dias 20, 21, 22 e 23 de outubro no Parque do SESI
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Regulamento
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I - REGULAMENTO GERAL


1.1. Quem pode participar no XVIII CIC/XI ENPOS/I MC

* Alunos de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, nacionais e do exterior;

* Membros de órgãos de pesquisa, organizações de desenvolvimento regional, escolas de ensino médio, institutos tecnológicos e de centros de pesquisa, sejam públicas e/ou privadas, nacionais ou do exterior;

* Alunos de pós-graduação da UFPel e de instituições de ensino superior apresentarão seus trabalhos no XI ENPOS e exclusivamente na forma de RESUMO EXPANDIDO;

* Os demais (membros de órgãos de pesquisa, organizações de desenvolvimento regional, escolas de ensino médio, institutos tecnológicos e de centros de pesquisa, sejam públicas e/ou privadas, nacionais ou do exterior) apresentarão seus trabalhos na I Mostra Científica.


1.2. Como se inscrever

As inscrições serão realizadas somente através do site www.ufpel.edu.br/cic ;

Os trabalhos são enviados no momento da inscrição;

AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS ATÉ 23 DE AGOSTO.


1.3. Tipo e número de trabalhos que poderão ser inscritos


Cada inscrição dará direito ao apresentador de submeter até dois trabalhos, sendo:

a) até dois resumos simples ou;

b) um resumo simples e um resumo expandido;

c) caso o apresentador queira inscrever mais de um resumo expandido ou mais de dois resumos simples, deverá efetuar nova inscrição;

d) Os participantes do XI ENPOS somente podem inscrever RESUMOS EXPANDIDOS.


1.4. Boleto bancário para pagamento da inscrição

Após o preenchimento e envio on line da Ficha de Inscrição, será gerado um boleto bancário que deverá ser impresso;

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado através do boleto bancário, não podendo ser realizado por “Transferência entre contas correntes”;

Em hipótese nenhuma será devolvido o valor da taxa de inscrição.


1.5. Revisão prévia dos resumos:

Antes de enviá-los a comissão organizadora do XVIII CIC, os resumos deverão ser previamente avaliados por dois revisores (professores e/ou pesquisadores) de qualquer instituição de ensino e pesquisa e que não sejam autores, co-autores ou orientadores do resumo enviado.


1.6. Certificados

A emissão de certificados é feita com o uso da ferramenta “mala direta” do Word e as informações (nomes do apresentador, autores, orientador, revisores e título do trabalho) são retiradas diretamente da Ficha de Inscrição;

Por esta razão, NÃO será emitida 2ª via de certificado decorrente de erros cometidos no preenchimento da Ficha de Inscrição.


II– NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE RESUMO SIMPLES

2.1. O resumo simples deverá conter informações originais nas diversas áreas do conhecimento. Deverá também conter título, autor(es) com respectivo(s) endereço(s) eletrônico(s), órgão financiador (se houver), metodologia (material e métodos), resultados e discussão e conclusões.

2.2. Deverá ser digitado no campo específico do formulário eletrônico disponibilizado no site www.ufpel.edu.br/cic

2.3. O texto do resumo simples deverá ser inserido no campo apropriado da Ficha de Inscrição, contendo entre 2.000 e 2.500 caracteres, com espaços. Há campos específicos para colocação dos nomes do apresentador, autores, revisores, orientador, órgão financiador e instituições de apoio.

2.4. PERÍODO DE INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS ATÉ 23 DE AGOSTO.


2.5. AVALIAÇÃO DO RESUMO SIMPLES:

Os trabalhos serão submetidos à verificação pela Comissão Científica, que observará se estão de acordo com as normas específicas para elaboração de resumos, constantes neste regulamento.

a) As informações contidas nos trabalhos serão de inteira responsabilidade dos autores e seu orientador;

b) Os resumos simples, antes de serem enviados à Comissão Organizadora do XVIII CIC, deverão ser revisados por dois professores e/ou pesquisadores da área, à escolha dos autores, de qualquer instituição de ensino e pesquisa;

c) Os revisores terão a tarefa de avaliar a qualidade e o mérito científico do trabalho e serão co-responsáveis pela sua publicação;

d) Os dois revisores não poderão ser autores, co-autores ou orientadores do trabalho;

e) Os nomes e os endereços eletrônicos dos dois revisores deverão ser informados em campos específicos na ficha de inscrição;

f) Será enviada uma mensagem eletrônica ao apresentador, ao orientador e aos revisores, após o recebimento dos trabalhos pela Comissão Organizadora do XVIII CIC;

g) A Comissão Organizadora não se responsabiliza por e-mails cadastrados incorretamente no preenchimento da Ficha de Inscrição;

h) Se os revisores ou o orientador não receberem a mensagem pelo motivo acima exposto, o trabalho será excluído após o prazo solicitado para resposta;

i) Após o recebimento da mensagem eletrônica os revisores e o orientador terão 7 dias para se manifestar sobre o trabalho;

j) Os nomes dos revisores serão divulgados nos trabalhos publicados nos anais do Congresso e nos certificados dos participantes;

k) Os trabalhos SOMENTE SERÃO APROVADOS APÓS A CONCORDÂNCIA UNANIME DOS REVISORES E DO ORIENTADOR;

l) Após o envio dos trabalhos à Comissão Organizadora não serão aceitas trocas de nomes de revisor ou orientador;

m) Ocorrendo manifestação contrária por parte de algum dos revisores ou orientador por inclusão indevida ou não autorizada de seu nome, o trabalho será automaticamente excluído do XVIII CIC;

n) Trabalhos excluídos em razão do uso não autorizado de nome de orientador e/ou revisor não terão o valor da taxa de inscrição devolvido;

o) Em hipótese nenhuma será devolvido o valor da taxa de inscrição.


III– NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE RESUMO EXPANDIDO

3.1. O resumo expandido deverá conter informações originais nas diversas áreas do conhecimento e deverá estar anexado no campo apropriado da Ficha de Inscrição, com tamanho inferior ou igual a 3 Mb.

3.2. O resumo expandido deverá ser apresentado em, no mínimo três (03) páginas e no máximo quatro (04) páginas, no formato A4 (21 x 29,7 cm), digitado em “”Word for Windows”, gravado no formato “rtf” (Rich text format) ou “doc”, com letra formato Arial, corpo 12, com exceção das afiliações e rodapés de tabelas e figuras, para as quais deverá ser utilizado corpo 10. As páginas devem ser estruturadas com 3,0 cm de margens superior e esquerda e 2,0 cm para margens inferior e direita. O corpo do trabalho deverá ser composto pelos seguintes itens: TÍTULO, AUTORES, INSTITUIÇÃO, INTRODUÇÃO, METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS), RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. O trabalho poderá, ainda, conter TABELAS, FIGURAS e AGRADECIMENTOS (ÓRGÃOS DE FOMENTO E INSTITUIÇÕES COLABORADORAS).

3.3. TÍTULO: com todas as letras maiúsculas e alinhamento central.

    3.4. AUTORES:

    * Em negrito, alinhamento centralizado, com uma linha de intervalo abaixo do título;

    * Iniciar pelo sobrenome (todo em maiúsculo), seguido dos prenomes separados por vírgula com iniciais em maiúsculo (Ex: ANTUNES, Marco Antônio);

    * Os autores deverão ser identificados com um número sobrescrito em negrito de acordo com as afiliações;

    * O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado.

3.5. AFILIAÇÕES: arial corpo 10, itálico, alinhamento centralizado, com uma linha de intervalo abaixo dos autores. Deverá corresponder ao número de cada autor, com afiliação e endereço eletrônico para correspondência.

3.6. TEXTO: em espaço simples, justificado.

3.7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: as citações bibliográficas no texto deverão ser identificadas pelo sobrenome do autor e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas atuais da ABNT.

3.8. TABELAS E FIGURAS: as palavras “Tabela” e “Figura” deverão ser escritas com as letras iniciais em maiúscula. A fonte utilizada deverá ser Arial, corpo 10 a 12.

3.9. AVALIAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS:
Os trabalhos serão submetidos à verificação pela Comissão Científica do XVIII CIC que observará se estão de acordo com as normas específicas para elaboração de resumos, constantes neste regulamento.

a) As informações contidas nos trabalhos serão de inteira responsabilidade dos autores e seu orientador;

b) Os resumos expandidos, antes de serem enviados à Comissão Organizadora do XVIII CIC, deverão ser revisados por dois professores e/ou pesquisadores da área, à escolha dos autores, de qualquer instituição de ensino e pesquisa;

c) Os revisores terão a tarefa de avaliar a qualidade e o mérito científico do trabalho e serão co-responsáveis pela sua publicação;

d) Os dois revisores não poderão ser autores, co-autores ou orientadores do trabalho;

e) Os nomes e os endereços eletrônicos dos dois revisores deverão ser informados em campos específicos na ficha de inscrição;

f) Será enviada uma mensagem eletrônica ao apresentador, ao orientador e aos revisores, após o recebimento dos trabalhos pela Comissão Organizadora do XVIII CIC;

g) A Comissão Organizadora não se responsabiliza por e-mails cadastrados incorretamente no preenchimento da Ficha de Inscrição;

h) Se os revisores ou o orientador não receberem a mensagem pelo motivo acima exposto, o trabalho será excluído após o prazo solicitado para resposta;

i) Após o recebimento da mensagem eletrônica os revisores e o orientador terão 7 dias para se manifestar sobre o trabalho;

j) Os nomes dos revisores serão divulgados nos trabalhos publicados nos anais do Congresso e nos certificados dos participantes;

k) Os trabalhos SOMENTE SERÃO APROVADOS APÓS A CONCORDÂNCIA UNANIME DOS REVISORES E DO ORIENTADOR;

l) Após o envio dos trabalhos à Comissão Organizadora não serão aceitas trocas de nomes de revisor ou orientador;

m) Ocorrendo manifestação contrária por parte de algum dos revisores ou orientador por inclusão indevida ou não autorizada de seu nome, o trabalho será automaticamente excluído do XVIII CIC;

n) Trabalhos excluídos em razão do uso não autorizado de nome de orientador e/ou revisor não terão o valor da taxa de inscrição devolvido;

o) Em hipótese nenhuma será devolvido o valor da taxa de inscrição.

A Comissão Organizadora instituirá um Comitê Científico para avaliar os resumos expandidos cujos apresentadores sejam alunos de graduação da UFPel QUE NÃO POSSUAM BOLSAS de Iniciação Científica. O Comitê Científico avaliará estes resumos expandidos e selecionará TRÊS (03) trabalhos de cada uma das oito áreas do conhecimento (Agrárias, Biológicas, Saúde, Humanas, Exatas e da Terra, Engenharias, Sociais Aplicadas e Lingüística, Letras e Artes). Os 24 trabalhos selecionados estarão qualificados para apresentação nas sessões orais e participarão com os demais apresentadores, bolsistas de iniciação científica.


IV - TAXA DE INSCRIÇÃO

* O valor de investimento em inscrição será de: R$ 30,00 (trinta reais);

* O pagamento será via boleto bancário que deverá ser impresso no momento da inscrição do trabalho, através do site www.ufpel.edu.br/cic

* O pagamento da inscrição deverá ser efetuado através do boleto bancário, não podendo ser realizado por “Transferência entre contas correntes”;

* Trabalhos reprovados e excluídos da publicação em razão do uso indevido de nome de orientador ou revisor não terão o valor da taxa de inscrição devolvido, porém, o apresentador terá direito ao material de apoio.


V - NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DURANTE O CONGRESSO


5.1. Apresentações Orais

a) bolsistas de Iniciação Científica (BIC, PIBIC, PROBIC, PIBITI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) são obrigados a apresentar um trabalho exclusivamente na forma oral;

b) bolsistas de Iniciação Científica da UFPel que ingressaram no programa em substituição a outros no ano de 2009 não são obrigados a apresentar trabalhos;

c) bolsistas ingressantes no programa de iniciação científica da UFPel a partir agosto de 2009, não poderão apresentar trabalho na forma oral no XVIII CIC;

d) Para apresentação na forma oral, serão disponibilizados computador e projetor multimídia. Os trabalhos deverão ser trazidos em cd ou pendrive, previamente revisados quanto a sua integridade de gravação;

e) Cada apresentação terá tempo máximo de 10 minutos e mais 5 minutos para questionamentos da Banca Examinadora;

f) O apresentador deverá estar acompanhado de seu respectivo orientador ou representante formalmente indicado (por escrito), com antecedência de 10 minutos do início da apresentação. A ausência do orientador ou seu representante elimina o apresentador da premiação.


5.2. Apresentações de Pôsteres

a) Alunos de graduação da UFPel não incluídos no item V.1-a, e de outras instituições de ensino superior, apresentarão seus trabalhos exclusivamente na forma de pôster, disponibilizado em espaço de 90 cm x 100 cm (largura e altura respectivamente);

b) A apresentação dos pôsteres se dará em horário e local a serem estabelecidos pela Comissão Organizadora e previamente divulgados na página do XVIII CIC;

c) Durante a avaliação do pôster, no horário pré-estabelecido, a Comissão Organizadora verificará a presença do apresentador. O apresentador que não estiver presente no momento da verificação não receberá o certificado de participação;

d) Os certificados poderão ser retirados logo após a apresentação (oral e/ou pôster) na Sala da Coordenação do XVIII CIC;

e) Os pôsteres serão avaliados por Comissões Avaliadoras e serão julgados pelos seguintes critérios:

* Título

* Objetivos

* Metodologia

* Aporte teórico

* Expressão estética auto-explicativa

* Informações gerais (Instituição, Unidade, etc)

* Distribuição visual proporcional

* Conclusão

f) Somente será avaliado o pôster quando o primeiro autor ou um dos autores estiver presente;

g) Não haverá apresentação oral do apresentador durante a avaliação do pôster.


VI - PREMIAÇÃO

A Comissão de Avaliação classificará os trabalhos apresentados nas seções orais do XVIII CIC e concederá premiação para o primeiro, segundo e terceiro colocados em cada uma das áreas do conhecimento (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes).

Os pôsteres também serão avaliados por uma comissão, seguindo critérios estabelecidos pela Comissão Organizadora do XVIII CIC.

Serão premiados dezesseis (16) pôsteres, sendo 2 de cada área de conhecimento (Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes).


Datas Importantes

Inscrições

Prorrogadas até 23 de agosto

Evento

dias 20, 21, 22 e 23 de outubro
no Parque do SESI

Inscreva-se