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Resumo

O tema da vontade foi pouco explorado na antiguidade, entrementes, Santo Agostinho desenvolve suas questões morais, tendo como pressuposto a vontade humana.  De certo modo, substitui o intelectualismo moral socrático pelo voluntarismo ético. Este artigo analisará os significados de “vontade” (voluntas) mais salientes nas obras de Agostinho, destacando três definições: a primeira apresenta a vontade como o livre movimento de uma alma racional (motus animi); a segunda considera a vontade como consentimento (consensus); e a terceira entende a vontade como amor (amor/ cupiditas/caritas).O amor é o que de mais profundo podemos dizer do ser humano. A ciência e o conhecimento podem ser de grande importância, mas não podem fazer com que uma pessoa seja boa. Somente o amor é capaz de fazê-lo.


Palavras-chave:vontade, movimento, alma, consentimento, amor.


Este filósofo e teólogo africano, bispo de Hipona e doutor da Igreja viveu entre 354 e 430, durante a dominação romana, em uma colônia sem tradição, na província da Numídia, atual território da Argélia. Ele foi consagrado como grande pensador da condição humana, por meio da investigação de temas como conhecimento e amor; memória e presença; sabedoria; Deus e o destino do homem. Sobre a vida e a obra de Agostinho, em especial como autor das “Confissões” (397), onde já aparece o problema da vontade, que quer e não quer, e também como autor da “Cidade de Deus”, um verdadeiro colosso para se entender a preocupação ética do africano, aconselhamos o estudo da seguinte bibliografia: BROWN, Peter. Santo Agostinho, uma biografia. 6.ed. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2011.



   
   
   
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