Início do conteúdo
  • FAMED
    Leiga
  • Famed
  • Ambulatório Central
    Notícias
  • PROCESSO SELETIVO PARA SUPERVISORES DO PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL (PMMB)

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)  torna público o processo seletivo para Supervisor médico do Programa Mais Médicos para o Brasil para atuarem na supervisão acadêmica dos médicos participantes do Projeto Mais Médicos para o Brasil, nos municípios sob a responsabilidade da UFPEL, enquanto Instituição Supervisora.

    As inscrições devem ser realizadas no período de 07 a 13/03/2024 de forma on-line. O candidato deverá enviar o Formulário de Inscrição, a Tabela de critérios de pontuação para avaliação do currículo  e os documentos comprobatórios em formato pdf para o e-mail maismedicos@ufpel.edu.br .

    Acesse abaixo os documentos do Processo Seletivo:

    EDITAL DE SELEÇÃO N° 01/2024

    Anexo 2 – FICHA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DE SUPERVISOR DO PMMB – UFPEL/2024

    Anexo 3 – TABELA DE CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DOS CANDIDATOS A SUPERVISORES DO PMMB UFPEL 2024

  • Recursos do PAC para construção do novo Hospital Escola UFPel EBSERH

    No dia 11, sexta-feira,  esteve em Pelotas Dr Arthur Chioro Presidente da Ebserh para anunciar recursos de 265 milhões de reais contemplados no PAC 3 para construção do Novo Hospital Escola da UFPEL, que atualmente funciona em prédio alugado e é o único de toda rede que não possui sede própria.

    O anúncio foi feito em solenidade realizada na Laneira, local onde começou a obra de reforma em um dos prédios que irá abrigar as instalações do Ambulatório Central/Paliteiro até que o novo hospital seja construído.

     

  • Processo Seletivo para Professor Substituto

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está realizando Processo Seletivo para contratação de professores substitutos em diversas áreas.  Na Faculdade de Medicina, são 2 vagas nas áreas de Atenção Básica à Saúde e Terapia Ocupacional.

    As inscrições deverão ser realizadas no período entre as 10 horas do dia 05/01/2024 até as 23h59min do dia 22/01/2024, exclusivamente via INTERNET, no endereço eletrônico do certame, disponível em: http://ces.ufpel.edu.br/conctecadmed0001_2024/. O edital está disponível no mesmo link.

  • Nota de falecimento – egresso Arturo da Silva Yépez

    É com grande pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido egresso Arturo da Silva Yépez. Deixará muitas saudades na nossa Famed Leiga, onde fez sua graduação em Medicina e Residência em Medicina de Família e Comunidade.
    Neste momento difícil, prestamos nossas condolências a familiares e amigos.

     

  • Processo Seletivo para a Turma 5 do Mestrado Profissional em Saúde da Família, o PROFSAUDE.

    O Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas divulga o processo seletivo para a Turma 5 do Mestrado Profissional em Saúde da Família, o PROFSAUDE.

    A Turma 5 será a primeira a contemplar todas as profissões da área da saúde, constituindo um marco para o Mestrado.

    Médicos, Enfermeiros, Odontólogos e demais profissionais que atuam na ESF poderão realizar sua inscrição no período de 18/12/2023 a 19/02/2024.

    O Edital contendo todas as informações sobre o processo seletivo, duas erratas e demais documentos, podem ser acessados através do link https://dms.ufpel.edu.br/site/?p=2326

  • Bora falar sobre a saúde da mulher !!!

    O Podcast Ginecologicamente Falando completa três anos de existência levando conhecimento de saúde feminina à toda a população
    O projeto de extensão do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (Famed-UFPel) está de aniversário no dia 24 de novembro, completando três anos de seu lançamento.
    Inicialmente pensado como um modo de estimulo no estudo dos alunos de medicina da UFPel durante a pandemia, o que parecia apenas um incentivo temporário à ausência de aulas práticas, virou “febre” entre os acadêmicos, sendo um dos mais disputados projetos da instituição.
    Em busca de levar informações de maneira descontraída e de fácil entendimento sobre a saúde da mulher em episódios divertidos na forma de podcast, o Ginecologicamente Falando chega próximo ao episódio de número 150, oferecendo conversas com renomados profissionais de todo o país e até do exterior sobre assuntos como gravidez e doenças ligadas ao sistema reprodutor feminino, entre outros. O recurso está disponível em todas as plataformas digitais gratuitamente.
    Uma volta ao passado, com um toque de atualidade e tecnologia, serve como definição para como tudo começou. A inspiração vem de 28 anos atrás, quando o professor Associado de Ginecologia e Obstetrícia da UFPel, Dr. Guilherme Bicca, se preparava para as provas da graduação. “Tinha um método de estudos de gravar perguntas e respostas e depois ouvir essas gravações com o walkman. Creio que este era o avô dos podcasts em uma época em que o celular ainda engatinhava”, brinca.
    Agora com o advento do podcast como devorador assíduo dos mesmos em todos assuntos possíveis, afirma: É uma ferramenta perfeita. Enquanto realizas atividades diárias ou se deslocas de carro, a pé ou Uber amplia os conhecimentos ou se diverte, bastando para isso o celular e um fone de ouvido.

    Com o advento das plataformas de streaming e a criação do podcast, houve a possibilidade de repaginar o método de estudos e estender a informação para além do ambiente acadêmico, proporcionando conhecimento em saúde ao público em geral.
    Também coordenador do projeto, Dr. Thales Moura, que começou como aluno e agora já formado afirma que, além de oferecer a oportunidade de novas experiências aos acadêmicos de Medicina, o principal objetivo é levar atualizações sobre os principais temas que envolvem a saúde feminina. O podcast busca também traduzir termos técnicos e reproduzir as informações com um linguajar de fácil acesso.
    Temas como prevenção do câncer, pré-natal e parto, vida saudável, endometriose, anticoncepção e menopausa estão nos episódios mais assistidos. “Praticamente já abordamos todos os grandes temas da saúde feminina, e procuramos também revisitá-los com diferentes aspectos, pois ao falar de Saúde feminina temos assuntos praticamente inesgotáveis”, conta Moura. A cada atendimento em nosso ambulatório a paciente sai com o episódio específico de sua queixa ou demanda, o que facilita o entendimento e inclusive a adesão ao tratamento pela mesma. Os resultados entre as pacientes são fantásticos.
    Muitos feedbacks já chegaram aos dez alunos colaboradores da UFPel e UCPel. Entre eles, o de uma mulher, de 37 anos, que sofre de endometriose e compartilhou com o grupo sobre a falta de informações sobre o tema durante sua adolescência, época em que os sintomas começaram a se manifestar. “Esperamos que o nosso projeto de extensão possa crescer e ajudar mais as pessoas” comenta André Voigt, participante há 2 anos do GF.
    O Instagram auxilia na chamada dos episódios, com vídeos superdivertidos que anunciam o próximo tema. Lá também são postadas dicas de saúde entre outros assuntos. Mas o que mais chama atenção atualmente são as gravações da “Dona Nilza”, técnica de enfermagem do ambulatório de ginecologia que aos 74 anos virou artista principal, trazendo suas dicas de saúde de uma forma leve e extremamente divertida é realmente imperdível assistir aos vídeos dela celebridade entre as pacientes.

    Os episódios são publicados semanalmente em geral às terças feiras. Os conteúdos estão disponíveis nas plataformas Spotify, Google Podcast, Apple Podcast entre outros, basta procurar por “Ginecologicamente Falando”. Outras informações e os famosos vídeos da Dona Nilza podem ser acessados no Instagram do projeto, @ginecologicamentefalando.

  • Mestrado Profissional em Saúde da Família seleciona para nova turma

    A Universidade Federal de Pelotas, uma das instituições associadas à rede nacional promotora, divulga a seleção nacional de acesso ao Mestrado Profissional em Saúde da Família. A UFPel será responsável pela seleção de 10 vagas, sendo cinco delas para médicos e outras cinco para outros profissionais da saúde. Há reserva de vagas para ações afirmativas.

    O curso é gratuito, oferecido na modalidade híbrida, e tem duração mínima de 18 e máxima de 24 meses. Possui carga horária de 975 horas, compreendendo nove encontros síncronos presenciais e demais atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

    O mestrado é voltado a pessoas que atuem na Estratégia Saúde da Família ou na Atenção Primária à Saúde, de forma a desenvolver sua formação. Dessa maneira, podem concorrer profissionais graduados em cursos da área da saúde – assistentes sociais, profissionais de educação física (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais –, além de médicos que desenvolvam suas atividades profissionais na ESF ou na APS, conforme critérios estabelecidos em edital.

    As inscrições ocorrem de forma online, exclusivamente. Pessoas interessadas terão de 18 de dezembro a 19 de fevereiro para inscreverem-se.

    A seleção se dará em três etapas: prova de conhecimentos, análise de currículo e de proposta preliminar de trabalho e prova oral. Os certames têm previsão para ocorrer nos meses de março, abril e maio de 2024. Já o início das aulas se dará em agosto.

    Mais informações podem ser encontradas no edital, neste link.