Home Page UFPel Universidade Federal de Pelotas
XII Congresso de Iniciação Científica

Ciências Exatas e da Terra - Resumos

A ATIVIDADE DA PEROXIDASE EM TOMATEIRO, APÓS APLICAÇÃO FOLIAR DE K2HPO4.

Autor(es): Figueiredo,J.G.; Campos,A.D.; Santin,R.M.; Gançalves.A.R.; Barbieri,G.
Apresentador: Jozi Godoy Figueiredo
Orientador: Ângela Campos Diniz
Instituição/Departamento: EMBRAPA/Fisiologia Vegetal
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
A peroxidase é uma importante enzima das plantas e está envolvida em diversas reações: ligações de polissacarídeos; oxidação do ácido indol-3-acético; ligações de monômeros; lignificação; cicatrização de ferimentos; oxidação de fenóis; defesa contra patógenos; regulação da elongação de células e outras. Este trabalho teve como objetivo verificar o efeito da aplicação foliar de K2HPO4 na atividade da peroxidase em tomateiros. As plantas foram pulverizadas a partir de 20 dias após a semeadura, semanalmente, com as preparações de K2HPO4 50 mM, pH 9.1. As soluções foram preparadas no dia da aplicação. Utilizou-se atomizador manual para as pulverizações, que foram realizadas até o estádio de início de floração. Em seguida as plantas foram aspergidas com esporos de Botrytis cinerea L. na concentração de 106 mL-1. Os demais tratos culturais foram os usuais indicados para sistema orgânico. As coletas para as análises bioquímicas foram efetuadas após inoculação com fungo B. cinerea. A atividade da peroxidase foi determinada de acordo com a metodologia descrita por Campos & Silveira (2003).Observou-se durante as avaliações que as plantas tratadas com K2HPO4 apresentaram decréscimo na atividade da peroxidase antes e após inoculação com B.cinérea e menor incidência de doenças, quando comparada com os tratamentos com água. Órgão financiador: FAPERGS


ALGORITMO PARA RECONHECIMENTO DE PADRÕES UTILIZANDO ABORDAGEM NEURAL

Autor(es): Jorge Aires Floriani Jr e Marco Aurélio Benedetti
Apresentador: Jorge Aires Floriani Jr
Orientador: Marco Aurélio Benedetti
Instituição/Departamento: FACVEST - Faculdades Integradas UNIVEST/
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este estudo apresenta uma metodologia utilizando redes neurais artificiais (RNAs) para reconhecimento de padrões. A aplicação de uma RNA possibilita ao sistema adquirir conhecimento e diferenciar padrões entre as imagens, mesmo no caso delas apresentarem distorções ou falhas que as diferenciam das imagens aprendidas pela rede. Este algoritmo pode ser utilizado em qualquer aplicação que exija a tarefa de reconhecimento de padrões. Para comprovar a sua eficiência, foram utilizadas imagens de impressões digitais pois as mesmas possuem uma grande complexidade de características. A metodologia proposta utiliza duas RNAs para a identificação das digitais. A principio é realizado um pré-processamento em todas as imagens cadastradas para diminuir sua dimensionalidade. Em padrões com poucas características, este processo pode ser realizado através da aplicação da técnica de promediação. No caso de imagens com muitas características, como nas impressões digitais, foi aplicado um algoritmo baseado em redes SON (Redes Auto-organizativas), onde o aprendizado é competitivo. Após a aplicação desta rede, são salvas as posições dos neurônios vencedores determinados pela maior intensidade de cor preta. Estes neurônios são utilizados como entrada para uma RNA modelo MLP (Perceptron Multicamada) com o algoritmo de treinamento Backpropagation. Em testes realizados, rede MLP teve uma boa performance na identificação da maioria das impressões submetidas, contudo em algumas circunstâncias (com grande quantidade de ruído inserida na imagem) a RNA encontrou falsos positivos e negativos.


ANÁLISE DAS IMAGENS DE SATÉLITE DO DIA 23 DE SETEMBRO DE 2003 NO SUL DA AMÉRICA DO SUL

Autor(es): Lima, K. C.; Gomes, R. G.
Apresentador: Kellen Carla Lima
Orientador: Roseli Guethes Gomes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Meteorologia
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISE DAS VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS RADIAÇÃO SOLAR, INSOLAÇÃO E NEBULOSIDADE NA REGIÃO DE PELOTAS EM ANOS DE LA NIÑA

Autor(es): Acosta, J.F.; Campos, C.R.J
Apresentador: Jeanine Falconi Acosta
Orientador: Cláudia Rejane Jacondino de Campos
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Caracterizado no sul do país pela passagem rápida de frentes frias, o fenômeno La Niña é o resfriamento anômalo das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental. Este trabalho analisa o comportamento sazonal das variáveis radiação solar, insolação e nebulosidade, na região de Pelotas, para anos de La Niña entre 1961-2001. Para o período, computou-se a ocorrência de 8 eventos, dentro os quais foram contados o número de casos de verões (22/12 a 20/03), outonos (21/03 a 21/06), invernos (22/06 a 22/09) e primaveras (23/09 a 21/12). O resultado foi de 10, 7, 6 e 11 casos, respectivamente. Os dados das variáveis meteorológicas utilizados foram fornecidos pela EMBRAPA/UFPEL. Em seguida, com os dados de 1971 a 2000 foram calculadas as normais climatológicas destas variáveis. Após, calculadas suas anomalias e, a partir destes dados, construídos gráficos que mostram o comportamento sazonal dos desvios destas variáveis durante os eventos mencionados. O estudo possibilitou a verificação de que a radiação solar obteve a mesma quantidade de desvios acima e abaixo da média climatológica para o verão e inverno. Para outono e primavera, o comportamento dos desvios de radiação solar foram opostos. A insolação obteve resultados de seus desvios abaixo da média climatológica apenas para o verão, sendo que no inverno e primavera, a maior parte das anomalias resultantes ficaram acima da média. Para o outono foram observadas as mesmas quantidades de desvios de insolação acima e abaixo da média climatológica. Pode ser constatado que a maioria dos resultados obtidos apresentaram anomalias de nebulosidade abaixo da média climatológica para o outono e primavera, sendo que no verão, a maior parte das anomalias resultantes ficaram acima da média. No inverno foi observado a mesma quantidade de desvios de nebulosidade acima e abaixo da média climatológica, como era esperado, visto que o evento La Niña no sul do Brasil caracteriza-se pela passagem rápida de frentes frias.


ANÁLISE E EVOLUÇÃO TEMPORAL DE ÍNDICES DE ESTABILIDADE ESTÁTICA

Autor(es): Durigon, A.; Foster, P.R.P.
Apresentador: Angelica Durigon
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


ANÁLISE ESPECTRAL DAS CHUVAS ANUAIS EM PELOTAS, RS.

Autor(es): Basgalupp, M.P., Baptista da Silva, J.
Apresentador: Márcio Porto Basgalupp
Orientador: João Baptista da Silva
Instituição/Departamento: UFPel/DMEC
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O conhecimento do comportamento das variáveis do tempo sempre foi buscado pelo homem. Para tal, cientistas do mundo inteiro debruçam-se sobre massa de dados disponíveis procurando extrair deles as melhores informações. No estudo de mudanças climáticas nas diversas regiões do globo terrestre, as chuvas anuais são parâmetros de elevada importância. No presente trabalho, o objetivo foi estudar o comportamento das chuvas anuais em Pelotas, RS, por meio da análise espectral. Foram utilizados como base os dados de 1900 a 1990, coletados na Estação Agroclimatológica de Pelotas, sediada no Campus da UFPel, distante de 15 km do centro da cidade. Verificou-se, inicialmente, que os dados seguem à distribuição normal (teste de Shapiro & Wilk) e as variâncias apresentam-se como homogêneas (teste de Cochran). O periodograma indicou os picos correspondentes às ondas de 22,5; 9; 2,2 e 2 anos, em ordem de importância. O modelo selecionado, em função da magnitude da amplitude das ondas, é: Y(t) = 1283,64 – 102,75*cos(0,2793*t) – 72,44*sen(0,2793*t) – 101,6*cos(0,6981*t) + 40,16sen(0,6981*t) + 76,76*cos(2,7925*t) + 78,15*cos(2,7925*t) + 108,6*cos(3,1416*t) , t = 0,1,...,90 anos. As autocorrelações do resíduo, r(k), indicaram a presença de ruído branco para todos os “lags” (k = 0, 1, 2, ..., 40). Portanto, este é o modelo a ser adotado, visto não existir mais nenhum efeito nos resíduos que deva ser isolado. As médias móveis de 7 anos, para os dados originais e para o modelo, destacaram o adequado ajuste do modelo na representação da tendência dos dados.


ANÁLISE HISTÓRICA DO PROGRAMA PIBIC-FURG-CNPQ

Autor(es): Steinhaus, E.; Vieira, J. P.; Nobre, L. R.
Apresentador: Ezequiel Steinhaus
Orientador: João Paes Vieira Sobrinho
Instituição/Departamento: Fundação Universidade Federal do Rio Grande/SUPPESQ
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise histórica da distribuição de bolsas PIBIC na FURG. Nossa Instituição participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC-CNPq) desde 1991. A partir de sua inserção no Programa tem crescido substancialmente sua participação em termos do número de bolsas concedidas à instituição. De 35 bolsas iniciais, para o período 1991/92, atingiu-se um clímax de 103 bolsas concedidas para o período 2001/2002. Recentemente as instituições brasileiras, retentoras de cotas PIBIC-CNPq, tiveram suas cotas reduzidas em até 15%, o que levou a FURG a ser contemplada com 87 bolsas para o período 2002/2003 e 2003/2004. Tradicionalmente a Grande Área I (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Agrárias) representa mais de 50% da demanda e das concessões de bolsas do PIBIC-CNPq, tendo ocorrido um máximo de contribuição (71%) no ano de 1991 e um mínimo (46%) em 2003. Enquanto que as Grandes Área II (Ciências Biológicas e Ciências da Saúde) e III (Ciências Sociais e Aplicadas, Ciências Humanas e lingüística, Letras e Artes) contribuem eqüitativamente com os outros 50%. A Grande Área II (média=25%) variou de 41% (1993) até 14% (1991) e a Grande Área III (média=25%) variou de 29% (1995) até 10% (1992). A concessão de bolsas é governada pela demanda por área e pela produção individual do pesquisador dentro da área. No período 2003/2004 foram solicitadas ao PIBIC/CNPq 179. Uma análise das relações entre número de professores doutores, demanda de bolsas e concessão de bolsas, por departamento, sugere uma relação direta de causa e efeito, i.e., os departamentos que tem mais doutores, pedem mais bolsas e conseqüentemente tem um maior número de bolsas atendidas. Os dados indicam uma distribuição equânime na repartição das bolsas onde a produção científica do orientador é fator para a obtenção da cota.


APLICAÇÃO DE FILTROS DIGITAIS EM SINAIS DE POLISSONOGRAFIA

Autor(es): Santos, G. L.; Dandolini, G. A.; Souza, J. A.
Apresentador: Gléderson Lessa dos Santos
Orientador: Gertrudes Aparecida Dandolini
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/IFM
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A análise dos registros polissonográficos durante o sono é uma técnica utilizada para a investigação do sistema nervoso central. Eles fornecem informação sobre a atividade elétrica baseada nas medidas de registros elétricos tomadas sobre o couro cabeludo do paciente. As inferências e os estudos sobre a saúde dos pacientes e o efetivo tratamento de algumas doenças podem ser realizados a partir da interpretação das informações obtidas desses registros. Um método largamente utilizado para identificar distúrbios do sono é a classificação dos estágios do sono. Diversos estudos têm sido realizados visando automatizar este procedimento, pois ainda hoje ele é feito manualmente, o que torna-o um processo que despende muito tempo e é altamente susceptível a erros. A complexidade e ruídos dos sinais polissonográficos tem dificultado o processo de automatização. Neste trabalho apresenta-se um estudos de filtros digitais que podem ser utilizados para corrigir os registros polissonográficos. Os resultados obtidos tem mostrado que a filtragem é uma fase extremanente importante na fase de pré-processamento do sistema de classificação automático utilizado.


APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NO PROCESSO DE SELEÇÃO DE CARTEIRAS

Autor(es): Mello M. T., Borges R. V., Souza J. A.
Apresentador: Marília Terra de Mello
Orientador: Gertrudes Aparecida Dandolini
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DMEC
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O crescimento da utilização das Redes Neurais Artificiais no mercado financeiro e o bom desempenho demonstrado nesta área têm as tornado uma ferramenta atrativa para ser aplicada no processo de seleção de carteiras. Este trabalho propõe a utilização das Redes Neurais na previsão do comportamento do mercado financeiro para a construção de uma estratégia de seleção de carteiras que satisfaça o investidor, tentando minimizar o risco e maximizar o retorno esperado. O objetivo principal deste trabalho é fazer da Rede Neural Artificial uma ferramenta que auxilie o investidor de carteiras a tomar decisões no processo de formação da sua carteira.


ARQUITETURAS DE SOMADORES E SEUS IMPACTOS NA DCT 2-D

Autor(es): Porto, R. E. C.; Agostini, L. V.
Apresentador: Roger Endrigo Carvalho Porto
Orientador: Luciano Volcan Agostini
Instituição/Departamento: UFPel/DMEC
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho apresenta uma exploração de espaço de projeto sobre um compressor JPEG e tomou como base a substituição dos operadores usados na arquitetura de cálculo da DCT 2-D do compressor, por operadores mais rápidos. Os operadores utilizados originalmente são somadores do tipo ripple carry, que são somadores muito lentos por conta da propagação do carry e isto prejudica sensivelmente o desempenho do compressor. Sendo assim, a substituição dos operadores foi feita com foco principal nas arquiteturas carry lookahead, carry lookahead hierárquico e carry select, com o objetivo principal de indicar alternativas arquiteturais para maximizar o desempenho do compressor JPEG. Os operadores foram todos descritos em linguagem VHDL, sintetizados, validados e, posteriormente, inseridos na arquitetura de cálculo da DCT 2-D para síntese em todo o bloco. A síntese da DCT 2-D foi direcionada para um FPGA da Altera. O desenvolvimento dos novos operadores resultou em 75 arquivos de descrições em VHDL totalizando aproximadamente 8100 linhas de código. Os resultados obtidos indicaram que o uso de somadores do tipo carry lookahead gera um incremento de 3,61% no desempenho e de 0,26% na utilização de recursos na DCT 2-D. A utilização de somadores carry lookahead hierárquicos gera um incremento de 9,82 % no desempenho e de 3,87 % na utilização de recursos. Finalizando, a utilização de somadores do tipo carry select gera um incremento de 23,86 % no desempenho e de 10,52 % na utilização de recursos. Trabalhos futuros irão investigar outras arquiteturas de somadores, como a carry skip adder. Também será realizado um ajuste fino na arquitetura da DCT 2-D, onde serão inseridos os somadores mais rápidos onde as operações mais críticas são realizadas e os somadores mais lentos onde não é necessário um aumento no desempenho. Desta forma, será atingido um valor ótimo tanto para o desempenho quanto para o uso de recursos.


AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE UMA FERRAMENTA AO AMBIENTE TELEDUC

Autor(es): Berardi, R. C. G.
Apresentador: Rita Cristina Galarraga Berardi
Orientador: Ricardo Silveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Matemática, Estatística e Computação
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Este trabalho está inserido no contexto do projeto de pesquisa MAIDE (Modelagem de Ambientes Inteligentes de Aprendizagem), que se propõe a construção de Ambientes Inteligentes Distribuídos de Ensino, utilizando técnicas de IA, buscando a construção de ambientes adaptativos e empregando técnicas educacionais centradas no aluno. Com a crescente expansão na utilização do ensino a distância, mediado por computador e internet, em universidades e outras instituições, vêm surgindo cada vez mais novos ambientes oferecendo cursos a distância pelo mundo, beneficiando assim inúmeras atividades como pesquisa, educação e treinamento de alunos. O tema de estudo deste trabalho está sendo o desenvolvimento de um mecanismo de instalação mais imediata da ferramenta de Avaliação, desenvolvida em um projeto de conclusão de curso, para o ambiente TelEduc da UNICAMP, um dos ambientes mais conhecidos do país e disponibilizado como um software livre. A ferramenta de avaliação consiste na elaboração das avaliações do rendimento dos alunos inscritos nos cursos, através da construção de exercícios de diversos estilos .Sua instalação é feita manualmente, o que prejudica bastante a praticidade de agregação da mesma ao ambiente.Automatizar este processo com a utilização das tecnologias PHP e MySQL, criando um arquivo de instalação é o principal objetivo deste trabalho.. Os resultados já alcançados referem-se à instalação na versão mais atual do TelEduc 3.1.8, ainda manualmente, para conhecer as devidas adaptações, pois o software para Avaliação foi criado baseado na versão 3.0.2. A partir deste momento em que as diferenças já foram percebidas, a automatização do processo por completo é a expectativa de resultados futuros.


AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA DE ÓLEOS VEGETAIS COMESTÍVEIS EM PROCESSO DE

Autor(es): Cunha, G. S.; Del Pino, F.A.B.; Porto, C. L.; Gravato, R. B. T.; Siqueira, E.B.
Apresentador: Elisa Bald Siqueira
Orientador: Francisco Augusto Burkert Del Pino
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Bioquímica - IQG
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Os óleos vegetais são constituídos principalmente de acilgliceróis que contêm uma ampla variedade de ácidos graxos saturados e insaturados. Durante o aquecimento do óleo na fritura, uma complexa série de reações produz numerosos compostos de degradação. Com o decorrer das reações, as qualidades funcionais, sensoriais e nutricionais se modificam e pode-se chegar a níveis em que não se consegue mais produzir alimentos de boa qualidade. Devido ao fato de que é economicamente importante maximizar a vida útil dos óleos vegetais de fritura, têm-se dedicado muitos esforços para evitar a formação excessiva de compostos que desenvolvem aromas e sabores desagradáveis, visando a melhoria na qualidade de vida do consumidor. Os principais responsáveis pela rejeição dos alimentos são a peroxidação e oxidação lipídica, com formação de compostos intermediários, alterando aroma e sabor. O principal objetivo do trabalho foi verificar o comportamento bioquímico dos diferentes tipos de óleos comestíveis submetidos ao processo de fritura. Foram utilizados quatro diferentes tipos de óleos vegetais comestíveis: óleo de arroz, óleo de canola, óleo de milho e óleo de soja. Estes óleos foram submetidos a uma temperatura constante, em diferentes intervalos de tempo. As amostras foram coletadas nos diferentes tempos para fins de análise, feitas em função do estado oxidativo, o qual foi verificado através dos índices: de peroxidação, de acidez e de iodo. Os óleos foram armazenados ao longo do tempo, e novamente submetidos a processo de fritura e analisados. O referente projeto obedeceu a técnicas de amostragem e métodos de análise adotados pela Association of Official Analytical (AOAC). O alimento submetido ao processo de fritura foi a batata-inglesa, por ser amplamente utilizada na forma frita. Esta foi avaliada sensorialmente após a fritura. Em termos de acidez livre obtivemos um acréscimo do número de ácidos graxos livres nos óleos, sendo que nos óleos guardados sob refrigeração obteve-se menor índice de acidez comparando com os óleos da bancada. O mesmo foi verificado na análise do índice de iodo e com o índice de peróxidos. Pelos resultados obtidos percebe-se que a degradação foi mais acelerada nos óleos de soja, arroz, canola e milho, respectivamente. O óleo que mais resistiu as sucessivas frituras foi o óleo de canola.


AVALIAÇÃO DA IRRADIAÇÃO COM ÍONS HE+ 380 KEV EM SISTEMAS O-NOVOLAK

Autor(es): Oliveira, L. L. ; Garcia, I. T. S.
Apresentador: Lucilene Lösch de Oliveira
Orientador: Irene Teresinha Santos Garcia
Instituição/Departamento: Instituto de Química e Geociências/Departamento de Química Analítica e Inorgânica
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Palavras-chaves: simulação, sistema o-novolak, irradiação iônica. Filmes finos apresentam inúmeras aplicações, como revestimentos de circuito impresso e proteção de superfície. Este trabalho estuda as modificações nas propriedades óticas e mecânicas causadas pela irradiação com íons He+ 380 KeV em filmes de O-Novolak e Novolak-diazonaftoquinona em substrato de silício. Após definir as estruturas químicas e inseri-las no programa de TRIM95, foram simulados para cada material a irradiação com 5000 íons, em incidência normal em um alvo de 1700nm. Para o O-Novolak a perda de energia apresentou os seguintes resultados para o íons incidentes e átomos de recuo, respectivamente: fônons: 0,15 % e 0,95%.; deslocamentos de átomos: 0,01% e 0,03%; ionização: 98,48% e 0,38%. Para o sistema novolak-diazoquinona os valores encontrados foram: fônons: 0,02% e 0,68% ; deslocamentos de átomos: 0,02% e 0,06% ; ionização: 98,68% e 0,55%. Os resultados mostram que, apesar da dissipação de energia ocorrer da mesma forma para ambos os filmes, pois o substrato é o mesmo, houve pequenas alterações nas interações do íon He+ com os diferentes materiais. O número de átomos deslocados por íon incidente na matriz novolak é de 18 enquanto em sistemas novolak-diazonaftoquinona este número cai para 6. O uso do o-Novolak, economicamente, tem custo inferior ao novolak-diazonaftoquinona, podendo ser utilizado no seu lugar quando se quer obter filmes modificados por irradiação iônica, pois o resultado do impacto dos íons é semelhante. Agradecimentos ao CNPq e à FAPERGS (processo no. 477155/2003-0)pela bolsa de iniciação científica. GARCIA, I. T. S. et alii. Nucl. Instrum. and Meth. Phys. Res. B, 2002, 191, 733. 2 Ziegler, J. F., MANOYAN, M. Nucl. Instrum. and Methods Phys. Res. B, 1988, 35, 215.


AVALIAÇÃO DE DIFERENTES LOCAIS E SUBSTRATOS NA ACLIMATAÇÃO DE PLÂNTULAS DE PHISALIS PERUVIANA L.

Autor(es): Chaves. A. da C.; Schuch. M. W.; Pinho. D. S. de.
Apresentador: Anderson da Costa Chaves
Orientador: Márcia W. Schuch
Instituição/Departamento: UFPEL/Fitotecnia
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DE UM MODELO DE ESTIMATIVA DA RADIAÇÃO SOLAR USANDO SOMENTE DADOS DE PRECIPITAÇÃO

Autor(es): Santos, D.C.; Foster, P.R.P; Falck, A.S; Marchiori, L.A.C.
Apresentador: Daniel Caetano Santos
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DO LOCAL E DO SUBSTRATO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE PHYSALIS PERUVIANA L.

Autor(es): Chaves. A. da C.; Schuch. M. W.; Pinho. D. Schmidt. De
Apresentador: Daiane Schmidt de Pinho
Orientador: Márcia W. Schuch
Instituição/Departamento: UFPEL/Fitotecnia
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


AVALIAÇÃO DOS MÉTODOS DE REFLUXO ABERTO E REFLUXO FECHADO NA DETERMINAÇÃO DE DEMANDA QUÍMICA DE OXIGÊNIO (DQO).

Autor(es): Machado, L. S; Santos, D. C.L; Hackbart ,H.C. S; Santos, I. M. B; Koetz P. R.
Apresentador: Luciana Sanches Machado
Orientador: Paulo Roberto Koetz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Ciência e Tecnologia Agroindustrial
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A demanda química de oxigênio (DQO) é uma medida do equivalente, em oxigênio, da porção de matéria orgânica suscetível à oxidação por um oxidante químico forte. O método aplica-se à determinação em amostras de águas naturais, efluentes domésticos e industriais. A análise de DQO, pode ser feita através dos métodos e refluxo aberto e refluxo fechado. O método convencional de DQO (refluxo aberto) utiliza volumes maiores de reagentes que os utilizados em refluxo fechado, apresentando um custo econômico e ecológico mais elevado, e maior risco para o técnico que tem que se expor ao manuseio de grandes volumes de ácidos. O trabalho teve por objetivo avaliar se os resultados dos dois métodos não diferem estatisticamentente entre si. Foram utilizadas 30 amostras de efluentes provenientes de industriais do município de Pelotas, com concentrações que variaram entre 50 a 800 mg L-1 de DQO. De acordo com os dados estatísticos obtidos, os métodos não apresentaram diferença significativa entre si para o teste de DUNCAN. Agradecimentos : FAPERGS, CNPq, CAPES


AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE POSICIONAMENTO GEOGRÁFICO ENTRE TIPOS DIFERENTES EQUIPAMENTOS RECEPTORES GPS

Autor(es): Saraiva, D. D.; Miura, A. K.; Garrastazu, M. C.; Araújo, E. C.; Oleiro, M. S.; Schinestsck, C. F.
Apresentador: Daniel Dutra Saraiva
Orientador: Adalberto Koiti Miura
Instituição/Departamento: Embrapa Clima Temperado/Laboratório de Geoprocessamento
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O Laboratório de Geoprocessamento da Embrapa Clima Temperado está desenvolvendo trabalhos para a disseminação do uso de equipamentos receptores GPS (Global Position System) na pesquisa agrária e ambiental. Atualmente, há uma grande variabilidade de receptores, com finalidades distintas e preços diversos, contribuindo para um aumento da utilização de equipamentos de recreação (mais baratos) com finalidades científicas, sem que se leve em consideração as limitações dos aparelhos. O propósito do presente estudo é alertar sobre o nível de precisão que os equipamentos GPS recreativos de navegação apresentam e a confiabilidade dos seus posicionamentos. Neste ensaio comparou-se um equipamento recreativo de navegação (Garmin GPS 76) e um receptor diferencial (CSI GBX-3), avaliando a precisão do primeiro em relação ao segundo, já que este apresenta maior confiabilidade, devido à correção obtida pelo sinal do radiofarol da Marinha (Rio Grande, RS). Ao todo, foram amostrados seis pontos, cujos dados de posicionamento foram transmitidos em tempo real, dos receptores a um notebook, através da porta de comunicação serial, em código NMEA, sendo cada ponto, monitorado por dez minutos. Por meio de procedimentos estatísticos, as principais medidas de posição e variação foram avaliadas e utilizadas em testes estatísticos como ANOVA e Teste z. Os resultados de cada ponto revelaram diferenças significativas entre as médias das coordenadas geográficas ao nível 5 e 1% de probabilidade. Neste estudo, o posicionamento do aparelho recreativo de navegação apresentou, para um mesmo ponto, grande variação, atingido cerca de 15 m. Isto se deve a alta variância apresentada pelas amostras, revelando a sensibilidade do equipamento à influência provocada por efeitos atmosféricos, geometria e número de satélites, tempo de rastreio, topografia local, dentre outros fatores. Portanto, recomenda-se cautela na utilização deste tipo de equipamento, principalmente em escalas grandes (melhores que 1:25.000).


AVALIACAO MICROMETEOROLOGICA, DO INVERNO DE 2003, EM PARAISO DO SUL – RS

Autor(es): ACOSTA,R; TATSCH,J.D.;ROBERTI,D.;ACEVEDO,O.C.;MORAES,O.L.
Apresentador: Ricardo Acosta
Orientador: Otavio Costa Acevedo
Instituição/Departamento: Faculdade de Meteorologia/Departamento de Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O conhecimento das condições do tempo durante experimentos (medições), podem contribuir para definição de técnicas mais precisas no tratamento dos dados obtidos. Esta avaliação se fez necessário pois na cidade de Paraíso do Sul, na região central do RS, esta operando uma torre micrometeorológica. Esta torre faz parte de um serie de experimentos a nível nacional, coordenado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que tem como objetivo o estudo do comportamento da Camada Limite Planetária (CLP), sobre diversos tipos de terreno e vegetação. Estudos deste tipo são de grande importância, já que os sistemas sinóticos atuantes podem alterar a forma de transporte de energia, partículas ou gases, no interior da CLP. O objetivo deste trabalho e analisar o comportamento mensal das variáveis microclímaticas (Temperatura, Umidade Especifica, Magnitude e Direção do Vento) na área experimental, na cidade de Paraíso do Sul/RS, afim de posteriormente determinar as condições meteorológicas, de grande escala, que afetam diretamente as medidas de fluxos superficiais de calor sensível, latente e CO2. Os resultados mostraram que se tratou de um período com temperaturas baixas, tendo para o mês de julho e agosto, mínimas em 0oC e 2,7oC respectivamente. O mês de julho apresentou-se na media menos frio, isto se explica devido aos sistemas sinóticos que atuavam na região no período. Já o mês de agosto teve características típicas de invernos rigorosos, apresentando grande amplitude diária de temperatura e baixa umidade especifica, ou seja, um mês muito seco, que então justifica esta variabilidade diária de temperatura. A única situação diferente foi no dia 21/08, onde a temperatura atingiu 32oC. Tratou-se da passagem de um sistema frontal, e a localidade estava influenciada pelo setor quente do mesmo. Neste mês, os sistemas sinóticos mais atuantes foram sistemas de alta pressão atmosféricas. O vento predominante da localidade, para o inverno, e do quadrante SE.


BALANÇO DE ENERGIA NUMA ÁREA DE CULTIVO DE ARROZ NO CENTRO DO RS

Autor(es): Tatsch, J. D., Acosta, R., Roberti, D., Acevedo, O. C., Boiaski, T. N., Neves, L. O., Moraes, O. L. L.
Apresentador: Débora Roberti
Orientador: Otávio Costa Acevedo
Instituição/Departamento: UFSM/Física
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Uma torre micrometeorológica está em operação de maneira contínua na localidade de Paraíso do Sul, RS, desde o final do mês de junho de 2003. A localidade é uma lavoura de arroz, sendo que a superfície é bastante úmida, e está coberta por uma lâmina d’água em boa parte do tempo. A plantação do arroz ocorre em torno de setembro e a colheita é feita nos primeiros meses do ano. As medidas incluem observações de vento, temperatura, umidade, pressão e as diversas componentes do balanço radiativo, bem como perfis de temperatura e umidade do solo. Medidas de turbulência são feitas por um anemômetro sônico tridimensional, que opera juntamente com um analisador de gás no infravermelho (LICOR), que mede flutuações de vapor d’água e gás carbônico. Isso permite a obtenção de fluxos turbulentos de calor sensível, latente e CO2, e a determinação detalhada do balanço de energia na superfície, bem como das taxas de fotossíntese e respiração da vegetação. Neste trabalho se analisa o segundo mês de observações. Os resultados obtidos permitiram determinar que o balanço de energia local para o mês de agosto é dominado pelo fluxo de calor latente. O fluxo de calor no solo constitui uma parcela apreciável da energia total. No período da tarde, os fluxos de calor sensível e o fluxo de calor no solo tiveram valores praticamente eqüitativos. O fechamento do balanço não é conseguido, havendo uma falta de aproximadamente 10% da radiação líquida nos períodos em que esta é maior.


BIFOCAL TREE: UMA TÉCNICA DE VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES HIERÁRQUICAS IMPLEMENTADA EM OPENGL

Autor(es): Paradeda, R.B.
Apresentador: Raul Benites Paradeda
Orientador: Paulo Roberto Gomes Luzzardi, Ricardo Andrade Cava
Instituição/Departamento: UCPel/Ciência da Computação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A técnica de visualização de informações Bifocal Tree, objetiva minimizar os efeitos negativos da oclusão de objetos, desordem e a desorientação visual causadas pelo volume de informações nas técnicas de visualização hierárquicas (VH). Estes efeitos prejudicam a interpretação das informações pelo usuário nas representações visuais geradas pelas técnicas de VH. A 1ª versão desta técnica foi implementada em Delphi. Esta técnica foi avaliada posteriormente através do conjunto de critérios de avaliação criados por Luzzardi [LUZ]. Com o resultado desta avaliação, pretende-se implementar a 2ª versão da técnica Bifocal Tree, utilizando C++ e OpenGL na tentativa de solucionar os problemas de usabilidade detectados nas sessões de avaliação que a técnica sofreu. O principal motivo de buscar uma representação visual capaz de mapear as informações adequadas e que propicie uma visão geral da organização, navegação e alteração de acordo com o interesse do usuário, mesmo àquelas não expostas na tela é devido à sobrecarga de informações e a dificuldade de seleção de objetos relevantes num dado instante, em operações que exigem esforço cognitivo deste. Buscando alternativas que facilitem o trabalho do usuário, foram utilizadas técnicas como as baseadas em diagramas de nodos e arestas (N/A), preenchimento de espaços, foco+contexto (F/C), visão geral+detalhe (VG/D). O projeto de pesquisa investiga a integração dessas duas abordagens baseadas em diagrama N/A incorporando os conceitos existentes na abordagem F/C, mantendo uma divisão perceptível da visão de VG/D. Na técnica Bifocal Tree é introduzido um 2º foco que propicia duas áreas de visualização contendo dois sub-diagramas conectados entre si, onde um corresponde à sub-árvore que contém a estrutura de interesse do usuário, enquanto a outra área representa o contexto da hierarquia visualizada, possuindo ainda mecanismos interativos que procuram facilitar a navegação e a obtenção das informações exibidas na estrutura.


CÁLCULO DA RADIAÇÃO SOLAR UTILIZANDO DADOS DE TEMPERATURA MÁXIMA E MÍNIMA

Autor(es): Falck, A.S; Foster, P.R.P.; Santos D.C.; Marchiori, L.A.C
Apresentador: Aline Schneider Falck
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


CARACTERIZAÇÃO, AVALIAÇÃO E INDICAÇÃO DE MEDIDAS PARA GESTÃO DO ALTO CURSO DA MICROBACIA DO ARROIO MICHAELA – PELOTAS, RS

Autor(es): Gayer, Clóvis A. P.; Godinho, G. S.; Maicá, Eitel D.; Silva, Cláudio S.; Silva, Karen M.
Apresentador: Karen Melo da Silva
Orientador: Rita de Cássia Fraga Damé
Instituição/Departamento: UFPEL/UFRGS/ALM/IPH
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O trabalho é resultado de uma demanda da disciplina de Preservação dos Recursos Hídricos, do Curso de Especialização em Gestores Regionais de Recursos Hídricos (UFPEL/UFRGS). A escolha do Alto Curso do Arroio Michaela foi determinada, principalmente, pela complexidade e diversidade das relações dos aspectos econômicos, sociais e ambientais presentes, pelo território de 942 hectares propiciar abordagens em escala local, pela disponibilidade de informações prévias que o exíguo tempo impunha e por se tratar de uma microbacia rural na encosta do Escudo Cristalino, região carente de abordagens dessa natureza. De forma geral foram sistematizados dados e informações que possibilitaram uma rápida caracterização da área de estudo. A partir disso foram identificados problemas e potencialidades significativos para, a seguir, apresentar recomendações pertinentes para a gestão da área, sendo esse o objetivo maior do trabalho. Os instrumentos utilizados foram a revisão bibliográfica, consulta a órgãos/instituições, saída de campo, consultas cartográficas e levantamento fotográfico. A estrutura do trabalho revela o método utilizado, que segue a linha do levantamento, diagnóstico e proposta de diretrizes. Um fator diferencial foi a constituição da equipe de trabalho, constituída por profissionais oriundos de diversas áreas do conhecimento e vinculados à varias instituições (poder público e ONG), o que permitiu o reflexo de múltiplos olhares na abordagem final. Mesmo se tratando de uma experiência em uma parcela de uma microbacia, os resultados confirmaram que o entendimento das bacias e micro-bacias, como unidades base para o planejamento e gestão, representam importante avanço na busca de alternativas para entender as preexistências (culturais e ambientais) de forma sistêmica e apresentar soluções capazes de reverter o quadro de degradação, apontando, possivelmente, para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e usuários da área.


CE E TH EM CAMISAS INCANDESCENTES E SUA ATIVIDADE RADIOATIVA

Autor(es): Terra,G.G.;Santos,A.S.;Faes,A.R.
Apresentador: Geovana Garcia Terra
Orientador: Ari Silva dos Santos
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Química e Geociências
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
As camisas incandescentes de lampiões a gás contêm, tipicamente, dióxido de tório com cerca de 1 % de cério. Essa mistura é um forte emissor de luz quando aquecida. O tório é um metal radioativo que ocorre na monazita.Apresenta estado de oxidação IV e sua química é semelhante a dos outros actinídeos. O cério é um elemento pertencente a série lantanídica e ocorre na alanita, bastnosita, cerita e monazita. Apresenta estados de oxidação III e IV. As espécies Th-IV e Ce-IV têm raios iônicos próximos (87 e 94 pm, respectivamente) o que implica numa semelhança química e numa solubilidade semelhante de seus sais. Foram utilizadas camisas incandescentes de lampiões a gás, de procedência chinesa, adquiridas no comércio local. Algumas foram incineradas e medidas as suas variações de massa. Por intermédio de um contador Geiger-Müller foi medida a atividade radioativa total e a atividade gama total de amostras incineradas e não-incineradas. As amostras incineradas foram submetidas a dois processos de abertura: com HNO3 concentrado e com água régia. Primeiramente foi determinada qualitativamente a presença de Ce e Th. Nesta identificação foi utilizada a técnica de spot tests, tendo por base a formação de oxalatos insolúveis. A determinação quantitativa de Ce foi feita por espectrometria de absorção atômica em 320 nm, tendo sido utilizado como padrão uma solução de sulfato de Ce-IV em meio sulfúrico. A incineração das amostras implica numa redução a 18,5 % da massa original. Isso se deve ao fato de que o ThO2 se encontra homogeneamente empregado num material orgânico inflamável que, quando da combustão, é eliminado para o ambiente principalmente na forma de CO2 e H2O. As atividades radioativas observadas em 10 -6R.g-1 ,total(alfa,beta e gama) e gama total para camisas não incinerada e incineradas, foram, respectivamente de 0,28 , 0,14 e 0,75 e 0,38. Por intermédio do experimento obteve-se um teor de 2,6 % (p/p) de cério ,sendo este superior ao mencionado na literatura.


CLASSIFICAÇÃO DOS MESES SECOS E CHUVOSOS PARA AS CIDADES DE PELOTAS E BAGÉ

Autor(es): Delgado, R.C., Assis, S.V.
Apresentador: Rafael Coll Delgado
Orientador: Simone Vieira de Assis
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Meteorologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


COMPARACAO DA EVOLUCAO DIARIA MEDIA DE VARIAVEIS METEOROLOGICAS, EM DIAS DE CEU CLARO E CEU NUBLADO,NA REGIAO CENTRAL DO RS

Autor(es): ACOSTA,R; TATSCH,J.D.;ROBERTI,D.;ACEVEDO,O.C.;MORAES,O.L.
Apresentador: Ricardo Acosta
Orientador: Otavio Costa Acevedo
Instituição/Departamento: Faculdade de Meteorologia/Departamento de Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Estudos das condições do tempo durante campanhas experimentais micrometeorológicas são de grande importância, já que os sistemas sinóticos atuantes podem alterar a forma de transporte de energia, partículas ou gases, no interior da CLP (Camada Limite Planetária). Para este trabalho foram usados dados de uma torre micrometeorológicas localizado em Paraíso do Sul/RS., para o mês de Agosto de 2003. Através da analise do comportamento diário da variável radiação direta separou-se os dados em dois regimes: dias de céu claro e dias de céu nublado. A partir disto foi calculado a media horária das variáveis temperatura, umidade relativa e magnitude do vento, para os dois regimes, afim de compor-se à evolução diária media das variáveis. As analises das evoluções medias diária mostram comportamento como o esperado, tanto para o regime de dias de céu claro quanto para dias nublados. Apresentando maior amplitudes de temperatura e umidade do ar em dias de céu claro. O vento apresentou decaimento, nos períodos de transição da CLP, e baixa magnitude noturna (< 1,5m/s), principalmente em dias de céu claro, o resultado da analise do comportamento da variável vento sugere maior cuidado no tratamento das informações de fluxos noturnos (calor latente, sensível e CO2) obtidas durante experimento, já que as técnicas atualmente utilizadas para períodos de pouca turbulência na CLP, limitam-se a forçantes mecânico de no mínimo 2 m/s. Sugere-se ainda estender o período de estudo.


CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM MOSAICO DE IMAGENS DE RADAR PARA SUPORTE À ANÁLISE DE SUPERFÍCIE NO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): Ferreira J. S. A., Ulysséa M. C., Steinmetz S., Wrege M. S.
Apresentador: Jean Samarone Almeida Ferreira
Orientador: Mário Capanema Ulysséa
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Informática
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Na área de geoprocessamento as imagens de radar são amplamente utilizadas para a entrada de dados, e servem como ponto de partida para análises posteriores. Este trabalho tem como objetivo apresentar a construção e validação de um mosaico de imagens de radar, utilizando software livre no processamento das informações. Para a manipulação das imagens, utilizou-se o Sistema de Informações Geográficas GRASS. As imagens SRTM-3 foram adquiridas junto ao USGS (United States Geological Survey) e foram gerados pela Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), com o objetivo de gerar um Modelo Digital de Elevação (MDE). Cada área específica abrange quadrantes de 1° de latitude por 1° de longitude, com uma resolução espacial equivalente a 90 metros. Os MDEs não estão editados e devem ser usados exclusivamente para fins científicos. Estes dados foram extraídos diretamente do processamento SRTM e podem conter áreas vazias; massas de água podem não aparecer planas; linhas costeiras podem estar mal definidas; os mosaicos criados com os dados SRTM não utilizam os ajustes de escala para representação continental, assim, podem conter erros de representação. Devido aos possíveis erros anunciados pelo fornecedor das imagens fez-se necessário uma validação do produto final, pois sua qualidade dependerá do tipo e magnitude dos erros encontrados. Uma análise visual permitiu uma avaliação global de qualidade do modelo. Posteriormente fez-se calculo do erro médio quadrático. Em seguida uma análise local de erros que consiste em comparar diversos pontos do modelo, com pontos em que se tem a certeza da exatidão. Os resultados finais são os esperados devido ao fato das imagens fonte ainda não terem sido corrigidas pelo USGS. Apesar de apresentar algumas diferenças nos dados de altitude em relação a outros produtos já consagrados, o modelo como um todo pode ser aproveitado pois apresenta uma melhora significante na definição das feições, em função de sua resolução espacial.


DESCRIÇÃO HIDRODINÂMICA DE COLISÕES DE IONS

Autor(es): Gratieri D.R., Gonçalves,V.P.B., Ayala, A. L.
Apresentador: Diego Rossi gratieri
Orientador: älvaro Leonrdi Ayala Filho
Instituição/Departamento: UFPel/Física
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO TÉCNICAS DE RPG

Autor(es): Sousa, D.G.; Souza, J.A.; Dandolini, G.A.
Apresentador: Diego Gomes de Sousa
Orientador: João Artur de Souza
Instituição/Departamento: UFPEL/DMEC
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Atualmente, o avanço da tecnologia vem possibilitando a aplicação da mesma em diversas áreas, em particular na educação. A Inteligência Artificial pode contribuir de maneira significativa no desenvolvimento de ferramentas que viabilizem este processo, como, por exemplo, os sistemas especialistas, que são programas computacionais destinados a solucionar problemas em campos específicos do conhecimento. Esse projeto tem por objetivo o desenvolvimento de um protótipo de um modelo computacional para ensino de matemática baseado nas técnicas de Sistemas Especialistas e de RPG (Role Playing Games), que, na forma de um jogo, permita ao usuário, ao exercitar sua fantasia, testar seus conhecimentos matemáticos, através da resolução de problemas que forem surgindo ao longo da aventura. Através da Inteligência Artificial, pode-se fazer o monitoramento das condições do aluno e da avaliação dos resultados. As técnicas de RPG, por sua vez, irão proporcionar uma interface lúdica, despertando a curiosidade e o interesse do aluno. Para proporcionar tal interface e, ao mesmo tempo, aplicar técnicas de Sistemas Especialistas, pretende-se utilizar uma ferramenta chamada RPG Maker, que oferece todos os recursos necessários para o desenvolvimento de um jogo, além de uma linguagem adequada para o desenvolvimento do sistema inteligente. A motivação deste trabalho está no fato de que, para que o educando tenha uma visão de onde está inserida a matemática num contexto mais amplo, é preciso também uma maneira atraente e interativa, na qual ele se sinta estimulado a buscar as respostas e descobrir seus porquês. Acredita-se que com a adequada aplicação do computador pode-se extrair muito mais do educando em termos de aproveitamento, retenção de conteúdo e criação de subsídios necessários à compreensão dos conceitos matemáticos.


DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA A ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

Autor(es): Barboza, L. V. ; Dimuro, G. P. ; Grigoletti, P. S. ; Nunes, J. U. N. ; Reiser, R. H. S. ;
Apresentador: Pablo Souza Grigoletti
Orientador: Graçaliz Pereira Dimuro
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta computacional como auxílio na análise de circuitos elétricos. Um dos grandes problemas enfrentados pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica é o alto custo dos programas computacionais utilizados. Por isso, a ferramenta serve à concepção de software livre. A análise de circuitos elétricos utiliza-se de métodos da Álgebra Linear que podem exigir um grande esforço computacional. Envolve a determinação de variáveis de um circuito elétrico, a partir da utilização de alguns métodos de análise, como, por exemplo, a análise nodal e a análise de malhas. Estes métodos de análise de circuitos são baseados nas Leis de Kirchhoff e geram sistemas de equações lineares algébricas de ordem n (SELAs). Para a solução destes SELAs, podem ser utilizados os métodos de eliminação de Gauss, as decomposições LU e LUP, entre outros. A ferramenta foi implementada utilizando-se a linguagem Python e suas bibliotecas. Foi escolhida a linguagem Python, primeiramente, por ser uma linguagem simples, livre e multi-plataforma. Além disso, nesta linguagem já se encontram implementados vários módulos para a utilização em aplicações matemáticas. O projeto encontra-se em fase de finalização da versão básica do sistema para a análise nodal. O software gera uma representação matricial associada ao sistema linear resultante da aplicação da análise nodal. Para a sua solução, foi escolhido o método de Decomposição LUP com pivotamento de linhas, já que este permite uma maior confiabilidade nos resultados. Pretende-se desenvolver uma interface gráfica utilizando a biblioteca wxPython e implementar uma versão para a utilização via Web. Como trabalho futuro, serão utilizadas técnicas da Matemática Intervalar para tratamento dos erros nos dados de entrada e controle dos erros das computações numéricas na resolução dos SELAs, proporcionando uma análise mais confiável.


DETERMINAÇÃO DA ALTURA DA CAMADA LIMITE ESTÁVEL (CLE) NA REGIÃO DE PORTO ALEGRE PARA O VERÃO DE 1989/1990 E INVERNO DE 1990

Autor(es): Adriano M.L. SOUSA, Cláudia R. J. CAMPOS, Jeanine F. ACOSTA, Cezar D. CRUZ.
Apresentador: Adriano Marlisom Leão de Sousa
Orientador: Claúdia Rejane Jacondino de Campos
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:
O estudo dos parâmetros termodinâmicos, é de suma importância para caracterização da Camada Limite Planetária (CLP) de uma determinada região. Neste trabalho utilizou-se dados de radiossondagens das (00 e 12 UTC) coletadas no Aeroporto Salgado Filho, região metropolitana de Porto Alegre, no verão 1989/1990 e inverno 1990, com o objetivo de analisar o comportamento dos perfis termodinâmicos, a fim de determinar a altura da Camada Limite Estável (CLE).Para o verão 1989/1990 foram analisados 39 perfis das 00 UTC e 80 perfis das 12 UTC e para inverno 90 foram analisados 62 perfis das 00 UTC e 91 perfis das 12 UTC. Dentre estes perfis foram selecionados aqueles que apresentaram uma camada de inversão bem definida, permitindo assim determinar a altura da CLE (06 perfis das 00 UTC e 07 perfis das 12 UTC para o verão e 04 perfis das 00 UTC e 05 perfis das 12 UTC para o inverno). A partir dos perfis selecionados foi calculado um perfil médio de (Θ e Rm), bem como altura média da CLE, tanto para 00 UTC como 12 UTC. Os resultados das análises das sondagens das 00 e 12 UTC durante o verão 1989/1990, mostraram que a altura média da CLE neste período ficou em torno de (300m e 260m) respectivamente.Para o período de inverno 90, as sondagens das 00 e 12 UTC mostraram que a altura média da CLE foi de (150m e 260m), respectivamente.Pretende-se fazer um estudo para um período maior (1990 a 2001), visando a caracterização mediana da CLE para a região de Porto Alegre.


DETERMINAÇÃO DOS ÁCIDOS GRAXOS PRESENTES NO ÓLEO DAS SEMENTES DE ANDIROBA (CARAPA GUIANENSIS AUBL.) VIA CG-EM

Autor(es): Flaviana C. Damasceno1 (IC), Maria Silvana A. Moraes1(IC), Laiza C. Krause1(PQ), Elina B. Caramão2(PQ), Maria Regina A. Rodrigues1(PQ)
Apresentador: Flaviana Cardoso Damasceno
Orientador: Maria Regina Alves Rodrigues
Instituição/Departamento: UFPel/Química Orgânica
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
A andiroba (Carapa guianensis Aubl) é uma árvore de grande porte, podendo atingir 30 metros de altura, e no Brasil é encontrada principalmente na região amazônica. As partes usadas são a madeira, as folhas, a casca, e as sementes. O óleo extraído das sementes, geralmente por prensagem ou extração com solvente apolar, possui propriedades antiinflamatórias, anti-sépticas e cicatrizantes. O óleo também é usado como um repelente inseticida e para tratar picada de insetos e doenças da pele. Além do uso medicinal, o óleo da andiroba também é muito usado pela indústria cosmetológica, em cremes hidratantes, em produtos para o cabelo, e no combate à celulite, pela sua composição em ácidos graxos essenciais, particularmente rico em ácidos da família oleico. O presente trabalho tem o objetivo de identificar os principais ácidos graxos dos triglicerídios presentes no óleo da andiroba via CG-EM. O óleo foi extraído das sementes por maceração, por dois dias e depois em extrator de Soxhlet, para retirar as gorduras residuais, com éter de petróleo. Após foi derivatizado usando BF3 metanólico. As amostras de óleo derivatizado, bem como os padrões dos ésteres metílicos foram analisados via CG-DIC Shimadzu QA 17A e CG-EM Shimadzu QA 5050A. Em paralelo, uma amostra de óleo fornecida pela Cooperativa de Trabalhadores de Altamira/PA, foi também submetida à derivatização e análises cromatográficas O rendimento do óleo foi de 60% e o teor de umidade de 6,5%. Foram identificados ésteres metílicos dos ácidos mirístico, palmitoleico, palmítico, linoleico, oléico, esteárico, araquidônico, araquídico, beênico e lignocérico, além do heptadienóico, com base na injeção de alguns padrões e por comparação com os tempos de retenção do CG, como também por comparação com os espectros de massas da biblioteca Wiley do equipamento. As duas amostras, tanto a do óleo obtido através da extração em laboratório, quanto à fornecida pela Cooperativa, apresentaram perfis cromatográficos similares.


DIAGNÓSTICO RÁPIDO DA BACIA HIDROGRÁFICA DA REPRESA DO ARROIO SANTA BÁRBARA, PELOTAS, RS

Autor(es): Damboriarena, E.; Porto, J.; Santos, F. J.;
Apresentador: Nome completo
Orientador: Nome completo
Instituição/Departamento: UFPel - UFRGS/Departamento de Eng. Agrícola e IPH
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
DIAGNÓSTICO RÁPIDO DA BACIA HIDROGRÁFICA DA REPRESA DO ARROIO SANTA BÁRBARA, PELOTAS, RS A represa do Arroio Santa Bárbara foi concluída em 1968, com a finalidade de promover a regularização de enchentes e reforçar o abastecimento público, atualmente esta barragem é responsável por mais de 50% do total do sistema do município. A bacia da referida represa apresenta graves conflitos ambientais, entre os mais importantes o alto risco decorrente de parte da BR 116 que passa sobre o espelho de água. Nesse contexto de importância de usos e conflitos definiu-se por localizar o estudo a montante do reservatório e o objetivo geral foi de experimentar componentes metodológicos de diagnósticos rápidos aplicados neste caso, visando obter um conhecimento básico e indispensável para delinear o planejamento de ações para resolução dos conflitos identificados. Foram realizados levantamentos bibliográficos, identificações de mapeamentos existentes; entrevistas não estruturadas, visitas de campo para obtenção de pontos de referenciamento e obtenção de imagens fotográficas dos conflitos aparentes. Para consolidação de objetivos específicos foram tratados mapas temáticos e análises aparentes de conflitos ambientais derivados da ocupação de solos no âmbito da bacia, utilizando álgebra de mapas sobre os dados geoprocessados. Os resultados são apresentados num breve histórico da represa, um conjunto de mapas temáticos com a delimitação da bacia hidrográfica da represa do Arroio Santa Bárbara, um quadro de tipologias de uso do solo e uma listagem de proposições para intervir nos conflitos ambientais identificados, tendo como o foco preferencial a manutenção da priorização da bacia para o abastecimento urbano.


EPISÓDIO CHUVOSO DO DIA 16 DE ABRIL DE 2002

Autor(es): Loureiro, R.S, Rocha, E. P., Gomes, R. G.
Apresentador: Renata Silva de Loureiro
Orientador: Roseli Gueths Gomes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Meteorologia
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO DA REFRAÇÃO ATMOSFÉRICA DURANTE O EVENTO DE NEVOEIRO DO DIA 02/08/2003 EM PORTO ALEGRE / RS

Autor(es): Alonso M.F. ; Foster P.R.P.
Apresentador: Marcelo Félix Alonso
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO DA TRAJETÓRIA DE PROPAGAÇÃO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.

Autor(es): Machado, C.C.; Foster, P.R.P.
Apresentador: Cristiano Costa Machado
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Meteorologia
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


ESTUDO DE OCORRÊNCIAS DE VERANICOS DURANTE O PERÍODO 1979 A 2001 EM PELOTAS-RS.

Autor(es): Scaglioni T.P.; Chapa S. R.
Apresentador: Taís Pegoraro Scaglioni
Orientador: Srinavasa Rao Chapa
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O estado do RS possui quatro estações do ano bem definidas. Porém, o tempo pode apresentar comportamentos anormais dentro de cada estação. O mais notável é a ocorrência do tempo quente, com temperaturas típicas de verão, nos meses de inverno caracterizados por temperaturas baixas. O veranico, fenômeno que, no estado é caracterizado por temperaturas anômalas, apartir da segunda quinzena de abril até o final de agosto, com temperatura mínima superior a 12°C e temperatura máxima superior a 24°C, com duração mínima de quatro dias, acompanhados por céu limpo e ventos fracos. O trabalho teve como objetivo analisar as condições e as possíveis causas da ocorrência do fenômeno veranico, utilizando dados de temperaturas mínimas e máximas diárias e pressão ao nível médio do mar, no período abril à agosto da série de observações meteorológicas entre 1979-2001, com dados obtidos na Estação Agroclimatológica da Embrapa / UFPel/ INMET, Pelotas/RS e dados de reanálise do NCEP. Para os dados de reanálise do NCEP verificou-se a ocorrência de 9 casos de veranicos sendo: 1980 (2), 1985 (1), 1986 (1), 1987 (1), 1991 (2), 1993 (1) e 1995 (1), destes 6 casos ocorreram em abril e 3 casos em maio. Já para os casos ocorridos com os dados observados, obtivemos a ocorrência de 24 casos de veranicos sendo: 1979 (1), 1980 (2), 1981 (3), 1985 (1), 1986 (1), 1987 (1), 1989 (2), 1990 (1), 1991 (2), 1993 (3), 1995 (1), 1996 (1), 1997 (3), 2000 (1) e 2001 (1), destes 13 casos ocorreram em abril, 7 casos em maio, 2 caso em julho e 2 casos em agosto. Para a maioria dos casos que ocorreram o fenômeno veranico no período estudado, verificaram-se anomalias positivas de pressão atmosférica, indicando assim que a região estava sobre o domínio de altas pressões.


ESTUDO DE UM CASO DE VENTOS FORTES NA REGIÃO DE PELOTAS

Autor(es): Alysson de Souza de Aguiar
Apresentador: Alysson de Souza de Aguiar
Orientador: Maria Helena de Carvalho
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Ocasionalmente, a região sul é afetada por ventos fortes e chuvas intensas devido à formação de ciclones extratropicais. Seja nas áreas urbanas ou rurais, o conhecimento da futura ocorrência da ciclogênese é imprescindível para a prevenção dos prejuízos sociais e econômicos que podem ser desencadeados por estes sistemas. Nos dias 7 e 8 de outubro de 2001, Pelotas e regiões vizinhas foram atingidas por ventos fortes, que chegaram a 104 km/h em Pelotas, no dia 8. O objetivo deste trabalho é analisar as condições sinóticas da ciclogênese observada durante os dias citados anteriormente. Neste estudo foram utilizadas imagens do satélite GOES-8, no espectro infravermelho, de todos os horários disponíveis no banco de dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e campos provenientes de modelos do NCEP (National Centers for Environmental Prediction). Dados de superfície fornecidos pelo 8º. Distrito de Meteorologia foram usados na confecção de cartas de superfície para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nas imagens do satélite GOES-8, desde o horário das 00 UTC até às 12 UTC do dia 7, observa-se um aumento da nebulosidade abrangendo os estados do sul do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. Nota-se, também, uma zona de nebulosidade convectiva que mudou de região no período referido. No dia 8 às 12 UTC o vórtice estava bem definido. Na análise dos campos meteorológicos observou-se que um dos principais fatores para a ciclogênese foi a advecção de vorticidade no nível de 500 hPa. Outro fator importante observado foi a advecção térmica nos baixos níveis. Nos campos de altura geopotencial destacou-se o rápido deslocamento do cavado em altos níveis do Oceano Pacífico para a região da Argentina, o qual deu suporte à formação do ciclone em baixos níveis. Os fortes ventos registrados estiveram associados ao intenso gradiente de pressão à superfície, que se estabeleceu em função da ocorrência da ciclogênese


ESTUDO DO ÓLEO DAS SEMENTES DE ANDIROBA (CARAPA GUIANENSIS AUBL.) E SEU APROVEITAMENTO COMO BIODIESEL

Autor(es): Maria Silvana A. Moraes1 (IC), Flaviana C. Damasceno1 (IC), Laiza C. Krause1 (PQ),
Apresentador: Maria Silvana A. Moraes
Orientador: Maria Regina Alves Rodrigues
Instituição/Departamento: UFPel/Química Orgânica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Biodiesel é o nome dado a uma variedade de combustíveis compostos por ésteres produzidos a partir do óleo de soja ou de outro vegetal ou até mesmo animal. Este óleo esterificado pode ser misturado em qualquer nível com diesel de petróleo para criar uma mistura de biodiesel. Neste contexto, é possível substituir no diesel um percentual de biodiesel obtido a partir de ésteres dos ácidos graxos presentes nas sementes de andiroba (Carapa guianensis Aubl), como por exemplo. Este óleo é obtido, em geral, por prensagem ou extração com solvente apolar. Possui propriedades antiinflamatórias, anti-sépticas e cicatrizantes, além de ser usado como um repelente inseticida e para tratar picada de insetos e doenças da pele. A identificação dos principais componentes do óleo é feita através de técnicas espectroscópicas como UV-visível, RMN 1H e 13C e IR como também por cromatografia gasosa e líquida. O presente trabalho tem o objetivo de determinar as características físico-químicas do óleo da andiroba através de métodos químicos oficiais (AOCS e Farmacopéia IV) como também identificar a estrutura dos principais grupos presentes através da RMN. O óleo foi extraído das sementes por maceração e Soxhlet com éter de petróleo. A viscosidade foi medida nas temperaturas de 25ºC, 30ºC e 40ºC, em viscosímetro Brooksfield e a densidade determinada a 30ºC. As análises espectroscópicas foram realizadas por IR/FTIR e por RMN 1H e 13C. Os índices de acidez, de iodo e saponificação foram de 0,73 mg de KOH/g de amostra, 53,93 g de I2/100g de amostra, 81,88 mg KOH/g de amostra. Os valores obtidos para a densidade foram em média de 0,91 g/L e os de viscosidade, 46,9 (25ºC); 35,9 (30ºC) e 20,3 cPoise (40ºC). Os espectros de RMN permitiram identificar pequena quantidade de ligações duplas conjugadas e com os valores relativos das integrais das ressonâncias de hidrogênio foram determinados o peso molecular, o número de ligações duplas C-C e o índice de iodo.


ESTUDO PARA PROCURA DE SINAIS EM TEXTOS NA LÍNGUA DE SINAIS

Autor(es): Freitas, B. J.
Apresentador: Juliano Baldez de Freitas
Orientador: Antônio Carlos da Rocha Costa
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Informática
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Os estudos estão voltados atualmente para a busca de sinais em textos escritos no sistema SignWriting. SignWriting é um sistema de notação gráfica para as línguas de sinais usadas pelos surdos. SWML é uma linguagem baseada em XML (eXtensible Markup Language) que permite através de suas tags especiais criar arquivos para armazenar textos escritos em SignWriting. Para programar a busca de um sinal específico em um arquivo SWML está sendo usada a linguagem de programação PYTHON. Esta linguagem é orientada a objetos e tem um alto nível de abstração na representação de estrutura de dados que disponibiliza ao programador. Através do módulo SAX ( Simple API for XML ), disponível no PYTHON, é possível processar informações dos arquivos SWML, retirando informações sobre cada símbolo que forma o sinal. Estas informações são: posição x e y do símbolo dentro de uma célula, grau de rotação do símbolo, grupo que pertence o símbolo, número do símbolo entre outras informações. Durante o processamento do arquivo SWML as informações sobre os símbolos são enviadas para uma classe chamada “Symbolo” e para a classe “Sinal”. Cada objeto da classe “Sinal” é composto por vários objetos da classe “Symbolo”. As características dos sinais podem então ser comparadas e analisadas, caracterizando assim uma procura de sinais. A característica mais difícil de ser comparada é a posição do símbolo, pois um mesmo sinal pode conter os mesmos símbolos só que com uma disposição diferente. Para determinar se dois sinais são iguais é necessário, então, criar uma cota inferior e uma cota superior para a posição do símbolo, assim determinando a posição relativa do símbolo que forma o sinal. Este método de busca de sinais será importante para a continuação do projeto que tem como próximo objetivo a modelagem de um banco de dados XML para sinais.


ESTUDO SOBRE A INTEGRAÇÃO DE BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS AO PROJETO ACI

Autor(es): ERICO NUNES FERREIRA BASTOS, GRACALIZ PEREIRA DIMURO, MARILTON SANCHOTENE DE AGUIAR
Apresentador: ERICO NUNES FERREIRA BASTOS
Orientador: GRACALIZ PEREIRA DIMURO
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas - UCPel/NAPI
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Um Banco de Dados Geográficos (BDG) é compreendido como um banco de dados não-convencional onde os dados que estão sendo tratados possuem, além de atributos descritivos, uma representação geométrica no espaço geográfico. O presente trabalho está inserido no contexto do projeto ACI (Autômatos Celulares Intervalares com Aplicações em Topografia) que tem como objetivo a utilização de uma abordagem intervalar para tratamento dos erros associada a um modelo de tesselação bi-dimensional, para análise da monotonicidade da declividade de áreas topográficas. Pretende-se propor um BDG para dar suporte às informações geográficas manipuladas no projeto. Esse BDG será compartilhado, fazendo com que qualquer usuário possa ao acessá-lo, consultar todas as informações de seu interesse e utilizá-las para suas aplicações. Está se iniciando o estudo do PostGIS, para armazenar essas informações o qual é um suporte para objetos geográficos ao banco de dados objeto-relacional PostgreSQL. A sua utilização permite que se utilize o banco de dados de forma espacial para Sistema de Informações Geográficas (GIS). Este trabalho é financiado pelo CTPETRO/CNPq.


ESTUDO SOBRE O PADRÃO DE REUSO DE HARDWARE OCP(OPEN CORE PROTOCL)

Autor(es): Porto,M.S;Agostini,L.V
Apresentador: Marcelo Schiavon Porto
Orientador: Nome completo
Instituição/Departamento: UFPel/DMEC
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O reuso de hardware é uma das áreas de maior crescimento dentro da microeletrônica, devido a redução no tempo de produção de um SoC – System on a Chip (sistema em um circuito integrado). Sem o reuso de blocos de hardware já existentes, testados e validados, torna-se praticamente impossível o término de um projeto de grande porte em um tempo aceitável. Para garantir que um bloco de hardware é reusável, no entanto, é necessário utilizar um padrão para desenvolvê-lo, para que este bloco possa se comunicar com outro que também utilize o mesmo padrão. Um destes padrões é o OCP (Open Core Protocol), que tem como função viabilizar a comunicação entre blocos de hardware produzidos por diferentes projetistas. O OCP é um padrão aberto e constitui um conjunto de sinais e protocolos de comunicação. O OCP define uma interface ponto a ponto entre duas entidades de comunicação uma mestre e a outra escravo. A entidade mestre é responsável pelo controle da comunicação, gerando os sinais de controle e fazendo todas as requisições para o escravo que, por sua vez, responde aos comandos do mestre agindo de acordo com suas requisições, enviando ou recebendo dados. O objetivo principal deste trabalho é investigar o padrão OCP para o seu uso no projeto de blocos de hardware reusáveis direcionados à compressão JPEG. Para tanto, está sendo desenvolvida uma descrição dos módulos do compressor JPEG e das interfaces padrão OCP em SystemC, que é uma ferramenta de apoio ao projeto e à validação de sistemas integrados complexos. Assim que estas descrições estiverem finalizadas e validadas, serão avaliados os impactos em termos de desempenho e de uso de recursos das arquiteturas reusáveis quando comparadas com as arquiteturas não reusáveis. Ao final deste trabalho espera-se dominar o fluxo de projeto de sistemas em chip com base no reuso de hardware, tomando como estudo de caso os resultados obtidos através do projeto do compressor JPEG reusável.


EXPERIMENTOS COM A INTERFACE PVCI PARA REUSO DE BLOCOS DE HARDWARE

Autor(es): PORTO, R. E. C.; TAVARES, R. A.
Apresentador: Roger Endrigo Carvalho Porto
Orientador: Luciano Volcan Agostini
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Matemática, Estatística e Computação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O reuso de blocos de hardware tem sido um fator importante para que os crescentes avanços tecnológicos não tornem-se um empecilho para a produtividade industrial. Dada a elevada taxa de integração das tecnologias atuais, um projeto de circuito integrado fica inviabilizado sem o reuso de blocos de hardware pré-projetados. Este trabalho tem o objetivo de investigar as metodologias e os padrões industriais para o reuso de hardware, com foco no padrão PVCI. O padrão PVCI define uma interface de comunicação para blocos reusáveis e prevê a existência de duas interfaces para realizar o processo de comunicação, uma chamada de iniciadora e outra de alvo. Uma interface iniciadora pode iniciar a comunicação sem depender dos demais blocos de hardware. A interface alvo só é ativada a partir de uma solicitação da interface iniciadora. Neste trabalho já foram desenvolvidas e validadas as duas interfaces. O passo seguinte é a integração de uma interface PVCI iniciadora ao bloco de hardware da DCT 2-D direcionado à compressão JPEG que foi desenvolvido em trabalhos anteriores. Deste modo pretende-se investigar os impactos do uso da interface de reuso no bloco da DCT 2-D tanto do ponto de vista de desempenho, quanto do ponto de vista de uso de recursos. Do ponto de vista da interface PVCI, os resultados de síntese indicam que tanto a interface iniciadora quanto a interface alvo seriam capazes de operar a uma freqüência de 250MHz, que é a freqüência máxima de operação do FPGA Flex 10K30 utilizado. Este é um ótimo resultado em termos de freqüência, pois indica que o atraso nas operações da interface PVCI são realmente muito pequenos. A interface iniciadora utilizou 19 células lógicas deste dispositivo, enquanto que a interface alvo utilizou 9 células lógicas. Em ambos os casos, o uso de células lógicas foi muito pequeno quando comparado às 4.792 células lógicas usadas na DCT 2-D. Atualmente estão sendo integradas a descrição da interface PVCI iniciadora com a descrição da DCT 2-D.


FERRAMENTA DE CAD MOLECULAR: IMPORTÂNCIA PARA A TECNOLOGIA

Autor(es): Hannel, K.; Schuch, H.; Geraldo, A.; Fischer,V; Macarthy, M
Apresentador: Kelly Hannel
Orientador: Marcello Macarthy
Instituição/Departamento: UFPel/DMEC
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O estudo de novas tecnologias se faz importante, pois abre diversos caminhos que enfatizam a produção desta tecnologia, a qual se processa, através de uma multidisciplinaridade, elemento fundamental e formador do conhecimento. Partindo desta premissa, acredita-se que em alguns anos, possa-se chegar a um novo modelo computacional capaz de superar os paradigmas atuais. Assim, novas perspectivas apresentam-se de forma estratégicas para a otimização e validação das condições de implantação, onde algumas concepções já estabelecidas e relacionadas, neste caso, aos processos bioquímicos, podem gerar novas formas de computação. Estas se agregam à interface do projeto, objetivando seu desenvolvimento, análise, verificação e implementação da ferramenta, que deve responder a muitos questionamentos, buscando soluções as perguntas que se encontram em aberto. Dentro desta abordagem desenvolve-se uma ferramenta de CAMD (“Computer Aided Molecular Design”), cujos elementos constituem na principal interface tecnológica para a concepção de estruturas e modelos moleculares, relacionando-os com a formalização dos problemas que conduzem a um tratamento de um modelo de manipulação rompendo paradigmas de desenvolvimento. Assim, a ferramenta deve fornecer funções adaptadas ao método aplicado e à formalização do problema, visando à implementação de estruturas e modelos moleculares. Logo, procura-se delinear algumas condições, haja vista que em seu macro contexto a ferramenta abriga áreas inter-relacionadas a aspectos instigantes desta temática. Dentro da perspectiva a complexidade de informações adquiridas leva a condução do desenvolvimento e aprimoramento de uma ferramenta de CAMD que é denomina-se de Projeto MOLEC, assumindo assim, um papel importante na busca de uma nova tecnologia, devido ao seu potencial na agilização do processo projectual, sendo uma inovação estratégica na área. Palavras Chaves: Projeto MOLEC, Ferramenta de CAMD Metodologias de Projeto, Estruturas e Modelo


FERRAMENTA DE SUPORTE A MONITORAÇÃO NO AMBIENTE ENSINET

Autor(es): Bastos, E. N. F.
Apresentador: Eduardo Nunes Ferreira Bastos
Orientador: Antônio Carlos da Rocha Costa
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O presente trabalho visa construir uma ferramenta de suporte a monitoração, para implantação no ENSINET - um ambiente de ensino na web desenvolvido na Escola de Informática da UCPel. Busca-se, principalmente, acompanhar e avaliar a dinâmica das interações que possam ocorrer no sistema, em função dos recursos e conteúdos disponibilizados. Será registrado os acessos realizados pelos alunos aos componentes do sistema, para receber ou enviar conteúdos. Os resultados dessa monitoração, apresentados em um forma significativa para o professor, permitirão que a estatística da monitoração possa ser utilizada para fins de avaliação. Para isto tornar-se possível está sendo proposto um modelo de objetos que contempla dois aspectos: (i) tempo, associa informações temporais aos dados armazenandos, identificando quando uma informação foi definida ou o tempo de sua validade, permitindo assim, acessar todos os estados de uma aplicação (presentes, passados e futuros); e (ii) versão, descrição de um objeto em um determinado momento de tempo, ou sob um determinado ponto de vista, cujo registro é importante para aplicação. Este modelo, denominado “Modelo de Objetos Temporais e Versionados”, resultou de variações aplicadas a um modelo encontrado na literatura corrente sobre o assunto e que foi tomado como referência para o trabalho. O modelo proposto permite o armazenamento de todas as versões de um objeto e, para cada versão, a história das mudanças realizadas nos valores dos seus atributos e relacionamentos dinâmicos. Este modelo está sendo implementado na linguagem de programação Python, utilizando-se os conceitos de programação orientada a objetos, e será utilizado como um módulo independente na plataforma ZOPE. Como produto final, terá-se-a um módulo que será incorporado ao sistema ENSINET. Este trabalho tem financiamento do CNPq.


FERRAMENTA PARA O AUXILIO DO PROCEESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Autor(es): Paradeda,R.,B.
Apresentador: Raul Benites Paradeda
Orientador: Ramiro Saldaña
Instituição/Departamento: UCPel/Ciência da computação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A informática está cada vez mais atuante em todos os segmentos de nossa sociedade. Na Educação, o uso desse instrumento ocorre de forma gradativa, mas muito lenta, uma vez que a maioria das escolas, somente passaram a contar com esse recurso há uns quatro ou cinco anos atrás. Além disso, tanto professores como alunos não possuem treinamento adequado para o manuseio, considerando tal instrumento totalmente estranho ao seu cotidiano, abstendo-se por isso de procurar e utilizar todos os recursos que facilitaram o processo ensino-aprendizagem, assim como tornariam suas aulas bem mais dinâmicas e interessantes. Atualmente, nas escolas da rede municipal, estadual e particular, existem sistemas para muitas disciplinas, mas os de Biologia, são abordados principalmente os assuntos de Ecologia, Citologia e Genética, sendo que o de Botânica continua sendo preterido aos de outros assuntos. Por esse motivo e por vivenciar toda as dificuldades de meus mestres, durante a minha etapa como estudante de ensino fundamental e médio, em tentar tornar as aulas mais agradáveis, assim como o conteúdo de Botânica ser abordado superficialmente, pois é considerado um dos conteúdos mais difíceis da Biologia, é que propus um modelo para a aplicação desse projeto. Utilizando PHP, uma linguagem dinâmica para a Internet, criei um sistema para que o professor pudesse disponibilizar aos seus alunos aulas diárias, com exercícios facilitando a recuperação de aulas, conteúdos, apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem e reforço a todos cadastrados. O sistema permitirá a utilização de todos as disciplinas.


FLUXOS DE CO2 NUMA ÁREA DE CULTIVO DE ARROZ NO CENTRO DO RS

Autor(es): Tatsch, J. D., Acosta, R., Roberti, D., Acevedo, O. C., Boiaski, T. N., Neves, L. O., Moraes, O. L. L.
Apresentador: Jônatan Dupont Tatsch
Orientador: Otávio Costa Acevedo
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Uma torre micrometeorológica está em operação de maneira contínua na localidade de Paraíso do Sul, RS, desde o final do mês de junho de 2003. A localidade é uma lavoura de arroz, sendo que a superfície é bastante úmida, e está coberta por uma lâmina d’água em boa parte do tempo. A plantação do arroz ocorre em torno de setembro e a colheita é feita nos primeiros meses do ano. As medidas incluem observações de vento, temperatura, umidade, pressão e as diversas componentes do balanço radiativo, bem como perfis de temperatura e umidade do solo. Medidas de turbulência são feitas por um anemômetro sônico tridimensional, que opera juntamente com um analisador de gás no infravermelho (LICOR), que mede flutuações de vapor d’água e gás carbônico. Isso permite a obtenção de fluxos turbulentos de calor sensível, latente e CO2, e a determinação detalhada do balanço de energia na superfície, bem como das taxas de fotossíntese e respiração da vegetação. Neste trabalho se analisa o segundo mês de observações a partir do qual foi possível determinar as taxas de fotossíntese e respiração da vegetação. Embora no período de estudo a superfície estivesse coberta por uma fina camada de arroz, esta escassa vegetação foi suficiente para a existência de fluxos negativos de CO2 durante o dia, representando a atividade fotossintética. No período noturno, ao contrário, o fluxo de CO2 é positivo, indicando que há suficiente mistura turbulenta na região para que o processo de respiração seja observado.


GEO-SNAKE: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA SNAKE EM IMAGENS GEOGRÁFICAS

Autor(es): Silva, J. P. M. da, Costa, A. C. da R., Dimuro, G. P., Duarte, G. D.
Apresentador: João Paulo Müller da Silva
Orientador: Antônio Carlos da Rocha Costa
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Informática - NAPI V
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


GERAÇÃO DE BIT-SLICE PARA BLOCOS OPERATIVOS EM TECNOLOGIA CMOS

Autor(es): Ziesemer, A. M.; Altermann, W.
Apresentador: Adriel Mota Ziesemer Junior
Orientador: José Luís Güntzel
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Dep. de Matemática, Estatística e Computação
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Com o constante avanço do processo de fabricação de circuitos integrados em tecnologia CMOS, os fabricantes têm conseguido integrar cada vez mais transistores na mesma pastilha de silício (chip), o que permite a fabricação de processadores cada vez mais rápidos. Por outro lado, o grau de complexidade dos circuitos integrados têm aumentado dramaticamente, exigindo o desenvolvimento de novas metodologias de projeto e novas ferramentas de EDA (Electronic Design Automation) capazes de suportar tamanha complexidade. Na maioria dos processadores, o bloco operativo (que corresponde à parte do chip que implementa as funções lógicas e aritméticas) é implementado com a técnica “bit-slice” devido ao alto grau de regularidade apresentado por este bloco. Isto permite que se desenhe um layout muito compacto em um tempo de projeto relativamente curto. Além disso, uma estrutura bit-slice tende a apresentar um excelente desempenho em função da proximidade entre os módulos. No entanto, existem poucas ferramentas para automatizar a geração de estruturas bit-slice e poucas delas são capazes de gerar blocos com o desempenho especificado pelo projetista. O resultado é que freqüentemente os projetistas preferem desenvolver o layout de blocos operativos manualmente (com o uso de um editor de layouts e/ou de um editor simbólico). Outro problema reside no fato de que a maioria das ferramentas existentes é proprietária e apresenta alto custo por licença. Tendo em vista este déficit e a necessidade do surgimento de novas ferramentas, este tranbalho tem por objetivo a implementação de um gerador bit-slice para blocos operativos em tecnologia CMOS, contribuindo assim para a construção de um conjunto de ferramentas para a geração automática de circuitos integrados que estão sendo desenvolvidas de maneira cooperada pelo Grupo de Arquiteturas e Circuitos integrados (GACI) da UFPel e pelo Grupo de Microeletrônica (GME) da UFRGS.


GLICOSÍDEOS ESTEROIDAIS: IDENTIFICAÇÃO E DOSEAMENTO DA DIGOXINA

Autor(es): Rodrigues, Andréia; Santos, Ari
Apresentador: Rodrigues, Andréia
Orientador: Santos, Ari
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Química Analítica e Inorgânica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO DE ÍNDICES DE CAPABILIDADE

Autor(es): CAMARGO, M.E.; PRIESNITZ FILHO, W.; MACIEL, J.M.C.
Apresentador: JOÃO LINDOMAR SERAFINI DA SILVA
Orientador: MARIA EMILIA CAMARGO
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL/DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Com o advento da globalização e a conseqüente competição acirrada para alcançar os consumidores, a busca por melhoria contínua da qualidade torna-se uma questão de sobrevivência para as organizações. Assim, as empresas, hoje, precisam reconhecer através da política e de ações que fazer qualidade é buscar a satisfação dos clientes em primeiro lugar. O reconhecimento deste princípio fez com que muitas empresas de sucesso dominassem o mercado de produto e serviço nos últimos anos. Na produção, a qualidade deve ser constantemente monitorada. Avaliações devem ser feitas nos pontos críticos do processo para estabelecer padrões e, depois, verificar se o processo mantém-se nos padrões estabelecidos, bem como a sua capacidade de atender as especificações. O objetivo deste trabalho foi implementar o módulo do cálculo dos índices de capabidade (Cp, Cpk, Pp, Ppk, Cpm, Cpmk) do processo produtivo normalmente distribuído na linguagem Object Pascal. Foi analisada a formação do índice de capacidade como uma função adimensional dos parâmetros do processo (média e desvio padrão) e da especificação do processo (Limite Superior de Especificação, Tolerância e Limite Inferior de Especificação), para processos produtivos simulados. Os resultados obtidos mostraram que o programa computacional desenvolvido apresenta um bom desempenho.


IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO CATEGORIZADOR INTERVALAR N-DIMENSIONAL COM L-CAMADAS BASEADO EM TESSELAÇÕES

Autor(es): Silva, R. K. S.; Aguiar, M. S.; Costa, A. C. R.; Dimuro, G. P.
Apresentador: Rafael Krolow Santos Silva
Orientador: Marilton Sanchotene de Aguiar
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/EsIn/Núcleo de Apoio a Projetos de Informática
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
O objetivo deste trabalho é a implementação de um modelo geral para análise de regiões geográficas representadas por uma tesselação. As tesselações são malhas de células idênticas e discretas, onde cada uma destas células tem seu estado determinado localmente a partir dos estados das células de sua vizinhança. Este modelo é capaz de produzir uma categorização confiável desta região, de acordo com a ocorrência de múltiplas características associadas às células da tesselação por camadas, ou seja, cada característica correspondendo a uma camada do modelo. Uma projeção adequada de todas as camadas na camada base resulta em uma subdivisão significativa da região considerada, obtendo-se uma categorização que considera a ocorrência simultânea de todas as características desejadas, de acordo com as prioridades de incidência estabelecidas pelo especialista. O modelo é definido como categorizador, pois é capaz de sub-dividir uma certa região em segmentos que apresentam características similares pertencendo à mesma classe, de acordo com o conjunto de variáveis observadas. Aplicam-se técnicas intervalares para o tratamento dos erros de discretização e das computações numéricas. Como o modelo é inerentemente paralelo, uma implementação voltada para utilização em cluster de PC's permite a comparação com a implementação seqüencial. A meta final deste trabalho é obter um software que gere resultados confiáveis e que possa ser aplicado e utilizado em várias áreas relacionadas como, por exemplo, na extração de petróleo, na geração de superfícies para o controle do meio ambiente, desenvolvimento urbano, construção de estradas, prospecção de água subterrânea, entre outras. Pretende-se também, comparar os resultados obtidos com aqueles produzidos por ferramentas específicas integradas a Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) como Spring e Grass.


IMPLEMENTAÇÃO DO MÓDULO DO CÁLCULO DA FIDEDIGNIDADE DO CONTROLE E SUA CARACTERÍSTICA NO CASO TOLERÂNCIA BILATERAL PARA PARÂMETROS CONTROLADOS

Autor(es): SILVA,A.F.;CAMARGO,M.E.;PRIESNITZ FILHO,W.;MACIEL,J.M.C.
Apresentador: Angelo Francisco da Silva
Orientador: Maria Emília Camargo, Walter Priesnitz Filho
Instituição/Departamento: Universidade de Caxias do Sul/Departamento de Ciencias Sociais e Comunicação
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Aumento das exigências do mercado consumidor da qualidade da produção e acarreta exigências das medições técnicas. Um dos aspectos principais destas exigências é garantir a alta fidedignidade dos resultados na medição e controle. As estimativas insuficientemente fidedignos dos resultados das medições inteiramente ou suficientemente desvalorizaram a informação obtidos nos resultados das medições. Os resultados não fidedignos levam ao aumento de itens defeituosos, as conclusões erradas sobre investigações científicas, as soluções erradas sobre ensaios da técnicas novas, etc. Assim, a informação sobre objeto controlado deve ser fidedigno, o qual depende do volume do controle, da precisão das medidas, os valores das tolerâncias para parâmetros controlados e das leis suas distribuições. Este trabalho, teve como objetivo a implementação do módulo referente ao cálculo da fidedignidade do controle e sua característica no caso tolerância bilateral para parâmetros controlados. Este módulo foi desenvolvido na linguagem object pascal, utilizando o ambiente de desenvolvimento Delphi 6.


IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO CLIMA ESPACIAL

Autor(es): Jairo Francisco Savian;Marlos R. da Silva;Marcos Roberto Signori;Vânia fátima Andrioli;Alisson Dal Lago;Luiz Eduardo A. Vieira;Ezequiel Echer;Walter D. Gonzalez;Nelson J. Schuch
Apresentador: Jairo Francisco Savian
Orientador: Walter Demétrio Gonzalez Alarcon
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Santa Maria/Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O Clima Espacial é um conjunto de fenômenos que acontecem no Meio Interplanetário e é regido pela Atividade Solar. Estes fenômenos causam danos aos satélites em órbita, dentro ou fora da proteção da Magnetosfera Terrestre. As Tempestades Geomagnéticas, produzidas pela Atividade Solar, exercem influência na vida; fauna-flora; danificam sistemas de comunicação via satélite, redes de transmissão de energia etc. O Sol possui um ciclo de atividade de 11 anos. Quando em intensa atividade, Máximo Solar, libera grandes quantidades de matéria a altas velocidades, na forma de Ejeções Coronais de Massa. Ao tocarem a Magnetosfera Terrestre, as partículas ejetadas causam Tempestades Geomagnéticas, com partículas energéticas do Vento Solar que entram na Magnetosfera causando distúrbios na Alta Atmosfera. O Campo Magnético Terrestre protege organismos vivos e satélites contra a entrada de partículas altamente energéticas, oriundas do Vento Solar. O estudo do Clima Espacial é efetuado por sondas espaciais e detectores de partículas no solo. Este é o caso do Detector de Muons do Observatório Espacial do Sul, São Martinho da Serra,RS. Os satélites utilizados encontram-se no ponto Lagrangiano. Os mais importantes são SOHO, ACE e WIND. Estas sondas alertam os operadores para protegerem os equipamentos no Espaço. Devido a estes problemas, o Clima Espacial vem sendo estudado pelos fabricantes de satélites na construção de naves resistentes. Os sistemas mais afetados pela radiação são as Telecomunicações e o GPS. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do Clima Espacial para otimizar a nossa capacidade de evitar riscos produzidos pelas Tempestades Magnéticas Geoefetivas. Faz-se necessário um Sistema integrado, coletar e análisar dados sobre o espaço, de forma rápida precisa e confiável. Essa é a missão de satélites e detectores de partículas, entender os fenômenos físicos do Clima Espacial para prever danos tanto econômicos, quanto à vida.


INFLUENCIA DA CINZA DE CARVÃO MINERAL E LODO DE ESGOTO NA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES POR PLANTAS DE FEIJÃO

Autor(es): Martins, J. L.; Silva, F. N.; Sanes, F. S.M.; Müller,C.; Capellesso, A.J.; Dutra, I.S.; Vahl, L.C.
Apresentador: FERNANDA NOVO DA SILVA
Orientador: JORGE LUIZ MARTINS
Instituição/Departamento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS/QUÍMICA ANALÍTICA E INORGÂNICA
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
A queima do carvão mineral brasileiro gera grande quantidade de cinzas que podem ser usadas como fonte de nutrientes para as plantas. O Lodo de Esgoto é um dos sub-produtos gerados no tratamento dos esgotos, com composição que pode variar em função do local de origem, da época do ano e do processo utilizado na Estação de Tratamento de Esgoto -ETE. Apresenta em sua constituição grande quantidade de nutrientes essenciais ao crescimento das plantas tais como N e P, e quantidades menores de K, Cu, Zn, Mn, B, Mo e Cl, sendo também rico em matéria orgânica. Sua interação com cinza de carvão mineral, facilita a aplicação ao solo. Com o objetivo de avaliar a possibilidade de utilização na agricultura da cinza coletada na UTPM-Candiota/RS e do lodo de esgoto coletado na ETE-Rio Grande/RS, conduziu-se um experimento em casa de vegetação, com solo Planossolo, onde foram aplicados três níveis da mistura lodo:cinza na proporção 1:1, 2:1 e 1:2 em doses correspondentes a 30, 60 e 90 t ha-1, sendo nele cultivado feijão. Os resultados mostraram um aumento significativo no rendimento de matéria seca do feijão em função das três doses da mistura, sendo que nos níveis de aplicação mais elevados ( 60 e 90 t ha-1 ) o rendimento foi significativamente maior que o tratamento com adubação mineral. Também em relação a testemunha, houve um aumento significativo do pH do solo com a aplicação das doses da mistura, não observando-se variação significativa entre as doses. Isto deve-se, provavelmente, ao elevado pH da cinza (11,0) e ao aumento da atividade microbiana do solo em decorrência da aplicação do lodo (cujo pH em água era de 6,4). De todos os macronutrientes analisados no tecido de feijão (N, P, K, Ca e Mg), observa-se um aumento significativo da quantidade total extraída em função das doses da mistura e em função dos níveis de lodo. O lodo possuía níveis elevados de N e P (50,4 e 12,5 g kg-1, respectivamente), o que refletiu na maior absorção pelas plantas desses elementos.


INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE CLORETO DE CÁLCIO NA PRECIPITAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE FÓSFORO EM EFLUENTE DE PARBOILIZAÇÃO DE ARROZ

Autor(es): SANTOS, D. C. L; MACHADO, L. S; SANTOS, I. M. B; KOETZ, P. R.
Apresentador: Daniela Cristini Larroque dos Santos.
Orientador: Paulo Roberto Koetz.
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas./Ciências e Tecnologia Agroindustrial.
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
O efluente da indústria de arroz parboilizado apresenta altas concentrações de fósforo, em torno de 100 mg.L-1, valor este muito acima dos padrões exigidos pelos órgãos ambientais. O fósforo pode ser oriundo da hidrólise da fitina, substância presente na casca dos grãos que é rica em ligações de fósforo e que com o encharcamento pode ser hidrolisada, liberando o fósforo como fosfato. A remoção do fósforo se faz necessária, devido ao fato de que este nutriente, provoca a eutrofização dos corpos receptores. A precipitação físico-química é um método tradicional, e sais como o sulfato de alumínio, cloreto de cálcio e cloreto férrico podem ser utilizados para a remoção de fósforo. O experimento foi realizado em efluente de arroz parboilizado previamente tratado em um reator UASB. O efluente teve seu pH ajustado a pH 10 e foram testadas em Jar test diferentes concentrações do precipitante CaCl2.2H2. As concentrações testadas foram de 200 mg L-1, 300, 500, 800 e 1200 mg L-1. A máxima precipitação de fósforo ocorreu com uma concentração de 800 mg.L-1 de CaCl2.2H2. Agradecimentos: FAPERGS, CNPq


INFLUÊNCIA DA CORDILHEIRA DOS ANDES NO CÁLCULO DA VELOCIDADE VERTICAL DE UM CCM UTILIZANDO O MODELO RAMS

Autor(es): PINTO, L.B.; LIMA, E.C.S; CAMPOS, C.R.J.; SARAIVA, J.B.
Apresentador: Luciana Barros Pinto
Orientador: Cláudia Rejane Jacondino de Campos
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que ocorrem freqüentemente nos trópicos e nas latitudes médias, têm sido objetos de vários estudos por pesquisadores na área de ciências atmosféricas. Os CCM são sistemas que possuem uma espessa cobertura de nuvens frias constituída basicamente pelos topos e bigornas dos cumulunimbus que os constituem, forma aproximadamente circular e tempo de vida relativamente mais longo do que de um sistema convectivo isolado, isto é, no mínimo 6 horas. O objetivo deste trabalho é analisar a influência da cordilheira dos Andes no cálculo da velocidade vertical de um CCM utilizando o modelo RAMS. Para tal foram analisados os campos de velocidade vertical simuladas pelo modelo RAMS, inicialisado com dados do modelo ETA, do dia 27/11/2002 do horário das 00 UTC. As análises foram feitas para os níveis de 850 e 500 hPa, para o horário dos 8, 9 e 10 UTC, que compreende o período de maturação do CCM. Foram realizadas 2 simulações: na primeira (incluindo os Andes) a grade estava centrada em 28°s e 59°W, e na segunda (excluindo os Andes) a grade estava centrada em 27°S e 55°W, ambas com 80 pontos em x e 68 em y e com resolução horizontal de 36Km. Os resultados mostram que para os níveis de 850 e 500 hPa, em ambas as simulações, não há instabilização do modelo devido a presença da Cordilheira dos Andes, pois os intervalos de variação, assim com os movimentos de divergência (positiva ou negativa) são os mesmos na região do CCM, nas duas grades. Com isso podemos concluir que o modelo RAMS simulou bem o fenômeno independente da localização da grade.


INFLUÊNCIA DO TEMPO DE REAÇÃO NA PRECIPITAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE FÓSFORO COM CACL2.2H2O EM EFLUENTE DE ARROZ PARBOILIZADO.

Autor(es): Silva, F. G.;Zschornack, T.;Santos, I. M. B.;Koetz, P. R.
Apresentador: Fabiane Grecco da Silva
Orientador: Paulo Roberto Koetz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Ciência e Tecnologia Agroindustrial
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O arroz parboilizado corresponde a 25 % do total de arroz produzido no Brasil sendo a região sul do Rio Grande do Sul responsável por mais da metade da produção nacional. O processo de parboilização utiliza em torno de quatro litros de água por quilo de arroz processado. O encharcamento dos grãos promove a hidrólise da fitina, liberando fosfato para o líquido numa concentração em torno de 100 mg.L-1. Os sistemas biológicos não são capazes de reduzir essa concentração até o padrão exigido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), 1 mg L-1. Os métodos químicos de precipitação utilizados para remoção de fósforo (P) envolvem processos utilizando sais de cálcio, ferro ou alumínio. O princípio da remoção química está na transferência de orto-fosfatos dissolvidos em particulados, através de precipitação química, formando compostos de baixa solubilidade. Os precipitados formados são removidos por processos de separação de sólidos usualmente aplicados em tratamento de efluentes como sedimentação, flotação ou filtração. Estudos anteriores mostraram que o precipitante mais adequado para este efluente é o cloreto de cálcio (CaCl2) em pH 10,0. O presente trabalho desenvolveu dois experimentos, em “Jartest”, com objetivo de avaliar primeiro a influência do tempo de agitação na precipitação de P e segundo a influência da agitação com adição de Cloreto de cálcio dihidratado (CaCl2.2H2O) a 200 mg.L-1, em pH 10,0, ajustado com hidróxido de sódio 6 N. Os tempos de contato testados foram 3, 6, 9, 12, 15, 18, 24, 30 ,45, 60 e 90 minutos. No experimento aplicando somente agitação, obteve-se uma remoção máxima de 31,5 % de fósforo aos 30 minutos. No experimento utilizando agitação mais a adição do CaCl2.2H2O, a eficiência máxima obtida foi de 65,0 % com o tempo de contato de 60 minutos. Agradecimentos: FAPERGS, CNPq


INTERFACE GRÁFICA PARA O ANALISADOR DE CIRCUITOS ELÉTRICOS

Autor(es): Lucas Lemes Borba
Apresentador: Lucas Lemes Borba
Orientador: Renata Hax Sander Reiser
Instituição/Departamento: UCPel/NAPI
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O projeto visa o desenvolvimento e a construção da interface gráfica para o Analisador de Circuitos Elétricos (ACE), em desenvolvimento pelo GMFC/ESIN/UCPel. Neste sentido, este trabalho prevê a implementação de um ambiente visual para construção gráfica de circuitos elétricos, cuja especificação é obtida pela aplicação da Linguagem Visual do Modelo de Máquina Geométrica. Os componentes dos circuitos correspondem aos símbolos do alfabeto visual e devem ser integrados de acordo com regras específicas, as quais definem a gramática visual do ambiente. A partir da representação gráfica dos circuitos, o ambiente em desenvolvimento deverá gerar um arquivo texto definindo os dados de entrada para execução do ACE. A implementação desta ferramenta utiliza a linguagem Python, que é interativa, interpretada e orientada a objetos. O interpretador de Python possui uma extensa biblioteca, que está disponível na forma de código fonte ou binário para a maioria das plataformas, entre elas Windows e Linux, e que pode ser distribuído livremente. A linguagem também oferece vários módulos, contendo bibliotecas gráficas como wxPython e OGL, que disponibilizam recursos para criação e edição de interfaces gráficas, permitindo o agrupamento de componentes como barra de menus, barra de status e barra de ferramentas. Estas funções viabilizam o acesso às opções do ambiente visual como a criação, a exclusão e o redimensionamento dos objetos gráficos.


INTERLIGANDO A FERRAMENTA DE VISUALIZAÇÃO CIRC (CONTROL INTERACTIVE RADIAL CIRCLE) AO SISTEMA ENSINET ATRAVÉS DE XML

Autor(es): Hobus,C.O.;Pinheiro,M.J.
Apresentador: Cristine Oliveira Hobus
Orientador: Dr.Paulo Roberto Gomes Luzzardi
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Informática
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo geral apresentar a ferramenta de visualização de informações denominada CIRC (Control Interactive Radial Circle), a qual está sendo desenvolvida com o intuito de demonstrar graficamente o resultado da monitoria de acessos ao sistema ENSINET - Ensino Integrado dos Fundamentos Matemáticos da Ciência da Computação via Internet. Tem como objetivo específico estudar o modo pelo qual as informações monitoradas pelo ENSINET serão transferidas para a ferramenta de visualização. O sistema ENSINET irá monitorar e identificar o acesso de todos os usuários aos seus diferentes módulos, registrando as diversas ações que estes tiveram. Assim, o estudo preliminar demonstra que a ligação entre a base de dados do sistema ENSINET (onde estará registrado os resultados da monitoração), e a ferramenta de visualização de acessos (CIRC) será feita através de arquivos descritos em XML (Extensible Markup Language), que servirá como padrão de representação de informações para o monitoramento. A opção por XML se deu devido aos fatos de que esta linguagem de marcação pode ser usada independente de plataforma e de sistema, e que o sistema ENSINET e a ferramenta CIRC estão sendo desenvolvidos para ambientes internet. Objetiva-se que o acesso do usuário a visualização dos dados monitorados seja dinâmica, assim o uso de XML proporcionará que o processamento das solicitações para o navegador utilizado pelo usuário, não sobrecarregue o processamento no sistema principal (ENSINET). De acordo com a forma pela qual a ferramenta de visualização requisitará os dados, será gerado em XML um arquivo padrão como entrada para esta ferramenta.


INTRODUZINDO O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO VISUAL PARA O MODELO DE MÁQUINA GEOMÉTRICA

Autor(es): Prestes, D. G, Cardoso M. B., Reiser R. H.S, Costa, A. C. R.
Apresentador: Diego Galho Prestes
Orientador: Renata Hax Sander Reiser
Instituição/Departamento: UCPel/NAPI - Escola de Informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


JOGO DA MEMÓRIA MULTI-MÍDIA: UM INSTRUMENTO LÚDICO NA PRÁTICA DE LISTENING

Autor(es): Steinle, Neemias. Oliveira, Luis Roberto Volz de
Apresentador: Neemias de Oliveira Steinle
Orientador: Vilson J. Leffa
Instituição/Departamento: UCPEL/Mestrado em Letras
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


KDD APLICADO A MODELAGEM DE PADRÕES NA RELAÇÃO ENTRE ATIVOS NO MERCADO FINANCEIRO

Autor(es): Borges, Rafael V.; Mello, Marília T.; Dandolini, Gertrudes A.; Anana, Edar S.; Oliveira, Sérgio L. C.; Souza, João A.
Apresentador: Rafael Vergara Borges
Orientador: João Artur de Souza
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DMEC
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O termo Data Mining (Mineração de Dados) pode ser definido como a área de pesquisa da Inteligência Arificial que visa encontrar padrões em bases de dados. Atualmente, técnicas de Data Mining são utilizadas em todo o mundo, em aplicações tanto acadêmicas quanto comerciais. Para a aplicação das técnicas de Data Mining, todo um processo de tratamento dos dados e resultados se faz necessário. A este processo damos o nome de KDD – Knowledge Discovery in Database (Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados). O presente trabalho visa mostrar a estruturação e a aplicação das etapas inicias do KDD sobre bancos de dados da bolsa de valores, com o objetivo de encontrar e modelar padrões na relação entre ações de empresas de uma mesma área de atividade, mais especificamente a influência das cotações das ações de maior porte, chamadas “Blue Ship”, sobre as de menor porte. Visa também mostrar uma análise inicial da aplicabilidade das técnicas de inteligência artificial com relação a realização deste objetivo.


MATÉRIA ORGÂNICA DA TURFA EMPREGADA COMO TROCADOR IÔNICO

Autor(es): Gonçalves,D.G.;Lessa,R.N.T..
Apresentador: Daiane Goveia Gonçalves
Orientador: Ruth Néia Teixeira Lessa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Deparatamento de Química Analítica e Inorgânica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A matéria orgânica da turfa é formada por dois tipos de materiais: restos animais e vegetais em diferentes fases da decomposição e o húmus resultante da degradação química e bioquímica dos mesmos. A matéria orgânica da turfa age no solo aumentando a porosidade e a capacidade de retenção de água e ainda possui uma alta capacidade de reter cátions. A extração das substâncias húmicas permite dividi-las em três frações principais, de acordo com sua solubilidade: ácidos húmicos, ácidos fúlvicos e huminas. Os ácidos húmicos são moléculas orgânicas de alto peso molecular, possuem hidrogênios ionizáveis que conferem a este alta capacidade de troca iônica, podendo ser utilizado como antipoluidor industrial. O objetivo deste trabalho visa confeccionar uma coluna de troca iônica e analisar a eficiência da remoção de íons cromo +6 e outros metais pesados encontrados em efluentes de curtumes. O cromo, agente carcinogênico, não aprece comumente nas águas naturais, sua presença é devido quase sempre a poluição da água com resíduos industriais. Por este motivo faz-se necessário à ampliação deste projeto com mais cátions de metais pesados, visando o emprego do ácido húmico como método antipoluidor. As amostras de turfas foram coletadas em turfeiras localizadas em Rio Grande, a 20 centímetros de profundidade, secas ao ar, pulverizadas e peneiradas em peneiras de 0 a 0,125 mm. A coluna de troca iônica foi empacotada com sílica e ácido húmico 2:1. O processo de vasão foi lento, mas perceptível. O teor médio da concentração de cromo +6 nas amostras dos efluentes do curtume foi de 3,623 mg/L e após eluir pela coluna trocadora de íons obteve-se um teor médio de 2,317 mg/L apresentando assim um decréscimo de 36,04 % no teor de cromo analisado. Estes resultados preliminares mostraram-se muito significativos, podendo-se verificar que a matéria orgânica em estudo pode ser empregada como trocador de íons, auxiliando a diminuir a poluição de efluentes industriais contaminados por cromo.


MODELAGEM DO PROCESSO DE ?DELIVERY? EM UMA PLATAFORMA DE ENSINO À DISTÂNCIA BASEADO NA ARQUITETURA MULTIAGENTES

Autor(es): Vinicius Heidrich Pinto
Apresentador: Pinto, V. H.
Orientador: Ricardo Azambuja Silveira
Instituição/Departamento: UFPEL/DMEC
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Este trabalho está inserido no contexto do projeto de pesquisa MAIDE (Modelagem de Ambientes Inteligentes de Aprendizagem), que se propõe a construção de Ambientes Inteligentes Distribuídos de Ensino, utilizando técnicas de IA, buscando a construção de ambientes adaptativos e empregando técnicas educacionais centradas no aluno. Usando para tal, uma comunidade de agentes, baseada no padrão FIPA (Foundation for Intelligent Physical Agents). O objetivo deste trabalho, especificamente, é a construção de um modelo de agente pedagógico responsável pelo manuseio e apresentação de material para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem, conhecidos como Objetos de Aprendizagem. O estado da arte em ambientes inteligentes de ensino aponta para o uso de arquiteturas baseadas em sociedade de agentes. A utilização de sistemas multiagentes na criação de tutores inteligentes, pode resultar em um sistema mais versátil, rápido e de baixo custo.A implementação de uma comunidade de agentes para um sistema de entrega de conteúdo didático ,facilitaria a sua inclusão em tais sistemas inteligentes. Para a modelagem do sistema estão sendo estudadas plataformas de EAD (Ensino a Distância), como por exemplo, a LTSA (Learning Technology Systems Architecture) da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), e o uso de tecnologia XML (eXtensible Markup Language), As principais contribuições deste trabalho ao projeto, consistem na modelagem e implementação do sistema de entrega de conteúdo didático para inserção em uma plataforma inteligente de EAD, na criação de agentes baseados no padrão FIPA, para implementação deste sistema, na construção de uma base de conteúdo em XML que será utilizada por estes agentes para captação de material didático, na construção de agentes para aplicação de folhas de estilo para transformar o conteúdo XML em conteúdo multimídia e na formulação de protocolos para comunicação entre esses agentes.


MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE UM AGENTE PEDAGÓGICO DE EXERCÍCIOS

Autor(es): Fagundes, M. S.; Silveira, R. A.
Apresentador: Moser Fagundes
Orientador: Dr. Ricardo Azambuja Silveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DMEC
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O presente trabalho está inserido no contexto do projeto de pesquisa MAIDE (Modelagem de Ambientes Inteligentes Distribuídos de Ensino), que se propõe à construção de ambientes de aprendizagem inteligentes e adaptativos. Para tal, são empregadas técnicas de inteligência artificial e técnicas educacionais centradas no aluno. O objetivo deste trabalho é a modelagem de uma especialização do Agente Pedagógico definido na arquitetura geral do projeto, responsável pela geração, apresentação e resolução de exercícios. O agente é também responsável pela interação com o aluno, a fim de lhe fornecer o adequado feedback durante a solução dos exercícios gerados. Além da modelagem, está sendo implementado um protótipo, baseado no Eletrotutor, que é um ambiente de ensino para eletrodinâmica construído inicialmente utilizando a arquitetura JADE. O Agente de Exercícios trabalhará em conjunto com outros dois agentes pedagógicos, sendo um deles responsável pela apresentação do conteúdo e o outro encarregado da exibição de exemplos. A interoperabilidade entre os agentes seguirá as especificações designadas pela FIPA, que é uma organização que tem como objetivo a padronização de sistemas multiagentes. Com este trabalho espera-se agregar uma nova técnica educacional ao ambiente de aprendizagem, possibilitando que o aluno tenha um maior aproveitamento do conteúdo proposto.


MODELO DE ELEVAÇÃO DIGITAL COMO SUBSÍDIO AO MODELO DE AUTÔMATOS CELULARES PARA A GERAÇÃO E ANÁLISE DA MONOTONICIDADE DA DECLIVIDADE

Autor(es): Magalhães,M.R.; Cruz, P.P.N.; Costa,F.A.; Dimuro,G.P.
Apresentador: Mário Rodrigues Magalhães
Orientador: Graçaliz Pereira Dimuro
Instituição/Departamento: UCPEL/ESCOLA DE INFORMÁTICA
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma base de dados geográficos adquiridos por Imagens do Satélite ASTER, e por cartas topográficas na escala 1:1.000.000, 1:250.000 e 1:50.000, e a técnica que consiste na descrição matemática do terreno para geração do Modelo de Elevação Digital (DEM), possibilitando fornecer subsídios ao sistema Topo-ICM para a geração e análise da monotonicidade da declividade. A abordagem proposta faz a análise dos dados geográficos em diferentes fontes, escalas, perfil geomorfológico, permitindo gerar Modelos de Elevação com diferentes resoluções espaciais, garantindo ao Sistema Topo-ICM um refinamento dos dados topográficos, possibilitando extrapolar a análise da monotonicidade que mapeia o relevo em algumas partes dos segmentos para outras partes dentro do mesmo segmento com maior veracidade. Para validar o modelo, está sendo elaborado um modelo de elevação digital (DEM) da porção leste do Estado Rio Grande do Sul, abrangendo uma área que compreende imagens do Satélite LANDSAT TM7 ETM+, órbita-ponto 221/080 – 221/081 – 221/082 e o detalhamento compreendendo uma região de 60x120 Km da serra gaúcha, a partir de dados do Modelo de Elevação Digital gerados pelo Satélite ASTER. Encontram-se nesta região quatro unidades geomorfológicas distintas. Esta base de dados topográficos em escalas distintas e a aplicação em áreas geomorfologicamente distintas permitirá analisar os resultados com maior veracidade.


MÓDULOS CAL NA APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS E TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO DE SUPERFÍCIE

Autor(es): Fernandes D. S.; Foster P. R.; Foster P. R. P
Apresentador: Diego Sifer Fernandes
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


MOGUA: UMA PROPOSTA DE VOCABULÁRIO PARA CRIAÇÃO DO MODELO DE USUÁRIO ACADÊMICO PARA UTILIZAÇÃO EM SISTEMAS DE HIPERMÍDIA ADAPTATIVA

Autor(es): Bastos, Érico N. F.; Palazzo, L. A. M.
Apresentador: Érico Nunes Ferreira Bastos
Orientador: Luiz Antônio Moro Palazzo
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas - UCPel/ESIN - GPIA
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


MUDANÇAS QUÍMICAS EM BATATAS E TOMATES PRESERVADOS POR IRRADIAÇÃO

Autor(es): Leite, V. C.; Silva, R.S.; Santos, A. S.
Apresentador: Verônica Caldeira Leite
Orientador: Ari da Silva dos Santos
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de Química Analítica e Inorgânica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


O USO DE FERRAMENTAS LIVRES PARA A ANÁLISE DO MODELO DE ELEVAÇÃO DIGITAL

Autor(es): Santos, A.V.; Dimuro, G.P.; Aguiar, M.S.
Apresentador: André Vinícius dos Santos
Orientador: Graçaliz Pereira Dimuro
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Um Sistema de Informação Geográfica (SIG) tem como principais funções a captura, o armazenamento, a checagem, a manipulação, a análise e a exibição de dados, que são especialmente referenciados com o planeta Terra. O sistema ICTM (Interval Categorizer Tesselation Model), proposto em (Aguiar et al., 2003) e sendo desenvolvido pelo GMFC - Grupo de Matemática e Fundamentos da Computação da UCPel - engloba um conjunto de ferramentas, desenvolvidas segundo a concepção de software livre, para categorizações confiáveis de regiões geográficas, segundo diversas características diferentes. Em particular, a ferramenta Topo-ICTM considera informações provenientes do DEM (Modelo de Elevação Digital) de imagens de satélite para realizar categorizações segundo a topografia (declividade da função relevo) de uma determinada região. O objetivo principal deste trabalho é estudar o formato dos dados fornecidos pelo DEM, para possibilitar que a ferramenta Topo-ICTM faça a importação e a análise das imagens do satélite ASTER. Isso será possibilitado pela implementaçãa do módulo IMPORT. Além disso, estamos estudando a utilização de um banco de dados geográficos que deverá interagir com o sistema em desenvolvimento. Para o armazenamento dos dados geográficos estamos usando o PostGIS, banco de dados geográficos que armazena a parte espacial dos objetos geográficos e está integrado com o PostgreSQL, que por sua vez, possui a estrutura relacional e orientado a objetos. Após a importação e análise, o modulo IMPORT interagirá com o PostGIS armazenando os dados das imagens no banco de dados. Este banco de dados possui um caráter compartilhado e partindo desta definição, todos os usuários que acessam este banco podem utilizar os dados que estão ali dispostos para diversas aplicações.


O USO DO SOFTWARE LIVRE SCILAB NO ESTUDO DE ÁLGEBRA LINEAR

Autor(es): Donato, Lucas M.; Souza, João A.; Suazo, German C.
Apresentador: Lucas Medeiros Donato
Orientador: German C. Suazo ; João Artur de Souza
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DMEC
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
O conceito de Tecnologia de Informação nunca foi tão aliado ao Software Livre como nos dias atuais. A filosofia deste tipo de software, que preza pela liberdade de troca de conhecimentos e de pensamento é absorvida em diversos campos de pesquisa, onde citamos o exemplo do Departamento de Matemática, Estatística e Computação (DMEC) da Universidade Federal de Pelotas. Nesta pesquisa, um primeiro estudo - utilizando a plataforma GNU/Linux - foi realizado para verificar as potencialidades do software Scilab para os conteúdos de Matrizes e Sistemas Lineares. O tópico Transformações Lineares, também foco de nossa pesquisa, está sendo investigado nesse presente trabalho com a utilização do mesmo software. Desenvolvido no Instituto INRIA da França, o Scilab representa uma alternativa livre para o ensino de disciplinas, como por exemplo, a Álgebra Linear. A liberdade do uso do software, suas vantagens, facilidades e características nas operações matemáticas serão abordados neste trabalho, que visa representar mais um passo na implantação definitiva do Software Livre na UFPel.


OBSERVAÇÕES DE NEBULOSIDADE NA EACF DURANTE O VERÃO 1998-1999

Autor(es): Iriart, P.G.; Farias, J.F.S.; Rodrigues, S.G.; Rosa, L.M.; Cavichioli, G.; Cruz, P.P.N.; Foster, P.R.P.
Apresentador: Paulo Geovani Iriart
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:


Download do artigo completo


OCORRÊNCIA DE ANTICICLONES SOBRE O RS NO MÊS DE JANEIRO, NO PERÍODO DE 1961 A 1970

Autor(es): PINTO, L.B.; NOBLE, D.V.; CAMPOS, C.R.J.; SILVEIRA, C.P.
Apresentador: Luciana Barros Pinto
Orientador: Cláudia Rejane Jacondino de Campos
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Segundo diversos autores, os anticiclones têm efeitos drásticos sobre o tempo na América do Sul, o que tem levado ao desenvolvimento de diversos estudos sobre este assunto. Apesar dos anticiclones terem efeitos bem marcantes durante o inverno, episódios intensos também podem ocorrer nas estações de transição e no verão. O objetivo deste trabalho é analisar a ocorrência de anticiclones sobre o RS no mês de janeiro, para o período de 1961 a 1970. Para isso foram utilizados dados de reanálise do NCEP, para o período de estudo. A verificação da ocorrência dos anticiclones sobre o estado foi feita para cada dia de cada mês de janeiro, dos anos de estudo. Sempre que um sistema de alta pressão atuou sobre o RS, o valor da pressão no seu centro e sobre o RS foram computados. Com esses dados foi possível determinar o número de ocorrências de anticiclones e sua intensidade sobre o RS. Na análise dos anos de interesse, aquele que apresentou a maior ocorrência de anticiclones foi 1964, com 6 anticiclones. Também pode-se observar que o ano que apresentou menor freqüência foi 1966, com apenas 2. A média de ocorrência de anticiclones no mês de janeiro foi de 3,5. No período estudado, o sistema mais intenso que atuou no RS, foi observado no dia 31/01/1968, com valores de pressão sobre o RS em torno de 1030 hPa. Já os sistemas menos intensos que atuaram no RS, tiveram valores de pressão em torno de 1013 hPa. Os resultados obtidos neste trabalho permitiram concluir que a média de ocorrência de anticiclones em janeiro foi de 3,5, e que o sistema mais intenso foi detectado no dia 31/01/1968. Na seqüência pretende-se estender o período de dados utilizados.


OCORRÊNCIA DE PRECIPITAÇÃO CONVECTIVA EM PELOTAS

Autor(es): Farias, P.C.; Luz, L.B.; Gomes, R.G.
Apresentador: Priscila Cavalheiro Farias
Orientador: Roseli Gueths Gomes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Este trabalho mostra os resultados preliminares do estudo sobre a identificação dos sistemas meteorológicos que causaram precipitação convectiva na cidade de Pelotas, durante os meses de janeiro a março de 2002. Por precipitação convectiva entende-se aquela cuja intensidade é igual ou superior a 2,5 mm/10 minutos, sendo provocada somente por nuvens Cumulonimbus (Cb). Para realizar este estudo foram utilizados dois tipos de dados: gráficos de precipitação em superfície e imagens de satélite geoestacionário. Os gráficos de precipitação foram obtidos na Estação Agroclimatológica de Pelotas (convênio EMBRAPA/UFPel), localizada na cidade de Capão do Leão. Estes gráficos foram lidos com uma resolução temporal de 10 minutos, de forma que ficasse evidenciada a contribuição das Cbs na precipitação observada (os outros 9 gêneros de nuvens não provocam intensidades de precipitação tão elevadas). As imagens de satélite geoestacionário, no canal infravermelho, foram obtidas na Internet: com e sem realce das imagens. Imagens de satélite realçadas têm o topo da nebulosidade visualizada em cores diferentes, enquanto que as imagens de satélites não realçadas apresentam a nebulosidade em tons diferentes de cinza. Estas imagens foram fundamentais para a identificação dos sistemas meteorológicos em função da estrutura do campo de nebulosidade existente sobre a região, principalmente em relação ao seu formato, extensão horizontal e tempo de duração. Inicialmente foram listados os dias, com os respectivos períodos de 10 minutos, em que a precipitação observada preencheu o requisito para ser convectiva. Em seguida foram interpretadas as imagens de satélite para identificar o sistema meteorológico existente na região. Neste estudo, verificou-se que foram os Sistemas Convectivos de Mesoescala os maiores causadores de precipitações intensas em superfície, contribuindo com valores da ordem de 30 mm ou mais, em relação ao total de precipitação observado em superfície, durante algumas horas.


OCORRÊNCIA DE TEMPERATURA ABAIXO DE 15ºC EM EVENTOS ENOS NO PERÍODO DE 1961 A 2001 EM PELOTAS-RS

Autor(es): Noble D. V.; Silveira C. P.; Pinto L. B.; Campos C. R. J.
Apresentador: Delon Vrague Noble
Orientador: Cláudia Rejane Jacondino de Campos
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Meteorologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
De acordo com dados do IBGE, o arroz gaúcho contribui com cerca de 45% da produção nacional do cereal, o que mostra que o Estado é um produtor orizícola de grande porte. Um dos problemas que pode causar queda na produção do arroz irrigado do RS é a ocorrência de baixas temperaturas (≤15ºC) no período reprodutivo da cultura. Levando em conta esses fatos e ainda considerando que, de acordo com alguns autores, a temperatura do ar é um elemento afetado pelos fenômenos El Niño (EN) e La Niña (LN), este trabalho tem como objetivo verificar a influência de ambos os fenômenos na ocorrência de temperaturas mínimas (Tmin) prejudiciais à fase de floração do arroz irrigado (janeiro e fevereiro) na cidade de Pelotas. Inicialmente selecionaram-se os eventos EN, LN e N (neutro) que ocorreram nos meses de janeiro e fevereiro para o período de 1961 a 2001 (NOAA, 2002). No mês de janeiro ocorreram 14 EN, 12 LN e 15 N e em fevereiro ocorreram 14 EL, 10 LN e 17 N. Em seguida, utilizando-se dados Tmin dos meses de janeiro e fevereiro, para o mesmo período, fornecidos pela estação agroclimatológica da EMBRAPA/UFPEL-INMET (31º52`24``S, 52º21`24``W, 13,24 m) computou-se o número de ocorrências de dias com Tmin inferior à 15ºC, para ambos os meses, em cada um dos eventos. A Tmin média para os eventos EL, LN e N, tanto para janeiro como para fevereiro, também foi calculada. Os resultados mostraram que a maior parte dos casos com Tmin menor que 15ºC concentrou-se em anos neutros, ou seja, 36,36% dos 121 casos ocorridos em janeiro e 47,13% dos 87 casos ocorridos em fevereiro. Percebeu-se também que tanto para EN quanto para LN houve uma maior diferença entre o número de casos entre os meses de janeiro e fevereiro do que para anos neutros. Em anos de EN não há variação da média das Tmin menores que 15ºC de janeiro para fevereiro. O menor valor médio de temperatura se dá em janeiro, o que pode estar relacionado com o número de anticiclones que passam sobre a região nesse mês.


OCORRÊNCIA DE UM COMPLEXO CONVECTIVO DE MESOESCALA NO SUL DA AMÉRICA DO SUL

Autor(es): Pinto.L.I.C, Gomes.R.G.
Apresentador: Lucía Iracema Chipponelli Pinto
Orientador: Roseli Gueths Gomes
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Meteorologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Neste trabalho serão apresentadas características morfológicas (formato, área e duração) de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) que ocorreu no Sul da América do Sul no dia 02/02/2003. Para realizar este estudo foram utilizadas as imagens realçadas do satélite geoestacionário GOES, no canal infravermelho, disponíveis na Internet. Estas imagens apresentam a temperatura do topo das nuvens em cores diferentes, isto é, existe uma escala que relaciona a temperatura do topo da nebulosidade com determinada cor. Por exemplo, a cor vermelha representa uma temperatura de -60°C. Na literatura especializada os CCM são definidos como sistemas convectivos que apresentam formato aproximadamente circular e com uma relação de 0,7 (no mínimo) entre os eixos centrais. Ainda, para que um sistema convectivo seja considerado um CCM é necessário que as áreas ocupadas pelas nuvens com temperatura do topo iguais a -40°C e -60°C sejam de, no mínimo, 100.000 e 50.000 km², respectivamente, durante um período igual ou superior a 6 horas. A partir das imagens de satélite para o dia 02/02/2003, inicialmente foi realizada uma análise no sentido de verificar se o sistema convectivo existente sobre o Sul da América do Sul realmente tratava-se de um CCM. Os critérios, tanto da relação dos eixos centrais quanto das áreas das regiões com os dois limiares de temperatura do topo da nebulosidade, citados acima, foram satisfeitos considerando as imagens de satélite disponíveis. Neste sentido, a duração estimada deste CCM foi de aproximadamente 6 horas, devido à não continuidade das imagens de satélite, principalmente nas fases inicial e de dissipação do mesmo. Normalmente, estas imagens de satélite são disponibilizadas a cada meia hora. Entretanto, para este caso de estudo, ocorreram falhas superiores a 1 hora tanto no início quanto no término do CCM. Trabalhos futuros serão desenvolvidos no sentido de realizar análise das condições sinóticas e de mesoescala associadas. (bolsista PIBIC/CNPq)


OS EFEITOS DA URBANIZAÇÃO NO RIO SÃO LOURENÇO

Autor(es): Estrela,C. C.;Liermann, G. F.; Souza, S. A. C.
Apresentador: Estrela,C. C.;Liermann, G. F.; Souza, S. A. C.
Orientador: Rita de Cássia Fraga Damé
Instituição/Departamento: UFPel /FEA- UFRGS/IPH/ALM
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Os recursos hídricos, responsáveis pela ocupação e desenvolvimento de várias regiões, sofrem as conseqüências das atividades desenvolvidas pelas populações estabelecidas em suas margens. O processo de planejamento de bacias hidrográficas enfrenta dificuldades pela carência ou insuficiência de informações quantitativas e qualitativas sobre o ambiente, principalmente devido ao uso, controle e aumento da demanda hídrica. O Rio São Lourenço é responsável pelo total abastecimento de água da área urbana do município de São Lourenço do Sul, RS, juntamente com a orla da Laguna dos Patos, é o principal elemento da paisagem natural, o que torna o turismo a segunda atividade econômica do município. Para tanto nota-se de fundamental importância a realização deste trabalho que visa diagnosticar a atual situação deste corpo hídrico. A área de desenvolvimento deste projeto teve como abrangência a extensão do rio inserida na zona urbana do município onde foram diagnosticados os impactos decorrentes da urbanização intensiva. Os resultados obtidos revelaram a degradação da mata ciliar e suas conseqüências, tais como a erosão das margens resultante da ocupação irregular e o assoreamento do leito do rio; Foram observados vários pontos de lançamento de esgotos, os quais foram caracterizados como de origem sanitária e pluvial, originando a ploriferação de macrófitas aquáticas em quantidades excessivas. O trabalho conclui a necessidade da implantação de ações emergenciais e contínuas visando à recuperação ambiental do rio e o uso sustentável deste recurso, tais como: A implantação de um sistema de tratamento de esgotos mistos (sanitário e pluvial); O estudo da viabilidade da retirada de macrófitas aquáticas em excesso; A restauração dos taludes das margens do rio; O desassoreamento do leito do rio; A recuperação e incrementação da mata ciliar; A retirada da população das áreas irregulares marginais; A elaboração de um Plano de Gestão do rio. As ações contínuas seriam: O monitoramento do tratamento do esgoto proposto e da mata ciliar; O ordenamento da ocupação territorial no entorno; A elaboração e execução de um plano de resgate histórico-cultural do rio; A implantação do Plano de Gestão; O estímulo ao uso recreacional através de um tratamento paisagístico no entorno do rio.


POTENCIALIDADE DA INSOLAÇÃO PARA A CIDADE DE PELOTAS

Autor(es): Sacco, F G; Assis, S V
Apresentador: Francine Gomes Sacco
Orientador: Simone Vieira de Assis
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Meteorologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Dentre as variáveis meteorológicas a insolação destaca-se devido a sua extrema influência e importância em vários segmentos como: agricultura, turismo, arquitetura e outros relacionados a produção primária. Esse trabalho tem o objetivo avaliar a insolação(mede o número de horas de brilho solar, ou seja o número de horas que o sol esteve sobre o horizonte sem estar encoberto) ocorrida na cidade de Pelotas em um período de 10 anos (1993/2002) e observar a sua potencialidade com relação ao fotoperíodo (calculado através da equação matemática que envolve o ângulo do pôr do sol, a latitude do local e a declinação solar (ambas em graus), sendo que a última é também calculada por uma equação que relaciona o dia juliano, e representa o valor do brilho solar máximo para um determinado dia). Foram utilizados dados diários de insolação coletados, pela Estação Agroclimatológica de Pelotas convênio EMBRAPA/UFPel, situada a latitude de 31º 51’S e longitude de 52º 21’W, através de um heliógrafo, e o fotoperíodo (número de horas de brilho solar possível para o dia em questão) calculado através da equação: Após o cálculo do fotoperíodo os resultados foram acumulados resultando no valor do brilho solar máximo mensal (fotoperíodo para o mês), seguindo a mesma sistemática para os dados de insolação medida, logo foram calculados os percentuais da insolação correspondente ao fotoperíodo. Avaliando o fotoperíodo para cada mês e a insolação medida é possível relacionar os meses que apresentam a maior e menor porcentagem de horas de brilho solar medidas, ou seja, os meses de maior e menor potencialidade da insolação para a cidade em questão. Conclui-se, que o potencial de insolação na cidade de Pelotas é baixa , uma vez que a máxima insolação medida corresponde a 74,46% do fotoperíodo obtida no mês de abril de 1997, e a mínima insolação observada corresponde a 30,95% do fotoperíodo no mês de junho do mesmo ano; e também que a insolação não apresenta uma distribuição sazonal definida


PRIMEIRAS MASSAS DE AR FRIO ATUANTES NO ESTADO DE SANTA CATARINA ASSOCIADAS À OCORRÊNCIA DE GEADAS.

Autor(es): Tatsch, J. D., Calearo, D. S., Acosta, R., Aguiar, A. S., de Lima, M., Quadro, M., Neves, L. O., Conrado, H.
Apresentador: Jônatan Dupont Tatsch
Orientador: Humberto Conrado
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O estado de Santa Catarina apresenta grandes variações climáticas, com estações do ano bem definidas. Normalmente, as primeiras massas de ar frio chegam ao estado no outono, final de março e abril. Estas massas de ar de origem Polar e com deslocamento continental podem ser tão fortes chegando a causar eventos intensos como a geada e em casos mais extremos até neve pode verificar-se nas regiões de maior altitude do Planalto Sul. Dentro deste contexto, este trabalho tem como objetivo estudar a ocorrência das primeiras massas de ar frio sobre o estado de SC que ocasionaram geadas nos últimos 6 anos durante o outono, relacionando com os anos de eventos El Niño e La Niña. Para a realização deste estudo, utilizaram-se dados das estações meteorológicos de todo o estado de SC para o período de referência. Os dias, os locais e a intensidade das geadas foram fornecidos pelo Banco de Dados-EPAGRI/CLIMERH. Para análise das massas de ar frio subpolares, foram utilizadas imagens de satélites GOES-8 no canal IR nos horários das 00, 06,12 e 18 UTC e, além disso, dados de reanálise do NCEP de Pressão ao Nível Médio do Mar (PNMM). A seguir foi feita à relação da ocorrência de geada com os anos de El Niño e La Niña, verificando a intensidade do fenômeno, as datas de ocorrência, as localidades, a classificação da geada e a temperatura mínima de relva. Para cada caso em que foi verificada a ocorrência de geada, analisou-se a configuração dos sistemas sinóticos atuantes. As imagens de satélite foram utilizadas para auxiliar na identificação dos Anticiclones e na visualização das massas de ar frio. Os resultados obtidos permitiram observar que a trajetória do Anticiclone tem grande influência na intensidade e no número de ocorrências de geada. Entretanto, verifica-se que dependendo do fenômeno (El Niño ou La Nina) ocorrente em cada caso, este afeta a intensidade do Anticiclone.


PROBABILIDADES DE OCORRÊNCIA DA TEMPERATURA MÁXIMA EM PELOTAS, RS.

Autor(es): Llopart, M., P., Durigon, A., Boiaski, N., T., Baptista da Silva, J.
Apresentador: Marta Pereira Llopart
Orientador: João Baptista da Silva
Instituição/Departamento: UFPel/DMEC/IFM
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:


Download do artigo completo


REFRAÇÃO ATMOSFÉRICA MODIFICADA E DUTOS ATMOSFÉRICOS

Autor(es): Barcellos, C.P; Foster P.R.P.
Apresentador: Carolina Pereira Barcellos
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Meteorologia
Órgão Financiador: CAPES

Resumo:


Download do artigo completo


RELAÇÃO ENTRE A ALTURA DA TROPOPAUSA E A PASSAGEM DE UMA FRENTE FRIA NA REGIÃO SUL DA AMÉRICA DO SUL.

Autor(es): Pinto,L.I.C.; Chapa, S.R.
Apresentador: Lucía Iracema Chipponelli Pinto
Orientador: Srinivasa Rao Chapa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Meteorologia
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Este trabalho mostra a relação entre a altura da tropopausa e a passagem de uma frente fria na região sul da América do Sul durante o inverno. Para realizar este trabalho utilizamos dados de radiossondagem da estação meteorológica de Santa Rosa na Argentina (latitude 36,56°S e longitude 64,26°W), durante o mês de junho de 2000. Estes dados foram obtidos no site www.weather.uwyo.edu/upperair/sounding. Nos dias 15 a 20 de junho a altura da tropopausa se mostrou elevada e a pressão da tropopausa mais baixa, também observamos que nestes dias a pressão em superfície aumentou em comparação aos dias anteriores e voltou ao normal após o dia 21, o que indica a passagem de frente fria no período de 15 a 20, pois a altura da tropopausa aumentou. As espessuras entre as camadas de 1000-925 hPa, 925-850 hPa, 850-700 hPa e 700-500 hPa foram observadas menores durante o período de passagem da frente fria, e nos dias anteriores e posteriores se observou que as espessuras estavam maiores. O que significa que durante o período de passagem de frente fria a massa de ar estava mais seca, fria e densa até 500 hPa na estação Santa Rosa. . A observação da alta tropopausa durante este período que indica que a massa de ar quente acima do ar frio foi elevada pela passagem do ar frio vindo do sul.(Aluna bolsista CNPQ/PIBIC)


RELAÇÃO ENTRE PRECIPITAÇÃO E DIREÇÃO DO VENTO PREDOMINANTE NA REGIÃO SUL DO BRASIL NO PERÍODO DO INVERNO DE 1995 E 1996.

Autor(es): Gruppelli, J.L., Harter, I.B., dos Sanntos, J.G.M., Chapa, S.R.
Apresentador: Juliano Lisbôa Gruppelli
Orientador: Srinivasa Rao Chapa
Instituição/Departamento: UFPel/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Utilizando os dados meteorológicos diários fornecidos pela Embrapa/UFPel, durante o período do inverno de 1992 a 2002, a relação empírica entre precipitação e direção predominante de vento estudado. No inverno de 1995 foi observado um período de muita precipitação, ao contrário do inverno de 1996 na região Sul do Brasil. No inverno de 1995 quando a região Sul do Brasil teve um período chuvoso, a direção do vento predominante de S, SW foi 45% e de N, NE, E foi 55%. No inverno de 1996 quando a região sul do Brasil teve um período de seca, o vento predominante de S, SE foi 82% e de N, NE, NW foi 14,5%. Como o transporte de vapor d’água através do anticiclone do Atlântico Sul estava fraco, ventos de S e SW predominaram na região Sul do Brasil na maior parte do inverno de 1996. Agosto de 1999 e de 2002 também foram observadas secas, mesmo que ventos de N, NE e E predominaram acima de 66% e a falta de passagem de frentes frias durante esses meses (menos de 30% predominou ventos de S e SW) implicou em pouca precipitação neste período. Uma análise de precipitação e direção do vento predominante durante o inverno indicou que somente quando ventos de anticiclone do Atlântico Sul (N, NE e E) e ventos frios (S, SW) são bem equilibrados, a região Sul do Brasil fica chuvosa, caso contrário, resulta em pouca precipitação.


RELAÇÃO ENTRE TEMPERATURA E PRECIPITAÇÃO NO INVERNO DOS ANOS 1995 E 1996 NO RIO GRANDE DO SUL

Autor(es): Weykamp, F.V., Lopes, F.Z., Calearo, D. S.
Apresentador: Fabiana Victória Weykamp
Orientador: Srinivasa Rao Chapa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Meteorologia
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Os invernos de 1995 e 1996 do Rio Grande do Sul foram opostos em relação a diversos fatores. Em 1995, o inverno foi considerado como quente, apresentando valores médios de temperatura máxima e mínima em Junho-Julho-Agosto (JJA) de 21,1°C e 7,6°C, em Pelotas, 21,0°C e 11,1°C, em Santa Maria (SM) e 22,4°C e 11,7°C, em Irai, respectivamente, e no ano 1996 o inverno foi frio com valores médios de 17,6°C e 6,8°C, em Pelotas, 18,5°C e 7,7°C, em SM e 20,8°C e 8,8°C, em Irai, respectivamente. Outra característica que se mostrou oposta neste dois invernos, foi a quantidade de precipitação, principalmente na cidade de Pelotas, onde choveu aproximadamente 710 mm em JJA de 1995, enquanto em 1996 choveu apenas 190 mm. Com o objetivo de explicar as causas destas diferenças entre estes dois invernos, algumas características de fenômenos atmosféricos foram analisadas. Notou-se que o verão (Janeiro e Fevereiro) de 1996 foi classificado como uma estação de ocorrência de La Niña, onde as águas do Oceano Pacífico Equatorial Leste apresentaram-se mais frias do que o normal. Como no inverno ainda persistia um pouco desta característica no Pacífico, o anticiclone subtropical do Pacífico Sul mostrou-se mais intenso do que no inverno de 1995, que foi uma estação seguida de El Niño, em que as características da temperatura da superfície do mar do Pacífico, são opostas, ocasionando em um enfraquecimento do anticiclone. Por causa desta intensificação do anticiclone do Pacífico em 1996, houve uma maior freqüência de passagens de frentes frias no RS, devido o forte gradiente de pressão entre a Patagônia e o Sul do Brasil, o que se confirma com a predominância da direção do vento observado de sul-sudoeste em Pelotas. Estas frentes foram as responsáveis pela ocorrência das baixas temperaturas na cidade e região.


RELAÇÃO PESO ÓRGÃO/ PESO CORPORAL DE RATOS DA CEPA WISTAR QUE CONSUMIRAM CAVALINHA (EQUISETUM GIGANTEUM L)

Autor(es): Brites,G.M.;Silva,J.P.;Coutinho,R.C.;Dourado,A.S.;Dourado,M.T.
Apresentador: Gisele Machado Brites
Orientador: Massako Takahashi Dourado
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de bioquímica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Inúmeras plantas vem adquirindo destaque, tanto no meio rural como no urbano, pois constituem uma forma complementar aos medicamentos da medicina alopática, entretanto são utilizados muitas vezes de maneira errada pela população, em especial no sul do Brasil, onde são comumente adicionadas à água do chimarrão, bebida esta tradicional da região. A cavalinha(Equisetum giganteum L) é um dos representantes deste diversificado grupo, muito utilizada no tratamento de tosses crônicas, doenças reumáticas, cálculos renais, anemia e hemorragias renais, portanto o objetivo deste trabalho é verificar se uso indiscriminado deste vegetal poderia causar algum dano à saúde, como no caso da alteração do peso órgão em relação ao peso corporal. Foram utilizados 28 ratos da cepa Wistar, o experimento tem duração de 28 dias e o chá de cavalinha foi preparado na forma de infusão com 3 diferentes concentrações de cavalinha, sendo grupo A-dieta padrão mais água destilada, grupo B-1gr/150ml, grupo C- 3gr/150ml, grupoD- 6gr/150ml. Após este período os ratos foram anestesiados e sacrificados, seus órgãos removidos e analisados quanto ao peso órgão em relação ao peso corporal. Os resultados do peso órgão em relação ao peso corporal foram: peso dos rins variam de 0,009 (C) a 0,011 (B), fígado variam de 0,014 (C) a 0,040 (A e B) enquanto que o ceco a variação foi de 0,014 (C) e 0,017 (A) os resultados encontrados para baço variam de 0,0033 (A) e 0,0044 (B). Concluímos que houve alteração em alguns órgãos em relação ao peso corporal pois, em relação aos rins e ceco o de menor peso foi do grupo C; e o baço de menor peso foi para o grupo A, e de maior peso para o grupo B, todos quando comparados com o padrão.


REMOÇÃO BIOLÓGICA DE NUTRIENTES DE EFLUENTE DE ARROZ PARBOILIZADO EM REATOR RBS EM FUNÇÃO DO TEMPO DE DETENÇÃO CELULAR

Autor(es): Zschornack, T; Grecco, F. S; Cardoso, N. F; Santos, I. M. B; Koetz, P. R.
Apresentador: Tiago Zschornack
Orientador: Paulo Roberto Koetz
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Ciência e Tecnologia Agroindustrial
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A principal atividade econômica da região sul do estado é a agroindústria, sendo um importante pólo na produção de alimentos, com destaque para o processamento de grãos. O arroz é o principal grão processado, representando 54% da produção nacional. O consumo de arroz parboilizado variou de 5% para 20% em menos de duas décadas, em virtude das melhorias introduzidas nos aspectos tecnológicos e nas características sensoriais do produto. O processo de parboilização de arroz, através das operações hidrotérmicas, contribui para aumentar a retenção de vitaminas, minerais e micronutrientes que migram junto com a água para o interior do grão. Entretanto, ocorre lixiviação de nutrientes para a água de encharcamento. Nesta água são encontrados matéria orgânica, nitrogênio amoniacal e orgânico, e outros poluentes. O fósforo está presente em concentrações superiores à permitida pelos órgãos ambientais, podendo ocasionar problemas como a eutrofização nos corpos receptores. O objetivo do trabalho foi avaliar a remoção biológica destes nutrientes em função do tempo de detenção celular. Foram utilizados dois reatores em batelada seqüencial (RBS) inoculados com biomassa aeróbia e alimentados com efluente proveniente de um reator UASB, coletado na indústria de parboilização de arroz, O volume total dos reatores RBS foi de cinco litros e os mesmos operaram em fases aeróbias/anaeróbias intercaladas e consecutivas (2 h sem aeração, seguido de 4 h com aeração), sempre em constante agitação. As análises foram realizadas segundo APHA (1998). Os tratamentos avaliados foram de 5, 10, 15 e 25 dias, A remoção máxima obtida foi de 34% com o tempo de detenção celular de 1 dia. Agradecimentos: FAPERGS, CNPq, CAPES.


REPRESENTAÇÃO DE CAMPOS VETORIAIS ATRAVÉS DE AUTÔMATOS CELULARES E ELEMENTOS FINITOS

Autor(es): Palazzo, R. V.; Costa, A. C. R.; Dimuro, G. P.
Apresentador: Renata Vieira Palazzo
Orientador: Antônio Carlos da Rocha Costa
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Núcleo de Apoio a Projetos de Informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
O objetivo geral do presente trabalho é a unificação do modelo de Autômato Celular (AC) com técnicas do Método dos Elementos Finitos (MEF) para a representação computacional de campos vetoriais. ACs são modelos discretos capazes de representar fenômenos naturais de forma simples através da abstração de seus detalhes. O MEF também trabalha com um modelo discretizado da realidade, através do qual é possível reproduzir por aproximação o comportamento de determinado sistema, calculando o comportamento das partes que o compõem. Fenômenos que podem ser modelados como interações de vetores podem ser simulados tanto com a utilização de ACs quanto do MEF, de acordo com a sua adequação a cada uma destas técnicas. A proposta apresentada consiste na definição de um modelo de espaço genérico, com o qual campos vetoriais possam ser representados, integrando os conceitos das duas abordagens. Foi utilizada a Linguagem Python para a implementação, compreendendo as classes básicas que dão suporte à definição de sistemas envolvendo grandezas vetoriais. Durante o desenvolvimento do trabalho, foi possível observar que estes modelos, combinados, constituem uma alternativa interessante para a modelagem de campos vetoriais. Comparando com as abordagens tradicionais de cada uma das duas técnicas utilizadas, a principal vantagem do modelo proposto é oferecer a flexibilidade na criação de regras e vizinhanças, possibilitando a modelagem de diferentes tipos de sistemas. Este projeto recebe suporte financeiro do programa CTPetro/CNPq e da Fapergs.


REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE PISOS DE EDIFICAÇÕES PARA CONFINAMENTO DE SUÍNOS

Autor(es): Mendes, A. S.; Pouey, M. T.
Apresentador: Angélica Signor Mendes
Orientador: Maria Tereza Pouey
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Engenharia Agrícola
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
A indústria suinícola, com caráter intensivo, está constantemente em conflito com o bem estar do animal. As instalações, usualmente com o piso totalmente em concreto, podem ocasionar danos nos cascos, com reflexos no sistema locomotor dos animais. Embora o suíno seja um animal que está adaptado para viver sobre um piso duro devido às características anatômicas de seu casco, o piso das instalações é um fator que está diretamente ligado ao surgimento de claudicações. Entre os problemas no aparelho locomotor, a maior porcentagem está relacionada aos cascos, nos quais o desgaste na sola e as lesões nos bordos laterais do mesmo atingem o tecido mole, conduzindo à claudicação. Seus efeitos são variáveis e indiretos, difíceis de serem avaliados, mas com conseqüências econômicas. Esta revisão bibliográfica teve o objetivo de coletar e reunir informações teórico/práticas sobre os tipos de pisos usados em edificações agrícolas destinadas ao confinamento de suínos, enfocando propriedades e características. Como a bibliografia sobre edificações rurais raramente aborda o assunto “pisos” de forma específica, limitando-se, em geral, a comentar sobre os materiais mais empregados em cada tipo de construção, este trabalho justifica-se, à medida que relaciona características anatômicas com aspectos construtivos; veterinária e zootecnia com engenharia, visando abordar todos os aspectos que englobam os pisos de instalações suinícolas.


SAOA - SISTEMA ADMINISTRADOR DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O AMBIENTE ENSINET

Autor(es): Silva, E. M.
Apresentador: Eduardo Menna da Silva
Orientador: Antônio Carlos da Rocha Costa
Instituição/Departamento: Universidade Católica de Pelotas/Escola de Informática
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Este resumo relata a implementação de um sistema gerenciador de Objetos de Aprendizagem (OA) para o ambiente de ensino semipresencial ENSINET. Objetos de Aprendizagem são entidades digitais que podem ser usadas, reusadas ou referenciadas durante a aprendizagem suportada pela Internet. Desta modo, foi idealizado um sistema gerenciador destes objetos que serão armazenados em um banco denominado Repositório de OAs. A estrutura que define um OA é composta por um descritor, conjunto de atributos que descrevem um recurso e um recurso propriamente dito que pode ser um arquivo binário, ou ainda, um simples ponteiro que referencie um determinado recurso (URL). Cada objeto instanciado dentro do ENSINET assume o papel de um OA, sendo assim, considerado uma fonte de aprendizagem. Na ocorrência de um grande fluxo de objetos dentro do ambiente, se faz necessário a implementação de um sistema gerenciador de OAs. A proposta objetiva criar uma estrutura organizacional para os OAs. Está sendo desenvolvido em forma de um produto para a plataforma Zope, utilizando o próprio banco de dados proveniente da plataforma. Inicialmente, o sistema apresenta uma tela de cadastros de recursos de OAs. Simultaneamente é instanciado um descritor para este recurso, cabendo ao usuário compor ou não este descritor. Da maneira que está sendo implementado, o gerenciador do repositório de OAs separa descritores de seus recursos. Deste modo, é possível relacionar um descritor a mais de um recurso e vice-versa, criando-se um conceito de coleções de OAs. Quanto a busca por algum OA, são retornadas as ocorrências que contenham o dado solicitado e também retornam assuntos "tangentes" ao principal pesquisado. Também se pretende implementar papeis que definam permissões aos usuários. Acredita-se que com esta abordagem, o gereciador de OAs possa organizar a alocação de recursos de aprendizagem, através de inserção, remoção, consulta, relacionamento entre OAs, bem como agilizar a busca por um determinado atributo.


SÍNTESE DE BETA-AMINOVINILTRIALOMETILCETONAS

Autor(es): Freitag, R. A.; Lenardão, E. J.; Siqueira, G. M., Zimmernnam, N. E. K.; Silva, T. B.; Del Pino, F. A. B.; Oliveira, G.A.
Apresentador: Thiago Barcellos da Silva
Orientador: Rogério Antônio Freitag
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Química Orgânica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Nos últimos anos nosso grupo de pesquisa tem concentrado esforços no estudo do potencial sintético das beta-alcoxiviniltrialometilcetonas. Assim, uma de nossas principais prioridades tem sido a síntese de compostos haloalquil substituídos, uma vez que, estes grupos são potencialmente funcionalizavéis e de difícil introdução direta em anéis heterocíclicos. A presença destes grupos possibilitou verificar a grande importância sintética, tanto no aspecto do estudo reacional e mecanístico, quanto no espectroscópico. Esses estudos demonstraram que os grupos halometilas conferem uma regioquímica no fechamento de anéis aromáticos, assim como provocam mudanças estruturais, espectroscópicas e na reatividade do anel. Além disso, os grupos halometilas podem conferir um aumento na atividade biológica devido ao grande efeito eletrônico dos halogênios. Outra importância do grupo trialometila é a possibilidade de sua conversão a grupos carbonílicos, possibilitando a formação de uma série de novos compostos. No desenvolvimento estratégias para a síntese de novos precursores halometilados, utilizando em um bloco inicial enoléteres, acetais e enaminas. Esses sofrem uma reação de substituição eletrofílica no carbono Beta com agentes acilantes halometilados, levando a obtenção de Beta-Alcoxiviniltrialometilcetonas. Enamino compostos são versáteis intermediários na elaboração de novos compostos heterociclos, bem como, precursores de importantes sistemas funcionalizados: cetonas alfa,beta-insaturadas, beta--hidroxicetonas e amino álcoois. Os métodos tradicionais empregados na síntese e enamino compostos utilizam condições drásticas como reação sob pressão ou em ampolas, a remoção azeotropica da água formada, e há problemas relacionados com o uso das aminas com baixos pontos de ebulição. As beta-Aminoviniltrialometilcetonas são obtidas, em bons rendimentos, através da reação da amônia e seus derivados (NH4OH, NH3 ou NH2CH3) com as beta-Alcooxiviniltrialometilcetonas.


SOBRE A APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE ATPG PARA ACELERAR A ANÁLISE DE TIMING BASEADA EM ENUMERAÇÃO DE ATRASOS

Autor(es): Carolina Gomes Neves
Apresentador: Carolina Gomes Neves
Orientador: José Luís Güntzel
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Depto de Matemática. Estatística e Computação
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Uma etapa importante no desenvolvimento de circuitos integrados digitais é a verificação do atraso crítico do circuito, o qual determinará sua máxima freqüência de operação. A estimativa do atraso crítico pode ser realizada por meio de simulação ou de análise de timing. A simulação, que consiste em testar exaustivamente o circuito para todas as possibilidades de vetores de entrada, oferece grande precisão, exigindo, porém, tempo de execução demasiadamente longo. A análise de timing, por sua vez, pode ser topológica ou funcional. A análise de timing topológica considera somente a estrutura do circuito e define como seu atraso crítico o atraso do caminho mais longo. Apesar da rápida execução, a análise de timing topológica pode conduzir a estimativas pessimistas de atraso, pois o caminho de maior atraso pode não ser sensibilizável (ativável). Já a análise de timing funcional considera a sensibilização dos caminhos. Uma das possíveis técnicas de análise de timing funcional é a chamada enumeração de atrasos: após a determinação do atraso topológico do circuito, assinalam-se valores lógicos e valores de atraso inferiores ao topológico em suas saídas primárias. Percorrendo-se o circuito em direção às entradas, verifica-se se a consistência destes valores. Em outras palavras, verifica-se se este atraso é maior ou menor que o atraso verdadeiro do circuito, por meio de uma exploração sistemática do espaço de entradas do circuito. Esta exploração sistemática, que emprega algoritmos derivados da geração de padrões de teste (ATPG), reduz o tempo de execução, evitando uma simulação. O presente trabalho objetiva estudar, selecionar, implementar e testar técnicas de aceleração baseadas nos algoritmos de ATPG.


TRATAMENTO DE EFLUENTES DE CURTUMES UTILIZANDO A ARGILA DE CANDIOTA

Autor(es): Rosa, F. A.; Lessa, R. N. T.
Apresentador: Fernanda Andreia Rosa
Orientador: Dra. Ruth Néia Teixeira Lessa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Química Analítica e Inorgânica
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
A argila de Candiota, rejeito na extração de carvão mineral, é uma mistura de argilas montmorilonita e de caulinita, que contêm espaços intermelares, favorecendo a CTC, sua ação como coagulante e de remoção de cor em efluentes industriais. Essa característica lhe confere um material trocador de cátions como, por exemplo, o Cr6+, um agente carcinogênico, e outros metais pesados de efluentes de indústrias de curtumes. O cromo não aparece comumente nas águas naturais. Sua presença é devida quase sempre à poluição da água com resíduos industriais. A presença de Cr6+ em volume superiores a 0,05mg/L é suficiente para rejeição de um suprimento de água. O maior problema ambiental acarretado pelos íons metálicos e corantes é a dificuldade de sua remoção dos efluentes. Assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a eficiência da argila na remoção de íons Cr6+. As amostras de argilas foram coletadas na profundidade de 10,50m da cobertura vegetal, na mina de céu aberto de Candiota, abaixo da camada de carvão. Após fez-se a maceração da argila, utilizando gral e pistilo, e a passagem por peneiras obtendo granulometria de 0,105mm e 0,225mm. A concentração de íons Cr6+ das amostras de águas residuais coletadas no curtume foi de 1,035mol.L-1 . Após a passagem pela coluna de troca iônica de 3:1 de sílica e argila, em coluna alternativa adaptada a técnica, as amostra apresentaram um teor médio de 0,340mol.L-1 de cromo hexavalente, indicando assim, uma satisfatória eficiência, pois houve uma redução de 34% na concentração inicial de íons Cr6+ da amostra do efluente. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir, num primeiro momento, que a argila de Candiota é um eficiente trocador catiônico, sendo possível tratar efluentes de curtume contendo íons Cr6+ minimizando, assim, problemas ambientais decorrentes da presença de metais pesados, agrotóxicos, compostos carcinogênicos e mutagênicos dispostos no ambiente acidentalmente ou intencionalmente.


UM AGENTE ANIMADO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autor(es): Almeida, A. V.S.
Apresentador: Aline Vaz da Silva Almeida
Orientador: Ricardo Azambuja Silveira
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DMEC
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Este trabalho está inserido no contexto do projeto de pesquisa MAIDE (Modelagem de Ambientes Inteligentes de Aprendizagem), que se propõe a construção de Ambientes Inteligentes Distribuídos de Ensino, utilizando técnicas de Inteligência Artificial (IA), buscando a construção de ambientes adaptativos e empregando técnicas educacionais centradas no aluno. O objetivo deste trabalho, especificamente, é a construção de um modelo de agente pedagógico animado para atuação em ambientes de ensino voltados para a Educação a Distância, baseados em Sistemas Multiagentes. Um agente animado adota, via de regre, técnicas de (IA) em seu desenvolvimento funcionando como um ator que interage com o usuário, como se fosse um personagem virtual que auxilia na realização de tarefas. O estado da arte nesta área indica que há um grande interesse no desenvolvimento de sistemas de computação na área da Educação que ofereçam alternativas para uma melhor aprendizagem, como o uso de Tutores Inteligentes, por exemplo, que trazem resultados mais efetivos no processo de aprendizagem. Os agentes animados baseados no modelo que está sendo desenvolvido, deverão utilizar, para comunicação com os demais agentes do Sistema Multiagentes desenvolvidos no projeto, os padrões FIPA que é uma organização que surgiu como um esforço na tentativa de padronizar as tecnologias de Sistemas Multiagentes. A contribuição deste trabalho é importante para o projeto, na medida que o uso de agentes animados na construção de ambientes inteligentes de ensino acrescenta uma forte interatividade entre o ambiente o os alunos, tornando o ambiente mais amigável ao aluno e aumentando sua eficiência, do ponto de vista pedagógico. Os resultados já alcançados referem-se à construção do personagem, a definição da plataforma tecnológica e a implementação do framework de comunicação, de acordo com o padrão FIPA.


UM AGENTE PEDAGÓGICO PARA APRESENTAÇÃO DE EXEMPLOS: ELABOARAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Autor(es): Mário Lúcio Mesquita Machado, Ricardo Azambuja Silveira, João Artur de Souza
Apresentador: Mário Lúcio Mesquita Machado
Orientador: Ricardo Azambuja Silveira
Instituição/Departamento: UFPel/DMEC
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Este trabalho está inserido no contexto do projeto de pesquisa MAIDE (Modelagem de Ambientes Inteligentes Distribuídos de Ensino), que se propõe a construção de ambientes inteligentes distribuídos de aprendizagem, utilizando técnicas de Inteligência Artificial (IA), buscando a construção de ambientes adaptativos e empregando técnicas educacionais centradas no aluno. O objetivo deste trabalho é a elaboração e implementação de um agente inteligente pedagógico de apresentação de exemplos. Para fins de implementação e teste, ele será integrado ao ELETROTUTOR, um ambiente inteligente baseado na web para ensino de conceitos de eletrodinâmica (leis de Ohm, potência, etc...). O aspecto inteligente desse ambiente é dado pelo emprego de agentes de software em sua concepção, o que lhe confere flexibilidade e adaptabilidade. O agente proposto será responsável pela geração e apresentação dinâmica de exemplos, relativos aos conteúdos teóricos expostos (no presente caso, conceitos de eletrodinâmica), à medida em que estes são solicitados pelo aluno, atuando em cooperação com os outros agentes da plataforma (agentes geradores de conteúdo e de exercícios e demais agentes de gereciamento). Ele será implementado em linguagem Java, empregando as normas FIPA e sua comunicação com os outros agentes da plataforma se dará através da linguagem FIPA-ACL (linguagem destinada à comunicação entre agentes). Espera-se que esse protótipo sirva como um modelo para futura impelmentação de outros agentes com função similar ou como "esqueleto" para outros eventuais agentes pedagógicos.


UM EDITOR DE ESQUEMÁTICO PARA PROTÓTIPAR ESTRUTURAS MOLECULARES

Autor(es): Schuch, H.; Hannel, K.; Geraldo, A.; Fischer,V; Macarthy, M.
Apresentador: Henrique Vernetti Schuch
Orientador: Marcello Macarthy
Instituição/Departamento: UFPel/DMEC
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
O desenvolvimento e a produção tecnológica é fundamental para o crescimento econômico de um país. Esta é impulsionada pela informática e outras áreas afins, as quais requerem fatores como agilidade e eficiência, necessidades para o desenvolvimento de ferramentas computacionais. O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de um editor de esquemático molecular, de forma a facilitar as tarefas dos pesquisadores, projetistas e conceptores de tecnologia. Assim, este trabalho encontra-se inserido em uma ferramenta CAMD (“Computer Aided Molecular Design”) no projeto MOLEC, que caracteriza o ambiente de desenvolvimento entre outros aspectos, definindo à especificação do modelo, cuja implementação baseia-se na linguagem Java. O editor de esquemático, segue o paradigma do projeto, de forma a implementar estruturas moleculares visualizadas em 3D, partindo-se de funções primitivas, propiciando um protótipo de suas funcionalidades teóricas e práticas. Destacam-se como vantagens o fato da computação agilizar o processo de design, pois inúmeras funções são desempenhadas pela ferramenta, onde o usuário conta com a facilidade no manuseio de elementos com maior segurança e confiabilidade. A concepção e à forma com que as estruturas moleculares são montadas permite a redução das dificuldades do entendimento das mesmas. Outra vantagem consiste na descrição textual que é gerada, pois permite simulações e verificações formais, evitando desperdícios de tempo, recursos e corrigindo possíveis falhas apresentadas nas especificações do projeto. Neste contexto, é importante, destacar que as ferramentas de CAMD têm como objetivo o projeto assessorado, ou seja, programas que capacitam o computador a auxiliar pesquisadores, projetista e conceptores de tecnologia a desenvolver suas tarefas de design molecular, com inúmeras facilidades e peculiaridades especificas em um único ambiente. Palavras Chaves: Projeto MOLEC, Ferramenta de CAMD, Editor de Esquemático.


UM ESTUDO SOBRE GEADAS OCORRIDAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL NO ANO DE 1999

Autor(es): Calearo D.S. Weykamp F.V. Chapa S.R.
Apresentador: Daniel Sampaio Calearo
Orientador: Srinivasa Rao Chapa
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Faculdade de Meteorologia
Órgão Financiador: Outros

Resumo:


Download do artigo completo


UM MODELO DE ESTRUTURAÇÃO E VISUALIZAÇÃO DE OBJETOS MULTIMÍDIA REUTILIZÁVEIS

Autor(es): Caldeira, H. P.
Apresentador: Helena Pinto Caldeira
Orientador: Leonardo Fossati Silveira
Instituição/Departamento: IFM/DMEC
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
A educação a distância é uma área que cresce muito atualmente graças ao constante surgimento de tecnologias computacionais que oferecem soluções que se mostram muito eficientes quando aplicadas ao processo de desenvolvimento e utilização de recursos multimídia aplicadas em ambientes de ensino e aprendizagem a distância. Este trabalho busca, através de pesquisas e implementação, encontrar uma solução completa e diferencial para a utilização de recursos multimídia em ambientes educacionais de ensino através da modelagem e implementação de um conjunto de objetos de ensino reutilizáveis [POL 2003]. Um mecanismo visualizador capaz de fornecer diferentes interpretações do mesmo conteúdo (reutilização de objetos) será desenvolvido buscando encontrar meios para uma futura integração com um ambiente de modelagem de objetos de ensino. Lições interativas serão desenvolvidas para comprovar a melhoria que os recursos computacionais multimídia trazem à informática educacional. Para finalizar, este trabalho busca o desenvolvimento de um protótipo de um curso a distância que faça uso da estratégia proposta nesta monografia integrando-o também com outros trabalhos desenvolvidos.


UMA ABORDAGEM SOBRE O PROJETO MOLEC

Autor(es): Hannel, K.; Schuch, H.; Geraldo, A.; Fischer,V; Macarthy, M.
Apresentador: Kelly Hannel
Orientador: Marcello Macarthy
Instituição/Departamento: UFPel/DMEC
Órgão Financiador: CNPq

Resumo:
Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma Ferramenta de CAMD (“Computer Aided Molecular Design”) visando o estudo, simulação e implementação de modelos e estruturas moleculares, assim como, o aprimoramento dos mesmos através da utilização de conceitos teóricos/práticos e de suas especificações bioquímicas. À medida que diversos objetivos são incorporados ao projeto, a obtenção de uma solução satisfará as expectativas desejáveis para o desenvolvimento final de um método eficiente de avaliação, sendo esta uma alternativa promissora para a equacionar o problema. Para tal, é estabelecido um escopo de atuação para a ferramenta de CAMD dentro de um ambiente de projeto que são: Ferramenta de Edição e Captura (Editor de Layout e Esquemático); Ferramenta de Síntese (lógica e física); Ferramenta de Simulação (elétrica, lógico, funcionais e comportamentais); Ferramenta de Verificação (regras de projeto e timing) e a Ferramenta de gerenciamento do mesmo. Pesquisas demonstram que em alguns casos existe a percepção pelos pesquisadores, projetistas e conceptores de tecnologia, dos diversos níveis de integração a serem alcançados e que se apresentam limitados na prática, sendo, os resultados inferiores ao potencial que pode representá-los, demonstrando um desperdício de recursos e carência de informações. Assim, estes fatores podem ser considerados como um sério problema, para a implantação da ferramenta. No decorrer do trabalho se faz necessárias implementações práticas de estruturas, e modelos moleculares que serão úteis na validação dos conceitos estudados e propostos. Com estas implementações pretende-se verificar qual o grau de complexidade do desenvolvimento da ferramenta CAMD, onde se investiga e indica se soluções para os problemas, validando as metodologias de projeto que tornem seu uso mais fácil e transparente. Palavras Chaves: Projeto MOLEC, Ferramenta de CAMD Metodologias de Projeto, Estruturas e Modelos Moleculares


UMA ANÁLISE DA TÉCNICA DE FOOTPRINT NO PROCESSO DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES

Autor(es): Donato, Lucas M.; Fagundes, Moser S.; Costa, Gabriel R.
Apresentador: Lucas Medeiros Donato
Orientador: Carlos Jorge de Souza Ribeiro; Luciano V. Agostini
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DMEC
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Com o intenso crescimento e a popularização da Internet, surge a necessidade de proteger as informações armazenadas nos sistemas conectados à rede das redes. Hoje em dia porém, não existe uma preocupação suficiente por parte da maioria das empresas e de administradores de sistemas com a Segurança da Informação, o que acaba refletindo na forma com que o seu sistema pode se defender contra eventuais ataques hackers vindos de qualquer ponto da Internet. A técnica conhecida como Footprint, é o primeiro passo para uma invasão bem sucedida. Constituida por uma série de etapas, este ato de recolher o máximo de informações sobre determinado alvo através de análises tanto técnicas – como determinar o tipo de sistema operacional sendo executado – como de aspecto humano – a engenharia social – confere ao atacante uma gama de dados para que a invasão possa ser bem sucedida. Ao mesmo tempo porém, temos o Footprint como um mal necessário. Possuir este apanhado de informações sobre as fraquezas de seu próprio sistema é algo interessante para a maioria das empresas preocupadas com segurança. A investigação desta técnica está inserida no contexto do Grupo de Pesquisa GSSI (Grupo de Segurança em Sistemas de Informação), que vem buscando o desenvolvimento e contribuições na área da Segurança da Informação, através de pesquisa em campos como Redes, Sistemas Operacionais, Protocolos de Comunicação, Criptografia e Auditoria de Sistemas. Explorar esta técnica a fundo, expondo soluções para evitar que a mesma seja instrumento suficiente para um atacante investir com sucesso contra seu alvo final, é uma das metas do trabalho desenvolvido por este grupo.


UMA APLICAÇÃO DE WORKFLOW VIA WEB PARA A INTEGRAÇÃO DE GRUPOS DE PESQUISA E CONSULTORIA EM NEGÓCIOS

Autor(es): Barros, F. B.
Apresentador: Fabiana Barros de Barros
Orientador: Flavia Braga de Azambuja
Instituição/Departamento: UFPel/IFM
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
O presente trabalho concentra-se no uso da Tecnologia de Workflow voltada para o auxílio na gestão de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) num contexto de grupos remotamente localizados porém com um objetivo comum. A identificação, modelagem e implementação do Workflow de um processo de consultoria em negócios é tratada. Atualmente, consolida-se cada vez mais o desenvolvimento de processos de pesquisa baseados na colaboração simultânea de grupos geograficamente distantes e muitas vezes multidisciplinares. Isso só é viabilizado operacionalmente graças aos recursos proporcionados pela Internet que agilizam as atividades e conferem maior eficiência na condução dos processos.Durante um processo de pesquisa que envolve várias partes podem surgir alguns fatores críticos para o entrosamento das equipes como a distância física, a incompatibilidade de horários dos participantes e a necessidade de criação de uma biblioteca de elementos (documentos e resultados) de uso comum. O termo Workflow diz respeito ao gerenciamento automático de tarefas individuais que convergem para completar um processo maior. Os recursos oferecidos pela tecnologia de Workflow fazem com que o processo desenvolvido por um grupo como solução para um dado problema seja facilitado e disponibilizado aos membros formando uma base para decisões futuras. Um sistema de Workflow permite intensificar o paralelismo entre atividades independentes e aumentar a agilidade entre as inter-dependentes. Se uma etapa é concluída automaticamente o responsável pela etapa posterior é notificado. Muitas outras funcionalidades automatizadas pelo sistema podem ser incorporadas para otimizar o fluxo de trabalho.


USO DE TABELAS DE PROBABILIDADES NA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL EÓLICO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR, RS

Autor(es): Souza, D. O.; Baptista da Silva, J.
Apresentador: Diego Oliveira de Souza
Orientador: João Baptista da Silva
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/DMEC
Órgão Financiador: FAPERGS

Resumo:
Os problemas ambientais que se colocam, atualmente, à escala global, apontam para a necessidade de se potencializar o uso da energia renovável e os projetos de eficiência energética. Sob este aspecto, a energia eólica converteu-se em uma das tecnologias mais econômicas, no âmbito das energias renováveis. Avanços tecnológicos, alcançados na área eólica, como o aumento da eficiência e vida útil dos aerogeradores, e as perspectivas de redução de custos, ainda maiores com o aumento do mercado, estão colocando a energia eólica entre as opções economicamente viáveis, para uma série de aplicações, inclusive, a geração de energia para injeção na rede elétrica. Para tal, no presente trabalho, avaliou-se o potencial eólico da localidade de Santa Vitória do Palmar no Rio Grande do Sul. Velocidades médias pentadais do vento foram estimadas, pela aproximação da distribuição normal, para as probabilidades de 1% a 99% e, dai, determinou-se o potencial eólico esperado pela fórmula de Betz, para a dada localidade. Com um potencial muito bom, principalmente na primavera, atingindo valores de 0,104 kW/m2 a uma altura de 50 metros do solo com probabilidade de 50%, Santa Vitória do Palmar comprova sua indicação de região favorável ao uso de energia eólica, destacada no mapa eólico do Rio Grande do Sul. As estimativas iniciais dos potenciais eólicos para os níveis de probabilidade de 25%, 50% e 75% da velocidade média pentadal, apresentaram-se como excelente para diversas atividades agrícolas e turísticas em Santa Vitória do Palmar. A partir da velocidade média anual de 4,6 m/s, determinou-se o potencial esperado para diversas áreas de rotores (5 a 200 m2) nas alturas de 10, 30 e 50 metros. Os resultados foram bastante promissores. Em resumo, estas informações constituem um subsídio valioso para estudos mais aprofundados quanto a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica nas vizinhanças do local de origem dos dados observados.


VARIAÇÃO DO PESO DE RATOS WISTAR TRATADOS COM INFUSÕES DE CAVALINHA (EQUISETUM GIGANTEUM L)

Autor(es): Treiber,C.A.P.;Dourado,M.T.;Dourado,S.D.;Rodrigues,M.F.
Apresentador: Carla Alice Paixão Treiber
Orientador: Massako Takahashi Dourado
Instituição/Departamento: UFPel/Departamento de bioquímica
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Equisetum giganteum conhecida popularmente como cavalinha é uma erva bastante utilizada no tratamentode toses crônicas, hipertensão, afecções articulares e inflamação entretanto muito pouco se sabe sobre sua real atuação no organismo, devido a este fato a população utiliza de modo indiscriminado como chá ou na água do chimarrão. POrtanto, afim de verificar se este tipo de vegetal (cavalinha) atua inibindo o ingesto de alimento e consequentemente inibindo o aumento de peso. Para tanto foram utilizados 28 ratos da cepa Wistar com 21 dias em 4 diferenntes concentrações, sendo grupoA-água destilada, grupoB- 1g/150ml,grupoC-3g/150ml e grupoD- 6g/150ml,o chá foi preparado em forma de infusão e oferecido "ad libitum" durante 28 dias. Após este período foi analisado o consumo de ração e líquido, bem como o ganho de peso e volume da excreta.Os resultados encontrados para o consumo de ração foi de 104,48g; 118,5g; 109,88g e 106,40g; para consumo de líquido 166,42ml; 169,4ml; 200,00ml e 193,42ml; para ganho de peso foi 146g; 154g; 163g e 149g e o volume de excreta foi 50,64g; 53,00g; 51,08g e 50,60g todos respectivamente para os grupos A, B, C e D. Os resultados indicaram que o grupo B foi o que consumiu maior volume de ração, mas não foi o grupo que ganhou maior peso, visto que o volume de excreta neste grupo foi maior, com isto concluímos que a cavalinha não tem influência no combate de obesidade pois não ocorre variações quando comparado com o padrão.


VARIAÇÃO TEMPORAL DO FLUXO DE CALOR SENSÍVEL NA ESTAÇÃO ANTÁRTICA COMANDANTE FERRAZ

Autor(es): Marchiori, L.A.C.; Foster P.R.P
Apresentador: Luis alberto da Costa Marchiori
Orientador: Paulo Roberto Pelufo Foster
Instituição/Departamento: UFPEL/Meteorologia
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:


Download do artigo completo


VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO CIRC (CONTROL INTERACT RADIAL CIRCLE)

Autor(es): David,C.E.B.; Luzzardi, P.R.G.; Cava,R.A.; Dimuro,G.P.; Costa,A.C.R.
Apresentador: Carlos Eduardo Barros David
Orientador: Paulo Roberto Gomes Luzzardi
Instituição/Departamento: UCPel/Informática
Órgão Financiador: Outros

Resumo:
A utilização de técnicas de visualização de informações em sistemas computacionais permite ao usuário uma representação visual dos monitoramentos de uma forma mais clara que em representações textuais, proporcionando um melhor entendimento do que é exibido. Inúmeras técnicas estão disponíveis, cada uma com suas características, peculiaridades, vantagens e desvantagens na visualização de informações de determinados problemas, porém inaptas quanto à visualização do monitoramento de acessos. Este trabalho tem como objetivo geral possibilitar aos usuários dos sistemas de computação visualizar informações monitoradas pelos sistemas, permitindo um maior controle sobre os agentes que realizam ações sobre os objetos. Especificamente atuará no sistema ENSINET desenvolvido na UCPel, proporcionando uma visualização de informações de acordo com o que é relevante para cada um dos diferentes “papéis” e em que freqüência e contexto ocorre cada uma das ações. Após estudos e observações quanto aos tipos de acessos, definiu-se que a representação gerada para a visualização será através do CIRC (Control Interact Radial Circle), círculos divididos em setores que representarão a relação entre os agentes e os objetos, sendo que o elemento central poderá ser um agente ou um objeto e os setores representarão as relações existentes com este elemento central. Para visualizar um determinado objeto ou agente, o usuário escolherá em uma lista o ítem a ser monitorado e o sistema buscará em uma base de dados as informações necessárias à visualização. A ligação entre a base de dados do sistema ENSINET (onde estão os dados a serem monitorados) e o sistema de visualização de acessos (CIRC), será feita através do XML, servindo como padrão de representação de informações para o monitoramento. A implementação do sistema final será em Flash (ActionScript). Para tanto estão sendo analisadas as características da linguagem e sua comunicação com o sistema de leitura de dados a serem visualizados.


VISUALIZAÇÃO E EDIÇÃO DE LAYOUTS DE CIRCUITOS CMOS

Autor(es): Altermann,W; Ziesemer A.M.
Apresentador: Wagner Altermann
Orientador: José Luís Güntzel
Instituição/Departamento: Universidade Federal de Pelotas/Departamento de Matemática, Estatística e Computaç
Órgão Financiador: Nenhum

Resumo:
Dentre as diversas etapas de projeto de circuitos integrados a síntese física corresponde à geração do layout dos transistores e das conexões que implementam as funções lógicas desejadas. O layout equivale ao produto final do projeto e é enviado à empresa para proceder a fabricação do chip em tecnologia CMOS. Tendo em vista o grande número de componentes que fazem parte dos sistemas integrados atuais (até dezenas de milhões de transistores), o projeto físico só pode ser realizando com o uso de um conjunto de ferramentas de EDA (Electronic Design Automation), cada ferramenta dedicada a resolver um problema específico: geração do layout (posicionamento e roteamento), verificação de regras de desenho, verificação do funcionamento (lógico, temporal e consumo de energia) etc. Este trabalho é dedicado ao desenvolvimento de uma ferramenta de visualização e edição de layouts de circuitos integrados digitais em tecnologia CMOS. Entre as principais características da ferramenta, destaca-se a possibilidade de manipular descrições de layouts com grande número de componentes, explorando a hierarquia normalmente existente na própria descrição do sistema. Além disso, esta ferramenta de visualização e edição de layouts permitirá a incorporação de outras ferramentas de verificação, as quais poderão operar sobre partes do circuito, conforme a hierarquia. Finalmente, este trabalho faz parte de um projeto maior de desenvolvimento de ferramentas de EDA para o projeto de circuitos integrados, no escopo de uma cooperação entre o Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI) da UFPel e o Grupo de Microeletrônica (GME) da UFRGS