, ainda que não exclusivo, das atividades de ensino, pesquisa e extensão levadas a cabo pela UFPel. Comprometida com a formação profissional qualificada, além da produção e difusão do conhecimento científico, em suas diversas esferas, a Instituição quer colaborar efetivamente para pensar e atuar não apenas na Pelotas de hoje, mas também no futuro de nossa cidade e de toda a região em que Pelotas e a UFPel estão inseridas.

Consciente de sua responsabilidade social e do compromisso que assume como Instituição Pública de Ensino Superior, a UFPel quer sempre poder contribuir para a construção de uma cidade e região qualificadas, em que o conhecimento científico, o desenvolvimento tecnológico e a inovação estejam presentes, de modo a fazer frente aos desafios suscitados nas diferentes instâncias da comunidade, favorecendo a justiça social e a integração da cidade com a região, o país e o mundo.

Nos 200 anos de Pelotas, o XXI congresso de Iniciação Científica / IV Mostra de Iniciação Científica quer ser um presente da UFPel a sua cidade. Um presente cheio de esperança, marcado pelo comprometimento da pesquisa e do conhecimento científico com a sociedade. Compreender o passado, estar atenta ao presente e bem construir o futuro são grandes desafios que a bicentenária Pelotas deve fazer frente. A UFPel, junto com todos os demais setores atuantes na sociedade, quer contribuir efetivamente para a construção de uma Pelotas digna da grandeza de sua gente.

Identidade Visual

clique na imagem para fazer download do cartaz




Suldesign Estúdio - Centro de Artes - UFPEL

Realização
Apoio