Home Page UFPel Universidade Federal de Pelotas
XV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Ciências Biológicas - Resumos

AÇÃO LARVICIDA DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE EXTRATO DE AMANITA MUSCARIA SOBRE MUSCA DOMESTICA

Autor(es): CÁRCAMO, Marcial Corrêa; COSTA, Elton Luiz Guimarães da, NASCIMENTO, José Soares; RIBEIRO, Paulo Bretanha
Apresentador: Marcial Corrêa Cárcamo
Orientador: Paulo Bretanha Ribeiro
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DEMP
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


ALELOPATIA DE EXTRATO AQUOSO DE AÇOITA CAVALO (LUEHEA DIVARICATA MART. ET. ZUCC.)

Autor(es): CUCHIARA, Cristina Copstein; BORGES, Clarissa de Souza; SOUZA, Sergio Alessandro Machado; ROCHA, Beatriz Helena Gomes; BOBROWSKI, Vera Lucia
Apresentador: Cristina Copstein Cuchiara
Orientador: Vera Lucia Bobrowski
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:
Luehea divaricata Mart. et. Zucc., conhecida como açoita cavalo, é uma árvore de grande importância devido a presença de fibras resistentes que compõem o vegetal, sendo sua aplicação medicinal no tratamento de bronquite, laringites e disenterias. Os estudos fitoquímicos indicam a presença de grande quantidade de taninos e monoterpenos, tanto na casca como no caule. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito alelopático do extrato aquoso de açoita cavalo sobre sementes de rúcula (Eruca vesicaria sativa (Mill) Thell), através do teste de primeira contagem, germinabilidade, índice de velocidade de germinação (IVG) e análise de crescimento. Para tanto, as sementes foram tratadas em cinco concentrações diferentes (5, 10, 20 e 40 mg/mL), e água destilada (AD) como controle negativo. O experimento foi conduzido inteiramente casualizado, com quatro repetições de 100 sementes por tratamento. As sementes foram acondicionadas em gerbox com papel germiteste embebidos com os respectivos tratamentos, sob temperatura controlada (20ºC) em câmara de germinação e avaliadas de acordo com as Regras de Análises de Sementes. Para análise de crescimento, sementes pré-geminadas em AD foram semeadas nas diferentes concentrações de extrato utilizadas e ao final de sete dias foram medidas parte aérea e radicular. No IVG observou-se um retardo na velocidade de germinação onde o controle e as concentrações de 5, 10 e 20mg/mL não diferiram entre entre si mas diferiram da concentração de 40 mg/mL. Na primeira contagem e germinabilidade o controle não diferiu das concentrações de 5, 10 e 20mg/mL assim como essas também não diferiram da concentração de 40mg/mL, mas houve diferença estatística significativa do controle em relação a concentração mais alta. Na análise de crescimento não houve diferença estatística significativa nas concentrações testadas. Então, o extrato utilizado, por causar um retardo na germinação na maior concentração, pode ter eficiência como produto alelopático.


ALTERAÇÕES METABÓLICAS NO PERFIL LIPÍDICO ASSOCIADAS AO EXERCÍCIO FÍSICO CONTÍNUO DE NATAÇÃO DECORRENTES DO AUMENTO NO TEOR DE DIFERENTES CARBOIDRATOS SIMPLES NA DIETA DE ROEDORES

Autor(es): KALB, Ana Cristina, MORENO, C. Marcelo, HARSBERG, Paula, GUERREIRO, L. Fernando, FOSSATI, Daniel, CRUZ, Glauber, CORREA, Leandro, SPERLING, Cyntia, ROMBALDI, Airton José
Apresentador: Ana Cristina Kalb
Orientador: Airton José Rombaldi
Instituição/Departamento: ESEF/UFPel/Desportos
Órgão Financiador:

Resumo:
Introdução: Atualmente, há muitos problemas nutricionais relacionados à inadequação alimentar causada por inúmeros fatores, entre os quais sócio-econômicos e culturais. O aumento geral no consumo calórico baseado, principalmente, na ingestão exagerada de carboidratos simples, tem produzido um conjunto de desordens metabólicas que iniciam por alterar o perfil lipídico. Objetivo: O objetivo deste experimento é estudar as alterações metabólicas no perfil lipídico e glicêmico associadas ao aumento no teor de carboidrato simples (frutose, glicose ou sacarose) na dieta de ratos, submetidos ao exercício físico contínuo de natação. Metodologia: Serão utilizadas 64 ratas albinas adultas da linhagem Wistar, sendo 40 animais para os grupos experimentais que serão exercitados e 24 animais para os grupos controle que serão mantidos sedentários. O sistema de natação coletivo utilizado neste trabalho será desenvolvido em tanque circular de 80 cm de diâmetro e 100 cm de altura, com água a uma temperatura de 32° C. Os animais serão adaptados e treinados no exercício aquático, de modo que possam suportar o tempo de exercício contínuo de 60min para apresentar adaptações bioquímicas e fisiológicas permanentes em conseqüência do programa de treinamento físico, com duração de 10 semanas, com a intensidade moderada com um sobrepeso de chumbo de 5% do peso corporal e a freqüência de 5 vezes por semana. Para investigar o efeito da dieta hiperglicídica será adicionado 5% de carboidrato simples (frutose, glicose ou sacarose) em água consumida durante o período após o programa de natação.


AMPLIFICAÇÃO DE PROMOTORES GÊNICOS DE EXPRESSÃO TESTICULARES

Autor(es): KAEFER, Cristian; CAMPOS, Vinicius Farias; SILVA, Evelise S.; TAVARES, Rafael A.; CAVALCANTI, Paulo Varoni; AMARAL, Marta G.; DESCHAMPS, João Carlos; COLLARES, Tiago.
Apresentador: Cristian Kaefer
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
A expressão dirigida, a determinados tecidos de interesse, promove alternativas moleculares a serem aplicadas na terapia gênica e na geração de animais biorreatores. O tecido testicular é alvo de diversas destas estratégias, tanto no tratamento de cânceres testiculares como na utilização do testículo como produtor de proteínas de interesse. No entanto, é importante determinar promotores eficientes que dirijam de forma eficiente esta expressão exógena. Considerando, que a área de remodelamento de expressão é um campo muito recente, este estudo teve como objetivo eleger dois promotores candidatos à amplificação e clonagem para expressão futura em células teciduais testiculares. As seqüências dos promotores gênicos Testin e Crisp-3 foram amplificadas por PCR com Platinum DNA Polymerase (Invitrogen®). Os primers para ambos os promotores foram desenhados no software Vector NTI 9.0® a partir, das seqüências depositadas no GenBank e EPB (Eukaryotic Promoter Database). O DNA genômico foi obtido de amostras de sangue de exemplares de camundongos balb/c do Biotério Central da Universidade Federal de Pelotas. O DNA foi extraído e purificado utilizando PureLink™ Genomic DNA Purification Kit (Invitrogen®). A qualidade do DNA foi avaliada por eletroforese em gel de agarose a 0.8%.No primer Testin F foi acrescentado o sítio para a enzima de restrição XhoI e no primer Testin R o sitio para a enzima EcoRI. A reação foi submetida a uma temperatura de anelamento de 55°C. No primer Crisp-3 F foi acrescentado o sítio para a enzima de restrição HindIII e no primer Crisp-3 R o sitio para a enzima BamHI. A reação foi submetida a uma temperatura de anelamento de 58°C. Os primers utilizados foram sintentizados com 22-24 nucleotídeos. Foram amplificados com sucesso os fragmentos esperados de 483 pb para o promotor Testin e de 872 pb para o promotor Crisp-3. Este estudo promoveu a geração de dois promotores gênicos que já estão sendo clonados em vetores de expressão de eucariotos.


ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE DIFERENTES PRIMERS UTILIZADOS EM SEXAGEM DE EMBRIÕES BOVINOS

Autor(es): TAVARES, Rafael A.; CAMPOS, Vinicius Farias; CAVALCANTI, Paulo Varoni; KAEFER, Cristian; SILVA, Evelise Sampaio; AMARAL, Marta Gonçalves; DESCHAMPS, João Carlos; COLLARES, Tiago.
Apresentador: Rafael Aldrighi Tavares
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador:

Resumo:
Avanços em biotécnicas da reprodução permitem, com grande eficiência e velocidade, obter-se o crescimento e a produtividade dos rebanhos bovinos, aumentando o número de prole de uma vaca de alto valor zootécnico. Sexagem de embrião pré-implantação, com a técnica de PCR, permite a amplificação de fragmentos de DNA, sendo rápida, simples e alta eficiência. Esta técnica utiliza pares de primers, que amplificarão regiões específicas do cromossomo y, presente em células de embriões machos. Estes associados com primers que amplificam fragmentos de DNA específicos da espécie bovina proporcionam certificação de embriões bovinos. O objetivo deste trabalho foi comparar diferentes primers utilizados na sexagem de embriões bovinos. Quatro amostras de DNA genômico bovino, duas fêmeas e dois machos, foram utilizados para análise da especificidade dos primers. Na PCR foram utilizados três pares de primers, dois pares específicos de machos e um específico da espécie bovina. Os inicializadores S4Br e S4Br, através de PCR direto, demonstram um padrão de amplificação para DNA de fêmeas, 178 pares de base e para machos 145 pares de bases. Os primers BTANRPf e BTANRPr, espécie-específica bovina, utilizado juntamente com primers RIUf e UIVr, pelo método de multiplex direto, proporcionaram amplificação de 370 pares de bases, específico para espécie bovina e 655 pares de bases, específico para cromossomo y. Os produtos obtidos pelo dois métodos de PCR foram analisados em gel de agarose a 3%. Os resultados obtidos mostram que os dois métodos de PCR com seus respectivos primers, apresentam alta especificidade, porém o par S4B, com produto esperado de 178 e 145 pares de bases, torna-se, em alguns casos, difícil a separação das bandas em gel de agarose, ao contrario dos BTANRPf, BTANRPr, RIUf e UIVr, que além de certificar que a amostra é de DNA bovino, apresenta um produto final de pares de bases de fácil identificação, visto a distânica dos fragmentos em função de suas massas moleculares.


ANÁLISE DA HIGIENIZAÇÃO DOS MANIPULADORES DO RESTAURANTE-ESCOLA DA UFPEL

Autor(es): BLUME, Simone Isabel; RIBEIRO, Gladis Aver
Apresentador: Simone Isabel Blume
Orientador: Gladis Aver Ribeiro
Instituição/Departamento: UFPel/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
As toxinfecções alimentares constituem um problema sério de Saúde Pública no Brasil, sendo que as empresas de refeições coletivas representam a maior fonte de surtos de doenças de origem alimentar. Embora a contaminação dos alimentos possa ter várias origens, desde o plantio ou criação até o consumidor, a inadequada manipulação durante o processamento e a distribuição é uma das principais causas de disseminação destas enfermidades. As mãos dos manipuladores de alimentos, quando mal higienizadas, transferem microrganismos provenientes do intestino, boca, nariz, pele, pêlos e inclusive das secreções de ferimentos. Dessa forma, podem veicular patógenos importantes como Staphylococcus aureus que habita a pele, mucosas, trato respiratório e intestino do homem, sendo as espécies de Staphylococcus coagulase positiva as que apresentam maior interesse em microbiologia de alimentos, por serem agentes de intoxicação alimentar. Sendo assim, este trabalho objetivou avaliar o grau de contaminação das mãos dos manipuladores do Restaurante-Escola da Universidade Federal de Pelotas, através da investigação de Staphylococcus coagulase positiva. A metodologia consistiu em coletas semanais das mãos dos manipuladores, num total de 30 amostras, com auxílio de swabs umedecidos em 9mL de água peptonada 0,1% estéril. Após a coleta, os swabs foram incubados a 37ºC/24h e em seguida, realizaram-se diluições decimais seriadas para execução das análises. Para quantificação de Staphylococcus coagulase positiva, utilizou-se a técnica de plaqueamento em superfície em Ágar Chapman, sendo semeadas duas placas para cada diluição que, depois de incubadas a 37ºC/24-48h, realizou-se a contagem de colônias características em placas cuja diluição apresentou entre 20 e 200 colônias típicas. Em seguida, executou-se o teste da coagulase livre para confirmação de Staphylococcus coagulase positiva. Os resultados encontrados demonstram que a higienização dos manipuladores é eficiente, visto que apenas 10% das amostras estudadas apresentaram-se contaminadas por Staphylococcus spp. e em nenhuma amostra analisada foi encontrado Staphylococcus coagulase positiva.


ANÁLISE DE MARCADORES MICROSSATÉLITES EM FUMO (NICOTIANA TABACUM L.)

Autor(es): AHLERT, Renata Juliana; CASTELO BRANCO, Juliana Severo; SOARES, Adriana Pires; MISTURA, Claudete; FARIAS, Daniel da Rosa; CARVALHO, Fernando Irajá Félix; COSTA DE OLIVEIRA, Antônio.
Apresentador: Renata Juliana Ahlert
Orientador: Antônio Costa de Oliveira
Instituição/Departamento: UFPel/Fitotecnia
Órgão Financiador:

Resumo:
Os microssatélites apresentam-se como uma das classes de marcadores mais promissoras para a ampla utilização nos programas de melhoramento genético de plantas, uma vez que são co-dominantes e multialélicos, fornecendo um elevado nível de informação genética por loco. Em plantas, os microssatélites são muito freqüentes e distribuídos ao acaso ao longo do genoma, podendo assim identificar polimorfismo em função das pequenas diferenças de tamanho entre os segmentos amplificados. Baseado no potencial da técnica de análise de microssatélites, o objetivo deste estudo foi analisar a amplificação de nove conjuntos de primers sintetizados a partir da seqüência de nove locos microssatélites derivados do cloroplasto do fumo conforme Bryan et al. (1999), na cultivar Virgínia, var. K326. A reação de amplificação foi realizada de acordo com a técnica de SSR. O produto da amplificação foi separado em gel de agarose 3% e visualizado mediante a coloração com brometo de etídio. O estudo com microssatélites na cultivar referida produziu resultados satisfatórios, pois mostrou-se positivo na produção de regiões amplificadas.


ANÁLISE DE TÉTRADES E GRÃOS DE PÓLEN EM TRITICALE HEXAPLÓIDE

Autor(es): ROSA, Patrícia Santos, CORRÊA, Maria Goreti Senna, NASCIMENTO Jr, Alfredo, BRAMMER, Sandra Patussi, VIÉGAS, Judith
Apresentador: Patrícia Santos da Rosa
Orientador: Judith Viégas
Instituição/Departamento: UFPel/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISE DO CONSUMO DE ITENS ALIMENTARES POR ALOUATTA CLAMITANS (CABRERA, 1940) EM REMANESCENTE DE MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE CAMAQUÃ, RS.

Autor(es): DAMÉ, Daiane Viegas; DREHMER, César Jaeger
Apresentador: Daiane Viegas Dame
Orientador: César Jaeger Drehmer
Instituição/Departamento: UFPel/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISE DO POTENCIAL ANTIBACTERIANO DE DUAS ESPÉCIES DE MIKANIA (LAMIACEAE)

Autor(es): SERPA, Rosana; CASTELLI, Regina Maria; LUND, Rafael Guerra; DEL PINO, Francisco Augusto Burklert; MAYUMI, Ana Albano; ROSALEN, Pedro Luiz; REHDER, Vera; RIBEIRO, Gladis Aver
Apresentador: Rosana Serpa
Orientador: Gladis Aver ribeiro
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISE IN SILICO DE SEQÜÊNCIAS GENÔMICAS CONSERVADAS PARA AMPLIFICAÇÃO DO GENE DA OVALBUMINA DE RHE AMERICANA

Autor(es): TAVARES, Rafael A.; CAMPOS, Vinicius Farias; SILVA, Evelise Sampaio; CAVALCANTI, Paulo Varoni; KAEFER, Cristian; AMARAL, Marta Gonçalves; COLLARES, Gilberto Loguercio; DESCHAMPS, João Carlos; COLLARES, Tiago.
Apresentador: Rafael Aldrighi Tavares
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador:

Resumo:
A proteína ovalbumina é uma das principais proteínas expressas em ovos de aves. Informações sobre seqüências gênicas desta proteína em ovos de Rhea americana (Emas), ainda não foram depositadas nos bancos mundiais de genes. O conhecimento da seqüência gênica desta espécie permite, a partir desta região codificadora, determinar o promotor gênico que direciona a expressão ao ovo de ema. A utilização de ferramentas de bioinformática permite criar estratégias, na busca de genomas de outras espécies conhecidas, informações importantes que facilitam e minimizam os custos no estudo de genomas de animais silvestres. Este estudo teve o objetivo de identificar regiões conservadas do gene ovalbumina, em genomas depositados no GenBank, para construção de primers para dinamizar a amplificação deste gene em Rhea americana. Para a obtenção das seqüências gênicas da ovalbumina de diversas espécies de aves, uma busca ao banco mundial de genes (GenBank) foi realizada. Estas seqüências foram inseridas no programa Vector NTI 10 (Invitrogen®) e posteriormente, foram alinhadas utilizando a função AlingX do programa. Através das informações taxonômicas, foi realizado um novo alinhamento contendo apenas seqüências gênicas da ovalbumina de espécies taxonomicamente próximas a ema. A partir da identidade entre as seqüências, foram desenhados primers nas regiões conservadas. A fita consensus, resultante do alinhamento de 8 seqüências, referentes a distintas espécies de aves, foi utilizada para a construção in silico dos primers a serem utilizados na amplificação do gene ovalbumina de Rhea americana. A seqüência alvo a ser amplificada é de 1250pb e apresenta-se altamente conservada entre as espécies estudadas. Acredita-se que através das análises realizadas seja possível amplificar o gene diretamente do genoma da ema, bem como através da utilização de cDNA obtido por RT-PCR de mRNA de ovos de emas. O resultado completo deste estudo terá depósito junto ao banco de dados GenBank.


ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE HORTALIÇAS SERVIDAS NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFPEL, CAMPUS CAPÃO DO LEÃO.

Autor(es): SILVA, Vanessa Silva da; LOPES, Caroline de Paula; RIBEIRO, Gladis Aver
Apresentador: Vanessa Silva da Silva
Orientador: Gladis Aver Ribeiro
Instituição/Departamento: UFPel/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE SALAME VENDIDO EM FEIRA LIVRE

Autor(es): VARGAS, Bianca; BAIRROS, Jacqueline; DESTRI, Kelli; RIBEIRO, Gládis Áver; NESCENTE, Patrícia
Apresentador: Bianca Languer Vargas
Orientador: Patrícia da Silva Nascente
Instituição/Departamento: UFPel/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISES RADIOGRÁFICAS DE JUNDIÁS (RHAMDIA QUELEN) SUBMETIDOS À IMPLANTAÇÃO DE MICROCHIPS

Autor(es): MENIN, A1.; VAZ, B.; MARTINS, C.R.1; MOREIRA, C.G.A. 1; ANDRÉ, J.S. 1; STURBELLE, R.T. 1; CARAPETO, L.P.2; XAVIER, F.S. 2; VASCONCELOS, K.V.; BERUALDT, J.B.; MOREIRA, M.H1
Apresentador: Angelo Menin
Orientador: Heden Luiz Marques Moreira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:
O uso de microchips com a finalidade de rastrear populações tem sido cada vez mais utilizado em peixes, evitando assim um manejo de populações em diferentes tanques de armazenamento, o que garante um resultado mais confiável quando se deseja comparar níveis de desenvolvimento. O objetivo deste trabalho foi verificar a fixação dos microchips em animais jovens, pois como estes possuem camada muscular reduzida, poderiam os dispositivos não permanecerem no tecido, impedindo assim a usa utilização. Foram utilizados 8 exemplares de jundiá (Rhamdia quelen) de diferentes tamanhos e pesos para avaliar os procedimentos de implantação de microchips TROVAN. Os implantes foram aplicados na região dorsal medial após prévia anestesia dos animais. Foram escolhidos dois animais aleatoriamente e realizadas duas radiografias com um aparelho de Raio-X Philips 1000 mA em cada animal, uma dorso ventral e outra latero lateral, com a finalidade de avaliar a posição em que se encontravam os dispositivos no momento de sua colocação. Os animais foram acondicionados em tanques de água durante uma semana, após foram submetidos a radiografias em mesmo decúbito que as primeiras visando confirmar a presença dos microchips e sua localização. Quando comparada as radiografias nas diferentes datas, observou-se que não houve migração dos microchips. A permanência dos microchips na mesma localização garante a sua utilização em outros animais de idade e tamanho semelhante, possibilitando o acondicionamento de peixes nascidos através de diferentes tratamentos de fertilização serem submetidos às mesmas condições de manejo e alimentação, proporcionando maior confiabilidade nos resultados obtidos. Não houve influência do tamanho ou peso sobre a fixação dos implantes e também não foi observado mortalidade decorrente dos procedimentos de implantação.


ÁREAS DE LACUNAS E ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA A CONSERVAÇÃO DA MASTOFAUNA NO MUNICÍPIO DE PELOTAS

Autor(es): ROSA, Clarissa Alves; LARGUE, Cristiane; BAGER, Alex
Apresentador: Clarissa Alves da Rosa
Orientador: Alex Bager
Instituição/Departamento: UCPEL/Escola de Ciências Ambientais
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


ARTROPODOFAUNA DO ESTRATO ARBUSTIVO DE UM BOSQUE DE EUCALYPTUS SP. NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autor(es): SOUZA, Daniel Alexandre Stüpp; FRANCESCHI, Raphaela da Cunha; MARTINS, Luísa Roig; MENDONÇA-JR, Milton de Souza
Apresentador: Daniel Alexandre Stüpp de Souza
Orientador: Milton de Souza Mendonça Júnior
Instituição/Departamento: UFPel/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:
Foram avaliadas a riqueza e a abundância da artropodofauna de um bosque de Eucalyptus sp. no Campus Universitário da Universidade Federal de Pelotas, município de Capão do Leão (RS). Foi demarcado um transecto de 60 metros de comprimento por 10 de largura, dividido em 3 quadrados (A, B e C). Foram obtidas através da técnica do guarda-chuva entomológico 4 quatro amostras em cada quadrado, oriundas de diferentes árvores do mesmo gênero (Lithraea). Doze grupos taxonômicos foram coletados no mês de julho de 2006, totalizando 154 espécimes, e baseados em sua abundância foram classificados da seguinte maneira: Araneæ e Hymenoptera (grupos dominantes); Coleoptera, Collembola e Psocoptera (grupos comuns); Acari, Heteroptera e Isopoda (grupos pouco comuns); Diptera, Lepidoptera e Pauropoda (grupos raros). Realizou-se a morfotipagem da ordem Araneæ, que revelou a presença de 42 morfotipos, com abundância máxima de três indivíduos por morfoespécie. Os quadrados A e C apresentaram maior abundância, tendo números médios de indivíduos coletados por amostra bastante semelhantes. Em relação a Araneæ, C foi o quadrado com maior número de indivíduos coletados, seguido de B e A, respectivamente. O quadrado A apresentou ainda a maior riqueza, possuindo representantes de 11 dos 12 grupos coletados, seguido de B (9 grupos) e C (5 grupos). Estas diferenças podem ocorrer devido a condições desiguais entre os quadrados ou pela presença de um gradiente de distribuição de recursos dentro da área de estudo.


ASSIMILAÇÃO DE NITRATO EM RAÍZES DE PLANTAS DE TRIGO NA PRESENÇA DE CÁDMIO

Autor(es): Vieira, Giulia; Amarante, Luciano
Apresentador: Giulia D' Avila Vieira
Orientador: Luciano do Amarante
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Bioquímica- IQG
Órgão Financiador:

Resumo:
O cádmio (Cd) é um metal altamente tóxico e disperso no ambiente por práticas antropogênicas. Ainda são poucas as informações sobre seus efeitos no metabolismo nitrogenado de plantas. A absorção de nitrato (NO3-) pelas raízes de plantas superiores é o principal caminho para a entrada de N na cadeia alimentar. A primeira etapa do processo de assimilação de N é a redução do NO3- a nitrito catalisada pela enzima nitrato redutase (NR). Neste trabalho buscou-se avaliar a atividade da nitrato redutase e quantificar os teores de nitrato e de aminoácidos totais em raízes de plantas de trigo na presença de Cd sob diferentes doses e tempos de exposição ao metal. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial dose x tempo (4x2), com quatro repetições. Plantas de trigo (Triticum aestivum L.), da cultivar BRS 177, foram cultivadas em casa de vegetação. A nutrição das plantas foi realizada com solução Hoagland. Ao atingirem o estádio 22, as plantas foram submetidas aos tratamentos, os quais foram realizados colocando-se 1 L/vaso de solução contendo Cd+2 nas concentrações de 0, 50, 200 e 1000 M. Dois dias após a primeira aplicação, foram acrescentados 400 mL das respectivas soluções. Aos dois e quatro dias após a exposição ao metal, procedeu-se a coleta de tecidos do sistema radicular para dosagem da atividade da NR e dos teores de NO3- e de aminoácidos totais (AAs). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. A atividade da NR e os teores de NO3- em raízes diminuiram significativamente na presença de Cd+2 em todas as doses testadas e tempos de exposição. Os teores de AAs em raízes decresceram para as três concentrações de Cd+2 aos dois dias de exposição, ocorrendo um aumento deste teor sob quatro dias. Conclui-se que os teores de nitrato, aminoácidos totais e atividade da NR em raízes de trigo são dependentes da dose de Cd+2 e tempo de exposição da planta ao metal.


ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO PARA PACIENTES QUE SOFRERAM AVULSÃO DENTÁRIA

Autor(es): KAISER,Karen Martins; DA SILVA, Anna Luisa Tellechea; XAVIER,Cristina Braga
Apresentador: KAREN MARTINS KAISER
Orientador: Cristina Braga Xavier
Instituição/Departamento: ufpel/cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
Órgão Financiador:

Resumo:
Avulsão dentaria é a completa exarticulação do dente de seu alvéolo. Possui etiologia traumática, geralmente relacionada a quedas, colisões com objetos, acidentes desportivos, automobilísticos, agressões físicas, dentre outros. Os dentes mais atingidos são os incisivos superiores, de crianças e de adultos jovens, onde o desenvolvimento radicular ainda está incompleto. O tratamento preconizado é o reimplante que, quando imediato e feito em condições adequadas, tem prognóstico excelente. Tendo em vista os problemas estéticos e funcionais decorrente da perda de dentes permanentes e a freqüência em que ocorre a avulsão, torna-se inevitável que o cirurgião-dentista tenha conhecimento de como proceder nessa situação. Esse trabalho tem o intuito de esclarecer o cirurgião-dentista, através de uma revisão de literatura, quais os procedimentos que devem ser realizados quando o paciente chega em seu consultório após o trauma, evidenciando a importância da realização de uma breve e completa anamnese, a fim de adotar as medidas adequadas em relação ao exame clínico e radiográfico, realização de contenções, prescrição medicamentosa, vacinação contra o tétano e tratamento de seguimento, após a primeira consulta. Como muitos conceitos em traumatismos dentários vêm sendo constantemente atualizados, somente a discussão e constante atualização sobre esse tema podem propiciar um atendimento adequado, evitando intervenções errôneas e favorecendo o prognóstico dos pacientes que sofreram avulsão.


ATIVIDADE ALELOPÁTICA DE MAMONA (RICINUS COMMUNIS L.) EM AQUÊNIOS DE ALFACE

Autor(es): CUCHIARA, Cristina Copstein; BORGES, Clarissa de Souza; KIRINUS, Gustavo de Paula; SILVA, Sérgio Delmar dos Anjos e; BOBROWSKI, Vera Lucia
Apresentador: Cristina Copstein Cuchiara
Orientador: Vera Lucia Bobrowski
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE DUAS ESPÉCIES DO GÊNERO MIKANIA

Autor(es): SERPA, Rosana; CASTELLI, Regina Maria; LUND, Rafael Guerra; DEL PINO, Francisco Augusto Burklert; MAYUMI, Ana Albano; ROSALEN, Pedro Luiz; REHDER, Vera; RIBEIRO, Gladis Aver
Apresentador: Rosana Serpa
Orientador: Gladis Aver Ribeiro
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
O gênero Candida abrange os patógenos causadores da Candidíase, popularmente conhecida como “sapinho”. Com o surgimento de inúmeros relatos de candidíase em pacientes imunodeprimidos, observou-se o surgimento de muitas cepas resistentes aos “azóis” comumente utilizados na terapia antifúngica. A utilização de plantas na terapia antibiótica tem sido muito estudada na busca de novos inibidores fúngicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a susceptibilidade de quatro cepas: Candida albicans (ATCC 10231), C. albicans, C. glabrata e C. tropicalis, pertencentes à micoteca do Laboratório de Bacteriologia do DEMP/IB, frente a extratos etanólicos das espécies de Mikania hirsutissima D.C. e Mikania glomerata Spreng., popularmente conhecidas como “guaco”. A técnica utilizada para determinar a Concentração Inibitória Mínima (CIM) foi Microdiluição em Caldo, de acordo com o CLSI (M27-A2), utilizando Caldo Brain Heart infusion (BHI - Acumedia®). Diluições seriadas dos extratos foram feitas variando de 900g/mL até 14,06g/mL. O Cloreto de Trifenil Tetrazólio (TTC) foi utilizado como indicador de viabilidade celular. O extrato etanólico de M. hirsutissima inibiu C. albicans ATCC 10231 à concentração de 450g/mL e C. albicans à concentração de 162g/mL, não apresentando ação sobre C. tropicalis nem C. glabrata. O extrato etanólico de M. glomerata inibiu C. albicans (ATCC 10231) e C. albicans à mesma concentração, de 900g/mL, não inibindo C. glabrata e C. tropicalis. O uso de ervas medicinais é muito difundido. Apesar de o extrato de “guaco” ter apresentado ação antifúngica neste estudo e ser considerado bastante promissor, ainda são necessários muitos estudos sobre este fitoterápico para que possa ser indicado como adjuvante no tratamento da candidíase.


AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE PRODUTOS DERIVADOS DO CYMBOPOGON CITRATUS FRENTE AO STAPHYLOCOCCUS SP.

Autor(es): SANTOS, Cibele V.; FERREIRA, Patrícia C.; LENARDÃO, EderJ.; LEITE, Fábio L.
Apresentador: Cibele Velleda dos Santos
Orientador: Fábio Leivas Leite
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
O Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf pertence à família Poaceae, originário da Índia, popularmente conhecido por capim-cidrão, capim-cidreira e capim-de-cheiro, no Brasil. Suas folhas são largamente utilizadas como sedativa, sudorífera, febrífuga, diurética, entre outras. Além disso, possui atividade antimicrobiana. O Laboratório de Síntese Orgânica Limpa (LASOL) do Instituto de Química e Geociências da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), a partir da adição de novos radicais a molécula do óleo essencial de C. citratus (citral) obteve alguns produtos, os quais foram utilizados para esta pesquisa que teve como objetivo avaliar a sua eficácia como agente antimicrobiano ao Staphylococcus sp. A modificação molecular do citral sugere a possibilidade de ocorrer diferenças que torne mais efetiva a ação contra microrganismos, quando comparadas ao óleo essencial. Staphylococcus sp. é uma bactéria coco Gram positivo de grande importância na área da saúde. A metodologia consistiu na semeadura de uma cepa de Staphylococcus sp., em placas de Petri contendo meio sólido e posterior colocação de discos de papel filtro impregnados com os produtos. As placas foram incubadas a 36°C por 24h. Nas avaliações, foram consideradas a presença de halo de inibição em torno do disco, mediu-se o diâmetro em milímetros. As reações apresentaram variações nos tamanhos dos halos, ocorrendo casos em que o produto difundiu-se no meio causando inibição, mas de forma difusa e sua mensuração foi feita através do menor raio e multiplicado por dois. Em muitos produtos ocorreram reação inibitória no crescimento bacteriano. Os resultados sugerem que as substâncias do C. citratus possuem ação bactericida e que são acentuadas quando ocorrem modificações nas suas estruturas moleculares. Entretanto, mais estudos precisam ser realizados para obtenção de melhores resultados.


AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE ROSMARINUS OFFICINALIS L. SOBRE PATÓGENOS VEICULADOS POR ALIMENTOS

Autor(es): SERPA, Rosana; CASTELLI, Regina Maria; BOBROWSKI, Vera Lucia; RIBEIRO, Gladis Aver
Apresentador: Rosana Serpa
Orientador: Gladis Aver Ribeiro
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIPROLIFERATIVA DE EXTRATOS DA CARAPA GUIANENSIS AUBL EM CULTIVOS “IN VITRO” DA LINHAGEM CELULAR MCF-7 DE ADENOCARCINOMA DE MAMA HUMANO

Autor(es): CARVALHO, Ireni Leitzke; SANTOS, Fabiana Fonseca; BEIRA, Fátima Tereza Alves; GALLI, Vanessa; GRASSMANN, André Alex; RODRIGUES, Maria Regina Alves; DEL PINO, Francisco Augusto Burket; PORTO, Danielle Alves.
Apresentador: Ireni Leitzke Carvalho
Orientador: Fátima Tereza Alves Beira
Instituição/Departamento: UFPEL/Farmacologia-IB
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIPROLIFERATIVA DO EXTRATO METANÓLICO DA JODINA RHOMBIFOLIA HOOK. ET ARN.

Autor(es): CARVALHO, Ireni Leitzke; BEIRA, Fátima Tereza Alves; BEGNINI, Karine R.; FREITAG, Rogério; BRETANHA, Lizandra Czermainski; DEL PINO, Francisco Augusto Burket
Apresentador: Ireni Leitzke Carvalho
Orientador: Fátima Tereza Alves Beira
Instituição/Departamento: UFPEL/Farmacologia-IB
Órgão Financiador:

Resumo:
Jodina rhombifolia Hook. et Arn. (família Santalaceae), conhecida popularmente no Brasil por “cancorosa de três pontas”, “erva cancorosa” e “sombra de touro”, é uma espécie nativa do Sul do Brasil, principalmente da mata de pinhais de SC e da depressão central do RS, largamente empregada na medicina caseira do sul do país sobre úlceras crônicas, carcinomas e outros ferimentos infectados. O presente estudo investigou os efeitos antiproliferativos do extrato metanólico da Jodina rhombifolia Hook. et Arn. em linhagem celular HT-29 de adenocarcinoma de colon. A obtenção do extrato foi a partir de folhas secas, utilizando-se a técnica de maceração dinâmica, à temperatura de 40oC, por 72h. Depois do período de obtenção do extrato, este foi decantado e concentrado em evaporador rotatório, diluído em DMSO e testado em cultivos “in vitro” da linhagem citada anteriormente. A linhagem celular foi incubada em atmosfera de 5% de CO2, 37°C, e então pré-incubadas por 24h (Tempo T0), para aderência celular. Posteriormente, as células foram expostas a cinco diferentes concentrações do extrato e incubado por mais 72h. As determinações finais foram realizadas após fixação das células com TCA, seguido de coloração com sulforodamina B (SRB) e leitura em Espectrofotômetro a 492 nm. Os resultados obtidos foram analisados utilizando o programa estatístico GraphPad Prism 4.0. Com base na metodologia empregada e dentro das limitações deste estudo, os resultados preliminares indicam efeitos antiproliferativos do extrato metanólico da Jodina rhombifolia na linhagem celular HT-29 de adenocarcinoma de colon.


AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES ANTIMICROBIANAS DA CAVALINHA (EQUISETUM ARVENSE L.)

Autor(es): SERPA, Rosana; CASTELLI, Regina Maria; LUND, Rafael Guerra; FREITAG, Rogério Antônio; DEL PINO, Francisco Augusto Burklert; RIBEIRO, Gladis Aver
Apresentador: Rosana Serpa
Orientador: Gladis Aver Ribeiro
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de microbiologia e parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
O emprego de produtos naturais como inibidores microbianos tem sido muito estudado, em virtude do surgimento de cepas multirresistentes a antibióticos. A “cavalinha”, Equisetum arvense L., é indicada pela medicina popular como antiinflamatória, depurativa, antioxidante, anticonvulsivante e antimicrobiana. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana dos extratos aquoso e hidroetanólico da cavalinha sobre os microrganismos Escherichia coli (ATCC 8739), Staphylococcus aureus (ATCC 25923), Pseudomonas aeruginosa (ATCC 9027), Enterococcus faecalis (ATCC 19433) e Candida albicans (ATCC 10231). O extrato aquoso foi ainda avaliado sobre E. coli O157:H7, E. coli, Enterobacter aerogenes (ATCC 13048), E. aerogenes, Bacillus cereus, Bacillus sphaericus, C. albicans, Candida tropicalis e Staphylococcus epidermidis, todos pertencendo à bacterioteca do Laboratório de Bacteriologia do DEMP/IB. A técnica usada para determinar a Concentração Inibitória Mínima (CIM) foi a de Microdiluição em Caldo, de acordo com o CLSI (M7-A6), onde diluições seriadas dos extratos foram feitas variando de 1,764mg/mL até 55,1g/mL. O Cloreto de Trifenil Tetrazólio (TTC) foi utilizado como indicador de viabilidade celular. O extrato aquoso não inibiu nenhuma das 16 cepas testadas. O extrato hidroalcoólico inibiu apenas P. aeruginosa (ATCC 9027), na concentração de 882g/ml, tendo apresentado atividade bacteriostática através do teste de Concentração Bactericida Mínima (CBM). Os resultados deste experimento sugerem uma possível utilização como desinfetante hospitalar, uma vez que P. aeruginosa é uma das maiores responsáveis por infecções nosocomiais, devido a sua capacidade de formar biofilmes em fômites e superfícies. Entretanto, um maior número de experimentos se faz necessário para determinar o potencial da “cavalinha” como antibiótico.


AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE 2,4D SOBRE A FORMAÇÃO DE CALOS A PARTIR DE ANTERAS DE MAMONA

Autor(es): Borges, Clarissa de Souza; Cuchiara, Cristina Copstein; Silva Sergio D. dos Anjos ; Bobrowski, Vera Lucia
Apresentador: Clarissa de Souza Borges
Orientador: Vera Lucia Bobrowski
Instituição/Departamento: UFPel/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO NOS FLUXOS DE FRUTIFICAÇÃO DE PLEUROTUS OSTREATOROSEUS CULTIVADO EM SUBSTRATO PASTEURIZADO

Autor(es): MINOTTO, Elisandra; BERNARDI, Eduardo; DONINI, Lorena Pastorini;NASCIMENTO, José Soares do
Apresentador: Elisandra Minotto
Orientador: José Soares do Nascimento
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
O cogumelo Pleurous ostrestoroseus é capaz de produzir em substrato pasteurizado, e normalmente esta produção se estende por até quatro fluxos no mesmo substrato. Este trabalho teve como objetivo avaliar o rendimento nos fluxos de produção do cogumelo P. ostreatoroseus cultivado no substrato capim-elefante pasteurizado O substrato seco foi imerso em água por 24 horas, e depois escorrido e pasteurizado a 100ºC durante 30 minutos. Posteriormente, foi adicionado 3% de inóculo de P. ostreatoroseus (POR01/06), sendo acondicionado em embalagens de polipropileno com 1Kg cada e incubados a 22 a 28oC até completar a fase de miceliação. Nesta fase, os sacos foram transportados para sala de frutificação a 22 a 28oC e umidade relativa de 80%, sendo os cogumelos coletados manualmente e pesados. O cultivo foi desenvolvido por um período de 90 dias compreendendo três fluxos de produção de 30 dias cada, avaliando-se a produtividade, eficiência biológica e massa fresca do cogumelo. Para todas as variáveis analisadas ocorreu decréscimo nos valores das mesmas conforme o decorrer dos fluxos de produção, sendo que a produtividade no primeiro fluxo foi de 12,60%, 5,17% no segundo e 1,85% no terceiro e a eficiência biológica foi 50,42%, 20,69% e 7,42%, respectivamente. A média de massa fresca inicialmente foi de 126,06g, passando para 51,72 e 18,55g no segundo e terceiro fluxo. Dependendo das condições de produção e instalações, não é necessário o desenvolvimento de três fluxos de produção, visto que em dois fluxos de 60 dias é possível se obter um bom nível de rendimento, com 17,8% de produtividade.


AVALIAÇÃO LABORATORIAL DE ATRATIVIDADE DE BACILLUS SPHAERICUS EM DIFERENTES MEIOS DE CULTIVO NA OVIPOSIÇÃO DE CULEX QUINQUEFASCIATUS SAY, 1823 (DIPTERA:CULICIDAE)

Autor(es): DUARTE, Juliano Lessa Pinto; MENEZES, Adriane Maria Delgado; LEITE, Fábio Pereira Leivas, RIBEIRO, Paulo Bretanha
Apresentador: Juliano Lessa Pinto Duarte
Orientador: Paulo Bretanha Ribeiro
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Microbiologia e Parasitologia - IB
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Culex quinquefasciatus está entre as espécies de insetos sinantrópicos de importância para a saúde pública, pois além de causar incômodo às populações humanas, pode ser vetor de certas doenças como a filariose. Desta forma, é importante concentrar esforços para o combate desta espécie utilizando formas alternativas, como métodos de controle seletivos, localizados e biológicos. Nesse contexto, B. sphaericus vem sendo pesquisado por apresentar ação larvicida em C. quinquefasciatus de forma bastante seletiva. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta de fêmeas de C. quinquefasciatus a diferentes meios de cultura contendo B. sphaericus. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Criação de Insetos do Instituto de Biologia. Para avaliação dos semioquímicos, foram montadas três gaiolas de C. quinquefasciatus com 25 fêmeas recém ingurgitadas, provenientes da colônia estoque do laboratório de Criação de Insetos. Estas gaiolas foram mantidas em câmara com temperatura entre 20ºC e 30ºC, fotoperíodo de 10 horas e umidade relativa do ar  80%. Como alimentação forneceu-se hidromel a 10%. Cinco dias após a hematofagia, os substratos para oviposição foram expostos à colônia em recipientes de vidro de 150mL, por quatro dias consecutivos. A bactéria foi cultivada em NYSM (meio padrão), em meio confeccionado com água resultante do processo de parboilização do arroz e em meio formulado a base de farinha de carne, como controle, utilizou-se água destilada sem a presença de Bacillus. Destes, apenas o meio com água de arroz e o grupo controle receberam posturas, sendo que o primeiro recebeu nove posturas e o outro apenas treze, correspondendo a 41 e 59%, respectivamente. Estes resultados parecem indicar certa atividade repelente ou inibidora de oviposição por parte de algum dos tratamentos testados. Para avaliar o índice de atratividade ou repelência, os substratos serão testados individualmente com p-cresol, um conhecido atrativo para oviposição de C. quinquefasciatus.


AVALIAÇÃO LABORATORIAL DE ATRATIVOS DE OVIPOSIÇÃO PARA CULEX QUINQUEFASCIATUS SAY, 1823 (DIPTERA:CULICIDAE)

Autor(es): DUARTE, Juliano Lessa Pinto; MENEZES, Adriane Maria Delgado; LEITE, Fábio Pereira Leivas, RIBEIRO, Paulo Bretanha
Apresentador: Juliano Lessa Pinto Duarte
Orientador: Paulo Bretanha Ribeiro
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Microbiologia e Parasitologia - IB
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS UTILIZADOS NO RESTAURANTE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-CAMPUS UNIVERSITÁRIO.

Autor(es): LOPES, Caroline de Paula; SILVA, Vanessa Silva da; RIBEIRO, Gladis Aver
Apresentador: Caroline de Paula Lopes
Orientador: Gladis Aver Ribeiro
Instituição/Departamento: UFPel/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
Os utensílios de cozinha e restaurantes podem conter diversos tipos de microrganismos contaminantes de importante relevância nos surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTA’s), a deficiência na higienização pode diretamente contribuir na qualidade das refeições servidas e, por conseguinte, dos serviços prestados pelo Restaurante Escola à comunidade universitária. Neste contexto, objetivou-se avaliar as condições microbiológicas dos equipamentos e utensílios utilizados no Restaurante Escola da Universidade Federal de Pelotas-Campus Universitário. As amostras foram coletadas utilizando-se a técnica de “swab-test”, perfazendo até o presente momento, um total de 25 amostras, tomadas em pontos indicativos de maior contaminação microbiana para os equipamentos e utensílios analisados, sendo estes: cortador manual de legumes, pegadores de salada e tábua de corte em uso e higienizada pronta para utilização. Os “swabs” utilizados nas coletas foram previamente embebidos em Caldo Lactosado, incubados em estufa a 36°C/24h e, após o período de incubação, as amostras foram transferidas para diluições seriadas em Água Peptonada 0,1% a fim de serem submetidas aos testes de detecção e identificação de Staphylococcus coagulase positiva, Salmonella spp. e contagem de coliformes totais e termotolerantes (a 45°C) através da técnica de NMP. As análises microbiológicas foram realizadas seguindo metodologia padrão. Não foi detectada contaminação por Salmonella sp. ou Staphylococcus coagulase positiva em nenhuma das amostras analisadas. A contagem de coliformes totais apresentou números elevados, com valores entre 1,1 x 103 até >2400 NMP.cm-2, o que representa indício de contaminação no que diz respeito à conservação e/ou a higienização dos equipamentos, favorecendo a proliferação de inúmeros microrganismos, principalmente os do grupo dos coliformes.


AVES SILVESTRES ORIUNDAS DE CATIVEIROS ILEGAIS ENCAMINHADAS AO NURFS-CETAS/UFPEL NO PERÍODO DE SETEMBRO DE 2005 A SETEMBRO DE 2006

Autor(es): BERGMANN, Fabiane Borba; D'AVILA, Rocele Vitória; MINELLO, Luiz Fernando.
Apresentador: Fabiane Borba Bergmann
Orientador: Luiz Fernando Minello
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre
Órgão Financiador:

Resumo:
O Brasil ocupa o terceiro lugar em diversidade de aves do mundo. Essas são as mais visadas para criação em cativeiro por sua beleza e canto. O tráfico de aves silvestres é um fator de risco para diversas espécies e movimenta um considerável montante de recursos no Brasil e Exterior. O presente trabalho teve como objetivo quantificar as famílias e espécies de aves mantidas em cativeiros ilegais encaminhadas ao CETAS, através de apreensões realizadas pelo IBAMA e 7ª Companhia de Policiamento Ambiental da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, no período de setembro de 2005 a setembro de 2006. Os dados foram coletados das fichas de controle de entrada dos animais no CETAS. Ingressaram 495 indivíduos de 11 famílias (Charadriidae, Columbidae, Corvidae, Emberezidae, Estrildidae, Fringilidae, Icteridae, Mimidae, Muscicapidae, Psittacidae e Ramphastidae). A família Emberezidae apresentou o maior número de entradas (357), destacando a espécie Sicalis flaveola (canário-da-terra) e Paroaria coronata (cardeal). Psitacidae foi representada por 104 exemplares dentro do montante registrado. Das espécies ameaçadas de extinção para o Estado do Rio Grande do Sul foram encontrados exemplares de Sporophila collaris (coleirinho-do-brejo) e Gubernatrix cristata (cardeal-amarelo), esta também consta na lista de animais da fauna brasileira ameaçada de extinção. As solturas, quando possíveis, foram realizadas em locais de ocorrência das espécies, conforme a autorização dos órgãos competentes. Os animais impossibilitados de retornarem à natureza foram destinados a criadouros conservacionistas através do IBAMA. Os trabalhos de tratamento e readaptação para posterior soltura desenvolvidos no CETAS têm a finalidade de contribuir para a conservação das espécies da fauna brasileira. Para que a conservação e preservação destas aves continuem gerando resultados satisfatórios é necessário a disponibilização de recursos financeiros para a fiscalização, pesquisa e educação ambiental.


BRINCANDO COM A BOTÂNICA: UMA NOVA FORMA DE APRENDER

Autor(es): WILLE, Caroline Neugebauer; MILECH, Cristini; MACIAS, Leila
Apresentador: Caroline Neugebauer Wille
Orientador: Leila de Fátima Nogueira Macias
Instituição/Departamento: UFPel/Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
O ensino de botânica, em grande parte das escolas, revela-se de forma tecnicista, onde o professor repassa os conteúdos, utilizando normalmente apenas, quadro negro, giz e livro didático. Esse tradicionalismo no ensino de botânica não faz jus à diversidade de recursos didáticos que podem ser utilizados, como aulas de campo, confecção de herbários, entre outros, gerando desinteresse e apatia dos alunos. Na tentativa de auxiliar os professores, de ensino médio, a dinamizarem o processo de aprendizagem, formulou-se um jogo didático que explora os saberes sobre botânica através de um processo recreativo, fazendo com que o aluno aprenda de forma divertida e agradável. As regras do jogo foram adaptadas de jogos de tabuleiro conhecidos, sendo utilizados papéis, cola, dados, ilustrações e fotografias entre outros materiais para confecção do tabuleiro e das peças. As questões do jogo referem-se ao conteúdo de botânica e foram elaboradas buscando envolver e relacionar conhecimentos teóricos, práticos e cotidianos do aluno. Os resultados deste trabalho serão avaliados através da utilização do jogo didático primeiro com os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas matriculados na disciplina de Morfologia e Sistemática de Fanerógamas e posteriormente em escolas da região de Pelotas com alunos do ensino médio.


CAPACIDADE FERTILIZANTE DE SÊMEN CRIOPRESERVADO DE CAMUNDONGOS (MUS MUSCULUS) DAS LINHAGENS SWISS-ALBINA E BALB/C

Autor(es): PIASSI, Lígia Maria; CORCINI, Carine Dahl; LEON, Priscila Marques Moura de; MARTINS, Naiana de Oliveira; PANZARDI, Andrea; SCHIAVON, Raquel Schiavon; DESCHAMPS, João Carlos;
Apresentador: Priscila Marques Moura de Leon
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: UFPel/Centro de Biotecnologia Agrícola
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


CARACTERIZAÇÃO DA VIABILIDADE E VIGOR DE DUAS CULTIVARES DE ABÓBORA (CUCURBITA MAXIMA DUSCHENE)

Autor(es): CASSANA, Francine Ferreira; Caroline Leivas; LÖWE, Tatiana Raquel; MARINI, Patrícia; MORAES; ABREU, Claudete Miranda; MORAES, Dario Munt de.
Apresentador: Francine Ferreira Cassana
Orientador: Dario Munt de Moraes
Instituição/Departamento: UFPel/Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
O objetivo do estudo foi avaliar a viabilidade e o vigor de sementes e o crescimento de plântulas de duas cultivares de abóbora, cv. Moranga Crioula Pataka e cv. Moranga Exposição. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fisiologia Vegetal, Departamento de Botânica, IB, UFPel. Para tal, foi realizado o teste de germinação de sementes (TG), primeira contagem de germinação (PCG) e índice de velocidade de germinação (IVG). Ao final do teste de germinação, foi determinado o comprimento da parte aérea (CPA) e do sistema radicular (CSR), massa fresca da parte aérea (MFPA) e do sistema radicular (MFSR) e massa seca da parte aérea (MSPA) e do sistema radicular (MSSR) das plântulas. A porcentagem de germinação foi da cv. Moranga Exposição foi de 97%, enquanto que da cv. Moranga Crioula Pataka foi de aproximadamente 86%. A PCG das cvs. Moranga Exposição e Moranga Crioula Pataka foi de 95 e 80%, respectivamente. Os resultados também diferiram significativamente quanto ao IVG, sendo que a cv. Moranga Exposição obteve maior velocidade de germinação (11,57), enquanto que a cv. Moranga Crioula Pataka apresentou um IVG de 5,93. Obteve-se 1,1 e 0,96 g de MSPA das cv. Moranga Exposição e Moranga Crioula Pataka, respectivamente. Os demais resultados de massa seca e fresca, bem como de crescimento das plântulas, apesar de não diferirem significativamente pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro, confirmam a superioridade da cv Moranga Exposição quanto à qualidade fisiológica de suas sementes.


CARACTERIZAÇÃO DE ISOLADOS DE LEPTOSPIRA INTERROGANS PELA ANÁLISE DE NÚMERO VARIÁVEL DE REPETIÇÕES EM TANDEM (VNTR)

Autor(es): FAGUNDES, Michel Quevedo; SEIXAS, Fabiana Kömmling; DELLAGOSTIN, Odir Antônio
Apresentador: Michel Quevedo Fagundes
Orientador: Odir Antônio Dellagostin
Instituição/Departamento: UFPel/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR E IN SILICO DE BANDAS PROTÉICAS DO PLASMA SEMINAL DE GALLUS GALLUS

Autor(es): KAEFER, Cristian; CAMPOS, Vinícius F.; SILVA, Evelise Sampaio; CAVALCANTI, Paulo V.; TAVARES, Rafael A.; van der LAAN, Guilherme M.; MIRANDA, Rossana C.; BONGALHARDO, Denise C.; AMARAL, Marta G.; DESCHAMPS, João Carlos; COLLARES, Tiago.
Apresentador: Cristian Kaefer
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


CASUÍSTICA DE MAMÍFEROS SILVESTRES ATENDIDOS NO NURFS-CETAS/UFPEL NO PERÍODO DE JUNHO DE 2004 A JUNHO DE 2006

Autor(es): BERGMANN, Fabiane Borba; D'AVILA, Rocele Vitória;AMARAL,Hugo Leonardo da Cunha; MINELLO, Luiz Fernando.
Apresentador: Fabiane Borba Bergmann
Orientador: Luiz Fernando Minello
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre
Órgão Financiador:

Resumo:
O Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre e Centro de Triagem de Animais Silvestres (NURFS-CETAS/UFPel), da Universidade Federal de Pelotas, têm como objetivo atender animais silvestres oriundos de distintas procedências no Sul do Estado do Rio Grande do Sul. No período de junho de 2004 a junho de 2006 foram assistidos 111 espécimes de mamíferos silvestres no CETAS, sendo que todos os animais foram submetidos à triagem e identificação, avaliação clínica e, quando necessário, tratamento clínico e cirúrgico. Os animais considerados aptos foram reintegrados à natureza em locais previamente determinados e o mais próximo possível do seu ponto de origem, enquanto que, aqueles que sofreram óbito foram necropsiados e o material biológico resultante dessa atividade foi destinado a setores colaboradores do NURFS-CETAS (Parasitologia, Zoologia, Morfologia, entre outros). Os mamíferos representaram o segundo maior grupo em casuística, sendo procedentes de cativeiros ilegais, órfãos e/ou enfermos. As espécies com registro no CETAS foram membros das seguintes ordens: Didelphimorphia, com predominância de gambá-de-orelha-branca, sendo a grande maioria animais órfãos (88%), Cingulata, Pilosa, Artiodactyla, Carnivora, Rodentia e Primates. Alguns dos mamíferos encaminhados ao NURFS-CETAS estão citados na lista das espécies da fauna ameaçada de extinção no RS, como o tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), o veado-virá (Mazama gouazoupira), a lontra (Lontra longicaudis), o bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans) e o gato-maracajá (Leopardus wiedii), este também presente na lista da fauna ameaçada de extinção no Brasil. Dos animais atendidos, nestes dois anos, parte foi reabilitada (32,43%) e reintegrada ao meio ambiente, enquanto que, os animais impossibilitados de reintegração (9,91%) foram encaminhados para criadouros conservacionistas através do IBAMA. Uma grande parcela sofreu óbito, devido às condições sanitárias e clínicas que foram encaminhados ao NURFS-CETAS.


CAUSAS DE MORTALIDADE DE PINGÜINS EM CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS ENTRE JANEIRO DE 2004 E SETEMBRO DE 2006

Autor(es): OSÓRIO, Luiza da Gama; XAVIER, Melissa Orzechowski; CABANA, Ângela Leitzke; MEINERZ, Ana Raquel Mano; MADRID, Isabel Martins; SOARES, Mauro; SCHRAMM, Renata; LEITE, Alice; SILVA-FILHO, Rodolfo Pinho; MEIRELES, Mário Carlos Araújo
Apresentador: Luiza da Gama Osório
Orientador: Mário Carlos Araújo Meireles
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Medicina Veterinária - Veterinária Preventiva
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


CLINOSTOMUM SPP. (TREMATODA: DIGENEA) EM RHAMDIA SPP. (JUNDIÁ) COMERCIALIZADOS EM PELOTAS, RS.

Autor(es): DIAS, Joziani Scaglioni; RODRIGUES, Alice Pozza; NEILA, Cilene Morais; BERNE, Maria Elisabeth Aires.
Apresentador: Joziani Scaglioni Dias
Orientador: Maria Elisabeth Aires Berne
Instituição/Departamento: UFPel/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


CLONAGEM DA GLICOPROTEÍNA IV (GD) DE HERPESVIRUS BOVINO TIPO 5 EM SISTEMA DE EXPRESSÃO HETERÓLOGO PICHIA PASTORIS

Autor(es): DUMMER, Luana Alves; MORAES, Carina Martins; ROCHA, Andréa da Silva Ramos; CONCEIÇÃO, Fabricio Rochedo; VIDOR, Telmo; LEITE, Fábio Pereira Leivas
Apresentador: Luana Alves Dummer
Orientador: Fábio Pereira Leivas Leite
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


CLONAGEM DE FRAGMENTOS GÊNICOS DO PROMOTOR CRISP-1 PARA AVALIAÇÃO DA EXPRESSÃO EXÓGENA EM CÉLULAS DO EPIDÍDIMO DE CAMUNDONGOS TRANSGÊNICOS

Autor(es): SILVA, Evelise Sampaio; CAMPOS, Vinicius Farias; CAVALCANTI, Paulo Varoni; TAVARES, Rafael A.; KAEFER, Cristian; SEIXAS, Fabiana Kömmling; AMARAL, Marta Gonçalves; DESCHAMPS, João Carlos; COLLARES, Tiago;
Apresentador: Evelise Sampaio da Silva
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


CLONAGEM DIRECIONAL DE ANTÍGENOS SECRETADOS DE MYCOPLASMA HYOPNEUMONIAE EM PET200D-TOPO

Autor(es): GALLI, Vanessa; HARTWIG, Daiane; SIMIONATTO, Simone; LUERCE, Tessália Diniz; POHL, Paula Cristiane; DELLAGOSTIN, Odir Antônio
Apresentador: Vanessa Galli
Orientador: Odir Antônio Dellagostin
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


CLONAGEM DO GENE FIMA DE SALMONELLA ENTERITIDIS PARA IMUNIZAÇÃO GENÉTICA VISANDO A PRODUÇÃO DE ANTICORPOS MONOCLONAIS

Autor(es): MOREIRA, Ângela N.; CONCEIÇÃO, Fabricio R.; CONCEIÇÃO, RITA de Cássia S.; DIAS, Clarice N.; DELLAGOSTIN, Odir Antonio ; CARVALHAL, José B.; ALEIXO, José Antonio G.
Apresentador: Clarice Nunes Dias
Orientador: José Antonio Guimarães Aleixo
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Nutrição
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


CLONAGEM DO PROMOTOR GÊNICO AMH (ANTI-MULLERIANO HORMONE) DE GENOMA HUMANO EM VETOR COMERCIAL PZSGREEN®

Autor(es): AMARAL, Marta Gonçalves; CAMPOS, Vinícius Farias; CAVALCANTI, Paulo Varoni; SILVA, Evelise Sampaio; KAEFER, Cristian; TAVARES, Rafael A.; GUTTIER, Celso; DESCHAMPS, João Carlos; COLLARES, Tiago.
Apresentador: Marta Gonçalves Amaral
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador:

Resumo:
Promotores gênicos são usados para direcionar a expressão de genes de interesse em tecidos e fluidos específicos, visando uma futura produção de fármacos para terapia de patologias. O objetivo deste estudo foi amplificar e clonar o promotor gênico AMH do genoma humano para gerar vetores recombinantes destinados a estudos em transgênese animal e terapia gênica. As informações foram obtidas através do GenBank, e do software VectorNTI 10 (Invitrogen®), onde foram desenhados primers para a PCR, com anelamento a 50 ºC. Foi utilizado o vetor comercial pZsGreen (Clontech®), que apresenta um gene repórter fluorescente, fusionado ao sítio de clonagem dos fragmentos de interesse. Os primers amplificaram um fragmento de aproximadamente 423pb, conforme massa molecular esperada para AMH-1. O fragmento amplificado foi purificado usando kit GFX DNA (Amershan®) e digerido com as enzima XhoI e EcoRI. O vetor pZsGreen foi digerido com as mesmas enzimas. A ligação do inserto foi realizada com T4 DNA ligase (Invitrogen®). Após a ligação, o vetor foi purificado para eletroporação em E. coli TOP10. Foi realizado o pré-inóculo e posterior plaqueamento em meio contendo canamicina. Foram selecionados clones recombinantes e realizado o cultivo em meio líquido. Após cultivo, foi realizado extração plasmidial utilizando kit GFX miniprep (Amershan®). Os vetores purificados em larga escala foram digeridos com enzimas de restrição para caracterização da clonagem gênica e presença do inserto. Foi possível observar a completa liberação do fragmento de 423pb, correspondente ao promotor AMH-1. O vetor recombinante, construído neste estudo, será seqüenciado para caracterização e posterior utilização em linhas de pesquisas em desenvolvimento por nosso grupo de pesquisa, como transgênese animal e terapia gênica.


CLONAGEM E EXPRESSÃO DE UMA PROTEÍNA DE MEMBRANA EXTERNA DE LEPTOSPIRA INTERROGANS EM PICHIA PASTORIS.

Autor(es): DOSSA, Robson Grando; SEIXAS, Fabiana Kömmling; DELLAGOSTIN, Odir Antônio.
Apresentador: Robson Grando Dossa
Orientador: Odir Antônio Dellagostin
Instituição/Departamento: UFPel/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


CLONAGEM, EXPRESSÃO E PURIFICAÇÃO DA LECTINA DE BAUHINIA FORFICATA EM ESCHERICHIA COLI

Autor(es): CAMACHO, Natália Neutzling; PINTO, Luciano da Silva; DELLAGOSTIN, Odir Antônio
Apresentador: Natália Neutzling Camacho
Orientador: Odir Antônio Dellagostin
Instituição/Departamento: Universidade Federal Pelotas/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


CLONAGEM, EXPRESSÃO E PURIFICAÇÃO DA REGIÃO C-TERMINAL DO GENE DNAK DE MYCOPLASMA HYOPNEUMONIAE EM ESCHERICHIA COLI

Autor(es): LUERCE, Tessália Diniz; SIMIONATTO, Simone; DELLAGOSTIN, Odir Antônio.
Apresentador: Tessália Diniz Luerce
Orientador: Odir Antonio Dellagostin
Instituição/Departamento: UFPel/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


COMBINAÇÃO DE FITORREGULADORES PARA O DESENVOLVIMENTO RADICULAR DE SALVIA MICROPHYLLA CULTIVADAS IN VITRO

Autor(es): RODRIGUES, Isabel Corrêa da Silva; LIMA, Cláudia Simone Madruga; BANDEIRA, Juliana de Magalhães; RIBEIRO, Márcia Vaz; RUBIN, Sílvia; BRAGA, Eugenia Jacira Bolacel
Apresentador: Isabel Corrêa da Silva Rodrigues
Orientador: Eugenia Jacira Bolacel Braga
Instituição/Departamento: UFPel/Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
Para obtenção de mudas sadias com alta qualidade fitossanitária e uniformidade genética utiliza-se a micropropagação associada à cultura de meristemas. O ANA adicionado ao meio tende a inibir o crescimento normal da parte aérea, porém, em associação com o BAP, pode favorecer ainda mais a qualidade das plantas. Salvia microphylla, conhecida popularmente com melhoral, é considerada uma planta condimentar e medicinal devido aos compostos terpênicos. Este trabalho objetivou adequar combinação e concentração dos fitorreguladores visando o enraizamento de plantas de S. microphylla para posterior aclimatização. Segmentos nodais, com aproximadamente 1,0 cm, oriundos de plantas pré-estabelecidas in vitro, foram inoculados em frascos com MS, acrescido das combinações de BAP (0, 1 e 2 mg L-1) e ANA (0; 0,25 e 0,5 mg L-1). As culturas foram mantidas em sala de crescimento com temperatura 25 ± 2°C, 16 horas de fotoperíodo e 48 µmol m-2 s-1 de fluxo de fótons por 40 dias. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3X3 com cinco repetições, sendo cada uma representada por um frasco contendo quatro explantes. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey com 5% de probabilidade. Houve 100% de enraizamento em todos os tratamentos, exceto no contendo 2 mg L-1 de BAP e 0,5 mg L-1 de ANA. As variáveis analisadas apresentaram diferença significativa, sendo a maior média para o número de raízes principais (13,00) obtida em meio sem suplementação de reguladores. Enquanto que, em relação ao comprimento da raiz principal a maior média (6,25 cm) foi encontrada no meio acrescido de 0,5 mg L-1 de ANA e ausência de BAP, não diferindo estatisticamente do meio MS sem adição de fitorreguladores. Considerando os resultados acima, conclui-se que o meio básico MS, sem reguladores de crescimento proporciona alta porcentagem de enraizamento e maior número de raízes por planta da espécie em estudo.


COMPARAÇÃO DE PROTOCOLOS PARA EXTRAÇÃO DE DNA DE CÉLULAS DA MUCOSA ORAL HUMANA

Autor(es): SANTOS, Betânia Rodrigues dos; NEDEL, Fernanda; OLIVEIRA, Isabel Oliveira de
Apresentador: Betânia Rodrigues dos Santos
Orientador: Isabel Oliveira de Oliveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Fisiologia e Farmacologia
Órgão Financiador:

Resumo:
Considerando o interesse na obtenção de um banco de DNA da coorte de nascidos em Pelotas em 1993, a partir de células da mucosa oral, resolveu-se comparar dois protocolos de extração de DNA: um baseado em extração com NaCl (protocolo A) e o outro, num kit comercial, Buccal Cell Kit PurgeneTM Gentra Systems (protocolo B). Para tal, foram coletadas quatro amostras de cinco indivíduos totalizando 20 amostras, dez para cada protocolo. A obtenção do material foi feita através da fricção da mucosa com quatro escovas especiais, respectivamente, no sulco superior direito e esquerdo e no sulco inferior direito e esquerdo. As amostras foram armazenadas em tubos de 1,5ml à 4ºC por dois dias, antes de sofrer o processamento. O protocolo A foi baseado no de Muller e colaboradores (1988), que indica o uso de Proteinase K, precipitação protéica com NaCl 6M, duas lavagens com etanol 70% e, uma com etanol 100%. O protocolo B utiliza uma solução de lise celular, RNAase, uma solução de precipitação protéica e uma solução de hidratação. A avaliação das amostras foi realizada através da leitura em espectrofotômetro, e em gel de agarose 1,0%. A concentração média de DNA obtida no protocolo A foi de 0,1540 µg/µl ± 0,0372, e a relação A260/A280 nm (RAT) de 1,77 ± 0,3390; no protocolo B a concentração média foi de 0,3155µg/µl ± 0,0404 e, a RAT de 1,65 ± 0.0559. A análise estatística pelo teste U de Mann-Whitney apontou uma diferença significativa entre os protocolos, sendo maior a concentração de DNA obtido no protocolo B do que no A (p=0,001); por outro lado, embora a RAT tenha sido melhor no protocolo A do que no B, indicando menor contaminação com proteínas, a eletroforese em gel de agarose mostrou menor fragmentação de DNA no protocolo B do que no A. Frente aos resultados preliminares obtidos, podemos concluir que apesar de discutida na literatura a vantagem financeira do protocolo A, é necessária sua melhor padronização.


COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS DE RITCHIE E HOFFMANN PARA DIAGNÓSTICO DE PARASITOSES INTESTINAIS EM CÃES

Autor(es): RECUERO, Ana Lúcia Coelho; CADEMARTORI, Beatris Gonzalez; BERNE, Ana Cristina; RECUERO, Rebeca da Cunha; KEPPS Marcela Silva Souza Fonseca; SCAINI; Carlos James; FERNANDES, Cláudia Pinho Hartleben; BROD, Claudiomar Soares
Apresentador: Ana Lúcia Recuero
Orientador: Claudiomar Soares Brod
Instituição/Departamento: UFPEL/Veterinária Preventiva
Órgão Financiador:

Resumo:
Na rotina laboratorial, utiliza-se mais de um método para detecção das diferentes formas evolutivas de helmintos e de protozoários, visando aumentar o número de casos positivos. O método centrífugo-sedimentação pela solução de formol-éter (Ritchie), bem como o método de sedimentação espontânea (Hoffmann) são utilizados para evidenciar ovos e larvas de helmintos e cistos e oocistos de protozoários. Para avaliar a sensibilidade e especificidade das técnicas, coletou-se 75 amostras de fezes de 25 cães, onde de cada animal coletou-se três amostras em dias alternados. Detectou-se, com as duas técnicas, que 14 cães estavam parasitados (56%), encontrando-se Toxocara spp., Ancylostoma spp., Trichuris vulpis, Giardia lamblia e Isospora sp.. Na totalidade das amostras, 25 foram positivas para Hoffmann e 20 para Ritchie. A Sensibilidade e Especificidade do Ritchie foram avaliadas em relação ao Hoffmann. Quanto ao diagnóstico de Toxocara spp., observouse sensibilidade de 62,5% e especificidade de 100%, com um risco relativo (RR) de detectar a parasitose 23,3 vezes superior para o Hoffmann (7,71 < RR < 70,60), com um P< 0,001. Em relação ao Ancylostoma spp., encontrou-se 100% de sensibilidade e especificidade. Quanto ao T. vulpis, a sensibilidade foi de 66,6% e a especificidade de 100%, ou seja, todo positivo no Ritchie será positivo no Hoffmann, mas nem todo negativo no Ritchie será realmente negativo, em função de uma sensibilidade muito baixa. Na detecção de protozoários, encontrou-se 100% de sensibilidade e especificidade para cistos de G. lamblia. Entretanto, para oocistos de Isospora sp. a sensibilidade foi de 71,4% e a especificidade de 98,4%, com um risco relativo (RR) de detectar a parasitose 14,55 vezes superior para o Hoffmann (5,53 < RR < 38,26), com um P< 0,001. Conclui-se que, Ancylostoma spp. e G. lamblia podem ser detectados por qualquer das técnicas, entretanto, Toxocara spp., T. vulpis e Isospora sp. são detectados com maior acurácia pela técnica de Hoffmann.


COMPARAÇÃO ENTRE PROTEÍNAS PRESENTES NO PLASMA SEMINAL DE JUNDIÁS (RHAMDIA QUELEN) CULTIVADOS E SELVAGENS

Autor(es): CAMPOS, Vinicius Farias; CAVALCANTI, Paulo Varoni; KAEFER, Cristian;SILVA, Evelise Sampaio; SEIXAS, Fabiana Kömmling; AMARAL, Marta Gonçalves; LUCIA JR., Thomaz; DESCHAMPS, João Carlos; COLLARES, Tiago
Apresentador: Vinicius Farias Campos
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


COMPARAÇÃO IN SILICO ENTRE GENOMAS MITOCONDRIAS (MTDNA) DE STRUTHIO CAMELUS E RHEA AMERICANA

Autor(es): COLLARES, Tiago; CAMPOS, Vinicius Farias; CAVALCANTI, Paulo Varoni; KAEFER, Cristian; SILVA, Evelise Sampaio; TAVARES, Rafael A; AMARAL, Marta Gonçalves; COLLARES, Gilberto Loguercio; DESCHAMPS, João Carlos;
Apresentador: Tiago Collares
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


COMPORTAMENTO MEIÓTICO DE GENÓTIPOS DE TRITICALE HEXAPLÓIDE

Autor(es): CORRÊA, Maria Goreti Senna, ROSA, Patrícia Santos, NASCIMENTO Jr., Alfredo, BRAMMER, Sandra Patussi, VIÉGAS, Judith
Apresentador: Maria Goreti Senna Corrêa
Orientador: Judith Viégas
Instituição/Departamento: UFPel/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


CONSTRUÇÃO DE PRIMERS PARA AMPLIFICAÇÃO DE DIFERENTES REGIÕES DO PROMOTOR EUCARIÓTICO UROMODULIN DE EXPRESSÃO NA URINA

Autor(es): CAMPOS, Vinicius Farias; CAVALCANTI, Paulo Varoni; KAEFER, Cristian; SILVA, Evelise Sampaio; TAVARES, Rafael Aldrigui; AMARAL, Marta Gonçalves; DESCHAMPS, João Carlos; COLLARES, Tiago
Apresentador: Vinicius Farias Campos
Orientador: Tiago Collares
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A secreção de proteínas em fluidos corporais de animais transgênicos tem fornecido um importante meio de manufatura de alta qualidade e quantidade de proteínas de uso terapêutico. Uma alternativa interessante é a expressão de proteínas na urina, visto que estas poderiam ser coletadas logo após o nascimento, de ambos os sexos e durante toda vida do animal transgênico. Neste sentido, estudos em biologia molecular e bioinformática tornam-se essenciais para o sucesso da geração de um modelo animal biorreator de expressão na urina. Este trabalho teve por objetivo construir primers em diferentes regiões do promotor e do gene uromodulin de cabra (Capra hircus), buscando amplificar fragmentos com seqüências regulatórias e fatores de transcrição que aumentem a especificidade da expressão gênica de interesse na urina. A seqüência do gene uromodulin de cabra foi obtida do GenBank sob o número de acesso AY702660. Os primers foram construídos usando o software Vector NTI 9.0 (Invitrogen®, Carsbad, USA). Foram construídos seis pares de primers (uro1, uro2, uro3, uro4, uro5 e uro6) para amplificação de seis distintas regiões flanqueadoras 5’. Três pares de primers foram construídos para a amplificação de distintas regiões do promotor uromodulin. O par uro1 está construído para amplificar toda a região do promotor uromodulin. Os pares uro2 e uro3 amplificam regiões distintas dentro do promotor. Os pares uro4, uro5 e uro6 foram desenhados para amplificar outras três regiões distintas que contém diferentes regiões regulatórias e fatores de transcrição. Promotores eucarióticos contêm determinadas sequências nucleotídicas que promovem o aumento ou diminuição ou até o silenciamento da expressão gênica. Estes primers usados para amplificação de diferentes regiões do promotor uromodulin irão permitir a realização de testes de geração de animais transgênicos para verificar o potencial de direcionamento e a força da expressão das diferentes regiões deste promotor.


CONSTRUÇÃO DE UM VETOR DE EXPRESSÃO EM PLANTAS UTILIZANDO O GENE BVL I, VISANDO RESISTÊNCIA A INSETOS

Autor(es): SANT`ANNA, Anna Lia; DELLAGOSTIN, Odir Antônio; PETERS, José Antônio; PINTO, Luciano da Silva
Apresentador: Anna Lia Sant'Anna
Orientador: Luciano da Silva Pinto
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotcnologia
Órgão Financiador:

Resumo:
As lectinas de plantas são proteínas com capacidade de reconhecer e ligar-se a glicoconjugados presentes na superfície externa de microorganismos ou expostos ao longo do trato intestinal de insetos predadores de plantas. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi construir um vetor de expressão em plantas, utilizando o gene da lectina bvl I de Bauhinia variegata visando à transformação genética de alface e sua resistência a insetos. Para isso, sementes de B. variegata foram colocadas para germinar em meio MS e o DNA vegetal extraído de folhas recém expandidas pelo método da lise alcalina. O gene da lectina de bvl I foi amplificado por PCR e o produto de PCR clonado nos vetores pGA643 e pCAMBIA1305.1, sendo os plasmídeos recombinantes inseridos em E. coli TOP 10 por eletroporação. As células transformadas foram selecionadas em meio LB semi-sólido contendo canamicina. O DNA plasmideal das colônias selecionadas foi preparado usando “GFX micro plasmid purification Kit” e os clones foram analisados em relação à presença do gene bvl I por PCR e verificado em gel de agarose 0,8%. Das colônias transformadas com a construção bvl I/pGA643, apenas uma foi positiva, enquanto para bvl I/pCAMBIA1305.1 foram identificadas seis colônias. Estes plasmídeos foram transferidos para Agrobacterium tumefaciens LBA4404 por eletroporação e os clones recombinantes estocados em meio com glicerol a 10% a –70°C. Como a inserção do gene foi confirmada por PCR, conclui-se que seja possível a transformação da planta de interesse a fim de verificar a expressão da lectina e seu efeito sobre insetos incidentes.


CONSTRUÇÃO DE VETOR RECOMBINANTE CONTENDO O PROMOTOR GÊNICO CLUSTERIN (TRPM-2) ATIVO NA REGULAÇÃO DA EXPRESSÃO GÊNICA EM CÂNCER DE PRÓSTATA

Autor(es): AMARAL, Marta Gonçalves; CAMPOS, Vinicius Farias; SILVA, Evelise Sampaio; KAEFER, Cristian; CAVALCANTI, Paulo Varoni; TAVARES, Rafael A.; SEIXAS, Fabiana K.; DESCHAMPS, João Carlos; COLLARES, Tiago.
Apresentador: Marta Gonçalves Amaral
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


CULTIVO DE PLEUROTUS OSTREATUS (JACQ.: FR.) KUMMER EM SUBSTRATO CAPIM-ELEFANTE (PENNISETUM PURPUREUM SCHUM) SUPLEMENTADO COM FARELOS

Autor(es): MINOTTO, Elisandra; DONINI, Lorena Pastorini; BERNARDI, Eduardo; NASCIMENTO, José Soares do
Apresentador: Elisandra Minotto
Orientador: José Soares do Nascimento
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


CULTIVO DE PLEUROTUS SPP. NO SUBSTRATO CAPIM-ELEFANTE (PENNISETUM PURPUREUM SCHUM) PASTEURIZADO

Autor(es): BERNARDI, EduardO; MINOTTO, Elisandra; DONINI, Lorena Pastorini; NASCIMENTO, José Soares do
Apresentador: Eduardo Bernardi
Orientador: José Soares do Nascimento
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


CULTIVO E CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS DE PLEUROTUS OSTREATUS E PLEUROTUS SAJOR-CAJU EM SUBSTRATO PASTEURIZADO

Autor(es): BERNARDI, Eduardo; MINOTTO, Elisandra; DONINI, Lorena Pastorini; NASCIMENTO, José Soares do
Apresentador: Eduardo Bernardi
Orientador: José Soares do Nascimento
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produtividade, eficiência biológica, massa fresca, determinar a relação C/N inicial e final do substrato e a composição centesimal dos cogumelos Pleurotus ostreatus (BF24) e Pleurotus sajor-caju (PSC96/03 e PSC01/06) produzidos no substrato capim-elefante Pennisetum purpureum pasteurizado. O substrato foi pasteurizado a 100ºC durante 30 minutos, em seguida foi inoculado com 3% de spawn de Pleurotus ostreatus (BF24) e Pleurotus sajor-caju (PSC96/03 e PSC01/06), sendo acondicionado em embalagens de polipropileno com 1Kg cada. A linhagem BF24 apresentou maior massa fresca (281,19g), eficiência biológica (112,46%) e produtividade (28,11%). O substrato apresentou relação C:N inicial de 162:1, visto que após o cultivo a menor relação (68:1) foi obtida no substrato onde foi produzido P. sajor-caju (PSC01/06). A linhagem PSC96/03 apresentou maiores teores de proteínas frente às outras linhagens, tendo a BF24 maior teor de lipídios seguida de PSC01/06 e PSC96/03, respectivamente. Quanto ao teor de carboidratos e cinzas, as diferentes espécies e linhagens não apresentaram diferenças significativas, já para a quantidade de fibras as linhagens BF24 e PSC01/06 não mostraram diferenças entre si, porém foram superiores a PSC96/03.


CULTIVO IN VITRO DA BROMÉLIA NEOREGELIA SP.

Autor(es): Zepka, Ana Paula dos Santos; Larré, Cristina Ferreira
Apresentador: Ana Paula dos Santos Zepka
Orientador: Cristina Ferreira Larré
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


DESENVOLVIMENTO DA PARTE AÉREA COM COMBINAÇÃO DE FITORREGULADORES NA MICROPROPAGAÇÃO DE SALVIA MICROPHYLLA

Autor(es): BANDEIRA, Juliana de Magalhães; LIMA, Cláudia Simone Madruga; RUBIN, Sílvia; RIBEIRO, Márcia Vaz; RODRIGUES, Isabel Corrêa da Silva; BRAGA, Eugenia Jacira Bolacel
Apresentador: Juliana de Magalhães Bandeira
Orientador: Eugenia Jacira Bolacel Braga
Instituição/Departamento: UFPel/Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
Salvia microphylla, conhecida popularmente como melhoral, possui importância medicinal e é largamente utilizada como febrífuga, sendo também considerada condimentar e ornamental. A micropropagação visa à obtenção de mudas em larga escala com qualidade sanitária e uniformidade genética para síntese de metabólitos secundários e/ou produção de óleos essenciais pela indústria farmacêutica. O presente trabalho teve como objetivo determinar a melhor concentração e combinação dos fitorreguladores BAP e ANA para a obtenção de plantas com melhores qualidades morfológicas e fisiológicas para posterior aclimatização, extração de óleo essencial e comercialização das mudas. Segmentos nodais, com aproximadamente 1,0 cm, oriundos de plantas pré-estabelecidas in vitro, foram inoculados em frascos contendo meio MS, acrescido das combinações de BAP (0, 1 e 2 mg L-1) e ANA (0; 0,25 e 0,5 mg L-1) e após transferidos à sala de crescimento com temperatura 25 ± 2°C, 16 horas de fotoperíodo e 48 µmol m-2 s-1 de fluxo de fótons por 40 dias. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3X3 com cinco repetições, sendo cada uma representada por um frasco contendo quatro explantes. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey com 5% de probabilidade de erro. As variáveis analisadas apresentaram diferença significativa, onde as maiores médias foram obtidas no meio livre de reguladores para altura (7,87 cm) e número médio de folhas (11,50). Para o número médio de brotos (5,75), de gemas (14,13) e de entrenós (6,37) apresentaram os maiores valores no meio suplementado com 2 mg L-1 de BAP, não diferindo estatisticamente do meio sem adição de reguladores. Diante do exposto pode-se concluir que o meio MS sem suplementação de reguladores de crescimento é o mais adequado para o desenvolvimento da parte aérea da espécie em estudo. Apoio: CAPES


DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS PARA O EFLUENTE DE UMA INDÚSTRIA DE ÓLEO VEGETAL

Autor(es): VIEIRA, Juliana Guerra, GOMES, Carolina Baptista, SANTOS, Sayonara Porto dos, CALDAS, Sergine Souza, PIEDRAS, Sérgio Renato Noguez, ISOLDI, Loraine André
Apresentador: Juliana Guerra Vieira
Orientador: Loraine André Isoldi
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de ciências ambientais
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA GIARDÍASE USANDO MÉTODOS COPROLÓGICOS TRADICIONAIS E MÉTODO DE ELISA

Autor(es): BERNE, Ana Cristina; CADEMARTORI, Beatriz Gonzales; SCAINI, Carlos J.; BERNE, Maria Elisabeth Aires.
Apresentador: Ana Cristina Berne
Orientador: Maria Elisabeth aires Berne
Instituição/Departamento: Universidade Federal Pelotas/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


DIMINUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE LIXO COMO FATOR DE MELHORAMENTO DA QUALIDADE DE VIDA

Autor(es): RODRIGUES, Hélen Claudine; AMORIM, Rubia Graciele; SILVA, Lucimara;
Apresentador: Hélen Claudine Saliba Rodrigues
Orientador: Viter Magalhães Pinto
Instituição/Departamento: Universidade Da Região da campanha/Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Arte
Órgão Financiador:

Resumo:
Este trabalho se resume numa pesquisa bibliográfica sobre os efeitos dos vários tipos de deposição de resíduos sólidos (lixo) sobre a vida humana, buscando enquadrar as diversas situações dentro de um enfoque educativo como alternativa de minimizar a produção e adequar o acondicionamento desses resíduos de forma de evitar a degradação ambiental, e aumentar a capacidade de geração de renda, por meio do trabalho de reciclagem, destacando esta como uma das melhores opções para a destinação final do lixo doméstico urbano, citando como exemplo o município de Bagé. Este estudo tem por objetivo verificar os riscos da deposição inadequada do lixo urbano e, em especial, alertar a importância da conscientização da população para a aplicação da coleta seletiva de lixo, através do que será possível haver um reaproveitamento maior dos resíduos por meio da reciclagem, diminuindo, dessa forma, os grandes depósitos de lixo urbano, explorando os recursos renováveis e não renováveis e barateando o custo de muitos produtos para a própria população. Há que se salientar que o projeto desenvolvido na cidade de Bagé há alguns anos vem dando resultado atualmente, com a deposição adequada dos resíduos sólidos resultantes da coleta de lixo em aterros sanitários, onde todos os cuidados de deposição são tomados, bem como a criação da Associação dos Separadores de Material Reciclável, que, além de minimizar a quantidade de lixo depositada no aterro, serve como fator de aumento de renda para muitas famílias que não têm emprego. Palavras-chave: Lixo, meio ambiente, resíduos sólidos, reciclagem.


DISTRIBUIÇÃO DE VARIABILIDADE GENÉTICA POR MICROSSATÉLITES NA RAÇA DE EQÜINOS CRIOULO (EQUUS CABALLUS)

Autor(es): FRANCESCHI, Raphaela da Cunha; BRESSEL, Roberta Mattos Collares; MALONE, Emília; MOREIRA, Heden Luiz Marques.
Apresentador: RAPHAELA DA CUNHA FRANCESCHI
Orientador: Roberta Mattos Collres Bressel
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


DISTRIBUIÇÃO E FREQÜÊNCIA DOS GÊNEROS DE DIATOMÁCEAS NO SACO DO LARANJAL, LAGOA DOS PATOS, PELOTAS, RS

Autor(es): TALGATTI, Dávia Marciana; GARCIA, Marinês
Apresentador: Dávia Marciana Talgatti
Orientador: Marinês Garcia
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Botânica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O Saco do Laranjal (31º41’42’’S-52º01’57’’W e 31º47’01’’S-52º13’08’’W) está localizado no estuário da Lagoa dos Patos, região que apresenta acentuada flutuação de salinidade. Os levantamentos florísticos são importantes porque contribuem para o conhecimento da biodiversidade do local estudado, ajudando a caracterizar e acompanhar a evolução do impacto antrópico de um determinado ecossistema. O objetivo deste trabalho foi identificar os gêneros que compõem a diatomoflora do Saco do Laranjal, analisando a distribuição e freqüência destes. As amostras de areia foram coletadas mensalmente em 2005 nas seguintes estações: Canal São Gonçalo, Pontal da Barra do Canal São Gonçalo, Calçadão, Esgoto, Praia do Totó, Arroio Totó e em Frente ao Ecocamping. Para verificar a freqüência dos gêneros foram contadas 400 valvas. Foram identificados 34 gêneros de diatomáceas. O gênero que apresentou a maior freqüência relativa foi Plagiogramma (41%), seguido de Staurosira (17,8%), Achnanthes (9,1%), Navicula (6,8%) e Nitzschia (4,5%). Os gêneros Tropidoneis e Hantzschia foram os menos frequentes. A estação de coleta que apresentou a maior diversidade de gêneros foi a do Arroio Totó, com o máximo de 22 gêneros observados. Este fato pode estar relacionado à sua localização dentro do estuário do arroio, o qual não recebe influência direta da Lagoa e apresenta macrófitas como Eichornia sp. e Spirodela sp. nas suas margens. Diversos autores relacionam alta diversidade de algas com a presença de macrófitos devido a formação de micro-habitats nas suas raízes e folhas flutuantes. Na estação Esgoto verificou-se, com mais frequência o menor número de gêneros, apenas oito. Esta estação se localiza junto de uma vala que drena a água da chuva e provavelmente esgoto doméstico (provenientes das residências dos moradores do Laranjal), indicado pelo mau cheiro no local. O fato de ser uma estação um pouco mais impactada, pode explicar a baixa diversidade de gêneros registrados neste local.


ECTOPARASITOS DE CÃES URBANOS E RURAIS DA REGIÃO DE PELOTAS, RS

Autor(es): XAVIER, Graciela Augusto; RODRIGUES, Alex Sandro Leite; LUCAS, Andréia da Silveira; CUNHA FILHO, Nilton Azevedo; PAPPEN, Felipe Geraldes; FARIAS, Nara Amélia da Rosa
Apresentador: Graciela Augusto Xavier
Orientador: Nara Amélia da Rosa Farias
Instituição/Departamento: UFPel/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


EDUCAÇÃO SEXUAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ARROIO GRANDE – RS

Autor(es): LIMA, Milene Conceição; NUNES, Marília Danyelle; GIL, Robledo Lima
Apresentador: Milene Conceição Lima
Orientador: Robledo Lima Gil
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas - UFPel/Departamento de Ensino
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


EFEITO ACARICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALYPTUS CITRIODORA EM LARVAS DE CARRAPATO BOOPHILUS MICROPLUS (CANESTRINI, 1887)

Autor(es): ZIMMER, Ana Luiza; SANTOS, Tânia Regina; CUNHA FILHO, Nilton Azevedo; SANTOS, Marco Aurélio; RODRIGUES, Maria Regina; FARIAS, Nara Amélia.
Apresentador: Nilton Azevedo da Cunha Filho
Orientador: Nara Amélia da Rosa Farias
Instituição/Departamento: UFPEL/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
O carrapato Boophilus microplus constitui um importante problema para a bovinocultura brasileira, já que é responsável por grandes perdas econômicas e pela transmissão de hemoparasitos responsáveis pela "tristeza parasitária". Outro problema tem sido o desenvolvimento de resistência do carrapato aos principais carrapaticidas utilizados para seu controle. Além disso, de uma forma geral, os principais carrapaticidas afetam negativamente o meio ambiente, justificando assim a busca por alternativas menos impactantes. Os óleos essenciais extraídos de plantas podem ser uma alternativa aos produtos da indústria química. O objetivo do presente estudo foi testar a ação biocida de diferentes concentrações do óleo essencial de Eucalyptus citriodora sobre larvas do carrapato B. microplus. A ação biocoda do óleo essencial do E. citriodora sobre as larvas do carrapato B. microplus, foi testada em quatro concentrações diferentes do óleo essencial (1, 5, 10 e 20%) diluídas em etanol, através dos métodos packet test e imersão larval. A composição do óleo essencial de E. citriodora foi analisada por cromatografia gasosa. Os resultados indicaram que o citronelal é o principal componente do óleo essencial de E. citriodora, sugerindo que o mesmo seja o responsável pela ação carrapaticida detectada neste estudo. O óleo essencial eliminou 100% das larvas do carrapato nas concentrações de 5, 10 e 20% no método packet test e 10 e 20% no método de imersão larval. Os resultados sugerem que o óleo essencial de E. citriodora poderá se constituir numa alternativa ao controle químico do carrapato B. microplus.


EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE GUACO (MIKANIA GLOMERATA SPRENG.)

Autor(es): Borges, Clarissa de Souza; Cuchiara, Cristina Copstein; Souza, Sérgio Alessandro; Rocha, Beatriz helena Gomes; Bobrowski Vera Lucia
Apresentador: Clarissa de Souza Borges
Orientador: Vera Lucia Bobrowski
Instituição/Departamento: ufpel/zoologia e genética
Órgão Financiador:

Resumo:
Mikania glomerata Spreng., conhecida popularmente como guaco, é uma trepadeira nativa encontrada em toda a região sul do Brasil, sendo utilizada na medicina tradicional como tônica, depurativa, febrífuga, peitoral e antigripal. Os estudos fitoquímicos comprovam a presença de cumarinas e outras substâncias dela derivadas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos alelopáticos de extrato aquoso de guaco sobre sementes de rúcula (Eruca vesicaria sativa (Mill) Thell) através dos testes de primeira contagem, germinabilidade, índice de velocidade de germinação (IVG) e análise de crescimento. Os tratamentos consistiram em quatro concentrações de extrato (0; 5; 10; 20 e 40mg/mL) obtido por trituração das partes aéreas da planta em água destilada (AD). O experimento foi conduzido inteiramente casualizado, com quatro repetições de 100 sementes por tratamento. As sementes foram acondicionadas em gerbox contendo papel germiteste embebido em 10mL de extrato ou AD, sob temperatura controlada (20ºC) em câmara de germinação. Para análise de crescimento, sementes pré-geminadas em AD foram semeadas nas diferentes concentrações de extrato utilizadas e ao final de sete dias foram medidas parte aérea e radicular. Os resultados da ação das diferentes concentrações do extrato aquoso de guaco sobre sementes de rúcula, mostram que as diferenças entre as médias de IVG, primeira contagem, germinação e análise de crescimento foram altamente significativas (p<0,01). Isso demostra uma forte ação inibitória nessas variáveis com o aumento da concentração do extrato testado, comprovando o potencial alelopático da espécie.


EFEITO DA CRIOGENIA NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE JAMBOLÃO.

Autor(es): PEREIRA, Eliane Machado;LOPES, Amanda Moreira; CROCHEMORE, Ane Gerber;
Apresentador: ELIANE MACHADO PEREIRA
Orientador: Luciana Bicca Dode
Instituição/Departamento: UCPEL/ECAM- Escola de ciências Ambientais
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
A crioconservação é a conservação de material biológico a temperaturas ultra-baixas, assegurando a conservação do material biológico por longos períodos. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar os aspectos de propagação de sementes de jambolão (Eugênia jambolana Lam) através de analises fisiológicas e bioquímicas do processo de germinação. Sementes coletadas em Pelotas foram secas e a umidade determinada em estufa. Após foram separadas em lotes de 25 sementes (com duas repetições) e submetidas a oito diferentes tratamentos: (a) Controle, germinação sobre papel umedecido, incubado no escuro a uma temperatura de 28°C; alternativamente foi aplicados apenas tratamento de imersão em substâncias crioprotetoras, (b) solução de Manitol 2M, (c) Sorbitol 50% e (d) Glicerol 50% e germinação nas mesmas condições do controle; (e) criogenia e germinação ou ainda tratamento de imersão em substâncias crioprotetoras seguido de criogenia e germinação (f) solução de Manitol 2M; (g) Sorbitol 50%, (h) Glicerol 50%, As sementes foram distribuídas em tubos e imersas em nitrogênio líquido durante 50 min. Após foram descongeladas em banho-maria 37ºC. Foram obtidas 874 sementes, que apresentaram 52% de umidade. A percentagem de germinação após 28 dias foi de 85% para as sementes controle (a). Para as sementes submetidas ao embebimento com crioprotetores Manitol(b) foi de 96%, Sorbitol (c) foi de 84%, enquanto que aquelas embebidas em Glicerol (d) apenas 80% germinaram. Independemente das alternativas para minimizar o dano durante a criogenia e descongelamento, não foram obtidas plântulas de jambolão a partir de sementes submetidas a temperaturas ultra-baixas: tratamentos e,f,g, e h. Apesar da elevada qualidade fisiológica inicial das sementes a temperatura ultra baixa foi nociva possivelmente pelo elevado percentual de umidade favorecendo a formação de cristais e danos irreversíveis às membranas celulares das sementes.


EFEITO DE AMANITA MUSCARIA NO CONTROLE DE LARVAS DE MOSQUITO CULEX QUINQUEFASCIATUS

Autor(es): ROSA, Fernanda; NASCIMENTO, José Soares do; RIBEIRO, Paulo Bretanha
Apresentador: Fernanda de Oliveira Rosa
Orientador: José Soares do Nascimento
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


EFEITO DE TÉCNICAS ALTERNATIVAS SOBRE A POPULAÇÃO FÚNGICA DO SOLO EM POMAR DE PESSEGUEIRO

Autor(es): SILVA FILHO, Marco Antônio Medronha da; NASCIMENTO, José Soares do; GOMES, César Bauer; LIMA, Daniel Lopes & SILVA, Sérgio Delmar dos Anjos e
Apresentador: Marco Antônio Medronha da Silva Filho
Orientador: José Soares do Nascimento
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Microbiologia e Parasitologia - IB
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


EFEITO DO ÁCIDO α-NAFTALENO ACÉTICO NA MULTIPLICAÇÃO E ENRAIZAMENTO DE PLANTAS DE LAVANDA

Autor(es): RIBEIRO, Márcia Vaz; LIMA, Cláudia Simone Madruga; BANDEIRA, Juliana de Magalhães; RUBIN, Sílvia; RODRIGUES, Isabel Corrêa da Silva; BRAGA, Eugenia Jacira Bolacel
Apresentador: Márcia Vaz Ribeiro
Orientador: Eugenia Jacira Bolacel Braga
Instituição/Departamento: UFPel/Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
Espécies do gênero Lavandula, conhecidas popularmente como alfazemas, possuem diversos compostos secundários, dentre eles óleos essenciais constituído, principalmente pelo linalol e o acetato de linalila, utilizados na indústria de perfumes. Além disso, essas plantas são largamente utilizadas para fins medicinais, como antisséptico, assim como na apicultura. O presente trabalho objetivou adequar um meio para multiplicação e enraizamento in vitro, par posterior aclimatização da espécie Lavandula angustifolia Mill. Segmentos nodais, com aproximadamente 0,5 cm, oriundos de plantas pré-estabelecidas, foram inoculados em frascos contendo meio básico, MS suplementado com diferentes concentrações de ANA (0; 0,05; 0,10; 0,15; 0,20; 0,25 mg L-1). As culturas foram mantidas em sala de crescimento com temperatura 25 ± 2°C, 16 horas de fotoperíodo e 48 µmol m-2 s-1 de fluxo de fótons por 40 dias. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições, sendo cada uma representada por um frasco contendo quatro explantes. Os resultados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey com 5% de probabilidade. Houve diferença estatística para todas as variáveis analisadas. O tratamento com 0,15 mg L-1 de ANA induziu as maiores médias para o número de gemas (19,50), entrenós (9,00) e comprimento da raiz (3,00 cm). As plantas cultivadas em meio contendo 0,25 mg L-1 de ANA, embora não diferindo estatisticamente do meio com 0,15 mg L-1, apresentaram altura média (2,77 cm) e número médio de brotos (3,00) mais elevados. A partir dos resultados apresentados conclui-se que o meio MS suplementado com 0,15 mg L-1 de ANA é mais adequado para enraizamento e multiplicação in vitro da espécie em estudo. Apoio: CAPES


EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE CAMELIA SINENSIS (L.) KUNTZE (THEACEAE) SOBRE SEMENTES DE RABANETE.

Autor(es): KLEINOWSKI, Alítcia Moraes; MACULAN, Karina; CUCHIARA, Cristina Copstein; ROSENTHAL, Mariane D’Ávila; PIANA, Clause Fátima Brum; ROCHA, Beatriz Helena Gomes.
Apresentador: Alítcia Moraes Kleinowski
Orientador: Beatriz Helena Gomes Rocha
Instituição/Departamento: ufpel/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:
Camelia sinensis (L.) Kuntze, conhecida popularmente por chá verde ou chá da índia é amplamente utilizada na medicina popular como estimulante, antialérgico, cicatrizante e preventivo para alguns tipos de diarréias causadas por cólera e toxinas alimentares, além de anticancerígeno. Testes de germinação de sementes e análises citogenéticas têm sido utilizados em ensaios biológicos vegetais para avaliarem os efeitos de substâncias potencialmente tóxicas. Os objetivos deste trabalho foram analisar o efeito do extrato aquoso de C. sinensis sobre a germinação de sementes de Raphanus sativus L. (rabanete) e o potencial desta espécie como bioindicadora. Para tanto, foram utilizados saches comerciais do chá verde, com peso individual de 1,8g, preparados por infusão, nas concentrações de 0,9g/200 mL, 1,8g/200 mL, 3,6g/200 mL, 5,4g/200 mL e água destilada (AD), como controle. Para cada tratamento foram usadas quatro repetições de 100 sementes de rabanete acondicionadas em gerbox, sobre papel germiteste umedecido com as soluções nas diferentes concentrações, mantidos em BOD, com temperatura constante de 20ºC, segundo as RAS. Para determinação do índice de velocidade de germinação (IVG) foram avaliadas as sementes normais germinadas do primeiro ao sétimo dia, e os testes de primeira contagem (PC) e de germinação (G) foram realizados aos quatro e aos sete dias, respectivamente. Os resultados obtidos demonstraram que todas as concentrações do chá verdes influenciaram significativamente na germinação das segmentes de rabanete, diminuindo os valores das variáveis IVG, PC e G, em relação ao controle AD, ou seja, o aumento da concentração do extrato do chá teve efeito linear negativo sobre a quantidade de sementes germinadas e a velocidade de germinação. Esses resultados instigam a uma maior avaliação do possível efeito tóxico e fisiológico da C. sinensis, assim como da utilização da espécie R.. sativus como indicadora biológica.


EFEITOS DA COMPETIÇÃO LARVAL INTRAESPECÍFICA DE MUSCINA STABULANS (FALLÉN, 1817) (DIPTERA: MUSCIDAE) SOBRE ASPECTOS MORFOMÉTRICOS.

Autor(es): ZIMMER, Cristine Ramos, PIRES, Sabrina Medeiros, CÁRCAMO, Marcial Corrêa, RIBEIRO, Paulo Bretanha.
Apresentador: Cristine Ramos Zimmer
Orientador: Paulo Bretanha Ribeiro
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


EFEITOS DA SOLARIZAÇÃO E DA BIOFUMIGAÇÃO COM TORTA DE MAMONA E COM RESÍDUO DE REPOLHO SOBRE A POPULAÇÃO FÚNGICA DO SOLO EM UM POMAR COM E SEM PLANTAS DE PESSEGUEIRO

Autor(es): SILVA FILHO, Marco Antônio Medronha da; NASCIMENTO, José soares do; GOMES, César Bauer; LIMA, Daniel Lopes & SILVA, Sérgio Delmar dos Anjos e
Apresentador: Marco Antônio Medronha da Silva Filho
Orientador: José Soares do Nascimento
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
O uso de técnicas alternativas como a solarização e a biofumigação podem alterar a população de fungos no solo, sendo que a presença da cultura também pode interferir nos resultados destas técnicas. Neste trabalho, objetivou-se observar os efeitos da solarização e da biofumigação com torta de mamona e biofumigação com resíduo de repolho num pomar de pessegueiro, naturalmente infestado com fitonematóides, sobre a população de fungos do solo com e sem a presença de plantas. Para isto, utilizou-se um pomar de pessegueiro de 15 anos, o qual foi dividido em dois experimentos: em um deles as plantas foram arrancadas e estabelecidas parcelas e, na outra foi mantido um pessegueiro central por parcela. Em ambos os experimentos estabeleceram-se os seguintes tratamentos: controle (sem tratamento), solarização, biofumigado com torta de mamona e biofumigado com resíduo de repolho. Apenas o experimento sem plantas recebeu mais um tratamento - biofumigado com torta de mamona+repolho. O delineamento foi inteiramente casualizado e com seis repetições. Após 109 dias, amostras compostas de solo (20 a 25g) foram coletadas nas profundidades de 0 a 5cm e 5 a 15cm, submetidas a diluições decimais em série e semeadas no meio de Martin. As placas de Petri foram incubadas a 25oC durante cinco dias para a determinação das unidades formadoras de colônias. Observou-se que a população absoluta de fungos foi alterada em função dos tratamentos, com pouca variação entre os experimentos com e sem planas. Na profundidade de 0 a 5cm apenas a biofumigação com resíduo de repolho promoveu um aumento na população de fungos, sendo maior no experimento sem plantas. A torta de mamona aumentou a população de fungos na profundidade de 5 a 15cm no experimento com planta. No experimento sem plantas, na camada superficial, houve efeito semelhante pelo aumento na população de fungos no solo sob solarização e biofumigação com repolho e no tratamento sob biofumigação com torta de mamona+repolho.


EFICÁCIA DE PRODUTOS COMERCIAIS À BASE DE AMITRAZ SOBRE POPULAÇÕES DE BOOPHILUS MICROPLUS (CANESTRINI, 1887) DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): PAPPEN, Felipe Geraldes; CUNHA FILHO, Nilton Azevedo; AGUIAR, Cíntia Lidiane Guidotti; XAVIER, Graciela Augusto; SANTOS, Tânia Regina Bettin dos; FARIAS, Nara Amélia da Rosa; VAZ JUNIOR, Itabajara da Silva.
Apresentador: Felipe Geraldes Pappen
Orientador: Nara Amélia da Rosa Farias
Instituição/Departamento: UFPEL/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ELISA DE CAPTURA DE ANTÍGENO PARA DIAGNÓSTICO DA LEPTOSPIROSE

Autor(es): VASCONCELLOS, Flávia Aleixo; COUTINHO, Mariana Loner.; HÄDRICH,Gabriela;FERNANDES, Cláudia Pinho Hartleben.; SEYFFERT, Núbia; MONTE, Leonardo Garcia.; ALEIXO, Jose Antonio Guimarães
Apresentador: Flávia Aleixo Vasconcellos
Orientador: José Antonio Guimarães Aleixo
Instituição/Departamento: UFPel/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador:

Resumo:
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por espiroquetas patogênicas do gênero Leptospira que pode causar alterações importantes em diversos órgãos vitais como pulmões, fígado e rins. A enfermidade caracteriza-se por uma fase bacterêmica de aproximadamente 10 dias, seguida de uma fase imune na qual as leptospiras se localizam nos órgãos e no sangue, onde também são encontrados anticorpos específicos. Em vista do aumento no número de casos agudos graves e de deficiência no diagnóstico laboratorial na primeira fase da doença, tem sido feito um esforço no sentido de obter um teste capaz de suprir esta necessidade. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um ELISA de captura de antígeno para o diagnóstico laboratorial da leptospirose baseado em anticorpos monoclonais e policlonais contra antígenos específicos de leptospiras patogênicas. Foi estabelecido um formato de ELISA que usa anticorpos monoclonais contra LipL32 (OMP de leptospiras patogênicas) como anticorpos de captura, e IgY contra leptospiras inteiras (produzida em galinhas da raça White Leghorn) como anticorpos de detecção. Esta combinação de anticorpos mostrou baixa reação cruzada com soro humano experimentalmente infectado com leptospiras e um limite de detecção entre 106-105 leptospiras/mL. Os resultados sugerem que este formato de ELISA de captura de antígeno apresenta potencial para uso na detecção da leptospiras na fase inicial da doença.


ENDOPARASITOS DE CÃES URBANOS E RURAIS DO SUL DO RS

Autor(es): XAVIER, Graciela Augusto; RODRIGUES, Alex Sandro Leite; LUCAS, Andréia da Silveira; CUNHA FILHO, Nilton Azevedo; PAPPEN, Felipe Geraldes; FARIAS, Nara Amélia da Rosa
Apresentador: Graciela Augusto Xavier
Orientador: Nara Amélia da Rosa Farias
Instituição/Departamento: UFPel/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ENRAIZAMENTO IN VITRO DE ALTERNANTHERA BRASILIANA L.

Autor(es): RUBIN, Sílvia; LIMA, Cláudia Simone Madruga; BANDEIRA, Juliana de Magalhães; RIBEIRO, Márcia Vaz; RODRIGUES, Isabel Corrêa da Silva; BRAGA, Eugenia Jacira Bolacel
Apresentador: Juliana de Magalhães Bandeira
Orientador: Eugenia Jacira Bolacel Braga
Instituição/Departamento: UFPel/Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
A Alternanthera brasiliana é uma planta medicinal com propriedade antitumoral, antiinflamatória, antibiótica, digestiva, diurética e antioxidante. O emprego da micropropagação e cultura de meristemas possibilita a obtenção de plantas com alta qualidade genética e sanitária, condição essencial para o utilização desta espécie como planta medicinal. O objetivo deste trabalho foi testar diferentes combinações de BAP e ANA no enraizamento in vitro, visando obter plantas aptas para aclimatização. Explantes, constituídos por segmentos nodais contendo uma gema axilar, provenientes de plantas pré-estabelecidas in vitro foram inoculados em meio MS contendo diferentes concentrações e combinações de ANA (0 e 0,05 mg L-1) e BAP (0; 0,2; 0,4; 0,6; 0,8 e 1mg L-1). As culturas permaneceram 30 dias em sala de crescimento com temperatura de 25±2º C, fotoperíodo de 16h e 48 µmol m-2s-1 de fluxo de fótons. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 6, com cinco repetições, cada uma representada por um frasco, contendo quatro explantes. Para as variáveis, percentagem de enraizamento, massa seca e fresca média da raiz, número médio e comprimento de raiz, os melhores tratamentos foram em meio sem reguladores de crescimento ou contendo apenas 0,05 mg L-1 de ANA. Levando-se em consideração a qualidade das plantas e a economia na micropropagação, recomenda-se a utilização do meio básico de MS, sem reguladores de crescimento para a obtenção de plantas de A. brasiliana com bom sistema radicular, que possibilitará alta taxa de aclimatização das mesmas. Apoio: CAPES


ENTEROPARASITOSES EM CRIANÇAS DE ZERO A 12 ANOS EM UMA CRECHE PÚBLICA DE RIO GRANDE – RS

Autor(es): BERNE, Ana Cristina; DUTRA, Raquel; DIONELO, Maria Alix; GATTI, Fabiane; SUSIN, Lulie; AGUIAR, Patrícia; SCHAWANTZ, Marines; DIAS, Joziani Scaglione; SCAINI, Carlos J.; BERNE, Maria Elisabeth Aires.
Apresentador: Ana Cristina Berne
Orientador: Maria Elisabeth Aires Berne
Instituição/Departamento: Universidade Federal Pelotas/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
O parasitismo intestinal é um sério problema de saúde coletiva no Brasil, pois está diretamente relacionado às condições sanitárias em que a população vive. As crianças são as mais acometidas, provavelmente devido à alta suscetibilidade, decorrente da imaturidade do sistema imunológico e ao comportamento ligado a fase oral. Segundo United Nations Children’s Fund para cada dólar investido na infância, incluindo os fundos para melhorar o acesso à água potável e a saneamento básico, sete dólares serão economizados em longo prazo, em serviços públicos. O objetivo deste trabalho foi Investigar a prevalência de enteroparasitos em crianças de uma creche pública do município de Rio Grande, RS. Foram examinadas até o momento, 140 amostras de fezes de crianças de zero a 12 anos atendidas em uma creche pública de Rio Grande, RS. As coletas foram devidamente autorizadas pelos responsáveis das crianças, de forma livre e esclarecida. A pesquisa de ovos de helmintos e cistos de protozoários foi realizada pelos métodos de Ritchie e Faust, enquanto a pesquisa de oocistos de Cryptosporidium spp e Isospora belli. foi realizada pelo método de Kinyoun. A prevalência registrada foi de 31,4% para Giardia lamblia (44/140), 28,6% para Trichuris trichiura (40/140), 23,6% para Ascaris lumbricoides (33/140). Também foram detectados cistos dos protozoários não patogênicos: Entamoeba coli, Enteromonas hominis e Endolimax nana, bem como parasitos oportunistas: Cryptosporidium spp e Isospora belli. O parasitismo nas crianças foi elevado, sendo os parasitos mais freqüentes o protozoário G. lamblia e nematódeo T. trichiura, indicando condições de saneamento básico ineficientes.


ENUCLEAÇÃO CIRÚRGICA DE UM CISTO RADICULAR RESIDUAL- RELATO DE CASO

Autor(es): DA SILVA, Anna Luisa Tellechea; KAISER, Karen Martins; PEREIRA, Mauricio Assunção;DA ROSA, Tais Frenzel; DA SILVA, Guilherme Moreira.
Apresentador: Anna Luisa Tellechea da Silva
Orientador: Tais Frenzel da Rosa
Instituição/Departamento: ufpel/cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
Órgão Financiador:

Resumo:
Os cistos são cavidades patológicas com conteúdo fluído ou semifluído, sendo o verdadeiro cisto aquele que possui revestimento epitelial. Dos cistos odontogênicos, o radicular é o mais freqüente, representando quase metade dos cistos, envolvendo o periápice radicular de um dente erupcionado, resultante de infecção de origem endodôntica. O cisto residual é considerado uma seqüela, sendo a sua permanência no interior do osso, por iatrogenia, após exodontia. Os cistos inflamatórios constituem 85%dos cistos maxilares, e os mais comuns são os Radiculares, originados das cáries dentárias, resultando em morte pulpar. Freqüentemente, são assintomáticos, ocorrendo mais na 3ª década de vida acometendo, igualmente, os maxilares. O tratamento é cirúrgico, realizando-se a descompressão, marsupialização ou enucleação do cisto. O objetivo do trabalho é apresentar um caso clínico de cisto radicular residual, atendido na cirurgia CTPBMF da Faculdade de Odontologia/UFPEL. Paciente do gênero masculino, de 74 anos, apresentou cisto na região do dente 26, assintomático, envolvendo as raízes do dente 27. Optou-se pela proservação do 27, por ser o apoio da prótese junto com o 17, não procedeu-se o tratamento endodôntico prévio pela calcificação pulpar existente. O cisto apresentava área radiolúcida, de 1,5cm de diâmetro, contornada por linha radiopaca, expandindo-se para o seio maxilar. O Tratamento realizado foi a enucleação cirúrgica do cisto, ocorrendo comunicação com o seio maxilar, durante a cirurgia, a qual tratou-se com a coaptação dos bordos da ferida. Ao remover os pontos, percebeu-se a permanência de pequena comunicação, involuindo em três semanas. Um ano após, observou-se formação óssea na região, e o dente 27 permaneceu assintomático, evidenciando-se a resolução favorável do caso.


ESPÉCIES DO GÊNERO FALLACIA STICKLE E MANN (DIATOMÁCEAS-BACILLARIOPHYCEAE) DO SACO DO LARANJAL: POTENCIAL BIOINDICADOR

Autor(es): TALGATTI, Dávia Marciana; GARCIA, Marinês
Apresentador: Dávia Marciana Talgatti
Orientador: Marinês Garcia
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Botânica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO DE ÁCAROS NASÍCOLAS PARASITOS DE AVES SILVESTRES E LISTA PRELIMINAR DAS ESPÉCIES ENCONTRADAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autor(es): MASCARENHAS, Carolina Silveira; BRUM, João Guilherme Werner
Apresentador: Carolina Silveira Mascarenhas
Orientador: João Guilherme Werner Brum
Instituição/Departamento: UFPEL/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO DE CASOS DE RESISTÊNCIA ANTI-HELMINTICA EM OVINOS NO MUNICÍPIO DE HERVAL/ RS

Autor(es): VIANNA, Liziane Lemos; GÖTZE, Marcelo Mendes; LOPES, Lorena Lacava; GASTAL, Gustavo Desire; FELIX, Samuel Rodrigues; GARCIA, Leandro Costa
Apresentador: Liziane Lemos Vianna
Orientador: Sergio Silva da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Veterinária Preventiva
Órgão Financiador:

Resumo:
A verminose ovina é um problema constante nos criatórios desta espécie, gerando dosificações indiscriminadas com diferentes grupos químicos de anti-helmínticos, contribuindo para o aparecimento de estirpes de vermes resistentes aos princípios ativos. Em uma propriedade no município de Herval-RS, foram realizados exames coprológicos, afim de verificar uma suspeita de vermes resistentes aos princípios ativos moxidectina e ivermectina. Um lote de 54 borregos da raça Corriedale, foi dividido em 2 grupos de 27 animais (A e B). Os animais do Grupo A foram dosificados com moxidectina 1% e os do grupo B com ivermectina 3,15%, no dia 0 (zero). A técnica de Gordon & Whitlock foi utilizada para quantificar o nível de infestação (ovos por grama de fezes – OPG) e para identificar a estirpe dos parasitas utilizou-se a coprocultura pela técnica de Roberts e O’Sullivan. As amostras de fezes foram coletadas diretamente do reto, no dia 0 (zero), 14 e 21após a dosificação. O grupo A apresentou média de 1666 OPG no dia 0 e média de 1561 OPG no dia 14 após a dosificação com moxidectina 1%, com redução média de 6,30% na quantidade de OPG. Os animais do grupo B foram dosificados com ivermectina 3,15%, apresentando no dia do tratamento uma média de 1.674 OPG. e 2.177 OPG no dia 14, o que significa um aumento de 30,04% no OPG. Na coprocultura, no dia 0, 60% das larvas foram identificadas como Haemonchus spp., 46% Trichostrongylus spp., 2% Coooperia spp. e 2% Oesophagostomum spp. para ambos os grupos. No dia 14, o grupo A apresentou 100% de Haemonchus spp. O grupo B apresentou 90% Haemonchus spp. e 10% Trichostrongylus spp. Com esses resultados concluiu-se que os gêneros Haemonchus spp. e Tichostrongylus spp. presentes nas amostras mostraram-se resistentes aos princípios ativos moxidectina e ivermectina. Assim, salienta-se a necessidade de novos estudos para diagnosticar casos de resistência, bem como a adoção pelas propriedades, de estratégias de manejo no combate da verminose ovina.


ESTUDO DO EFEITO ANTIPROLIFERATIVO DO EXTRATO DA CARAPA GUIANENSIS AUBL EM LINHAGEM CELULAR DE ADENOCARCINOMA DE CÓLON (HT-29)

Autor(es): SANTOS, Fabiana Fonseca dos; CARVALHO, Ireni Leitzke; BEIRA, Fátima Tereza Alves;DEL PINO; Francisco Augusto Burket; RODRIGUES, Maria Regina Alves ; PORTO, Danielle Alves
Apresentador: Fabiana Fonseca dos Santos
Orientador: Fátima Tereza Alves Beira
Instituição/Departamento: IB - UFPel/Fisiologia e Farmacologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO ETNOICTIOLÓGICO DA COMUNIDADE DE PESCADORES Z3, PELOTAS, RS. I. RESULTADOS PRELIMINARES.

Autor(es): PIEVE, Stella Maris Nunes; MIURA, Adalberto Koiti; BORBA, Isabel Cristina de, ALMEIDA, Diane Bender; LANGIE, Simone dos Santos
Apresentador: Stella Maris Nunes Pieve
Orientador: Adalberto Koiti Miura
Instituição/Departamento: Embrapa CPACT/Laboratório de Geoprocessamento
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO GENÉTICO DO DESEMPENHO PRÉ-DESMAMA EM BOVINOS DEVON NO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): CUNHA, Diego R.; DIONELLO, Nelson J. Laurino; CAMPOS, Leonardo T.; CORRÊA, Marcela B. Bragança.
Apresentador: Diego Rodrigues Cunha
Orientador: Nelson José Laurindo Dionello
Instituição/Departamento: UFPel/departamento de Zootecnia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO IN SILICO DE REGIÕES GENÔMICAS CONSERVADAS PARA CLONAGEM E EXPRESSÃO DO GENE DA LEPTINA DE PARALICHTHYS ORBIGNYANUS

Autor(es): CAVALCANTI, Paulo Varoni; CAMPOS, Vinicius Farias; KAEFER, Cristian; SILVA, Evelise Sampaio; AMARAL, Marta Gonçalves; DESCHAMPS, João Carlos; SEIXAS, Fabiana Kömmling; COLLARES, Tiago; SAMPAIO, Luis André; ROBALDO, Ricardo Berteaux.
Apresentador: Paulo Varoni Cavalcanti
Orientador: Ricardo Berteaux Robaldo
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Fisiologia e Farmacologia/IB
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


EXPRESSÃO E PURIFICAÇÃO DE DUAS LECTINAS DE BAUHINIA VARIEGATA L. EM ESCHERICHIA COLI

Autor(es): Pinto, Luciano da Silva; Camacho, Natália Neutzling e Odir Antônio Dellagostin
Apresentador: Luciano da Silva Pinto
Orientador: Odir Antônio Dellagostin
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


FAUNA ENDOPARASITÁRIA DE CAPIVARAS HYDROCHAERIS HYDROCHAERIS LINNAEUS, 1766) DE CRIAÇÃO SEMI-INTENSIVA NA REGIÃO DE PELOTAS, RS

Autor(es): WENDT, Luciana Welter; PINHEIRO, Max da Silva; PAUL, Karina; FARIAS, Nara Amelia da Rosa; MÜLLER, Gertrud; SINKOC, Afonso L.; RUAS, Jerônimo Lopes
Apresentador: Luciana Welter Wendt
Orientador: Jerônimo Lopes Ruas
Instituição/Departamento: FV/UFPel/Laboratório Regional de Diagnóstico
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


FRENOPLASTIA LABIAL SUPERIOR: RELATO DE CASO CLÍNICO

Autor(es): DA SILVA, Anna Luisa Tellechea; KAISER, Karen Martins; DA ROSA, Tais Frenzel; DA SILVA, Guilherme Moreira; PEREIRA, Mauricio Assunção.
Apresentador: Anna Luisa Tellechea da Silva
Orientador: Mauricio Assunção Pereira
Instituição/Departamento: ufpel/cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
Órgão Financiador:

Resumo:
Os freios labiais são pregas sagitais da mucosa alveolar, sendo inserido, uma extremidade à superfície interna do lábio, e, outra nos ossos gnáticos entre incisivos centrais. Possui espessura e tamanho variável e tem como função limitar os movimentos labiais, garantindo a estabilidade da linha media do lábio impedindo a excessiva exposição da mucosa gengival. Alguns autores defendem que a função do freio é mais evidente no recém-nascido, pois auxilia no trabalho de sucção e do músculo orbicular da boca. Sua presença torna-se desfavorável quando restringe os movimentos labiais alterando a pronuncia dos sons, assim como, quando gera hábitos viciosos, interfere na escovação e favorece traumas locais. Alem disso, o freio labial superior é um fator predisponente para diastema interincisivos centrais superiores. Já o freio labial inferior causa retração gengival nos incisivos inferiores. O tratamento realizado, geralmente, é cirurgico, onde pode ser realizada a remoção total do freio, a secção sem eliminá-lo ou, ainda, a sua reinserçao. Esse trabalho tem como objetivo apresentar o relato de um caso clinico de uma paciente do sexo feminino, 24 anos, a qual compareceu no departamento de CTBMF, da Faculdade de Odontologia/UFPel, com a indicação do seu Ortodontista para tratamento cirúrgico de freio labial superior onde foi realizada frenoplastia. Ao exame clínico observou-se a presença de diastema interincisal, causado pela hipertrofia e inserção baixa do freio labial . Foi realizada a frenectomia através da técnica do “VY”, onde, foram realizadas duas incisões em V, desinserção do freio labial sendo finalizada com uma sutura em Y, deixando o freio numa posição mais superior. Dessa forma, a correção ortodôntica poderá ser realizada com sucesso.


FREQÜÊNCIA DE PROTOZOÁRIOS POTENCIALMENTE PATOGÊNICOS AO HOMEM NA LAGUNA DOS PATOS, RIO GRANDE, RS

Autor(es): FALCHI, Ricardo Luiz Ricci; SILVA, Pedro E.A.; GATTI, Fabiane A.; MENDOZA-SASSI, Raúl Andreas; SCAINI, Carlos James
Apresentador: Ricardo Luiz Ricci Falchi
Orientador: Carlos James Scaini
Instituição/Departamento: FURG/Departamento de Patologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


GERMINAÇÃO DE SEMENTES CRIOCONSERVADAS DE DIFERENTES ESPÉCIES VEGETAIS

Autor(es): VENZKE, Tiago Schuch Lemos; CROCHEMORE, Ane Gerber;LOPES, Amanda Moreira; BRANDÃO, Rosiane Kleinhans; VARGAS, Gisele Marques; PEREIRA, Eliane Machado; DODE, Luciana Bicca
Apresentador: Tiago Schuch Lemos Venzke
Orientador: Luciana Bicca Dode
Instituição/Departamento: UCPel/ECam
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


GRAU DE HOMOLOGIA DO OPERON GUM ENTRE TRÊS ESPÉCIES DE XANTHOMONAS

Autor(es): MAYER, Lauri; SILVA, Wladimir Padilha
Apresentador: Lauri Mayer
Orientador: Wladimir Padilha da Silva
Instituição/Departamento: UFPel/DCTA/FAEM
Órgão Financiador:

Resumo:
O Gênero Xanthomonas é representado por bactérias Gram-negativas, aeróbias, fitopatogênicas e produtoras de um biopolímero (goma xantana), utilizada como estabilizante, geleificante e emulsificante principalmente em alimentos e fármacos. É empregado ainda na extração de petróleo. A biossíntese deste biopolímero ainda não está totalmente compreendida. Entretanto, sabe-se que um conjunto de 12 genes (operon gum) participa diretamente das primeiras etapas do processo. Esta pesquisa objetivou avaliar o grau de homologia de seis cepas de Xanthomonas de três espécies diferentes já seqüenciadas e depositadas no GenBank (X. campestris pv campestris ATCC33913, X. campestris pv campestris 8004, X. campestris pv vesicatoria 85-10, X. oryzae pv oryzae KACC 10331, X. oryzae pv oryzae MAFF311018 e X. axonopodis pv citri 306). O alinhamento das seqüências do operon gum foi realizado com o software de bioinformática Vector NTI Advance™, entre todas as seis cepas. Dentre essas cepas, o operon gum varia de 13.952pb em X. campestris pv campestris ATCC33913 à 15.046pb em X. campestris pv campestris 8004. O menor grau de homologia foi observado entre X. axonopodis pv citri 306 e X. campestris pv campestris 8004 (47,8%), e o maior grau de homologia foi observado entre X. oryzae pv oryzae KACC 10331 e X. oryzae pv oryzae MAFF311018 (99,9%). Observou-se ainda que o grau de homologia não possui relação direta com a espécie, pois em alguns casos, espécies diferentes tiveram uma homologia maior (ex. X. axonopodis pv citri 306 e X. campestris pv vesicatoria 85-10 com 94,5%; X. axonopodis pv citri 306 e X. oryzae pv oryzae MAFF311018 com 90,4%) em relação à cepas da mesma espécie (ex. X. campestris pv campestris 8004 e X. campestris pv vesicatoria 85-10 com 47,9%; X. campestris pv campestris ATCC33913 e X. campestris pv campestris 8004 com 48,1%). O alinhamento destas seqüências do operon gum demonstrou que o grau de homologia teve ampla variação, mesmo dentro da mesma espécie.


HABITATS DE DIFERENTES ESPÉCIES DE BIOMPHALARIA (GASTROPODA:PLANORBIDAE) DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL.

Autor(es): PEPE, Michele Soares; RODRIGUES, Alice Pozza; DIAS, Joziani Scaglioni; REDANTE, Daniela, CORREA, Tiago Gallina, CUNHA, Filho Nilton Azevedo AMARAL, Hugo Leonardo da Cunha; BERNE, Ana Cristina; MULLER, Gertrud; BERNE, Maria Elisabeth Aires
Apresentador: Michele Soares Pepe
Orientador: Maria Elisabeth Aires Berne
Instituição/Departamento: Universidade Federal Pelotas/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


HELMINTOS EM CAVIA APEREA ERXLEBEN, 1777 (RODENTIA; CAVIIDAE) NA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autor(es): KRÜGER, Cristiane; MÜLLER, Gertrud
Apresentador: Cristiane Krüger
Orientador: João Guilherme Werner Brum
Instituição/Departamento: UFPEL/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
Cavia aperea ou preá, roedor muito comum nos campos e em vegetação viária da região sul do Brasil, distribui-se desde o Paraguai, do sudeste brasileiro até o cerrado, Uruguai e noroeste da Argentina. A maioria das pesquisas foram realizadas na região norte do Brasil, Argentina e Peru em cobaias ou porquinhos-da-índia (Cavia porcellus) espécie bem próxima de Cavia aperea, sendo que para esta última há escassos conhecimentos de seus endoparasitos para o país e principalmente para o região sul. Portanto, este estudo objetivou o conhecimento dos parasitos nesses hospedeiros. Para isso pesquisou-se endoparasitos em 33 preás, das quais 22 foram obtidas através de armadilhas tipo “pit-fall com intersecção de transecto” e 11 resultantes de atropelamentos na região de Pelotas, de maio de 2005 a abril de 2006. Os animais capturados em armadilhas, após eutanasiados, foram necropsiados para retirada dos órgãos, os quais foram examinados, os conteúdos dos órgãos tamisados e os parasitos encontrados fixados em álcool 70°GL. Após a clarificação em lactofenol foram montados entre lâmina e lamínula com bálsamo do Canadá para identificação. Foram encontrados os seguintes helmintos, com as respectivas prevalências: Paraspidodera uncinata (88%), Vianella travassosi (45%), Ackertia burgosi (15%), Graphidiodes subterraneus (9,1) e Trichostrongylus sp. (88%), sendo os quatro últimos primeiro registro no Rio Grande do Sul. Trematoda, Pseudoquinqueserialis caviae (21%), Taxorchis caviae (6,1%) e Cestoda, Monoecocestus parcitesticulatus (18%) tem sua ocorrência registrada pela primeira vez no estado. Registra-se pela primeira vez Graphidioides subterraneus neste hospedeiro.


HELMINTOS EM RHEA AMERICANA LINNAEUS, 1758, (EMA) DE CRIATÓRIOS DO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): PESENTI, Tatiana Cheuiche; MÜLLER, Gertrud
Apresentador: Tatiana Cheuiche Pesenti
Orientador: Gertrud Müller Antunes
Instituição/Departamento: UFPEL/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
As emas pertencem ao grupo das ratitas. São encontradas na América do Sul desde a Bahia até o norte da Argentina, vivendo em áreas abertas como campos e cerrados. No Brasil ocorrem três subespécies Rhea americana americana, Rhea americana intermedia e Rhea americana albescens. São onívoras, sendo sua dieta composta de folhas, frutos, sementes, insetos e pequenos animais. Nos últimos anos vem crescendo a criação de emas no Brasil, tanto para finalidade conservacionista como para produção comercial. Devido a esse aumento tem ocorrido, como conseqüência natural, o aparecimento de parasitoses até então pouco estudadas ou conhecidas na região Sul do Estado. Com este objetivo examinou-se endoparasitos provenientes de criatórios de Pelotas, Turuçu, Santa Maria e Passo Fundo. Os parasitos foram recebidos no Laboratório de Helmintologia, DEMP, IB, UFPEL, fixados em álcool 70 ºGL. Os nematóides foram clarificados em lactofenol e os cestóides foram corados com carmin e após, montados entre lâmina e lamínula com bálsamo do Canadá.Os exemplares foram examinados ao estereomicroscópio e microscópio e identificados conforme chaves específicas. As chaves utilizadas para nematóides foram Yamaguti (1961), Travassos (1937) e Anderson, Chabaud & Willmot (1983) e para os cestóides Yamaguti (1959), Khalil et al. (1994) e Schmidt (1986). Os parasitos encontrados foram os seguintes: Nematoda, Dicheilonema rheae, Deletrocephalus dimidiatus, D. cesarpintoi, Deletrocephalus n. sp., Paradeletrocephalus minor e Habronema uncinipenis (Sicarius uncinipenis) e Cestoda, Moniezia sp. e Houttuynia struthionis, registrando-se a ocorrência de uma nova espécie, neste hospedeiro, para o Rio Grande do Sul.


ICTIOFAUNA SINTÓPICA DE PEIXES ANUAIS (CYPRINODONTIFORMES: RIVULIDAE) EM MICROLIMNÓTOPOS DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR, RS

Autor(es): FONSECA, Alinca Peres; VOLCAN, Matheus Vieira; LANÉS, Luís Esteban Krause; CHEFFE, Morevy Moreira.
Apresentador: Alinca Peres da Fonseca
Orientador: Ricardo Berteaux Robaldo
Instituição/Departamento: UFPel/Fisiologia e Farmacologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE BIOMPHALARIA (GASTROPODA:PLANORBIDAE) NA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.

Autor(es): PEPE, Michele Soares; CARVALHO, Omar dos Santos; CALDEIRA, Roberta Lima; PASSOS, Liana Konovaloff Jannotti; MULLER, Gertrud; RODRIGUES, Alice Pozza; AMARAL, Hugo Leonardo da Cunha; BERNE, Maria Elisabeth Aires
Apresentador: Michele Soares Pepe
Orientador: Maria Elisabeth Aires Berne
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DEMP
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


INCISIVOS EXTRANUMERÁRIOS EM MOLOSSUS MOLOSSUS PALLAS, 1766 (CHIROPTERA, MOLOSSIDAE)

Autor(es): SOUZA, Daniel Alexandre Stüpp; DREHMER, César Jaeger; RUI, Ana Maria
Apresentador: Daniel Alexandre Stüpp de Souza
Orientador: Ana Maria Rui
Instituição/Departamento: UFPel/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:
Em mamíferos são muito comuns alterações numéricas na fórmula dentária. Estas são freqüentemente observadas na mandíbula, em pré-molares ou molares, e em menor número nos incisivos. O objetivo deste trabalho é descrever as anomalias dentárias ocorrentes em Molossus molossus, um morcego insetívoro abundante no sul do país. A fórmula dentária desta espécie é I1/1, C1/1, P1/2, M3/3. Foram analisados 42 espécimes, 23 machos e 19 fêmeas, oriundos das cidades de Maquiné, Osório e São Leopoldo (RS). São relatadas três ocorrências de dentes incisivos extranumerários, observadas em dois machos e uma fêmea, todos exemplares subadultos. A fêmea apresentou um incisivo extra bastante reduzido, de coroa bilobada, morfologia semelhante aos incisivos normais e localizado no dentário direito entre I1 e C1. Os outros incisivos mostravam-se deslocados. Um dos machos possuía um dente extranumerário localizado no dentário direito entre I1 e C1, abaixo do cíngulo deste último, com aproximadamente metade do tamanho dos incisivos normais e coroa simples. No outro macho o incisivo extra estava situado no dentário esquerdo, entre I1 e C1. Neste caso, o dente apresentou-se levemente reduzido em relação ao I1 e sua coroa era trilobada, contrapondo o padrão para esta espécie em que as coroas dos dentes incisivos inferiores são bilobadas. Duas hipóteses podem ser levantadas para explicar as anomalias: atavismos, que são caracteres presentes em linhagens ancestrais e que surgem em baixa freqüência em indivíduos de uma população, e/ou duplicações de germe dentário. A primeira hipótese é sustentada pelo fato de que outras espécies da mesma família, filogeneticamente relacionadas, dispõem em diferentes graus, do segundo incisivo mandibular. Em relação à segunda hipótese, as anomalias podem ser oriundas de alterações do processo embrionário.


LEVANTAMENTO DE FORMIGAS (INSECTA: FORMICIDAE) EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA CIDADE DE PELOTAS, RS

Autor(es): KOPERECK, Vanessa Falck; DILLI, Marcos; DURO, Alexandre Viana; VIANNA, Élvia Elena Silveira
Apresentador: Vanessa Falck Kopereck
Orientador: Élvia Elena Silveira Vianna
Instituição/Departamento: UCPel/Instituto de Pesquisa - Museo de História Natural
Órgão Financiador:

Resumo:
A ocorrência de formigas em ambientes urbanos há muito vem sendo constatada. A medida que a urbanização se intensifica, as condições para a sobrevivência desses insetos aumentam, promovendo expressivo crescimento populacional. Devido à capacidade de atuarem como vetores mecânicos de organismos patogênicos, a presença de algumas espécies de formigas em unidades de saúde constituem risco potencial à população. O presente trabalho objetivou identificar as espécies de formigas em 33 Unidades Básicas de Saúde na cidade de Pelotas, RS. Para tal foram realizadas cinco coletas intradomiciliares em diferentes pontos (cozinhas, consultórios, salas de vacinação, corredores) e também no peridomicílio. Até o momento foram identificadas 14 gêneros de formigas pertencentes a cinco subfamilias: Acromyrmex, Crematogaster, Monomorium, Pheidole, Solenopsis, Tetramorium, Wasmania (Myrmicinae); Brachymyrmex, Camponotus, Paratrechina (Formicinae); Dorymyrmex, Linepithema (Dolichoderinae), Pseudomyrmex (Pseudomyrmicinae) e Hypoponera (Ponerinae). Dos gêneros identificados 50% pertenciam à Myrmicinae, sendo esta subfamília encontrada em 97% das 33 Unidades Básicas de Saúde. Camponotus e Pheidole estavam presentes na maioria das unidades, 29 e 28 unidades, respectivamente.


LEVANTAMENTO DE INVERTEBRADOS EM ESTRATO ARBUSTIVO DE MATA DE EUCALIPTO (EUCALYPTUS SP.) NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL), CAPÃO DO LEÃO, RS, BRASIL

Autor(es): AMARAL,Hugo Leonardo da Cunha; BERGMANN,Fabiane Borba; ARAÚJO, Dani Furtado; BROD,Mateus Pinto; MENDONÇA, Milton Jr.
Apresentador: Hugo Leonardo da Cunha Amaral
Orientador: Milton Mendonça Jr.
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:
Os invertebrados terrestres compreendem um dos maiores grupos de organismos existentes e com inúmeras espécies presentes em nossa fauna, sendo a vasta maioria em geral pouco conhecidas. Além disso, acredita-se que o número de espécies descritas representa apenas uma pequena parcela do número realmente existente. Objetivando contribuir para o conhecimento da diversidade desses animais, foi realizado um levantamento sistemático de invertebrados em estrato arbustivo de matas de eucalipto (Eucalyptus sp.), no período compreendido entre junho e julho de 2006. Identificações foram até nível de ordem, exceto para indivíduos de Araneae que foram morfotipados. As coletas foram realizadas sobre doze indivíduos de aroeira (Schinus terebintifolius), divididos em três transectos previamente demarcados e os animais foram coletados utilizando-se guarda-chuva e aspirador entomológico. Os processos de triagem, contagem e identificação foram realizados no Laboratório de Ecologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com auxílio de estereomicroscópio e de especialistas. Registrou-se a ocorrência de 256 espécimes, em 14 ordens: Acari (123), Aranae (50), Collembola (25), Psocoptera (18), Coleoptera (15), Hymenoptera (12), Homoptera (4), Pseudoscorpiones (2), Lepidoptera (2), Ephemeroptera (1), Blattaria (1), Heteroptera (1), Diptera (1) e Phasmidea (1). Os ácaros dominam as amostras, possivelmente por seu diminuto tamanho. Dentre os Hymenoptera, todos eram da família Formicidae. Dos 50 indivíduos de Araneae foram obtidas 28 morfoespécies. Este é o primeiro levantamento desta natureza realizado nessa área e poderá fornecer subsídios valiosos para novos estudos acerca dos animais apresentados no trabalho.


LEVANTAMENTO E CONDIÇÕES DO CERVO MICOLÓGICO DO HERBÁRIO PEL

Autor(es): HAESER,Iporã da Silva; NASCIMENTO, José Soares do
Apresentador: Iporã da Silva Haeser
Orientador: José Soares do Nascimento
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
O herbário PEL, vinculado ao Depto. de Botânica da UFPel, possui um acervo de mais de 25 mil excicatas de fanerógamos, criptógamos e fungos. Os objetivos deste trabalho foram estudar a coleção de fungos macroscópicos e liquenizados do herbário e avaliar as condições de conservação do material e o local das coletas. A coleção micológica é composta de um total de 127 exemplares, sendo 22 mixomicetos, 47 Aphyllophorales, 2 Septobasidiales, 2 Auriculariales, 1 Platygloelales, 4 Lycoperdales, 1 Sclerodermatales, 36 Agaricales, 4 espécimes macroscópicas não identificadas e 9 líquens. Os espécimes estão acondicionados diretamente em envelopes ou em caixas de papelão ou papel ou ainda em pastas padrões para excicatas, todos guardados em armário de madeira. A sala do herbário é mantida sob climatização e controle de umidade. A coleção de líquens possui um espécime identificado, Ramalina prolifera Taylor e um espécime à nível de gênero, Coenogonium sp., estes dois do Rio Grande do Sul, os demais sete foram coletados no Rio de Janeiro. Todos os fungos foram coletados na metade sul do Rio Grande do Sul, sendo que 74,58% foram no Horto Botânico Irmão Teodoro Luís e os 24,52% restantes em demais localidades da região, especialmente nas cercanias de Pelotas. A preservação do acervo é relativamente adequada, porém em alguns espécimes foram encontrados insetos e/ou contaminação por fungos. Conclui-se que apesar de ser majoritariamente regional a coleção micológica do PEL carece ser aumentada, especialmente com coletas na região visto que é relativamente pequena e não representativa desta, áreas importantes para a preservação da biodiversidade no próprio município de Pelotas não foram amostradas, ou foram em menor quantidade, no herbário, como a Ilha da Feitoria, a mata do Totó, etc. Também é necessário que sejam realizadas permutas com outras instituições para ampliar a coleção.


MECANISMO DE PRODUÇÃO DOS SINAIS ACÚSTICOS E SONOGRAMA DE GRYLLUS SP. (ORTHOPTERA, GRYLLIDAE).

Autor(es): Martins, Luciano de Pinho; Zefa, Edison
Apresentador: LUCIANO DE PINHO MARTINS
Orientador: Edison Zefa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:
A comunicação acústica é fundamental no processo reprodutivo dos grilos. A estridulação geralmente é de caráter específico, ocorrendo apenas entre machos adultos em conexão com atividades direta ou indiretamente relacionadas com a reprodução. Neste trabalho serão caracterizados o mecanismo de estridulação e o sonograma do som de chamado de Gryllus sp. coletados no campus da Universidade Federal de Pelotas, RS. No total foram analisados 14 indivíduos, os quais tiveram seus sons de chamado registrados no laboratório e analisados no programa Avisoft. Os exemplares analisados produzem os sinais acústicos quando uma pequena porção da margem lateral da tégmina esquerda, denominada plectrum, raspa uma fileira de dentes (pars stridens) presentes na superfície ventral da tégmina direita. No movimento de fechamento das tégminas cada dente da fileira estridulatória que é raspado pelo scraper provoca ressonância da harpa, produzindo um ciclo de som. O conjunto de todos os ciclos sonoros, a cada fechamento das tégminas, compõe uma nota. As notas são produzidas de forma intermitente, formando agrupamentos denominados frases. Os indivíduos analisados apresentaram variação de 5 a 8 notas por frase. A duração e a freqüência das notas estão relacionadas ao número e espaçamento dos dentes da fileira estridulatória, além da distância e velocidade de movimento do scraper. Na amostra de indivíduos analisados, a média da freqüência máxima foi de 4318 Hz e da freqüência mínima de 3385 Hz. As diferenças interespecíficas nos sons de chamado dos grilos atuam como mecanismos de isolamento reprodutivo, conseqüentemente, as variações nas características do som de chamado permitem a identificação da maior parte das espécies em Gryllidae, desta forma, os resultados desse trabalho podem ser aplicados na taxonomia do grupo.


MEIOS ALTERNATIVOS PARA A PRODUÇÃO DE BACILLUS SPHAERIUS ENTOMOPATOGÊNICO.

Autor(es): MILECH, Cristini; WILLE, Caroline N.; BERGMANN, Fabiane B.; MENEZES, Adriane M. D.; RIBEIRO, Paulo B.; LEITE, Fábio P. L.
Apresentador: Cristini Milech
Orientador: Fábio Pereira Leivas Leite
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Mixcrobiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


MEXILHÃO DOURADO (LIMNOPERNA FORTUNEI) COMO RECURSO ALIMENTAR DE PEIXES DO ARROIO PELOTAS, PELOTAS, RS: RESULTADOS PRELIMINARES

Autor(es): BATISTA, Cristiane Telles; ZIBETTI, Volnei
Apresentador: Cristiane Telles Batista
Orientador: Sérgio Renato Noguez Piedras
Instituição/Departamento: UCPel/Escola de Ciências Ambientais
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


MODELO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Autor(es): MILECH, Cristini; WILLE, Caroline N.; MACIAS, Leila.
Apresentador: Cristini Milech
Orientador: Leila de Fátima Nogueira Macias
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
O aprendizado não está limitado à sala de aula, todas crianças possuem conhecimentos adquiridos no seu cotidiano, sendo tarefa do professor adaptar as aulas a fim de que o aluno possa assimilar o conteúdo a sua realidade. O conteúdo do ensino de botânica está presente no dia a dia da maioria dos alunos, sendo que estes reconhecem as diferenças entre várias plantas, mas não compreendem a importância destas características na evolução e sistemática dos vegetais. Este trabalho tem como objetivo criar modelos didáticos que possam ser utilizados como recurso em salas de aulas, para alunos do ensino fundamental e médio, estimulando o desenvolvimento do seu conhecimento científico através de componentes do seu cotidiano. Para concepção deste trabalho foram utilizadas: massa de biscuit, isopor, arame, corda entre outros materiais, para confeccionar estruturas da planta - folhas, raiz, caule, flores -características de Dicotiledôneas e Monocotiledôneas para que os alunos possam unir as peças construindo o vegetal segundo os conceitos aprendidos. O modelo construído será utilizado por alunos de escolas de Pelotas e Morro Redondo. Os resultados deste trabalho serão avaliados através de um questionário que será preenchido pelos alunos e professores.


MUTAÇÃO SÍTIO-DIRIGIDA DE GENES DE MYCOPLASMA HYOPNEUMONIAE PARA CLONAGEM E EXPRESSÃO EM ESCHERICHIA COLI

Autor(es): HARTWIG, Daiane; GALLI, Vanessa; SIMIONATTO, Simone; LUERCE, Tessália Diniz; POHL, Paula Cristiane; DELLAGOSTIN, Odir Antônio
Apresentador: Daiane Drawanz Hartwig
Orientador: Odir Antônio Dellagostin
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Microbiologia e Parasitologia - IB
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


NÍVEIS DE SACAROSE NA MICROPROPAGAÇÃO DE SALVIA MICROPHYLLA

Autor(es): LIMA, Cláudia Simone Madruga; BANDEIRA, Juliana de Magalhães; RIBEIRO, Márcia Vaz; RUBIN, Sílvia; RODRIGUES, Isabel Corrêa da Silva; BRAGA, Eugenia Jacira Bolacel
Apresentador: Isabel Corrêa da Silva Rodrigues
Orientador: Eugenia Jacira Bolacel Braga
Instituição/Departamento: UFPel/Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
Salvia microphylla é amplamente utilizada como planta condimentar, ornamental e medicinal, tendo propriedades febrífugas, além de possuir diversos compostos secundários, dentre eles óleos essenciais e terpenos. A demanda por plantas medicinais de boa qualidade genética e fitossanitária vem aumentando e o emprego da micropropagação acoplada a cultura de meristema pode suprir esta necessidade. Este estudo objetivou adequar um meio de multiplicação in vitro para posterior aclimatação e extração de óleos. Como explantes, foram utilizados segmentos nodais, com aproximadamente 0,5 cm, oriundos de plantas pré-estabelecidas in vitro, os quais foram transferidos para frascos contendo meio MS com diferentes concentrações de sacarose (30, 40 e 50 g L-1). As culturas foram mantidas em sala de crescimento com temperatura de 25 ± 2°C, 16 horas de fotoperíodo e 48 µmol m-2 s-1 de fluxo de fótons, por um período de 40 dias. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições, sendo cada uma representada por um frasco contendo quatro explantes. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey com 5% de probabilidade de erro. Para todas as variáveis analisadas não houve diferença estatística, embora, as maiores médias para altura (4,02 cm) e número de folhas (9,20) foram obtidas em meio com 50 g L-1 de sacarose. O meio MS com 40 g L-1 de sacarose apresentou os maiores número de entrenós (4,45), gemas (11,08) e brotos (4,71), enquanto que para o comprimento médio da raiz principal (6,80 cm) o melhor resultado foi obtido em MS suplementado com 30 g L-1 deste dissacarídeo. Conclui-se que para a multiplicação in vitro de S. microphylla o meio mais adequado é o MS com 30 g L-1 de sacarose, a fim de reduzir custos.


NÚMEROS CROMOSSÔMICOS DE EXEMPLARES DE ANTÚRIOS DA

Autor(es): PORTO, Bianca Luzardo, CORRÊA, Lauis Brisolara, COELHO, Marcus Nadruz, CORRÊA, Maria Goreti Senna, VIÉGAS, Judith
Apresentador: Bianca Luzardo Porto
Orientador: Judith Viégas
Instituição/Departamento: UFPel/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


OBSERVAÇÃO PRELIMINAR E BUSCA DE EVIDÊNCIAS SOBRE POSSÍVEIS COLISÕES DE AVES COM ANTENAS EMISSORAS, EM DOIS MUNICÍPIOS NA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL.

Autor(es): VINHOLES, Alexandra Rocha; DIAS, Rafael Antunes; DREHMER, César Jaeger; KRAUSE, Karen Romano
Apresentador: Alexandra Rocha Vinholes
Orientador: César Jaeger Drehmer
Instituição/Departamento: UFPel/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:
Antenas emissoras são responsáveis por uma elevada mortalidade de aves silvestres em muitos locais. Indivíduos em vôo são vitimados ao colidirem com a estrutura metálica das antenas ou seus cabos de sustentação. As colisões ocorrem principalmente à noite, quando há nebulosidade e redução da visibilidade, ou, ainda, porque as aves são atraídas até as antenas por suas luzes de sinalização. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de antenas de emissoras de rádio, televisão e centros de informática sobre a avifauna silvestre em dois municípios na região sul do RS. De março a setembro de 2006 foram realizadas, no município de Capão do Leão, 28 visitas a uma antena de emissora de rádio e 25 a uma antena de centro de informática e, no município de Pelotas, 24 visitas a uma antena de emissora de rádio e 20 a uma de emissora de televisão, com alturas de 60, 40, 97 e 75 m, respectivamente. Em cada visita, a área abaixo das antenas foi varrida em busca de evidências de colisões de aves. Foram encontradas penas atribuíveis a um indivíduo de Zenaida auriculata (Pomba-de-bando) e outro de Columbina picui (Rolinha-picuí) e penas e alguns ossos atribuíveis a um indivíduo de Fulica leucoptera (Carqueja-de-bico-amarelo) nas antenas de rádio de Capão do Leão, do centro de informática e de rádio de Pelotas nos meses de abril, julho e setembro, respectivamente. Não foi possível determinar se as aves foram vítimas de colisão, pois as penas podem ter sido perdidas por fatores não relacionados às antenas. Com os dados obtidos até o momento, verificou-se que, mesmo que causem a morte de alguns indivíduos, as antenas não representam uma fonte de impacto para as populações de aves silvestres da região. Entretanto, é necessária uma maior amostragem para corroborar essa hipótese.


OCORRÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-TOXOPLASMA GONDII EM CÃES DA ÁREA URBANA E RURAL DO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): CUNHA, Filho Nilton Azevedo; LUCAS, Andréia da Silveira; PAPPEN, Felipe; RAGOZZO, Alessandra; CORRÊA, Tiago Gallina; AGUIAR, Cíntia Lidiane Guidotti; FARIAS, Nara Amélia da Rosa.
Apresentador: Nilton Azevedo da Cunha Filho
Orientador: Nara Amélia da Rosa Farias
Instituição/Departamento: UFPEL/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


OCORRÊNCIA DE SERPENTES NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ: CONHECIMENTO E ATITUDES DOS MORADORES

Autor(es): COELHO, Irapuan Souza; DALLA COSTA, Laurindo
Apresentador: IRAPUAN COELHO DE SOUZA
Orientador: LAURINDO DALLA COSTA
Instituição/Departamento: UNICS - Centro Universitário Diocesano do Sudoeste/Biologia
Órgão Financiador:

Resumo:
O Município de Francisco Beltrão está localizado no sudoeste do Paraná, local onde ocorrem áreas de preservação ambiental permanente (nascentes, mata ciliar, encostas) no perímetro urbano, podendo ser considerado local propício para as serpentes, isto aliado ao costume da população, principalmente nas periferias da cidade, de manter hortas, pomares, montes de lenha e folhas, geralmente no fundo do quintal das residências que se encontra em contato com bosques ou pequenos capões de mato e terrenos baldios. A presente pesquisa teve como objetivo verificar a incidência de serpentes no perímetro urbano do município de Francisco Beltrão. Como instrumento de pesquisa foi utilizado um questionário padronizado, sendo 200 residências visitadas na área urbana. Realizou-se entrevistas a profissionais da Secretaria da Saúde Municipal, 8a Regional de Saúde, Corpo de Bombeiros e Instituto Ambiental do Paraná - IAP, todos sediados em Francisco Beltrão - PR. Quando os moradores foram abordados sobre encontro com serpentes, constatou-se que 71% das respostas são afirmativas para encontros ocasionais. Quanto à atitude tomada 68% afirmaram procurar matar a serpente encontrada; 28% se afastariam ao encontrar uma serpente; 1,5% afirmaram procurar pegar a serpente viva para entregar aos bombeiros ou à 8a Regional de Saúde e 2,5% moradores responderam que acionariam o corpo de Bombeiros, IBAMA ou IAP. Realizou-se levantamento quantitativo de dados referentes a recebimento de serpentes entregues por populares na 8a Regional de Saúde, obtendo-se como resultado o recebimento de 52 serpentes nesta regional, onde 10 estavam registradas para Francisco Beltrão - PR, sendo 05 coletadas na área urbana. Realizou-se levantamento de acidentes ofídicos ocorridos no município e registrados no setor de Epidemiologia da 8a Regional de Saúde, obtendo um registro de 51 casos ocorridos entre os anos de 2001 e 2006. Palavras-chave: Serpente, Ofidismo, Vigilância Sanitária


OCORRÊNCIA, DISTRIBUIÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PEIXES ANUAIS (CYPRINODONTIFORMES, RIVULIDAE) NO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR, RS

Autor(es): VOLCAN, Matheus Vieira ; LANÉS, Luis Esteban Krause; FONSECA, Alinca Peres ; CHEFFE, Morevy Moreira
Apresentador: Matheus Vieira Volcan
Orientador: Maximiano Pinheiro Cirne
Instituição/Departamento: UCPEL/Laboratório de Zoologia da UCPEL
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


PADRÃO DE ATIVIDADES DE ALOUATTA CLAMITANS (CABRERA, 1940) (PRIMATES, ATELIDAE) EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE CAMAQUÃ, RS.

Autor(es): DAME, Daiane Viegas; DREHMER, César Jaeger
Apresentador: Daiane Viegas Dame
Orientador: César Jaeger Drehmer
Instituição/Departamento: UFPel/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:
O presente trabalho procurou estimar o padrão de atividades realizadas por indivíduos de Alouatta clamitans (bugio) em fragmento isolado de Floresta Estacional Semidecidual Moderada com cerca de 10 ha, em Camaquã, RS. A área de estudo localiza-se próxima ao limite sul de distribuição da espécie, em que pouco se conhece acerca da ecologia destes animais. As atividades dos indivíduos foram acompanhadas e registradas durante treze meses (julho de 2004 a agosto de 2005), utilizando-se a metodologia de Amostragem Focal. Os bugios foram acompanhados e observados desde o amanhecer até o entardecer registrando-se a atividade que o animal realizava, o tempo inicial e o final da mesma. Do mesmo modo apontava-se a data, o local da observação e o tipo de item consumido. As atividades desempenhadas pelos bugios foram divididas em categorias: alimentação, repouso, deslocamento, vocalização, catação, brincadeira, sexual. Para estimar a freqüência relativa de cada atividade desempenhada pelos animais dividiu-se o somatório dos valores de tempo gasto por atividade, pelo tempo total amostrado em cada estação climática. Os resultados obtidos indicaram uma predominância da atividade de “repouso”, com exceção apenas no período da primavera, onde predominou a atividade de “alimentação”. A segunda atividade mais freqüente foi a de “alimentação”, seguida de “vocalização” e “deslocamento”. Assim pode-se interpretar como uma estratégia comportamental de economizar energia ou como uma conseqüência da herbivoria. Foi descrita em outros estudos uma baixa oferta de itens alimentares para indivíduos de A. clamitans, em diferentes localidades durante o inverno. Em Camaquã espécies como as figueiras e a caixeta supriram a dieta dos animais neste período.


PADRONIZAÇÃO DA TÉCNICA DE PCR-RFLP PARA DETECÇÃO DO SNP G276T DO GENE DA ADIPONECTINA

Autor(es): SANTOS, Betânia Rodrigues dos; OLIVEIRA, Isabel Oliveira de
Apresentador: Betânia Rodrigues dos Santos
Orientador: Isabel Oliveira de Oliveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Fisiologia e Farmacologia
Órgão Financiador:

Resumo:
A Adiponectina é uma proteína produzida pelos adipócitos que apresenta uma série de efeitos fisiológicos ao nível muscular e hepático, aumentando a sensibilidade tecidual à insulina. Seu gene esta localizado no cromossoma 3q27 e possui vários polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs), os quais acredita-se estarem associados com algumas doenças metabólicas. O SNP 276 corresponde a uma substituição da base G pela T e está associado ao aumento do risco para Diabetes Mellitus tipo 2 e resistência à insulina. A detecção do SNP 276 pela técnica de PCR-RFLP utiliza a enzima de restrição BsmI (3’...CTTAC▲G...5’) que corta o alelo polimórfico. O padrão de resultados corresponde a obtenção de dois fragmentos para amostras homozigotas para o alelo G, um fragmento para amostras homozigotas para o alelo T, e três fragmentos para amostras heterozigotas. Na padronização da reação de PCR-RFLP foram utilizadas duas amostras de DNA de sangue venoso periférico humano extraídas pelo protocolo de Muller e colaboradores (1988). Foram testadas diferentes concentrações de primers 0,5; 0,7 e 1,0µl, e número de ciclos (20, 25, 30, 35 e 45). A avaliação foi feita em gel de agarose 1,0% para o PCR e de 2,0% para a digestão com 1,0µl da enzima de restrição. Nas reações com variações na concentração de primers não foi observada uma diferença significativa entre as amostras, porém em relação ao número de ciclos houve uma melhora na concentração do produto amplificado, sendo muito baixa na reação de 20 ciclos, e com diferença bastante pequena entre as reações de 30, 35 e 45 ciclos. Perante os resultados obtidos, conclui-se que para uma visualização adequada do SNP 276 do gene da Adiponectina é possível utilizar 0,5µl de primers e submeter a reação a 30 ciclos.


PARASITOS DE RHAMDIA SPP. PROVENIENTES DO MERCADO PÚBLICO DE PELOTAS, RS

Autor(es): RODRIGUES, Alice Pozza; DIAS, Joziani Scaglioni; MORAIS, Neila Cilene; BERNE, Maria Elisabeth.
Apresentador: Alice Pozza Rodrigues
Orientador: Maria Elisabeth Aires Berne
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


PEFIL ELETROFORÉTICO EM SDS-PAGE DAS PROTEÍNAS DO PLASMA SEMINAL DE PEIXE-REI (ODONTESTHES BONARIENSIS)

Autor(es): CAVALCANTI, Paulo Varoni; CAMPOS, Vinicius Farias; KAEFER, Cristian; Silva, Evelise S.; TAVARES, Rafael A.1; AMARAL, Marta Gonçalves; PIEDRAS, Sérgio N.; DESCHAMPS, João Carlos; COLLARES, Tiago.
Apresentador: Paulo Varoni Cavalcanti
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Fedral de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Proteínas do plasma seminal têm sido descritas em diversos estudos, sendo responsáveis por funções fisiológicas relacionadas aos processos reprodutivos, no entanto, em diversas espécies de peixes ainda não são conhecidas. Considerando que as células espermáticas de peixes são imóveis após espermiação, tornando-se ativas em contato com a água, isso justifica a importância de determinar as proteínas responsáveis por essas interações biológicas. O objetivo deste estudo foi identificar as principais bandas protéicas presentes no plasma seminal da espécie Odontesthes bonarienses. Foram utilizados 6 animais capturados na Estação de Piscicultura da UCPel. O sêmen foi coletado com um procedimento padrão. As amostras foram centrifugadas para a separação do fluido seminal dos espermatozóides (8000 x g, 10 min., 4°C). A eletroforese foi do tipo SDS-PAGE unidimensional em mini-géis, concentrados a 15%. Os géis foram analisados com o software TotalLab TL 100 v. 2006 (Nonlinear Dynamics, UK). Foram detectadas 14 bandas protéicas (223 kDa, 125 kDa, 110 kDa, 100 kDa, 85 kDa, 68 kDa, 65 kDa, 59 kDa, 53 kDa, 38 kDa, 35 kDa, 26 kDa, 18 kDa, 11 kDa). A banda protéica de 26 kDa apresentou concentração superior em relação as demais bandas. A banda de 85 kDa foi a segunda banda protéica com maior expressão detectada nas amostras de plasma seminal analisadas. Este estudo promoveu a identificação do perfil protéico presente no plasma seminal desta espécie. A próxima etapa deste estudo será identificar as variações no plasma seminal de animais cultivados e capturados em ambientes naturais.


PEQUENOS ROEDORES PARASITADOS POR SIFONÁPTEROS EM FRAGMENTO DE MATA DE RESTINGA NO SUL DO BRASIL

Autor(es): LANGONE, Patrícia Quintana; HARTZ, Sandra Maria; PESENTI, Tatiana Cheuiche; LANGIE, Simone; MÜLLER, Gertrud
Apresentador: Patrícia Quintana Langone
Orientador: Gertrud Müller
Instituição/Departamento: UFPel/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


PERCEPÇÃO DA GIARDOSE PELOS MORADORES DO LOTEAMENTO DOS PINHOS, MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR, RS.

Autor(es): SANTOS, Thaís Figueiredo; CORRÊA, Tiago Gallina
Apresentador: Thaís Figueiredo Santos
Orientador: Tiago Gallina Corrêa
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


PHTHIRAPTERA DE CAVIA APEREA EXERLEBEN, 1777 (RODENTIA: CAVIIDAE) NO SUL DO BRASIL

Autor(es): KRÜGER, Cristiane; MASCARENHAS, Carolina Silveira; BRUM, João Guilherme Werner
Apresentador: Cristiane Krüger
Orientador: João Guilherme Werner Brum
Instituição/Departamento: UFPEL/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


POTENCIAL ALELOPÁTICO DA PARTE AÉREA DE ASPARAGUS SETACEUS, PLANTA INVASORA NO HORTO BOTÂNICO IRMÃO TEODORO LUIS

Autor(es): LANGONE, Patrícia Quintana; LÖWE, Tatiana Raquel, MORAES, Dario Munt
Apresentador: Patrícia Quintana Langone
Orientador: Dario Munt de Moraes
Instituição/Departamento: UFPel/Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
O Horto Botânico Irmão Teodoro Luis (HBITL) é um fragmento de Mata de Restinga secundária que atualmente encontra-se em fase de regeneração natural. Nas bordas deste fragmento é possível observar uma grande proliferação da espécie Asparagus setaceus, uma planta invasora comumente conhecida como “asparguinho”. O trabalho teve como objetivo verificar o potencial alelopático da parte aérea de A. setaceus, sobre a germinação de sementes de alface (Lactuca sativa L.). Foram coletados 200g de folhas e caules herbáceos de A. setaceus provenientes do HBITL, os quais foram secos em estufa a 70 °C até atingirem peso constante. Após elaborou-se dois extratos de A. setaceus, a 100% e 50%. Na composição do extrato 100% empregou-se um índice, obtido da relação entre as massas seca e fresca da planta, o qual é multiplicado pela massa fresca, resultando na quantidade de água destilada a ser utilizada para obtenção do extrato 100%. A partir deste extrato, foi feita uma diluição a 50%. Para verificar o potencial alelopático, sementes de alface (Lactuca sativa L.) foram dispostas em caixas do tipo gerbox contendo duas folhas de papel filtro embebidas em 10 mL de extrato de A. setaceus a 100%, 50% e água destilada como controle. Em cada gerbox semeou-se 50 sementes, tendo-se um total de 600 sementes para cada tratamento. Ao final de sete dias, foi contado o número de sementes germinadas. Através do teste de Tukey, verificou-se que a porcentagem de germinação das sementes de alface foi menor em ambas as diluições do extrato analisadas, diferindo estatisticamente da germinação do controle, demonstrando que as folhas e caules herbáceos de A. setaceus apresentam forte potencial alelopático. Este alto poder alelopático provavelmente interfere no processo de regeneração natural do HBITL, através da inibição da germinação das sementes de plantas nativas do fragmento. Porém, para confirmar esta hipótese, estudos futuros mais detalhados precisam ser realizados.


POTENCIAL GENÓTOXICO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO LOURENÇO NO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL/RS

Autor(es): ROCHA, Alessandra Martins da; BOBROWSKI, Vera Lucia
Apresentador: Alessandra Martins da Rocha
Orientador: Vera Lucia Bobrowski
Instituição/Departamento: Universidade federal de Pelotas/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:
As nascentes do Rio São Lourenço estão localizadas no interior do município de São Lourenço do Sul, RS, região hidrográfica do Litoral, tendo sua barra na Laguna dos Patos e recebe, ao longo deste percurso, resíduos agrícolas e efluentes domésticos que são liberados sem tratamento. Para avaliar o potencial citotóxico e genotóxico de amostras de água do rio, foram verificados os efeitos em células meristemáticas radiculares em cebola (Allium cepa), a qual é utilizada como bioindicador, uma vez que apresenta mecanismos eficazes na metabolização de compostos estranhos e possui processos de divisão celular e mutações similares aos que ocorrem no homem. Os três pontos de coleta de água foram selecionados com base em critérios ambientais e sanitários: 1) Região de coleta de água para abastecimento da população; 2) Área próxima a esgotamento in natura, no centro da cidade; 3) Área próxima a esgotamento in natura, em direção à barra do rio. Foram realizadas coletas sazonais da água do rio e para a realização do teste foram utilizados dez bulbos de cebola, para cada ponto de coleta. Confeccionadas as lâminas, estas foram contadas em microscópio óptico com objetiva de 40X, utilizando o método de varredura. Para análise do índice mitótico e da presença de micronúcleos foram avaliadas 2500 células e 500 células por amostra de alterações metafásicas e anafásicas para detecção de danos ao DNA. A análise do Índice Mitótico não demonstrou uma variação significativa (p>0,05) entre os diferentes pontos de coleta de água. O mesmo resultado foi observado quanto à presença de micronúcleos. Por outro lado, o índice mitótico foi maior nos três pontos durante a primavera e outono. Já as análises de aberrações cromossômicas não apresentaram grandes diferenças entre os tratamentos. No entanto, os três pontos apresentaram maior variação em relação ao grupo controle (p<0,05). Dentre as anomalias encontradas, foram verificadas principalmente quebras no fuso acromático e atrasos cromossômicos.


PREVALÊNCIA DE ENDOPARASITOS EM CÃES DE COMPANHIA DE PELOTAS, RS E RISCO ZOONÓTICO

Autor(es): XAVIER, Graciela Augusto; FARIAS, Nara Amélia da Rosa
Apresentador: Graciela Augusto Xavier
Orientador: Nara Amélia da Rosa Farias
Instituição/Departamento: UFPel/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO FREQÜENTADORES DA CANTINA DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE PELOTAS – RS

Autor(es): CLASEN, Isabel Lemos
Apresentador: Isabel Lemos Clasen
Orientador: Maria de Fátima Alves Vieira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Nutrição
Órgão Financiador:

Resumo:
A adolescência é um período da vida onde ocorre grande mudança física e psicológica que podem estar sendo influenciadas por fatores genéticos, étnicos e por diferentes situações sociais e ambientais. No Brasil, nas últimas décadas, a prevalência de obesidade tem-se elevado nos diferentes grupos etários e sociais. E quando presente na infância e na adolescência, a obesidade tende a persistir na vida adulta. Assim, destaca-se a importância da implementação de atividades preventivas de problemas de saúde e nutrição dentro da política de saúde pública, não apenas focando a saúde presente do adolescente como a futura. O presente estudo avaliou a prevalência de sobrepeso e obesidade em 86 adolescentes do Ensino Médio de uma escola privada de Pelotas; foi coletado também a freqüência e o tipo de alimento consumido por estes estudantes na cantina da escola. O trabalho realizou-se durante o mês de março de 2006. Na amostra, 16,4% apresentou sobrepeso e 8,2% obesidade. A maior prevalência de sobrepeso e obesidade foi encontrada no sexo masculino 17,6% e 11,7% respectivamente. Quase 8% dos freqüentadores da cantina apresentaram obesidade e 20,5% dos freqüentadores tinham sobrepeso. Metade dos adolescentes com sobrepeso e obesidade tinham mãe com grau de escolaridade superior. Os adolescentes do sexo masculino apresentaram maior freqüência de consumo na maioria dos produtos oferecidos pela cantina. Conclui-se que a maioria dos adolescentes com sobrepeso são freqüentadores da cantina da escola e que a maioria dos adolescentes que possuíam um estado nutricional de eutrofia não tinha o hábito de freqüentar a cantina. Conclui-se também que a maioria dos produtos oferecidos na cantina não era considerado saudável. Diante do encontrado, sugere-se maior atenção ao tipo de alimento que é oferecido aos estudantes na cantina das escolas. Estas devem permitir a escolha por alimentos saudáveis, cumprindo com o seu papel para contribuir positivamente no estado nutricional dos jovens.


PRODUÇÃO DE ANTICORPOS MONOCLONAIS CONTRA LIGB, PROTEÍNA DE MEMBRANA EXTERNA DE LEPTOSPIRAS PATOGÊNICAS

Autor(es): Monte, Leonardo G. ;Coutinho, M. L. ; Fernandes, C.P.H. ; Vasconcellos, F.A. ; Seyffert; N. ; Seixas, F. K. ; C. S. , Dellagostin , O.A. ; Aleixo, J.A.G.
Apresentador: Leonardo Garcia Monte
Orientador: José Antônio Guimarães Aleixo
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de nutrição
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
A soroaglutinação microscópica, atual teste de referência para o diagnóstico laboratorial da leptospirose, é um teste pouco eficaz e trabalhoso, pois possui baixa sensibilidade na fase inicial da doença e necessita de uma bateria de sorovares de leptospira para ser realizado. Recentemente, têm sido descritas várias proteínas de membrana externa (OMP) que são específicas de leptospiras patogênicas e que são reconhecidas pelo soro de indivíduos com leptospirose. A LigB é uma proteína da superfamília das imunoglobulinas que está presente na membrana externa de leptospiras patogênicas, e que possivelmente exerce um papel de adesina. Estas características tornam esta OMP um alvo potencial para o desenvolvimento de novos imunoensaios para o diagnóstico da leptospirose. Nesse trabalho, camundongos BALB/c foram imunizados com um polipeptídio recombinante de LigB (rLigBrep) e seus baços foram utilizados para fusão com células de mieloma para a produção de anticorpos monoclonais. Cavidades que apresentaram crescimento foram testadas em ELISA indireto utilizando rLigBrep como antígeno. Uma cavidade apresentou reação positiva e foi clonada pela técnica de diluição limitante. O hibridoma selecionado no ELISA foi injetado em camundongos previamente sensibilizados com pristane para produção de ascite. Este anticorpo está sendo caracterizado e será usado na padronização de ensaios de diagnóstico da leptospirose.


PRODUÇÃO DE ANTICORPOS POLICLONAIS DE GALINHA CONTRA LEPTOSPIRA SPP PARA USO EM DIAGNÓSTICO DE LEPTOSPIROSE

Autor(es): VASCONCELLOS, Flávia Aleixo*; HÄDRICH,Gabriela; COUTINHO, Mariana Loner.; FERNANDES, Cláudia Pinho Hartleben.; SEYFFERT, Núbia; MONTE, Leonardo Garcia.; ALEIXO, Jose Antonio Guimarães
Apresentador: Flávia Aleixo Vasconcellos
Orientador: José Antonio Guimarães Aleixo
Instituição/Departamento: UFPel/Cenbiot
Órgão Financiador:

Resumo:
A leptospirose é uma importante zoonose que ocorre de forma endêmica em todo o mundo. Cerca de 200 sorovares de bactérias do gênero Leptospira já foram identificados como causadores da doença em várias espécies animais. Os sinais clínicos da leptospirose humana, especialmente na sua fase inicial, confundem-se com os sinais de diversas enfermidades febris. A soroaglutinação microscópica, teste sorológico de referência baseado na detecção de anticorpos produzidos no curso da infecção, possui baixa sensibilidade na fase inicial da doença, uma vez que o sistema imune de indivíduos infectados demora vários dias para produzir níveis detectáveis de anticorpos. Sendo assim, testes baseados na detecção de antígenos de leptospiras em fluídos biológicos poderiam proporcionar um diagnóstico mais precoce da doença. Neste trabalho, leptospiras patogênicas inteiras inativadas por calor foram usadas para imunizar galinhas poedeiras da raça White Leghorn e obter anticorpos policlonais (IgY) a partir da gema de seus ovos, já que estes anticorpos possuem características apropriadas para pesquisa em soro humano. Após a purificação, determinação da pureza e concentração de IgY na preparação, foi efetuada quantificação por espectrofotometria (119 mg/mL), titulação em ELISA (1:3200) e Western blot (banda compatível) com leptospiras inativadas, mostrando o potencial destes anticorpos para aplicação em testes imunodiagnósticos.


PRODUÇÃO E VISCOSIDADE DA XANTANA SINTETIZADA POR XANTHOMONAS CAMPESTRIS PV PRUNI CEPA 115 EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE AERAÇÃO

Autor(es): BOROWSKI, Joyce Moura; BORGES, Caroline Dellinghausen; VENDRUSCOLO, Claire Tondo.
Apresentador: Joyce Moura Borowski
Orientador: Claire Tondo Vendruscolo
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Dep. Ciências e Tecnologia de Alimentos
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


PROPRIEDADES MEDICINAIS DAS ALGAS MARINHAS

Autor(es): SANTOS, Fabiana Fonseca dos; BEIRA, Fátima Tereza Alves
Apresentador: Fabiana Fonseca dos Santos
Orientador: Fátima Tereza Alves Beira
Instituição/Departamento: IB - UFPel/Fisiologia e Farmacologia
Órgão Financiador:

Resumo:
As novas descobertas do metabolismo e atividades biológicas das macroalgas tem tido crescente significado. Contudo, apesar de intensas pesquisas, poucos produtos com real potencial têm sido identificados e desenvolvidos. As substâncias que tem atualmente recebido maior atenção das companhias farmacêuticas para o desenvolvimento e uso de drogas, no campo relacionado com medicina incluem polissacarídeos sulfatados com atividades antivirais podendo ser usados como um possível tratamento para tumores cancerígenos e AIDS. Outras substâncias presentes nas macroalgas como lecitinas, fucóides, carotenóides são regularmente usadas em pesquisas biomédicas e dentre outras substâncias que apresentam atividades biológicas conhecidas. Os estudos sobre polissacarídeos sulfatados com atividade anticoagulante e antitrombótica, isolados de algas, ascídeas, pepinos e ouriços-do-mar, são os mais significativos na área de produtos naturais marinhos no Brasil. Estes polissacarídeos sulfatados além da ação antiviral tem demonstrado ação antitumoral e anticoagulantel e podem ser usados para a imobilização de células. Em muitos estudos foi constatado propriedades biológicas das algas marinhas verdes, indicando que podem ser fonte de oligossacarídeos com bioatividade, citotoxicidade ou citoestaticidade como alvo para as células epiteliais normais ou cancerígenas. De acordo com os estudos que vem sendo realizados, as algas marinhas possuem potencial farmacológico, sendo necessário desenvolvimento de pesquisas para que se possa aplicá-las em terapias humanas.


QUALIDADE FISIOLÓGICA E CRESCIMENTO DE SEMENTES DE ALFACE (LACTUCA SATIVA L.) SUBMETIDAS A AUSÊNCIA DE POTÁSSIO.

Autor(es): MARINI, Patrícia; LÖWE, Tatiana Raquel; MORAES, Caroline Leivas; MORAES, Dario Munt
Apresentador: Patrícia Marini
Orientador: Dario Munt de Moraes
Instituição/Departamento: UFPel/Botanica
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


QUALIDADE SANITARIA DE TALHERES E PRATOS UTILIZADOS NO RESTAURANTE-ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL

Autor(es): BLUME, Simone Isabel; RIBEIRO, Gladis Aver
Apresentador: Simone Isabel Blume
Orientador: Gladis Aver Ribeiro
Instituição/Departamento: UFPel/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


RELAÇÃO ENTRE DIATOMÁCEAS PLANCTÔNICAS E BENTÔNICAS DO SACO DO LARANJAL, PELOTAS, RS

Autor(es): ROSA, Patrícia; RODRIGUES, Lissane; TALGATTI, Dávia Marciana; GARCIA, Marinês
Apresentador: Patrícia da Rosa
Orientador: Marinês Garcia
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
O Saco do Laranjal (31º41’42”S – 52º01’57”W e 31°47’01”S – 52º 13’08” W) está situado na região estuarina da Lagoa dos Patos. O presente estudo tem como objetivo identificar as diatomáceas presentes no plâncton e correlacionar com as ocorrentes no sedimento. As coletas foram realizadas em 6 estações: Canal São Gonçalo, Estrada de Barro, Calçadão, Esgoto, Praia do Totó e Frente ao Ecocamping. As amostras foram coletadas em 2004 (agosto e dezembro) e 2005, em janeiro, abril, julho e dezembro. O plâncton foi coletado na margem da Lagoa com frasco de âmbar de 100 mL, já para o sedimento foi realizada a raspagem superficial da areia na região de varrido. As amostras foram fixadas com lugol. Os táxons foram observados ao microscópio óptico através de lâminas permanentes e simples. As primeiras foram confeccionadas segundo a técnica de Simonsen (1974) e as simples com o auxílio da câmara de Sedwick-Rafter. Foram identificados 45 táxons. Algumas espécies têm hábito bentônico, como: Catenula adhaerens, Cocconeis spp., Desikaneis gessneri, Fallacia spp., Opephora spp., Plagiogramma tenuissimum, Staurosira obtusa e Navicula spp., concordando com resultados de outros autores que enfatizam a presença de algas bênticas no plâncton de corpos d’água com pouca profundidade. Diatomáceas epifíticas como Bacillaria sp., Capartogramma crucicola, Rhopalodia spp. também foram observadas nas amostras de plâncton. Diatomáceas planctônicas e de ambiente marinho, como Actinocyclus sp., Coscinodiscus sp., Cyclotella spp., Pleurosira laevis e Skeletonema sp. ocorreram principalmente nos meses de temperaturas mais altas e alta condutividade elétrica. Também se verificou a presença de floração da alga Cyanophyta Microcystis aeruginosa nos meses de dezembro de 2004 e em 2005 em janeiro e dezembro. Os resultados mostram que o Saco do Laranjal é uma área estuarina típica, onde diatomáceas planctônicas de água doce e marinhas ocorrem juntamente.


RELATO DE CASO: MUCOCELE EM MUCOSA LABIAL INFERIOR

Autor(es): KAISER, Karen Martins; DA SILVA, Anna Luisa Tellechea; DA ROSA, Tais Frenzel; PEREIRA, Maurício Assunção; DA SILVA, Guilherme Moreira
Apresentador: KAREN MARTINS KAISER
Orientador: Tais Frenzel da Rosa
Instituição/Departamento: ufpel/cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial
Órgão Financiador:

Resumo:
Mucocele, também conhecido como fenômeno de extravasamento de muco, é um pseudocisto de etiologia traumática onde há o rompimento do ducto de uma glândula salivar menor. Clinicamente, pode ser observada como uma tumefação ou bolha, flácida a palpação, de coloração igual a da mucosa adjacente ou azulada, assintomática, com a superfície lisa e com tamanho variado. O paciente, geralmente, relata uma bolha que se rompe e retorna a encher liberando um liquido de gosto salgado. Sua maior incidência é no gênero feminino, entre 8 e 14 anos de idade, sendo o sítio mais comum a mucosa do lábio inferior. Como tratamento pode ser realizado a micromarsupialização ou a excisão cirúrgica. No presente trabalho iremos ilustrar um caso clínico de Mucocele realizado na Faculdade de Odontologia/UFPel, em um paciente com 23 anos, do sexo masculino, da raça branca, o qual apresentava uma lesão situada na mucosa do lábio inferior do lado direito, próxima ao fundo de sulco, medindo, aproximadamente, 0,6cm com coloração semelhante a mucosa adjacente normal. O tratamento realizado foi a excisão cirúrgica das glândulas acessórias envolvidas na região da incisão. O laudo da microscopia confirmou a suspeita de Mucocele.


REPRODUÇÃO DE DIFERENTES POPULAÇÕES DE BIOMPHALARIA (GASTROPODA:PLANORBIDAE) DA REGIÃO SUL DO RIO GRANDE DO SUL PARA FUTUROS TESTES DE SUSCETIBILIDADE.

Autor(es): PEPE, Michele Soares; RODRIGUES, Alice Pozza; DIAS, Joziani Scaglioni; REDANTE, Daniela, CORREA, Tiago Gallina, CUNHA, Filho Nilton Azevedo; AMARAL, Hugo Leonardo da Cunha; MULLER, Gertrud; BERNE, Maria Elisabeth Aires
Apresentador: Michele Soares Pepe
Orientador: Maria Elisabeth Aires Berne
Instituição/Departamento: Universidade Federal Pelotas/Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:
Os planorbídeos do gênero Biomphalaria são hermafroditas e possuem aberturas masculinas e femininas separadas, sendo os ovos depositados em cápsulas gelatinosas. Sua persistência no ambiente está relacionada ao ritmo da reprodução, a qual depende de fatores ecológicos inerentes, ligados à postura, fecundidade e viabilidade dos ovos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a reprodução em laboratório de diferentes populações de Biomphalaria do Rio Grande do Sul. Durante o ano de 2005, foram realizadas coletas de moluscos em 12 municípios do Estado, em lagoas, canais de irrigação, açudes, córregos e locais lodosos, totalizando 15 populações diferentes. No laboratório os moluscos foram mantidos à temperatura ambiente, em caixas plásticas contendo água desclorada, sendo alimentadas com alface natural e/ou desidratada, para identificação das espécies e obtenção da geração F1. As populações que se reproduziram em laboratório, foram transferidas para aquários de maiores dimensões, sendo realizadas trocas periódicas (em dias alternados) da água desclorada e aeração constante. Dentre as sete populações de B. tenagophila guaibensis identificadas, somente quatro populações se reproduziram em condições de laboratório, sendo provenientes de Pelotas, Camaquã, Arroio Grande e Dom Pedrito; entretanto o número de moluscos obtido foi pequeno. Das cinco populações de B. peregrina identificadas, quatro se reproduziram em laboratório, sendo provenientes de Rosário do Sul, Dom Pedrito, Bagé, Rio Grande. As três populações de B. oligoza não se reproduziram em condições de laboratório. Com isso conclui-se que é possível obter em laboratório a geração F1 a partir de populações de B. peregrina e B. tenagophila guaibensis de campo, com numero variável de descendentes.


SEMSIBILIDADE DOS NEMATÓDEOS GASTRINTESTINAIS DE OVINOS AO NITROXIL NO MUNICÍPIO DO CAPÃO DO LEÃO/ RS

Autor(es): VIANNA, Liziane Lemos; GÖTZE, Marcelo Mendes; LOPES, Lorena Lacava; GASTAL, Gustavo Desire; FELIX, Samuel Rodrigues; GARCIA, Leandro Costa
Apresentador: Liziane Lemos Vianna
Orientador: Sergio Silva da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Veterinária Preventiva
Órgão Financiador:

Resumo:
As helmintoses causam grandes transtornos e prejuízos econômicos à ovinocultura nacional. É de difícil controle, devido à dosificações aleatórias e sem o cuidado com monitoramento da população de parasitas, podendo levar ao aparecimento de vermes com resistência a determinadas moléculas químicas. Neste trabalho foram desenvolvidos testes de eficácia na redução de ovos por grama de fezes (OPG) em ovinos parasitados e com histórico de resistência a diferentes princípios ativos, com o objetivo de testar a eficácia terapêutica do princípio ativo Nitroxinil 34%, para controle da verminose ovina. Foram utilizados 50 ovinos da raça Corriedale, divididos em dois grupos, um grupo controle com 10 animais e um grupo tratamento com 40 animais, pertencentes a uma propriedade localizada no município do Capão do Leão-RS. Durante o mês de abril de 2006, foram coletadas amostras de fezes individualmente, diretamente do reto dos animais no dia 0 (zero) e no 7 dia após o tratamento (DAT). Os animais do grupo tratamento foram dosificados no dia 0, pela via subcutânea. As amostras foram processadas pela técnica de Gordon & Whitlock no Laboratório de Doenças Parasitárias da Faculdade de Veterinária/UFPEL. A quantificação da carga parasitária pela contagem de ovos nas fezes, demonstrou que o grupo tratado apresentou 1328 ovos por grama de fezes (OPG) no dia 0 e negatividade no exame de fezes no 7° dia após a dosificação. Os animais do grupo controle apresentaram no dia 0 média de 916 o.p.g. de fezes e mantiveram com crescimento no número de o.p.g. de fezes no dia 7. Com este trabalho se chega à conclusão que o principio ativo Nitroxinil 34% pode ser utilizado para controle de helmintos no rebanho analisado, sempre estabelecendo um monitoramento da eficácia do mesmo.


SIFONÁPTEROS COM POTENCIAL ZOONÓTICO EM DIDELPHIS ALBIVENTRIS LUND, 1841, GAMBÁ-DE-ORELHA-BRANCA, NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): PESENTI, Tatiana Cheuiche; LANGONE, Patrícia Quintana; MICHELS, Guilherme Heck; MÜLLER, Gertrud
Apresentador: Tatiana Cheuiche Pesenti
Orientador: Gertrud Müller Antunes
Instituição/Departamento: UFPEL/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


SORODIAGNÓSTICO DE ANTICORPOS ANTI-NEOSPORA CANINUM EM CÃES DA ÁREA URBANA E RURAL DO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): CUNHA, Filho Nilton Azevedo; LUCAS, Andréia da Silveira; PAPPEN, Felipe; RUAS, Jerônimo Lopes; RAGOZZO, Alessandra; AGUIAR, Cíntia Lidiane Guidotti; FARIAS, Nara Amélia da Rosa.
Apresentador: Nilton Azevedo da Cunha Filho
Orientador: Nara Amélia da Rosa Farias
Instituição/Departamento: UFPEL/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


SUSCETIBILIDADE DE POPULAÇÕES DE BIOMPHALARIA PEREGRINA (ORBIGNY, 1835) À INFECÇÃ0 POR SCHISTOSOMA MANSONI (SAMBON, 1907).

Autor(es): PEPE, Michele Soares; CARVALHO, Omar dos Santos; CALDEIRA, Roberta Lima; PASSOS, Liana Konovaloff Jannotti; MULLER, Gertrud; RODRIGUES, Alice Pozza; AMARAL, Hugo Leonardo da Cunha; BERNE, Maria Elisabeth Aires
Apresentador: Michele Soares Pepe
Orientador: Maria Elisabeth Aires Berne
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DEMP
Órgão Financiador:

Resumo:
A esquistossomose é condicionada à presença de moluscos Biomphalaria suscetíveis ao Schistosoma mansoni. Dentre as espécies de Biomphalaria do Brasil, são vetores dessa parasitose: B. glabrata, B. tenagophila e B. straminae. Biomphalaria peregrina é considerada hospedeiro em potencial de S. mansoni. O conhecimento da suscetibilidade de diferentes espécies de Biomphalaria é importante no controle e vigilância epidemiológica da esquistossomose. A presença dessa parasitose na região sul do país foi evidenciada pela ocorrência de vetores, com destaque para B. glabrata, bem como a presença de portadores desse trematódeo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a suscetibilidade de populações de B. peregrina na região sul do Rio Grande do Sul. Durante o ano de 2005 foram realizadas coletas de moluscos em 12 municípios do Estado, sendo mantidos em condições de laboratório, para identificação e obtenção da geração F1. Foi testada a suscetibilidade da geração F1 de duas populações de B. peregrina, provenientes dos municípios de Rio Grande e Dom Pedrito, com cepa LE de S. mansoni. Como controle positivo foi utilizado B. glabrata (Barreiro de Cima-MG). Aos 30, 35 e 40 dias após a infecção, os moluscos foram expostos à luz incandescente durante 30 a 40 minutos para eliminação de cercárias. Após 43 dias foi realizado o esmagamento entre lâminas de vidro, para observação da presença de esporocistos e cercárias. Nenhum espécime de B. peregrina foi infectado enquanto 52% dos espécimes de B. glabrata estavam infectados. As populações de B. peregrina avaliadas foram resistentes ao S. mansoni, sendo necessário a continuidade nas pesquisas de suscetibilidade de populações de Biomphalaria spp. de todo Estado, pois o conhecimento sobre as características destas populações permitirá traçar estratégias para evitar o estabelecimento e expansão da esquistossomose no Rio Grande do Sul.


TEORES DE PROTEÍNA TOTAL E AÇÚCAR SOLÚVEL DE DUAS CULTIVARES DE MELÃO

Autor(es): MARINI, Patrícia; MORAES , Caroline Leivas; LÖWE, Tatiana Raquel; CASSANA, Francine Ferreira; ABREU, Claudete Miranda; MORAES, Dario Munt.
Apresentador: Patrícia Marini
Orientador: Dario Munt de Moraes
Instituição/Departamento: UFPel/Botanica
Órgão Financiador:

Resumo:
Sementes de cucurbitáceas, por apresentarem alto valor comercial merecem atenção especial quanto ao seu potencial fisiológico, pois este possui grande importância nos programas de controle de qualidade de sementes. Pelo fato de cultivares de uma mesma espécie apresentarem características distintas no vigor e no crescimento de plântulas, este trabalho teve como objetivo comparar duas cultivares da espécie Cucumis melo L. quanto aos teores de proteína total e açúcar solúvel total. O experimento foi realizado no Laboratório de Fisiologia de Sementes da Universidade Federal de Pelotas-RS. Sementes dos cultivares Melão Gaúcho Redondo e Melão Gaúcho Casca de Carvalho Comprido foram secas em estufa a 105ºC por 48 horas e posteriormente moídas para a determinação dos teores de proteína total e açúcares solúveis totais. O teor de proteína solúvel total foi de 19,20 mg g-1 para a cv. Melão Gaúcho Casca de Carvalho Comprido e 15,96 mg g-1 para cv. Melão Gaúcho Redondo e o teor de açúcar solúvel foram de 0,40 mg g-1 para cv. Melão Gaúcho Casca de Carvalho Comprido e de 0,20 mg g-1 para a cv. Melão Gaúcho Redondo. Estes resultados monstram que a cv. Melão Gaúcho Casca de Carvalho Comprido apresentou melhor composição química que a cv. Melão Gaúcho Redondo.


TESTE IN VITRO DE DESINFETANTES FRENTE A ASPERGILLUS SPP.

Autor(es): OSÓRIO, Luiza da Gama; XAVIER, Melissa Orzechowski; CABANA, Ângela Leitzke; MEINERZ, Ana Raquel Mano; CLEFF, Marlete Brum; MADRID, Isabel Martins; FARIA, Renata Osório; SANTIN, Rosema; SILVA-FILHO, Rodolfo Pinho; MEIRELES, Mário Carlos Araújo
Apresentador: Luiza da Gama Osório
Orientador: Mário Carlos Araújo Meireles
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Medicina Veterinária - Veterinária Preventiva
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A aspergilose é uma micose oportunista causada por Aspergillus spp., que acomete principalmente aves em cativeiro, determinando altas taxas de mortalidade. Tendo em vista a característica ubíqua do fungo, torna-se necessário o emprego de programas de desinfecção na prevenção da enfermidade. Considerando esses fatores, este estudo objetivou avaliar a suscetibilidade in vitro de diferentes espécies de Aspergillus frente a três agentes químicos. Os desinfetantes iodóforo, cloreto de benzalcônio e digluconato de clorexidina foram testados de acordo com a técnica da microdiluição em caldo conforme o NCCLS M-38, adaptada para agentes químicos, frente a 23 amostras de Aspergillus spp., sendo oito A. fumigatus, oito A. niger, seis A. flavus, e um A. terreus. Os três agentes químicos foram submetidos a seis diluições sucessivas em caldo RPMI. Iodóforo e cloreto de benzalcônio tiveram suas diluições de 8 a 0,25 vezes a concentração de uso recomendada pelo fabricante, e o digluconato de clorexidina de 2 a 0,05 vezes a concentração de uso indicada. Alíquotas destas concentrações foram distribuídas nas microplacas juntamente com o inóculo fúngico. Os testes foram realizados em duplicata, onde a primeira coluna das microplacas foi utilizada como controle de crescimento, e a última como controle de esterilidade. O material foi incubado a 35ºC/96 horas, e a Concentração Inibitória Mínima foi determinada por leitura visual. O iodóforo foi ineficaz frente a todos os isolados de Aspergillus, enquanto a amônia quaternária e o digluconato de clorexidina foram eficazes contra diferentes espécies do fungo, com exceção de uma amostra de A. fumigatus resistente ao cloreto de benzalcônio, e uma de A. terreus resistente à clorexidina. Portanto, esses agentes químicos, cloreto de benzalcônio e clorexidina, são indicados para programas de desinfecção na prevenção da aspergilose. Em contrapartida, a ineficácia do iodóforo neste estudo torna questionável seu uso para controle de Aspergillus spp.


TESTES BIOQUÍMICOS E DE CONDUTIVIDADE ELÉTRICA EM SEMENTES DE PASSIFLORA ALATA D.

Autor(es): Zepka, Ana Paula dos Santos; Larré, Cristina Ferreira, Moraes, Dario Munt de
Apresentador: Ana Paula dos Santos Zepka
Orientador: Dario Munt de Moraes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
Este experimento teve por objetivo realizar análises bioquímicas do teor de proteínas solúveis totais e atividade da enzima α-amilase, assim como, a condutividade elétrica em sementes de maracujá redondo amarelo a fim de determinar o efeito de três tratamentos: sem envelhecimento acelerado (EA), EA de 24 e 48 horas na avaliação do potencial fisiológico das sementes dessa espécie. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições estatísticas. As médias foram comparadas estatisticamente pelo teste de Tukey (P ≤ 0,05). Observou-se que o teor de proteína solúvel em sementes de maracujá redondo amarelo submetidas aos três períodos de EA decresceu significativamente à medida que o tempo de exposição ao envelhecimento acelerado aumentou enquanto que o tratamento sem EA conservou mais alto esse teor, confirmando a precisão deste teste pelo baixo coeficiente de variação. Já a atividade da enzima α-amilase em sementes e plântulas de sete e 21 dias de maracujá redondo amarelo, submetidas ao EA, foi maior na semente e diminuiu com o aumento do tempo de vida da plântula. Com relação ao teste de condutividade elétrica, observou-se que o EA por 48 horas teve efeito danoso às membranas celulares, ocasionando alterações na integridade delas devido a maior exposição das sementes a condições adversas de umidade e temperatura. Estes dados confirmam a hipótese de que a exposição ao EA pode reduzir a qualidade fisiológica e também a viabilidade das sementes. A condução de tais testes em sementes de maracujá submetidas à EA pelo método tradicional (temperatura de 40 ºC e 100% de umidade relativa) mostrou-se eficiente para monitorar o comportamento dessa espécie e para avaliar o seu potencial fisiológico.


TMGT (TESTIS MEDIATED GENE TRANSFER) PARA GERAR CAMUNDONGOS TRANSGÊNICOS: AVALIAÇÃO DA TAXA DE PROGÊNIE

Autor(es): COLLARES, Tiago; CAMPOS, Vinicius Farias; SILVA, Evelise S; KAEFER, Cristian; CAVALCANTI, Paulo Varoni; TAVARES, Rafael A; AMARAL, Marta G; DESCHAMPS, João Carlos;
Apresentador: Tiago Collares
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador:

Resumo:
Estratégias para gerar animais transgênicos dependem do sucesso da taxa de progênie resultante da técnica aplicada e da transmissão do DNA de interesse nas proles resultantes. A utilização de espermatozóides como vetores de DNA exógeno, têm sido uma alternativa interessante na geração de camundongos transgênicos. Porém, para coletar sêmen é necessário o sacrifício no animal. Neste sentido este estudo tem por objetivo injetar diretamente DNA nos testículos e posteriormente acasalar os machos com fêmeas induzidas hormonalmente para avaliar a taxa de progênie. Foram utilizados 10 camundongos machos balb/c fornecidos pelo NET – Núcleo de Experimentação em Transgênese do Centro de Biotecnologia da UFPel. Os animais foram anestesiados com Zoletil® e posteriormente foi feita a higienização do saco escrotal. Foram injetados diretamente em cada testículo 30g/ml de DNA. Foi utilizado o vetor comercial pEGFP® (Clontech®). Foram injetados 50l de PBS+DNA. Foram utilizados 2 animais injetados apenas com PBS (controle). Após cinco dias de descanso, cada macho foi mantido com duas fêmeas sincronizadas. Não foi observado queda nas taxas de libido, pos-tratamento, quando comparados aos controles. Foi observada a taxa de 81,2% (13/16) de fêmeas que pariram do grupo injetado com DNA. O controle apresentou taxa de 75% (3/4). Com média de nascidos de 6 filhotes/fêmea. Para o tratamento com DNA, a média foi de 5 filhotes/fêmea. Não foi observada expressão da GFP nos tratamentos de inserção. Isso indica que o DNA possivelmente não entrou em contato com os espermatozóides, visto que as injeções foram realizadas nos testículos e não no epidídimo. Possivelmente, sejam necessários acasalamentos posteriores dos animais injetados para permitir a interação do DNA com as células durante a espermatogênese. No entanto, este estudo demonstrou que a intervenção e a presença de DNA exógeno em testículos de camundongos injetados não comprometem a taxa de progênie.


TOXOPLASMOSE:DIAGNÓSTICO PREVENTIVO EM GESTANTES DE POSTOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS

Autor(es): CADEMARTORI,Beatris Gonzalez;RECUERO,Ana Lúcia Coelho;BERNE,Ana Cristina;FERNANDES,Claúdia Hartleben;FARIAS,Nara Amélia da Rosa;BROD,Claudiomar Soares
Apresentador: Beatris Gonzalez Cademartori
Orientador: Claudiomar Soares Brod
Instituição/Departamento: UFPel/Centro de Controle de Zoonoses- UFPel
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


TRANSFORMAÇÃO DE NICOTIANA TABACUM L. VIA AGROBACTERIUM TUMEFASCIENS, VISANDO A PRODUÇÃO DE VACINA RECOMBINANTE CONTRA A PNEUMONIA MICOPLÁSMICA SUÍNA

Autor(es): OSORIO, Marina Borges; ROCHA, Andréa da Silva Ramos; CONCEIÇÃO, Fabricio Rochedo; DELLAGOSTIN, Odir Antônio; PETERS, José Antônio
Apresentador: Marina Borges Osorio
Orientador: Odir Antônio Dellagostin
Instituição/Departamento: UFPEL/Departamento de Microbiologia e Parasitologia, IB
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


TRANSMISSÃO TRANSPLACENTÁRIA DE ANAPLASMA MARGINALE EM MATRIZES BOVINAS CLINICAMENTE SADIAS

Autor(es): PAPPEN, Felipe; CUNHA FILHO, Nilton Azevedo; GRAU, Hermann Eduardo Gonzales; FARIAS, Nara Amélia da Rosa.
Apresentador: Felipe Geraldes Pappen
Orientador: Nara Amélia da Rosa Farias
Instituição/Departamento: UFPEL/Microbiologia e Parasitologia
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


TRATAMENTO BIOLÓGICO DE CORANTE TÊXTIL POR BIOMASSA DE BACTÉRIAS DO GÊNERO BACILLUS.

Autor(es): Camargo, Akemi Teramoto de Camargo; Gunha, Melina Luzia; Arndt, Katiane, Machado; Rocha, André Luiz Montanheiro.
Apresentador: Akemi Teramoto de Camargo
Orientador: Akemi Teramoto de Camargo
Instituição/Departamento: Universidade Estadual de Ponta Grossa/Biologia Geral
Órgão Financiador:

Resumo:
A crescente utilização de água pelas indústrias têxteis, torna cada vez mais premente com relação ao tratamento do efluente gerado pelas mesmas, tendo em mente que os tratamentos inadequados podem provocar a formação de sub-produtos desconhecidos e na interação aquática, podem se apresentar incolores e difíceis de serem detectados por métodos tradicionais. Os resíduos de corantes lançados nos sistemas aquáticos, sem prévio tratamento pelas próprias industrias, podem causar escurecimento das águas, dificultando a realização de fotossíntese pela flora aquática, afetando a fauna e provocando aumento na demanda bioquímica de oxigênio, fatores tais que causarão também a predominância de microorganismos anaeróbicos. Levando-se em consideração todos esses problemas ambientais, propõe-se a utilização de biomassa de bactérias Bacillus macerans e Bacillus circulans isoladas e já adaptadas nos tanques de tratamento de efluente têxtil de uma indústria de Rio Claro, S.P., para a remoção do corante têxtil azul ácido 161 (C.I. 15706). O corante (50 µg/mL) foi colocado em contato com duas espécies de bactérias isoladas em meio de nutriente-ágar e identificadas por testes bioquímicos: B. macerans e B. circulans, deixando as amostras em banho-maria por 60 minutos em duas condições de temperatura: a 30°C e 35°C. Após, as amostras foram centrifugadas a 3.000 r.p.m. e o sobrenadante foi analisado em espectrofotometria no visível (615 nm). Observou-se que a 30°C, houve maior eficiência de remoção do que a 35°C, para ambas as espécies: 71,3% (B. macerans) e 71,2% (B. circulans) a 30°C e 59,18% e 61,04%, respectivamente a 35°C usando-se 3,0 mg/mL de biomassa. Para ambas as espécies, houve melhor aplicabilidade na utilização da Equação de Freundlich do que a de Langmuir para a interpretação das isotermas de adsorção, apresentando valores de correlação (R = 0,9313 e 0,9256, para B. macerans e B. circulans a 30°C e 0,9520 e 0,9054, respectivamente a 35º.C). Pelos dados obtidos, sugere-se que existe a possibilidade do uso de microrganismos já adaptados em efluentes têxteis para a remoção dos mesmos.


TRILHA NO PARQUE MUSEU DA BARONESA: HISTÓRIA, BOTÂNICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autor(es): RODRIGUES, Lissane Borges Valério ;TALGATTI, Dávia Marciana; ROSA, Patrícia; GARCIA, Marinês
Apresentador: Patrícia da Rosa
Orientador: Marinês Garcia
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
O Museu Municipal Parque da Baronesa, localizado no município de Pelotas, é considerado patrimônio histórico do Estado do Rio Grande do Sul. O Parque possui em seu entorno uma área de aproximadamente sete hectares com jardins, bosques e lagos. O bosque localizado atrás do Museu, aparentemente homogêneo pela presença de Eucaliptos em grande número, possui também diversas plantas nativas oriundas das matas de Restinga adjacentes. O presente trabalho foi iniciado em 2004 por solicitação da diretora do Museu, para melhor utilização do espaço físico do Parque. Assim foi desenvolvida uma trilha para observação das plantas nativas que posteriormente seria oferecida à comunidade como uma atividade de lazer e conhecimento integrando História e Botânica. Para auxiliar na realização da trilha foi confeccionado um folder, publicado em 2005. Neste folder encontram-se descritas as espécies com ênfase em suas características ecológicas, acompanhado de um mapa o qual é utilizado como guia para percorrer a trilha. Os principais objetivos do desenvolvimento desta trilha são: promover a educação ambiental e a conservação da natureza, utilização da área do Parque em conjunto com as atividades de educação no Museu, lazer e conhecimento para os visitantes, além da demonstração da importância econômica e ecológica das plantas nativas no local. A trilha ecológica no Parque Museu da Baronesa está sendo oferecida a toda comunidade mensalmente.


USO DE BIOMARCADORES EM PEIXES PARA O MONITORAMENTO DE POLUENTES DO CANAL SÃO GONÇALO, PELOTAS/RS

Autor(es): ROCHA, Alessandra Martins da; BOBROWSKI, Vera Lucia
Apresentador: Alessandra Martins da Rocha
Orientador: Vera Lucia Bobrowski
Instituição/Departamento: Universidade federal de Pelotas/Zoologia e Genética
Órgão Financiador:

Resumo:


Download do artigo completo


VETORES RECOMBINANTES DE EXPRESSÃO TESTICULAR CONTENDO OS PROMOTORES GÊNICOS CATMUS E CATHUM

Autor(es): SILVA, Evelise S.; CAMPOS, Vinicius Farias; KAEFER, Cristian; CAVALCANTI, Paulo Varoni; TAVARES, Rafael A.; AMARAL, Marta G.; SEIXAS, Fabiana K., DESCHAMPS, João Carlos; COLLARES, Tiago;
Apresentador: Evelise Sampaio da Silva
Orientador: João Carlos Deschamps
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Centro de Biotecnologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O direcionamento da expressão de genes de interesse a tecidos e fluídos específicos, depende diretamente dos conhecimentos gerados em estudos com promotores gênicos. Este estudo teve por objetivo amplificar e clonar dois promotores gênicos, com potencial expressão testicular, de genoma humano e de camundongos. Foram utilizadas informações de depósito disponíveis no GenBank, e através do programa de computador VectorNTI 10 foram desenhados primers para a PCR, com anelamento em 56 ºC. Na clonagem dos fragmentos gênicos foi utilizado o vetor comercial pZsGreen (Clontech®) que apresenta a gene repórter EGFP. Os primers amplificaram seqüências de aproximadamente 273pb e 1748pb, conforme massa molecular esperada para CatMus e CatHum, respectivamente. Os fragmentos amplificados foram purificados usando kit GFX DNA e ambos digeridos com as enzimas HindIII e BamHI. O vetor pZsGreen foi digerido com as mesmas enzimas. As ligações dos insertos foram realizadas com T4 DNA ligase (Invitrogen®). Após a ligação os vetores foram purificados para eletroporação em E. coli TOP10. Foi realizado o pré-inóculo e posterior plaqueamento em meio contendo canamicina. Foram selecionados clones recombinantes e realizado o cultivo em meio líquido. Após cultivo, foi realizado extração plasmidial utilizando kit GFX miniprep (Amershan®). Os vetores purificados em larga escala foram digeridos com enzimas de restrição para caracterização da clonagem gênica e presença do inserto. Foi possível observar a liberação dos fragmentos de 273pb e 1748pb, correspondentes aos promotores CatMus e CatHum. Este estudo possibilitou a construção de dois vetores recombinantes contendo os promotores gênicos de expressão testicular fusionados ao gene repórter EGFP. Estes cassetes gênicos serão seqüenciados e utilizados em estudos de direcionamento da expressão ao tecido testicular, sendo importante em estratégias de produção de fármacos de interesse no fluído seminal de animais e em terapia gênica em humanos.


VIABILIDADE E VIGOR DE SEMENTES DE MELÃO (CUCUMIS MELO L.)

Autor(es): CASSANA, Francine Ferreira; Caroline Leivas; LÖWE, Tatiana Raquel; MARINI, Patrícia; MORAES; ABREU, Claudete Miranda; MORAES, Dario Munt de.
Apresentador: Francine Ferreira Cassana
Orientador: Dario Munt de Moraes
Instituição/Departamento: UFPel/Botânica
Órgão Financiador:

Resumo:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade e o vigor das sementes e o crescimento das plântulas de duas cultivares de melão (Cucumis melo L.), cv. Melão Gaúcho Redondo e cv. Melão Gaúcho Casca de Carvalho Comprido. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fisiologia Vegetal, Departamento de Botânica, IB, UFPel. Foi realizado o teste de germinação (TG), primeira contagem de germinação (PCG) e o índice de velocidade de germinação (IVG). Ao final do teste de germinação, foi determinado o comprimento da parte aérea (CPA) e do sistema radicular (CSR), massa fresca da parte aérea (MFPA) e do sistema radicular (MFSR) e massa seca da parte aérea (MSPA) e do sistema radicular (MSSR) das plântulas. As cultivares Melão Gaúcho Redondo e Melão Gaúcho Casca de Carvalho Comprido, apresentaram, 100 e 77 % de sementes germinadas, enquanto que em relação à PCG, as cv. apresentaram os valores de 100 e 85%, respectivamente. Os resultados do índice de velocidade de germinação das cv. analisadas não diferiram significativamente pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro. Quanto à massa fresca e massa seca de plântulas obteve-se resultados significativos somente na parte aérea, onde a cv. Melão Gaúcho Redondo apresentou 3,5 g de MFPA e 0,15 de MSPA, enquanto que a cv. Melão Gaúcho Casca de Carvalho Comprido exibiu 2,85 g de MFPA e 0,13 de MSPA. Não houve resultados significativos quanto ao comprimento das plântulas (CSR e CPA) entre as cultivares analisadas. A partir dos resultados e testes utilizados, conclui-se que a cultivar Melão Gaúcho Redondo possui sementes mais viáveis e vigorosas.


XANTANA SINTETIZADA POR CEPAS XANTHOMONAS CAMPESTRIS PV PRUNI EM DIFERENTES MEIOS DE CULTIVO

Autor(es): BOROWSKI, Joyce Moura; REDIES, Clarice Roll; MICHELS, Rudah ; BORGES, Caroline Dellinghausen; VENDRUSCOLO, Claire Tondo.
Apresentador: Joyce Moura Borowski
Orientador: Claire Tondo Vendruscolo
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Dep. Ciências e Tecnologia dos Alimentos
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo