CDTec UFPel

Notícias

Anterior      Próximo

Galera da Biotecnologia

2016

Prioridade 1
A1 = FI ≥ 4,0
A2 = FI ≥ 3,0 e < 4,0
-------------------------
Prioridade 2
B1 = FI ≥ 2,0 e < 3,0
-------------------------

Periodicos - CAPES FAPERGS SBBiotec Programa de Graduação em Biotecnologia Programa de Pós Graduaçao em Biotecnologia CAPES CNPQ Universidade Federal de Pelotas


PPGB deve manter conceito 5!!! - 01/09/2010
Dentro de alguns dias a lista dos melhores cursos de biotecnologia deve ser divulgada. A expectativa é de estar entre os melhores.



voltar


Professor da Biotecnologia visita parque tecnológico em Cingapura - 25/08/2010
O diretor do Centro de Biotecnologia da UFPel, professor Odir Dellagostin, juntamente com o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, e outros membros da delegação brasileira, está visitando institutos de pesquisa e empresas instaladas em um parque tecnológico de Biotecnologia, em Cingapura. A missão foi organizada pelo Comitê Nacional de Biotecnologia e tem como objetivo conhecer o sistema de inovação tecnológica implantado por aquele país, bem como estabelecer parcerias estratégicas.



voltar


MATRÍCULAS 2010/2 - 11/08/2010
- 16 e 17 de agosto (alunos regulares); - 19 e 20 de agosto (alunos especiais); Disciplinas e Horários,,,

Arquivo em Anexo



voltar


Aprovado quase 2 milhões de reais!!! - 17/06/2010
A biotecnologia, em parceria com a epidemiologia, odontologia e engenharia de materiais aprovaram projeto junto a FINEP. Intitulado "Núcleo Temático de Inovação em Nanobiotecnologia, Epidemiologia Molecular e

Biomateriais aplicados à Saúde" no valor de R$1.821.143,00. O maior valor aprovado em sub-projeto CT-infra UFPel.



voltar


Professor da UFPel recebe prêmio nos Estados Unidos - 17/05/2010
O professor Odir Dellagostin foi agraciado com uma Menção Honrosa no prêmio “Moselio Schaechter Distinguished Service Award” concedido pela Sociedade Americana de Microbiologia (ASM). O prêmio é destinado a membros da entidade que tenham demonstrado liderança exemplar e comprometimento com o avanço da microbiologia na pesquisa, educação e desenvolvimento tecnológico em países em desenvolvimento. “É um destaque muito importante, pois representa o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho desenvolvido na UFPel”, ressaltou Dellagostin.

O professor Odir graduou-se em Medicina Veterinária pela UFPel em 1989. Após concluir seu doutorado em Biologia Molecular na Inglaterra em 1995, retornou para o Centro de Biotecnologia da UFPel onde passou a desenvolver pesquisas visando o desenvolvimento de vacinas recombinantes. Desde então, ele já orientou um grande número de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. De 2003 a janeiro de 2005, exerceu o cargo de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel. De 2005 a 2010, coordenou o Centro de Biotecnologia e o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, o qual é avaliado como um dos melhores programas de Biotecnologia do país. Atualmente é diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel). Em fevereiro último passou a integrar a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, indicado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia como especialista na área animal.

Na pesquisa o professor Dellagostin é reconhecido como um expoente em sua área de atuação. Pesquisador do CNPq categoria 1A, já publicou 87 artigos científicos, principalmente em revistas internacionais, sendo 44 nos últimos três anos. Responsável pela captação de um grande volume de recursos para a realização de projetos de pesquisa, recentemente ele aprovou um projeto Fapergs/CNPq de apoio a grupos de excelência (Pronex). “Todas estas realizações foram consideradas para a concessão do prêmio pela ASM, porém é necessário destacar que isso tudo é resultado do trabalho de uma grande equipe, e este mérito é também dos alunos, funcionários e colegas professores que participam ou participaram desta equipe”, reconheceu o professor Odir.

A entrega do prêmio ocorrerá no próximo dia 25, na cidade de San Diego, Califórnia, durante o 110º Congresso da Sociedade Americana de Microbiologia.



voltar


Professores da UFPel no BIO International Convention 2010 - 05/05/2010
Os professores da UFPel Odir Dellagostin e João Carlos Deschamps participam, de 3 a 6 de maio, em Chicago, Estados Unidos, do BIO International Convention 2010, maior evento de Biotecnologia em nível mundial.



voltar


Alunos da Biotecnologia participam de evento internacional sobre células-tronco - 12/04/2010
Alunos da graduação e pós-graduação em Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel) participaram da 1ª Conferência Internacional sobre Células-Tronco e Genética em São Paulo/SP, ocorrido entre os dia 9 e 11 de abril.

O evento, onde foram abordados os aspectos biológicos e as aplicabilidades clínicas do uso de células-tronco na área da saúde, contou com a presença de palestrantes renomados, dentre os quais se destacaram os doutores Bill Andrews, Raphael Gorodetsky e Xuetao Pei. Se fizeram presentes os alunos de graduação em Biotecnologia Anna Carla Peinhopf, Fernando Pires Hartwig, Francine Philippsen, Gabriel Urtiaga, Gustavo Moreira e Ruan Oliveira, acompanhados da doutoranda em Biotecnologia, Fernanda Nedel.



voltar


Encontro Internacional de Nanobiotecnologia encerra na UFPel nesta segunda-feira - 29/03/2010
Teve início na quinta-feira (25) o Encontro Internacional de Colaboração em Nanobiotecnologia da REDE NANOBIOTEC - BRASIL. O encontro reúne na UFPel os colaboradores do projeto “Utilização de materiais nanoestruturados em processos biológicos aplicados à área de Saúde”, coordenado pelo professor Odir Dellagostin, da Biotecnologia e financiado pela Capes. Este projeto conta com a participação de professores da Biotecnologia, Odontologia e Engenharia de Materiais da UFPel e com a colaboração de professores da UFC, PUCRS, Unesp e da Universidade de Michigan - EUA.
Na quinta-feira, o professor Benildo Sousa Cavada, da Universidade Federal do Ceará, proferiu palestra sobre Lectinas e suas aplicações em Nanobiotecnologia. A palestra foi assistida pelos integrantes do projeto, bem como pelos alunos de graduação e pós-graduação em Biotecnologia. Neste mesmo dia o professor Jacques Nör da Universidade de Michigan-EUA, falou sobre Engenharia Tecidual: aplicação em odontologia, e Angiogênese e possibilidade de uso de terapias antitumorais.
Na sexta-feira, houve a apresentação de resultados já obtidos nos seis primeiros meses do projeto. Esses resultados foram apresentados pelos professores Fabricio Conceição, Fabiana Seixas, pelo pesquisador Luciano Pinto e pelos pós-graduandos em Odontologia, Bianca Palma e Marcus Conde. Neste mesmo dia, ocorreu também a palestra do professor Roberto Hübler, da PUCRS, intitulada “Regeneração óssea: emprego de materiais nanoestruturados”.
No encerramento das atividades da primeira parte do encontro, o coordenador do projeto, professor Odir Dellagostin, destacou o grande êxito que teve a iniciativa de elaboração de um projeto em nanobiotecnologia. O projeto submetido à aprovação da Capes no final de 2008 obteve aprovação e liberação de recursos no valor total de aproximadamente R$ 1,2 milhão. “Nos primeiros seis meses do projeto, já foi possível obter avanços científicos significativos, porém o ganho mais importante foi possibilitar a estruturação de uma rede de colaboração com pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, destacou o docente da UFPel.
O encontro terá continuidade nesta segunda-feira, com a palestra do professor Elson Longo, da UNESP, que falará sobre “Desenvolvimento e aplicação de materiais nanoestruturados”. Longo é um dos mais renomados pesquisadores brasileiros, reconhecido internacionalmente. Sua palestra será também a aula inaugural do curso de Engenharia de Materiais e será realizada na nova sede do curso de Engenharia de Materiais, na rua Félix da Cunha, 809, e terá início às 14 h.



voltar