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Dissertações

DEFESAS 2023

AUGUSTO DUARTE GARCIA

Orientador: Prof. Dr. Daniel Maurício Viana de Souza

Título: Políticas públicas em museus: dilemas no planejamento institucional dos museus do Rio Grande do Sul

http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9990

GIANE TROVO BELMONTE

Orientadora: Profa. Dra. Francisca Ferreira Michelon

Título: Tesouro Humano Vivo: os guardiões do saber-fazer da tradição doceira de Morro Redondo/RS

http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9991

LOÍZE AURÉLIO DE AGUIAR

Orientadora: Profa. Dra. Rita Juliana Soares Poloni

Título: Conversas no feminino sobre o cotidiano da comida campeira

http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10731

RAFAEL TEIXEIRA CHAVES

Orientador: Prof. Dr. Daniel Maurício Viana de Souza

Título: O Fato Museal na Virtualidade: a reinvenção a partir da pandemia de COVID-19

https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/10810

SABRINA MACHADO ARAUJO

Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Bernardino Colvero

Título: “MANDA RESPONSAR”: um registro da prática do “Responso” em Mostardas/RS

http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10732

 

DEFESAS 2022

ANDRÉ ALEXANDRE GASPERI

Orientadora: Profa. Dra. Daniele Baltz da Fonseca

Título: Conservação-restauração e transdisciplinaridade: uma análise a partir do arco gradativo do conhecimento

http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10752

ANDRÉ ELIAS SOARES POLONI

Orientador: Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira

Título: Alemães, pomeranos e italianos nas terras dos Puri: um estudo sobre o município de Domingos Martins, Espírito Santo

http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9465

ANDRÉA CUNHA MESSIAS

Orientador: Prof. Dr. Diego Lemos Ribeiro

Título: A salvaguarda do saber-fazer do doce colonial em Morro Redondo/RS: A análise do “patrimônio em ação”

http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9467

CAROLINA GOMES NOGUEIRA

Orientadora: Profa. Dra. Maria Letícia Mazzucchi Ferreira

Título: Musealização dos Direitos Humanos na América Latina: Formas de representação discursiva e expográfica no Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, de Santiago, Chile.

http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8260

DANI MARIN AMPARO RANGEL

Orientadora: Profa. Dra. Juliane Conceição Primon Serres

Título: Resposta comunitária ao desastre: o caso da boate Kiss (Santa Maria – RS)

http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8334

JOANA SOSTER LIZOTT

Orientador: Prof. Dr. Diego Lemos Ribeiro

Título: Museus e colecionismo: sentidos e processos no acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo

http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9475

LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA

Orientadora: Profa. Dra. Francisca Ferreira Michelon

Título: O vestuário como suporte de recordação: Lembranças da juventude pelotense (1980-1989)

http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8482

LUCAS MARTINELLI

Orientador: Prof. Dr. Flávio Sacco dos Anjos

Título: O queijo coalho do nordeste do Brasil: desafios e possibilidades na construção de uma cadeia de valor cultural na visão de especialistas

http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8854

NICOLLI BUENO GAUTÉRIO

Orientadora: Profa. Dra. Renata Ovenhausen Albernaz

Título: PATRIMONIALIZAÇÃO DE CENTROS HISTÓRICOS: Estudo de caso da construção da narrativa do dossiê de tombamento do Centro Histórico e Paisagístico de Jaguarão-RS

http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9469

SIMONE PINHO DE OLIVEIRA

Orientadora: Profa. Dra. Carla Rodrigues Gastaud

Título: Os monges barbudos de Soledade nas tramas do tempo: lembranças compartilhadas entre gerações familiares

http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9476

STEPHANE DE SOUSA E SILVA MAIA

Orientadora: Profa. Dra. Daniele Baltz da Fonseca

Título: “É chão que continua” A Arquitetura em taipa de mão do sertão de Quixadá – Ceará

http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8483

 

DEFESAS 2021

DIEGO RABELO NONATO

DESTRUIÇÃO E PROTEÇÃO DA CIDADE DE PALMIRA: Patrimônio histórico em meio ao conflito sírio (2015 – 2017)

Palavras-chave: Patrimônio; Síria; Palmira; Daesh

Dissertação Diego Rabelo Nonato

O presente texto analisa a destruição do patrimônio de Palmira ocorrida no que podemos chamar de o mais importante conflito político e militar do século XXI e que em 2021 completará dez anos. No contexto da guerra na Síria, o sítio arqueológico da antiga cidade de Palmira teve parte do seu patrimônio arquitetônico dinamitado por um grupo de jihadistas. Ao analisar o ato, contextualizamos a sua relação com ageopolítica do Oriente Médio e suas implicações para o patrimônio e para a identidade nacional do país. O fenômeno das Primaveras chegou à Síria no ano de 2011, trazendo consigo o Estado Islâmico ou Daesh, abrindo um conflito que, de modo geral, é considerado um terrível desastre humanitário, chegando a contabilizar cerca de mais de 250 mil mortos desde 2011. A ferramenta do ato de terror perpetrado pelo Daesh em algumas cidades que caíram sob o seu domínio representa uma luta política que ultrapassa a mira de rifles e balas de morteiros e atinge diretamente a unidade territorial dos povos.

Mayk Lenno Henrique Lima

SEMPRE HÁ ESPERANÇA APÓS A CERCA E A SECA: A patrimonialização do campo de concentração do Patu em Senador Pompeu – CE.

Palavras-chave: Campos de Concentração; Memória das Secas; Patrimônio Cultural; Barragem do Patu; Senador Pompeu.

Dissertaçao_Mayk

O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de patrimonialização do Sítio Histórico do Patu. A partir das discussões da memória e do patrimônio serão apresentados os campos de concentração cearenses, criados a partir da necessidade de se combater a seca e dar melhores condições de vida ao povo nordestino. A falha tentativa de caridade pública tornou as concentrações cearenses em uma das principais tragédias do estado. Será analisado o surgimento de uma devoção popular que fomenta a religiosidade como patrimônio imaterial, gerando uma identidade local fortalecida pela promoção da cultura. Esse movimento religioso unido às lutas sociais e às manifestações culturais viabilizaram o reconhecimento do sítio como patrimônio cultural de Senador Pompeu, em 2019, a partir da iniciativa de um termo de ajustamento de conduta celebrado ente o Ministério Público Estadual e a Prefeitura municipal.

Jair Jose Gauna Quiroz

Censura das memórias subterrâneas nos museus de arte: Exposições El Tercer Mundo e Queermuseu

Palavras-chave: Censura. Memória subterrânea. Exposição museológica.

Jair Gauna Quiroz dissertação 2021 – versão final

Esta investigação analisa a censura das memórias subterrâneas nas exposições de arte contemporânea como prática discursiva que determina o controle da memória cultural através de cerceamentos e conflitos de poder, estudando o fechamento inesperado da exposição El Tercer Mundo de MAx Provenzano no Museo de Arte Valencia – Venezuela, 2015 – e o fechamento inoportuno da exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira no Santander Cultural –Brasil, 2017 –. A Análise de Discurso (MOREIRA, 2011; ORLANDI, 2001) e a Multimodalidade (BEZEMER; JEWITT, 2010) permitiram a observação de imagens, depoimentos e textos que agem como veículos da memória subterrânea (POLLAK, 1989), interagindo contra mecanismos censórios que perpetuam a subalternidade e invisibilidade.

Matheus Pereira da Costa

Trajetória biográfica de uma coleção arqueológica pré-colonial (1984-2020): o caso do Museu da Cidade do Rio Grande – MCRG.

Palavras-Chave: Musealização. Patrimônio Arqueológico. Trajetória Biográfica. Coleções Arqueológicas. MCRG.

Dissertação_Versão_Final_Matheus

A presente pesquisa de dissertação de mestrado tem por eixo estruturante a temática de musealização do patrimônio arqueológico, e sua inserção nos debates sociais contemporâneos. Tem por objetivo apresentar e analisar a trajetória biográfica de uma coleção arqueológica pré-colonial, que atualmente está em exposição no Museu da Cidade do Rio Grande (MCRG), instituição localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul, Brasil. Nesse cenário, parte-se da constatação de que coleções arqueológicas pré-coloniais, que remontam a memória cultural do território brasileiro, ainda são pouco investigadas em museus históricos e municipais, sendo necessárias novas pesquisas científicas nesse âmbito. Para delinear o escopo teórico-metodológico da pesquisa, optouse pelos estudos qualitativos, fazendo uso do método de raciocínio indutivo (Inductive reasoning). Dessa forma, realizou-se levantamento de fontes primárias (documentações da própria instituição e de formação do acervo institucional), e secundárias (entrevistas estruturadas e semiestruturadas com os agentes patrimoniais e demais interlocutores), que são, em essência, construtores e intérpretes dessa trajetória biográfica. Ao passo que se identificou aspectos de uma biografia “museológico-curatorial”, destaca-se o seu potencial extrínseco como elemento de coesão entre as narrativas construídas pelos atores sociais e àquelas produzidas pelos arqueólogos, enquanto parte de uma episteme científica sobre o patrimônio arqueológico brasileiro. Os resultados obtidos apontam para uma trajetória biográfica singular ainda em processo, a qual possibilitou conectar arqueologicamente diferentes tempos, acontecimentos, instituições e pessoas. Ao fim, são tecidas algumas considerações sobre a emergência de retomada dos estudos sobre coleções arqueológicas no âmbito dos museus e suas congêneres; além das possibilidades de estruturação de novos modelos de preservação que levam em conta às múltiplas interpretações socioculturais desses achados no presente.

Daniela Vieira Goularte

Memórias, ressignificações e percepções relacionadas ao patrimônio industrial compartilhado entre a cidade e a universidade: O lugar da UFPel no Porto de Pelotas, RS.

Palavras Chaves: Universidade Federal de Pelotas. Patrimônio Industrial. Porto de Pelotas. Planejamento espacial. Relações fenomenológicas.

Dissertação_PPGMP_Daniela Vieira Goularte

Esta pesquisa trata do processo de reutilização do patrimônio industrial pela Universidade Federal de Pelotas, a partir da perspectiva da comunidade. O trabalho constitui um estudo de caso sobre as extintas fábricas, que foram adquiridas pela UFPel, e que estão localizadas na antiga zona industrial da cidade de Pelotas, RS, Brasil. Esse lugar, que é conhecido popularmente como “Zona do Porto”, e que perceptivelmente inclui os bairros Porto, Balsa e Caieira, vem sofrendo significativas mudanças físicas e funcionais em prol da consolidação dessa universidade. A pesquisa partiu da identificação de alguns problemas existentes nesse processo de transformação da área e de reutilização do patrimônio industrial do local. Primeiramente, percebeu-se que essa transformação materializou na área uma diversidade em potencial, a qual se encontra latente, seguido por uma inexpressiva participação da comunidade, e também pela inexistência de instrumentos de gestão municipais que sejam suficientes para preservar o patrimônio industrial de forma adequada. O objeto de estudo se caracteriza pela busca sobre aspectos das relações fenomenológicas, desenvolvidas entre os sujeitos e lugar, até então desconhecidos. Pressupõe-se que conhecer e trazer à tona diferentes memórias, significados e percepções desenvolvidas entre os sujeitos e o lugar, ao longo do tempo, pode ser um caminho interessante para ampliar as possibilidades de criação de lugares mais significativos e diversificados para toda a comunidade, bem como para promover outras formas de preservação do patrimônio industrial, em suas escalas urbana e arquitetônica. A pesquisa levou em consideração a trajetória histórica do lugar para propor o recorte temporal em três períodos – Industrial, Abandono, Universitário – e a população em três grupos – antigos trabalhadores, exploradores urbanos, comunidade acadêmica. Este trabalho está dividido em dois capítulos: o primeiro constitui o marco teórico, e o segundo o seu desenvolvimento. No desenvolvimento, são apresentadas as narrativas da comunidade acadêmica vinculadas ao período universitário; as narrativas dos exploradores urbanos vinculadas ao período do abandono; e as narrativas de antigos trabalhadores vinculadas ao período industrial. O estudo mostra as distintas relações desenvolvidas entre os sujeitos e o patrimônio industrial, em suas diferentes escalas, revelando a existência de valores que vão além daqueles previamente atribuídos a esse patrimônio, que geralmente estão relacionados com o mundo do trabalho, e com valores de uso, tangível e intangível. Eles estão relacionados ao mundo da arte, da poesia e dos sonhos.

Tahina Johnson De la Maza

“Hechos consumados” de Juan Radrigán. La dramaturgia como espacio de representación y reproducción de la memoria social.

Palabras clave: Dramaturgia, Memoria y olvido, Teatro político chileno, Juan Radrigán.

Dissertação Tahina Johnson

El presente trabajo pretende referirse al rol de la dramaturgia en cuanto espacio de representación de la memoria y el olvido de sujetos en contextos de abandono. A partir del análisis de la obra “Hechos Consumados”, del dramaturgo chileno Juan Radrigán, se busca entender cuáles son las formas dramáticas, los recursos poéticos y las técnicas discursivas de la obra que contribuyen a la producción y reproducción de la memoria social chilena La investigación también pretende dilucidar de qué manera una obra teatral, a través de su puesta en escena, es capaz evidenciar los diversos procesos y transformaciones políticas, culturales y sociales asociadas a su contexto de creación, convirtiéndose en un espacio de memoria específico.

Vanessa Dias Santiago

DIAGNÓSTICO DAS POLÍTICAS DE GESTÃO E PRESERVAÇÃO DE OBRAS RARAS E HISTÓRICAS NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL.

Palavras-chave: Biblioteca Universitária. Obras raras/históricas. Patrimônio Bibliográfico. Memória.

Dissertacao versão final

Este trabalho apresenta um panorama histórico sobre Bibliotecas universitárias, memória, patrimônio e obras raras. Apresenta também noções sobre gestão, preservação e conservação de acervos. Traz o livro raro e histórico como um suporte fundamental de patrimônio cultural para a sociedade e traz ainda a biblioteca universitária como lugar de memória, já que a mesma pode ser caracterizada como guardiã do conhecimento, não no sentido de guardar para si o patrimônio produzido no passado, mas de possibilitar o acesso ao passado e preservar a memória. O trabalho constitui-se em uma pesquisa qualitativa e descritiva e foi utilizado um questionário semi estruturado aplicado nos cinco Sistemas de Bibliotecas das Universidades Federais do Rio Grande do Sul, através do google formulários. A pesquisa tem por objetivo principal investigar a existência de políticas de gestão e preservação de acervos considerados raros e históricos nas bibliotecas das Universidades Federais do Rio Grande do Sul, bem como compreender tais políticas caso sejam usadas. O estudo revelou que apenas um Sistema de Bibliotecas possui políticas de gestão e preservação de acervos raros e históricos regulamentadas, enquanto as demais estão em processo de elaboração ou regulamentação das mesmas. Outro resultado do estudo foi que, com exceção de uma instituição, as demais relatam ser difícil trabalhar com este tipo de acervo por falta de recursos humanos capacitados, recursos financeiros insuficientes e falta de espaço de armazenamento adequado. Por fim, sugere-se que os sistemas de bibliotecas que não possuem tais políticas desenvolvam-nas para que os acervos de obras raras e históricas não se tornem um mero amontoado de livros velhos e antigos empoeirados guardados nas prateleiras de uma biblioteca.

Paloma Pirez Valério

A narrativa biográfica do Promotor de Justiça, Sr. Paulo Roberto Gentil Charqueiro, em duas décadas de proteção do Patrimônio Cultural Edificado em Pelotas – RS (1992-2013).

Palavras-chave: Biografia; Patrimônio Cultural Edificado; Paulo Roberto Gentil Charqueiro; Ministério Público; Proteção Patrimonial.

Dissertação Paloma Pirez Valerio

O presente trabalho objetivou construir uma narrativa biográfica do Promotor de Justiça, Sr. Paulo Roberto Gentil Charqueiro, enquanto responsável pela Promotoria Especializada do Meio-Ambiente, na cidade de Pelotas/RS, entre os anos de 1992 a 2013, buscando reafirmar a biografia como instrumento de investigação apto a desvelar certas facetas da intervenção na realidade que são dependentes das qualidades pessoais e das relações de certos agentes patrimoniais. É notório, na cidade de Pelotas, o reconhecimento do alto valor social da militância patrimonial do Promotor Paulo Charqueiro. E, por esse valor, ele foi escolhido como o sujeito biografado nesta dissertação. A pesquisa, assim, buscou responder a seguinte pergunta-problema: quais são os elementos de natureza da sua contribuição e formação pessoal, de suas interações e embates socioinstitucionais e de natureza dos recursos e instrumentos institucionais mais utilizados, que influenciaram no perfil da ação Promotor de Justiça, Sr. Paulo Charqueiro, para a produção de impactos preservacionistas do patrimônio cultural edificado pelotense? Para a consecução dessa pesquisa, de abordagem metodológica biográfica, utilizou-se, além das entrevistas com o sujeito biografado, de documentos oficiais oriundos de diferentes arquivos (Processos Judiciais e Ações Extrajudiciais promovidas pelo Parquet, fontes bibliográficas e entrevistas com outros atores, indicados pelo biografado, e que com ele atuaram na salvaguarda do patrimônio cultural em Pelotas), configurando um contexto de sua atuação e validando as informações obtidas nos processos e depoimentos. O biografado autorizou a realização da referida pesquisa e sua publicação, como dissertação de mestrado, na UFPEL, e teve acesso, concordando com seu teor, à versão final deste estudo. Como resultados desta pesquisa obteve-se que o Promotor de Justiça, Sr. Paulo Roberto Gentil Charqueiro desempenhou sua função sempre em prol da salvaguarda do patrimônio cultural edificado de Pelotas, no intuito de encontrar a solução cabível para cada caso concreto, analisando as circunstâncias e as possibilidades existentes em cada época.

DEFESAS 2020

MÔNICA DE MACEDO PRAZ

As decorações pictóricas da casa senhorial da estância do Serro Formoso. Lavras do Sul/RS

Palavras-Chave: Arquitetura Eclética; Bens Integrados; Decorações Pictóricas; Paredes e Forros.

Dissertação Monica de Macedo Praz

O trabalho enfoca as decorações pictóricas da casa senhorial da fazenda do Serro Formoso, fundada por volta de 1830, pelo Visconde Francisco Pereira de Macedo, no município de Lavras do Sul. Disserta sobre a vida do proprietário e de seus descendentes. Comenta sobre a organização e desenvolvimento da estância de criação de gado e sugere a data provável da finalização das obras da sede da propriedade, em 1858. Ressalta as reformas sofridas pela construção e as características formais e estéticas da caixa mural. Comenta sobre o sistema construtivo da edificação e sobre a organização da planta interior. E, a partir do Inventário realizado como tarefa inicial da investigação: identifica as técnicas de pintura usadas nas ornamentações dos forros e paredes dos ambientes interiores da moradia; versa sobre a iconografia dos arranjos decorativos; sobre o estado de conservação dos ornatos. Sinaliza para as relações de influências, semelhanças e diferenças com exemplares pictóricos que enfeitam as salas internas de outros edifícios erguidos na mesma época. Destaca que esses bens integrados à arquitetura, comuns nos centros urbanos, são praticamente inusitados nas casas/sedes do meio rural da região da campanha gaúcha.

PAULO VIANNA SANT ANNA

A Zona Especial de Interesse Cultural, Histórico e Arquitetônico (ZEICHA) do Plano Diretor do Município de Camaquã: Um estudo de caso dos bens arrolados e a Lei de Isenção do IPTU

Palavras-chave: Preservação; Arrolamento; Lei de Isenção de IPTU.

Dissertação Paulo Vianna Sant Anna

A questão da preservação de bens patrimoniais edificados no Brasil ainda carece de muita análise e discussões. Este trabalho, dentro desta perspectiva, estuda os processos de preservação que ocorrem no município de Camaquã/RS. Em seu Plano Diretor Municipal, o Anexo X, intitulado de Zona Especial de Interesse Cultural, Histórico e Arquitetônico (ZEICHA), discorre sobre as leis de proteção dos bens patrimoniais edificados municipais e oferece leis específicas de incentivo à preservação como a criação da Lei de Isenção de IPTU. Este trabalho examina as leis gerais e aponta a necessidade ou não da criação de leis específicas de incentivo, pois, estas ainda não foram criadas. A pesquisa analisa as medidas tomadas para a proteção dos bens patrimoniais de Camaquã, através do arrolamento, oriundas de Políticas Públicas estabelecidas pelo Poder Executivo municipal, bem como, busca apontar os problemas provindos destas políticas de proteção que não possuem respaldo técnico. A metodologia utilizada está embasa em critérios qualitativos, se utilizando de questionário aplicado aos entes envolvidos, além de embasamento teórico. A abordagem empírica se divide em quatro etapas: apreciação de leis; exame do papel da ZEICHA na proteção patrimonial de Camaquã; análise das medidas tomadas pelo Poder Público municipal na proteção destes bens; e aplicação de questionário aos entes voltados para esta
questão.

ANALÍA PATRICIA GARCÍA

La Chacra de los Lanús (siglo XIX, Argentina) y la “Conquista del Desierto”: la memoria silenciada del genocidio indígena en los discursos patrimoniales contemporáneos

Palabras claves: Patrimonio Cultural; Conquista del Desierto; Poscolonialidad

Dissertação Analia Garcia

Esta disertación analiza los restos arqueológicos y los diversos discursos patrimoniales sobre la chacra de la familia Lanús, en Argentina. Adoptando una perspectiva poscolonial, se hace la crítica de la gesta colonizadora asociada a la familia Lanús y que impuso un relato fundacional de Argentina como nación,
silenciando, al mismo tiempo, el proceso genocida indígena conocido oficialmente como “Conquista del Desierto”. Se concluye, a pesar de que los patrimonios culturales y sus respectivas legislaciones, en Argentina, sigan fundamentando narrativas colonialistas, esos mismos espacios de enunciación son portadores de una sonoridad dentro de la arquitectura urbana, como es el caso de los restos de la Chacra de Lanús. Tal sonoridad nos permite escuchar e interpretar historias alternativas en relación a las que intentan silenciar e invisibilizar el genocidio indígena como acto fundacional de la nación Argentina.

DESIRÉE NOBRE SALASAR

Patrimônio para todos e as políticas culturais no Brasil: os museus federais sob os princípios do Desenho Universal

Palavras-chave: Acessibilidade Cultural. Museus Federais. Desenho Universal.

Dissertação Desirée Nobre Salasar

O objetivo deste trabalho é verificar, através de um mapeamento sobre o acesso universal nos museus federais vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus, as adequações ou, simplesmente, a existência de meios que caracterizem a aplicação dos princípios do Desenho Universal nessas instituições. Em consequência, também é objetivo observar o trabalho interdisciplinar que nelas ocorre no que tange,
sobretudo, à acessibilidade. Este grupo de museus é apresentado como corpo da empiria, haja vista a origem da administração, a quem compete propor e operacionalizar a política de museus no Brasil. Também, são museus que, pela condição do acervo e da sede, demandam mais do planejamento de acesso e acessibilidade. Por outro lado, pela importância do acervo e dos temas que os definem, são museus que primeiramente deveriam receber todos os públicos. Para este estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que objetivou levantar dados para compreender o Desenho Universal no contexto teórico, nos planos museológicos e/ou programas de acessibilidade, e prático, aplicado nos vinte e nove museus vinculados ao IBRAM. Assim, no primeiro momento, os museus foram categorizados por itens que apontaram para o nível de complexidade de implementação da acessibilidade em cada instituição. Num segundo momento, através de análise in loco, operada sobre uma amostragem por conveniência que é explicada no corpo do trabalho, foram selecionados oito museus nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, nos quais foi possível a efetiva verificação pretendida. Estes museus foram selecionados de acordo com a organização interna do IBRAM. Utilizam-se, como base deste estudo, os princípios do Desenho Universal, que asseveram o novo entendimento da acessibilidade que funda a tomada de decisão dos gestores em soluções que privilegiam o coletivo sobre o individual. No campo teórico, foram utilizados autores que corroboram com a perspectiva de que a
universalidade do acesso encontra-se na esfera dos Direitos Humanos, através do direito ao exercício da cidadania cultural, orientando, assim, que os ambientes devem estar aptos a receber públicos diversos e que estes consigam fruir, participar, se expressar com autonomia, independente de suas características individuais. A conclusão aponta que, embora o IBRAM já tenha lançado algumas ações relacionadas à pauta da acessibilidade cultural, a prática não tem acompanhado a teoria. Constatou-se ainda que há uma disparidade entre os museus de grande, médio e pequeno porte, no que tange ao acesso universal.

PRISCILA LUCRÉCIO DUARTE

Atores e seus critérios na aferição de valor histórico nos Processos Judiciais Gaúchos

Palavras chave: Fontes Históricas em Processos Judiciais; Critérios de atribuição de Valor Histórico; Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; Comissão de Avaliação dos Processos Judiciais Aptos ao Descarte.

Dissertação Priscila Lucrécio Duarte

O aumento na procura pelos serviços judiciários gerado pela complexificação das relações sociais, pelos novos direitos e pelo aprimoramento do acesso à justiça fez com que o acervo documental do Judiciário crescesse vertiginosamente, nas últimas quatro décadas. Isso tem colocado a proteção dos arquivos judiciais em um impasse: por um lado, correntes historiográficas defendem, com afinco, a importância dos documentos judiciais como fontes históricas únicas; por outro, abordagens de racionalização da administração pública primam pela redução de custos de armazenamento e pela simplificação dos processos. Nesse impasse, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul foi provocado pela sociedade civil a promover, de forma pioneira, a proteção racional de seu acervo. E a pergunta problema desta pesquisa foi: quais foram os critérios de preservação e descarte dos autos de processos judiciais findos no TJRS? O objetivo desta dissertação foi identificar esses critérios nas discussões e deliberações da “Comissão Interdisciplinar de Preservação de Processos Judiciais Aptos a Descarte” – COMINTER. A compreensão desses critérios dependeu da descrição de um amplo contexto de Programas de Gestão Documental, Políticas de Arquivo, Políticas de Gestão Pública e de várias instituições (CNJ, ANPUH, Memorial do Judiciário Gaúcho, AJURIS, Universidades etc.). Em termos da metodologia utilizada, ela foi positivista, descritiva e classificatória e teve foco no campo de investigação institucional público do TJRS e seus setores, e não no campo social. A meta foi elaborar uma Tabela Simplificadora dos Critérios de Classificação de Processos Judiciais aptos ao descarte, nas seguintes categorias de análise: Tipo de processo, critério definido, autor do critério, justificativa da decisão, parecer técnico, especificidades na aplicação. Com essa tabela, será possível a montagem de plataformas e aplicativos que facilitem o trabalho tanto de servidores do TJRS, que lidam com a classificação desses autos de processos judiciais aptos ao descarte ou à guarda permanente, quanto de pesquisadores, que queiram acessar esse acervo.

STÉFANO DA PAIXÃO SANTOS

LÁ ONDE O RIO SE PARTE EM DOIS: memórias, patrimônio cultural e tombamento na cidade de Baião (PA).

Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Tombamento. Plano Diretor. Planejamento Urbano

Dissertação Stéfano da Paixão Santos

Este trabalho está debruçado sobre o processo de tombamento do patrimônio edificado ocorrido na cidade de Baião, Estado do Pará, e seus possíveis desdobramentos políticos e administrativos impelidos ao poder público local. Neste espaço, investigamos no próprio processo em questão, clareamentos sobre os papeis desempenhados entre sociedade civil e o poder do Estado na preservação e proteção do patrimônio cultural, bem como, compreender a efetividade dos instrumentos legais de intervenção e gestão do espaço urbano, tais como a Constituição Federal, Estatuto da Cidade, Plano Diretor Municipal, Lei Orgânica Municipal. A pesquisa também consultou as memórias de seis baionenses, como forma de conhecer suas percepções acerca do lugar, bem como, validar através de seus depoimentos o processo de tombamento ocorrido. Desta forma, pautado na experiência vivida ao longo do processo de patrimonialização em Baião, o texto apresenta reflexões focadas na relação entre o projeto de intervenção urbanística em área patrimonializada e a necessidade de desenvolvimento de uma política de preservação do patrimônio edificado e sua área de entorno.

HELENA SANTOS SCHWONKE

UM MUNDO DE SAUDADES: memórias em cartas do artista Leopoldo Gotuzzo

Palavras chave: Leopoldo Gotuzzo, cartas, memórias, escrita epistolar.

Dissertação HELENA_SANTOS_SCHWONKE

O objetivo desta pesquisa é realizar uma busca por fragmentos das memórias de Leopoldo Gotuzzo, através de 54 cartas escritas pelo artista e enviadas à prima Déa Agrifóglio, no período compreendido entre 1919 e 1976. As cartas apresentam vestígios de experiências individuais da vida pessoal e artística,
além de exporem o contexto social e cultural em que o artista estava inserido, revelam hábitos, costumes e os bastidores de sua trajetória, além de ser possível identificar um perfil biográfico de Leopoldo Gotuzzo.

DEFESAS 2019

FATIANE FERNANDES PACHECO

AS REPRESENTAÇÕES DA PONTE INTERNACIONAL MAUÁ PARA AS CIDADES DE JAGUARÃO/BRASIL E RIO BRANCO/URUGUAI

Palavras-chave: Identidade; Memória; Patrimônio; Ponte Internacional Barão de Mauá.

Dissertação Fatiane Fernandes Pacheco

O trabalho averiguou as representações sociais da Ponte Internacional Mauá na memória da população Jaguarão/Brasil e de Rio Branco/Uruguai na (re) construção de uma identidade cultural fronteiriça. Declarada Monumento Histórico Nacional pelo Uruguai em 1977, primeiro bem binacional pelo IPHAN em 2011 no Brasil e como o primeiro Patrimônio Cultural do MERCOSUL em 2012, a ponte tornou-se um patrimônio institucionalizado. A ponte passa representar a cultura material e as relações sociais de integração desta fronteira Brasil o Uruguai, construídas na região pelos diferentes tempos históricos. A representação que população fronteiriça estabelece com a ponte vai além das experiências vivenciadas no tempo presente, vem das interações de um processo histórico, por isso constitui um importante laço
de afetividade para população local, pois é intensamente vivenciada no seu cotidiano, como elemento unificador para os moradores de ambos os lados. Sendo assim, para acessar as memórias da população local utilizou-se método de História oral, com entrevista aberta com um roteiro semiestruturado e também a técnica de questionários. Essa interação proporcionada pela ponte a população fronteiriça faz
com que haja uma valorização da mesma que é intensificada pela memória coletiva, vinculadas às lembranças, valores e sentimentos. Assim, o compartilhamento de um patrimônio cultural para a população de Jaguarão e Rio Branco torna-se significativo como uma forma de pertencimento e reconhecimento dos seus laços identitários, já que identidade é algo que se constrói e que se transforma durante toda uma vida.

LEONARDO JOSÉ PÁEZ RODRÍGUEZ

Patrimonialización de los sitios arqueológicos de la región del lago de Valencia (Venezuela): El caso del Paisaje con Arte Rupestre del Área Noroccidental Tacarigüense

Palavras chaves: Patrimônio arqueológico. Arte rupestre. Historiografia oficial. Discurso político.

Dissertação Leonardo Páez

Apresenta-se um conjunto de abordagens que tentam explicar os significados patrimoniais em torno da Paisagem de Arte Rupestre da Área Tacarigüense do Noroeste (PARANOT), localizada na região histórica do lago de Valência do CentroNorte da Venezuela. Com base em evidências recolhidas a partir de fontes arqueológicas, histórico-documentais e etnográficas, e assumindo quadros conceituais e metodológicos transdisciplinares desenvolvidos principalmente a partir da antropologia, história e arqueologia, são estabelecidas inferências que buscam elucidar as ações do Estado venezuelano em relação ao patrimônio arqueológico indígena e compreender como estas foram internalizadas nas comunidades espacial e historicamente envolvidas com esse patrimônio. A natureza conflituosa de tais
ações no contexto espacial estudado é aceita, assumindo que é uma trocha de significados que conflita com crenças, imaginários, sentimentos e atitudes presentes entre os habitantes das comunidades do entorno. Surge a possibilidade de que isso tenha suas raízes em dois fatores: no processo de indução política e ideológica realizado nos primeiros 120 anos de vida republicana, e em certos comportamentos
que poderiam ser rastreados até as sociedades indígenas que habitavam a região antes da ocupação europeia.

ROSSANNA PRADO PEREZ

ESPAÇO SOCIAL: UMA ANÁLISE METODOLÓGICA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA PRAÇA DA ALFÂNDEGA, PORTO ALEGRE- RS

Palavras chaves: espaço social; método regressivo-progressivo; patrimônio cultural; Praça da Alfândega; Porto Alegre.

ESPAÇO SOCIAL ALFÂNDEGA – Dissertação Rossanna Prado Perez

Este estudo apresenta um olhar sobre o conceito de espaço social (LEFEBVRE, 2013), e a aplicabilidade do método regressivo-progressivo em análises do tema patrimônio cultural de natureza imaterial que compõem um centro histórico, ao longo do tempo. Usando como referencial teórico a discussão de patrimônio cultural e espaço social, o estudo apreendeu e analisou o espaço social do local que deu origem à cidade, a Praça da Alfândega de Porto Alegre/RS, onde incide uma delimitação de sítio histórico com intervenções de natureza patrimonial. Foram utilizados os três momentos do método regressivo-progressivo em busca de atividades informais que permanecem na área e de relações perdidas com a beira do rio, ambiência natural modificada por aterros ao longo do crescimento do núcleo urbano. Na descrição horizontal da Praça (1º momento), baseada na tríade de espaços percebido, concebido e vivido, foram encontradas atividades informais que, pela análise histórica vertical da formação antrópica (aterros) da área (2º momento), estiveram presentes no lugar, ao longo dos anos, passíveis de proteção. Atualizando o entendimento do espaço social à condição de “espaço patrimonializado” (3º momento), surge um conjunto de especificidades e permanências apontando para os possíveis, referentes ao espaço social como patrimônio cultural da Praça da Alfândega. As conclusões indicam a efetividade da análise do espaço social através do método regressivo-progressivo para subsidiar a elaboração de um possível, um Plano de Gestão de Centro Histórico.

Milena Behling Oliveira

LUGARES E MEMÓRIAS: PATRIMÔNIOS AFETIVOS DE MORRO REDONDO- RS

Palavras-chave: Memória. Lugares de memória. Idoso. Patrimônio. Patrimônio afetivo.

dissertação 08 de abril-convertido Milena

O estudo em questão é uma pesquisa de mestrado denominada Lugares de Memória: Patrimônios afetivos de Morro Redondo-RS, que se desenvolveu no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas. Partimos da premissa que os patrimônios de uma cidade vão além de questões jurídicas e institucionais, pois seus reais valores são seus significados. Portanto, em uma cidade que não exista patrimônio institucionalizado, pela ótica material, são os patrimônios visto pelo prisma dos afetos. Memórias de vivências dos idosos, que se encontram ancoradas em lugares, sendo elas repletas de afeto, deixando-os mais humanos e mais próximos dos indivíduos. O objetivo da pesquisa em questão é a identificação dos Patrimônios Afetivos da cidade de Morro Redondo-RS, na visão dos idosos. As narrativas dos indivíduos indicam lugares de memória que os mesmos consideram patrimônios, porém, não visto pelo âmbito do patrimônio consagrado que conhecemos, mas pela afetividade que esses lugares despertam nos sujeitos. No escopo da pesquisa, designamos esses referenciais como Patrimônios Afetivos. Em termos metodológicos, essa pesquisa se configura como qualitativa e enquadrada na pesquisa social, foi utilizado metodologicamente entrevistas e relatos para obtermos os resultados da pesquisa. Isto posto, neste estudo, buscamos debater sobre a delimitação de um possível conceito de patrimônio afetivo, os seus desdobramentos teóricos, e por fim, apresentar desdobramentos empíricos dos patrimônios afetivos identificados.

Zulma Inés Masi Godoy

EL CHIPÁ Y EL SELLO FEMENINO: memorias de mujeres paraguayas que componen el patrimonio cultural del Paraguay

Palavras-chave: chipá, chiperas, mulheres, memória, patrimônio.

Dissertacao de Mestrado ZULMA MASI VERSAO FINAL 2019

O assunto em questão lida com o capital de um bem cultural, produto característico do Paraguai; o chipá ou a chipa (pão feito principalmente com amido de mandioca, farinha de milho, banha de porco, ovos, queijo, leite, entre outros ingredientes que se combinam de forma variada), à luz do preponderante trabalho feminino na comercialização deste bem, declarado alimento nacional (patrimônio cultural) do Paraguai. Este trabalho, de venda do chipá, em sua grande maioria, ocorre nas mãos de mulheres popularmente conhecidas como chiperas. Assim, o principal objetivo da pesquisa é tornar visível e comprender o papel das mulheres paraguaias como pessoas que representam e preservam uma tradição cultural, uma memória coletiva e um patrimônio vivo, através da comercialização do chipá. Assim também, a dissertação apresenta as trajetorias de vida, experiências laborais e pessoais das mulheres em relação à chipá; a descrição das condições de trabalho em que as mesmas se encontram; os vários usos e formas de comensalidade e sociabilidade associados ao chipá e a análise dos conceitos de memória e patrimônio, principalmente, envolvidos em um universo cultural essencialmente feminino. A pesquisa é qualitativa, na qual foi aplicada a metodologia de História Oral Temática.

Helena Thomassim Medeiros

O QUE SOBROU DE NÓS: As Escolhas Expográficas do Memorial do Hospital Colônia Itapuã – RS

Palavras-chave: Patrimônio. Museologia. Expografia. Memorial do Hospital Colônia Itapuã.

O que Sobrou de Nós – Dissertação Helena Thomassim Medeiros

A presente pesquisa busca desenvolver reflexões sobre as escolhas expográficas observadas no Memorial do Hospital Colônia Itapuã (Memorial HCI) cujas percepções derivam de visitas realizadas nos anos de 2015, 2017 e 2018. Este espaço de memória foi inaugurado em 2014, na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, e aborda a história de um hospital, hoje com aspecto asilar, mas fundado para ser o Leprosário do Estado, fato que denota uma das peculiaridades desta exposição, por tratar sobre memórias traumáticas ligadas a segregação de indivíduos em instituições. Objetivando compreender o sentido atribuído pela narrativa construída e exposta no Memorial HCI, ao apresentar este Hospital e seus pacientes/moradores em suas escolhas expográficas, foram pesquisadas as metodologias que melhor se adaptariam ao tema proposto. A fim de elaborar, da forma mais objetiva possível, uma compreensão sobre as materialidades e os textos que a instituição apresenta em seu circuito expositivo fez-se uso de pesquisa bibliográfica e documental, estudo de caso, do método de observação usando também a descrição densa das visitas e da expografia, análise de conteúdo dos textos expositivos e entrevistas realizadas com pessoas ligadas a organização e elaboração da exposição ou de seu conteúdo. Assim, esta dissertação apresenta diversas reflexões sobre o conceito de patrimônio, a função do museu, o papel do objeto para evocação e preservação do passado, além de questionamentos sobre o discurso institucional formulado e como ele pode influenciar as percepções das gerações futuras sobre o passado. Conclui-se que há necessidade de um constante trabalho de questionamento e aprimoramento quando tratamos de lugares que visam salvaguardar bens patrimoniais, tendo em vista que estes interferem também na formação de identidades e que a ideia de se apresentar uma única versão dos fatos pode trazer grandes perdas informacionais.

Priscila Maria Dias Bertoncini

Um estudo crítico e comparativo entre as ações de preservação do patrimônio edificado em Laguna/SC e Pelotas/RS, no período de 1985 a 2017.

Palavras-chave: Preservação; Patrimônio edificado; Descaracterização.

DISSERTAÇÃO PRISCILA MARIA DIAS BERTONCINI

A gestão da conservação acontece através da articulação entre a formulação, a implementação e o acompanhamento de medidas voltadas para a proteção dos bens edificados de valor patrimonial. Ao mesmo tempo, essas normas se adaptam às novas necessidades urbanas e sociais, resultando na elaboração de um plano ideal de Gestão. No entanto, mesmo com o reconhecimento de ‘cidades históricas’, Laguna e Pelotas não possuem um Plano de Gestão da Conservação. Dessa maneira, a dissertação tem como objetivo o estudo crítico e comparativo entre as ações de preservação do patrimônio edificado em Laguna, em Santa Catarina; e Pelotas, no Rio Grande do Sul, no período de 1985 a 2017. Inicialmente, aborda a constituição e o reconhecimento do patrimônio arquitetônico de ambas as urbes. Em seguida, analisa a gestão da conservação dos edifícios, com foco nas principais políticas e ações adotadas nas duas localidades. Por fim, pondera sobre as ações para a preservação dos bens patrimoniais edificados e característicos das linguagens: luso-brasileira, eclética e art déco. O inventário realizado, organizado em fichas com os dados relativos à cada edifício, apresentado como apêndice da dissertação, foi o instrumento que fundamentou o quarto capítulo desse trabalho. As análises das edificações foram embasadas na documentação encontrada nos órgãos que se destacaram no capítulo dois (Escritório Técnico do IPHAN em Laguna, e da Secretaria de Cultura em Pelotas), em livros de história e de arquitetura, em trabalhos acadêmicos e em periódicos. Com as análises, concluiu-se que ambos os sistemas normativos apresentam ferramentas capazes de proteger as edificações de valor patrimonial, mas que precisam ser atualizados.

Helen Kaufmann Lambrecht Espinosa

Alma dos objetos: abordagens memoriais e biográficas de objetos do Museu Cláudio Oscar Becker.

Palavras-chave: Alma dos objetos. Memória. Museu. Objetos. Biografias.

Dissertação Helen K L Espinosa

Os objetos de museus possuem uma trajetória de vida, desde a sua criação, pertencimento a uma pessoa, aquisição e percurso dentro de um museu. Essa biografia pode ser um meio de interpretar a sua alma, considerando que os objetos carregam informações extrínsecas a eles mesmos, sustentam memórias, relações e histórias, que geralmente não são possíveis deduzir a partir de sua materialidade. Ao nosso ver, a alma dos objetos se consubstancia devido a alguns fatores: sua relação com o sujeito (musealidade); os aspectos simbólicos que eles desencadeiam nos indivíduos (ressonância); como agem sobre as pessoas (agência), e; seus contextos (suas biografias). Todos estes aspectos, em convergência, cooperam para o entendimento da alma dos objetos. Nossa pesquisa tem como escopo a relação entre memória e objeto museológico, buscando compreender e definir sua alma, que pode ser ativada mediante revelações de memórias e da compreensão dos fatores acima mencionados. A pesquisa tem como objetivo principal, analisar como a memória e a construção biográfica auxiliam na revelação e compreensão dos sentidos e significados que não se fazem presente na fisicalidade do objeto. Almejamos discutir a relação de alguns objetos que estão sob a guarda do Museu Cláudio Oscar Becker com os moradores da cidade de Ivoti-RS que os doaram, buscando compreender sua função como dispositivos de conexão do sujeito com o invisível. Por este prisma, mediante entrevistas e rodas de conversas, analisamos como a construção de uma biografia dos objetos – que os potencializa como gatilhos de memórias – e os fatores de ativação da alma – que tornam-se indicadores metodológicos para atingirmos nosso objetivo – podem contribuir para uma circunscrição do conceito de alma dos objetos de museus.

Defesas 2018

Juliana Porto Machado

ARTESANATO EM COURO CRU (GUASQUERIA) EM JAGUARÃO-RS

Palavras-chave: guasqueria; couro cru; artesanato; identidade; saber fazer.

DISSERTAÇÃO FINAL JULIANA MACHADO

A guasqueria, é um ofício artesanal que trabalha com couro cru, possui técnica de transmissão de um saber fazer, em um processo de criar objetos que segue uma estrutura dorsal, sendo ela: I) Carnear, II) Estaquear, III) Secar; IV) Lonquear; V) Sovar; VI) Tirar tentos e VII) Trançar. Esse ofício está fortemente relacionado com o trabalho do campeiro/peão, figura que está sempre realizando tarefas de campo nas estâncias, principalmente com auxílio do cavalo. Logo, o peão também é guasqueiro. O objetivo desta dissertação foi buscar compreender a produção e reprodução deste ofício secular, verificando como os guasqueiros aprenderam suas técnicas e criam suas obras, procurando também os motivos que levaram esses sujeitos sociais a produzirem guasqueria. Para compreender esses processos utilizou-se pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com método de entrevistas semiestruturadas para a coleta de informações com sete guasqueiros da cidade. Como resultados podemos destacar que todos os guasqueiros desta pesquisa seguem a estrutura dorsal precitada para trabalhar a matéria prima, o couro cru. Assim como o fato de todos terem vivido na zona rural e trabalhado como peões, esse sendo um dos principais motivos para se dedicarem ao ofício de guasquear, principalmente para consertarem seus arreios de monta. Como também, terem aprendido esse saber fazer por meio do compartilhamento do conhecimento entre guasqueiros. Por fim, a produção e reprodução do artesanato em couro cru, guasqueria, ocorre pela transmissão da técnica de um sujeito para o outro, principalmente quando estes exercem a profissão de peão, ocorrendo um compartilhamento de saberes. Fazendo com que esses sujeitos praticantes deste ofício se identifiquem como guasqueiros.

Amanda Basilio Santos

Lembrar aos Vivos de seus Mortos e de sua Mortalidade: Transi Tombs na Inglaterra e seu duplo desígnio memorial no século XV.

Palavras-chave: Tumbas Transi; Sóciotransmissores; Iconografia; Inglaterra Medieval.

Dissertação Oficial Amanda

Uma Transi Tomb é um monumento funerário da Idade Média Tardia, que possui uma efígie decumbente de uma pessoa em estágio de decomposição. Tema iconográfico relativamente comum no século XV, compunha a temática macabra da arte, que transpassava a iluminura de manuscritos, pinturas parietais, esculturas com os mais variados usos e a poesia e literatura. Temos duas variantes básicas de Transi Tombs: um que possui apenas a efígie cadavérica, e outra que traz em nível superior uma efígie tradicional, com todos os elementos da vida política do patrono. Em nossa dissertação, analisamos este estilo funerário por meio do estudo de onze tumbas inglesas macabras. Nosso banco de fontes é composto por tumbas de clérigos, nobres e mercadores. Esta pesquisa é guiada pelos conceitos de memoriabild e sóciotransmissores, e estuda as tumbas dentro de seu contexto histórico, fazendo o levantamento de sua iconografia e materialidade, por meio de Panofsky e dos conceitos de imagem-corpo e site-specific, para compreender as questões memoriais envolvidas na constituição destes monumentos tumulares.

Mariana Boujadi Mariano da Silva

O Programa Pontos de Memória no contexto sul-rio-grandense

Palavras-chave: Tumbas Transi; Sóciotransmissores; Iconografia; Inglaterra Medieval.

SILVA, Mariana BM_

Esta dissertação apresenta uma análise do Programa Pontos de Memória através do estudo dos Pontos de Memória localizados no Rio Grande do Sul. O objetivo principal do trabalho foi compreender como os Pontos de Memória se articulam com o discurso oficial da proposta do IBRAM. Para tanto foi utilizada a metodologia de análise de políticas públicas, que possibilita compreender também os interesses, as decisões e os conflitos que participam de toda a formulação e implementação de determinada política pública. Entende-se que o Programa Pontos de Memória tem sido a principal ferramenta do Ministério da Cultura, através de sua autarquia, o Instituto Brasileiro de Museus, para o reconhecimento de espaços de memória sociomuseológicos, dessa forma observou-se as questões relativas ao protagonismo e envolvimento comunitário na criação e manutenção destes espaços, a longevidade dos Pontos de Memória e dos projetos por eles desenvolvidos.

Fabíola Peres de Souza

Militares de Carreira: Prosopografia do oficialato do Exército brasileiro (1900-1954)

Palavras-chave: Prosopografia, Carreira militar, ascensão a patentes, Relações interpessoais, memória.

Versão final dissertação – Fabíola Souza- CORRIGIDO

Este trabalho tem como foco a análise de carreiras militares através da prosopografia, ou também conhecida como biografia coletiva, no período entre 1900-1954. Através deste método e de um corpus documental composto de cem nomes se procurou buscar elementos que fossem comuns a esses militares, e como eles estiveram presentes na vida política do país em levantes como o movimento Tenentista de 1922, a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932, bem como no golpe do Estado Novo em 1937, governo Vargas em 1945, governo Eurico Gaspar Dutra e, por fim, o retorno e fim da administração de Getúlio Vargas. O objetivo da pesquisa foi analisar quais os elementos comuns entre os oficiais ingressantes no exército em meados de 1900, como ocorria a ascensão às patentes e a qual escola pertenceram, além de averiguar como se desenvolviam as relações interpessoais.

Simone Rassmussen Neutzling

Para uma hierarquia dos valores do patrimônio arquitetônico urbano. Proposição baseada nos inventários de Jaguarão e São Leopoldo/RS.

Palavras-chave: Inventário. Atribuição de valores. Patrimônio arquitetônico. Centro histórico. Jaguarão. São Leopoldo.

MESTRADO SIMONE NEUTZLING

A presente pesquisa tem por objetivo avaliar a metodologia de realização de inventários SICG/IPHAN, no que se refere à atribuição de valores aos bens de interesse cultural e apresentar proposições para um Sistema de Atribuição de Valores ao patrimônio arquitetônico urbano. O estudo se desenvolve a partir da análise de dois estudos de casos, compara os inventários realizados nos centros históricos das cidades de Jaguarão/RS (2009) e São Leopoldo/RS (2016). A base metodológica utilizada na realização dos inventários foi a mesma. A diferença reside no emprego da metodologia de Instâncias Culturais/IPHAE no trabalho realizado em São Leopoldo. O foco da presente pesquisa foi a comparação entre a forma de atribuição de valores – de seleção e classificação – aos bens de interesse cultural, em cada um dos inventários executados. Concluiu que a metodologia utilizada para a elaboração dos inventários do patrimônio arquitetônico urbano se mostrou adequada e eficaz para o levantamento, análise e cadastro dos itens necessários para leitura e compreensão dos sítios históricos. Quanto à metodologia de atribuição de valores, a adoção dos critérios estabelecidos pelas Instâncias Culturais/IPHAE se mostrou efetiva na etapa de seleção dos bens de interesse cultural. O estudo dos instrumentos utilizados buscou promover o aprimoramento dos critérios de seleção e classificação dos bens de interesse, por meio da atribuição e hierarquização de valores. Através da tentativa de elaboração de um Sistema de Atribuição de Valores ao patrimônio arquitetônico, visou auxiliar na construção de critérios para a seleção e classificação de bens patrimoniais, com o objetivo de identificar qual a relevância do bem inventariado, quais os critérios fundamentaram a sua escolha e quais as ações norteadoras para as futuras intervenções de preservação desses imóveis.

JAZMINE DAFNE SOMELLERA CARRASCO

PAISAJE AGAVERO Y ANTIGUAS INSTALACIONES INDUSTRIALES DE TEQUILA A 10 AÑOS DE SU DECLARATORIA COMO PATRIMONIO MUNDIAL DE LA HUMANIDAD

Palavras-chave: paisagem cultural; Patrimônio Mundial; agave; tequila

Dissertação Jazmine Somellera

Paisagem Cultural como Patrimônio da Humanidade é uma conceituação recente aplicada por organizações internacionais como medida de conservação do conjunto de patrimônio cultural e natural excepcional – que auxilia na gestão e interação dos diferentes atores (população civil, governo e setor privado) em uma área particular. Devido à sua grande dimensão, carga histórica, grau de vulnerabilidade e reconhecimento além do local, este grupo de patrimônio é premiado com a categoria de Patrimônio Mundial da Humanidade. Especificamente, ao longo deste trabalho, o desenvolvimento falará da paisagem cultural agavera, concebida como Patrimônio Mundial após catalogação, graças à sua importante história agrícola ligada ao agave e à produção tradicional de um destilado mundialmente conhecido como “Tequila”; mistura de valores, costumes, técnicas agrícolas e artesanais, de um período indígena e colonial retratam o patrimônio material e imaterial do lugar. Foi um longo processo para chegar à catalogação em 2006, no entanto, e graças ao reconhecimento por parte das organizações internacionais, a paisagem está sendo levada em consideração nas ações dos programas governamentais, da sociedade e do setor privado. Agora, mais de dez anos depois da catalogação, este percurso será exposto principalmente através de documentos da UNESCO, do governo, de cientistas e da imprensa nacional e estrangeira, para que se tome conhecimento de como tem sido o desenvolvimento da área agavera, se existem ações que só permanecem nos escritos da declaração, qual é o nível de abrangência que cumpre e quais são os interesses que se destacaram entre o privado é o público.

Ricardo Jaekel dos Santos

Postes e luminárias em metal fundido de iluminação pública: patrimônio em Pelotas, RS, 1873-1931

Palavras-chave: patrimônio cultural; equipamentos urbanos; bens integrados, postes e luminárias; metalografia.

DISSERTAÇÃO Final_ Ricardo

Esta dissertação trata da investigação de luminárias em metal fundido da cidade de Pelotas, do período de 1873 a 1931, objetivando o melhor conhecimento desses bens através de seu inventário para promover sua preservação, valorização e utilização. Essas se encontram integradas ao patrimônio histórico arquitetônico eclético do município, sendo encontradas em fachadas de prédios históricos e praças. Neste trabalho apresentam-se estudos históricos sobre a evolução das fontes de iluminação, bem como da expansão da modernidade com o uso dos metais fundidos na produção de objetos, especialmente o ferro. Documentaram-se, investigaram-se e determinaram-se quais e onde estão as luminárias, criando um banco de referências para auxiliar na sua preservação. Para isso optou-se por uma metodologia de cadastro em forma de inventário, que abrangeu as quatro zonas de preservação do patrimônio cultural da cidade, sendo que o cadastramento permitiu a identificação de diferentes tipos e em diferentes estados de conservação. Paralelamente ao inventário realizou-se pesquisa documental e iconográfica e, com foco na Praça Coronel Pedro Osório, estudos metalográficos e da composição química de tintas de revestimento foram conduzidos para os postes do Chafariz Fonte Das Nereidas, de modo a recuperar informações históricas e a permitir a proposição de estratégias mais adequadas para sua conservação-restauração. Em Pelotas o uso desses artefatos metálicos se manifesta na forma de complementos da arquitetura urbana de praças e prédios grandiosos, no entanto, os estados de conservação encontrados, bem como o maior número de exemplares presentes em fotografias antigas quando comparado à quantidade atual, evidencia a perda e falta de reconhecimento dos mesmos.

Cícero Ney Pereira de Oliveira

HABITAÇÕES DE TAIPA E BARRO: Lugares de memórias e patrimônio na comunidade Barreiro do Café, São Raimundo Nonato/PI

Palavras-chave: Lugares de memória; Patrimônio; Identidade; Barreiro do Café; Casas de Taipa e Barro

DISSERTAÇÃO Cícero

Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar os lugares de memórias, representação e percepção patrimonial de pessoas que habitam construções de taipa e barro na comunidade rural Barreiro do Café, situada nas proximidades da cidade de São Raimundo Nonato, sudeste do estado do Piauí. Procura entender ainda o potencial desses lugares para evocar memórias e forjar identidades. Apoiados nesses objetivos refletimos sobre as seguintes indagações os habitantes da comunidade rural Barreiro do Café reconhece a mesma como um espaço de memórias e de afirmação identitária? Tais memórias são individual, partilhadas ou ambas? Quais são as conexões de memórias que as pessoas criam ao falarem sobre a tradição de costruir casas de taipa e barro?

Como procedimento metodológico, utilizamos, sobretudo, a entrevista presencial e, igualmente, observação do pesquisador. Cumpre mencionar que as entrevistas foram aplicadas aos moradores do povoado, com exceção de dois entrevistados que já moraram no povoado e hoje residem na cidade de São Raimunido Nonato. Por esse caminho percebemos que a materialidade dos objetos (casas) e a intangividade do saber fazer são os principais elementos de facilitação para evocação das memórias no povoado. Nesse sentido, essa pesquisa é relevante por estar o tema do patrimônio rural no cerne das discussões contemporâneas que tangenciam a memória social e o patrimônio cultural, por refletir sobre a forma como as pessoas se apropriam, significam e resignificam espaços aqui considerados como patrimônio, de sorte a afirmar, refutar ou mesmo reelaborar suas memórias e identidades.

Letícia Alves Pereira

A identidade representada, da espiritualidade à materialidade (Pelotas-RS): a arte umbandista de Judith Bacci

Palavras-chave: Cultura Material. Umbanda. Identidade umbandista. Judith Bacci.

DISSERTACAO leticia pereira

Esta pesquisa versa sobre as esculturas vinculadas à umbanda realizadas por Judith Bacci (1918-1991), artista negra pelotense, que iniciou suas atividades artísticas na antiga Escola de Belas Artes, em Pelotas-RS, atual Centro de Artes. A história da artista evidencia fatores que a levaram às produções estudadas neste trabalho, dentre elas estão esculturas de Orixás, pretas-velhas, baianas, máscaras egípcias e chinesas. Utilizando-se da cultura material na construção da história local, da memória social e do patrimônio cultural, busca-se entender aspectos da identidade umbandista na cidade a partir da análise das obras produzidas entre 1960 a 1985 pela escultora. Na análise da significação das peças optou-se por aplicar a metodologia sobre iconografia e iconologia proposta por Erwin Panofsky (1991). A partir dessa leitura das imagens, refletir-se-á sobre a hierarquização de bens patrimoniais, o branqueamento de figuras africanas, os conflitos memoriais, o sincretismo e o hibridismo cultural. Tópicos relevantes, pois observa-se que os objetos que servem como exemplares de patrimônio não são escolhidos de forma neutra, já que os critérios de seleção e descarte buscam a manutenção de poder, destacando uma cultura em detrimento de outra. Dessa forma, a cultura material deve ser analisada com olhar crítico para que não valorize apenas modelos da cultura dominante. Para a concretização deste trabalho, além do uso de entrevistas realizadas com a comunidade que possuía relação com a artista, foram consultados jornais da época e utilizados instrumentais teóricos disponíveis. Visto que as esculturas estudadas são de efetivo uso na cidade, sobretudo em cerimônias religiosas, torna-se importante esta pesquisa, pois as obras apresentam uma força simbólica que alcança uma coletividade e contribuem para a consolidação identitária. Assim, pretende-se esclarecer questões da identidade umbandista possibilitando uma melhor compreensão da religião genuinamente brasileira, mas que, por vezes, é marginalizada neste país dito multicultural.

Juliana de Oliveira Plá

A representatividade do patrimônio arquitetônico histórico de Jaguarão: a perspectiva dos usuários e das políticas de patrimonialização

Palavras-chave: patrimônio; preservação; ativação patrimonial; participação social

Juliana Dissertação

O patrimônio arquitetônico da cidade de Jaguarão passa desde 1988 pelo processo de reconhecimento histórico da arquitetura do centro urbano da cidade e de mais algumas edificações isoladas, culminando em 2011 com o tombamento de seu conjunto histórico e paisagístico pelo IPHAN. Trata-se do maior tombamento em número de exemplares de imóveis do estado do rio grande do sul, com mais de 600 exemplares. O presente trabalho se propõe a analisar os caminhos percorridos pelo patrimônio arquitetônico da cidade através de seus processos de patrimonialização, identificando o papel da comunidade no processo de escolha e reconhecimento destes. O trabalho, de caráter exploratório, se utiliza de estudo com bibliografia dedicada aos temas: preservação do patrimônio, ativação patrimonial e identidade; de análise de seis ações e processos que influenciaram a preservação do patrimônio cultural realizadas entre 1982 a 2011 – sendo: Projeto Jaguar; Inventário do Patrimônio Arquitetônico da Cidade de Jaguarão; Programa de Revitalização Integrada de Jaguarão; Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano; Plano Diretor Participativo de Jaguarão e Dossiê de Tombamento do Conjunto Histórico e Paisagístico de Jaguarão – além de dados coletados a partir da aplicação de questionários com a comunidade jaguarense nos bairros que compõe a zona urbana da cidade.

ROGER LANGONE LEAL

Escrita na arquitetura eclética da cidade de pelotas: inventário de inscrições tipográficas nos imóveis históricos (1850-1930)

Palavras-chave: inventário; inscrições tipográficas; tipografia; arquitetura.

Dissertacao_Roger_Langone_Leal

O presente estudo apresenta o processo de construção de um inventário das inscrições tipográficas presentes nos imóveis históricos da cidade de Pelotas, visando sua valorização enquanto expressão de escrita, assim como sua preservação por meio do registro e documentação de suas ocorrências. A cidade de Pelotas foi escolhida em virtude do seu conjunto arquitetônico eclético apresentar um número considerável de inscrições tipográficas. As manifestações de escrita aqui inventariadas obedecem ao limite geográfico das Zonas de Preservação do Patrimônio Cultural, estabelecidas por lei municipal que busca resguardar as áreas da cidade de interesse histórico e cultural e ao limite temporal da produção arquitetônica realizada entre os anos de 1850 e 1930. O trabalho está estruturado em quatro capítulos. Após a introdução, o segundo capítulo apresenta as características da arquitetura eclética desenvolvida na cidade, assim como as funções e consequentes sistemas de classificação das inscrições tipográficas. O terceiro retrata o inventário como forma de preservação, mostrando suas origens e o processo de inventariamento adotado. O quarto capítulo expõe os resultados obtidos com a produção deste inventário. O quinto e último apresenta as conclusões sobre o estudo desenvolvido, mostrando a adequação do inventário realizado à função de organizar os dados relativos às inscrições para análise.

Defesas 2017

Andrea Añón Monteserin

La salvaguardia del PCI por parte del estado uruguayo: el caso del Candombe

Palavras-chave: Políticas públicas. Patrimônio imaterial. Candombe. Afrodescendentes. Espetacularização.

Dissertação-Añón-CD

“El Candombe y su espacio sociocultural” é uma manifestação cultural tradicional de Uruguai declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2009. Este reconhecimento internacional supõe um compromisso por parte do Estado para assegurar a salvaguarda do Candombe. Para isso, parte-se da evolução do conceito de patrimônio imaterial a nível internacional –conduzido pelos Estados por meio da UNESCO- até sua incorporação nos dispositivos legais em Uruguai. Analisam-se estes dispositivos assim como sua incidência na expressão e na comunidade afrodescendente, considerando a comunidade como um ator ativo que teve incidência nos avanços legais e seus correspondentes benefícios. Foi necessário entrevistar protagonistas da comunidade para adquirir suas próprias memórias e discursos sobre o Candombe e seu lugar na sociedade uruguaia. Do mesmo modo realizaram-se entrevistas a autoridades e ex responsáveis da gestão do patrimônio para entender as necessidades, interesses e formas em que avança a salvaguarda do imaterial. Finalmente, presenta-se a expressão do Candombe como um processo que acontece ao mesmo tempo que sua patrimonialização e sua salvaguarda, assim como seus atuais riscos de espectacularização e modificações.

José Andreas Curbelo Knutson

La música de acordeón y bandoneón del norte de Uruguay

Palavras-chave: acordeão; bandoneão; polca; tradição; memória; Uruguai

DISSERTAÇÃO_CURBELO_2017_21_09

Desde a segunda metade do século XIX existe uma tradição cultural no norte do Uruguai de música de acordeão e bandoneão. Esta música tem suas raízes na mistura cultural multiétnica da região rural ao norte do Rio Negro que divide ao país, uma região de confluência e conflito histórico entre os mundos hispanoparlante e lusófono. Os ritmos principais como: polca, habanera, e mazurca são adaptações rurais de música popular do século XIX e princípios do século XX introduzida ao Uruguai por médio dos grandes centros urbanos da região. Nesta dissertação se faz uma resenha da cultura e música do norte uruguaio e se examinam os principais modos de transmissão da tradição musical de acordeão e bandoneão: família, oralidade primaria, oralidade mediatizada e aprendizagem institucional. A través das memorias vividas de intérpretes de acordeão e bandoneão de distintas idades e de distintas cidades do norte uruguaio, se realiza um analise do funcionamento dos bailes sociais que têm sido o cenário fundamental desta tradição musical. Se descreve o papel social que esses bailes têm para comunidades do norte uruguaio e se presentam os distintos aspectos logísticos de sua organização y realização. Também se analisam os fatores que contribuíram ao processo de decadência dos bailes amenizados por acordeão e bandoneão no norte uruguaio que incluem fatores legais, económicos, tecnológicos e sociais. Ao final se começa a examinar as transformações atuais no uso de acordeão e bandoneão no norte uruguaio.

Luciana Chavez

“De Lugares y Objetos”La diáspora africana en la ciudad de San Miguel de Tucumán,Norte de Argentina

Palavras-chave: Patrimônio- Visibilidade- Escravos – Afroargentinos

Disertación Luciana_Chavez 2017

A presença de escravos africanos na Argentina continua a ser um assunto em constante discussão e desenvolvimento. Ela é negada, silenciada e, no melhor dos casos, minimizada nos discursos oficiais da configuração da nação. Tal ausência instalou-se e criou raízes na memória e no imaginário coletivo dos argentinos. Nos últimos anos vem surgindo vários estudos acadêmicos com o objetivo de reivindicar a história sobre a presença de afroargentinos, assim como a incidência e a importância que eles tiveram e têm em diferentes processos históricos do país. Neste contexto situa-se essa pesquisa. Buscamos integrar o processo de ressignificação do passado africano na Argentina, visibilizando a presença e relevância da população de escravos africanos a partir do reconhecimento e interpretação de seu legado material como valor constituinte do patrimônio cultural afroargentino. O estudo tem como lócus a cidade de San Miguel de Tucumán, localizada na região noroeste do país. Desta forma, e a partir das contribuições teóricas e metodológicas dos estudos da diáspora africana, o trabalho se apresenta a partir de três linhas de materialidade: documentos coloniais, lugares e cultura material. Cada uma vai contribuir, de acordo com suas especificidades e generalidades, Com diferentes perspectivas a partir das quais, a população de escravos africanos fez-se evidente no passado da cidade.

Juliana Cordeiro Modesto

VOZES INTANGÍVEIS DA PASSAGEM PEDREIRINHA: memória e patrimônio no Bairro do Guamá, Belém do Pará

Palavras-chave: Sociomuseologia. Cultura Popular. Protagonismo Social. Fenômeno Museológico.

DISSERTAÇÃO – JULIANA MODESTO

Esta dissertação se propôs compreender e ativar o potencial museológico da Passagem Pedreirinha, localizada no Bairro do Guamá, em Belém do Pará. Assim, o recorte de pesquisa procedeu-se por meio do estudo da cultura popular da rua supracitada. Vinculado às concepções da sociomuseologia, este trabalho tem o intuito de provocar, ativar e colocar em evidência as “memórias subterrâneas” das manifestações culturais, religiosas e afrorreligiosa existentes neste território. Levando em conta os aspectos da participação social, buscou-se dar “um outro sentido” a Pedreirinha, atribuindo-lhe novas funções, criando possibilidades da mesma tornar-se uma rua-documento, com fortes suportes de informação. A investigação metodológica ocorreu por meio de nove narrativas discursivas coletadas através da entrevista de história de vida; de pesquisa documental e bibliográfica; como também usamos o método da etnografia empregado nas atividades dos grupos culturais e religiosos. Os resultados alcançados foram: a reconstrução da história do Bairro do Guamá bem como da Passagem Pedreirinha e o construto de um mapa cultural desta rua, através do método da cartografia cultural, usando como suporte os depoimentos dos interlocutores entrevistados e dos referenciais identificados por eles. Nesse sentido, tratamos essa rua como um fenômeno museológico, mas é importante ressaltar que a Pedreirinha não perde sua função original de fluxo urbano. Porém, este processo acrescenta dimensões valorativas à rua, gerando novos significados aos que por ela passam e convivem, incorporando-a em uma nova realidade, que por meio do agenciamento das pessoas, do provocar o olhar para a importância do que fazem, damos vitalidade a tudo isso, havendo assim, a ativação patrimonial da Passagem Pedreirinha, processo este construído para a comunidade e com a comunidade. Assim, a Pedreirinha mais do que um simples espaço de tráfego, transforma-se em um lugar de efervescência cultural, tornando-se o testemunho vivo de uma outra faceta dos lugares periféricos da metrópole da Amazônia.

Karla Nazareth-Tissot

A cidade da infância (re)visitada A relação entre presente e passado sobre o futuro da nostalgia em Pelotas (RS)

Palavras-chave: nostalgia; lugar; tempo; percepção; memória.

NAZARETH-TISSOT, Karla. A cidade da infancia (re)visitada – Dissertacao – PPGMP – 2017

O tempo se inscreve na cidade e a cidade, através de suas transformações, ausências e permanências se inscreve na memória de seus habitantes. Em pouco mais de trinta anos, quem viveu a infância em Pelotas (RS) nos anos 80 e início dos anos 90, ao confrontar a cidade lembrada e a cidade percebida, com frequência deixa transparecer o sentimento nostálgico em suas narrativas. Entre conversas com amigos pelotenses, cujas infâncias se deram na referida época, a nostalgia em seus relatos, no entanto, parece ir além de uma mera presença de passado, parece indicar também um sentimento menor ou maior de pertença e identidade com relação a Pelotas (RS), e não somente no presente, mas também sobre às projeções de futuro. Desta feita, esse estudo busca compreender como os lugares nostálgicos são percebidos na cidade de Pelotas (RS) e como a imagem resultante dessa percepção se relaciona com a construção do senso de identidade e de pertencimento com a cidade. A estratégia para responder a essa indagação é o de identificar o tipo de relevância que os lugares possuem e a nostalgia acionada por eles. A abordagem metodológica se apóia na fenomenologia da Geografia Humanística, com enfoque nos elementos organizadores da imagem da cidade elaborados por Kevin Lynch. Assim, através das entrevistas com pessoas nascidas entre 1977 e 1982, notamos que os lugares recordados podem ser classificados através de elementos muito similares aos sugeridos por Lynch, além de evocarem sentimentos nostálgicos de naturezas distintas. Também sugerirmos que, quanto mais marcos espaciais e zonas afetivas os sujeitos possuem, e quanto maior e mais positiva a nostalgia que provocam, maior a identidade e pertencimento com a cidade.

Flavia Silva Faro

ESCULTURAS EM BRONZE DA PRAÇA CORONEL PEDRO OSÓRIO, PELOTAS, RS: UMA METODOLOGIA DE CONSERVAÇÃO A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

Palavras-chave: patrimônio; esculturas em bronze; conservação;

Versão Final Defesa Entrega Flavia

A presente pesquisa propõe uma metodologia para diagnóstico relacionada à conservação de esculturas em bronze de exterior a partir de um estudo de caso. Localizadas na Praça Coronel Pedro Osório, núcleo do centro histórico na cidade de Pelotas, RS, as sete obras em bronze, além de terem sido produzidas por artistas renomados, fazem parte do patrimônio cultural pelotense envolvendo valores históricos e artísticos. As esculturas em bronze encontram-se com patologias diversas e em estado de degradação continuo devido a fatores decorrentes do espaço externo onde estão expostas, por ações de vândalos e pela falta de conservação periódica. Além da pesquisa histórica, as etapas do trabalho envolveram exames organolépticos, in situ nas sete obras. Em uma única escultura, foram feitos exames com análises da composição química do metal base através de extração de amostras e a realização de testes com solventes para limpeza de sujidades generalizadas e superficiais. A partir dos resultados obtidos elaborou-se uma metodologia de trabalho para ser utilizada em procedimentos futuros de conservação em obras em bronze de exterior vinculadas ao patrimônio histórico cultural.

GABRIELA ZILLI

O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE INHOTIM/ MG: A FRUIÇÃO DA OBRA COMO ESTRATÉGIA DE CONSERVAÇÃO

Palavras-chave: arte contemporânea – museu de arte – conservação – patrimônio

ZILLI, Gabriela_ O Museu de Arte Contemporânea de Inhotim M

Até o inicio do século XX, a arte era concebida como objeto único, fruto da genialidade artística. A partir dos anos de 1960, essa característica se dilui em formas mais dinâmicas de arte, trazendo a interatividade como parte fundamental da obra. O objeto, antes meramente contemplativo, passa a ter outros significados a partir de sua relação com o espectador, com o entorno e com o espaço social. Do objeto estático à ação, a arte hibridiza-se na sociedade, mescla-se à cultura e às formas tradicionais de viver o cotidiano. Em meio a esse universo de formas possíveis, a conservação apresenta-se como uma atividade complexa. A preservação das produções contemporânea requer mais do que o conhecimento sobre a técnica e os materiais empregados, exige o entendimento da proposta do artista e a compreensão de seu valor cultural. Tendo o acervo museológico do Instituto Inhotim como fonte de pesquisa, buscou-se, nesta dissertação, compreender as relações estabelecidas, no contexto museal, entre a proposta do artista, a instituição e o público. Objetivou-se assim, verificar como estas relações se manifestam e são refletidas nas práticas de preservação das obras de arte atuais. Usando dessa informações como subsídio, discute-se a fruição das obras de arte como estratégias de conservação.

Elis Esther Meza Peña

Dinámicas locales y negociación de la Modernidad: Políticas de la patrimonialización entre los Mapoyo (Venezuela)

Palavras-chave: Modernidade. Patrimônio Cultural. Política. Indigenas. Mapoyo.

DISSERTACAO Elis final

A interseção da agencia indígena nas políticas de representação cultural em níveis nacional e global tem especial relevância para o entendimento das negociações da modernidade, a qual tem traduções nos termos próprios de cada localidade. O trânsito do contexto histórico dos Mapoyo da escala local ao discurso nacionalista Bolivariano em relação a sua participação nas lutas independentistas do século XIX está interceptado pela mediação da instituição de um patrimônio cultural chancelado pela UNESCO. Salientamos que tanto sua inclusão na Lista de Patrimônio Imaterial em necessidade de Salvaguarda Urgente, como a previa construção de um Museu Comunitário, foram elementos essenciais no processo de ―revitalização cultural‖ do grupo. Neste panorama se põem em marcha processos de articulação das conceituações homogeneizadoras e ―universais‖ com suas interpelações locais. Assim, propomos uma abordagem multiescalar para a análise das relações entre etnicidade e processos de patrimonialização, onde sejam contempladas a trajetória diacrônica e a rede de contextos e agentes sociais que possibilitam a efetiva ativação patrimonial. Apresentamos também uma revisão dos mecanismos de gerenciamento do poder em relação à memória como diferenciador cultural, uma vez que discutimos o papel do essencialismo nos movimentos políticos indígenas em relação á territorialidade. Interessa-nos salientar o rol político do patrimônio cultural, e a forma pela qual essa ―tecnologia de governo‖ tem sido apropriada pelos Mapoyo, em articulação ao projeto ideológico Bolivariano. Finalmente, esboçamos um debate sobre as práticas para a salvaguarda das tradições orais.

Jossana Peil Coelho

Os significados do Lugar: memórias sobre a extinta fábrica Laneira Brasileira S.A. (Pelotas / RS)

Palavras-chave: Patrimônio Industrial. Paisagem Cultural. Memória social. Laneira Brasileira S.A.

Dissertação PPGMP Jossana Peil Coelho

Este trabalho objetiva verificar o reconhecimento, a valorização e a apropriação do patrimônio industrial da Laneira Brasileira S.A. através da construção de um inventário de memórias sobre esse patrimônio e seu entorno por meio de entrevistas e pelo emprego do inventário proposto pelo IPHAN no Programa Mais Educação, contribuindo assim para uma nova percepção sobre esse lugar, que colaborou para o entendimento de histórias de vida e valores, principalmente da comunidade do seu entorno, e por intermédio da metodologia empregada ajudará na reflexão dessa antiga fábrica como patrimônio industrial, evocador de memórias e elemento central de uma paisagem cultural.

Gisele Dutra Quevedo

A festa da Bicharada do Ari: um patrimônio da comunidade de Piratini – RS

Palavras-chave: Festa popular, Carnaval, Bicharada do Ari, Identidade, Memória, Patrimônio.

Gisele Dissertação -com as correções finais para imprimir

Esta dissertação busca investigar a relação entre a comunidade da cidade de Piratini, no Rio Grande do Sul e a festa popular intitulada Bicharada do Ari, evento realizado desde o final da década de 1940, no período que antecede o Carnaval. Utilizando fotografias e, sobretudo, a História Oral, essa dissertação procura construir a história da festa, até então não registrada oficialmente. Além disso, procura descrever os rituais da festa, seus significados e discute seus valores patrimoniais, utilizando categorias como memória, identidade e patrimônio e questiona também a viabilidade/necessidade e impacto da candidatura dessa festa como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Partiu-se da premissa de que a festa não corre riscos de esquecimento, uma vez que é reproduzida anualmente pela comunidade e, embora tenha passado por significativas transformações durante as décadas, até apresentar o formato atual, mantém algumas das principais características originais do período de sua criação. Entretanto, como uma manifestação efêmera, não é possível, nem desejável, congelar as dinâmicas e as interpretações dessa manifestação popular viva da comunidade piratiniense. Para fins de registro, análise e quiçá uma instrumentação, foi empreendido um esforço nesse trabalho resultando na dissertação.

GISLAINE PINTO KRAMER

ARQUIVO E SOCIEDADE: FORMAÇÃO E ACESSO AO PATRIMÔNIO ARQUIVÍSTICO NOS MUNICIPIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-Chave: Arquivo Público Municipal; Patrimônio Arquivístico; Patrimônio Do-cumental; Patrimônio Cultural.


Este estudo trata do papel dos Arquivos Públicos municipais enquanto instituições ati-vas na elaboração de políticas de gestão e acesso ao patrimônio documental arqui-vístico. Os documentos de arquivo, gerados pelas funções e atividades de seu produ-tor e pelo contexto social que os envolve, nascem com fins administrativos, jurídicos e fiscais e podem permanecer no tempo pelos seus aspectos histórico-culturais. En-quanto patrimônio cultural, carregam em si um grande potencial de uso na formação da identidade, dotados de funções e significados. A formação e o acesso ao patrimônio arquivístico municipal está condicionado à implantação de procedimentos e normas de gestão em todas as Unidades do Poder Executivo Municipal. A Lei 12.527/2011 ampliou e ratificou o direito à informação, e diversos aspectos da Lei 8.159/1991 quanto ao dever de gestão e preservação para o acesso às informações públicas. Para levantar a importância dos Arquivos na elaboração das políticas arquivísticas, em benefício do patrimônio arquivístico municipal, buscou-se investigar as ações de-senvolvidas pelos municípios do estado do Rio Grande do Sul em relação à política nacional de arquivos, ao direito de acesso à informação e à potencialidade de uso dos documentos enquanto patrimônio cultural. Os resultados da pesquisa apontam que no Brasil consolidaram-se vastas discussões e normas sobre as políticas arquivísticas e de acesso às informações públicas para a garantia de direitos, incluindo o direito à memória, que, ao mesmo tempo, propulsionou maior acesso aos Arquivos pela soci-edade e nova postura das entidades arquivísticas. Embora tais avanços tenham influ-ído na ampliação das políticas públicas em direção ao patrimônio cultural e na valori-zação do patrimônio documental no Brasil, os Arquivos Públicos Municipais ainda ca-recem de uma política de gestão e acesso para exteriorizar o seu patrimônio cultural. No Rio Grande do Sul, 8% dos municípios foram localizados com Arquivos divulgados na rede mundial de computadores (internet), dos quais 13% instituíram, através de Lei ou Decreto, a política de arquivos ou o sistema de arquivos municipal. A grande justi-ficativa para a gestão e a preservação, além da transparência pública e eficiência, é que uma parcela dos documentos gerados pela máquina administrativa é patrimônio cultural em potencial que pode ser utilizado como ativadores da memória coletiva e contribuir com o desenvolvimento social.

José Paulo Siefert Brahm

A MUSEALIDADE NO MUSEU GRUPPELLI, PELOTAS/RS: Entre o visível e o invisível

Palavras-chave: Museologia. Patrimônio. Memória. Musealidade. Museu Gruppelli.

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a percepção museal do público ao vislumbrar os objetos expostos, do Museu Gruppelli, situado na zona rural da cidade de Pelotas/RS, bem como, seu potencial de evocar memórias e forjar identidades. Ancorados nesse objetivo, buscaremos esclarecer as seguintes indagações: o público que visita o Museu Gruppelli e suas exposições o reconhece como um espaço propício de evocação de memórias e de afirmação identitária? Quais memórias os objetos expostos evocam: individual, partilhada ou ambas? Quais são as conexões que as pessoas criam ao observarem os objetos expostos? Como procedimento metodológico, utilizamos, sobretudo, a entrevista (presencial) e, igualmente, observação do pesquisador. Cumpre mencionar que as entrevistas foram aplicadas aos frequentadores do Museu, sejam eles moradores da zona rural ou da urbana, durante a visitação. Por esse caminho, percebemos que o trabalho memorial é facilitado pela fisicalidade dos objetos que guiam a nossa análise, a foice e a carroça, e pela conexão desses com outros objetos expostos. A pesquisa ora apresentada se torna relevante por estar no cerne das discussões contemporâneas que tangenciam a memória social e o patrimônio cultural, por lançar luz sobre a forma como as pessoas se apropriam, significam e usam o patrimônio, de sorte a afirmar (ou contestar) suas memórias e identidades. Do mesmo modo, interessa, também, ao campo dos museus, por buscar compreender como o público que visita o Museu Gruppelli percebe e se relaciona com os bens patrimoniais acautelados no espaço expositivo, tendo como referência o conceito de musealidade – conceito esse que é reconhecido como um dos principais objetos de estudo da Museologia. Desta feita, pretendemos, com esse estudo, solidificar e criar novas pontes disciplinares entre as áreas (memória, patrimônio e museu). Ao mesmo tempo, que intenta inter-relacionar e observar as aproximações e os limites conceituais de ambas às áreas.

Marcela Paz Carrasco Rodríguez

TEJIENDO PRÁCTICAS EN UNA FARMACINHA CASERA DEL MST Memorias de mujeres del assentamento 12 de julho (Canguçu/RS) sobre el uso de plantas medicinales.

Palavras chaves: Memória, Mulheres, Farmacinha, Plantas Medicinais, Patrimônio.

Esse projeto de investigação tem como objetivo tecer as praticas das mulheres da Farmacinha Caseira do Assentamento 12 de Julho, do Movimento de trabalhadores sem-terra (MST), localizado ao interior do município de Canguçu, região sul do Estado de Rio Grande do Sul (RS), Brasil. A farmacinha é um espaço onde as mulheres se reúnem para elaborar remédios com plantas medicinais, tornando-se, assim, um lugar privilegiado de conservação da memória e de transmição de uma tradição. Experiências e sábios conhecimentos populares de mulheres sobre plantas medicinais que se transmitem oralmente de geração em geração as converte em socio-transmissoras de um saber-fazer. Elas compartem marcos sociais e uma metamemória em comum. Uma dicotomia dos papeis de gênero subvalora estas memórias ao naturalizar seus conhecimentos e subalternizá-los nas narrativas oficiais. A metodologia utilizada será qualitativa, sob as perspectivas da pesquisa Investigação-Ação-Participativa e Etnobotânica.
Priscila Chagas Oliveira

INTERFACES DA MEMÓRIA SOCIAL: análise do compartilhamento do conjunto de imagens digitais do Acervo Digital Bar Ocidente no Facebook

Palavras-Chave: cultura digital; memória social; interface social; imagens digitais; Acervo Digital Bar Ocidente.

Esta pesquisa reflete sobre a configuração da memória social no contexto do que se reconhece como emergência da linguagem eletrônica, ubiquidade das redes computacionais e do que se instaurou chamar de tecnologias da informação e comunicação. No paradigma tecnológico contemporâneo da cultura digital, as relações sociais tornam-se cíbridas – on e offline ao mesmo tempo – e os saberes (inteligências) têm potência de ser construídos colaborativamente e em rede. Se antes havia reflexão sobre uma reprodutibilidade técnica, advinda dos processos de reprodução da informação a partir de uma matriz específica, hoje, em função do uso das matrizes numéricas, todo e qualquer tipo de signo (sonoro, visual ou verbal) pode ser recebido, estocado, tratado e difundido via computador, através da mesma linguagem universal, instaurando o que aceitamos como cultura da colaboração e do acesso, uma cultura analítica que repica suas próprias matrizes, e não apenas sua cópia. Nesse mesmo contexto tecnológico, no campo da memória e do patrimônio vê-se ocorrer uma busca crescente pela criação e/ou adaptação de diversos museus, bibliotecas e acervos para a linguagem eletrônica. A partir dessa lógica, a presente investigação pretendeu responder a seguinte questão: como se encontra configurada a memória social a partir da análise das interfaces interativas do conjunto de imagens digitais postadas em mídias sociais? Nesse sentido, objetivou-se compreender as características (estrutura, atributos de funcionamento e linguagem) da mídia social como potência e interface da memória social. Para tanto, como pressupostos metodológicos, foi utilizada uma abordagem quali-quanti, tratando o objeto de pesquisa a partir do estudo de caso da fanpage do Acervo Digital Bar Ocidente no Facebook. Primeiramente fez-se a análise quantitativa do número de curtidas, compartilhamentos e comentários do corpus da pesquisa, o que denotou diferentes níveis de engajamento. Após, fez-se a análise qualitativa das postagens e legendas de compartilhamentos de imagens digitais operados. Como instrumentos e técnicas de análise, utilizaram-se a pesquisa bibliográfica, a observação direta não participante e a análise documental e de conteúdo. Identificado e apresentado os níveis das interfaces interativas na referida fanpage, acredita-se possível pensar o conjunto dessas imagens digitais e suas respectivas narrativas visuais como um novo formato de coleção patrimonial, patrimônio cultural digital, parte de novos fenômenos museais no ciberespaço, onde a interface é reconhecida como operadora da passagem, ponto nodal do agenciamento sócio-técnico. A esse cenário nomeamos de movimento de virtualização da memória e interfaceamento da cultura, e a essa nova configuração da memória social propomos pensar o conceito de Interfaces da Memória Social para designar as interfaces interativas computacionais das mídias sociais, que estão entre a noção de lugar de memória e meio de memória, as quais possibilitam uma gestão compartilhada do conhecimento, tornando sua construção potencialmente acessível (open access), colaborativa e desterritorializada. Conclui-se que o campo de estudo em memória social toma novos contornos com o estabelecimento da cultura digital, evidenciando a pujante necessidade de equilíbrio entre as práticas de acumulação/memória e dissolução/esquecimento na web, a fim de que se possa refletir a democratização do acesso às coleções patrimoniais e à memória do mundo do tempo presente.
Defesas 2016

ARLINDO AMÉRICO TAVARES MARTINS JÚNIOR

“O RIO É MEU E NINGUÉM MEXE!”: LUGAR, PAISAGEM E PATRIMÔNIO NA

PERCEPÇÃO DE MORADORES ALOCADOS EM PEDRO OSÓRIO E CERRITO

PARA COM O RIO PIRATINI

Palavras-chave: percepção; paisagem; patrimônio; rio Piratini

Dissertação ARLINDO AMÉRICO TAVARES MARTINS JÚNIOR

Com a fenomenologia merleau-pontyana como arcabouço filosófico e a geografia humanista vista como um de seus desdobramentos transdisciplinares, são abordadas as categorias espaciais lugar e paisagem e suas respectivas imbricações na construção memorial e identitária na percepção de moradores alocados em Pedro Osório e Cerrito – dois municípios situados no sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil – para com o Rio Piratini – bacia hidrográfica que separa as duas localidades, através do registro das narrativas de história oral e memórias de vida dos entrevistados e de seus registros imagéticos. As entrevistas, entendidas como fonte de expressão da subjetividade e da percepção dos narradores, são evocadas com o intuito de descrever o sentimento de interiorização dos moradores para com o objeto enunciado, bem como a ambivalência potencial em que se encontram inseridos – visto o rio que serve de suporte para atividades fruitivofuncionais também significar perigo, como nas ocorrências das inundações urbanas. Dessarte, situada no campo da Memória Social e do Patrimônio Cultural, a pesquisa pretende esboçar um panorama do atual tratamento concedido à categoria de bem patrimonial Paisagem Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) no Brasil.

ANDREA JORGE DO AMARAL

Ladrilhos hidráulicos: bens integrados aos prédios tombados de Pelotas-RS

Palavras-chave: ladrilho hidráulico;inventário;bem integrado;patrimônio imaterial;identidade profissional.

Esta dissertação aborda os bens integrados ao patrimônio eclético historicista da cidade de Pelotas-RS. Tem por objeto os ladrilhos hidráulicos usados como revestimento ornamental nos pisos das edificações tombadas em âmbito nacional, estadual e/ou municipal. Discorre sobre os conceitos aplicados ao patrimônio cultural, seus instrumentos de preservação e salvaguarda. Versa sobre a origem dos artefatos e as influências artísticas nas criações dos motivos estampados. Identifica os materiais usados e mostra a técnica de produção que se mantém inalterada por mais de um século. Relata os pontos principais de entrevistas realizadas em duas visitas técnicas em empresas locais que produzem ladrilhos na zona urbana. Relaciona a produção centenária com a formação da identidade profissional dos artesãos através da “pedagogia do ver e fazer” no cotidiano da fabricação. Realiza o inventário com registro das imagens dos exemplares identificados, e elabora ficha adequada às particularidades do objeto. Analisa descritivamente os elementos formais dos exemplares nas fichas de inventário, posteriormente, as composições que os artefatos desenvolvem, dispostos em tapetes ou mosaicos, fazendo a leitura iconográfica e iconológica desses.

BRUNA FACCHINELLO

A Representação do Gaúcho no Cinema e as Relações de Identidade entre Filme e Espectador Jovem e Universitário
Palavras-chave: Cinema Gaúcho, Memória, Identidade, Jovens Universitários.

Dissertação_Bruna Facchinello

Esta dissertação tem como objetivo analisar a construção de memórias e identidades de jovens gaúchos universitários, a partir das produções cinematográficas regionais. O trabalho trata de filmes gaúchos e aborda aspectos que fazem com que o cinema seja um dos responsáveis pela construção de memórias coletivas e identidades. Por fim, o trabalho analisa como se tem construído a identidade da geração nascida entre 1987 e 1997 e a interferência da cinematografia nas relações de memória e identidade. Através da pesquisa quantitativa, busca conhecer o que pensam os jovens sobre o cinema gaúcho para depois, por pesquisa em grupo focal, compreender o que sentem estes indivíduos sobre os filmes concebidos por seus conterrâneos. Foi constatado que o percentual baixo de identificação com os filmes gaúchos está atrelado a presença massiva de filmes históricos e épicos, a unificação dos gaúchos em apenas uma personagem, a apresentação de uma única identidade gaúcha e ao difícil acesso aos filmes que mostram o gaúcho atual. Portanto, esta pesquisa concluiu que os estudantes se identificam com o cinema gaúcho, porem é preciso ampliar o acesso à produção regional que mostra o gaúcho contemporâneo para que uma parcela maior dos jovens venha a se identificar.

Carlos José de Azevedo Machado

Teatro Esperança de Jaguarão (RS): memória, história e patrimonialização

Palavras-chave: Theatro Esperança. Memória. Patrimônio

carlos-jose-de-azevedo-machado

O principal objetivo desta pesquisa é refletir sobre a história, a memória e o processo de patrimonialização do Teatro Esperança na cidade de Jaguarão, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, apresentando-o como um lugar de memória e de história. Para tanto, buscou-se analisar os motivos que levaram este bem cultural, que ficou com suas portas fechadas por cerca de cinquenta anos, ter se mantido numa condição de um dos símbolos do Patrimônio Cultural da cidade de Jaguarão, testemunhado em pesquisas já realizadas e citadas neste trabalho e ter sido o primeiro bem tombado a ser entregue restaurado à comunidade. Este teatro adquiriu um significado que lhe permitiu este status pela comunidade, lugar que suscita muitas lembranças pelos moradores e, não por acaso, foi alvo direto das políticas públicas para o patrimônio que se desenvolveram nas décadas de 1980 até este momento. A metodologia utilizada é analítico-descritiva e para isso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica tanto em relação à história da cidade, quanto em relação à sua arquitetura e ao Teatro Esperança, contextualizando a arte teatral no Brasil e no Rio Grande do Sul, e para fundamentar as conclusões e possibilidades apresentadas ao final do trabalho, foi desenvolvido os conceitos de memória e história, patrimônio cultural e lugares de memória. Além disso, buscou-se a documentação ligada ao processo de tombamento estadual e federal, bem como de forma geral, nos acervos da cidade e de outros municípios, as imagens e as matérias publicadas em periódicos desde sua inauguração. Este material, que se encontrava disperso, serviu de forte referencial para montar uma estrutura mais orgânica da história deste teatro e, ao final, apresenta-se ainda uma análise mais detalhada de alguns documentos importantes que servirão de subsídios para futuras pesquisas.

DAVI KIERMES TAVARES

Uma Necrópole Esquecida e os Valores Para a Sua Conservação: o British Cemetery do Recife em perspectiva

Palavras-chave: British Cemetery;patrimônio;valor;conservação.

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Este trabalho acadêmico apresenta pesquisa sobre o fenômeno social constituído pela relação entre um bem cultural material e patrimonializado (o British Cemetery, localizado na cidade do Recife desde os anos de 1814) em estado de abandono, os valores a ele atribuídos e a sua conservação. No campo da conservação do patrimônio cultural os valores passaram a ser vistos como fontes críticas para a tomada de decisão e principalmente pela compreensão de que as ações de conservação são significativamente influenciadas por uma faixa mais extensa de interesses vinculados aos diferentes sujeitos envolvidos no processo. O entendimento da significância do cemitério para o seu contexto social, a fim de que sugestões fossem elaboradas e dispostas como possibilidades a sua conservação e recuperação social a partir disso, foi o objetivo perseguido. Delineado como estudo de caso, o método qualitativo foi adotado. Fontes documentais, bibliográficas e entrevistas foram os procedimentos de coleta de dados utilizados.

Gladis Rejane Moran Ferreira

Cem anos do Porto do Rio Grande? Memória e esquecimento de um Porto Velho e de uma “Barra Diabólica”

Palavras-chave: Porto Rio Grande. Documentos Manuscritos. Políticas de Memória. Políticas de Esquecimento. Invenção da Tradição. Lugares de Memória

gladis-rejane-moran-ferreira

Esta dissertação tem por objetivo principal investigar os motivos pelos quais as autoridades do Porto do Rio Grande sustentam como marco inicial das atividades desta instituição, comemorado anualmente, o ano de 1915, e omitem o tempo anterior a essa data nas comemorações. Por que comemorar somente um século, comemorado em 2015, se oficialmente o Porto tem quase 280 anos de operação, uma vez que se estabeleceu na formação da cidade, no ano de 1737? Para estudar o período omitido se atravessou a história do Porto, e apontaram se marcos importantes, anteriores a 1915. Para isso, foi utilizada como metodologia de trabalho a pesquisa qualitativa, na qual se fez uma revisão bibliográfica e documental; e como método de trabalho, foram utilizados o paradigma indiciário e a história oral. Também foram estudadas as questões de políticas de memória e de esquecimento, presentes nas comemorações, que também podem ser consideradas lugares de memória e invenção da tradição. Como resultado, concluímos que, nas comemorações, existe um esquecimento por omissão, ocasionado pela falta de pertencimento de suas autoridades, cuja consequência resulta em enfraquecimento da identidade portuária, e pela facilidade de operação devido a inauguração dos Molhes da Barra e da modernização das técnicas e da estrutura, que o Porto Novo propiciou a partir de 1915, frente à insuficiência da profundidade do cais do Porto Velho nesta época.

Grace Mateo Rosario

Leyes del patrimonio histórico y cultural del centro histórico de Santo Domingo en la República Dominicana

Palavras-chave: O patrimônio cultural. Centro Histórico de Santo Domingo. Legislação Patrimonial. Instituições públicas e privadas. Patrimônio Mundial da Humanidade

grace-mateo-rosario

O centro histórico de Santo Domingo é uma cidade histórica localizada dentro da cidade de Santo Domingo; capital da República Dominicana, este sitio esta inscrito na Lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO. O presente trabalho de pesquisa estudou o patrimônio histórico e cultural desse centro histórico, em particular seu patrimônio arquitetônico. O principal objetivo da pesquisa foi realizar um estudo sobre a legislação patrimonial e as políticas de intervenção e proteção de mesmo. Apontam-se os fundamentos e preocupações que obrigaram a determinado grupo (poderes constituídos, os governos) para salvaguardar este patrimônio; criar instituições públicas e privadas que visassem sua preservação. Em complemento à investigação, fez-se a descrição e análise do processo de inscrição do centro histórico na lista de patrimônio mundial. A pesquisa encontrou como resultado: que o marco legal da República Dominicana ultrapassa anos de promulgação e de vigora, carecendo de organicidade apresentando anomalias e contradições entre as legislações; o governo dominicano caracterizou-se pela criação de numerosas instituições emitidas pelo Poder Executivo, encontrando-se no estudo de suas intervenções uma carência de coordenação e cooperação. Pretendeu-se neste estudo manifestar como em certos cenários, o regime legal e as iniciativas das instituições produzem e reproduzem desigualdades, discrepâncias e ignoram as normativas, assim, descobriram-se congruências e fraquezas na execução de suas ações.

Leandro Gracioso de Almeida

Memórias de um Ofício – Os Marmoristas e o Cemitério Municipal de Juiz de Fora (1864-1974)

Palavras-chave: Cemitério, Marmoristas, Imigrantes, Memória

Memórias de um Ofício

A pesquisa intitulada Memórias de um Ofício – Os Marmoristas e o Cemitério Municipal de Juiz de Fora (1864-1974) analisou qual o papel desempenhado por esses profissionais ao longo da história do principal espaço mortuário público de Juiz de Fora. Para tanto, esse estudo abordou a criação e funcionamento deste cemitério enquanto importante para o surgimento e declínio das cinco marmorarias que existiram na cidade. Além disso, também foi objetivo dessa dissertação trazer a trajetória de outros profissionais que se dedicaram à construção de sepulturas em Juiz de Fora. Recorreu-se as mais diversas fontes documentais disponíveis nos arquivos públicos e privados, bibliotecas da cidade, além de consulta à bibliografia geral e voltada ao tema. A memória dos descendentes e seus acervos de família também foram um importante instrumento para construção do texto. Por fim, ressalta-se que se buscou nesta investigação entender como os marmoristas enxergavam seu ofício para além de um simples trabalho, por isso analisou-se suas sepulturas a fim buscar, nestas, parte do universo cultural em que estavam inseridos.

MARINA DUARTE GUTIERRE

Memória e Identidade através dos Objetos: o Caso da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave: Memória Social. Identidade. Cultura Material. Faculdade de Enfermagem UFPel.

Dissertação Memória e Identidade através dos objetos (1)

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