Tradicionalmente, cada edição do Congresso de Iniciação Científica apresenta um novo tema que norteia e sugere o ponto de partida para o debate dos participantes. Esta temática busca sempre a sintonia com o momento histórico e social, colocando em evidência questões onde a ciência e o comportamento têm papel determinante para o futuro da humanidade. Esta responsabilidade transita por todas as áreas do conhecimento e sua convergência atravessa, necessariamente, o prisma da ética. Desta forma, o que buscamos é uma visão ética comprometida com o futuro.

O momento histórico que vivemos é decisivo. A evolução tecnológica oferece novas e empolgantes possibilidades, reconstrói valores e modifica os paradigmas sociais, bem como nossa relação com o mundo. Por outro lado, questões como responsabilidade ambiental e social, sustentabilidade, ética na ciência, bioética e cidadania tornam-se cada vez mais evidentes e urgentes. Assim, as decisões que tomarmos hoje determinarão o nosso futuro e o tempo que nos resta para transformar as decisões em ações está se esgotando.

A partir da pergunta publicada em 1971 pelo biólogo e oncologista norteamericano Van R. Potter - "que tipo de futuro temos adiante? Temos opção?" - o XIX Congresso de Iniciação Científica, juntamente com a II Mostra Científica e o XII Encontro de Pós Graduação, apresenta o seu tema para 2010: QUE FUTURO QUEREMOS?
Identidade Visual
Para representar a ambigüidade deste momento histórico onde soluções de alta tecnologia convivem com os problemas sociais e ambientais, e o esgotamento do tempo que a sociedade tem para buscar ações que determinem um melhor futuro para todos, a equipe do EEDG* apresenta o cartaz para o XIX CIC - II MC - XVII ENPOS.


clique na imagem para visualizar todo cartaz


Trazendo como principal elemento a ampulheta digital, pixels substituem a areia na passagem do tempo, formando também o tema "que futuro queremos?" e as palavras-chave: ética, ciência, política. Tendo o cartaz como nascedouro, o conceito estende-se para as demais peças gráficas envolvidas no evento.

*Escritório Experimental de Design Gráfico - Instituto de Artes e Design - UFPEL

Agradecimento
Realização