Fapergs e CNPq aprovam Núcleo de Excelência em Desenvolvimento de Vacinas Veterinárias - 01/02/2010
O projeto “Núcleo de Excelência em Desenvolvimento de Vacinas Veterinárias”, coordenado pelo professor Odir Dellagostin, do Centro de Biotecnologia, foi aprovado pela FAPERGS/CNPq. Este foi o único projeto coordenado por professor da UFPel aprovado no Edital Programa de Apoio a núcleos de excelência – PRONEX. O objetivo do edital é possibilitar o apoio a núcleos de excelência nas diversas áreas do conhecimento, através do financiamento de projetos de até R$ 800 mil. “A aprovação do nosso projeto é mais um reconhecimento da excelência das pesquisas desenvolvidas no Centro de Biotecnologia da UFPel e motivo de muito orgulho para todos nós”, destacou o professor Odir.
O projeto aprovado tem a participação dos professores Éverton da Silva, Fabiana Seixas, Fabio Leivas Leite, Fabricio Conceição, Geferson Fischer, Ivan Bianchi, José Aleixo, Marcio Corrêa da UFPel e de pesquisadores da UFRGS, UFSM, FEPAGRO, bem como colaboradores da UFRJ, UFRRJ, UENF e UFG. O objetivo é desenvolver vacinas mais eficientes contra Pneumonia Enzoótica Suína, Leptospirose, Botulismo Bovino, Enterite Necrótica das Aves e Carrapato. Para isto serão utilizadas as mais modernas técnicas de engenharia genética e vacinologia reversa. O projeto também objetiva a formação de recursos humanos qualificados, integração de grupos de pesquisa e apoio a grupos de pesquisadores emergentes. “Com isso, estaremos promovendo avanços científicos e tecnológicos em sanidade animal, área estrategicamente importante para o desenvolvimento do país”, acrescentou o professor Odir.
voltar
Odir Dellagostin será membro titular da CTNBio - 22/01/2010
O professor Odir Dellagostin, do Centro de Biotecnologia da UFPel, foi convidado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para fazer parte da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A comissão é constituída por 27 membros de reconhecida competência técnica, de notória atuação e saber científicos, com grau acadêmico de doutor e com destacada atividade profissional nas áreas de biossegurança, biotecnologia, biologia, saúde humana e animal ou meio. A escolha ocorre a partir de indicações de nomes feitas pelas sociedades científicas.
A função da CTNBio é estabelecer normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, cultivo, produção, manipulação, transporte, armazenamento, pesquisa, comercialização, consumo, liberação no meio ambiente e descarte de organismos geneticamente modificados (transgênicos) e seus derivados. A comissão reúne-se uma vez por mês.
“Para mim é uma honra receber este convite, pois representa o reconhecimento externo da qualidade do trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido pelo nosso grupo na UFPel”, destacou o professor Dellagostin. Além disso, completou o pesquisador, esse cargo representa uma grande responsabilidade, pois todas as decisões sobre produtos transgênicos são tomadas pela comissão. A posse no cargo de membro titular da CTNBio ocorrerá no dia 10 de fevereiro, em Brasília. O mandato é de dois anos.
voltar
Curso de Biotecnologia recebe equipamento de última geração - 14/01/2010
O curso de Biotecnologia da UFPel acaba de adquirir uma unidade do equipamento Real Time PCR de última geração. Este equipamento permite a avaliação da expressão de genes em tempo, a identificação do comportamento genômico em células e tecidos tumorais, a avaliação do desenvolvimento molecular de embriões, de células-tronco, bem como o acompanhamento do comprometimento de células na diferenciação em tecidos artificiais, utilizando-se de Engenharia Tecidual e Biotecnologia, entre outras aplicações.
Até esta quinta-feira(14), está sendo realizado o curso de Treinamento de PCR Quantitativa GE Healthcare, que está ocorrendo no laboratório de Genômica Funcional do Curso de Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico - CDTec, no Campus Capão do Leão. Estão participando do treinamento teórico-prático estudantes de graduação e pós-graduação, professores e funcionários. O curso está sendo ministrado por Gustavo Arbex Avelar, da GE Healthcare, Life Sciences - Genomic Sciences.
Segundo o coordenador do curso de Biotecnologia da UFPel, professor Tiago Collares, a aquisição de equipamentos de alta tecnologia permitirá desenvolver um trabalho qualificado para formação de bacharéis em Biotecnologia, com um reflexo também positivo no mestrado e no doutorado em Biotecnologia.
“O aporte de recursos do Reuni está proporcionando um incremento significativo na qualidade do ensino que estamos dispostos a realizar, de construção do conhecimento biotecnológico e humano”, afirmou o professor.
Para Collares, a relação direta entre alunos da graduação e da pós-graduação, na fronteira do conhecimento, tem demonstrado uma construção de conhecimento que não está presente nos livros de didática. “As aplicações da tecnologia na área da saúde são intermináveis. Neste sentido, estamos disponibilizando a utilização aos interessados por esta tecnologia. Alunos de pós-graduação em Odontologia já despertaram o interesse”, disse o coordenador.
voltar
Grupo Olympus demonstra na UFPel microscópio de última geração - 21/12/2009
O laboratório de Embriologia Molecular e Transgênese, coordenado pelo professor Tiago Collares, recebeu a visita de representantes do grupo Olympus, para demonstração do FV10i, primeiro microscópio confocal de varredura a laser autônomo do mundo, fabricado pela empresa japonesa. O lançamento internacional do equipamento foi simultâneo e, no Brasil, a UFPel foi uma das primeiras instituições a receber o workshop para avaliar a tecnologia.
A apresentação ocorreu nos dias 16 e 17 de dezembro, na Biotecnologia, tendo participação de estudantes de graduação dos cursos de Biologia, Odontologia e Biotecnologia, bem como mestrandos e doutorandos em Biotecnologia interessados nas possíveis aplicações em seus trabalhos científicos.
Foram demonstradas possibilidades de capturar imagens de embriões durante o desenvolvimento embrionário em tempo real. Segundo Collares, isso permite acompanhar o desenvolvimento, proliferação e diferenciação de células-tronco embrionárias, avaliação de tumores em tempo real e até mesmo, anomalias genéticas.
voltar
Prof. Antonio Costa de Oliveira do PPGB publica na Nature - 15/12/2009
Os professores da UFPel, Luciano Carlos da Maia e Antonio Costa de Oliveira, tiveram um artigo aprovado na Revista inglesa Nature, uma das duas mais reconhecidas mundialmente pela qualidade dos trabalhos científicos. Os professores ligados ao Centro de Genômica e Fitomelhoramento da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e que atuam nos programas de Pós-graduação em Agronomia e Biotecnologia, participaram de um consórcio mundial de pesquisadores que analisaram o genoma de uma gramínea chamada Brachypodium.
Essa gramínea é considerada um modelo genético e deverá auxiliar no entendimento de cereais importantes, como o trigo. O artigo intitulado “Genome Sequencing and Analysis of the Model grass Brachypodium distachyon” Nature 463, 763-768 (11 February 2010) | doi:10.1038/nature08747; Received 29 August 2009; Accepted 9 December 2009. O professor Luciano Carlos da Maia, recém contratado pela UFPel (novembro de 2009), já ocupa lugar de destaque entre os poucos cientistas a publicarem nesta renomada revista.
voltar
Livro Biossegurança em OGMs: na fronteira da manipulação genética será lançado no sábado(14) - 11/11/2009
A obra intitulada “Biossegurança em OGMs: na fronteira da manipulação genética” será lançada na Feira do Livro de Pelotas neste sábado (14) ,às 18h. Estarão autografando a obra os autores Fabiana Seixas, Odir Dellagostin, Priscila de Leon, Tiago Collares e Vanessa Galli. Este é um livro elaborado por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) da UFPel, sendo estruturado em capítulos que abrangem a manipulação e legislação de plantas, animais e microorganismos geneticamente modificados.
A iniciativa do trabalho partiu da professora Fabiana Seixas, responsável pelo Laboratório de Genômica Funcional do PPGB, que ministra a disciplina de Biossegurança aplicada à Biotecnologia. A iniciativa de realizar uma série de três livros que abordam o tema é de fundamental importância, visto o grande destaque da área em nível mundial, tendo o Brasil uma legislação que tem servido de modelo para outros países, dizem os autores.
A participação de acadêmicos de mestrado e doutorado em Biotecnologia, representados pelas autoras Vanessa Galli e Priscila de Leon, respectivamente, demonstra a forte relação de ensino-aprendizagem com pesquisa de ponta. O professor Tiago Collares, também autor do livro e organizador do livro “Animais Transgênicos: princípios e métodos”, recentemente lançado pela Sociedade Brasileira de Genética, vê com bons olhos a ação da Editora e Gráfica Universitária da UFPel, que estimulou e permitiu o lançamento de um numero significativos de obras com a marca UFPel. Segundo ele, a interação aluno-professor em obras com esta promovem um crescimento intelectual espetacular entre os envolvidos no projeto.
“Transformar o resultado da construção do conhecimento da sala de aula em obra técnico-cultural cria espaços ainda pouco explorados em ambientes acadêmicos”, afirma o professor. A participação de pesquisadores de respeitado nome no cenário nacional e internacional, como o professor Odir Dellagostin, coordenador do PPGB, proporciona segurança aos autores da obra visto sua vasta experiência científica, diz Collares.
voltar
Trabalhos do Doutorado em Biotecnologia são premiados em evento nacional - 06/11/2009
Os dois trabalhos apresentados pela aluna do curso de Doutorado em Biotecnologia da UFPel Silvana Marchioro foram agraciados com o primeiro lugar nas áreas de Genética e de Sanidade, no Congresso Brasileiro de Veterinários Especialista em Suínos (Abraves). O congresso ocorreu na semana passada em Uberlândia, Minas Gerais.
Os trabalhos premiados relatam etapas do desenvolvimento de uma vacina contra Pneumonia Enzoótica Suína, importante doença endêmica na maioria das criações de suínos do mundo todo e responsável por significativas perdas econômicas para o produtor.
Um dos trabalhos fez parte da tese de Simone Simionatto, orientada pelo professor Odir Dellagostin. O outro faz parte da tese de Silvana Marchioro e tem a orientação do professor Fabricio Conceição. Também participaram da autoria dos trabalhos os estudantes Vanessa Galli, Andressa Fischer, Charles Klazer e André Grassmann.
A organização do Congresso da Abraves concede prêmios em quatro áreas: Genética, Nutrição, Sanidade e Meio Ambiente. “Ter dois trabalhos premiados em primeiro lugar é motivo de muita satisfação, pois representa o reconhecimento externo da elevada qualidade dos trabalhos desenvolvidos no Centro de Biotecnologia da UFPel”, destacou o professor Odir.
voltar
Pós-Graduação em Biotecnologia da UFPel seleciona bolsista PNPD - 15/10/2009
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) da Universidade Federal de Pelotas(UFPel) está recebendo inscrições de candidatos à bolsa PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes). A bolsa destina-se a portadores de título de Doutor há no máximo cinco anos e que durante sua formação (doutorado) tenha desenvolvido atividades relacionadas à utilização de lectinas vegetais e Biologia Molecular, para desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “Utilização de lectinas associadas à nanopartículas como insumo biotecnológico”.
Além disso, o bolsista deverá ter perfil para atuar como orientador de alunos de Pós-Graduação e também como docente responsável por disciplina no PPGB. Informações adicionais podem ser obtidas com o coordenador do projeto, professor Fabricio Rochedo Conceição, via e-mail fabricio.rochedo@ufpel.edu.br ou pelo telefone (53) 3275-7583. Para a inscrição, o candidato deve apresentar um memorial destacando as suas qualidades para desenvolver as atividades de pesquisa, orientação e ensino propostas no projeto. A seleção será feita pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia com base na avaliação do memorial, do currículo Lattes e entrevista. O período de inscrição vai de 20 a 30 de outubro de 2009.
voltar