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XV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Lingüística, Letras e Artes - Resumos

OS ACERVOS FOTOGRÁFICOS DE PELOTAS:REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS NA DÉCADA DE 1920

Autor(es): LIMA, Aline Mendes Lima; MICHELON, Francisca Ferreira.
Apresentador: Aline Mendes Lima
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DAV
Órgão Financiador:

Resumo:


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PERFIL DOS ALUNOS EM FORMAÇÃO DO CURSO DE LETRAS (UFPEL) – HABILITAÇÃO NA LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS

Autor(es): SASSI, Maria Pía; SORIA, Janaína dos Santos; CARVALHO, Manuella Pereira
Apresentador: Janaina Soria
Orientador: María Pía Mendoza Sassi
Instituição/Departamento: UFPel/Faculdade de Letras
Órgão Financiador:

Resumo:
Esta pesquisa objetiva identificar o perfil dos alunos do Curso de Licenciatura em Língua Espanhola da Universidade Federal de Pelotas. No decorrer da investigação, dever-se-á ficar definido quais as preferências de estilos de aprendizagem dos alunos. Os estilos de aprendizagem é uns dos instrumentos que o estudante apresenta para fazer realidade à aprendizagem efetiva e se o estudante enquadra-se em uma linha pedagógica reflexiva ou reprodutora. Como metodologia, realizou-se um estudo das teorias que serviriam para determinar e diferenciar o aluno reprodutor do aluno reflexivo. A partir desse estudo, aplicou-se o questionário de Honey-Alonso de estilo de aprendizagem (CHAEA), o qual se mede quatro orientações de aprendizagem: ativa, pragmática, teórica e reflexiva. Tem-se como meta entrevistar a todos os alunos do curso, e, mais tarde, determinar o perfil que melhor os caracteriza. Com essas entrevistas será organizado um estudo quantitativo dos dados levantados, visando elaborar o perfil geral do tipo de aluno que integra o quadro discente da Habilitação do curso de Espanhol e Português-Espanhol da Faculdade de Letras/UFPel.


(DES)CAMINHOS DA TRADUÇÃO: CONJUGAÇÕES E INTERROGAÇÕES

Autor(es): MARANINCHI, Marcelo Castro da Silva
Apresentador: Marcelo Castro da Silva Maraninchi
Orientador: Renata Azevedo Requião
Instituição/Departamento: UFPEL/Faculdade de Letras
Órgão Financiador:

Resumo:
As considerações apresentadas neste trabalho se integram a um projeto de pesquisa mais amplo, segundo o qual as expressões poéticas, lato senso, são entendidas como produções de escritura prestes a serem lidas, prestes a serem submetidas a produções de leitura. Neste sentido, a função do leitor é sobrevalorizada e é do encontro entre leitor e texto, leitor ativo e ativado pelo encontro com o texto, que se produzirá uma leitura – leitura que será dimensionável por sua capacidade de produzir novos sentidos. A leitura e a escritura do texto poético entram assim num certo equilíbrio: o status de ambas advém da criatividade e da responsabilidade. Para tanto, buscamos estabelecer relações entre a expressão poética contemporânea, a poiesis, e o fazer das técnicas, a techné, potencializando a função do leitor como fazedor – aquele que experimenta o texto e, estesiado, reage a ele, produzindo sua leitura sem uma teoria prévia a regê-la, a moldá-la. O percurso por entre as teorias e os outros textos, produzindo todo o amplo jogo da intertextualidade, é resultado do próprio percurso de leitura. Aqui, especificamente, leio dois poemas do livro O acento grave e o acento agudo, de Jean Tardieu, poeta francês contemporâneo. Neste primeiro movimento, alguns conceitos foram aparecendo como luzes para essa leitura: paradoxo, território, ritornello, espaço liso e espaço estriado, propostos pelos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari; além de toda uma possibilidade de articulação com o pensamento lógico e ontológico. Quase como se Tardieu desejasse testar tais conceitos, como se seus poemas fossem a exemplificação, a síntese poética, de toda essa reflexão. A experiência com a tradução é uma experiência de leitura, de conhecimento, de reconhecimento e de estranhamento como sempre é o exercício de traduzir: deslocar-se em, no mínimo, duas direções. O que não produz apenas dois sentidos, mas o vário da experiência humana.


A ARTE AFRICANA E SUA RELEVÂNCIA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO MULTICULTURAL

Autor(es): AMARAL, Carla Giane Fonseca do
Apresentador: Carla Giane Fonseca do Amaral
Orientador: Roberto Heiden
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - IAD/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
Embora o Brasil seja caracterizado por uma grande diversidade cultural, esta muitas vezes é homogeneizada no ensino, resultando em um alto preconceito em um país que desconhece suas múltiplas identidades culturais. O estudo de Arte Africana durante o Ensino Fundamental pode ser eficiente na desconstrução dos estereótipos presentes na sociedade brasileira. Esta eficiência foi reconhecida pela Lei Nº 10.639, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. O objetivo geral desta pesquisa é constatar se é possível ocorrer conscientização multicultural a partir do ensino de Arte Africana, ou seja, qualificar o quanto este ensino auxilia os alunos a tomarem consciência da cultura africana como formadora da matriz cultural brasileira. Há a necessidade dessa constatação, pois apesar deste tema ter sua obrigatoriedade respaldada por Lei, instituições que estejam trabalhando com essa temática nas propostas realizadas em sala de aula são praticamente inexistentes. Será possível também reconhecer os conceitos que irão sendo adquiridos pelos alunos durante o estudo da Arte Africana, para que se possam ter parâmetros referentes do que é ou não indicado ao se trabalhar com esse tema. A pesquisa tem como base metodológica a aplicação de material didático sobre Arte Africana, contendo exercícios que objetivem a criação da consciência multicultural, para alunos de uma Escola Estadual da cidade de Pelotas. A análise se dará a partir de dados colhidos por questionários de múltipla escolha, que deverão ser respondidos pelos alunos antes e depois da realização das atividades. Os dados recolhidos durante a realização da pesquisa deverão responder até que ponto o ensino de Arte Africana é eficaz para que os estudantes adquiram a consciência multicultural, além de mostrar quais atividades são mais indicadas para o trabalho em sala de aula.


A CRÍTICA MUSICAL NA CIDADE DE PELOTAS

Autor(es): LUCKOW, Fabiane B.; NOGUEIRA, Isabel Porto; SILVA, Úrsula Rosa da
Apresentador: Fabiane Behling Luckow
Orientador: Isabel Porto Nogueira
Instituição/Departamento: UFPel/ IAD/Departamento de Música e Artes Cênicas
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


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A ESCULTURA PÚBLICA DE ANTÔNIO CARINGI EM PELOTAS

Autor(es): MUTZENBERG, Lenice Lucia
Apresentador: LENICE LUCIA MUTZENBERG
Orientador: CARMEN REGINA BAUER DINIZ
Instituição/Departamento: INSTITUTO DE ARTES E DESIGN/DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
Órgão Financiador:

Resumo:


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A GRAFIA DA SÍLABA COM CODA FRICATIVA NOS DADOS DE ESCRITA ESPONTÂNEA

Autor(es): ARAÚJO, Pâmela Renata Machado; GARCIA, Mirian Alvaro Costa
Apresentador: Pâmela Renata Machado Araújo
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: UFPel/Ensino
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A sílaba, unidade fonológica com estrutura hierárquica interna, tem um núcleo como elemento fundamental. O núcleo é preenchido por vogal e a sílaba pode ter onset, constituído de uma ou duas consoantes à esquerda da vogal núcleo, e coda, constituída de uma ou duas consoantes à direita dessa vogal. No português a estrutura silábica mínima pode ser descrita como V e a máxima CCVCC. O preenchimento das posições obedece a restrições impostas pelo sistema da língua. À direita do núcleo podem estar os segmentos /l/, /r/, /N/, /S/, como em al.to, ár.vore, can.ta, pas.ta. Caso sejam duas as posições ocupadas, o segundo elemento será sempre /S/, como em mons.tro, pers.picaz, sols.tício. No presente trabalho, estaremos analisando os processos envolvidos na grafia da coda medial e final da fricativa /S/ em textos espontâneos de crianças das séries iniciais. São três os grafemas definidos pelo sistema ortográfico como possíveis de representar graficamente a fricativa nessa posição: s, z e x. Para este estudo foram analisados cerca de 600 textos espontâneos produzidos por crianças das séries iniciais, de uma pública e outra particular. Foi feito o levantamento de todas as palavras em que havia contexto para a grafia da coda fricativa medial e final as quais foram distribuídas em fichas e foram computadas todas as ocorrências de acordo com cada uma das séries estudadas. Os resultados mostram que: o número de erros encontrado é pequeno; a grafia da sílaba com duas consoantes à direita do núcleo, foi a que se apresentou mais problemática na primeira série; apagamentos da consoante fricativa em coda final estão relacionados à marca de plural do segundo elemento dos SNs, refletindo a variação observada na fala; as codas mediais são predominantemente grafadas com s, reflexo da freqüência da grafia s no léxico do português. Em se comparando os dados obtidos nas duas escolas, vemos que os erros tendem a diminuir na escola particular e, na escola pública, o mesmo não se verifica.


A HISTÓRIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: CONSTRUÇÃO DE UMA LINHA DO TEMPO

Autor(es): Nunes, Julia Arostegui Pereira
Apresentador: Julia Arostegui Pereira Nunes
Orientador: Mari Lucie Loreto
Instituição/Departamento: UFPel/DAC - Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
O presente trabalho objetivou a construção de uma linha do tempo na história das Histórias em Quadrinhos, dado que se encontra inexistente na literatura sobre o assunto. A escolha das categorias e das obras que figuram nesta linha do tempo baseou-se em conceitos de representatividade do trabalho, tanto em sua época quanto nos anais da história dos quadrinhos. Os critérios adotados discutem as contribuições para com o estilo, o meio ou o conteúdo, o renome do autor e a importância geral da obra. Esta linha do tempo sofreu divisões entre categorias, como horror, humor, aventura, super-heróis, underground, adulto, slice-of-life, adaptações, ficção científica e western, e entre meios, como personagem, publicação (revista ou fanzine), série e trabalho isolado. Salienta-se também o lugar de origem, com divisões horizontais na linha do tempo que separam a Europa, a América do Norte, o Brasil e Outros. As histórias em quadrinhos brasileiras tiveram destaque e enfoque especial, justificando um estudo das HQs de relevância no país, mesmo que estas não tenham tido importância internacional tão forte quanto as norte-americanas ou européias. O resultado final tem como preocupações tanto seu aspecto de pesquisa histórica, de dados concretos, quanto o aspecto gráfico da linha do tempo, com legendas inteligíveis, uso acertado das cores e figuras para explicitar categorias e separações, e uma estética não apenas funcional como bela e de leitura agradável.


A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA EM NOMES DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS NA CIDADE DE PELOTAS

Autor(es): PASQUALI, Eren Melo Moraes
Apresentador: Eren Melo Moraes Pasquali
Orientador: Isabella Mozzillo
Instituição/Departamento: Ufpel/Faculdade de Letras
Órgão Financiador:

Resumo:
Este trabalho visa a mostrar a influência da Língua Inglesa sobre o comércio da cidade de Pelotas no estado do Rio Grande de Sul, ou seja, analisa o grande uso de estrangeirismos que a sociedade pelotense utiliza em seus estabelecimentos comerciais. A partir de uma pesquisa realizada com os proprietários dos estabelecimentos será mostrado que a influência dos estrangeirismos na Língua Portuguesa não é prejudicial ao nosso idioma e em que circunstâncias poderia prejudicar ou não o comércio local. Segundo os proprietários dos estabelecimentos estudados, o uso de palavras de origem Inglesa serve com um instrumento de impacto comercial que não é obtido com o uso do Português.


A MULHER NA PINTURA PELOTENSE: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA TRAMA FORMADA POR ARTES VISUAIS, EDUCAÇÃO E GÊNERO.

Autor(es): SIMÕES, Igor M. FERREIRA, Márcia O.V.
Apresentador: Igor Moraes Simões
Orientador: Marcia Ondina Vieira
Instituição/Departamento: PPGE/FAE/Ufpel/PPGE/Fae
Órgão Financiador:

Resumo:


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A RELAÇÃO ENTRE ILUSTRAÇÃO E DESIGN GRÁFICO NO PARADIGMA CONTEMPORÂNEO COM ÊNFASE NA PRODUÇÃO DE MILTON GLASER

Autor(es): LINS, Daniela Araujo; HEIDEN, Roberto; SANTOS, Lauer Alves Nunes
Apresentador: Daniela Araujo Lins
Orientador: Lauer Alves Nunes dos Santos
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador:

Resumo:


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A REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA CEL. PEDRO OSÓRIO COMO UM CONJUNTO URBANO

Autor(es): LOPES, Daniela Simões
Apresentador: Daniela Simões Lopes
Orientador: Carmen Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: IAD/UFPEL/Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:


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ACENTO APRECIATIVO NO DISCURSO DO TRABALHO

Autor(es): CABALDI, Ane Nunes
Apresentador: Ane Nunes Cabaldi
Orientador: Profa. Dra. Maria da Glória Corrêa di Fanti
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Educação
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
ACENTO APRECIATIVO NO DISCURSO DO TRABALHO Ane Nunes CABALDI (UCPel-PIBIC/CNPq) Integrando o projeto de pesquisa Linguagem & Intersubjetividade: análise dialógica do discurso / análise dialógica do trabalho, esta investigação tem por objetivo analisar as palavras do discurso no setor de atividade bancária, em instituição estatal, desenvolvendo uma metodologia que discute a expressividade das palavras do trabalho. Para tanto, respaldada no princípio dialógico e nas noções de significação, tema, acento valorativo, palavra e enunciado (Bakhtin, 2003; Bakhtin/Volochinov, 2004), a reflexão do material baseia-se em dois movimentos interdependentes: (a) a relação valorativa empreendida com o referente e (b) a interação que o enunciador estabelece com o outro por meio do enunciado. Sendo as palavras carregadas de histórias que se atualizam e se ressignificam no modo de nomear colegas, atividade e objetos, e a criatividade lexical, um dos vetores da construção das relações sociais no trabalho (Boutet, 2001), espera-se com esta análise compreender aspectos da complexidade da atividade do bancário no que se refere às inter-relações estabelecidas com o coletivo de trabalho, clientes e instituição.


ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CEGAS: A DESCOBERTA DO MUNDO DAS LETRAS NA PONTA DOS DEDOS.

Autor(es): LIMA, Gisele Ramos
Apresentador: Gisele Ramos Lima
Orientador: Gilsenira de Alcino Rangel
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - Fae/Departamento de Ensino
Órgão Financiador:

Resumo:
Procurando caminhos para promover a inclusão escolar com sucesso, no que se refere as questões relacionadas com a alfabetização de crianças cegas, se torna necessário investigarmos o que pensam estas crianças a respeito da leitura e da escrita possibilitando assim realizar intervenções adequadas visando seu aprendizado. O presente trabalho investigará como as crianças cegas se relacionam com o mundo letrado, tendo por objetivo desvelar suas hipóteses a respeito da leitura e da escrita. Estarei ancorando a presente investigação à luz da pesquisa de Ferreiro e Teberosk(1999). Em um primeiro momento teremos como foco duas crianças cegas que freqüentam a pré-escola da Escola Especial Para Alunos Cegos Louis Braille, localizada no município de Pelotas/RS. Para realizar esta investigação esta sendo utilizado um questionário que nos possibilite saber que materiais de leitura e escrita circulam nas famílias, como as crianças tem acesso ao seu conteúdo, a descrição e utilização destes materiais, e ainda se elas tem acesso a algum impresso em braille. Através de entrevista e observação direta não só com a família, mas também com professores das mesmas, descrever o perfil das crianças envolvidas e de suas famílias relacionados ao hábito de leitura e escrita. Aplicar os testes de Ferreiro e Teberosky com o objetivo de descobrir as hipóteses que os pesquisados formulam sobre a escrita, verificando se as mesmas tem relação com as hipóteses formuladas por crianças videntes que apresentam conhecimentos prévios de leitura e de escrita semelhantes ao das crianças cegas. Este é um trabalho que esta sendo desenvolvido no decorrer do Curso de Alfabetização e Letramento da Ufpel/Fae e possui alguns resultados preliminares.


ANÁLISE DA IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRA COM ÊNFASE NOS RÓTULOS DE CACHAÇA PARA EXPORTAÇÃO.

Autor(es): LINS, Daniela Araujo; SANTOS, Lauer Alves Nunes
Apresentador: Daniela Araujo Lins
Orientador: Lauer Alves Nunes dos Santos
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador:

Resumo:
A presente pesquisa está sendo desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso na área de Design Gráfico e tem como objetivo analisar a identidade brasileira no exterior, baseado nos rótulos de cachaça para exportação. Logo será proposto PIV para empresa atuante no mercado de exportação. A existência ou não de uma Identidade Cultural Brasileira sempre gerou discussões no mínimo fervorosas em todo o país. É fato, pois, que até o momento ninguém soube determinar, ou mesmo convencer um número significativo de pessoas da necessidade de uma Identidade Cultural evidente e característica do Brasil. Esta dificuldade deve-se a inúmeros fatores, como a vasta diversidade étnica e consequentemente cultural do país, o desinteresse por parte do Estado – não apenas atual, mas historicamente – com o protecionismo cultural e econômico, bem como a submissão artística, política e econômica do Brasil às grandes potências mundiais. Um fato que ocorreu recentemente foi a criação da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) por decreto presidencial em 1997, que desde então “trabalha na capacitação e motivação de pequenas e médias empresas para que ingressem no mercado internacional, bem como na valorização da imagem do Brasil no exterior” (QUIRÓS, 2006). Em outubro de 2002, foi publicada Instrução Normativa, autorizando a formação de Cooperativas de produtores de cachaça, reconhecendo a cachaça artesanal como produto representativo do nacionalismo brasileiro. Para a elaboração deste trabalho vem sendo feita investigação histórica, política, econômica e cultural do Brasil. Concomitantemente, tem-se buscado contato com colecionadores de rótulos de cachaça, a fim de investigar a evolução destes; assim como produtores que atendem ao mercado externo. Logo, serão analisados rótulos de circulação recente, a fim de definir como é feito o tratamento da Identidade Visual do produto destinado exclusivamente ao mercado interno e o produzido para atender as demandas internacionais.


ANÁLISE SEMIÓTICA DO APARATO PUBLICITÁRIO VISUAL URBANO EM PELOTAS/RS

Autor(es): WINDMÖLLER, Diego; BET, Ana Paula; HEINRICH, Fabiana; RANGEL, Ângela
Apresentador: Diego Windmöller
Orientador: Lauer Alves Nunes dos Santos
Instituição/Departamento: UFPel / IAD/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador:

Resumo:
Este projeto pretende analisar, a partir do instrumental teórico da semiótica discursiva, o aparato publicitário visual de um trecho da cidade de Pelotas-RS, que compreende a rua Voluntários da Pátria entre Andrade Neves e Marechal Deodoro, o que abrange dois quarteirões e, conseqüentemente, quatro frentes individuais. Tal análise procurará elucidar a identidade visual que caracteriza essa rua, escolhida em função do excesso de informações visuais e a partir de uma orientação da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Pelotas (SEURB) como um trecho onde será implantado um modelo de acessibilidade urbana capaz de ser expandido para outras regiões da cidade. Segundo a SEURB tal trecho foi escolhido em função do grande fluxo de transeuntes que fazem diariamente o percurso bairros/centro. Assim, serão considerados vários aspectos: o percurso dos transeuntes, a natureza dos estabelecimentos comerciais presentes na rua, os recursos empregados para dar visibilidade aos estabelecimentos, sobretudo os elementos fixos e suas relações com a arquitetura e com o entorno. Entretanto, a análise deverá recair, prioritariamente, sobre a manifestação visual que essas informações assumem a fim de que se possa verificar como tal visualidade caracteriza o trecho escolhido como um todo e como as unidades isoladas – os distintos estabelecimentos – beneficiam-se ou não através dessa organização. Partindo dessa análise será verificada a necessidade e/ou possibilidade de se propor aos estabelecimentos e a SEURB ações que possam evidenciar uma identidade do local como um todo, ao mesmo tempo, estratégias visuais capazes de beneficiar os estabelecimentos individualmente.


ARTE DE PELOTAS: IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE NAS AULAS DE ARTE

Autor(es): MUTZENBERG, Lenice Lucia
Apresentador: LENICE LUCIA MUTZENBERG
Orientador: CARMEN LUCIA ABADIE BIASOLI
Instituição/Departamento: INSTITUTO DE ARTES E DESIGN/DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
Órgão Financiador:

Resumo:


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ARTE E MEIO AMBIENTE

Autor(es): EICHHOLZ, Simone Böhlke
Apresentador: Simone Böhlke Eichholz
Orientador: Roberto Heiden
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
A pesquisa intitulada Arte e Meio Ambiente consiste numa abordagem qualitativa que pretende coletar dados para discutir à importância da Arte no desenvolvimento de uma conscientização ambiental. Mediante a aplicação da temática em sala de aula, utilizando como base para discussão a obra de Frans Krajcberg, artista plástico de projeção nacional e internacional, com produção artística reconhecida e vinculada às questões ambientais urgentes e à proteção da natureza. A presente pesquisa se encontra em andamento, tendo como objetivo verificar a sensibilização estética e ecológica nos alunos por meio de reflexões mediadas pela arte e a poética singular desse artista, comprovando sua importância. Serão utilizadas duas escolas para observação, tendo como método de coleta de dados, diversas formas de ação através de técnicas didáticas e de registros, questionários e observações vinculadas ao processo de ensino e aprendizagem em Arte do conteúdo em questão, por meio de avaliação, interpretação e diagnóstico do material obtido.


AS RANHURAS DO SENSÍVEL: DO BRICOLAGE ARTÍSTICO À IMPRESSÃO DE IDÉIAS

Autor(es): LETTNIN, Alexandre
Apresentador: ALEXANDRE LETTNIN
Orientador: Edgar B. Neto
Instituição/Departamento: Faculdade de Turismo/Dt
Órgão Financiador:

Resumo:


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CONSIDERAÇÕES ACERCA DO APARATO PUBLICITÁRIO PELOTENSE SOB O VIÉS DOS FORMANTES TOPOLÓGICOS SEMIÓTICOS

Autor(es): WINDMÖLLER, Diego; BET, Ana Paula; HEINRICH, Fabiana; RANGEL, Ângela
Apresentador: Diego Windmöller
Orientador: Lauer Alves Nunes dos Santos
Instituição/Departamento: UFPel / IAD/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador:

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CRONOTOPO NARRATIVO NA CONSTRUÇÃO FICCIONAL DE COLOMBO: EL ARPA Y LA SOMBRA

Autor(es): DUTRA, Paula Raquel
Apresentador: Paula Raquel da Silva Dutra
Orientador: Aimée Bolaños
Instituição/Departamento: FURG/Departamento de Letras e Artes
Órgão Financiador:

Resumo:
O processo de transformação da narrativa na contemporaneidade é algo que está em contínuo processo de progressão e renovação. Esse movimento, sendo observado num panorama latino-americano, atua difusamente, apresentando-se como traçados de novas formas estéticas, de novas práticas artísticas, ocorrendo uma nova visão de contatos inter-culturais. É neste contexto de modificações que o trabalho com o cronotopo narrativo desempenha papel significativo na transformação do modelo compositivo da narrativa durante estes anos. A construção de uma texto de ficção que tenta construir uma visão da história mais compatível com a realidade americana, ou uma proposta de releitura do passado à luz de outras perspectivas, é fato substancial em várias obras do escritor cubano Alejo Carpentier. É neste sentido que este trabalho tem por objetivo analisar seu romance El arpa y la sombra (1984), dando maior enfoque ao seu peculiar manuseio do cronotopo narrativo, verificando suas tendências renovadoras características do momento pós-moderno, compondo, assim, um romance que a historiografia literária contemporânea chama de novo romance histórico latino-americano.


DESIGN GRÁFICO E ARTESANATO NA COLÔNIA DE PESCADORES Z-3

Autor(es): PIEROZAN, Vania
Apresentador: Vania Pierozan
Orientador: Maria de Lourdes Valente Reyes
Instituição/Departamento: UFPel/Depto. de Artes Visuais
Órgão Financiador:

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DRUMMOND NO CINEMA: UMA ANÁLISE DO FENÔMENO DA LEITURA EM

Autor(es): MORAES, Luciano Passos
Apresentador: Luciano Passos Moraes
Orientador: Néa de Castro
Instituição/Departamento: Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Departamento de Letras e Artes
Órgão Financiador:

Resumo:
Para Jean-Paul Sartre, uma obra literária representa um guia para um processo de desvendamento, realizado pelo leitor frente ao texto. Por um lado, para o escritor, o futuro de uma obra é uma página em branco, por outro, para o leitor, o futuro é composto de diversas páginas repletas de palavras que o separam do final. A razão do objeto literário reside, portanto, numa via de mão dupla em que trafegam os processos de criação e recepção do texto. Com essas idéias de Jean-Paul Sartre em mente, o estudo proposto verificará as relações entre o poema Caso do vestido, de Carlos Drummond de Andrade, e o filme O vestido (2003), de Paulo Thiago, que resulta de leituras do poema, para analisar o processo de criação que ocorre a partir do fenômeno da leitura. Nessa perspectiva, serão propostas reflexões acerca da leitura, do papel do leitor e de questões a respeito da linguagem, canal através do qual se ligam a criação e a recepção num processo inesgotável que abre os horizontes do leitor para múltiplas possibilidades de novas criações. Ao apoderar-se de um texto literário, alimentar-se dele, o leitor produz estabelece sentidos, atribui novos significados e para isso não há limites senão aqueles que a própria criação humana impuser. Dessa forma, a leitura firma-se como um fenômeno extraordinário que permite a descoberta, o desnudamento e reconfiguração de mundos, o que confere à literatura o status de arte que, para além das questões estéticas, é fortemente responsável por experiências profundas de desenvolvimento do pensamento. PALAVRAS-CHAVE: Literatura, cinema, leitura


ENTENDER A ARTE E CULTURA DA CIVILIZAÇÃO MAIA

Autor(es): SCHNEIDER,Catiúcia;SANTOS,Lilian;SILVEIRA,Lisiane.
Apresentador: Catiúcia Klug Schneider
Orientador: Roberto Heiden
Instituição/Departamento: Instituto de Arte e Design - UFPel/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar o resultado de uma atividade proposta inicialmente pela disciplina de “História da Arte dos Povos Pré-colombianos”, quando foi realizado um CD-ROM interativo sobre os Maias, uma das civilizações pré-colombianas mais desenvolvidas da América Central, trabalho que deu origem ao projeto de extensão “Entender a arte e a cultura da Civilização Maia”. O CD-ROM foi elaborado a partir de pesquisa bibliográfica, e levantamento de imagens sobre os Maias, tendo como objetivo ser uma fonte de pesquisa para as escolas, auxiliando tanto o corpo docente como os estudantes em geral, divulgando a importância da cultura Maia com o objetivo de aproximá-la deste público. Para isso pretende-se distribuir e divulgar o material na forma de CD-ROM interativo, em um seminário a ser realizado, incentivando sua aplicação em sala de aula, na rede escolar pública e privada. A civilização Maia estabeleceu-se ao norte da península de Yucatán no México e foi um império de avançado desenvolvimento cultural, político, econômico e científico. Foram responsáveis pela criação de um sistema de escrita hieroglífica e atingiram grandes avanços na astronomia e na matemática. Seu calendário de 365 dias revelou-se um grande invento, isolado em sua geografia. Eles deixaram o testemunho de sua grandeza em obras arquitetônicas colossais, representadas por templos e palácios em terraços piramidais, bem como em relevos e esculturas decorativas, assim como em suas pinturas e objetos suntuosos. A escolha pela mídia digital para a realização do material se dá em razão do amplo desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente na área digital e pelo grande interesse dos jovens por novos meios de aprendizagem. Sendo assim, o CD interativo “Os Maias” une conhecimento e modernidade em um material didático de fácil reprodução e acessibilidade.


ESCOLA FERREIRA VIANNA: CONSERVANDO UMA HISTÓRIA VIVA

Autor(es): SANTOS, Rejane Corrêa
Apresentador: REJANE CORRÊA SANTOS
Orientador: Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: Instituto de Artes e Design/Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

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FAZENDO FILOSOFIA COM ARTE

Autor(es): SACRAMENTO, Cristiane Duarte
Apresentador: Cristiane Duarte Sacramento
Orientador: Úrsula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DAC
Órgão Financiador:

Resumo:
Este projeto objetiva, oportunizar encontros para experiências interdisciplinares entre alunos de artes e filosofia, onde o planejamento será realizado em conjunto com os professores regentes das turmas de educação infantil de escolas pública e particular. Através de vivências musicais e filosóficas, desenvolver ou identificar identidades, perceber-se como “EU” que produzo, imito um determinado som ou expressão corporal. Construindo valores artísticos, as crianças desenvolvem seu valor na vida e na sociedade. A música auxilia na construção do pensamento, motivando, estimulando áreas do cérebro, aumentado a criatividade, capacidade de concentração, percepção e recuperação de informações (memória) que poderão ser percebidas e analisadas filosoficamente. Através do Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical (Swanwick, 1988), trabalha-se composição, execução e apreciação. A experiência musical não é fragmentada em habilidades específicas, mas em trocas. O diálogo entre cursos (Filosofia/Música) produz ricas leituras, mas também reflexões sobre como os diversos gêneros artísticos que compõem o cenário das culturas populares influenciam na formação de identidades. Segundo Morin (2000), para uma compreensão artística mais abrangente, em seus múltiplos conceitos, deve haver uma “reemergência” do homem e da vida que foram desintegrados pela ciência clássica. Trabalhar para resgatar valores artísticos como a expressão e os sentidos, está intrinsecamente ligado ao fortalecimento do sujeito humanista; valorizar a subjetividade humana e cada ser como único, constitui o eixo central da consciência ética, definindo assim seu próprio caminho em relação à criatividade e à compreensão da vida. O Método Lipmam diz que através da Filosofia o conhecimento vem a tona. Que devemos conhecer a nós mesmos, nosso objetivo de vida. Ouvir atentamente, envolver as pessoas no diálogo, falar cuidadosamente. Como desenvolver essas habilidades, deixando Música, ou melhor Arte, fora de nossas vidas?


FAZENDO PROPOSTA DE CATALOGAÇÃO DO ACERVO DE FOTOS COR (1970 - 2000) DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO MUSICAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS.

Autor(es): MACALOSSI, Ângela Marina, MICHELON, Francisca Ferreira, NOGUEIRA, Isabel Porto.
Apresentador: Ângela Marina Macalossi
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Instituto de Artes e Design/ UFPel/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador:

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IDENTIDADES TRANSCULTURAIS: SANDRO LANARI, "O PINTOR DE RETRATOS" DE LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL

Autor(es): MORAES, Luciano Passos
Apresentador: Luciano Passos Moraes
Orientador: Nubia Jacques Hanciau
Instituição/Departamento: Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Departamento de Letras e Artes
Órgão Financiador:

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INVENTÁRIO DOS OBJETOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFPEL

Autor(es): PONS, Andressa Roxo; MICHELON, Francisca Ferreira; FERREIRA, Maria Letícia Mazzucchi; MICHELON, Douver; PINTO, Márcia Bueno; OLIVEIRA, Thiago Cruz Souto de
Apresentador: Andressa Roxo Pons
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Instituto de Artes e Design -UFPEL/Departamento de Artes Visuais
Órgão Financiador:

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LEITURA? AS PRÁTICAS DE PROFESSORES E SERVIDORES DE UMA ESCOLA INFANTIL

Autor(es): SILVA, Andréa Fonseca
Apresentador: Andréa Fonseca da Silva
Orientador: Cristina Maria Rosa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/FaE
Órgão Financiador:

Resumo:
A pesquisa aqui apresentada é um desdobramento da investigação intitulada “As relações entre Leitura, Escrita e Letramento na formação do Professor”. Financiada pelo CNPQ (480865/2004-3) vem sendo desenvolvida dentro do programa de pós-graduação em educação “Alfabetização e Letramento” e tem como objetivo central conhecer, descrever e analisar as práticas de leituras de professores e funcionários de uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada na periferia da cidade de Pelotas. Como objetivo específico pretende-se saber se essas práticas influenciam as crianças no gostar e criar hábitos de leitura. Tendo como referencial teórico as obras de Ana Maria Machado, Fanny Abramovich, Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho e Regina Zilbermann, a pesquisa se inscreve no campo da análise qualitativa (ANDRÈ, 1995) e tem como procedimentos os seguintes passos: 1) entrevista semi-estruturada com os sujeitos de pesquisa; 2) registro das interações em áudio; 3) degravação de todas as entrevistas; 4) seleção dos interlocutores para aprofundamento das entrevistas; 5) composição de um diário de campo; 6) análise dos depoimentos e categorização das práticas de leitura. Como resultados parciais pôde-se evidenciar que: a) a maioria dos professores e funcionários são leitores em formação; b) muitos estão se formando leitores junto com seus alunos; c)os professores sentem a necessidade de lerem mais e conhecerem novas propostas de trabalhos e novos teóricos; 4) o desejo de voltar aos meios acadêmicos é generalizado entre os depoentes.


MÁRIO PEDROSA CRÍTICA DE ARTE NO BRASIL DO SÉCULO XX

Autor(es): PUGLIESE, Diego Martin Ricardo; SILVA, Ursula Rosa da
Apresentador: Diego Martin Ricardo PUGLIESE
Orientador: SILVA, Ursula Rosa da
Instituição/Departamento: IAD/UFPEL/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
INTRODUÇÃO Este estudo surge do mergulho na fortuna literária do crítico de arte brasileiro Mário Pedrosa e, pretende determinar as mudanças estilísticas na produção literária deste brilhante escritor e ousado militante político. Considerando que amplos estudos bibliográficos já foram realizados, consideramos que seria oportuno nos deter na forma em que Mário Pedrosa escreveu seus artigos e ensáios, catalogando-os por períodos. MATERIAL E MÉTODOS A principio saímos a procura dos textos do crítico, depois foi discutido junto com nossa orientadora a direção a ser seguida, finalmente optamos dividir esta produção em três períodos, que abarcam toda a produção literária de Mário Pedrosa. RESULTADOS E DISCUSSÃO Nossa pesquisa inicia com uma breve nota biográfica, para depois investigar a fundo a fortuna literária do crítico. Foram determinados três períodos na dita produção: O primeiro período é marcado pela significativa militância política de Mário Pedrosa, na extrema esquerda. Embora os escritos deste período sejam de qualidade inquestionável nossa análise os mostra como estando maculados pela ideologia comunista, incorrendo em delizes e omissão de dados importantes. O segundo período da produção literária de Mário Pedrosa, considerado como o ápice de sua produção, é marcado por uma longa atuação no meio jornalístico. São analizados vários artigos que nos pareceram representativos. Alem destes artigos, publicados em diversos jornais, nosso estudo abarca textos relacionados com as bienais de São Paulo, onde Mário Pedrosa também atuou com destaque. O terceiro período é situado no momento em que o crítico volta ao Brasil depois de um longo exílio, o teor destes escritos é nitidamente pessimista em relação a função da arte como modificador da sociedade como um todo. CONCLUSÕES A produção de Mário Pedrosa sofreu mudanças durante toda a sua carreira, alterações que implicam em fatores não apenas literários, como também sociais e pessoais.


MIA COUTO E GUIMARÃES ROSA: UMA PONTE ENTRE AS ESTÓRIAS

Autor(es): KIELING, Helena dos Santos; MARTINS, Aulus Mandagará
Apresentador: Helena dos Santos Kieling
Orientador: Aulus Mandagará Martins
Instituição/Departamento: UFPEL/Letras
Órgão Financiador:

Resumo:
Este projeto objetiva aproximar os universos narrativos de João Guimarães Rosa (Primeiras estórias) e Mia Couto (Estórias abensonhadas), destacando sobretudo a articulação de dois elementos: a posição periférica das personagens (crianças, cegos, loucos) e suas adversas condições de vida (seca, miséria social, guerra) ganham dignidade poética, a partir de uma linguagem literária que se constrói de modo peculiar.


MUSEU GRUPPELLI: UM LUGAR DA MEMÓRIA DO 7º DISTRITO

Autor(es): VIEIRA, Margareth Acosta; BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie
Apresentador: Margareth Acosta Vieira
Orientador: Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: Instituto de Artes e Design/Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:


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MÚSICA VOCAL DE CONCERTO

Autor(es): SILVEIRA JUNIOR, Yimi Walter P.; NOGUEIRA, Isabel Porto.
Apresentador: Yimi Walter Premazzi Silveira Junior
Orientador: Isabel Porto Nogueira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Arte e Comunicação
Órgão Financiador: CNPq

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O CORPO NO/DO REGIMENTO ESCOLAR

Autor(es): RODRIGUES, Cristina Zanella
Apresentador: Cristina Zanella Rodrigues
Orientador: Aracy Ernst
Instituição/Departamento: UCPel/Programa de Pós-Graduação em Letras
Órgão Financiador:

Resumo:
O presente trabalho visa, a partir do estudo das normas que constituem o regimento escolar de uma instituição de ensino municipal da cidade de Pelotas, investigar em que medida ocorrem elementos ligados à corporeidade. Parte-se do pressuposto de que a dualidade “corpo” e “mente”, historicamente construída, produz seus efeitos na elaboração dos princípios que norteiam esse documento e que participam do trabalho de sentidos institucionalizados, promovendo a descorporificação das práticas e dos sujeitos envolvidos no processo educativo. O estudo desses princípios será realizado mediante a observação do movimento de sentidos criados através da presença ou ausência de referências sobre o corpo no corpo do regimento escolar. Para isso, serão mobilizados dispositivos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso de Michel Pêcheux.


O DESIGN PÓS-MODERNO NA ÉSTICA DE DAVID CARSON

Autor(es): BET, Ana Paula.; HEIDEN, Roberto.
Apresentador: Ana Paula Bet
Orientador: Roberto Heiden
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
O design gráfico atual passa por um momento sem precedentes na sua história devido à pluralidade de meios possíveis para seu desenvolvimento criativo. Associado intimamente à evolução das técnicas eletrônicas, surge aquilo que se convencionou chamar de design pós-modernista, onde o uso do computador e o aprimoramento dos meios de impressão, sem dúvida alguma possibilitou em larga escala o aprimoramento e efetivação de projetos gráficos antes impensados por conta das limitações tecnológicas. Um dos expoentes deste contexto é o designer americano David Carson, mundialmente conhecido e premiado por seus trabalhos editoriais, os quais trazem a marca da permissividade digital. Pleno da estética do “caos” e “sujeira visual”, o design de Carson chega a fundir numa mesma página cores variadas, grafismos, fotografias, tipografias distintas, mesclas de técnicas e sobreposições. Entretanto, as peças não perdem seu caráter funcional, ao contrário elas atraem e comunicam causando impacto no espectador, o qual flutua juntamente com a mensagem por entre as páginas daquilo que está sendo visto. Um dos principais exemplos do seu design é a revista norte-americana Ray Gun, na qual trabalhou como diretor de arte. Carson difunde nas edições do periódico uma maneira ousada de trabalhar com o design editorial, transformando com êxito a mutação - e não a tradicional repetição de elementos - em uma forma de identidade visual, design cambiante (KOPP, 2004). O trabalho de Carson, a partir da década de 90, torna-se importante referência para profissionais da área ansiosos por irreverência e contestação (caso da revista Ray Gun). Tal uso de uma estética até então inusitada, projetou-o como um dos exemplos do pós-modernismo pela tradução de uma linguagem gráfica sempre atenta e sensível a desconstrução normativa de seu tempo.


O ENSINO DO PATRIMÕNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS - MODALIDADE LICENCIATURA

Autor(es): ANASTÁCIO, Janaina Castanheira; SILVA, Ursula da; BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie; LORETO, Mari Lucie da Silva.
Apresentador: JANAINA CASTANHEIRA ANASTÁCIO
Orientador: URSULA ROSA DA SILVA
Instituição/Departamento: IAD/UFPEL/DEPARTAMENTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO-IAD
Órgão Financiador:

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O FOCO NA HABILIDADE DE LEITURA EM TURMAS DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PELOTAS

Autor(es): KLUG, Marlise Buchweitz
Apresentador: Marlise Buchweitz Klug
Orientador: Sílvia Costa Kurtz dos Santos
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Linguística
Órgão Financiador:

Resumo:
A pesquisa em questão teve como objetivo analisar se o foco na habilidade de leitura é levada em consideração pelos professores do ensino médio e se é desenvolvido de maneira condizente com a necessidade dos alunos da disciplina de inglês como língua estrangeira. Este trabalho investigou, através de levantamento de dados com professores, se a metodologia utilizada na disciplina de inglês como língua estrangeira no terceiro ano de algumas escolas do Ensino Médio, do município de Pelotas, (federais, estaduais, municipais e particulares), tem como foco a habilidade de leitura, e qual a forma como vem sendo trabalhada. A partir daí, também foi investigado que tipo de material está presente em tais contextos: se material didático específico para a habilidade de leitura, se material didático com vistas a desenvolver habilidades gerais em língua estrangeira ou se textos autênticos em língua inglesa, provenientes de fontes diversas como jornais, revistas, internet, etc. Uma vez determinado o tipo de material utilizado nas turmas investigadas, foi analisada a freqüência com que aparecem aspectos culturais, políticos e sociais em tais materiais, a fim de estabelecer os contextos culturais aos quais se vinculam. A motivação para este estudo se deve ao fato de que a habilidade de leitura torna-se fundamental não apenas para a obtenção de bons resultados no processo seletivo de ingresso à universidade – o vestibular, com respeito à prova de língua estrangeira –, mas para o desenvolvimento acadêmico na maioria das áreas.


O MODELO CALGARY PARA APREENDER O CONTEXTO FAMILIAR NO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA

Autor(es): GALLO, Cláudia Medeiros Centeno; URRUTIA, Fernanda Molina; CARDOSO, Daniela Habekost; FONSECA, Daiane dos Santos
Apresentador: Fernanda Molina Urrutia
Orientador: CLÁUDIA MEDEIROS CENTENO GALLO
Instituição/Departamento: UFPel/Enfermagem
Órgão Financiador:

Resumo:
Entender o significado do processo saúde-doença no cotidiano familiar implica buscar conhecer sua singularidade e complexidade. Ao olhar o contexto familiar, a enfermagem deve considerar e respeitar sua dinâmica, desenvolvimento e valores para que possa estabelecer ações que venham atender suas expectativas, limitações e possibilidades. O objetivo do estudo foi reconhecer as necessidades de um paciente com cuidados domiciliares, bem como possíveis intervenções, que melhorem a qualidade de vida. É um estudo de caso, desenvolvido com uma família, composta por quatro membros e residente na periferia de uma cidade do RS. Por se tratar de estudo que envolve seres humanos, atendemos aos pressupostos da Resolução 196/96 do MS. Os dados foram coletados através de visitas domiciliares que permitiram a construção de uma rede de suporte social, genograma e ecomapa, através do Modelo Calgary de Avaliação e Intervenção na Família. Sua aplicação possibilitou conhecer o padrão de interação e de disponibilidade de recursos da família, bem como ajudou na identificação e compreensão das transformações que o ser doente origina no núcleo familiar, suas crenças e concepções em relação ao processo saúde-doença. Os problemas levantados foram: relações conflituosas, falta de esclarecimento sobre o quadro de saúde, ansiedade, medo e insegurança, esgotamento físico e psicológico; e as intervenções propostas: esclarecer dúvidas, orientações para fortalecer o sentimento de autoconfiança; inserção do terceiro cuidador; promoção de diálogo entre os familiares e equipe de saúde a fim de fortalecer o vínculo entre eles. Percebemos a importância exercida pela família no processo saúde-doença, e as transformações na qual tem de se adaptar para adequar-se às necessidades do ser doente. Essas transformações fazem com que o núcleo familiar aproxime suas relações para superar as dificuldades da doença.


O OLHAR SUBJETIVO SOBRE A HISTÓRIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO NARRADOR DE A GERAÇÃO DA UTOPIA

Autor(es): ANJOS, Aroldo Garcia dos; MARTINS, Aulus Mandagará.
Apresentador: Aroldo Garcia dos Anjos
Orientador: Aulus Mandagará Matins
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Letras Vernáculas
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


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O QUE DIZ A PALAVRA NA ARTE CONTEMPORÂNEA

Autor(es): RANGEL, Ângela P.; BET, Ana Paula; HEINRICH, Fabiana; REIS, Thiago
Apresentador: Ângela Pinto Rangel
Orientador: Marie Lucie Loreto
Instituição/Departamento: Instituto de Artes e Design - UFPel/Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
O QUE DIZ A PALAVRA NA ARTE CONTEMPORÂNEA RANGEL, Ângela P.1; BET, Ana Paula1; HEINRICH, Fabiana1; REIS, Thiago¹, LORETO, Marie Lucie S.².Desenvolvida através da compilação de dados referentes a artistas e obras de arte contemporânea, circunscritos no período temporal de 1980 até 2006, a pesquisa fundamenta-se em análise, organização e classificação do material coletado, visando ao findar do estudo, criar um acervo de referência bibliográfica traduzível sob dois suportes: um sendo o projeto editorial e outro o projeto digital. Fruto deste estudo amplo e ousado segue-se, considerações introdutórias à temática. A arte contemporânea é obra de diversos movimentos e vanguardas que se contrapuseram ao longo dos tempos, adaptando e amadurecendo a idéia de arte conforme a realidade de cada momento e tendo a palavra presente como recurso gráfico e estético. A pluralidade nas formas de expressão, os suportes, a ampla gama de artistas, as especificidades e idiossincrasias de suas poéticas dificultam o registro historiográfico organizado por categorias ou afinidades visuais. O recorrente uso da palavra como forma e textura ou assumindo por vezes o papel de contar uma história, dar referência a fotos e ilustrações, até mesmo como mensagem e conceito propriamente dito, é um rico material a ser explorado no cito recorte temporal. Mas para compreender o presente não podemos ignorar o passado que o fez germinar.A descoberta arqueológica de alguns escritos (da arte primitiva e pré-histórica) na primeira metade do século XX impulsionou o Letrismo (1946 - 52), do poeta Isidore Isou e em seguida o movimento posiciona-se como Internacional Situacionalista (1957-62). Numa indecifrável relação de conjuntos entre intersecção, pertence ou não está contido, os movimentos e grupos artísticos que se formaram em meados do século XX têm em comum a influencia formal dos cubistas, dadaístas e futuristas.


O REGISTRO FOTOGRÁFICO NA ARTE CONTEMPORÂNEA

Autor(es): SCHVAMBACH, Janaina
Apresentador: Janaina Schvambach
Orientador: Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: IAD - UFPEL/DAC
Órgão Financiador:

Resumo:
A produção de arte é muito diversificada. De um lado temos as tradicionais técnicas – pintura, escultura, gravura e desenho – e de outro, novos procedimentos, como instalações, performaces, assemblagens e conceitos; que discutem o espaço da legitimação da arte juntamente com seu suporte. Quando falamos em objetos artísticos tradicionais, o local de legitimação e de acesso ao público fica dirigido aos museus, galerias, registro documental e fotográfico. Mas quando trabalhamos com materiais deterioráveis, efêmeros, conceituais, midiáticos e de difícil acesso, o nosso referencial se perde e a obra pode ter apenas como suporte a memória, o registro fotográfico e o projeto de instalação. A ambigüidade do registro fotográfico em relação à obra e documento na arte contemporânea tem uma linha tênue de separação, temos a dicotomia registro ou obra, ou registro e obra. A complexidade da representação fotográfica – técnica, registro e obra – ocasiona uma adversidade na arte, visto que os meios de representação não se restringem somente as tradicionais técnicas. Instaura-se assim um impasse perante o registro da arte e suas especificidades – conteúdo, espaço, material, tempo e legitimação da obra. A importância da fotografia como registro da arte contemporânea para esclarecimento de certas dúvidas sobre a obra e documento é o objetivo geral desta pesquisa histórica bibliográfica. A abordagem é qualitativa com recorte temporal que se inicia nos anos 60 até os dias atuais. Suponho que com o decorrer da arte contemporânea, a sua documentação, como também a sua organização dentro do acervo do museu ou galeria, dissolverá conceitos hegemônicos, estes referentes à organização espacial dividida em técnica artística ou ordem cronológica. O registro fotográfico expõe o que não tem seu lugar definitivo no museu, como também ilustra livros e catálogos referentes ao tema, preservando a memória e inserindo a obra no contexto histórico artístico.


O SIGNIFICADO DO DESENHO INFANTIL PARA O PROFESSOR DE ARTE E SEUS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): SCHOENELL, Sabrine
Apresentador: Sabrine Schoenell
Orientador: Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: UFPEL - Instituto de Artes e Design/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
A pesquisa cujo tema central é o significado do desenho infantil para professor de arte e seus alunos das séries iniciais do ensino fundamental, torna-se relevante por serem poucos os estudos que se preocupam com a abordagem do desenho infantil dentro da sala de aula, principalmente nas aulas de Arte. A importância do tema reside, também, no pleno andamento a adequação das escolas à LDB 9394/96, que coloca o ensino da arte como componente curricular obrigatório em todos os níveis de ensino. Portanto, o objetivo principal desta pesquisa é: analisar como se dá, em uma escola pública, o desenvolvimento do desenho infantil nas séries iniciais como base para a compreensão e produção em arte e compreender o significado dado a ele pelo professor e seus alunos. Os objetivos específicos são assim definidos: (a) identificar a percepção do professor sobre o ensino do desenho; (b) identificar o significado e importância que os alunos dão as suas representações gráficas; (c) analisar a forma como o professor organiza sua prática pedagógica e (d) analisar a forma como a criança desenha, o que desenha e caracteriza-la. A pesquisa será aplicada em uma escola da rede municipal de ensino em Pelotas, já adaptada a LDB e que tenha o mesmo professor de arte atuando em todas as séries iniciais. A metodologia utilizada será de abordagem qualitativa, tendo como instrumentos: observação em sala de aula com o objetivo de analisar a forma de organização das propostas feitas pelo professor e identificar as etapas do grafismo infantil no desenho dos alunos; e entrevista com o professor e seus alunos. Na entrevista com o professor, o objetivo é identificar a percepção e os significados que ele atribui ao estímulo e desenvolvimento do desenho e se denota importância a ele para a aprendizagem da arte pelas crianças. Já a entrevista com as crianças, tem por objetivo identificar os significados que ela atribui as suas representações e sua percepção sobre a prática do desenho.


OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE ARTES

Autor(es): Cristiane Souza de Carvalho
Apresentador: Cristiane Souza de Carvalho
Orientador: Carmen Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: UFPel - Instituto de Artes e Design/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
Os Desafios da Avaliação na Disciplina de Artes A avaliação tem sido um assunto de extrema importância para todos aqueles que se preocupam com a educação principalmente no processo avaliativo ligado à disciplina de Artes. Em nossas vidas somos constantemente avaliados, pois a sociedade e o contexto mundial nos incutiram a comparação entre uns e outros. Mas mesmo a avaliação às vezes sendo olhada de uma forma negativa ela se faz necessária principalmente no ambiente escolar, porque é a única maneira que temos de verificar como está o nosso trabalho como professores e de termos certeza de que nossos educados estão absorvendo os conteúdos ministrados. O processo de ensino normalmente acontece com a proposição por parte do professor, discussão ou realização de tarefas ou assuntos apresentados e para finalizar um processo de avaliação que permitirá verificar se a situação foi bem conduzida. A pesquisa que possui como tema central o processo de avaliação em arte tem como objetivo geral: identificar a importância de uma avaliação em arte bem conduzida no processo de ensino aprendizagem, tendo como objetivos específicos: verificar como os alunos percebem a avaliação em arte e identificar a maneira com que o professor de arte trabalha com a avaliação. Para delimitação do campo de estudo a pesquisa será aplicada nas séries finais do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Pelotas tendo como metodologia um estudo de caso com abordagem qualitativa, através de instrumentos como entrevistas com professores de arte e seus alunos e observações em sala de aula. As entrevistas terão como objetivo identificar a percepção e os significados que eles atribuem à avaliação em arte. Já os objetivos das observações em sala de aula são: analisar a forma de organização das propostas pelo professor e identificar como os alunos reagem aos processos avaliativos.


OS ELEMENTOS ICONOGRÁFICOS NA PINTURA MITOLÓGICA DE TIZIANO VECELLIO DE GREGORIO

Autor(es): PUGLIESE, Diego Martin Ricardo;BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie
Apresentador: Diego Martin Ricardo PUGLIESE
Orientador: BIASOLI, Carmen Lúcia Abadie
Instituição/Departamento: IAD/UFPEL/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
INTRODUÇÃO O presente trabalho surgiu da constatação de que não existe um catálogo – em língua portuguesa – que se detenha nos elementos iconográficos presentes na obra do pintor veneziano Ticiano Vecellio de Gregorio. Assim sendo nossa proposta é produzir um texto, acompanhado de imagens, analizando todas as pinturas do artista, que não envolvam o tema religioso, nem seus famosos retratos; sendo que estes serão abordados mais tarde como complemento de este estudo. MATERIAL E MÉTODOS No primeiro momento foram estabelecidos os limites físicos e temporais de nosso estudo – Europa, século XVI - e foram elaborados os seguintes questionamentos: O que é iconografia? Quem foi Tiziano Vecellio de Gregorio? O que é pintura profana? Qual a importância dos tema mitológicos para a pintura veneziana do século XVI, em particular, e para a pintura italiana em geral? No segundo momento, pesquisamos em fontes primarias (Vassari, Panofsky) e secundarias (Argan, Wölfflin, Focillon) material literário para fundamentar nosso estudo. A pesquisa de imagens foi realizada consultando catálogos on line procurando os sites dos museus onde se encontram as obras do artista. Como resultado foi obtido um catalogo de imagens e um texto que complementa estas. Analizamos detalhadamente as personagens mitológicas (deuses, semi-deuses, heróis, heroínas e animais míticos), lugares e mitos que deram origem as pinturas de Tiziano Vecellio de Grgorio. As próprias pinturas também foram catalogadas, por data, título e lugar onde atualmente se encontram. Por outro lado, foi obtida uma história destas obras: por quem foram encomendadas, quando e porque. Os autores que serviram como inspiradores das pinturas analisadas, tanto na literatura como na arte, também são citados em nosso estudo. CONCLUSÕES A pintura de Tiziano Vecellio de Gregorio foi de fundamental importância por diversos motivos, que serão analizados neste estudo de maneira aprofundada.


PELOTAS E OS REFLEXOS DO MOVIMENTO PELO VESTUÁRIO RACIONAL

Autor(es): PIEROZAN, Vania
Apresentador: Vania Pierozan
Orientador: Mari Lucie Loreto
Instituição/Departamento: UFPel/Depto de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
O presente texto tem origem na pesquisa Vislumbres do Vestir, pontuando a moda em Pelotas,que busca pontuar a moda e os costumes na cidade, preocupando-se em identificar transformações na sua trajetória, especificidades da linguagem em cada período e implicações sócio-psicológicas que possam revelar os detalhes das roupas. Pelotas produziu muita riqueza através do charque durante um grande período. A força econômica da cidade veio principalmente das charqueadas, que utilizavam-se do trabalho escravo. Buscava-se seguir as tendências de Paris, a elite comprava tecidos e acessórios vindos da Europa por navios, sem preocupar-se com diferenças climáticas e outras questões importantes à saúde. Levando-se em conta que as transformações no vestuário representam também mudanças sociais. O movimento pela reforma do vestuário surgiu na Inglaterra e estendeu-se pela América e Alemanha através do processo de industrialização, que fez surgir também os movimento feministas e abolicionista. Já em 1851, Amélia Bloomer (EUA) propôs o traje racional para as mulheres, o que causou “gracejos e censura” pois incluía calças. Em Pelotas, os reflexos dessas transformações foram sentidos tardiamente. Mme. Gil, colunista do jornal Opinião Pública de Pelotas. Na coluna “A Moda”, criada em 1918, ela faz referência à desconfiança com que foi recebido o pijama feminino; que apesar de ter sido ridicularizado por incluir calças, venceu pela praticidade. Outros também escrevem sobre moda no mesmo jornal, como o Dr. Barboza Vianna, que se preocupa principalmente em alertar as mulheres sobre os males físicos que os exageros da moda podem provocar. Ele diz que a tradução literal da moda nos fez ridículos durante muito tempo com “uso de cartola e frack em dias de grande calor”, por exemplo. O médico tem uma opinião parecida com os membros do movimento pelo traje racional, iniciado em 1881, que protestava em particular contra o espartilho e camadas desnecessárias de roupas.


POÉTICAS DA VIAGEM: EL ARPA Y LA SOMBRA, DE ALEJO CARPENTIER

Autor(es): DUTRA, Paula Raquel
Apresentador: Paula Raquel da Silva Dutra
Orientador: Elena Palmero González
Instituição/Departamento: FURG/Departamento de Letras e Artes
Órgão Financiador:

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PÓS-MODERNIDADE NO DESIGN GRÁFICO: ANÁLISE DE CAPAS DA REVISTA COLORS DE TIBOR KALMAN

Autor(es): HEINRICH, Fabiana; HEIDEN, Roberto
Apresentador: Fabiana Oliveira Heinrich
Orientador: Roberto Heiden
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
A pós-modernidade, através de suas tendências estéticas e seus referenciais teórico-sociais, faz-se presente no trabalho do designer Tibor Kalman (1949-1999). Ao trabalhar para a revista Colors, da marca Benneton, Kalman utilizou-se do design intitulado vernacular, que traz à tona o ecletismo, o pluralismo e a idiossincrasia; e das questões sociais do período, preocupadas, principalmente, com atitudes de cunho racista, como as abordadas pelo multiculturalismo, termo que, para Mary Del Priori “...designa tanto um fato (sociedades são compostas de grupos culturalmente distintos) quanto uma política (colocada em funcionamento em níveis diferentes) visando a coexistência pacífica entre grupos étnica e culturalmente diferentes”, para representar inquietudes da sociedade contemporânea. Assim, partindo da análise de capas por Kalman desenvolvidas para a supracitada revista, análise esta que visou, principalmente, aclarar aspectos acerca da exploração visual e conceitual do trabalho do designer em questão; a presente pesquisa buscou elucidar definições referentes ao pós-modernismo, para melhor situar o estudo, e sua presença no trabalho de Tibor Kalman, que se tornou influência para muitos trabalhos de design gráfico desenvolvidos a partir dos anos 90. Pôde-se observar que o trabalho de Tibor propiciou a abertura para novas atitudes e a tolerância para posições contrárias no design gráfico, fato que propendeu novas características relevantes para o caminhar da comunicação visual no século XXI. Foi somente através da estética e do pensamento pós-moderno que a possibilidade de transmitir uma mensagem pré-estabelecida de matéria/anúncio concomitantemente à conscientização e instrução do receptor acerca de questões sociais pôde ser explorada e inserida nos meios de comunicação, pois foi a partir deste fenômeno cultural que a abertura para a experimentação e para o pluralismo visual e conceitual foram concretizados.


PROJETO DE UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE PEIXE

Autor(es): Vivan, Gisele Aparecida ; Ruoso, Jaison Douglas; Luz, Maria Laura Gomes Silva; Gomes, Mário Conill ; Pereira -Ramirez, Orlando ; Luz, Carlos Alberto Silveira
Apresentador: Gisele Aparecida Vivan
Orientador: Maria Laura Gomes Silva da Luz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:
O Brasil apresenta elevado potencial para o desenvolvimento da aqüicultura. Além de constituído por 8.400km de costa marítima, 5.500.000ha de reservatórios de água doce, clima favorável e disponibilidade de mão-de-obra, apresenta crescente demanda por pescado nos mercados interno e externo. Desta forma o projeto de uma processadora de peixes vem ao encontro da necessidade da Associação de Produtores Rurais do Município de Sobradinho-RS, Linha Brasileira, e tem por objetivo industrializar 400kg/dia de peixe já criado, em cerca de 47 açudes e tanques no local. A matéria-prima será industrializada fazendo com que o peixe perca gosto e odor característicos do ambiente de criação, e ao final do processo será embalado e congelado na forma croquetes e peixe em postas, objetivando produtos saudáveis e de alta qualidade. Depois de analisadas as quantidades de matéria-prima disponíveis e o potencial do mercado consumidor, verificou-se adequada a produção da processadora limitar-se em 6 meses por ano. A unidade foi dimensionada, compreendendo obra civil e equipamentos para o processamento. O cálculo da análise econômica foi realizado através de um orçamento completo de equipamentos, construção e outros, totalizando um investimento de R$ 171.739,70. Foram utilizados os seguintes indicadores: VPL - valor presente líquido, TIR - taxa interna de retorno, pay-back, utilizando uma taxa de juros de 15% e uma TMAR - taxa mínina atrativa de retorno, de 15%. A partir dos dados obtidos no fluxo de caixa concluiu-se que o projeto é viável economicamente e pode ser executado. Seus indicadores foram: VPL de 36.533,30, TIR de 19% e pay-back de 8,26 anos, confirmando assim sua viabilidade econômica.


QUADRANTE SOLAR: UM PATRIMÕNIO HISTÒRICO NA PRAÇA CORONEL PEDRO OSÓRIO

Autor(es): ARAÚJO, Rosa Maria Gomes ; SILVA, Ursula Rosa da
Apresentador: Rosa Maria Gomes de Araújo
Orientador: Ursula Rosa da Silva
Instituição/Departamento: IAD/Artes e cominicação
Órgão Financiador:

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QUEM É BUZZ LIGHTYEAR? DESCONSTRUINDO A SIMULAÇÃO DA IMAGEM DE UM HERÓI INFANTIL

Autor(es): Rangel, Ângela Pinto
Apresentador: Ângela Pinto Rangel
Orientador: Marie Lucie Loreto
Instituição/Departamento: Instituto de Artes e Design - UFPel/Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

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REGISTRO FOTOGRÁFICO E PRESERVAÇÃO PATRIMONIAL: COLEÇÃO DO SÉCULO XX DO MALG

Autor(es): FISS, Marluce Correa
Apresentador: Marluce Corrêa Fiss
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: Instituição de Artes e Design/ UFPEL/ Departamento de Artes Visuais/UFPEL
Órgão Financiador:

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SIM AO DESIGN PÓS-MODERNO DE DAVID CARSON: PROJETAR É PRECISO, SER MODERNISTA NÃO É PRECISO.

Autor(es): BET, Ana Paula.; HEIDEN, Roberto.
Apresentador: Ana Paula Bet
Orientador: Roberto Heiden
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

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SISTEMATIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO MUSEU DA BARONESA/PELOTAS/RS

Autor(es): PEREIRA, Clarissa Hernandes; MICHELON, Francisca Ferreira; FERREIRA, Maria Letícia ; SOUZA, Marcela Reinhardt de; GEHRKE, Cristiano
Apresentador: Clarissa Hernandes Pereira
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: IAD/UFPel/Pós-graduação
Órgão Financiador:

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SOBRE A DINAMICIDADE DE VOZES NA ATIVIDADE

Autor(es): KURZ, Cícero Augusto;
Apresentador: CÍCERO AUGUSTO KURZ
Orientador: Maria da Glória Corrêa di Fanti
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Programa de Pós-graduação em Letras-Escola de Ed.
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Esta investigação, um recorte do projeto de pesquisa Linguagem & Intersubjetividade: análise dialógica do discurso / análise dialógica do trabalho (Di Fanti, 2005), tem o objetivo de compreender características da atividade de trabalho do bancário, consideradas como lugar de subjetivação e revelação de especificidades das práticas profissionais, a partir da análise dialógica de vozes que circulam na inter-relação com discursos outros (atividades diversas). A metodologia de análise provém de uma adaptação do dispositivo de autoconfrontação (Clot & Faïta, 2000), o qual consiste na criação de situações segundas (outro tempo, outro espaço), em que o protagonista do trabalho, instigado pelo pesquisador, (re)constrói e (re)elabora o seu fazer, recuperando aspectos da própria atividade (no caso bancária), via gravação antecipadamente efetuada. A análise do material ancora-se em dois momentos indissociáveis: (a) discussão, baseada em estudos que contemplam a interface “linguagem e trabalho” (Clot & Faïta, 2000; Clot, 2004), da relação entre a “atividade realizada” (uma das faces da situação de trabalho) e o “real da atividade” (contempla o possível e o impossível, resgatado através da movimentação dialógica) e (b) reflexão sobre fenômenos lingüístico-enunciativos, na perspectiva da teoria dialógica do discurso (Bakhtin, 2003; Bakhtin/Volochinov, 2004) em interlocução com a teoria da enunciação (Benveniste, 1989, 1995). A análise tem possibilitado apreender, via dinamicidade discursiva, facetas da constituição do sujeito bancário e da sua atividade de trabalho no que se refere à dialogicidade, plurivocidade e singularidade frente à cultura da profissão.


SUPERGENERALIZAÇÃO E MOTIVAÇÃO FONÉTICA NA GRAFIA DO [W]

Autor(es): LIMA, Cinara Miranda, DHEIN, Carla Juliana Formulo
Apresentador: Cinara Miranda Lima
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: UFPel/Ensino
Órgão Financiador:

Resumo:
No português há um tipo de ditongo fonético derivado da forma fonológica VL, isto é, palavras em que a sílaba termina com uma consoante líquida lateral são comumente pronunciadas com uma seqüência vogal mais semivogal, como em ‘pa[w]co’ e ‘sa[w]’, por exemplo. Já os ditongos morfológicos que surgem da flexão das formas verbais na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo têm a vogal alta ordinariamente apagada na fala dos usuários da língua, como em ‘ele pego[O]’, por exemplo (Câmara Jr, 1970). Ao adquirir a escrita, a criança enfrenta uma tarefa bastante complexa, pois não existe uma relação isomórfica entre a fala e a escrita. Neste trabalho, tem-se o objetivo de descrever e analisar a forma como as crianças grafam o morfema número pessoal -u dos verbos na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito; e a semivogal [w] de final de sílaba, tanto no meio como final de palavra. Para tanto, foram analisados os dados extraídos do Banco de Textos pertencente à pesquisa intitulada ‘Aquisição e desenvolvimento da Escrita: Ortografia’, desenvolvida na faculdade de Educação da UFPel. Ao todo foram consultados, aproximadamente, 1000 textos produzidos por crianças de 1ª a 4ª séries de duas escolas da cidade de Pelotas, uma pública e outra particular. Foram computadas todas as palavras em que havia contexto para grafia da vogal alta e da líquida lateral em posição de coda. A análise dos dados revelou que, embora os erros não ocorram com alta incidência, são significativos, uma vez que nos ajudam a entender as hipóteses levantadas pelas crianças durante o processo de aquisição ortográfica. Pudemos verificar que a maioria dos erros encontrados na grafia das formas verbais estudadas é motivada pela supergeneralização (Menn e Stoel-Gammon, 1997), enquanto nos nomes, pela fonética da língua.


TENDÊNCIAS PÓS-MODERNAS NO DESIGN GRÁFICO DE TIBOR KALMAN PARA A REVISTA COLORS

Autor(es): HEINRICH, Fabiana; HEIDEN, Roberto
Apresentador: Fabiana Oliveira Heinrich
Orientador: Roberto Heiden
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:


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UM ESTUDO HISTÓRICO DA MODA FEMININA NA DÉCADA DE 1920 VOLTADO À IDENTIFICAÇÃO DO ACERVO TÊXTIL DO MUSEU MUNICIPAL PARQUE DA BARONESA (PELOTAS-RS)

Autor(es): SANTOS, Denise Ondina Marroni dos; MICHELON, Francisca Ferreira; LORETO, Mari Lucie da Silva
Apresentador: DENISE ONDINA MARRONI DOS SANTOS
Orientador: Francisca Ferreira Michelon
Instituição/Departamento: UFPEL/IAD
Órgão Financiador:

Resumo:


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UM ESTUDO SOBRE A AQUISIÇÃO ORTOGRÁFICA DO FONEMA /S/

Autor(es): GARCIA, Mirian Alvaro Costa; ARAÚJO, Pâmela Renata Machado; MIRANDA, Ana Ruth Moresco
Apresentador: Mirian Alvaro Costa Garcia
Orientador: Ana Ruth Moresco Miranda
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Ensino
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


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UMA EVIDÊNCIA DA INTERFACE TEORIA/AQUISIÇÃO FONOLÓGICA

Autor(es): GONÇALVES, Jael S. S.; REDMER, Clarissa D. S.; RICHARDT, Liliane G.; RIET, Susan N.; COSTA, Valéria G.
Apresentador: Jael Sânera Sigales Gonçalves
Orientador: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Programa de Pós-Graduação em Letras
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Durante o processo de aquisição da fonologia das línguas, é caso recorrente o emprego de segmentos não-marcados em lugar de segmentos marcados. Reconhecendo-se serem as líquidas consoantes marcadas em se comparando com outras classes de segmentos e verificando-se terem essas consoantes o emprego de glides em seu lugar, realizou-se pesquisa cujo objetivo fundamental foi evidenciar a interface teoria/aquisição fonológica através da relação existente entre líquidas e glides. O corpus para essa investigação foi constituído de dados gravados com crianças falantes nativas de PB, com idade entre 1:3 e 2:6 (anos: meses). Para atender ao objetivo do estudo, foi analisado o comportamento das líquidas em posição de onset silábico absoluto e medial. As análises referentes à estrutura silábica foram fundamentadas na Teoria da Sílaba apresentada em Clements (1990) e aquelas relacionadas com a estrutura interna dos segmentos tiveram base em Clements & Hume (1995), tendo como suporte a Fonologia Autossegmental. Os resultados apontaram que o processo de semivocalização, freqüente durante a aquisição da fonologia do PB, evidencia que pressupostos da teoria fonológica são capazes de explicar o comportamento de dados empíricos da aquisição da linguagem. No presente estudo, princípios de modelos teóricos não-lineares demonstraram que está na estrutura interna do segmento o fator determinante da relação líquidas/glides. A conclusão relativa ao tipo de glide usado em lugar das quatro líquidas que integram a fonologia do PB e ao contexto em que o glide [j] ou [w] é empregado em lugar dos segmentos que pertencem a essa classe de consoantes da língua também advém dos pressupostos teóricos seguidos neste estudo.


UMA VISÃO DO BILÍNGÜE ACERCA DE SEU BILINGÜISMO E AS RELAÇÕES SOCIAIS PRESENTES NESSE PROCESSO

Autor(es): FERREIRA, Mônica
Apresentador: Mônica Ferreira
Orientador: Izabella Mozillo
Instituição/Departamento: UFPEL/Letras
Órgão Financiador:

Resumo:
A intenção a partir deste estudo é verificar como o bilíngüe considera seu bilingüismo com relação a si mesmo e aos outros, se há ocorrência de uma situação de diglossia ou ainda se há preconceito por parte do bilíngüe equilibrado com relação ao desequilibrado e vice –versa e qual a influência da sociedade nessa multiplicidade de valores. Quando se focaliza o bilingüismo individual na sua interface com o social, dois fatores adquirem relevância especial – as atitudes das pessoas em relação ao uso das línguas e aos seus falantes e a motivação do indivíduo para a aprendizagem/uso da(s) língua(s). As atitudes dizem respeito ao modo como o falante se julga ou é julgado pelos seus pares com referência ao seu comportamento lingüístico enquanto a motivação está relacionada ao desejo ou ao impulso que move a ação do indivíduo/aprendiz para atingir um objetivo específico. Assim, pretende-se analisar se o comportamento lingüístico do indivíduo bilíngüe é afetado não somente pelas suas reações individuais, mas também pelas influências sociais e pela repercussão que o seu comportamento tem no meio social.


UMA VISÃO SOBRE A PRODUÇÃO EM INGLÊS FALADO COMO INTERLÍNGUA NAS AGÊNCIAS DE NAVEGAÇÃO NO PORTO DE RIO GRANDE

Autor(es): VENTURA, Bianca da Silva
Apresentador: Bianca da Silva Ventura
Orientador: Isabella Mozzillo
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de Letras
Órgão Financiador:

Resumo:
Sabe-se que o contato entre línguas sempre existiu, sendo um resultado da relação entre sociedades. Tais sociedades, por razões políticas, econômicas, sociais ou culturais, necessitam se associar por estarem compostas por indivíduos e por grupos que se comunicam entre si. Um importante exemplo de associação lingüística encontra-se na cidade de Rio Grande no Rio Grande do Sul. Apesar de o município apresentar contato com o espanhol por interligar-se com o Uruguai através da malha rodoferroviária, o sistema navegável expõe os cidadãos rio-grandinos ao contato com a língua inglesa. Nesse trabalho, pretendo discutir o contato lingüístico português / inglês, oferecendo um panorama do nível de interlíngua inglesa na linguagem portuária dos funcionários das agências de navegação de Rio Grande.


VESTIR PENSAMENTOS: A BUSCA POR PENSAMENTOS PALPÁVEIS

Autor(es): KUHN, Tatiane Schvants
Apresentador: Tatiane Schvants Kuhn
Orientador: Mari Lucie da Silva Loreto
Instituição/Departamento: Instituto de Artes e Design/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
A pesquisa busca dar ênfase a metáfora “vestir pensamentos”. Essa metáfora pode significar o ato de achar no armário pensamentos em forma material, como roupas. O trabalho intui como possível tornar os pensamentos palpáveis. Dessa maneira, seria viável colocá-los como roupas, vestí-los e tirá-los quando preciso. Sendo assim, pretende-se inter-relacionar as linguagens: escrita, visual e do vestuário para trabalhar a metáfora apresentada. Ou seja, como, então, deixar os pensamentos de forma palpável, inter-relacionando identidades autônomas: imagem/linguagem? A metodologia empregada busca identificar na história da arte e na arte contemporânea os artistas que se utilizam das palavras nas suas obras (nos suportes, materiais, e/ou técnicas) para usá-los como referências nas obras executadas. A partir de experimentações será definida a técnica a ser utilizada para dar forma aos trabalhos; se eles serão tridimensionais, bidimensionais, instalação ou performance. O estudo interdisciplinar busca referenciais na moda, na literatura, na poesia concreta, na lingüística, e especialmente nos artistas Paul Klee, Picasso e Braque, assim como Mira Schendel e Louise Bourgeois. Ao propor a mistura de linguagens o trabalho proporciona, também, novas maneiras de fazer gravura, transformando o que era essencialmente técnica e desenho em objetos de arte contemporânea. O trabalho caracteriza-se como pesquisa em artes, ou seja, realizado pelo artista pesquisador, tendo como objeto a ser pesquisado o processo de instauração do trabalho na arte. Trata-se de um exercício processual contendo uma parte prática pessoal e outra com reflexão e memorial sobre o resultado. Na prática de ateliê, realiza-se a experimentação de modalidades da litografia e materiais que melhor comuniquem o trabalho final.


VIAGEM NA MEMÓRIA DO FRAGATA: ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA DE UM "BAIRRO CIDADE"

Autor(es): OLIVEIRA, Elisabete Porto de
Apresentador: Elisabete Porto de Oliveira
Orientador: Carmem Lúcia Abadie Biasoli
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:
Este projeto de pesquisa visa investigar, reconstituir e registrar a história e cultura do bairro Fragata, bem como seu patrimônio cultural, identificando os fatores positivos e negativos em relação aos bens culturais do mesmo. Propiciar a comunidade uma reflexão e participação no resgate de sua própria história e cultura, conscientizando a comunidade sobre a importância da preservação dos bens materiais e imateriais existentes no bairro, como a história dos primeiros residentes e suas atividades, as edificações mais antigas que marcaram uma época, assim como as crenças e costumes de seus habitantes. O projeto, objetiva, também, examinar e esclarecer o que os moradores sabem sobre a história e cultura do local onde vivem, pois em pequeno espaço geográfico é possível verificar uma variedade de moradias e tradições significativas que contam um pouco da história de Pelotas. O trabalho será constituído através das fontes escritas, imagéticas e essencialmente através da memória dos moradores do bairro e, depois disponibilizado aos interessados assim que concluído.


VISLUMBRES DO VESTIR – ALINHAVANDO A MODA EM PELOTAS

Autor(es): KUHN, Tatiane Schvants
Apresentador: Tatiane Schvants Kuhn
Orientador: Mari Lucie da Silva Loreto
Instituição/Departamento: Instituto de Artes e Design/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:


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WOLFGANG WEINGART – DA ESCOLA SUÍÇA À DESCONSTRUÇÃO TIPOGRÁFICA

Autor(es): PORTO, Renata Gastal.
Apresentador: Renata Gastal Porto
Orientador: Roberto Heiden
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Artes e Comunicação
Órgão Financiador:

Resumo:


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