cidades irmãs

     Acordos de geminação: A geminação entre cidades nasceu de convicção profunda de que se todos os homens pudessem estabelecer laços mais estreitos, a cooperação e compreensão internacíonais seriam mais sutênticas e dar-se-ia um passo para a vivência em paz, pelo congresso solidário e pelo bem-estar. Na realidade, a geminação permite estabelecer uma rede universal de cidades, cimentando relaçôes de amizade, intercâmbio e solldariedade, definindo o novo direito internacional de participação, pelo qual um cidadão de qualquer cidade do mundo participa do bem estar do progresso e dos serviços que outra cidade oferece, pelo simples fato de residir ou estar nela.

     Portantro, Acordos de Geminação são parcerias permanentes formatizadas entre as partes, reconhecidas oficialmente, entre dois ou mais municípios numa perspectiva transnacional, e que promovem a troca de conhecimentos e de experiências, podendo envolver diiferentes setores da sociedade civil.

     A relação de geminação visa a promoçâo de relações de amizade, intercâmbio e apoio mútuo, através dos laços que sê estabelecem entre os municípios, objetivando, o desenvolvimento de projetos comuns, a manutenção dos eontratos permanentes entre os autarcas, dirigentes e empresários de ambas as partes. Visa, ainda, discutir e apurar programas de intercâmbio e cooperação nas diversas áreas de interesse de ambos os municípios {associações, organizações não governamentais, organizações empresariais, sociais, culturais, educacionais, turísticas, etc), no âmbito de uma cooperação descentralizada.

Data da geminação entre Pelotas x Suzu-Japão; 17 de setembro de 1963 Suzu

     Pelotas foi a primeira cidade brasileira a possuir uma cidade irmã no Japão: a fraternidade com Suzu nasceu em 1963 por iniciativa do oficial de chancelaria aposentado do Itamaraty, Luiz Carlos Vinholes. Por ocasião das comemorações do centenário da imigração japonesa para o Brasil, o prefeito Adolfo Antonio Fetter inaugurou no ano passado, na avenida República do Líbano, o Jardim de Suzu em homenagem ao município irmão. O espaço, projetado em 1992 pelo paisagista japonês Kenzo Tanaka, simboliza um arquipélago: contém terra, água, pedras e árvores típicas do Japão. Um dos frutos destes laços de amizade é o clube de correspondências que o Colégio Municipal Pelotense criou com a meta de incentivar o intercâmbio entre estudantes dos dois municípios. Suzu tem 18.854 habitantes.

Data da geminação entre Pelotas x Aveiro-Portugal: 15 de abril dê 1996 Aveiro

     Aveiro é relevante, principalmente, pela influência na doçaria à base de ovos, cujas receitas foram transplantadas pelos primeiros charqueadores, compondo a doçaria tradicional de Pelotas. O resgate da identidade luso-açoriana ganha força em razão das facilidades propiciadas pelo acordo. O tratado existente entre Pelotas e Aveiro possibilita o desenvolvimento de ações sociais, culturais, econômicas, desportivas e turísticas. Aveiro tem 73.335 habitantes.

Data da geminação entre Pelotas x Aracati-Ceará: 3 de junho de 2005 Aracati

     A ligação entre os municípios justifica-se pela passagem do charqueador português, José Pinto Martins, nas terras de Aracati. Nesta cidade, a importante personagem da história brasileira residiu e operou uma charqueada com repercussões financeiras e sociais para todo o País. Depois, instalou-se em Pelotas como pioneiro na cultura do produto, grande alavanca do desenvolvimento econômico da região no século XIX. Até hoje, comemora a pesquisadora, o legado histórico e cultural da atividade atrai turistas de vários estados brasileiros. Aracati tem 69.159 habitantes.

Data da geminação entre Pelotas x Colonia del Sacramento-Uruguai: 29 de outubro de 2005 Colonia del Sacramento

     As mesmas raízes colonizadoras aproximaram Pelotas e Colonia del Sacramento, tombada pelo Patrimônio Histórico da Humanidade, quando se tornaram irmãs em 2005. Sobre as similaridades, o município uruguaio também foi colonizado por portugueses da região dos Açores, apresenta uma riqueza arquitetônica reconhecida e desenvolve a agropecuária, mas por fim passou a ser definitivamente domínio Espanhol através do Tratado de Santo Ildefonso. Devido a varias invasões espanhóis, muitos moradores do município passaram a ocupar o interior do Rio Grande do Sul, e uma delas foi Pelotas, o mesmo ocorrendo em 1777. No que tange ao turismo, a possibilidade de alinhavar convênios para pacotes turísticos atrativos pela proximidade dos municípios. A geminação é uma homenagem aos primeiros povoadores de Pelotas. Colônia del Sacramento tem 21.714 habitantes.

Página principal       Volta ao início da página