4
   
 
 
ISSN on-line 1983-8891
ISSN impresso 1413-9448
Indexed by
DOAJ

 
 
Home | Dissertatio | Conselho Editorial | Normas para os autores | Submissão de Artigos | Links | Contato  
 
36
   
 

Resumo

Este artigo trata filosofia de Platão especificamente abordando a questão da educação vinculada com a formação do caráter moral que possibilita a motivação para a escolha de ações virtuosa por quem aceitou se submeter ao treinamento dialético buscando autoconhecimento e pensamento crítico. O artigo pretende apresentar como a dialética platônica é uma forma especialmente apropriada para a compreensão da prática conjunta e simultânea de educação, pensamento crítico, ética e política. Para alcançar estes objetivos analisamos partes de um exemplar de cada tipo de diálogo platônico: o Cármides, como diálogo socrático, a República como um diálogo do período intermediário e o Político como um representante dos diálogos lógicos, último grupo dos diálogos platônicos.

Palavras-chave: Platão, Sócrates, Educação, Formação do Caráter Moral, Motivação Moral

   
   
   
    DISSERTATIO Revista de Filosofia | Todos os direitos reservados © 2010
Instituto de Sociologia e Política | Departamento de Filosofia | Mestrado em Filosofia
Caixa Postal 354 CEP 96001-970 Pelotas, RS
   
    desenvolvido por valder valeirão