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Resumo

Ao longo da história da filosofia política existe uma aporia entre os  ideais de justiça e de solidariedade expressa principalmente na polêmica entre liberalismo e republicanismo, já que, apesar das muitas versões de ambas as teorias, o primeiro propõe o modelo da reparação judicial dos direitos individuais dos egoístas racionais ameaçados pelo estado, enquanto o último exige uma política de reconhecimento da identidade mediante direitos coletivos. Habermas, contudo, através de uma crítica das concepções mais recentes de ambas as teorias, o liberalismo de Rawls e o comunitarismo de Taylor, entendem que a teoria do discurso supera esta aporia mostrando que é possível uma solidariedade através da justiça, na medida em que as sociedades modernas, pluralistas, multiculturais e complexas, ainda assim podem permitir um patriotismo constitucional em torno dos princípios do estado de direito resultante da participação política dos próprios afetados pela entrada em vigor da norma, capaz de gerar uma solidariedade entre estranhos.
Palavras-chave: Justiça, solidariedade, democracia, liberalismo, republicanismo, discurso.

   
   
   
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